You are on page 1of 14

1.

7 CASO DE SUCESSO: GOOGLE CHROME

O Google Chrome uma navegador de cdigo aberto desenvolvido pela empresa Google e publicado em 11 de dezembro de 2008. Este navegador inicialmente foi desenvolvido para ser utilizado no Windows, mas atualmente j pode ser executado em Linux e Mac. Segue abaixo a listagem desenvolvimento: com as verses estveis, beta e em

FIGURA 33: VERSES DO GOOGLE CHROME

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Google_Chrome Abaixo ser descrita cada funcionalidade do Google Chrome que o fez tornarse popular e usvel.

a)

A Omnibox

A Omnibox, tambm conhecida como barra de endereos, se encontra no topo do navegador, onde possvel digitar as URLs a serem visitadas. Vantagens: Pode-se ao invs de digitar apenas os endereos dos sites, podese digitar os termos para busca. A omnibox sempre oferece sugestes organizadas em um menu drop-down. A omnibox utiliza tambm a diviso por cones que vm dos favoritos, do histrico e de navegao, de buscas ou recomendaes do prprio Google.

O cone O cone

aparece ao lado dos sites adicionados como favoritos. aparece ao lado de sites do seu histrico de navegao.

O cone aparece ao lado de pesquisas, incluindo pesquisas sugeridas, se as sugestes estiverem ativadas. O cone aparece ao lado dos sites sugeridos, quando as sugestes esto ativadas.

FIGURA 34: OMNIBOX DO CHROME

Fonte: www.google.com

b)

Abas

A aba em utilizao diferenciada pela colorao branca, as novas abas criadas em paralelo possuem colorao cinza. Vantagem: Dessa forma o usurio sabe exatamente a aba em uso.

FIGURA 35: ABAS DO CHROME

Fonte: www.google.com

Cada aba criada torna-se um processo independente. Em outros navegadores as diferentes abas so vistas como um processo apenas, ou seja, estes navegadores trabalham com ambientes multi-threads. Vantagem: Caso uma aba pare de ser executada, o usurio poder finaliz-la sem que o processo Chrome seja finalizado.

FIGURA 36: ABAS INDEPENDENTES

Fonte: www.google.com

Caso o usurio esteja com duas janelas do navegador Chrome aberta, este poder mover abas de uma janela para outra, devido ao fato de cada aba ser tratada de forma independente.

FIGURA 37: MOVIMENTAO DE ABAS

Fonte: www.google.com

c)

Downloads

Os downloads constam nas pginas que foram solicitadas e no em pginas separadas. Vantagens: No gerado confuso para o usurio quanto aos seus downloads, ele sabe exatamente de que website est sendo feito.

FIGURA 38: DOWNLOADS

Fonte: www.google.com

d)

Botes

Os botes Maximizar/Minimizar/Finalizar possuem estilos diferente dos botes das guias. Vantagens: Evita-se do usurio cometer erros, como por exemplo, selecionando o erroneamente o boto finalizar do navegador e no apenas da guia desejada.

FIGURA 39: BOTES

Fonte: www.google.com

Os botes de navegao: avanar, voltar, recarregar, favoritos e home, com estilo diferenciado e cantos arredondados. Conforme Imagem 37.

e)

Pginas Mais Visitadas

A nova verso do Google Chrome disponibiliza na pgina inicial, as pginas mais visitas pelo usurio. Vantagens: O usurio no precisa acessar o menu histrico para inciar uma pgina que frequentemente utilizada.

FIGURA 40: PGINAS MAIS VISITADAS

Fonte: www.google.com

Como pode ser percebido o navegador Google Chrome aplica todas as regras de usabilidade, tornando seu aplicativo o mais fcil e acessvel aos usurios. A cada verso o Chrome busca corrigir falhas de ergonomia e programao da verso anterior. A verso estudada busca contemplar todas as heursticas da usabildiade, como por exemplo: Visibilidade:

Apenas os itens necessrios devem estar visveis ao usurio, para indicar quais partes do sistema podem ser operadas. Foi visto que todos oso botes visveis, so aqueles que podem ser operados facilmente.

Retorno ou Feedback:

O sistema sofre alterao quando acionado, ou seja, cada vez que o usurio aciona uma ao necessrio que o sistema fornea informaes acerca do estado daquela ao. O Navegador oferece essa funcionalidade, como foi visto, a aba em utilizao no momento possui uma colorao diferenciada, para que o usurio saiba o que foi manipulado.

Consistncia:

essencial que um mesmo sistema mantenha uma consistncia, quer em termos grficos, quer em termos de mecanismos de aes. Desta forma, o usurio no dispensar tanto tempo com a aprendizagem do seu funcionamento. Percebeu-se que o Chrome mantm a consistncia em seus botes, como foi mostrado, quando se digita uma palavra ou uma URL no Omnibox, visualiza-se algumas sugestes oferecidas pelo Google, baseada nos cones usado, como os favoritos. Mantendo o mesmo padro de interfaces para operaes similares.

Disponibilidade:

Um objeto deve sugerir a ao a ser tomada, ou seja, os botes devem indicar o que deve ser feito. Todos os botes usados pelo navegar so botes padres de navegao, por isso o usurio previamente j sabe a ao que desencadeada ao ter o boto pressionado.

Mapeamento

Se, por exemplo, em um fogo, os botes estiverem em posies trocadas em referncia s bocas, o usurio ir se confundir e perder mais tempo a trabalhar sem erros com o sistema. Da mesma forma, se um bom mapeamento em uma aplicao no for garantido, o tempo de aprendizagem da mesma ser maior. Um mapeamento a relao entre os elementos de controle, os seus movimentos e os seus resultados. No Chrome pode-se perceber que os cones de controle esto posicionados conforme o padro. Portanto o usurio, para finalizar uma aba ou o prprio navegador, basta selecionar o cone finalizar, o qual encontrado sempre no canto superior direito, seja da aba ou do chrome.

Cor: A cor utilizada quer para realar elementos quer para transmitir sensaes, idias e simbolismo. Pode tambm ser usada para manter uma coerncia ou para hierarquizar informao, embora no deva ser o nico elemento grfico com essas funes. No navegador as cores so utilziadas para determinar o que so abas, o que o omnibox, diferenciar os botes e a rea onde os sites sero exibidos.

FIGURA 41: UTILIZAO DE CORES

O contorno do Navegador diferencia onde est localizada cada aba.

As cores so usadas tambm para identificar o Omnibox.

Fonte: www.google.com

Agrupamento de Informao (Chunking)

Para o usurio, torna-se muito mais fcil ler texto que se encontra disposto por blocos, de acordo com os itens lgicos a que se referem, ou seja, tpicos e informaes semelhantes devem estar agrupados para facilitar o acesso do usurio.

Como exemplo tem-se todas as configuraes do sistema podem ser realizadas acessando apenas um boto, ou seja, todas as informaes semelhantes se encontram organizadas para facilitar o acesso.

FIGURA 42: AGRUPAMENTO DE INFORMAES

Fonte: www.google.com

Sistema de Ajuda

conveniente que cada sistema apresente um conjunto de funes de ajuda ao usurio, que possa ser ativado a seu pedido ou a partir do sistema. Neste aplicativo, tambm h disponvel um sistema de ajuda, caso o usurio encontre alguma dificuldade de manipulao, este cone ilustrado na imagem 42.

Mesmo aps vrias verses este navegador ainda possui alguns problemas de usabilidade, os quais sero detalhados abaixo:

A medida que novas abas so criadas, na mesma janela, possvel que o usurio encerre acidentalmente a aba no desejada, pois o espao entre uma aba e outra to pequeno que o usurio no consegue identificar quais abas esto abertas.

FIGURA 41: FALHAS DE USABILIDADE EM ABAS

Fonte: www.google.com

Mesmo que todos os botes usados no navegador sejam botes padro de navegao, o usurio precisa ter conhecimento prvio do que cada smbolo exerce dentro da aplicao. Ou seja, o usurio precisa saber que o smbolo de uma casa, significa home, ou seja, quando este boto clicado, o usurio retorna a pgina principal do navegador, com todas as pginas frequentemente utilizadas. Se abaixo de cada boto houvesse uma descrio deste, seria mais compreensvel para o usurio sobre qual ao estaria sendo executada. O nico boto que mostrado dessa forma o Outros Favoritos.

FIGURA 41: FALHAS DE USABILIDADE EM ABAS

Fonte: www.google.com

PARA SABER MAIS


Outros livros, os quais no foram citados nesta bilbiografia, tambm podem ser utilizados como complemento para esta disciplina como: Usabilidade de Interfaces Web Avaliao Heurstica no Jornalismo Online Antnio Luis Lordelo Andrade; Guia de Estilo Web: Produo e Edio de Notcias Online Luciana Moherdaui; Estratgias para a mdia digital: internet, informao e comunicao Beth Saad. http://www.acessobrasil.org.br/

REFLEXES SOBRE A APRENDIZAGEM


Profissionais envolvidos na criao de interface de sistemas web, procuram por formas mais baratas de avaliar suas interfaces, pois nem todos podem dispor de laboratrios especficos de anlise de usabilidade, pelo seu custo considervel. Por isso, foram sugeridas tcnicas de avaliao chamadas de inspeo de usabilidade, com o objetivo de oferecer informaes sobre a usabilidade de uma interface de forma mais barata e rpida, em comparao aos testes de usabilidade citados nesta unidade.

RESUMO DA UNIDADE
Nesta unidade possvel observar as diferentes formas de se avaliar uma interface, seja da forma mais simples e barata, at a utilizao de laboratrios de usabilidade com custos altos. Pode-se observar tambm alguns recursos de usabilidade disponveis na internet e que podem ser utilizados por qualquer designer que deseja testar sua aplicao.

SUGESTES DE LEITURA
Como sugesto de leitura, o livro Jakob Nielsen Usabilidade na Web, 2006. Este livro possui algumas pginas disponveis em: http://books.google.com/books?id=5hhFqx9TMtYC&pg=PA50&dq=usabilidade+na+we b+jacob+nielsen&hl=en&ei=2W0jTcfcB4WglAems5GgDA&sa=X&oi=book_result&ct=re sult&resnum=1&ved=0CCkQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false

CONSIDERAES FINAIS DA DISCIPLINA


As tecnologias disponveis na internet tm influenciado o modo em que vivemos, motivo deste feito pode ser visto mediante a grande quantidade de servios e produtos que hoje so disponibilizados para compra. Entretanto este produtos/servios s podem ser adquiridos se possuirem alguma interface com o usurio, que so os Websites. Devido a grande demanda, qualquer pessoa que no seja do meio tecnolgico tem a capacidade de desenvolver sistemas e websites, isto acaba trazendo um problema, a falta de usabilidade. Mas pessoas experientes em design acabam cometendo tambm alguns erros graves. Erros estes que foram abordados neste fascculo, e baseado nos erros foram sugeridos algumas formas de corrig-los. Existem formas tambm de se prevenir que erros de usabilidade e acessibilidade sejam cometidos, duas tcnicas foram detalhadas, as quais auxiliam o designer a planejar melhor o seu produto. As tcnicas citadas so: os testes de usabilidade, que deve ser aplicado aps a implementao real do sisteam, e deve utilizar usurios para a avaliao; e a inspeo de usabilidade, mtodo mais flexvel que pode ser aplicado em qualquer fase do projeto, para este mtodo foram realizado estudo de casos utilizando o site do IFPA como base.

You might also like