You are on page 1of 15

E) A Radiao solar Terra composta pela parte slida a litosfera, pela parte lquida a hidrosfera e pela parte gasosa

a a atmosfera Atmosfera a camada gasosa que envolve a terra, heterogenia porque constituda por varias camadas e todas elas diferentes.

Estrutura vertical da atmosfera e estrutura trmica vertical da atmosfera


Limite superior da atmosfera Altitude (Km) 80 Termosfera Mesopausa

50

Mesosfera

Estratopausa 20 Estratosfera 10/11 Tropopausa Troposfera Superfcie Terrestre Camada de Ozono

A COMPOSIO DO AR Na baixa atmosfera de 78% de Azoto, 21% de Oxignio e 1% de vapor de gua, hidrognio, dixido de carbono, poeiras, gases raros. Na alta atmosfera cerca de 50% de hidrognio e 50% de hlio, ou seja, predomina os gases raros. VARIAO DA TEMPERATURA Na troposfera a temperatura vai diminuindo ao subir, na superfcie positiva, ao limite a troposfera negativa, na estratosfera vai aumentando, da estratopausa ate a mesopausa vai diminuindo, na termosfera a um aumento. Caractersticas da troposfera ( varivel) -Gases indispensveis a vida (composio do ar na baixa atmosfera); -O seu limite superior a tropopausa (10/11 km);

- nela que decorrem os fenmenos de domnio da metrologia (nuvem, chuva, vento); -Apresenta uma espessura varivel mxima no equador entre 16 18 km e mnima nas regies polares 6 8 km;

-A temperatura diminui com a altitude cerca de 0,6c por cada 100m (gradiente trmico vertical); -Os gases esto constante movimento (definio). Caractersticas da estratosfera -Os gases encontram-se estratos ou camadas segundo a sua densidade; -O seu limite superior designa-se de estratopausa encontra-se por volta dos 50Km de altitude; -Entre os 20 e os 50Km de altitude apresenta a concentrao de ozono(O3 ) barrira eficaz na absoro das radiaes ultravioletas; -A temperatura mantm-se constante at aos 20Km de altitude e depois aumenta at ao limite das estratosfera. DEFINIES Sol a estrela conhecida que se encontra mais prxima da terra, a cerca de 150 milhes km de distncia. Radiao solar a quantidade de energia de intensidade varivel emitida pelo sol sobe a forma de ondas electromagnticas. Espectro solar o conjunto de todas as radiaes emitidas pelo sol, as visveis e as invisveis.

As funes da atmosfera
Filtro, (concha protectora) e Efeito de Estufa Constante solar o total da energia que atinge o limite superior da atmosfera. Esta quantidade chega a terra depois de inmeras perdas por absoro, reflexo e difuso, que ocorrem na funo de Filtro.

Existe equilbrio trmico porque emite a mesma quantidade que recebe devido a dinmica da atmosfera Absoro feita essencialmente pelo ozono, que absorve parte das radiaes ultra-violetas com vapor de gua, poeiras, dixido de carbono. Reflexo ocorre no limite superior da atmosfera, nas nuvens e na superfcie terrestre, incluindo oceanos, mares, lagos e rios. Ocorre o Albedo que a relao entre a quantidade energia solar reflectida e a quantidade de energia solar recebida por uma determinada superfcie, este varia consoante as superfcies. Este tanto maior quanto mais clara for a superfcie sobre a qual radiao incide. A perda de energia Maior nas zonas geladas, menor nas florestas. Difuso a reflexo dos raios sobre as molculas de gs e partculas slidas, que ao embater nelas se difuso. Est ligada radiao difusa e directa. Radiao solar directa a radiao solar que incide directamente sobre a superfcie da terra. Radiao solar global o total da energia solar que atinge a superfcie da terra. Radiao difusa a radiao solar que recebida indirectamente na superfcie terra. EFEITO DE ESTUFA A atmosfera vai funcionar como uma estufa. Efeito de estufa a reteno de energia devido atmosfera ser praticamente transparente radiao solar, j no radiao terrestre. Ou seja, mas opaca radiao terrestre, desenvolve novamente superfcie da terra, por meio das nuvens, uma grande de energia recebida, atravs da contra-radiao. importante pois se por a causa no houvesse, as temperaturas nocturnas poderiam at valores inferiores aos 30 negativos.

a radiao luminosa de pequeno comprimento de onda, ao contacto com os corpos vai formar calor e vai tornar-se num grande comprimento de onda (radiao calorfica), formando assim o efeito de estufa, origina tambm os dias quentes e as noites frias. Gases do efeito de estufa Vapor de gua; Poeiras; dixido de carbono; metano. Causas do aumento do efeito de estufa Transportes; incndios ou vulco; industrias; agricultora e pecuria. Consequncias do aumento do efeito de estufa Subida do nvel mdio das guas; submerso das regies ou reas costeiras; contaminao as reservas de agua doce (aquferos); intensificao dos movimentos populacionais; aumento da desertificao; alteraes climticas; perigosos para a sade humana com o aumento de determinadas doenas; alteraes na fauna e na flora com o aparecimento de novas espcies. A VARIAO DA RADIAO SOLAR A energia perdida igual energia recebida, todavia nos cnceros, a energia recebida na superfcie maior emitida, havendo assim um excedente de energia (calor). H um equilibro entre a adquirida e a perdida (entre 37 e os 38), para alem disso passa a ser negativo, a mais perda do que a recebida. No entanto, h um equilibro energtico global, devido a dinmica da atmosfera, que transferncia de energia.

OS FACTORES DA VARIAO DA RADIAO SOLAR


(Provoca diferentes valores de radiao solar em todos os lugares da superfcie terrestre) A forma esfrica da terra e a inclinao do seu eixo; os movimentos da terra, o movimento de rotao e o movimento de translao; O ngulo de incidncia; as condies de relevo (exposio geogrfica). A forma esfrica da terra provoca a diminuio da radiao com a latitude, ou seja, a latitude aumenta, o ngulo de incidncia diminui e a massa atmosfrica atravessada pelos raios aumenta, torna a perdas de absoro, reflexo e difuso maiores, logo a radiao recebida diminui.

Explicao da variao solar em funo da rea atingida e o ngulo de incidncia

A radiao solar diminui com a altitude, logo maior no equador pois o ngulo de incidncia perpendicular portanto recebe mais energia; menor nos plos porque o ngulo de incidncia incide com obliquidade, assim recebe menos energia. Na zona equatorial (A) a inclinao dos raios solares nula, j que estes incidem na perpendicular; o ngulo de incidncia mximo; a rea da superfcie terrestre aquecida mnima, logo a energia recebida elevada. Na zona B a obliquidade dos raios solares esta a aumentar e o ngulo de incidncia est a diminuir. Na regio polar (C) a obliquidade dos raios solares mxima, o ngulo de incidncia pequeno; a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares grande; a rea da superfcie terrestre aquecida tambm grande; a quantidade de energia recebida pequena, logo as temperaturas so baixas. Em suma, a medida que a latitude aumenta, o ngulo de incidncia diminui e a massa atmosfrica atravessada por raios solares aumenta; o ngulo de incidncia provoca variaes na extenso da rea de absoro na espessura da atmosfera e na quantidade de energia. O MOVIMENTO DE ROTAO Noo: o movimento que a terra executa a volta do seu eixo imaginrio. Durao: 24h Sentido: contrario ao sentido dos relgios ou sentido directo. Consequncias: sucesso dos dias e das noites para o mesmo lugar pois tem

Impli

movimento di no aparente do sol; a obli idade dos raios solares ao longo do dia para o mesmo l gar. Meio dia (12h); Sul.

Nascente; Este.

Superfcie Terrestre

Noite; Oeste

A este a temperat ra mais bai a que a oeste pois a noite a terra no recebe calor.

O MOVIM

O DE TRANSLA O Equincio; 21 de Maro.

Primaver a

Inverno

Solstcio; 21 de Junho. Vero Outono Equincio; 22 de Setembro.

Solstcio; 21 de Dezembro

Noo: o movimento que a terra faz a volta do sol. Durao: 365 dias e 6h (origina o ano bissexto de quatro em quatro anos). Sentido: contrario ao sentido dos relgios ou sentido directo. Consequncias: as estaes do ano; o movimento anual aparente do sol; faz variar a obliquidade dos raios solar e ao longo do ano, portanto o ngulo de incidncia e a massa atmosfrica, a translao; Provoca a variao da durao do dia e da noite ao longo do ano para o mesmo lugar, excepto no equador. Solstcios Regista um aumento do ngulo de incidncia e da durao dos dias, diminuindo da massa atmosfrica atravessada pelos raios solares, aumentando assim a quantidade de radiao recebida.
PN: dia 24h Circulo Polar rctico: dia 24h Trpico de Cncer: o dia maior Equador: 12h Trpico de Capricrnio: menos dia Ciclo Polar Antrctico: existe menos dia PS: s noite

21 de Junho. O sol est a incidir com mais perpendicularidade no Trpico de Cncer.

21 de Dezembro
PN: s noite Circulo Polar rctico: s noite

O sol est a incidir com mais perpendicularidade no Trpico de Capricrnio.

Trpico de Cncer: o dia menor Equador: 12h Trpico de Capricrnio: mais dia Ciclo Polar Antrctico: dia 24h PS: dia 24h

Equincio O sol est a incidir com mais perpendicularidade no Equador. O dia igual a noite para qualquer lugar. Regista uma diminuio do ngulo de incidncia e da durao dos dias, aumento da massa atmosfrica atravessada pelos raios solares, assim diminui a quantidade de radiao recebida. 22 de Setembro.

21 de Maro.

O NGULO DE INCIDNCIA o menor ngulo formado entre os raios solares e a superfcie da terra, varia consoante a altitude dos lugares. AS CONDI ES DE RELEVO (ESPOSI O GEOGR A DESTRIBUI O DA RADIA O SOLAR Regista valores de radiao solar bastante significativos, embora com grande variabilidade anual e espacial, por estar, na fai a de latitude ente 37 e o 42 norte. A VARIBILIDADE ANUAL No solstcio de Junho, a quantidade de energia recebida mais elevada. No solstcio de Dezembro, quantidade de energia recebida mais reduzido. Por isso que Portugal no uniforme. A DESTRIBUI O ESPACIAL DA RADIA O SOLAR E DA INSOLA O Deve-se aos seguintes factores: proximidade do mar ou a continetalidade (/afastamento do mar); a latitude sendo maior, maior ser a perpendicularidade. Assim sendo, os valores de radiao variam, os mais baixos so norte e litoral na regio noroeste, os mais altos so sul e interior na regio sudeste. Porque no interior maior altitude, portanto diminui a temperatura, o litoral junto ao mar. A nvel regional, quanta o factor da altitude e da exposio geogrfica das vertentes. A radiao solar, nas reas com mais perpendicularidade faz receber mais energia, as temperaturas so mais elevadas, do que as reas com mais obliquidade. Insolao o nmero de horas em que o sol se encontra a descoberta, num determinado perodo de tempo. menor quando mais nebulosidade. ICA).

A distribuio da temperatura no territrio Portugus


VARIA O DA TEMPERATURA DIURNA A Temperatura Tempo 6h 8h 10h 12h 14h 16h 18h 20h Temperatura 3c 6c 9c 11c 13,5c 13c 12c 10c Calcular a Temperatura mdia diurna TMD =

TMD= Amplitude trmica diurna = Tem. M. - Tem. m. ATD= 13, 5C 3C = 10,5C

A VARIA O DA TEMPERATURA ANUAL

Calcular a Temperatura mdia anual TMA= Amplitude trmica anual = Tem. M. - Tem. m. ATA= 22, 5C 11C = 11,5C FACTORES DA VARIA O DA TEMPERATURA Latitude; Relevo: altitude, exposio geogrfica das vertentes ea disposio das cadeias montanhosas concordantes/discordantes; Continentalidade: a proximidade/afastamento do oceano atlntico; Ventos: oeste, este e do norte de frica. ANALISE DOS MAPAS ISOTERMICOS Linhas isotrmicas so linhas que unem pontos de igual temperatura mdia. As isotrmicas corrigidas no tm o factor da latitude Mapas: Em Janeiro, o maior o valor da temperatura de 22 no nordeste algarvio, valor mais baixo da temperatura de 11 no sudoeste, a variao da temperatura nas linhas de norte para sul, as isotrmicas apresentam um traado sensivelmente oblquas em relao a linha da costa. Devido a latitude que maior no Norte logo o valor da temperatura mais baixo, de oeste para este pois as regi es de

oeste esto prximas do mar por isso tem temperaturas amenas, as de este tem maior continentalidade e temperaturas mais baixas. Em Julho, o valor mais baixo da temperatura de 17 no litoral, maior o valor da temperatura de 28 no interior, a variao da temperatura nas linhas de oeste para este, as isotrmicas apresentam-se paralelas junto a linha de costa, mas apresentando inflexo devido ao relevo discordante de este para a regio do douro e de oeste para a cordilheira central. influenciado pelo oceano atlntico, os ventos do oceano so hmidos e frios, No interior os ventos do este vm humanizar as temperaturas pois estes so quentes e secos. Quanto mais prximas do mar as temperaturas so amenas, no interior so temperaturas mais baixas.

A valorizao da radiao solar


A ENERGIA SOLAR APROVEITA ATRAVS Sistemas solares trmicos: aplicao trmica da radiao solar, consiste num aquecimento de um fluido em colectores solares e corresponde utilizao mais frequente da energia solar. Sistemas solares passivos: aproveitamento passivo da energia solar, consiste na utilizao para aquecimento de edifcios, atravs de uma concepo cuidada e fazendo uso de tcnicas de construo inovadoras. Como a orientao do edifcio, o isolamento trmico, com paredes com grande inrcia trmica. Sistemas fotovoltaicos: energia solar convertida directamente em energia elctrica por meio de clulas fotovoltaicos com o Sistemas solares fotovoltaicos. Fornece para as habitaes e na sinalizao martima. O TURISMO Os factores responsveis pela atraco de Portugal como destino turstica: agradvel clima (ameno); a beleza da extenso da costa martima; ambiente hospitaleiro; monumentos e locais histricos; a paisagem; infra-estruturas para a pratica de desporto. A importncia do turismo para o pas: dinamiza as outras actividades econmicas, cria mais emprego, vai levar a produo de riqueza, leva ao desenvolvimento de equipamentos e infra-estruturas. Os problemas deste tipo de turismo: aumento da litoralizao, a sazonalidade; na manuteno da mo-de-obra, contratos na poca alta. Solues: apostar no turismo rural; diversificar e dinamizar o turismo; apostar no turismo snior, melhorar as infra-estruturas e equipamentos; fazer propaganda. F) A especificao do clima Portugus

A importncia da gua
A IMPORTNCIA DA AGUA Para a vida: a gua imprescindvel para a respirao do seres aquticos; leva a regularizao das temperaturas do nosso corpo; intervm na fotosintese; desenvolve os sais minerais do solo logo responsvel pela alimentao das plantas. Para as actividades econmicas: um indicador de desenvolvimento pois h um aumento do consumo de gua devido a agricultora para a rega como fertilizante e pecuria para a criao de animais; a indstria para a matria-prima, lavagens, sistema de arrefecimento; o abastecimento domestico e publico necessrio para todo o processo de higiene e de confeccionar os alimentos; a produo de energia hidroelectrica. Estados: slido, lquido e gasoso. Distribuio: nos mares, oceanos, continentes, grandes calotes polares e glaciares, atmosfera. Ciclo Hidrolgico: a transferncia interminvel da gua, atravs dos oceanos e os continentes (via atmosfera). O motor deste a radiao solar que ao atingir a gua que est na superfcie da terra, provoca evaporao para a atmosfera, que leva ao vapor de gua que quando esta saturado, que exista ncleos de condensao (poeiras e fumos) e que ocorra uma diminuio da temperatura. Leva condensao, que forma nuvens, com gotculas de gua, que se deslocam-se e faz precipitao, que na superfcie da terra escoa-se e outra infiltra-se na terra, por fim volta evaporar-se, assim torna a gua constante. Nos seres vivos a precipitao provoca evapotranspirao, que a libertao de gua para a atmosfera, sob a forma de vapor de gua provinda da respirao e da transpirao dos seres vivos e da evaporao dos solos e das superfcies lquidas. Humidade atmosfrica a quantidade de vapor de gua que existe na atmosfera. Humidade absoluta (H.A) a quantidade de vapor de gua existente por unidade de volume de ar, exprime-se em g/m3. Ponto de saturao a quantidade mxima de vapor de gua existente num determinado volume de ar a uma dada temperatura, exprime-se em g/m3. Varia o P.S. com a temperatura directamente. H.R = Humidade relativa a relao entre a quantidade de vapor de gua, existente num determinado volume de ar e a quantidade mxima de vapor de gua, que esse mesmo volume de ar pode conter a uma dada temperatura, exprime-se em %. A H.R. varia com a temperatura pela razo inversa. H.R. =

Noes
ESTADO DE TEMPO

combinao local e passageiros dos fenmenos meteorolgicos. Que origina os elementos de clima. CLIMA a mdia dos estados de tempo ocorridos numa regio durante um perodo de 30 anos. Os elementos de clima so os fenmenos atmosfricos que caracterizam e definem o clima. Como a temperatura, a humidade atmosfrica, a presso atmosfrica, a precipitao, os ventos e a nebulosidade. Os factores de clima so condicionados que fazem variar os elementos de clima. Exemplo a altitude, a latitude, a continentalidade, a disposio do relevo, a exposio geogrfica.

Presso atmosfrica
a fora que o ar exerce sobre todos os corpos que esto em contacto com ele. Aparelhos: Barmetro; Unidade de Presso: milibar (mb). Tipos de presso: normal quando o valor de 1013mb; baixa se for abaixo dos 1013mb, se for para alm alta. A VARIAO DA PRESSO COM A ALTITUDE ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Limite da Atmosfera

Na zona A a presso menor, j que a coluna de ar que est sobre ele menor e os gases so mais raros feitos. Logo a medida que a altitude aumenta, a presso diminui. Na zona B a presso maior, j que a coluna de ar que est sobre ele maior e a uma grande densidade de gases. Logo a medida que a altitude diminui, a presso aumenta.

A VARIA O DA PRESSO COM A TEMPERATURA

Superfcie Terrestre

Temperatura Baixa

A medida que a temperatura diminui a presso aumenta pois o ar arrefece e desce. Logo ta exercer presso sobre o lugar.

A medida que a temperatura aumenta a Alta Superfcie Arrefecida e Presso presso diminui pois o ar aquece e sobe. Logo no haver presso sobre o lugar.

Temperatura Alta
Superfcie Terrestre

Superfcie Aquecida e Presso Baixa CENTROS DE PRESSO Quando a presso mais ou menos concntrica forma os centros de presso. -se Isbaras ou isobricas so linhas que unem pontos de igual presso atmosfrica.

Designa-se: centro de alta presso, anti-ciclone e centro de divergncia do ar.


um centro de alta presso porque o valor das isbaras est a aumentar da periferia para o centro. A circulao do ar terica est a divergir. Situa-se: Hemisfrio Norte.

Designa-se: centro de baixa presso, depresso baromtricas centro de convergncia do ar.


um centro de baixa presso porque o valor das isbaras est a aumentar do centro para a periferia. A circulao do ar terica est a convergir. Situa-se: Hemisfrio Norte.

CIRCULAO DO AR EM SUPERFCIE (REAL E TERICA) (TB CONSOANTE OS HEMISFRIOS)

CIRCULAO DO AR EM ALTITUDE NO CENTRO DE PRESSO

Presso Alta

Presso Baixa

OS ESTADOS DE TEMPO ASSOCIADOS AOS CENTROS DE PRESSO

Porque o ar desce, aquece e torna-se difcil de se atingir o ponto de saturao, assim no h condensao, logo no h precipitao, por isso est bom tempo.

Alta Presso e Bom Tempo

Porque o ar sobe, arrefece torna-se facilmente se atingir o ponto de saturao, assim h condensao, logo forma-se nuvens que do origem h precipitao, por isso est mau tempo. Baixa Presso e Mau tempo A distribuio da presso em latitude

A circulao geral da atmosfera

Ventos o ar em movimento, este desloca-se das baixas presses para as altas presses. Ventos alsios a deslocao das altas presses subtropicais, com uma zona de divergncia, para as baixas presses equatoriais, originando uma zona de convergncia.

You might also like