You are on page 1of 6

BuscaLegis.ccj.ufsc.

Br

O controle de constitucionalidade pelo Tribunal Constitucional em face da no-confirmao das prognoses legislativas

Elizangela Mara Caponi *

Prognose legislativa , em sntese, a previso que faz o legislador de um conjunto de circunstncias de fato que acabariam por conformar-se, caso no promova determinada interveno, mediante atividade legiferante.

A questo aduzida coloca-se, ento, nos seguintes termos: o legislador edita uma lei, por antever determinado evento. Havendo erro na prognose, ou a mera inocorrncia do evento previsto, estaria eivada de inconstitucionalidade a lei editada sob este fundamento? Ainda, poderia o Tribunal Constitucional declarar tal inconstitucionalidade? E, por fim, de que meios poderia utilizar-se para aferir a no-confirmao da prognose?

Indubitavelmente, a atuao do Supremo Tribunal Constitucional nesta seara incipiente, assim como escassa a literatura nacional acerca do tema.

No direito comparado, todavia, especificamente no Direito Alemo, h obras aprofundadas acerca da verificao pelo Tribunal Constitucional da confirmao ou no das prognoses legislativas, problemtica que se avulta em razo da insuficincia das clssicas tcnicas (ou mtodos) de hermenutica para dar soluo temtica.

Segundo ensina o Ministro Gilmar Mendes [01]:

Em verdade, h muito vem parte da dogmtica apontando para a inevitabilidade da apreciao de dados da realidade no processo de interpretao e de aplicao da lei como elemento trivial a prpria metodologia jurdica.

verdade que, s vezes, uma leitura do modelo hermenutico-clssico manifesta-se de forma radical, sugerindo que o controle de normas h de se fazer com o simples contraste entre a norma questionada e a norma constitucional superior.

Essa abordagem simplificadora tem levado o Supremo Tribunal Federal a afirmar, s vezes, que fatos controvertidos ou que demandam alguma dilao probatria no podem ser apreciados em ao direta de inconstitucionalidade.

Essa abordagem confere, equivocadamente, maior importncia a uma prcompreenso do instrumento processual do que prpria deciso do constituinte de lhe atribuir a competncia para dirimir a controvrsia constitucional.

O controle de constitucionalidade calcado na no-ocorrncia das prognoses do legislador matria afeta prpria competncia constitucional das Cortes Supremas. Isto porque se afigura inadmissvel que estes rgos se eximam de apreciar a (in)constitucionalidade de determinada norma, sob o argumento de que sua constatao somente se viabilizaria mediante a investigao de matria ftica, o que seria juridicamente impossvel, porque "no h como negar a "comunicao entre norma e fato" (Kommunikation zwischen Norm und Sachverhalt), que, como ressaltado, constitui condio da prpria interpretao constitucional." [02]

Fixada a premissa de que referido controle pode e deve ser exercido pela Corte Constitucional [03], necessrio apreciar os meios de que se poderia valer, a fim de constatar a concretizao da prognose legislativa.

Tal espcie de deciso possui peculiaridades que no se verificam no tradicional controle de constitucionalidade. A uma, porque o Tribunal dever perscrutar, inexoravelmente, matrias extrajurdicas, o que seria invivel nos moldes da hermenutica clssica. A duas, porque a Corte Constitucional dever aferir empiricamente os aspectos suscitados na prognose de que resultou a edio da lei, o que impossvel , se se tratar de um sistema fechado de procedimento decisrio.

Assim, para a operacionalizao de um processo racional de deciso, necessrio que o controle seja efetivado por meio de um modelo procedimental aberto, como ocorre no ordenamento jurdico-constitucional americano:

Nesse sentido, a prtica americana do amicus curiae brief permite Corte Suprema converter o processo aparentemente subjetivo de controle de constitucionalidade em um processo verdadeiramente objetivo (no sentido de um processo que interessa a todos) -, no qual se assegura a participao das mais diversas pessoas e entidades.

A propsito, referindo-se ao caso Webster versus Reproductive Health Services (....), que poderia ensejar uma reviso do entendimento estabelecido em Roe versus Wade (1973), sobre a possibilidade de realizao de aborto, afirma Dworkin que a Corte Suprema recebeu, alm do memorial apresentado pelo Governo, 77 outros memoriais (briefs) sobre os mais variados aspectos da controvrsia - possivelmente o nmero mais expressivo j registrado - por parte de 25 senadores, de 115 deputados federais, da Associao Americana de Mdicos e de outros grupos mdicos, de 281 historiadores, de 885 professores de Direito e de um grande grupo de organizaes contra o aborto (cf. DWORKIN, Ronald. Freedoms Law. Cambridge- Massachussetts. 2. ed., 1996, p. 45). [04]

Certo que a aferio da inconstitucionalidade de uma norma, quando no verificadas as prognoses do legislador uma tcnica eficaz de expurgar do ordenamento jurdico normas ilegtimas, destitudas, em ltima anlise, de validade, porque carente sua elaborao de representatividade popular, e porque no condizente com a realidade ftica.

--------------------------------------------------------------------------------

Notas

01

MENDES,

Gilmar.

Controle

de

Constitucionalidade:

hermenutica

constitucional e reviso de fatos e prognoses legislativos pelo rgo judicial. Revista Dilogo Jurdico, CAJ Centro de Atualizao Jurdica, v. 1., n 3, 2001. Disponvel em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: 14 de fevereiro de 2007. Material da 3 aula da Disciplina Teoria da Legislao e Processo Legislativo, ministrada no Curso de Especializao Telepresencial e Virtual em Direito Constitucional UNISUL IDP REDE LFG.

02 Idem. Ibidem.

03 certo que se fez meno incipincia, no Brasil, do controle constitucional de prognoses legislativas. No significa, todavia, que seja inexistente, podendo-se citar, como exemplo, o aresto resultante da apreciao da Rp n 1077, Relator: Ministro Moreira Alves, RTJ 112, p. 34 (58-59).

04

ADI

2548/PR,

Relator:

Ministro

Gilmar

Mendes.

Disponvel

em

http://www.notadez.com.br/content/noticias .asp?id=17564 Acesso em 14 de maio de 2007.

* Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense (Unipar), ps-graduanda pela Unisul/LFG

Disponvel em:< http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9977 > Acesso em.: 6 jun. 2007.

You might also like