You are on page 1of 2

Introduo Este trabalho foi concebido para expor uma breve sntese sobre os efeitos das ondas sonoras

sob interferncia. O processo da propagao de ondas se divide em 3 etapas: fonte emissora, meio propagador e receptor. nesta segunda etapa - meio propagador onde ocorre a propagao da onda e por consequncia, o possvel contato entre duas ou mais ondas. Esse contato gera um padro de interferncia . O desenvolvimento do trabalho esta dividido em 4 tpicos. No primeiro, a definio e a descrio da interferncia. No segundo tpico ser mostrado os tipos de interferncia no meio propagador, como eles ocorrem e seus possveis efeitos. Na terceira parte ser mostrado alguns exemplos de interferncia, alguns casos comuns de ocorrncia da interferncia e uma pequena abordagem sobre tecnologia anti-rudo.

Definio interferncia de ondas a interao de duas ondas sonoras viajam no mesmo meio. A interferncia das ondas faz com que a forma da onda de presso para combinar no meio em uma onda complexa.

Se a compresso de dois sons semelhantes se encontram, a compresso iro se juntar e ter o dobro da amplitude. Se dois rarefao sees se cruzam, eles se combinam no meio e uma rarefao do dobro da amplitude ser o resultado. Se uma onda de compresso de uma fonte atende a onda de rarefao de outra fonte, as duas ondas se anulam uma outra e deixar o meio em seu estado de equilbrio.

O som um ciclo de compresso e rarefao que passa atravs de um meio como o ar. Assim, a compresso um local onde as molculas de ar comprimido tm juntos em uma zona de alta presso. Como rarefao passa, as molculas separadas criando uma zona de baixa presso. Interferncia ocorre quando as zonas de compresso e rarefao das duas fontes de som

distintas se cruzam. O resultado ser a adio lquida de duas fontes distintas. Essa capacidade do meio conhecido como superposio. O Ar surpreendente em sua capacidade de transmitir sons, com quase sobreposio perfeita. Isto significa que formas de onda so capazes de interceptar e no ser afetado pela interseco. Ondas de gua so um grande exemplo de um meio com uma capacidade limitada de superposio. Quando duas ondas se encontram e criam um pico forte em gua, a gua se separa e se transformar em um esguicho de gua branca, que rouba energia da onda. Quando duas ondas sonoras interagem para criar um som mais alto ou amplitude maior, chamado interferncia construtiva. Se, no entanto, duas ondas se anulam mutuamente, conhecida como interferncia destrutiva.

Interferncias construtivas e destrutivas http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en| pt&u=http://www.physicsclassroom.com/class/sound/u11l3a.cfm

You might also like