You are on page 1of 4

Editora Brasil Seikyo

Brasil Seikyo - Edio 2034 - 08/05/2010 - Pg.A4 - Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes

Brasil Seikyo - Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes

Benefcio
A revoluo interna gera a transformao externa Qual a vantagem de praticar o Budismo Nitiren na Soka Gakkai? a possibilidade de domar a escurido fundamental (iluso), agir pelo bem, vivenciar a cristalina unicidade de mestre e discpulo e ainda experimentar a satisfao plena e profunda da mais elevada condio humana: o estado de Buda. Todos procuram a prtica budista com um interesse em comum: benefcios! Muitos questionam: O que terei de concreto quando iniciar a prtica da f budista? Primeiro preciso entender o significado de benefcio na filosofia budista, pois essa uma noo revolucionria e interessante.

O que ?
Benefcio a capacidade individual de produzir valor independentemente da realidade que se vive, ou seja, de realizar a prpria revoluo humana em meio realidade. O benefcio da prtica budista viver plena e satisfatoriamente sob quaisquer circunstncias.

Simplificando
natural o ser humano esforar-se para ter uma vida melhor (pessoal, profissional, familiar, financeira). Perder ou ignorar esse mpeto o mesmo que estar morto. Mas nossa ideia de benefcio no se limita ao lucro visvel aos olhos. Se o budismo rejeitasse completamente esse lucro no passaria de mera doutrina abstrata, separada da vida real. Consequentemente se tornaria uma religio enfraquecida, incapaz de oferecer um caminho seguro para as pessoas melhorarem concretamente a vida.

Purificao e transformao
Nesse contexto, de que maneira o budismo se posiciona entre a questo do lucro, que algo individual de cada pessoa, e a questo de ser abrangente no sentido de capacitar qualquer pessoa a conquistar os seus desejos. A resposta claramente revelada no Budismo Nitiren. O verdadeiro benefcio para o budismo a purificao e a mudana no mago da vida.

A meta gerar valor

Impresso por Joelma de Lima Enas (706681-3)

pgina 1

Editora Brasil Seikyo

Brasil Seikyo - Edio 2034 - 08/05/2010 - Pg.A4 - Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes

A questo no se por meio do Daimoku se consegue conquistar algo material ou no. Mas se essa pessoa consegue ou no produzir grande valor interno (como coragem, alegria, satisfao etc) enquanto busca esse objetivo. Se essa busca gera valor, isso benefcio. Se gera sofrimento, negativo. Na srie Sabedoria do Sutra de Ltus, consta: Alguns interpretam benefcio de forma errada, considerando-o como uma indicao da preocupao com os bens materiais e, com base nisso, menosprezam o budismo, tratando-o como uma religio inferior. Mas a doutrina budista do benefcio um ensino que tem a ver essencialmente com a purificao e a transformao da prpria vida. (Brasil Seikyo, edio no 1.525, 25 de setembro de 1999, pg. 4.)

E meus desejos mundanos?


Cada indivduo possui uma lista de desejos mundanos a ser realizada que ultrapassaria uma folha (alguns encheriam at um caderno). Por meio da prtica budista esses desejos se tornaro realidade? Se a prtica dessa pessoa conseguir eliminar o sofrimento de no ter tais coisas e ainda assim gerar uma imensa satisfao pelo simples fato de estar vivo e lutando por essas questes, ento, ser a causa de conquistas em todos os nveis.

Energia vital o essencial


Se o objeto do desejo gerar insatisfao, ansiedade ou sofrimento, o encanto se quebra e a revoluo humana no acontece. Todos os aspectos externos mudam naturalmente quando se gera energia vital internamente. Isso explicado pelo princpio do esho funi (unicidade do ser vivo e seu ambiente.) Essa ideia est expressa na frase do presidente Ikeda: A questo principal : uma ao positiva possui um benefcio inerente. O benefcio no absolutamente algo que vem de fora. Ele surge de dentro de nossa prpria vida; manifesta-se por nossas aes. O benefcio jorra como gua de uma fonte. isso o que significa benefcio. (Ibidem.)

E como se faz isso?


Mas a pode surgir um impasse: como tornar o eu uma fortaleza capaz de no se abalar diante dos problemas a tal ponto que a prpria circunstncia (no importa qual) seja motivo de felicidade? Simples: recitando o Nam-myoho-rengue-kyo e realizando o Chakubuku: as duas prticas bsicas dos membros da Soka Gakkai. Realizar essas aes (orar e propagar) com a mesma mente que Nitiren significa agir em exato acordo com o Buda e, ento, conseguir os mesmos efeitos de um buda.

Dedicao ao Kossen-rufu
Uma vez mais, o presidente Ikeda atesta essa ideia: Nesse sentido, ser capaz de recitar Daimoku,

Impresso por Joelma de Lima Enas (706681-3)

pgina 2

Editora Brasil Seikyo

Brasil Seikyo - Edio 2034 - 08/05/2010 - Pg.A4 - Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes

propagar o ensino de Daishonin e trabalhar pelo Kossen-rufu isso em si o maior dos benefcios. O Gosho diz: No h felicidade maior para os seres humanos que recitar o Nam-myoho-rengue-kyo. (END, vol. 3, pg. 199.) Isso indica claramente que uma vida dedicada ao Kossen-rufu a mais nobre. (Ibidem.)

A maior das felicidades


Se a prtica do budismo gera essa felicidade maior, todas as outras questes ficam enquadradas nesse poder gigantesco da Lei Mstica. A, transforma-se a preocupao com as questes cotidianas na convicao e satisfao de que todas as questes dirias originam-se e esto conectadas ao interior do ser humano.

Sujeito e objeto
Outra frase do presidente Ikeda elucida: A vida de todas as pessoas , de certa forma, uma sucesso de exemplos de benefcio e punio, valor e antivalor, ou de lucro e perda. Nos negcios, as vendas significam lucro ou ganho. Mas se os bens forem vendidos a um preo muito baixo, o negcio acaba em prejuzo. Quando um pintor concretiza seu desejo subjetivo de pintar uma maravilhosa obra-prima (ou seja, de criar o valor do belo), ocorre uma fuso do sujeito com o objeto, dando pessoa um sentimento de felicidade. E quando a pintura comprada, o lucro concretizado. (Ibidem.)

A chave est no Gohonzon


O objetivo do Budismo Nitiren capacitar a pessoa a desenvolver um mundo interior rico e abundante de fora vital. Seja vivendo uma situao agradvel, seja sob as mais terrveis tempestades, nada abalar um ser humano assim e quanto mais a pessoa vive, mais gera valor e felicidade. A chave est na maneira com que ela ora ao Gohonzon, que a fonte de toda essa energia. O maior benefcio de um ser vivente descobrir e saber utilizar o poder de gerar valor e felicidade a qualquer momento.

Fora interna para a vitria


Citando um exemplo clssico: uma determinada pessoa deseja uma casa nova para morar com a famlia. Se esse desejo a causa de uma profunda e espontnea transformao interior por meio da prtica, ento, o benefcio apareceu. O importante essa pessoa conseguir a fora interna para conquistar o que deseja.

Desejar no errado
No errado desejar. Lamentvel querer algo achando que esse algo a causa do sofrimento ou da
Impresso por Joelma de Lima Enas (706681-3)
pgina 3

Editora Brasil Seikyo

Brasil Seikyo - Edio 2034 - 08/05/2010 - Pg.A4 - Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes

felicidade. Ter ou no ter acaba no fazendo diferena para a felicidade no nvel fundamental. Ento, o melhor assumir o que se deseja e praticar despretensiosamente o budismo visando a criar um forte eu. A, naturalmente os caminhos para a conquista efetiva estaro abertos.

O comportamento otimista
O presidente Toda definia o Gohonzon como uma grande fonte de benefcios. E ele dizia que os benefcios surgem de acordo com a intensidade da f no momento de praticar diante do Gohonzon. A chave da obteno dos benefcios est no comportamento do praticante diante da vida. Essa atitude faz toda a diferena: O otimismo budista no um escapismo otimista de pessoas que cruzam os braos e dizem: De alguma maneira tudo se resolver. Ao contrrio, significa reconhecer claramente a maldade como maldade e o sofrimento como sofrimento, e lutar resolutamente para super-los. Significa acreditar na prpria habilidade e fora para lutar contra qualquer maldade e qualquer obstculo. uma luta otimista.

Qual a sensao?
O relato a seguir demonstra como amplo a condio de vida de quem pratica corretamente a Lei: O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, disse certa vez aos jovens: Neste momento, meu estado interior de vida tal como se eu estivesse estendido no alto do cu, com os braos abertos, sobre uma infinita extenso de brancas e macias nuvens. Tudo de que preciso vem at mim naturalmente. Vem a mim sem que eu busque. Onde consegui esse benefcio? Na priso, onde tive de passar dois anos. Mas a poca agora diferente, e vocs no precisam ir para a priso para conseguirem um estado assim. A nica coisa de que necessitam dedicar a juventude e a vida nobre misso do Kossen-rufu e incansavelmente em prol desse objetivo. (Ibidem, edio no 1719, 11 de outubro de 2003, pg. A3.)

Concluso
A dedicao corajosa prtica budista , de fato, a fonte de benefcios alm da prpria imaginao. Como diz o Mestre: O poder supremo do Nam-myoho-rengue-kyo nos capacita a transformar qualquer impulso ilusrio, carma negativo e sofrimento em estado de Buda, sabedoria e benefcio. No h carma negativo que no possamos mudar. Essa uma extraordinria fonte de esperana. Assim, no h razo para lamentarmos nem nos desesperarmos. (Ibidem, edio no 2031, 17 de abril de 2010, pg. A3.)

Impresso por Joelma de Lima Enas (706681-3)

pgina 4

You might also like