You are on page 1of 186

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO TCNICO

Frederico Damasceno Bortoloti


Adaptado de: Antonio Cllio Ribeiro Mauro Pedro Peres Nacir Izidoro

INTRODUO AO ESTUDO DO DESENHO TCNICO

Definio de Desenho Tcnico


F Forma de expresso grfica que tem por finalidade a d fi t fi lid d representao de forma, dimenso e posio de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas q pelas diversas modalidades de engenharia e tambm da arquitetura. Utiliza-se de um conjunto constitudo por linhas, nmeros, nmeros smbolos e indicaes escritas normalizadas internacionalmente Linguagem grfica universal da engenharia e da arquitetura.

Viso Espacial
Viso espacial um dom que, em p princpio todos tm, d a capacidade de p , p percepo mental das formas espaciais. Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto.

O Desenho Tcnico e a Engenharia


T d o processo de d Todo d desenvolvimento e criao l i t i dentro da engenharia est intimamente ligado expresso grfica. O desenho tcnico
representa o que deve ser executado ou construdo. aprese em grficos e diagramas que mostram os resultados d estudos f it lt d dos t d feitos. apresenta solues grficas que podem substituir p clculos complicados. desenvolve o raciocnio, o senso de rigor geomtrico, o esprito de iniciativa e de organizao.

Tipos de Desenho Tcnico


Desenho projetivo so os desenhos resultantes de projees do objeto em um ou mais planos de projeo e correspondem s vistas ortogrficas e s perspectivas. Desenho no-projetivo na maioria dos casos no projetivo corresponde a desenhos resultantes dos clculos algbricos e compreendem os desenhos de grficos, diagramas etc..

Tipos de Desenho Tcnico


O d Os desenhos projetivos compreendem a maior parte h j ti d i t dos desenhos feitos nas indstrias
Desenho Mecnico Desenho de Mquinas Desenho de Estruturas Desenho A it t i D h Arquitetnico Desenho Eltrico/Eletrnico Desenho de Tubulaes

Os desenhos no-projetivos so utilizados para representao d di t das diversas f formas d grficos, de fi diagramas, esquemas, bacos, fluxogramas, g g organogramas etc..

Formas de Elaborao e Apresentao do Desenho Tcnico


Atualmente, na maioria dos casos, os desenhos so elaborados por computadores, pois existem vrios softwares que facilitam a elaborao e apresentao de desenhos tcnicos. Os desenhos definitivos so completos, elaborados de acordo com a normalizao envolvida, e contm todas as informaes necessrias execuo do projeto.

A Padronizao dos Desenhos Tcnicos


Para transformar o desenho tcnico em g g grfica foi necessrio uma linguagem g padronizar seus procedimentos de representao grfica grfica. Essa padronizao feita por meio de normas tcnicas seguidas e respeitadas internacionalmente.

A Padronizao dos Desenhos Tcnicos


As normas tcnicas que regulam o desenho tcnico so normas
editadas pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) como normas brasileiras -NBR e NBR esto em consonncia com as normas internacionais aprovadas pela ISO (International Organization for Standardization).

Normas da ABNT
NBR 10647 DESENHO TCNICO NORMA GERAL NBR 10068 FOLHA DE DESENHO LAY-OUT E DIMENSES NBR 10582 APRESENTAO DA FOLHA PARA DESENHO TCNICO NBR 13142 DESENHO TCNICO DOBRAMENTO DE CPIAS NBR 8402 EXECUO DE CARACTERES PARA ESCRITA EM DESENHOS TCNICOS NBR 8403 APLICAO DE LINHAS EM DESENHOS TIPOS DE LINHAS LARGURAS DAS LINHAS NBR10067 PRINCPIOS GERAIS DE REPRESENTAO EM DESENHO TCNICO NBR 8196 DESENHO TCNICO EMPREGO DE ESCALAS NBR 12298 REPRESENTAO DE REA DE CORTE POR MEIO DE HACHURAS EM DESENHO TCNICO NBR10126 COTAGEM EM DESENHO TCNICO NBR8404 INDICAO DO ESTADO DE SUPERFCIE EM DESENHOS TCNICOS NBR 6158 SISTEMA DE TOLERNCIAS E AJUSTES NBR 8993 REPRESENTAO CONVENCIONAL DE PARTES ROSCADAS EM DESENHO TCNICO

TEORIA DO DESENHO PROJETIVO UTILIZADO PELO DESENHO TCNICO

Definio de Projeo Ortogonal


Nos desenhos projetivos, a representao q q j g por de qualquer objeto ou figura ser feita p sua projeo sobre um plano.
Desenho resultante da projeo de uma forma retangular sobre um plano de projeo projeo. Os raios projetantes tangenciam o retngulo e atingem o plano de projeo formando a projeo resultante.

Definio de Projeo Ortogonal


Como os raios projetantes, em relao ao plano de projeo, so paralelos e perpendiculares, a projeo resultante representa a forma e a verdadeira grandeza do retngulo projetado. Este tipo de projeo denominado Projeo Ortogonal (do grego ortho = reto + gonal = ngulo), pois os raios projetantes so perpendiculares ao plano de projeo.

Definio de Projeo Ortogonal

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Como os slidos so constitudos de vrias superfcies, as projees ortogonais so utilizadas para representar as formas tridimensionais atravs de figuras planas planas.
Aplicao das projees ortogonais na representao das superfcies que compem, respectivamente, um cilindro, um paraleleppedo e um prisma de base triangular.

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Para fazer aparecer a terceira dimenso necessrio fazer uma segunda projeo ortogonal olhando os slidos por outro lado lado.

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Pode-se obter a partir das figuras planas o p entendimento da forma espacial de cada um dos slidos representados.

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Duas vistas, apesar d representarem as t di D i t de t trs dimenses d objeto, no garantem a do bj t t representao da forma da pea. A representao das formas espaciais resolvida com a utilizao de uma terceira projeo. projeo

Trsvistasdapeaporladosdiferentes

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Para que o desenho resultante se transforme em uma linguagem grfica, os planos de projeo horizontal e lateral tm os sentidos de rebatimento convencionados, e sempre se rebatem sobre o plano vertical. Mantendo o sentido dos rebatimentos dos planos horizontal e lateral resultar sempre nas mesmas posies relativas entre as vistas. O lado da pea que for projetado no plano vertical sempre ser considerado como sendo a frente da pea. O lado superior da pea sempre ser representado abaixo da vista de frente O lado esquerdo da pea aparecer desenhado direita da vista de frente.

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Vista frontal

importante considerar que cada vista representa a pea sendo observada de uma determinada posio.

Representao de Arestas Ocultas


Como a representao de objetos ,p p j tridimensionais, por meio de projees ortogonais, feita por vistas tomadas por lados diferentes dependendo da forma diferentes, espacial do objeto, algumas de suas superfcies podero ficar ocultas em relao ao sentido de observao.

Representao de Arestas Ocultas


Arestas que esto ocultas em um d A l determinado sentido d i d id de observao so representadas por linhas tracejadas.

As linhas tracejadas so constitudas de pequenos traos de comprimento uniforme, espaados de um tero de seu comprimento e levemente mais finas que as linhas cheias.

Representao de Arestas Ocultas


Deve-se procurar evitar o aparecimento de linhas tracejadas A li h t As linhas tracejadas podem ser evitadas i j d d it d invertendo-se a t d posio da pea em relao aos planos de projeo (mudar a posio da vista de frente). frente)

Elaborao de Esboos (DESENHOS MO LIVRE)


muito importante desenvolver a h bilid d d it i t t d l habilidade de desenhar mo livre. A elaborao de esboos, alm favorecer a anlise grfica d projees ortogonais, ajuda li fi das j t i j d a desenvolver o sentido de proporcionalidade. PORM, atualmente pode-se realizar esboos com f ilid d em um software d modelagem facilidade ft de d l pelo profissional treinado.

Representao de Superfcies Inclinadas


1. A representao d superfcies i li d pode ser di idid em de f i inclinadas d dividida dois casos distintos: Q Quando a superfcie perpendicular a um dos planos de p p p p projeo e inclinada em relao aos outros planos de projeo.

Representao de Superfcies Inclinadas


2. A representao d superfcies i li d pode ser di idid em de f i inclinadas d dividida dois casos distintos: Superfcie Inclinada em Relao aos Trs Planos de Projeo p j

Representao de Superfcies Inclinadas

Pode-se observar que o paralelismo existente entre as arestas representadas pelos segmentos de retas [(1,2) ; (3,4)] e [(1,5);(2,3)] so mantidos nas trs p j projees.

Representao de Superfcies Curvas


No plano paralelo superfcie, a projeo resultante mantm a forma e a verdadeira grandeza do crculo, enquanto nos outros dois planos a projeo resultante um segmento de reta, cujo comprimento corresponde ao dimetro do crculo.

Representao de Superfcies Curvas


Se a superfcie circular no possuir paralelismo com nenhum dos trs planos de projeo, mas for perpendicular em relao a um deles as projees deles, resultantes tero dimenses em funo do ngulo de inclinao da superfcie. p

Representao de Superfcies Curvas

Representao de Superfcies Curvas


A forma cilndrica muito comum de ser encontrada como furos.

Representao de Superfcies Curvas


Linhas de Centro
Nos desenhos em que aparecem as q p superfcies curvas utilizado um novo tipo de linha, composta de traos e pontos que , p p q denominada linha de centro. Indicam os eixos em corpos de rotao rotao. Assinalam formas simtricas secundrias.

Representao de Superfcies Curvas


Linhas de Centro
So representadas p traos finos p por separados por pontos (o comprimento do trao da linha de centro deve ser de trs a quatro vezes maior que o trao da linha tracejada). j ) a partir da linha de centro que se faz a localizao de furos rasgos e partes furos, cilndricas existentes nas peas.

Representao de Superfcies Curvas

Representao de Arestas Coincidentes


Quando na tomada de vista, em um determinado sentido de observao, ocorrer a sobreposio de arestas (superfcies coincidentes), representa se aquela que coincidentes) representa-se est mais prxima do observador.
A li h cheia prevalece A linha h i l sobre a linha tracejada. As linhas que representam arestas (linha cheia ou linha tracejada) prevalecem sobre as linhas auxiliares (linha de centro).

SISTEMAS DE PROJEES ORTOGONAIS

ngulos Diedros
Considerando os planos vertical e horizontal prolongados alm de suas intersees dividiremos o espao em quatro ngulos diedros (que tem duas faces). Os quatros ngulos so numerados no sentido anti-horrio, e denominados 1, 2, 3, e 4 Diedros.

ngulos Diedros

ngulos Diedros
Utilizando os princpios da Geometria Descritiva [Gaspar Monge], pode-se, mediante figuras planas, representar formas espaciais utilizando os rebatimentos de qualquer um d quatro di d dos t diedros. As normas de Desenho Tcnico fixaram a utilizao das projees ortogonais somente pelos 1 e 3 diedros, criando pelas normas internacionais dois sistemas para representao de peas:
sistema de projees ortogonais pelo 1 diedro sistema de projees ortogonais pelo 3 diedro

No Brasil mais utilizado o 1 diedro, porm, nas indstrias oriundas dos USA, da Inglaterra e do Japo, podero aparecer desenhos representados no 3 diedro.

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro


Considerando o objeto imvel no espao, o observador pode v-lo por seis direes diferentes, obtendo seis vistas da pea. Para vistas principais, as projees tm de ser obtidas em planos perpendiculares entre si e paralelos dois a dois, formando uma caixa.

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro

Plano 1 Vista de Frente ou Elevao mostra a projeo frontal do objeto. p p j j por Plano 2 Vista Superior ou Planta mostra a projeo do objeto visto p cima. Plano 3 Vista Lateral Esquerda ou Perfil mostra o objeto visto pelo lado esquerdo. Plano 4 Vista Lateral Direita mostra o objeto visto pelo lado direito. Plano 5 Vista Inferior mostra o objeto sendo visto pelo lado de baixo. Plano 6 Vista Posterior mostra o objeto sendo visto por trs.

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro


Os rebatimentos normalizados para o 1 , diedro mantm,em relao vista de frente, as seguintes posies:
a vista de cima fica em baixo; a vista de baixo fica em cima; a vista da esquerda fica direita; a vista da direita fica esquerda. q

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro


Observe que no so colocados os nomes das vistas, bem como no aparecem as linhas de limite dos planos de projees. projees

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro


importante olhar para o desenho sabendo que as vistas, apesar de serem desenhos bidimensionais, representam o mesmo objeto visto por diversas posies. Partindo da posio definida pela vista de frente e sabendo a disposio final convencionada para as outras vistas, possvel entender os tombos (rebatimentos) efetuados no objeto.

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro

Escolha das Vistas


Na maioria dos casos, o conjunto formado pelas vistas de frente, vista superior e uma das vistas laterais suficiente para representar, com perfeio, o objeto desenhado.
No 1 diedro mais difundido o uso da vista lateral esquerda, resultando no conjunto preferencial composto pelas vistas de frente, superior e lateral esquerda, que tambm so chamadas, respectivamente, de elevao, planta e p , ,p perfil

Escolha das Vistas


Na prtica devido simplicidade de forma da maioria prtica, das peas que compem as mquinas e equipamentos, so utilizadas somente duas vistas. Em alguns casos, com auxlio de smbolos convencionais, convencionais possvel definir a forma da pea desenhada com uma nica vista. N i No importa o nmero d vistas utilizadas, o que de i ili d importa que o desenho fique claro e objetivo. O desenho de qualquer pea, em hiptese alguma, pode dar margem a dupla interpretao.

Escolha das Vistas


O ponto de partida para determinar as vistas t d tid d t i i t necessrias escolher o lado da pea que ser considerado como frente.
Normalmente, considerando a pea em sua posio de trabalho ou d equilbrio, t de ilb i toma-se como f t o l d que melhor d fi frente lado lh define a forma da pea. Quando dois lados definem bem a forma da pea, escolhe-se o de maior comprimento.

Feita a vista de frente faz-se tantos rebatimentos quantos forem necessrios para definir a forma da pea.

Escolha das Vistas

Considerando como frente a direo indicada, as trs vistas preferenciais do 1 diedro so suficientes para representar o objeto. As outras trs vistas, alm de apresentarem partes ocultas, so desnecessrias na definio da forma do objeto.

Escolha das Vistas

Considerando a frente indicada no objeto, o conjunto formado pelas vistas de frente, superior e lateral direita o que melhor representa a pea. Na vista lateral esquerda aparecem linhas tracejadas, que devem ser evitadas.

Escolha das Vistas


preciso ter muito cuidado com a escolha das vistas, porque o uso de vistas inadequadas pode levar a solues desastrosas desastrosas.

Projees Ortogonais pelo 3 Diedro


P Para f fazer qualquer projeo no 3 di d o plano d l j diedro, l de projeo dever estar posicionado entre o observador e o objeto. j O plano de p j p projeo p precisa ser transparente ( p (como uma placa de vidro) e o observador, por trs do plano de projeo, puxa as projetantes do objeto para o plano. As vistas principais so obtidas em seis planos perpendiculares entre si e paralelos dois a dois, como se fosse uma caixa de vidro e, posteriormente, rebatidos de modo a formarem um nico plano.

Projees Ortogonais pelo 3 Diedro

Projees Ortogonais pelo 3 Diedro


P Para f fazer qualquer projeo no 3 di d o plano d l j diedro, l de projeo dever estar posicionado entre o observador e o objeto. j O plano de p j p projeo p precisa ser transparente ( p (como uma placa de vidro) e o observador, por trs do plano de projeo, puxa as projetantes do objeto para o plano. As vistas principais so obtidas em seis planos perpendiculares entre si e paralelos dois a dois, como se fosse uma caixa de vidro e, posteriormente, rebatidos de modo a formarem um nico plano.

Projees Ortogonais pelo 3 Diedro

Plano 1 Vista de Frente mostra a projeo frontal do objeto. Plano 2 Vista Superior mostra a projeo do objeto visto por cima. Plano 3 Vista Lateral Direita mostra o objeto visto pelo lado direito. Plano 4 Vista Lateral Esquerda mostra o objeto visto pelo lado esquerdo. Plano 5 Vista Inferior mostra o objeto sendo visto pelo lado de baixo. Plano 6 Vista Posterior mostra o objeto sendo visto por trs.

Projees Ortogonais pelo 3 Diedro


No N 3 di d as vistas mais utilizadas, que acabam se constituindo nas diedro i t i tili d b tit i d vistas preferenciais, so o conjunto formado pelas vistas de frente, superior e lateral direita.

Comparaes entre as Projees do 1 e do 3 Diedros


1. 1

Quanto vista de Frente Q t i t d F t


Tanto no 1 como no 3 diedro, deve-se escolher como frente o lado que melhor representa a forma da pea, respeitando sua posio de trabalho ou de equilbrio. equilbrio

2.

Quanto s Posies relativas das vistas

Comparaes entre as Projees do 1 e do 3 Diedros

Comparaes entre as Projees do 1 e do 3 Diedros


De D acordo com as normas i d internacionais, na execuo d i i de desenhos tcnicos, pode-se utilizar tanto o 1 como o 3 diedros. Para facilitar a interpretao do desenho recomendado que se faa a indicao do diedro utilizado na representao. A indicao pode ser feita escrevendo o nome do diedro utilizado utilizado.

Comparaes entre as Projees do 1 e do 3 Diedros

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHOS

Definio e Pr Requisitos Pr-Requisitos


L um d Ler desenho significa entender a f h i ifi t d forma espacial do objeto representado no desenho bidimensional resultante das projees ortogonais. O principal pr-requisito para fazer a leitura de desenhos tcnicos estar familiarizado com a disposio das vistas resultantes das projees ortogonais associadas aos rebatimentos dados na pea desenhada.

Princpios Bsicos para Leitura de Desenhos


L um d Ler desenho significa entender a f h i ifi t d forma espacial do objeto representado no desenho bidimensional resultante das projees ortogonais. O principal pr-requisito para fazer a leitura de desenhos tcnicos estar familiarizado com a disposio das vistas resultantes das projees ortogonais associadas aos rebatimentos dados na pea desenhada.

Princpios Bsicos para Leitura de Desenhos


muito importante que, ao olhar para q q qualquer vista, se tenha em mente q , que estamos vendo a representao de um slido, slido visto ortogonalmente de uma determinada posio, onde cada linha representa uma interseco de superfcies (cada linha representa um canto da pea) e que existe uma terceira dimenso escondida pela p j ortogonal. p projeo g

Princpios Bsicos para Leitura de Desenhos


Considerando-a como resultado da projeo ortogonal de um determinado objeto, ainda que no seja possvel visualizar a forma espacial do objeto a partir de uma nica vista, pode-se concluir que no desenho esto representadas duas superfcies distintas, identificadas p p , pelos nmeros 1 e 2.

As indefinies ocorrem porque estamos p , olhando para uma nica vista, e impossvel visualizar a forma espacial de qualquer objeto representado a partir de uma nica vista.

Princpios Bsicos para Leitura de Desenhos


A vista mostrada pode corresponder a qualquer um dos slidos mostrados...

Princpios Bsicos para Leitura de Desenhos


Fazendo a anlise simultnea das duas vistas dadas possvel descobrir que, neste caso, d bi t a linha vertical corresponde interseco das d superfcies 1 e 2 e f i que o desenho est no 1 diedro. Tambm possvel concluir que a superfcie 2 inclinada em relao superfcie 1.

Identificao do Diedro Utilizado no Desenho


A maioria dos desenhos tcnicos no trazem indicao do diedro utilizado na sua elaborao.
A superfcie A representada por uma linha cheia na vista 2. Assim sendo, pode-se concluir que, em relao vista 1, a vista 2 corresponde pea sendo olhada por cima. Como a vista superior (2) est localizada embaixo da vista de frente (1), o desenho foi elaborado segundo as regras do 1 diedro. di d Estando o desenho no 1 diedro, a vista 3 a vista l t l esquerda. i t lateral d

Esboo em Perspectiva
Qualquer que seja a forma da pea a ser desenhada, para se elaborar um esboo em perspectiva necessrio desenhar, primeiramente, o paraleleppedo de referncia. Das perspectivas paralelas, o tipo mais adequado para se esboar, com a finalidade de ajudar na interpretao das projees ortogonais, a Perspectiva Isomtrica.

Esboo em Perspectiva
Passo 1 O d P 1: desenho d paraleleppedo d referncia d h do l l d de f i deve comear pelos l trs eixos isomtricos. Um dos eixos isomtricos traado verticalmente e os outros dois fazem um ngulo de 30 com uma linha horizontal. Passo 2: Deve-se marcar sobre eles tamanhos proporcionais s medidas de comprimento, largura e altura da pea representada nas projees ortogonais. Seguindo as medidas marcadas, traam-se linhas paralelas aos eixos isomtricos at obter o paraleleppedo de referncia. Passos 3, 4 e 5: A obteno da forma espacial representada nas projees ortogonais desenhando nas faces do paraleleppedo as vistas correspondentes. Quando a p no p p pea possui superfcies inclinadas, todas p as linhas so paralelas a um dos trs eixos isomtricos. Nos desenhos em perspectivas normalmente as arestas invisveis no so perspectivas, normalmente, representadas.

Esboo em Perspectiva

Esboo em Perspectiva de Superfcies Inclinadas


As superfcies inclinadas, quando desenhadas em perspectivas, no acompanham as direes dos eixos isomtricos. A forma mais correta para traar as superfcies inclinadas marcar o comprimento dos catetos, que determina a inclinao da superfcie, nas arestas do paraleleppedo de referncia.

Esboo em Perspectiva de Superfcies Inclinadas

Esboo em Perspectiva de Superfcies Curvas


Como o crculo pode ser i C l d inscrito em um quadrado, conclui-se que i d d l i um cilindro pode ser inscrito em um paraleleppedo de base quadrada. O desenho do cilindro em perspectiva ser obtido traando-se elipses nas faces quadradas e unindo as com retas tangentes s unindo-as arestas do comprimento do paraleleppedo.

Esboo em Perspectiva de Superfcies Curvas

Leitura de Desenhos pela Anlise das Superfcies Representadas


Ai t interpretao d f t da forma espacial, representada nas p j projees ortogonais, p g , pode ser facilitada anotando-se espacialmente (utilizando o esboo em perspectiva) o resultado do estudo de cada superfcie.

VISTAS EM CORTE

Definio
Q Quando a pea a ser d d desenhada possuir muitos h d i it detalhes internos, detalhes invisveis, as projees ortogonais tero muitas linhas tracejadas e p g j podero dificultar a interpretao do desenho. Para facilitar a interpretao dos detalhes internos, representados por linhas tracejadas, foi normalizada a utilizao de vistas em corte corte. Uma vista em corte uma projeo ortogonal feita a partir de um determinado ponto da prpria pea.

Definio

Uma pea com vrios detalhes internos nas vistas de frente e lateral l t l esquerda, que esto representados por li h d t t d linhas tracejadas.

Definio

A aplicao de corte, onde pode ser observado que a projeo da vista de frente corresponde quilo que visto, na direo indicada, a partir do plano secante AB.

Definio
A vista de f t corresponde ao desenho d pea cortada pelo plano i t d frente d d h da t d l l secante no ponto indicado pela linha de corte que vai de A at B, considerando o sentido de observao, indicado pelas flechas colocadas na linha de corte corte. A linha utilizada para indicar o local onde a pea ser cortada, uma linha grossa constituda de traos e pontos. A linha de corte identificada por letras colocadas em suas extremidades e o sentido de observao identificado por setas perpendiculares linha de corte. As mesmas letras que id ifi identificam a li h d corte so utilizadas para id ifi linha de ili d identificar a vista i resultante do corte. Onde houver interseco do plano secante com a pea sero colocadas hachuras.

Hachuras
A finalidade das hachuras indicar as partes macias, evidenciando as reas de corte. As hachuras so constitudas de linhas finas, eqidistantes e traadas a 45 em relao aos contornos ou aos eixos de simetria da pea.

Hachuras
O espaamento entre as hachuras dever variar com o tamanho da rea a ser hachurada.

Hachuras
Havendo necessidade de fazer qualquer , inscrio na rea hachurada, deve-se interromper as hachuras para deixar bem ntida a inscrio feita feita.

Hachuras
Em uma mesma pea as hachuras devem ter uma s direo N d Nos desenhos d conjuntos as peas h de j t adjacentes devem ser hachuradas em direes diferentes.

Hachuras

Hachuras
Existem normas especficas que permitem para indicar o a utilizao das hachuras p tipo do material da pea.

Regras para Traado de Vistas em Corte


1. Elementos tais como: eixos, pinos, parafusos, porcas, d 1 El i i i f dentes d de engrenagem, chavetas, rebites e nervuras, quando seus eixos longitudinais estiverem no plano de corte, no sero cortados, portanto, no sero hachurados. 2. 2 Nas vistas em corte no se deve colocar linhas tracejadas As tracejadas. arestas invisveis que esto situadas alm do plano de corte s devem ser representadas se forem necessrias compreenso da pea. 3. 3 A disposio das vistas em corte deve seguir a mesma disposio das vistas principais.

Regras para Traado de Vistas em Corte


4. 4 Em peas simples nas quais simples, seja bvio a localizao da posio do plano de corte, p pode ser dispensado o p desenho da linha de corte.

5. 5 Quando o corte da pea for constitudo de planos secantes paralelos, as hachuras devem ter a mesma direo, porm, sero d l deslocadas para d distinguir os planos de corte.

Corte Total
Corte Total aquele que atinge a pea em toda a sua extenso, onde o plano de corte atravessa completamente a pea O corte total chamado de pea. Corte Reto, quando o plano secante constitudo de uma nica superfcie. p O plano seca e pode se co s u do de mais de u a p a o secante ser constitudo as uma superfcie. Quando o plano secante muda de direo o corte chamado de Corte em Desvio ou Corte Composto.

Corte Total

A linha de corte muda de direo para atingir detalhes internos no alinhados. Na representao de uma pea pode-se fazer tantos cortes quantos forem necessrios para facilitar o entendimento de todos os seus detalhes internos.

Corte Total

Na N representao d uma pea pode-se f t de d fazer tantos cortes quantos forem t t t t f necessrios para facilitar o entendimento de todos os seus detalhes internos.

Particularidades dos Cortes em Desvio (Cortes Compostos)


Os desvios dos planos de corte podem p q conter superfcies oblquas. A superfcie oblqua do plano d corte f i bl d l de t rotacionada at a obteno de uma nica superfcie, para transformar o corte composto por duas superfcies em um corte reto.

Particularidades dos Cortes em Desvio (Cortes Compostos)

O desenho resultante com a rotao d parte oblqua d plano d corte representa a d h lt t t da t bl do l de t t verdadeira grandeza do corte contido pelos planos concorrentes.

Particularidades dos Cortes em Desvio (Cortes Compostos)


Exemplo de corte em desvio, onde a disposio do plano secante exige o deslocamento das hachuras para facilitar a identificao das partes cortadas.

Particularidades dos Cortes em Desvio (Cortes Compostos)

O plano de corte tambm p p pode ser composto p p p por planos sucessivos, onde , necessrio utilizar rupturas para poder representar a verdadeira grandeza da parte oblqua e, ao mesmo tempo, manter o alinhamento vertical das vistas. Desta forma, o corte composto apresenta o resultado de um corte reto, onde os detalhes das diferentes superfcies do corte composto aparecem em verdadeira grandeza.

Meio Corte
E peas simtricas conveniente f Em i t i i t fazer com que o plano de corte v somente at a metade da pea. Deste modo, a vista em corte representar simultaneamente a forma externa e interna da pea. Assim co o no co te tota , no meio co te, ss como o corte total, o e o corte, tanto na parte cortada como na parte no cortada, tambm no se deve representar as arestas invisveis.

Meio Corte

O eixo de simetria separa o lado cortado do no cortado A vista em corte mostra cortado. mostra, em relao ao eixo de simetria e linha de corte, na parte inferior, a forma interna da pea e na parte superior a forma externa.

Meio Corte

Quando no h representao da linha de corte, as normas determinam que: quando o eixo d simetria f vertical a metade cortada d d i de i t i for ti l t d t d dever ser representada t d direita e, quando o eixo de simetria for horizontal metade cortada dever estar na parte inferior

Corte Parcial
N C t P Nos Cortes Parciais ou R t i i Rupturas como tambm so chamados, apenas uma parte da pea cortada visando mostrar algum detalhe interno. Quando os detalhes esto concentrados numa determinada parte da pea no haver necessidade de utilizar um corte completo e, assim sendo para facilitar a execuo do sendo, desenho deve-se utilizar o corte parcial.

Corte Parcial
Nos cortes parciais o plano secante atinge a pea somente at aonde se deseja detalhar e o limite do corte definido por uma linha de ruptura. A linha de ruptura uma linha irregular, contnua e de espessura fina. Nos cortes parciais so representadas todas as arestas invisveis, ou seja, se colocam todas as linhas tracejadas.

Corte Parcial

Sees
Seo um corte que representa somente plano secante com a a interseco do p pea. Em outras palavras, a seo representa a forma de um determinado ponto da pea.

Sees

As sees so chamadas de Sees Transversais porque o plano secante perpendicular ao eixo da parte a ser seccionada e o corte resultante rebatido sobre o plano do papel.

Sees

A aplicao de uma seo, desenhada dentro do contorno da vista, sobre o brao do volante fica mais fcil o entendimento do desenho.

Sees

A aplicao de seo seo, desenhada dentro do contorno da vista, com o objetivo de mostrar a forma do brao com a nervura.

A aplicao de seo desenhada dentro dos contornos da vista com a utilizao de linhas de rupturas.

Sees
As diferentes sees de cada ponto das respectivas peas peas, desenhadas fora do contorno da vista. As sees podem ser utilizadas para mostrar a variao da forma de uma pea ao longo de seu comprimento (Sees Sucessivas). Nestes casos, como as sees foram desenhadas prximas das vistas, as linhas trao ponto (linhas de centro) fazem a identificao dos pontos seccionados em cada t i d d pea.

Sees
Quando as sees forem desenhadas fora do contorno da vista e deslocadas em relao posio da vista, necessrio fazer a identificao da posio do plano secante utilizando linha de corte e letras para vinculao das sees com a pea.

ESCALAS E DIMENSIONAMENTO

Introduo
necessrio abordar os princpios bsicos de dimensionamento, porque o exerccio da engenharia poder requerer a utilizao e execuo de esboos cotados. Esboo cotado um desenho tcnico feito a mo-livre ou no computador, no qual, alm da representao da forma, esto contidas todas as dimenses do objeto.

Escalas
Nem sempre ser possvel representar os objetos em suas verdadeiras grandezas. Para viabilizar a execuo dos desenhos os objetos grandes desenhos, precisam ser representados com suas dimenses reduzidas, enquanto os objetos, ou detalhes, muito pequenos, com suas p dimenses ampliadas.

Escalas
A redues ou ampliaes d As d li devem ser f it feitas respeitando uma razo constante entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto representado. A razo existente entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto chamada de escala do desenho desenho.
DIMENSO DO DESENHO : DIMENSO REAL DO OBJETO

Escalas
DIMENSO DO DESENHO : DIMENSO REAL DO OBJETO 1 : 1 para desenhos em tamanho natural p
Escala Natural

1 : n > 1 para desenhos reduzidos


Escala de Reduo

n > 1 : 1 para desenhos ampliados


Escala de Ampliao

Escalas
A indicao feita na legenda dos desenhos utilizando a palavra ESCALA, seguida dos valores da razo correspondente. A norma NBR 8196 da ABNT recomenda, para o Desenho Tcnico, a utilizao das seguintes escalas: Tcnico Categoria g Escala de Reduo Escala de Ampliao Escalas recomendadas
1:2 1:5 1 : 10 1 : 20 1 : 50 1 : 100 1 : 200 1 : 500 1 : 1000 1 : 2000 1 : 5000 1 : 10000 2:1 50 : 1 5:1 10 : 1 20 : 1

Dimensionamento
O desenho tcnico deve conter informaes sobre as dimenses do objeto representado. As dimenses iro definir as caractersticas geomtricas do objeto, dando valores de tamanho e posio aos dimetros, aos comprimentos, aos ngulos e a todos os outros detalhes que compem sua forma espacial.

Dimensionamento
A forma mais utilizada em desenho p tcnico definir as dimenses por meio de cotas que so constitudas de linhas de chamada, linha de cota, setas e do chamada cota valor numrico em uma determinada unidade de medida. medida

Dimensionamento

Dimensionamento
As cotas devem ser distribudas pelas vistas e dar todas as dimenses necessrias para viabilizar a construo do objeto desenhado com o cuidado de desenhado, no colocar cotas desnecessrias.

Dimensionamento

As cotas devem ser colocadas uma nica vez em qualquer uma das vistas que compem o desenho, localizadas no local que representa mais claramente o elemento que est sendo cotado.

Dimensionamento
T d as cotas d um d Todas t de desenho ou d um conjunto d h de j t de desenhos de uma mesma mquina ou de um mesmo equipamento devem ter os valores expressos em uma q p p mesma unidade de medida, sem indicao do smbolo da unidade de medida utilizada. Normalmente, a unidade de medida mais utilizada no desenho tcnico o milmetro milmetro. Quando houver necessidade de utilizar outras unidades, alm daquela predominante, o smbolo da unidade deve ser indicado ao lado do valor da cota.

Dimensionamento

Enquanto a maioria das cotas est em milmetro e sem indicao da unidade utilizada, o comprimento da pea, na vista de frente, est cotado em centmetro, bem como a largura, na vista lateral, e o dimetro do furo, na vista superior, esto em polegadas.

Dimensionamento

Enquanto a maioria das cotas est em milmetro e sem indicao da unidade utilizada, o comprimento da pea, na vista de frente, est cotado em centmetro, bem como a largura, na vista lateral, e o dimetro do furo, na vista superior, esto em polegadas.

Dimensionamento

Utilizao de cota com tolerncia de erro admissvel para uma determinada dimenso. A cota de 200,1 significa que, no processo de fabricao, a dimenso da pea poder variar de 19,9 a at 20,1. A escolha d cotas ou a colocao d t l i para li it os erros d lh das t l de tolerncias limitar depender d dos processos utilizados na fabricao do objeto e tambm da sua utilizao futura.

Dimensionamento

Destaque da importncia de uma determinada dimenso a localizao do furo em relao ao comprimento da pea, que em (a) feito pela face esquerda com a cota de 25, enquanto em (b) feito pela face direita com a cota de 55.

Regras para Colocao de Cotas


Tanto as linhas auxiliares (linhas de chamada) como as linhas de cota, so linhas chamada), cota contnuas e finas. As linhas de chamadas devem ultrapassar levemente as linhas de cota Deve haver um pequeno espao entre a linha do elemento dimensionado e a linha de chamada. As linhas de chamada devem ser, preferencialmente, perpendiculares ao ponto cotado. As linhas de chamada podem ser oblquas em relao ao elemento dimensionado dimensionado, porm mantendo o paralelismo entre si. As linhas de centro ou as linhas de contorno podem ser usadas como linhas de chamada. chamada No entanto, preciso destacar que as linhas de centro ou as linhas de contorno no devem ser usadas como linhas de cota.

Regras para Colocao de Cotas

Tanto as linhas auxiliares (linhas de chamada), como as linhas de cota, so linhas contnuas e finas. (a) As linhas de chamadas devem ultrapassar levemente as linhas de cota Deve haver um pequeno espao entre a linha do elemento dimensionado e a linha de chamada chamada. As linhas de chamada devem ser, preferencialmente, perpendiculares ao ponto cotado. As linhas de chamada podem ser oblquas em relao ao elemento dimensionado, porm mantendo o paralelismo entre si. (c) As linhas de centro ou as linhas de contorno podem ser usadas como linhas de chamada (b) chamada. No entanto, preciso destacar que as linhas de centro ou as linhas de contorno no devem ser usadas como linhas de cota.

Regras para Colocao de Cotas

O limite da linha de cota pode ser indicado por setas, que podem ser preenchidas ou no, ou por traos inclinados. A maioria dos tipos de desenho tcnico utiliza as setas preenchidas. Os traos inclinados so mais utilizados nos desenhos arquitetnicos. S permitido utilizar outro tipo de indicao de limites da cota em espaos muito pequenos.

Regras para Colocao de Cotas

Na cotagem de raios, o limite da cota definido por somente uma seta que pode estar situada por dentro ou por fora da linha de contorno da curva.

Regras para Colocao de Cotas

Deve-se evitar colocar cotas dentro dos desenhos e, principalmente, cotas alinhadas com outras linhas do desenho.

Regras para Colocao de Cotas

Evitar o cruzamento de linha da cota com qualquer outra linha. As cotas de menor valor devem ficar por dentro das cotas de maior valor para valor, evitar o cruzamento de linhas de cotas com as linhas de chamada

Regras para Colocao de Cotas

Sempre que possvel, as cotas devem ser colocadas alinhadas

Regras para Colocao de Cotas

Sempre que possvel, as cotas devem ser colocadas alinhadas

Regras para Colocao de Cotas


Os nmeros que indicam os valores das q g cotas devem ter um tamanho que garanta a legibilidade e no podem ser cortados ou separados por qualquer linha linha. A Norma NBR 10126 da ABNT fixa dois mtodos para posicionamento dos valores numricos das cotas.

Regras para Colocao de Cotas


O primeiro mtodo, que o mais utilizado, d i i d i ili d determina que: i
nas linhas de cota horizontais o nmero dever estar acima da linha de cota. (a) nas linhas de cota verticais o nmero dever estar esquerda da linha de cota. (a) nas linhas de cota inclinadas deve-se buscar a posio de leitura. (b). deve se

Regras para Colocao de Cotas


Pelo P l segundo mtodo: d d
as linhas de cota so interrompidas o nmero intercalado no meio da linha de cota, , em qualquer posio da linha de cota, mantm a posio de leitura com referncia base da folha de papel.

Regras para Colocao de Cotas

Cotagem de ngulos pelos dois mtodos normalizados pela ABNT. A linha de cota utilizada na cotagem de ngulos traada em arco cujo centro est no vrtice do ngulo.

Regras para Colocao de Cotas


So utilizados smbolos para mostrar a identificao das formas cotadas
: Indicativo de dimetro ESF : Indicativo de dimetro esfrico R : Indicativo de raio R ESF : Indicativo de raio esfrico : Indicativo de quadrado q

Regras para Colocao de Cotas

Os smbolos devem preceder o valor numrico da cota

Regras para Colocao de Cotas

Quando a forma do elemento cotado estiver claramente definida, os smbolos podem ser omitidos

Tipos de Cotagem
As cotas podem ser colocadas
em cadeia (cotagem em srie), na qual as ( g ), q cotas de uma mesma direo so referenciadas umas nas outras. tendo um nico elemento de referncia (cotagem por elemento de referncia) referncia).
cotagem em paralelo cotagem aditiva

Tipos de Cotagem

Na cotagem em srie, durante os processos de fabricao da pea, ocorrer a soma sucessiva dos erros cometidos na execuo de cada elemento cotado.

Tipos de Cotagem

Na cotagem por elemento de referncia, no ocorrer a soma dos erros cometidos na execuo de cada cota.

Tipos de Cotagem
A cotagem aditiva uma variao simplificada da cotagem em paralelo, que pode ser usada onde houver problema de espao. Na prtica a cotagem aditiva no muito utilizada porque existe a possibilidade de dificultar a interpretao do desenho e conseqentemente gerar problemas na construo da pea.

Tipos de Cotagem

cotagem em paralelo

cotagem aditiva

A origem localizada no elemento de referncia e as cotas dos outros elementos da pea so colocadas na frente de pequenas linhas de chamadas que vinculam a cota ao seu respectivo elemento.

Tipos de Cotagem
A escolha d ti d cotagem est di t lh do tipo de t t diretamente vinculada t i l d fabricao e futura utilizao do objeto e, como em quase todos os objetos existem partes que exigem uma maior preciso de fabricao e tambm existem partes que admitem o somatrio de erros sucessivos, na prtica muito comum a utilizao combinada da cotagem por elemento de referncia com a cotagem em srie

Cotagem de Cordas e Arcos


A diferena entre a cotagem de cordas e arcos a forma da linha de cota. Q Quando o objetivo d fi i o d bj ti definir comprimento do arco, a linha de cota deve ser paralela ao elemento cotado.

Cotagem de Cordas e Arcos

Na parte superior (cota de 70) a cotagem de arco e na parte inferior (cota de 66) a cotagem de corda corda.

Cotagem de ngulos, Chanfros e Escareados


Para definir um elemento angular so p , necessrias pelo menos duas cotas, informando
os comprimentos de seus dois lados ou o comprimento de um dos seus lados associados ao valor d um d seus i d l de dos ngulos l

Cotagem de ngulos, Chanfros e Escareados

Quando o valor do ngulo for 45, resultar em ngulos iguais e lados iguais e, nesta situao, pode-se colocar em uma situao pode se nica linha de cota o valor dos dois lados ou de um lado associado ao ngulo.

Cotagem de ngulos, Chanfros e Escareados

Para evitar nos objetos que sero manuseados o contato com cantos vivos, P it bj t d t t t i usual quebrar os cantos com pequenas inclinaes chamadas de chanfros. A cotagem dos chanfros segue os princpios utilizados na cotagem de elementos angulares.

Cotagem de ngulos, Chanfros e Escareados

Os O cantos vivos dos f t i d furos tambm so quebrados com pequenas superfcies t b b d f i inclinadas, que no caso dos furos so chamadas de escareados. A cotagem dos escareados segue os princpios da cotagem de elementos angulares.

Cotagem de Elementos Eqidistantes e/ou Repetidos


A cotagem de elementos eqidistantes pode ser simplificada porque no h necessidade de se colocar todas as cotas. Os espaamentos lineares
comprimento total e o nmero de espaos espaos. cotar um dos espaos e informar a dimenso e a quantidade de elementos.

Os espaamentos eqidistantes angulares


valor do ngulo de um dos espaos e da quantidade de elementos

Cotagem de Elementos Eqidistantes e/ou Repetidos

Cotagem de Elementos Eqidistantes e/ou Repetidos

Os espaamentos no eqidistantes
cotagem dos espaos, indicando a quantidade de elementos

Cotagem de objetos em Meio Corte


As vistas em Meio Corte podem ser utilizadas para cotagem do objeto utilizando linhas de cota somente com uma seta indicando o limite da cota na parte que aparece em corte. A ponta da linha de cota que no tem seta deve se estender ligeiramente alm do eixo de simetria.

VISTAS AUXILIARES E OUTRAS REPRESENTAES

Vistas Auxiliares
Devido D id utilizao d projees ortogonais, em nenhuma d ili de j i h das vistas principais as superfcies inclinadas aparecem representadas em suas verdadeiras grandezas.

Vistas Auxiliares
A representao d f da forma e d verdadeira grandeza d uma da d d i d de superfcie inclinada s ser possvel fazendo a sua projeo ortogonal em um plano paralelo parte inclinada. Ou seja, faz-se o tombamento da pea perpendicularmente superfcie inclinada.

Vistas Auxiliares
A projeo feita no plano auxiliar chamada de vista auxiliar. A vistas auxiliares so empregadas As i t ili d para mostrar as formas verdadeiras das superfcies inclinadas contidas nos objetos representados.

Vistas Auxiliares
A ABNT recomenda a utilizao de vistas p parciais, limitadas por linhas de rupturas, , p p , que representam somente as partes que aparecem as formas verdadeiras dos objetos.

Vistas Auxiliares

As vistas auxiliares devem ter o sentido de observao indicado por uma seta designada por uma letra, que ser usada para identificar a vista resultante daquela direo.

Vistas Auxiliares

As i A vistas auxiliares, alm d representar a f ili l de forma d objeto com do bj maior clareza, permite que as cotas sejam referenciadas s verdadeiras grandezas das dimenses cotadas.

Vistas Auxiliares Duplas


Quando o objeto contiver superfcies inclinadas em relao aos trs planos de projees, sero necessrias duas projees auxiliares para determinar a verdadeira grandeza da superfcie. O primeiro rebatimento, no caso a Vista de A, sempre feito de modo a representar por uma linha a superfcie que se quer obter em g verdadeira grandeza.
A primeira projeo dever ser feita em um primeiro plano auxiliar perpendicular superfcie inclinada e a um dos planos ortogrficos.

O segundo rebatimento, no caso a Vista de B, feito no sentido perpendicular superfcie que se deseja representar em verdadeira grandeza.
A segunda vista auxiliar obtida pela projeo d objeto em um d i t ili btid l j do bj t segundo plano auxiliar paralelo superfcie inclinada e perpendicular ao primeiro plano auxiliar.

Vistas Auxiliares Duplas

O primeiro rebatimento - Vista de A - primeiro plano auxiliar perpendicular superfcie inclinada e a um dos p p planos ortogrficos. g O segundo rebatimento - Vista de B- segundo plano auxiliar paralelo superfcie inclinada e perpendicular ao primeiro plano auxiliar.

Outras Representaes (Representaes em Uma nica Vista)


Existem objetos que pela simplicidade de suas formas so plenamente caracterizados por somente duas vistas.(a) vistas (a) Fazendo a cotagem com a utilizao dos smbolos que facilitam a identificao das formas cotadas, a representao pode se co uma ca vista.(b) ep ese ao ser com u a nica sta (b)

Outras Representaes (Representaes em Uma nica Vista)


Para facilitar a interpretao dos objetos representados com uma s vista, as superfcies planas so caracterizadas pelo traado das diagonais dos polgonos que as representam. As diagonais que identificam a superfcie plana so traadas com linhas finas e contnuas.

Outras Representaes (Representaes em Uma nica Vista)


Alguns objetos planos, t i como j t d vedao, placas etc., d d que Al bj t l tais juntas de d l t desde no contenham detalhes que necessitem de mais de uma vista, podem ser representados em uma nica vista, fazendo-se a identificao das suas espessuras espess ras com notas escritas escritas.

Exemplos de Objetos Representados por Uma nica Vista

Exemplos de Objetos Representados por Uma nica Vista

Outras Representaes (Vistas de Objetos Encurtados)


P Para evitar a utilizao d escalas muito it tili de l it reduzidas ou a utilizao de folhas de papel com grandes dimenses, a representao de objetos longos feita com aplicao de rupturas, desenhando-se somente as partes da pea que contm detalhes detalhes. As rupturas so aplicadas nas partes que tm formas constantes ao longo de seu comprimento, fazendo-se a remoo da parte fazendo se localizada entre as rupturas e a aproximao das extremidades.

Outras Representaes (Vistas de Objetos Encurtados)

As linhas de cotas no so interrompidas e o valor da cota corresponde ao valor real da p pea integral. g

Outras Representaes (Vistas de Objetos Simtricos)


Os bj O objetos simtricos podem ser representados por vistas que i i d d i mostram somente a metade ou a quarta parte da pea As linhas de simetrias so identificadas por dois traos curtos p paralelos traados perpendicularmente nas suas extremidades.

simetria horizontal

simetria horizontal e vertical

Exemplos de Representaes de Objetos Simtricos

Outras Representaes (Interseces Geomtricas)


As interseces de superfcies que geram , cantos vivos, chamadas de interseces reais so representadas por linhas que podero ser contnuas ou tracejadas tracejadas, dependendo do sentido de observao, a interseco poder ser visvel ou invisvel.

Outras Representaes (Interseces Geomtricas)

Quando os cantos de i t Q d t d interseco f forem arredondados por meio d superfcies d d d i de f i de concordncia, as interseces sero imaginrias e podero ser representadas nas vistas por meio de linhas contnuas e finas. As linhas que representam as interseces imaginrias no devem atingir as linhas de contorno.

Outras Representaes (Interseces Geomtricas)

Comparao d representaes d i t C das t das interseces reais com as i t i interseces imaginrias.

Exemplos de representaes para indicar interseces de superfcies

Outras Representaes (Interseces Geomtricas)


As normas da ABNT permitem a p p simplificao da representao das interseces reais e das interseces imaginrias nos seguintes casos:

Outras Representaes (Interseces Geomtricas)


Na interseco de duas superfcies cilndricas as linhas curvas podem ser substitudas por linhas retas

Outras Representaes (Interseces Geomtricas)


Na interseco de um cilindro com um prisma retangular pode-se omitir o deslocamento da reta de interseco

Outras Representaes (Detalhes Repetitivos)


Os detalhes O d lh ou elementos que aparecem repetidamente nos l id objetos podem ser representados de forma simplificada. A quantidade e a especificao dos detalhes ou elementos q p repetidos so feitas na cotagem ou por anotaes especficas.

Outras Representaes (Detalhes Ampliados)


Para melhorar a representao e f ilit a cotagem d pequenos d t lh P lh t facilitar t de detalhes de um objeto, faz-se a identificao do detalhe, circundando-o com uma linha fina, contnua e identificada por uma letra maiscula, desenhando posteriormente, posteriormente em escala ampliada e com a de ida identificao o devida identificao, detalhe marcado no desenho do objeto.

Outras Representaes (Comprimento Desenvolvido e Partes Adjacentes)


Nos desenhos de objetos que so conformados a partir de superfcies planas (objetos construdos a partir do dobramento de chapas), necessrio mostrar o comprimento desenvolvido que deu origem forma espacial. O comprimento desenvolvido representado por linha fina constituda de trao e dois pontos.

Outras Representaes (Comprimento Desenvolvido e Partes Adjacentes)


As linhas A li h constitudas d t tit d de trao e d i pontos t b so utilizadas para dois t tambm tili d representar, quando for necessrio, pea adjacente ao objeto representado no desenho. Se o objeto estiver representado em corte, as peas adjacentes no devem ser hachuradas. As linhas trao dois pontos, ou linhas fantasmas, tambm podem ser utilizadas para representar mudanas de posio de um objeto que tenha movimento, por exemplo, as posies limites do curso de um brao de alavanca.

You might also like