You are on page 1of 16

Secretaria de Estado da Sade Concurso Pblico (Edital SEA/SAE 018/2006)

Caderno de Prova
Nvel Mdio

Tcnico de Radiologia e Imagem

(EM07)

Secretaria de Estado da Sade

Tcnico de Radiologia e Imagem


Dia: 25 de fevereiro de 2007 Horrio: das 14 s 18 h

(EM07)

Durao: 4 (quatro) horas, includo o tempo para o preenchimento do carto-resposta.

Instrues
Para fazer a prova voc usar: um caderno de prova; um carto-resposta que contm o seu nome, nmero de inscrio e espao para assinatura. Verique, no caderno de prova: a) se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 60 (sessenta), est correta; b) se h imperfeies grcas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao scal qualquer irregularidade. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. No permitido qualquer tipo de consulta durante a realizao da prova. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos scais. No destaque folhas da prova. Ao terminar a prova, entregue ao scal o caderno de prova completo e o carto-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova ser divulgado no site http://ses.fepese.ufsc.br Conra o nmero que voc obteve no ato da inscrio com o que est indicado no carto-resposta.

Pgina 3

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Gerais
Lngua Portuguesa
Neologismo Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo: Teadoro, Teodora.
Manuel Bandeira. In: Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1983.p.168.

(20 questes)
2. Em relao aos termos destacados no trecho abaixo: Beijo pouco, falo menos ainda Mas invento palavras... (Manuel Bandeira) correto armar-se que so respectivamente: a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) verbo e preposio. advrbio e pronome. verbo e conjuno coordenativa adversativa. advrbio e conjuno coordenativa explicativa. verbo e conjuno subordinativa integrante.

(4 questes)

1. Em relao ao texto, assinale as armativas corretas: I. O verbo adorar sempre transitivo indireto. II. A classe gramatical da palavra pouco advrbio. III. O neologismo teadorar, criado a partir de uma expresso popular, formado por um pronome e um verbo. IV. Separando os elementos que formam a estrutura do verbo teadorar, temos: radical = teador; vocal temtica = a; desinncia = r. V. A palavra neologismo formada de neo + logismo e, a julgar pela origem, signica novo + palavra. Assinale a alternativa que indica as armativas assinaladas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) apenas a I. apenas a V. I, II, III e V. I, III, IV e V. II, III, IV e V.

3. Leia a frase abaixo: (...) Mas invento palavras que traduzem a ternura mais funda (...), Com relao frase de Manuel Bandeira destacada acima, responda: Em que tempo e modo est a forma verbal invento? II. Qual o gerndio da forma verbal traduzem? III. Qual o modo verbal que indica uma ao duvidosa, incerta? Assinale a alternativa que responde corretamente as questes apresentadas. a. ( b. c. d. e. ) I. pretrito perfeito do indicativo. II. traduzindo. III. imperativo. ( X ) I. presente do indicativo. II. traduzindo. III. subjuntivo. ( ) I. presente do subjuntivo. II. traduzir. III. subjuntivo. ( ) I. presente do indicativo. II. traduzido. III. subjuntivo. ( ) I. presente do indicativo. II. traduzindo. III. indicativo. I.

Pgina 4

Secretaria de Estado da Sade

4. Em qual das alternativas ocorre erro de regncia verbal? a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) Prero cinema a teatro. Custa-me crer que ela ainda volte. Somos trinta nesta classe. Eu lhe amo, eu lhe adoro. Assistimos a um lme interessante.

5. Com base na anlise do texto apresentado, assinale a alternativa correta. a. ( ) Embora, segundo o texto, at a data em que a notcia foi publicada, tivessem sido registrados pouqussimos casos de dengue, contrados em Santa Catarina, as autoridades se preocupavam, principalmente com a proximidade do vero, com uma eventual proliferao dos criadouros do mosquito transmissor da doena. ( ) Em Santa Catarina a dengue tornou-se uma verdadeira pandemia. Por essa razo, as autoridades de sade preocupavam-se em alertar a populao para que no ocorresse um aumento dos casos de dengue contrada em nosso estado. ( X ) Embora, at a data em que a notcia foi publicada, no tivessem sido registrados casos de pessoas com dengue contrada em Santa Catarina, as autoridades se preocupavam, em virtude da proximidade do vero, com uma eventual proliferao dos criadouros do mosquito Aedes aegipty, transmissor da doena. ( ) Santa Catarina foi, no ano de 2005, o segundo estado em nmero de casos de dengue contrada em seu territrio. As autoridades catarinenses, por essa razo, estavam, como pode ser constatado pela notcia, muito preocupadas com a proximidade do vero. ( ) Os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina foram, de janeiro a dezembro de 2006, o campeo e vice-campeo nacionais em casos de dengue. Isso se deve, segundo as autoridades, falta de conscientizao da populao sobre a importncia de eliminar os criadouros do inseto causador da doena.

Aspectos Histricos e Geogrcos de Santa Catarina

(4 questes)

b.

Utillize o texto abaixo para responder questo 5 Populao orientada sobre dengue Florianpolis- Quem passou pelo Largo da Alfndega, no centro de Florianpolis, na manh de ontem, teve a oportunidade de observar de perto como o mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue. Para marcar o Dia Nacional de Combate Dengue, a Prefeitura da Capital realizou um trabalho de conscientizao sobre a importncia de eliminar os criadouros do inseto e assim evitar a transmisso da doena. Alm de material informativo, foram exibidos os equipamentos utilizados na procura e combate ao mosquito, e disponibilizados microscpios onde era possvel analisar detalhadamente o animal, desde sua fase de larva at a idade adulta. Coordenador do Programa de Combate s Endemias da Secretaria de Sade de Florianpolis [...] lembra que Santa Catarina nunca registrou casos de pessoas com dengue contrada aqui, ou seja, os casos registrados foram importados, de pessoas que viajaram e contraram a doena em outros Estados. A preocupao, agora, principalmente com a proximidade do vero, j que o clima quente e o aumento das chuvas, caractersticos do perodo, favorecem a proliferao dos criadouros do mosquito.
Fonte: Jornal A Notcia, 19.11.2006. Disponvel em http://an.uol. com.br/2006/nov/19/0ger.jsp. Acessado em 12/12/2006.

c.

d.

e.

Pgina 5

Conhecimentos Gerais

6. Analise as armaes abaixo em relao defesa do meio ambiente. I. A FATMA o rgo ambiental da esfera estadual do Estado de Santa Catarina. II. A FATMA busca garantir a preservao dos recursos naturais do nosso estado, entre outras maneiras, atravs da gesto de Unidades de Conservao Estaduais, onde a natureza original preservada e pesquisada. III. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, nas proximidades de Florianpolis, um dos mais importantes do Estado. IV. A Unio atua, na defesa do meio ambiente no Estado de Santa Catarina, especialmente atravs do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis). Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Apenas a armao I verdadeira. As armaes I e III so as nicas verdadeiras. As armaes I e IV so as nicas verdadeiras. As armaes I, II e III so as nicas verdadeiras. As armaes I, II, III e IV so verdadeiras.

8. Em 22 de julho de 1839 a cidade de Laguna estava em poder dos farroupilhas que a denominaram Cidade Juliana de Laguna e nela instalaram um governo provisrio sob a presidncia de Davi Canabarro. Assinale o episdio da Histria de Santa Catarina relacionado ao fato acima descrito. a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) A Guerra do Contestado. A criao da Repblica do Piratini. A criao da Repblica Catarinense. A expedio de D. Pedro de Zeballos. A diviso do Brasil em dois governos republicanos, o do Rio de Janeiro e o de Laguna.

Informtica

(4 questes)

9. Os estilos de pargrafos do Microsoft Word so utilizados para: I. II. Gerao de ndices analticos. Formatao da fonte, do espaamento e do alinhamento de um pargrafo. III. Formatao de marcadores, bordas e numerao automtica. IV. Denio do idioma a ser considerado na vericao ortogrca.

7. Leia o texto: Esta regio, colonizada por aorianos no sculo XVIII, tem um relevo recortado, com baas, enseadas, manguezais, lagunas e mais de 500 praias. , ainda, uma das mais importantes reas de biodiversidade marinha do Brasil.
Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina. Regies. Disponvel em http://www.sc.gov.br/conteudo/santacatarina/geograa/paginas/regioes.htm. Acessado em 14/12/2006.

Esto corretos: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Apenas os itens II e III. Apenas os itens I, II e III. Apenas os itens I, III e IV. Apenas os itens II, III e IV. Os itens I, II, III e IV.

O texto acima faz referncia a qual das regies do Estado de Santa Catarina? a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Litoral. Vale do Itaja. Nordeste. Oeste. Planalto Norte.

Pgina 6

Secretaria de Estado da Sade

10. Suponha que voc deseja gerar etiquetas para enviar uma correspondncia a uma lista de destinatrios cujos nomes e endereos esto armazenados em uma planilha do Microsoft Excel, mostrada abaixo.

11. Verique quais das atividades abaixo podem ser executadas utilizando o Microsoft Outlook: I. Acessar as mensagens recebidas por vrias contas de correio eletrnico. II. Vericar a ortograa de uma mensagem de correio eletrnico. III. Convidar pessoas a participar de um compromisso marcado no seu calendrio. IV. Agendar um compromisso de modo que este passe a se repetir periodicamente. As atividades que podem ser executadas utilizando o Microsoft Outlook so: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Apenas as descritas nos itens II e III. Apenas as descritas nos itens III e IV. Apenas as descritas nos itens I, II e III. Apenas as descritas nos itens I, III e IV. As descritas nos itens I, II, III e IV.

Assinale a alternativa que descreve uma forma correta de gerar essas etiquetas. a. ( X ) Utilize o Assistente de Mala Direta do Microsoft Word para criar as etiquetas e selecione como fonte de dados a planilha com a lista de destinatrios. b. ( ) Crie as etiquetas atravs do menu Ferramentas Envelopes e Etiquetas do Microsoft Word e selecione como fonte de dados a planilha com a lista de destinatrios. c. ( ) Abra a planilha com a lista de destinatrios no Microsoft Excel, abra o Assistente de Mala Direta e dena os dados da planilha que sero inseridos nas etiquetas. d. ( ) Abra a planilha com a lista de destinatrios no Microsoft Excel, selecione o menu Ferramentas Envelopes e Etiquetas e dena os dados da planilha que sero inseridos nas etiquetas. e. ( ) Abra a planilha com a lista de destinatrios no Microsoft Excel, selecione o menu Arquivo Congurar pgina e altere o tipo de papel para Etiquetas.

12. Assinale a alternativa correta. a. ( ) O endereo de e-mail de um usurio identica o provedor de acesso utilizado por este para conectar-se Internet. ( ) Para que possa acessar a Internet, o usurio precisa possuir uma conta de e-mail, que ser utilizada para identic-lo na rede. ( ) A difuso de vrus de computador acontece exclusivamente atravs da Internet. Portanto, computadores desconectados da rede esto a salvo de infeces por vrus. ( X ) Para acessar a Internet com maior segurana, o usurio deve possuir em seu computador programas anti-vrus, anti-spam e rewall, alm de manter os programas aplicativos e o sistema operacional atualizados. ( ) O endereo de um servidor Web determina a sua localizao geogrca. Por exemplo, um servidor Web cujo endereo possui a terminao .br est obrigatoriamente situado no Brasil e adota o Portugus como lngua ocial.

b.

c.

d.

e.

Pgina 7

Conhecimentos Gerais

Legislao

(4 questes)

15. A Lei Complementar Estadual 323, de 2 de maro de 2006, conceitua o Plano de Carreira e Vencimentos como um: a. ( X ) sistema estratgico de remunerao, estruturado na forma de carreira, cargo, competncias, nveis e referncias de vencimento, que possibilitam o crescimento prossional do servidor de forma transparente, fundamentado na qualicao e desempenho prossional. b. ( ) quantitativo de cargo de provimento efetivo com as respectivas competncias, denidos de acordo com as necessidades da Secretaria de Estado da Sade. c. ( ) perspectiva de crescimento prossional, fundamentada no desempenho eciente e ecaz e no exerccio de atribuies de maior nvel de complexidade e de formao. d. ( ) um conjunto de competncias e responsabilidades, com denominao prpria e remunerao paga pelo errio, integrante do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Sade. e. ( ) um conjunto de atribuies e responsabilidades do cargo de provimento efetivo, com denominao prpria, nvel e referncia especcos, de acordo com a estrutura de carreira.

13. De acordo com a Lei Complementar estadual 284, de 28 de fevereiro de 2005, no integram a Administrao Indireta do Estado: a. b. c. d. ( ) ( ) ( ) (X) Autarquias. Empresas pblicas. Sociedades de economia mista. Gabinete do Governador do Estado e Secretarias de Estado. ) Fundaes pblicas de direito pblico e de direito privado.

e. (

14. Assinale a alternativa verdadeira, conforme a Lei Estadual 6.745, de 28 de dezembro de 1985 (Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado de Santa Catarina): a. ( ) O exerccio o ato pelo qual o nomeado para um cargo pblico manifesta, pessoal e expressamente, a sua vontade de aceitar a nomeao e inicia o exerccio das respectivas funes. ( X ) A admisso ao servio estadual depender sempre de aprovao prvia em concurso pblico, exceto para o provimento de cargos em comisso. ( ) Ao funcionrio que for convocado para o servio militar ou outros encargos da segurana nacional, no ser concedida licena, inclusive quando ocial da reserva das Foras Armadas, para participao nos estgios previstos nos regulamentos militares. ( ) assegurada ao funcionrio estvel licena sem remunerao para promoo de sua campanha eleitoral, desde o registro ocial de sua candidatura at o dia seguinte ao da respectiva eleio. ( ) A remunerao atribuda ao funcionrio no ser objeto de arresto, seqestro ou penhora, mesmo quando se tratar de prestao de alimentos, de reposio ou de indenizao Fazenda Pblica.

b.

16. A jornada de trabalho dos servidores da Secretaria de Estado da Sade de: a. ( ) 30 (trinta) horas semanais, devendo ser cumpridas em regime de 5 (cinco) horas dirias ou em escalas ou turnos ininterruptos. ( X ) 30 (trinta) horas semanais, devendo ser cumpridas em regime de 6 (seis) horas dirias ou em escalas ou turnos ininterruptos. ( ) 35 (trinta e cinco) horas semanais, devendo ser cumpridas em regime de 7 (sete) horas dirias ou em escalas ou turnos ininterruptos. ( ) 40 (quarenta) horas semanais, devendo ser cumpridas em regime de 8 (oito) horas dirias ou em escalas ou turnos ininterruptos. ( ) 40 (quarenta) horas semanais, devendo ser cumpridas em regime de 8 (oito) horas dirias, proibida a escala.

c.

b.

d.

c.

d.

e.

e.

Pgina 8

Secretaria de Estado da Sade

17. Assinale a alternativa que no encontra amparo na Lei Federal 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade: a. ( ) A sade um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio. b. ( ) O Sistema nico de Sade (SUS) constituise em um conjunto de aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais, da Administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico. c. ( ) Entende-se por vigilncia sanitria um conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade. d. ( X ) Esto includas no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS) a execuo de aes de vigilncia sanitria, com exceo da formulao e execuo da poltica de sangue e seus derivados. e. ( ) As aes e servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados, que integram o Sistema nico de Sade (SUS), so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituio Federal.

19. Assinale a alternativa que no corresponde ao previsto na Constituio brasileira de 1988: a. ( b. ) As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada. ( ) So diretrizes do SUS a descentralizao, o atendimento integral e a participao da comunidade. ( X ) permitida destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com ns lucrativos. ( ) Ao sistema nico de sade compete participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico. ( ) Os gestores locais do sistema nico de sade podero admitir agentes comunitrios de sade e agentes de combate s endemias por meio de processo seletivo pblico.

c.

d.

e.

20. A Emenda Constitucional 29, de 13 de setembro de 2000, deniu que at o exerccio nanceiro de 2004 os recursos mnimos aplicados pelos Estados nas aes e servios pblicos de sade seriam equivalente a por cento do produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam os arts. 157 e 159, inciso I, alnea a , e inciso II, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municpios. Assinale o percentual a que se refere a Emenda: a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) dez. doze. quinze. vinte. vinte e cinco.

18. Assinale, de acordo com a Lei Federal 8.080/90, a alternativa verdadeira: a. ( X ) A assistncia sade livre iniciativa privada. b. ( ) Aos proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados permitido exercer cargo de chea ou funo de conana no Sistema nico de Sade. c. ( ) No so consideradas fontes de recursos do SUS os recursos provenientes de alienaes patrimoniais e rendimentos de capital. d. ( ) Os servios de sade dos hospitais universitrios e de ensino no integram o Sistema nico de Sade. e. ( ) As atividades de pesquisa e desenvolvimento cientco e tecnolgico em sade efetuadas nas Universidades sero nanciadas integralmente pelo SUS.

Pgina 9

Tcnico em Radiologia e Imagem

Conhecimentos Especcos
21. A coluna vertebral dividida em: a. ( ) 5 vrtebras cervicais, 7 torcicas, 12 lombares, sacro, cccix. b. ( ) 5 vrtebras cervicais, 12 torcicas, 12 lombares, cccix. c. ( ) 7 vrtebras cervicais, 5 torcicas, 12 lombares, cccix, sacro. d. ( X ) 7 vrtebras cervicais, 12 torcicas, 5 lombares, sacro, cccix. e. ( ) 12 vrtebras cervicais, 5 torcicas, 7 lombares, sacro, cccix. 24. So exemplos de ossos do tarso: a. (

(40 questes)

b.

c.

d.

22. Assinale a alternativa correta em relao anatomia e siologia. a. ( ) a peristalse um movimento voluntrio que impulsiona o material slido e semi-slido atravs do tubo digestivo. ( X ) o esfago normalmente um tubo colabado que se abre somente quando ocorre a deglutio. ( ) o estmago dividido em fundo, corpo, poro pilrica e ampola duodenal. ( ) o esfago localiza-se anterior faringe e posteriormente coluna vertebral. ( ) o intestino delgado composto por duodeno, jejuno e clon.

e.

) tlus, cuneiforme lateral, calcneo, cuneiforme intermedirio, metatarso, cubide, cuneiforme medial. ( ) cubide, navicular, cuneiforme medial, calcneo, cuneiforme lateral, falange, cuneiforme intermedirio. ( X ) navicular, cubide, cuneiforme medial, tlus, cuneiforme lateral, calcneo, cuneiforme intermedirio. ( ) cuneiforme lateral, calcneo, cuneiforme intermedirio, tlus, cubide, navicular, sesamides. ( ) calcneo, cuneiforme intermedirio, capitato, cuneiforme medial, cuneiforme lateral, tlus, navicular.

25. As estruturas da epse proximal do mero so: a. ( b. c. d. e. ) cabea, epicndilo maior e menor e osso capitato. ( X ) cabea, tubrculo maior e menor, sulco intertubercular e colo cirrgico. ( ) cabea, colo, trocnter maior e menor e osso cubide. ( ) cabea, epicndilo maior e menor e tlus. ( ) tubrculo maior, colo, trocnter menor e osso navicular.

b.

c. d. e.

23. So exemplos de ossos pneumticos: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) frontal, maxila e occipital. maxila, zigomtico e frontal. etmide, frontal e parietal. esfenide, maxila e frontal. esfenide, frontal e mandbula. 26. Quando utilizamos um corte coronal, dividimos o corpo em: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) regio superior e inferior. regio superior e esquerda. regio proximal e distal. regio direita e esquerda. regio anterior e posterior.

Pgina 10

Secretaria de Estado da Sade

27. Assinale a alternativa correta referente radiograa dos paranasais: a. ( X ) as incidncias bsicas so lateral, PA (Caldwell) e parietoacantial (Waters). b. ( ) na incidncia de Caldwell, o RC deve estar centralizado para sair no mento. c. ( ) na posio lateral, a cabea deve ser ajustada em uma posio lateral verdadeira, movendo o corpo em uma direo ntero-posterior (AP). d. ( ) a incidncia parietoacantial (Waters) uma rotina especial para seios paranasais. e. ( ) no mtodo de Caldwell, necessrio ajustar a cabea de modo que a linha mentomeatal (LMM) esteja perpendicular ao lme.

30. Assinale a alternativa correta em relao incidncia decbito lateral de abdome: a. ( b. c. ) paciente em ortostase, com os joelhos etidos 30 graus. ( ) raio central na borda do lme a pelo menos 2 cm da crista ilaca. ( X ) paciente deitado de lado sobre almofada radiotransparente e joelhos etidos, um sobre o outro, para estabilizar. ( ) paciente em decbito ventral sobre almofada. ( ) raio central direcionado para a clavcula.

d. e.

31. Na radiologia existe o efeito andico que pode ser aproveitado na radiograa de: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) trax em perl. crnio em perl. seios da face perl. coluna torcica em AP. extremidades em rotao.

28. Nas posies laterais com hiperexo e hiperextenso de coluna cervical, incorreto armar que: a. ( b. c. ) o paciente deve prender a respirao em expirao completa. ( X ) visualizamos patologias do esterno, incluindo fraturas e processos inamatrios. ( ) para hiperexo, o queixo deve estar abaixado at que toque o trax ou at onde o paciente consiga tolerar. ( ) o raio central perpendicular ao lme, direcionado horizontalmente para a rea de C4. ( ) devemos colimar os quatro lados de interesse, garantindo que tanto as vrtebras cervicais superiores quanto as inferiores estejam includas.

32. Assinale a alternativa correta. a. ( X ) A densidade radiogrca o grau de enegrecimento da imagem processada. b. ( ) O contraste radiolgico o somatrio da densidade com a distoro. c. ( ) A densidade radiogrca a diferena do contraste com a miliamperagem. d. ( ) A miliamperagem um fator de exposio expressado em KVp. e. ( ) O contraste radiolgico no inuencia a qualidade da imagem radiogrca.

d. e.

29. Assinale a alternativa correta, em relao incidncia lateral de cotovelo: a. ( b. ( c. ( ) a Dfo mnima ser de 188 cm. ) o lme a ser utilizado dever ser de 3543. ) o paciente dever estar em decbito lateral no bucky mural. d. ( ) o raio central dever estar perpendicular ao fmur. e. ( X ) o raio central deve estar perpendicular ao lme, direcionado para o meio da articulao do cotovelo.

33. Na incidncia pstero-anterior de trax visualizamos: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) pulmes, rins e bao. pulmes, esfago e rins. pulmes, diafragma e rim esquerdo. pulmes, esfago completo e diafragma. pulmes, ngulos costofrnicos e a traquia cheia de ar.

Pgina 11

Tcnico em Radiologia e Imagem

34. Utilizando a tabela de exposio, na aquisio de uma imagem radiogrca de trax com espessura de 14 cm e constante (C) do aparelho igual a 20, o kV nal ser igual a: a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) 34 kv. 44 kv. 48 kv. 54 kv. 68 kv.

38. Assinale a alternativa correta em relao rotina de coluna lombar: a. ( b. c. ) as incidncias bsicas so AP, PA axial do sacro e oblquas. ( X ) devemos visualizar em uma incidncia lateral de coluna lombar as vrtebras de T12 at S1. ( ) na incidncia AP axial de L5 a S1, o raio central deve ser sempre angulado em 70 e o raio central deve entrar ao nvel da articulao coxo-femural centralizado na linha mdia. ( ) necessrio fazer inspiraes profundas seguidas de expiraes profundas durante o exame. ( ) na incidncia AP, o paciente deve car em ortostase, apoiando todo o seu peso sobre o lado direito do corpo.

d. 35. Na aquisio de uma imagem radiogrca existe um mecanismo que permite limitar o campo, que chamado de: a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) colimador. estativa. cran. espessmetro. ltro de alumnio.

e.

39. Assinale a alternativa correta em relao rotina da radiograa de coluna cervical: a. ( ) as incidncias bsicas so AP transoral, AP axial e oblquas. ( ) na incidncia lateral necessrio alinhar o plano mdio sagital ao RC e linha mdia da mesa e/ou do lme. ( ) na incidncia AP axial, o raio central deve entrar no nvel da margem inferior da cartilagem cricide a m de atravessar C4. ( X ) na incidncia AP transoral, o objetivo visualizar C1 e C2. ( ) na incidncia oblqua, o raio central sempre ser angulado 45 caudalmente em direo C4.

36. Assinale a alternativa correta em relao incidncia lateral de punho: a. ( b. c. d. e. ) raio central paralelo ao lme, direcionado para a rea mdia do carpo. ( ) raio central paralelo ao lme, direcionado para a rea mdia do tarso. ( ) raio central perpendicular ao lme, direcionado para a rea mdia do tlus. ( ) raio central perpendicular ao lme, direcionado para a rea mdia do tarso. ( X ) raio central perpendicular ao lme, direcionado para a rea mdia do carpo.

b.

c.

d. e.

40. Assinale a alternativa correta em relao radiograa simples de abdome: 37. Na aquisio de uma imagem radiogrca de PA de quarto dedo da mo, o tamanho do lme dever ser: a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) 13 18. 18 20. 20 40. 24 30. 35 35. a. ( ) a Dfo utilizada de 190 cm. b. ( X ) o raio central perpendicular ao centro do lme e ao nvel da crista ilaca. c. ( ) as incidncias bsicas de abdome simples so AP em decbito dorsal, AP em ortosttica, PA torcica, decbito lateral esquerdo AP. d. ( ) o lme utilizado deve ser 24 30. e. ( ) as estruturas demonstradas so contornos do fgado, bao, traquia, rins, estmago e intestinos.

Pgina 12

Secretaria de Estado da Sade

41. Na rotina de raios x de crnio, correto armar que: a. ( b. c. ) o lme utilizado em uma incidncia AP axial (Mtodo de Towne) o 30 40. ( ) o lme utilizado em uma incidncia AP axial (Mtodo de Towne) o 35 35. ( ) as incidncias especiais so PA axial (Mtodo de Haas), focada L5-S1, submentovrtice (SMV) e PA a 0. ( ) na posio lateral, necessrio ajustar o pescoo para alinhar a LMM (linha mentomeatal) perpendicularmente borda anterior do lme. ( X ) na incidncia AP axial (Mtodo de Towne) o RC central deve ser angulado em 30 caudal em relao LOM, ou 37 em relao LIOM.

44. Assinale a alternativa correspondente ordem das etapas do processamento das pelculas radiogrcas: a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) revelao, xao, secagem e lavagem. revelao, xao, lavagem e secagem. revelao, secagem, lavagem e xao. xao, revelao, lavagem e secagem. xao, lavagem, secagem e revelao.

d.

e.

45. Em tomograa computadorizada (TC), utilizamos a escala de Hounseld, onde os valores de densidade da gua e do fgado so, respectivamente: a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) 0 e 60. 20 e 20. 20 e 10. 60 e 30. 100 e 50.

42. A obstruo do ducto nasolacrimal a causa mais comum de lacrimejamento no primeiro ano de vida, ocorrendo em aproximadamente 4 a 6% dos recmnascidos. Assinale a resposta que corresponde ao exame solicitado neste caso: a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) urograa excretora. colangiograa. dacriocistograa. endoscopia. raios X de trax.

46. No protocolo de TC de crnio devemos posicionar o paciente: a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) em decbito dorsal e imobilizar os ps. em decbito ventral e imobilizar os ps. em decbito dorsal e imobilizar a cabea. em decbito ventral e imobilizar o abdmen. em decbito dorsal e imobilizar o abdmen.

43. Assinale a alternativa incorreta em relao sala de processamento das imagens radiogrcas: a. ( b. ( c. ( ) deve ter exaustor para reduzir os gases. ) no deve apresentar nenhuma entrada de luz. ) o local onde ca a processadora automtica de pelculas radiolgicas. d. ( X ) o local do servio de radiologia onde encontramos os negatoscpios. e. ( ) possui luz de segurana com recomendaes especcas. 47. Na TC de coluna cervical, os parmetros geralmente utilizados so: a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) espessura de 1 mm e incremento de 7 mm. espessura de 2 mm e incremento de 2 mm. espessura de 6 mm e incremento de 6 mm. incremento de 10 mm e espessura de 5 mm. somente utilizamos espessura de 5 mm e no incremento.

Pgina 13

Tcnico em Radiologia e Imagem

48. Em uma TC de trax em alta resoluo, os parmetros utilizados so: a. ( X ) incio do exame nos pices pulmonares e com espessura de 1 mm. b. ( ) incio do exame nos pices pulmonares e com espessura de 6 mm. c. ( ) incio do exame nos pices pulmonares e com espessura de 12 mm. d. ( ) incio do exame nos 8 cm acima dos pices pulmonares e com espessura de 1mm. e. ( ) incio do exame abaixo de 3 cm dos pices pulmonares e com espessura de 1 mm.

51. Assinale a alternativa correta em relao aos efeitos estocsticos induzidos pelas radiaes ionizantes: a. ( b. ( ) a severidade do efeito proporcional dose. ) a probabilidade de aparecimento do efeito proporcional dose. c. ( X ) a probabilidade de aparecimento do efeito constante e independe da dose. d. ( ) a probabilidade e a severidade do efeito so proporcionais dose. e. ( ) o aparecimento dos efeitos ocorre quando a dose ultrapassa um limiar.

49. Assinale a alternativa relacionada com a ressonncia magntica: a. ( b. c. d. e. ) precesso, prtons de hidrognio e radiao ionizante. ( ) campo magntico, pitch, unidades de Hounseld e ressonncia. ( ) meio de contraste iodado, bobinas de gradiente, bobinas de radiofreqncia e magnetos. ( X ) bobinas de gradiente, prtons de hidrognio, bobinas de radiofreqncia e magnetos. ( ) relaxamento T1, relaxamento T2, precesso, prtons de hidrognio e radiofrmaco.

52. Assinale a alternativa que indica corretamente quais efeitos biolgicos so classicados como estocsticos. a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) leucemia e cncer. radiodermite e epilao. catarata e eritema. radiodermite e mutao. eritema e radiodermite.

53. Os trs tipos de sndromes associadas doena aguda das radiaes so: a. ( ) sndrome hematopoitica, sndrome do sistema reprodutor e sndrome do sistema nervoso central. ( ) sndrome hematopoitica, sndrome gastrointestinal e sndrome do sistema respiratrio. ( X ) sndrome hematopoitica, sndrome gastrointestinal e sndrome do sistema nervoso central. ( ) sndrome hematopoitica, sndrome do sistema endcrino e sndrome do sistema nervoso central. ( ) sndrome hematopoitica, sndrome do sistema renal e sndrome do sistema endcrino.

50. Assinale a alternativa correspondente ao meio de contraste utilizado na ressonncia magntica: a. ( b. ( ) sulfato de brio e radiofrmacos. ) meio de contraste iodado, e dividido em inico e no-inico. c. ( ) sulfato de brio, que um agente paramagntico. d. ( ) gadolnio-DTPA, que um agente radiopaco usado para realar estruturas metlicas. e. ( X ) gadolnio-DTPA, que um agente paramagntico.

b. c. d.

e.

Pgina 14

Secretaria de Estado da Sade

54. A scalizao do cumprimento das Diretrizes de Proteo Radiolgica em Radiodiagnstico Mdico e Odontolgico cabe: a. ( b. c. d. e. ) exclusivamente aos mdicos radiologistas e dentistas. ( ) aos mdicos radiologistas e tcnicos em radiologia. ( ) aos dirigentes dos servios de radiodiagnstico, mdico e odontolgico. ( X ) s autoridades sanitrias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. ( ) Comisso Nacional de Energia Nuclear e ao Instituto de Radiao e Dosimetria.

57. So princpios bsicos de proteo radiolgica estabelecido pela Portaria 453/1998 do Ministrio da Sade e Secretaria de Vigilncia Sanitria: a. ( b. c. d. e. ) otimizao, detrimento, tempo de exposio e justicao. ( X ) justicao, otimizao, limitao de dose e preveno de acidentes. ( ) justicao, otimizao, limitao de dose e detrimento. ( ) justicao, otimizao e detrimento. ( ) justicao, otimizao e preveno de acidente.

58. So vestimentas de proteo radiolgica: 55. So prticas adotadas em procedimentos envolvendo material perfurocortante: a. ( b. ) as agulhas devem ser reencapadas e retiradas da seringa para evitar acidentes. ( ) os recipientes especcos para descarte de material devem ser preenchidos acima do limite de 23 de sua capacidade total. ( ) as agulhas devem ser reencapadas e permanecer na seringa para evitar acidentes. ( ) as agulhas no devem ser reencapadas, mas podem ser retiradas da seringa e manuseadas sem luvas. ( X ) todo material perfurocortante, mesmo que estril, deve ser desprezado em recipientes resistentes perfurao e com tampa. a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) avental e luvas de chumbo. protetor de gnadas e botas. botas e luvas de procedimentos. dosmetro e luvas de procedimentos. protetor de tireide e luvas de procedimentos.

c. d.

59. O controle ocupacional dos trabalhadores expostos radiao ionizante realizado: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) a cada 60 meses. a cada 48 meses. a cada 30 meses. a cada 24 meses. a cada 6 meses.

e.

56. So medidas de radioproteo em relao radiao externa: a. ( X ) reduo do tempo de exposio, aumento da distncia da fonte e o uso de blindagens. b. ( ) reduo do tempo de exposio, aumento da distncia da fonte e no uso de dosmetro. c. ( ) reduo do tempo de exposio, diminuio da distncia da fonte e o uso de blindagens. d. ( ) aumento do tempo de exposio, aumento da distncia da fonte e o uso de blindagens. e. ( ) reduo do tempo de exposio, aumento da distncia da fonte e no uso de avental de chumbo.

60. O smbolo internacional da radiao ionizante usado para: a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) sinalizar apenas os servios de radioterapia. sinalizar apenas os servios de mamograa. sinalizar apenas os servios de TC. indicar a presena de radiao ionizante. sinalizar apenas os servios de medicina nuclear.

Pgina 15

Secretaria de Estado da Sade Rua Esteves Junior, 160 7o andar Centro 88015-530 Florianpolis SC Fone: (48) 3221-2300 http://www.saude.sc.gov.br

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos Campus Universitrio 88040-900 UFSC Florianpolis SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br

You might also like