You are on page 1of 8

O DESPORTO COMO CAMPO DE VIVNCIA SOCIAL: UMA EXPERINCIA NO HANDEBOL

SPORTS AS A FIELD OF SOCIAL MODE OF LIFE: AN EXPERIENCE IN HANDBALL


*

Dourivaldo Teixeira

RESUMO
Este estudo apresenta uma investigao sobre o nvel de aprendizagem scio-motora de alunos-atleta de handebol, com idade entre 12 e 13 anos, do sexo masculino, submetidos, de forma comparativa, aos mtodos Funcional/Integrativo e Tradicional. Tem como objetivo apontar uma opo metodolgica para a aprendizagem esportiva e, mais especificamente, verificar e comparar o nvel de interao scio-motora dos praticantes submetidos a essas metodologias. Concluiu-se que o handebol uma atividade esportiva importante para a vivncia social e que a metodologia Funcional Integrativa ofereceu maior possibilidade de interao social que a metodologia Tradicional, favorecendo a aprendizagem scio-motora dos praticantes.
Palavras-chave: aprendizagem scio-motora, interao, prtica esportiva.

INTRODUO

Nos tempos atuais, observa-se uma total sofisticao do ser humano. As tecnologias tm derrubado fronteiras em todas as reas do conhecimento. A Educao Fsica tenta acompanhar essa evoluo, buscando proporcionar melhorias na qualidade de vida do ser humano e, com isso, tem incrementado suas influncias, principalmente na formao social dos indivduos. Dada a sua incumbncia pedaggica, a Educao Fsica apresenta um programa bastante abrangente. A essncia desse est na utilizao do "movimento humano" geral e irrestrito, dentro da cultura corporal de movimentos, que contempla os movimentos nos esportes, quer seja em competies de alto nvel, quer em atividades simplificadas, recreativas e educativas. O interesse sobre o potencial do desporto para a formao do indivduo tem aumentado nos ltimos anos, instigando muitos estudiosos. Especificamente no handebol, j podemos encontrar alguns autores estrangeiros que, a exemplo de Kasler (1978) e de Martini (1980), traam propostas planejadas e organizadas de acordo com o desenvolvimento do indivduo.
*

Em nossa realidade, entretanto, praticamente nada se fez. Autores brasileiros, como Simes [199?] e Mechia (1981), simplesmente apresentam uma proposta descritiva da tcnica, da ttica e cpia das regras de jogo, sem maiores reflexes e sem opes metodolgicas representativas para a realidade dos praticantes. Essa carncia de conhecimentos sobre os contedos esportivos, em especial sobre o handebol, vem dificultar a atuao dos profissionais especializados e, por conseqncia, influencia negativamente a formao de novos profissionais. O problema da formao do futuro jogador de handebol est na postura e na metodologia apresentadas pelos profissionais. Esses buscam introduzir, forosa e inconscientemente, tcnicas e tticas desvinculadas de suas caractersticas gerais e especficas, dificultando a formao integral e prejudicando sua especializao desportiva. A formao do praticante atravs do desporto deve respeitar os estgios de desenvolvimento e de maturao, no se restringindo motricidade especfica; deve visar a melhorias da condio fsica e fisiolgica, como tambm da afetividade, da intelectualidade, da criticidade, da sociabilidade

Professor Mestre do Departamento de Educao Fsica da Universidade Estadual de Maring.

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 81-88, 2. sem. 2001

82

Teixeira

e da criatividade, para que ele consiga avanar rumo aprendizagem social. Intentamos investigar o nvel de aprendizagem scio-motora de alunos/atletas de handebol, com idade entre 12 e 13 anos, do sexo masculino, submetidos, de forma comparativa, aos mtodos Funcional Integrativo (organizao conjunta professor/tcnico e alunos/atletas dos jogos como campo de vivncia, experincia e reflexo) e Tradicional (base nos mtodos Parcial, Global e Misto). Com base nos objetivos propostos, lanamos a hiptese norteadora do estudo: os praticantes de handebol submetidos ao treinamento com o mtodo Funcional Integrativo podem apresentar melhores resultados do que aqueles submetidos ao treinamento com o mtodo Tradicional, dentro do processo de ensino-aprendizagem, nos aspectos que compreendem a interao sciomotora.
QUADRO TERICO Interao scio-motora

competncia social. Essa socializao atravs do movimento e para o movimento pode ser possibilitada a cada instante do desenvolvimento do indivduo.
Contedo programtico do Handebol

A escolha do handebol como prtica permanente dever ser definida por meio da experincia do aluno/atleta na modalidade. Isso no dever fazer-nos esquecer de que a globalidade e a diversidade das aes solicitadas durante essa experienciao requerem uma prtica multiforme e polivalente. Para atingir essas finalidades, propomos um programa (quadro 1) a ser desenvolvido durante o perodo de treinamento (GC e GE, A e B), salvaguardando as caractersticas de cada mtodo.
Quadro 1 - Etapas a serem desenvolvidas no jogo de handebol e seus respectivos contedos.
Etapas Situao de jogo Contedo tcnica de jogo Jogo ofensivo 1- posio de expectativa; adaptao bola; progresses/explorao espacial. - posio de expectativa; deslocamentos defensivos; acompanhamento bola correspondente. - passe e recepo; arremesso apoiado; arremesso em suspenso; mudana de sentido e direo. - interceptao da bola; bloqueio da bola; disputa pela bola; contato com o atacante. - trajetrias; fintas; jogo orientado; jogo propriamente dito. -ajuda ao companheiro; jogo orientado; jogo oficial.

Bracht (1992, p. 75) atribui a obteno da socializao para o desempenho de determinado papel social s capacidades (habilidades) fsicas e sociais, que podem ser aprendidas em qualquer instituio social, cita Dietrich (1974), para ressaltar a importncia que legada aos jogos de movimentos na formao social dos praticantes. Cita tambm Parlebas (1980), para referir-se grande influncia que as regras do jogo - normas da competio e da concorrncia - imprimem ao comportamento motor. Segundo Pereira (1990, p.30), "o desenvolvimento scio-motor tem sido consensualmente definido como uma aquisio progressiva da interao com os outros, nas atividades fsicas e desportivas de grupo". Esse autor cita Wallon (1981), o qual, buscando a gnese do desenvolvimento scio-motor, afirma que "desde as primeiras semanas e desde os primeiros dias, constituem-se encadeamentos, donde surgiro as bases das relaes interindividuais". Essas relaes, para Samulski (1986), citado por Pereira (1990, p. 30), sero incrementadas numa perspectiva pedaggica atravs da competncia pessoal, da competncia para a adaptao ao meio ambiente e da

Jogo defensivo

2-

Jogo ofensivo

Jogo defensivo

Jogo ofensivo 3Jogo defensivo

Anlise dos mtodos

a) Mtodo Funcional Integrativo (M.F.I.): metodologia experimentada por Bracht (1983) e apresentada em tese de mestrado, que tratava da "Educao Fsica escolar como campo de vivncia social e de formao de atitudes favorveis prtica do Desporto". Com base em autores como Dietrich et al. (1978) e Rothemberg (1976), fundamentou-se Bracht (1983, p. 11) "no conceito recreativo de educao do gesto desportivo, que prope o ensino dos desportos atravs de sries metodolgicas de jogos" e destacou Knut Dietrich (1975) o qual, em sua anlise da interao nos jogos

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 81-88, 2. sem. 2001

O desporto como campo de vivncia social

83

desportivos, coloca que, para ocorrer aprendizagem social, no podemos, simplesmente, impor aos alunos um jogo ou um desporto previamente normatizado e regulamentado. Mais importante utilizar esse momento para oferecer condies de interaes, de discusses e de reflexes, a partir de e para sua prpria realidade. Assim, a abertura proporcionada ao aluno no planejamento, na organizao e na regulamentao dos jogos identifica uma concepo de ensino aberto (HILDEBRANDT; LAGING, 1986, p.11). Nessa, nos momentos de reflexes, procurase a participao de todos, independentemente das caractersticas individuais, levando a uma formao desportiva especfica no handebol mais consciente, crtica e criativa. Essa metodologia preconiza a formao desportiva atravs de jogos recreativos com regras simplificadas, que podero ser modificadas, a partir da ao dos praticantes. Elabora-se uma srie metodolgica de jogos (BRACHT, 1983) com uma seqncia pedaggica, objetivando a aprendizagem do handebol (regras oficiais). Nessa seqncia, existem algumas lacunas a serem preenchidas atravs do dilogo entre os envolvidos (praticantes/professor-tcnico). Cria-se outra srie de jogos (srie paralela), objetivando assegurar a performance especfica no handebol, praticando e aprimorando os fundamentos e as situaes de jogo mais especficas. Essa srie elaborada pelos praticantes e/ou professor/tcnico, assegurando que pontos negativos ou positivos sejam ressaltados e corrigidos ou aprimorados, a partir de uma prtica global, prazerosa e consciente. Ao contrrio de uma concepo de ensino centralizada no professor-tcnico, essa metodologia busca colocar o praticante numa condio de co-deciso, isto , de participao nas "decises, na orientao de objetivos, de contedo, de organizao, de transmisso ou de outros aspectos" (HILDEBRANDT; LAGING, 1986, p.11). b) Mtodo Tradicional (M.T.): para Bracht (1983, p.12), "a metodologia tradicional a que vem sendo utilizada comumente nas

aulas de Educao Fsica escolar". Enfatizamos tal afirmao e apontamos que, na formao desportiva especializada, faz-se uso, preponderantemente, dessa metodologia. Xavier (1986, p. 69) respaldanos, demonstrando que o handebol ensinado e aprendido no mtodo parcial, atravs da prtica separada de seus fundamentos e, aps o domnio desses, o jogo propriamente dito desenvolvido ou praticado. No mtodo global, na sua forma global e final, ou seja, sem preparao prvia, o handebol olmpico trazido aos praticantes, os quais assumem esse modelo. No mtodo misto, combinamos os dois mtodos, partindo da ao global para as partes e, destas, retornando quela. Em todos esses casos, a ao do professor visa aprendizagem de destrezas, ou seja, dos gestos tcnicos (BRACHT, 1992, p. 83).

METODOLOGIA DA PESQUISA

Consideramos este estudo dentro do campo da educao. Assim, recorremos a Trivios (1987) para caracteriz-lo como descritivo. Como populao, podem-se considerar todos os praticantes de handebol, que apresentarem as caractersticas descritas na amostra. A amostra foi constituda de forma intencional por escolares do sexo masculino, com idade entre 12 e 13 anos, que praticavam handebol no Sesi (Servio Social da Indstria), no Colgio Santa Cruz e no Colgio Marista de Maring-PR. O Grupo Experimental foi composto pelos praticantes do Sesi e o Grupo de Controle foi composto pelos praticantes dos Colgio Santa Cruz (G.C. A) e Marista (G.C. B). Utilizou-se, como instrumento, o Sistema de Registro de Comportamentos de Interao Social (Sircis), adaptado de Bracht (1983, p. 80), que se compe de uma ficha na qual observadores (nove acadmicos de Educao Fsica da Universidade Estadual de Maring), previamente treinados, realizaram registros dos comportamentos nas categorias: 1-nvel de participao; 2-contatos sociais; 3-formao de subgrupos; 4-participao na resoluo de problemas; 5-aceitao da mudana de regras; 6-mudana de regras e expresso de idias. Os dados foram coletados em observaes realizadas

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 81-88, 2. sem. 2001

84

Teixeira

nos meses de agosto, de outubro e de novembro/93, respectivamente, em uma sesso de treinamento por aluno em cada uma das etapas.
ANLISES E DISCUSSES Relato sucinto dos treinos realizados com o M.F.I.

a) Tema geral: abordagem do contedo tcnico e ttico do handebol, favorecendo emergncia de comportamentos de interao social. b) Objetivos: possibilitar aos praticantes a participao ativa na resoluo dos conflitos, a expresso de idias para as atividades, a anlise crtica e a deciso em grupo de possveis mudanas nas regras, a contribuio efetiva no planejamento dos treinos; propiciar a satisfao das necessidades ldicas e de movimentos, facilitando a participao criativa e autnoma nos jogos; subsidiar a aprendizagem e a prtica das tcnicas e das tticas de forma livre, espontnea, ldica, reflexiva e consciente. c) Contedo: constou de uma srie inicial de jogos, tendo como jogo final o handebol. Partindo dessa srie inicial, procuramos abordar, de forma indireta, os contedos do handebol (quadro 1), movidos pelos objetivos propostos no item b. Desenvolvemos os treinos de acordo com MFI, havendo replanejamentos conjuntos entre praticantes e professor/tcnico e chegamos srie metodolgica de jogos prevista na figura 1.
Handebol propriamente dito Futebol

Hande-Futebol Handebol com frontereiras Hande-Basquete Disputa de arremesso e rebatida Hande-Voleibol Handebo gigante Jogo de estafeta Handebol com apoio Caranquejobol Jogo dos dez passes Disputa de 7 metros Bola queimada Disputa de 9 metros A bola o pique Hande-Hugby Jogo do drible Jogo da seqncia de passes Corredor polens Handebol gigante

d) Estrutura da sesso de treino: 1- planejar; 2o- realizar o jogo escolhido; 3o- paralisar o jogo para discusso, refletir e propor possveis alteraes; 4o- praticar as alteraes sugeridas; 5o- avaliar e planejar o prximo treino. e) Procedimentos do professor/tcnico: o professor/tcnico teve como referncia imediata a estrutura preconizada para as sesses de treinos. Tendo como base uma filosofia humanista de Educao, buscou um clima de liberdade responsvel, congruncia, criatividade, possibilitando condies de confiana e de otimismo. Pesando os interesses dos praticantes, mesmo implicando uma maior flexibilizao do contedo, procurou sempre: 1- incentivar os praticantes, principalmente atravs da abertura e de orientaes, possibilitando-lhes participao no planejamento; 2- estimular a expresso de idias para a realizao e a modificao dos jogos ou das atividades; 3conduzir as reflexes e as discusses no sentido de perceber a importncia da participao de todos nos jogos ou nas atividades, a possibilidade e a necessidade de alterar as regras, a necessidade de se conseguir um ambiente agradvel, cooperativo e de companheirismo; 4- colocar as idias expressas apreciao do grupo; 5levar re-organizao e avaliao das atividades; 6- refletir a importncia de disciplina funcional, procurando espontaneidade, ao invs de imposio; 7abordar com reflexo os contedos tcnicos, tticos e de preparao fsica; 8descentralizar ao mximo as decises sobre contedos e atividades.
Relato sucinto dos treinos realizados com o M.T.

SRIE METODOLGICA DE JOGOS

Figura 1 - Srie metodolgica de jogos resultante a partir da srie inicial e do processo de treinamento.

SRIE PARALELA DE JOGOS

G. C. "A" (Colgio Santa Cruz) e G. C. B (Colgio Marista) a) Tema geral: a formao tcnica e ttica do handebol. b) Objetivos: proporcionar a aprendizagem dos elementos tcnicos e tticos individuais e coletivos, conforme quadro 1; aperfeioar as tcnicas e as tticas individuais, bem como a tcnica coletiva, conforme quadro 1; participar de competies escolares.

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 81-88, 2. sem. 2001

O desporto como campo de vivncia social

85

c) Contedo: tcnica de base, passar, receber, driblar, arremessar, bloquear, deslocar-se defensivamente, deslocar-se ofensivamente, contra-atacar, retorno defensivo, pegada defensiva etc.; treinamentos do goleiro, buscando a aprendizagem e o aperfeioamento da posio bsica, defesa baixa/mdia/alta, deslocamentos no gol, lanamentos de contra-ataque etc.; situaes tticas pr-elaboradas com 2, 3, 4, 5 e 6 praticantes; jogo de handebol, meia quadra/quadra toda; jogos treinos. d) Estrutura das sesses de treino: G.C. B Parte inicial: o professor/tcnico passava informaes gerais. Desenvolvimento: o professor/tcnico dirigia as atividades, iniciando com um jogo, na maioria das vezes, determinado por ele (os praticantes solicitavam jogar futebol, no que raramente eram atendidos). O controle do treinamento era assumido integralmente pelo professor/tcnico, que aplicava processos pedaggicos, educativos e exerccios, enfocando os elementos tcnicos/tticos. Conclua-se essa parte com um jogo de handebol, enfocando os contedos praticados. Essa seqncia identifica a opo pelo mtodo misto. Parte final: consideraes finais sobre o treino. G.C. A Parte inicial: professor/tcnico passava informaes gerais; Desenvolvimento: o professor/tcnico solicitava aes variadas dos praticantes, sempre em situaes simuladas de jogo e atravs de educativos e processos pedaggicos, fragmentando o contedo (mtodo parcial). Os praticantes procuravam desenvolver suas tarefas o mais rpido e corretamente possvel; sempre sob comando, iniciavam, paravam, mudavam de atividade. Parte final: professor/tcnico avaliava o treino. e) Procedimentos do professor/tcnico: G.C. A Centralizava o planejamento, o desenvolvimento e a avaliao do treino em sua pessoa; no possibilitava aos praticantes participaes criativas; dirigia todas as

atividades; no aproveitava os raros conflitos existentes para trabalhar a noo de reflexo e de crtica; externava sua sano disciplinar sem mais; no interrompia os treinos para as possveis discusses e reflexes; na maioria das vezes, interferia nos erros atravs de explicaes tcnicas, quando no aos gritos de longa distncia; no possibilitava aos praticantes condies para expressarem suas idias; no possibilitava propostas de mudanas das regras nas atividades e nos jogos; criava, nos treinos, o ambiente da competio com seus possveis adversrios.

G.C. B
Centralizava em si o planejamento, o desenvolvimento e a avaliao; no possibilitava a participao criativa, estabelecia e dirigia todas as atividades; aceitava somente sugestes sobre a prtica de outros jogos (ex. futebol) como preparao para as atividades principais; no interrompia o treino para possveis reflexes; na maioria das vezes, corrigia os erros atravs de explicaes tcnicas, tticas e colocaes comparativas e conclusivas; no dava espao e nem possibilidades para os praticantes expressarem suas idias, quando estes o faziam, faziam-no de forma indisciplinada, demonstrando a certeza de no serem aceitas; no buscava refletir criticamente as regras do jogo, qualquer alterao sempre partia de si mesmo em detrimento da participao dos praticantes; nas atividades ministradas, simulava situaes do handebol, exceto no jogo de futebol to esperado; definia a formao dos subgrupos. Este grupo apresentou um nvel de disperso elevada, impedindo a participao em algumas atividades.
RESULTADOS ENTRE OS GRUPOS POR CATEGORIA DE COMPORTAMENTO
Tabela 1 - Incidncia total dos comportamentos (+), (0) e (-) na categoria 1- Nvel de Participao nas trs etapas de observaes e registros.
Dimenses MFI (GE) MT (GC-A) MT (GC-B) Positiva % 93,0 49,2 51,4 335 118 123 Neutra Comp. 024 119 106 % 6,7 49,5 44,4 Negativa Comp. 001 003 010 % 0,3 1,3 4,2 Total Comp. 360 240 239 % 100 100 100 Metodologia Comp.

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 81-88, 2. sem. 2001

86

Teixeira

Quanto ao nvel de participao nos treinos, identificou-se, na tabela 1, a superioridade do Grupo Experimental (MFI) sobre os Grupos de Controle "A" e "B" (MT), o que nos indica a possibilidade do M.F.I. proporcionar aos praticantes condies favorveis para uma participao mais positiva nos treinos de handebol.
Tabela 2 - Incidncia total dos comportamentos (+), (0) e (-) na categoria 2- Contatos Sociais nas trs etapas de observaes e registros.
Dimenses MFI (GE) MT (GC-A) MT (GC-B) Positiva % 74,7 48,7 35,6 269 117 085 Neutra Comp. 084 119 133 % 23,3 49,6 55,6 Negativa Comp. 007 004 021 % 2,0 1,7 8,8 Total Comp. 360 240 239 % 100 100 100 Metodologia Comp.

Percebemos uma diferena no significativa entre os grupos, quanto resoluo dos conflitos gerados intragrupos durante os treinos. Percebemos, tambm, que as freqncias dos registros nessa categoria foram baixas, o que parece indicar que a democracia (MFI) e a autocracia (MT), cada uma a sua maneira, minimizam o surgimento de conflitos durante as sesses de treinos.
Tabela 5 - Incidncia total dos comportamentos (+), (0) e (-) na categoria 5- Aceitao da Mudana de Regras nas trs etapas de observaes e registros.
Dimenses MFI (GE) MT (GC-A) MT (GC-B) Positiva % 67,0 22,0 25,0 092 025 017 Neutra Comp. 041 091 046 % 30,0 78,0 69,0 Negativa Comp. 004 000 004 % 3,0 0,0 6,0 Total Comp. 137 116 067 % 100 100 100 Metodologia Comp.

Em relao aos comportamentos de contatos sociais, tem-se, na tabela 2, a superioridade do grupo submetido ao mtodo Funcional Integrativo, identificando que esse mtodo proporcionou condies mais propcias para que contatos entre os praticantes ocorressem de forma positiva, enquanto os grupos de controle se equilibraram com maior freqncia na dimenso neutra.
Tabela 3 - Incidncia total dos comportamentos (+), (0) e (-) na categoria 3- Formao de Subgrupos nas trs etapas de observaes e registros.
Dimenses MFI (GE) MT (GC-A) MT (GC-B) Positiva % 69,0 47,0 24,7 056 017 021 Neutra Comp. 024 019 057 % 30,0 53,0 67,1 Negativa Comp. 001 000 007 % 1,0 0,0 8,2 Total Comp. 081 036 085 % 100 100 100 Metodologia Comp.

Os percentuais mostram que o M.F.I. levou os praticantes a um nvel mais elevado de comportamentos de aceitao das alteraes de regras, visto que os praticantes dos Grupos de Controle "A" e "B" (MT) se posicionaram de forma neutra, demonstrando indiferena s alteraes das regras durante os treinos. Tal aceitao pode ser atribuda maior participao no processo de organizao das atividades no M.F.I.
Tabela 6 - Incidncia total dos comportamentos (+), (0) e (-) na categoria 6- Mudana de Regras e Expresso de Idias nas trs etapas de observaes e registros.
Dimenses MFI (GE) MT (GC-A) MT (GC-B) Positiva % 19,0 2,5 1,0 069 006 003 Neutra Comp. 020 000 000 % 6,0 0,0 0,0 Negativa Comp. 271 234 236 % 75,0 97,5 99,0 Total Comp. 360 240 239 % 100 100 100 Metodologia Comp.

Os ndices percentuais so favorveis ao processo de treinamento atravs do M.F.I. Esse mtodo ofereceu melhores condies para a formao de subgrupos de forma espontnea, sendo que os praticantes submetidos ao mtodo Tradicional apresentaram postura neutra, aguardando indicaes, quase sempre do professor/tcnico.
Tabela 4 - Incidncia total dos comportamentos (+), (0) e (-) na categoria 4- Participao na Resoluo de Problemas nas trs etapas de observaes e registros.
Dimenses MFI (GE) MT (GC-A) MT (GC-B) Positiva % 62,0 64,0 53,0 031 032 010 Neutra Comp. 018 013 008 % 36,0 26,0 42,0 Negativa Comp. 001 005 001 % 2,0 10,0 5,0 Total Comp. 050 050 019 % 100 100 100 Metodologia Comp.

Identificamos baixo ndice de comportamentos positivos em relao mudana de regras e expresso de idias, nos trs grupos, e a diferena foi favorvel ao MFI (G.E.). Os praticantes submetidos ao mtodo Funcional Integrativo posicionaram-se mais positivamente frente s proposies de novas regras nas atividades e expressaram suas idias com maior freqncia do que no mtodo Tradicional. Os altos ndices de comportamentos negativos nos orientaram no sentido da falta de preparao para exercer e respeitar direitos de participao, fortalecendo, ainda mais, a necessidade de uma metodologia que privilegie esse aprendizado.

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 81-88, 2. sem. 2001

O desporto como campo de vivncia social

87

Resultados comparativos da freqncia total entre os grupos


Tabela 7 - Incidncia total de comportamentos (+), (0) e (-) no decorrer das trs etapas de observaes e registros desenvolvidas.
Etapas 1a etapa 2a etapa 3a etapa Total Mdia Grupos Dimenses Comp % Comp % Comp % Comp Comp % Positiva G.E. MFI Neutra Negativa Total Positiva G.C. A Neutra MT Negativa Total Positiva G.C. B Neutra MT Negativa Total 278 62,3 210 61,0 364 65,0 852 284,0 62,0 070 15,7 058 16,9 083 15,0 211 76,0 17,0 098 22,0 076 22,1 111 20,0 285 21,0 21,0 446 100 344 100 558 100 1348 455,0 100

140 42,0 031 14,0 144 39,0 315 105,0 34,0 104 31,0 129 59,0 128 35,0 361 120,0 39,0 091 27,0 060 27,0 095 26,0 246 82,0 27,0 335 100 220 100 367 100 922 307,0 100

099 31,0 077 31,3 083 26,0 259 86,0 29,0 122 38,0 094 38,2 134 42,0 350 117,0 40,0 101 31,0 075 30,5 103 32,0 279 93,0 31,0 322 100 246 100 320 100 888 296,0 100

O Grupo Experimental apresentou, nas trs etapas de observaes e registros, um nvel de comportamento positivo acima dos comportamentos neutros e negativos, com elevao entre o pr e o ps-teste. Com maior equivalncia quanto aos nveis de comportamentos nas trs dimenses, o G.C. "A" apresentou certa alternncia entre os valores de comportamentos das dimenses positiva, neutra e negativa, sendo que, no reteste, o maior valor foi apresentado pela dimenso neutra, demonstrando, assim, um certo distanciamento entre os praticantes. No ps-teste, embora com certa equivalncia entre os valores, este grupo voltou a apresentar maior freqncia de comportamentos positivos. Com maior equilbrio entre as freqncias das trs dimenses de comportamentos, o Grupo de Controle "B" apresentou-se com a maior freqncia de comportamentos na dimenso neutra, inclusive progredindo gradativamente. Em duas etapas (pr e ps-teste), a dimenso negativa surgiu com o segundo maior valor de freqncia, sendo que a dimenso positiva apontou o segundo maior valor no re-teste.
CONSIDERAES FINAIS

Observamos e registramos os comportamentos de interao social durante os treinos. Constatamos que a prtica do handebol

um campo riqussimo para vivncias sociais e que, atravs da M.F.I., poderemos obter, nos treinos, nveis mais positivos de comportamentos de interao social em funo da: a) maior abertura para participao, no somente na prtica, mas na escolha, no planejamento e no desenvolvimento das atividades, oportunizando aos praticantes uma participao mais dinmica, agradvel, prazerosa e espontnea; b) dinmica de discusso e de reflexo crtica sobre os conflitos ocorridos, com espao para todos participarem, propiciando maior intensidade nos contatos sociais e, de forma mais positiva, identificando um maior respeito pelos posicionamentos assumidos; c) menor interferncia do professor/tcnico, levando os praticantes a se inclurem ou, at mesmo, a proporem a constituio de subgrupos; d) maior participao na estruturao das atividades, propondo, experienciando e analisando criticamente as regras, concedendo aos praticantes coresponsabilidade e conscincia de que as regras podem ser alteradas distribuindo mais eqitativamente a afetividade em relao s atividades desenvolvidas, diminuindo a ansiedade e adquirindo maior conscientizao em funo de um objetivo comum entre o professor/tcnico e os praticantes. Essas vantagens no ocorrem com a metodologia Tradicional em funo da unilateralidade das propostas. A partir dos resultados obtidos e pela experincia adquirida, que identificou limitaes, sugerimos a realizao de novas pesquisas neste tema: a) um estudo com maior durao, acompanhando a evoluo dos praticantes; b) uma experincia com o sexo feminino e com a formao de turmas mistas; c) adaptao ao treinamento de alto nvel/profissionais e d) proposio de estudos em outras modalidades esportivas. Este estudo, que partiu da sugesto de Bracht, no pretende ser delimitativo e conclusivo. Entendemos que, atravs dele, avanamos alguns passos quanto nossa atuao enquanto formadores de futuros indivduos praticantes ou no de esportes, caminhada que pretendemos compartilhar com outros companheiros.

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 81-88, 2. sem. 2001

88

Teixeira

SPORTS AS A FIELD OF SOCIAL MODE OF LIFE: AN EXPERIENCE IN HANDBALL


ABSTRACT This study deals with an investigation on the level of 12-to-13-year-old male students-athletes sociomotive learning when submitted for comparison to the following methodologies: functional/integrative and traditional. Its objective was eventually to point out the best methodological option for sports learning and especially to verify and compare the sociomotive interaction level of the practitioners submitted to these methodologies. The results led to the conclusion that handball is an important sport for social mode of life and that the functional/integrative methodology offered a better possibility of social interaction than the traditional method in favoring sociomotive learning of the practitioners.
Key words: sociomotive learning, interaction, sports practice.

REFERNCIAS
BRACHT, Valter. Educao Fsica e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992. BRACHT. Valter. A educao fsica escolar como campo de vivncia social e de formao de atitudes favorveis prtica do desporto. 1983. Dissertao (Mestrado) Centro de Educao Fsica e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1983. HILDEBRANDT, R.; LAGING. R. Concepes abertas no ensino da educao fsica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1986. KASLER, Horst. Handebol: do aprendizado ao jogo disputado. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1978. MARTINI, K. Andebol: tcnica-ttica-metodologia. Portugal: Publicaes Europa-Amrica, 1980. MECHIA, J. M. Handebol: da iniciao ao treinamento. Curitiba: Livr. Ed. Itaip, 1981.

PEREIRA, V. R. Estudo da influncia de um programa desportivo motor centrado no andebol sobre o desenvolvimento psicomotor das crianas em idade escolar (9 e 10 anos). 1990. 392 f. Tese (Doutorado em Cincia do Desporto) - Universidade do Porto, FCDEFUP., Porto, 1990. SIMES, A. Handebol: tticas defensivas e ofensivas. So Paulo: Cia Brasil Ed., [199?]. TRIVIOS, A. N. Silva. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. XAVIER, Telmo. Mtodos de ensino em Educao Fsica. So Paulo: Ed. Manole, 1986.

Recebido em 19/07/01 Revisado em 22/08/01 Aceito em 5/09/01

Endereo para correspondncia: Dourivaldo Teixeira, Rua Professor Guido Incio Bersch, 356, Jardim Universitrio,
87020-250, Maring, PR., Brasil. E-mail: texa@wnet.com.br

Revista da Educao Fsica/UEM

Maring, v. 12, n. 2, p. 81-88, 2. sem. 2001

You might also like