You are on page 1of 7

UNIDADE 2 INTERFACE HOMEM-MQUINA (IHC)

OBJETIVO DA UNIDADE Nesta unidade o objetivo definir o conceito e os objetivos da disciplina interface homem-mquina ou interface homem-computador, para isto ser definido o conceito de interfaces e mostrado como ao longo dos anos, quais interfaces foram usadas pelas diferentes tecnologias. Tambm ser descrito os princpios da usabilidade para sistemas e para websites.

1 INTERFACE HOMEM-COMPUTADOR (IHC)


1.1 INTERFACES
A interface a parte do sistema computacional que o usurio se comunica, ou seja, o local onde h o contato entre duas entidades, como exemplo o monitor de um computador. Alm disso h outros exemplos de interface, como: a torneira da pia, a direo do carro, a maaneta de uma porta, etc. Conforme [Rocha e Baranauskas, 1999], a forma das interfaces reflete as qualidades fsicas das partes na interao. A maaneta de uma porta projetada para se adequar natureza da mo que ir us-la, o mesmo acontece com o cmbio de um carro (observe que a localizao do cmbio dentro do carro sugere o uso por uma pessoa destra). Existem tesouras de dois tipos uma para pessoas destras e outra para pessoas canhotas. O que muitas vezes esquecido que a forma da interface tambm reflete o que pode ser feito com ela. Tomando o exemplo da maaneta, podemos ver que no mundo existem diversos formatos de maaneta e de acordo com o formato sabemos como deve ser aberta uma porta: girando a maaneta no sentido anti-horrio, empurrando a porta, puxando a porta, etc. [Norman, 1988]. O mesmo acontece com outros tipos de interface. Portanto, podemos ter como uma definio de base, que uma interface uma superfcie de contato que reflete as propriedades fsicas das partes que interagem, as funes a serem executadas e o balano entre poder e controle [Laurel, 1993]. A interface grfica tornou-se popular, com a divulgao de computadores fabricados pela Apple, na sua primeira verso o Macintosh. Este fabricante foi um dos primeiros a implantar o uso de interfaces em computadores. Entretanto interfaces no so apenas botes, barras de rolagem, menus, cursores piscando, pode-se fazer um histrico, analisando as diferentes interfaces criadas ao longo dos anos. [Nielsen, 1993], apresenta uma tabela, onde feito o relacionamento e tambm quantificado a categoria de usurios de computadores em cada gerao.

TABELA 1 GERAO DE COMPUTADORES E DE INTERFACES DE USURIOS

Fonte: NIELSEN,1993, P.50.

1.2 INTERAO HUMANO-COMPUTADOR (IHC)


Todos os computadores, antes de serem desenvolvidos, so especificamente projetados para serem aceitos e usados. Entretanto isso no quer dizer, que todo projeto do design de computadores deve ser desenvolvido para todas as pessoas que podero utiliz-lo, mas sim desenvolvido para atender um grupo de pessoas. As pessoas que usam ou usaro esse computador no so obrigadas a entender como funciona toda a comunicao entre os componentes internos do computador, da mesma forma que um motorista no precisa saber como funciona a mecnica de um carro, o que ser importante e decisivo para o usurio na hora de dirigir o carro, sera a posio dos pedais, a direo e o cmbio, da mesma forma que o design dos sistemas computacionais tem efeito sobre seus usurios. As empresas responsveis pela a produo de software, como exemplo: Google, tm observado com mais detalhe o aspecto fsico da interface do usurio, o que tem proporcionado maiores chances de sucesso no mercado. Para isso, tem se popularizado um termo chamado de user-friendly, ou seja, interface amigvel ou sistema amigvel. Na prtica, amigvel est ligado somente interface, ou melhor, aos elementos na tela estarem esteticamente agradveis e bonitos. Uma interface amigvel, deve fazer com que o usurio se sinta bem ao utilizar o sistema, e o sistema transmita a ele uma sensao de que fcil de ser operado. Sabe-se que a maioria dos sistemas continua no atendendo s necessidades de seus usurios e continuam desenvolvendo interfaces nada amigvel. Entretanto com a popularizao da area, em paralelo com os avanos da tecnologia, tornou-se claro que outros aspectos ao usurio e ao uso de computadores precisavam ser includo ao se desenvolver um interface, como: treinamento, prticas de trabalho, relaes sociais, sade, etc. O termo Interao Humano-Computador (IHC) foi adotado na dcada de 80, como um meio de descrever esse campo de estudo de interfaces. Portanto IHC a disciplina preocupada com o design, avaliao e implementao de sistemas computacionais interativos para uso humano e com o estudo dos principais fenmenos ao redor deles. [Rocha e Baranauskas, 2000]. A imagem abaixo ilustra o conjunto de componentes desta definio.

FIGURA 1: INTERAO HOMEM-COMPUTADOR.

Fonte: http://ericofileno.wordpress.com

1.3 OBJETIVOS DA INTERAO HUMANO-COMPUTADOR (IHC)


Nielsen (1993) engloba esses objetivos em um conceito mais amplo que ele denomina aceitabilidade de um sistema (Figura 6). A aceitabilidade geral de um sistema a combinao de sua aceitabilidade social e sua aceitabilidade prtica. Como um exemplo de aceitabilidade social, podemos mencionar os sistemas atuais de controle das portas de entrada em bancos. Apesar de serem benficos socialmente pois tentam impedir situaes de assalto onde os usurios dos bancos ficam em srio risco, no so aceitos socialmente pois levam a que qualquer pessoa que queira entrar no banco tenha que esbarrar na porta trancada por inmeras vezes at se desfazer de todo e qualquer objeto suspeito. A aceitabilidade prtica trata dos tradicionais parmetros de custo, confiabilidade, compatibilidade com sistemas existentes, etc., como tambm da categoria denominada "usefulness".

FIGURA 2: ACEITABILIDADE

Fonte: Nielsen, 1993.

Usefulness, refer-se a utilidade de um sistema, ou seja, quando um sistema consegue atingir seu objetivo. Essa categoria formada pela combinao de utilidade de usabilidade. Em utilidade, deve-se verificar se o sistema realiza as atividade que foi desenvolvido para tal, por exemplo: se um software educacional auxilia o aprendizado do aluno. J usabilidade definida como os usurios podem usar a funcionalidade definida, este o conceito chave de IHC e ser discutido nos prximos tpicos. Entretanto, como j discutido, a pesquisa de IHC fundamentada na anlise que os usurios fazem do sistema computacional, suas necessidades, capacidades e preferncias para executar as tarefas, ou seja, os usurios no devem ter de se adequar ao sistema, e sim o sistema deve ser desenvolvido para se adequar aos requisitos dos usurios. Estabelecido os objetivos da IHC, deve-se observar de que forma estes objetivos devero ser atingidos. Um resumo dos principais fatores que devem ser levados em conta, descrito na tabela 2 [Preece, 1994].

TABELA 2: FATORES DO IHC

Fonte: Preece, 1994

Como descrito na imagem, h fatores relacionados com o usurio, como conforto, sade, ambiente de trabalho ou ergonomia do equipamento a ser utilizado. Outro ponto que em muito aumenta a complexidade da anlise dos fatores ligados ao usurio que humanos no so homogneos, ou seja, eles possuem muitas caractersticas fsicas e psicolgicas similares, mas so diferentes em termos de motivao. Essas diferenas tem importncia fundamental no design da interface de um sistema computacional.

You might also like