You are on page 1of 3

Profa.

Mrcia Regina Teixeira da Encarnao

FRASE ORAO PERODO

FRASE Apesar de o homem ter criado os mais diferentes sinais, a palavra o signo mais utilizado na comunicao humana. Socorro! O telefone est tocando. Esta a fila do nibus Chora Menino?

Em cada um desses conjuntos, as palavras se organizam formando uma unidade com sentido. A essa unidade d-se o nome de frase. Logo: Frase todo enunciado de sentido completo, capaz de estabelecer comunicao. CLASSIFICAO DAS FRASES A classificao da frase pode ser feita: a) de acordo com o sentido expresso pela entonao. Afirmativa Voc um dos que se preocupam com a poluio. Negativa Voc no um dos que se preocupam com a poluio. INTERROGATIVA:Voc um dos que se preocupa com a poluio?

DECLARATIVA:

EXCLAMATIVA: Voc um dos que se preocupa com a poluio! IMPERATIVA:Preocupe-se com a poluio. b) de acordo com sua construo.

NOMINAL: Quando construda sem verbos: Fogo! Cuidado! Trabalho digno desse feirante.

VERBAL: Quando construda com verbos: O sol surge radiante. Comemoraram o dia da sogra. ORAO Uma frase verbal pode tambm ser uma orao. Para isso necessrio: Ex.: Que o enunciado tenha sentido completo; Que o enunciado tenha verbo. A populao precisa de saneamento bsico. Rosana terminou a leitura do livro. Logo: Orao o enunciado que se estrutura em torno de um verbo ou locuo verbal. PERODO Toda frase verbal chamada de perodo. Ex.: Que saudade sentamos da infncia. Fui devagar, mas o p do espelho traiu-me. (Machado de Assis) CLASSIFICAO DO PERODO Perodo Simples Perodo simples o perodo que se constitui de apenas uma orao. Est em oposio com relao ao perodo composto, constitudo por duas ou mais oraes. Ex: O barulho da moto nos incomodou na sala de aula.

Uma forte chuva vai cair daqui a pouco. Perodo Composto Perodo composto o perodo que se constitui de mais de uma orao. Os perodos compostos podem ser formados das seguintes maneiras: podem ser compostos por coordenao, compostos por subordinao, ou ainda compostos por coordenao e subordinao, simultaneamente. Ex. As crianas pularam / quando foi marcado o gol. Era madrugada, / no havia gente na rua, / comeava a garoa.

Identifique os textos abaixo: Frase nominal - Frase verbal - Orao - Perodo simples Perodo composto Manchetes Jornalsticas (Isto e Veja: 2003) 1. Corrida contra o Cncer 2. A Organizao Mundial da Sade alerta que o nmero de casos da doena vai aumentar 50% at o ano de 2020. 3. Guerra: As conseqncias para o Brasil e para o mundo 4. Tem um Brasil que d certo 5. No momento em que os juros sobem, o governo faz cortes e a atividade econmica se desacelera, a agropecuria brasileira cresce cinco vezes mais que o PIB. 6. Ou Garotinho acaba com os bandidos ou os bandidos acabam com Garotinho. 7. Pela primeira vez, a Universidade de So Paulo, a mais importante da Amrica Latina, ir sediar um simpsio sobre a prtica mdica e a espiritualidade. 8. Opo pela Vida. 9. O Brasil o segundo maior em doaes no mundo. Mesmo assim, a fila de espera de 50 mil pessoas. 10. Dados da Secretaria Nacional de Segurana Pblica revelam ndices assustadores da criminalidade no Pas e mostram que a violncia se espalhou por todos os Estados.

You might also like