You are on page 1of 3

Ttulo do relatrio de determinada experincia

O. Responsvel Departamento de Fsica Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Curitiba Av. Sete de Setembro, 3165 Rebouas 80230-901 Curitiba PR - Brasil e-mail: o.responsavel@<seu_provedor>
Este o resumo do relatrio. O resumo deve ser objetivo, coerente e curto, com aproximadamente 100-150 palavras. Deve conter todas as informaes necessrias para que um leitor tenha uma idia clara do que foi feito e, principalmente, quais resultados foram obtidos. As dicas que se seguem explicam de maneira genrica como deve ser a formatao de um relatrio em estilo artigo cientfico, tanto a nvel de separao lgica de unidades de texto como em formatao de equaes, figuras e tabelas. Como pode ser visto, o resumo formatado em um pargrafo simples, com tamanho de letra ligeiramente menor que o do texto. No se usa acrnimos ou abreviaes no resumo. obrigatrio citar e discutir o valor medido das grandezas pertinentes como informao final do resumo, j que no caso desta disciplina as experincias possuem o objetivo de medir alguma grandeza fsica bem definida.

Introduo
A funo da seo de introduo discorrer um pouco sobre a histria da experincia em questo (quando pertinente), discutir os fenmenos e princpios fsicos envolvidos, assim como realizar qualquer manipulao de conceitos e apresentar equaes que sero teis durante a seo de anlise e discusses (ou onde forem necessrias). No h limite para o tamanho da seo, isso depende da complexidade dos conceitos e dos clculos envolvidos. Note que a partir desta seo o artigo est formatado em um padro de duas colunas, o que seguido pela grande parte das revistas cientficas da nossa rea. O tamanho de letra fica o mesmo at o final das concluses. Equaes devem ser numeradas em forma sequencial (por todo o relatrio, onde quer que apaream) e o padro geralmente o seguinte: x = x0 + vt, (1)

e note que elas fazem oficialmente parte das frases, de modo que devem ser pontuadas adequadamente. No caso de equaes que terminem uma frase, a prxima sentena escrita em novo pargrafo, algo como y = y0 vt. (2)

Claro que aqui a preferncia do usurio. Podese tentar escrever equaes simples como fiz acima, pode-se usar algum editor de equaes do Word ou mesmo escanear e colar como figura. S no esquea a numerao seqencial e cite adequadamente, como por exemplo ao comentar a eq. (1) ou fazer manipulaes como isolar a velocidade v da eq.(2) e substituir em (1).

E, finalmente, evite a todo custo fazer copy and paste de sites de internet. Em 90% dos casos, material provindo de internet sem uma cuidadosa leitura pode trazer inconsistncias e, freqentemente, erros conceituais grosseiros. A internet uma tima ferramenta mas deve ser utilizada com muito bom senso porque est cheia de lixo (para dizer o mnimo...). Cuidado tambm com cpia de relatrios de amigos, ou coisas do tipo. Aproveite a oportunidade de reforar a prtica de escrever relatrios, vai ser uma boa reviso e voc pode aprender bastante fsica e histria da fsica se fizer sozinho. E jamais d um copy and paste na introduo do roteiro da experincia! Como sempre nos baseamos em algo para escrever a introduo, as fontes devem ser corretamente referenciadas [1]. Este arquivo pode e deve ser usado como template para a confeco de seus relatrios, j que isto pode evitar perda de tempo gasto com formatao. Para seu conforto e adequao, h trs verses para diferentes editores de texto: LaTeX, Open Office e Word. Pode ser que por alguma situao inusitada um relatrio tenha que ser enviado por e-mail. Neste caso, salve o relatrio em formato .ps ou .pdf, para sua segurana. Por um problema de compatibilidade de verses ou mesmo de fontes de letra, pode ser que o arquivo enviado em .sxw ou .doc perca o formato original. Salvando em .ps ou .pdf voc garante (exceto no caso do LaTeX, onde no h problemas com formatao dependente de computadores) que o destinatrio receber exatamente o que voc enviou. Alm disso, mais seguro para voc, pois o destinatrio no teria como modificar o texto de maneira fcil.

Procedimento experimental
Esta seo traz uma descrio do que foi realizado em laboratrio. Descreva a montagem experimental utilizada, incluindo detalhes que possam parecer importantes para voc. Descreva a sistemtica de medidas empregada, como os dados foram obtidos. A idia que um leitor poderia reproduzir perfeitamente a experincia que foi realizada com base nas informaes contidas nesta seo. Peo encarecidamente que voc descreva o que fez, no o que era para ter sido feito. Saber com clareza quais foram seus passos fundamental para compreender eventuais comportamentos estranhos de seus dados. Novamente, jamais d um copy and paste do roteiro!

Tabela II: exemplo de diviso puramente horizontal, com linhas duplas para indicar incio e final da tabela, nos moldes dos jornais da APS (Phys. Rev. e Phys. Rev. Lett.).

Posio (m) 1.0 2.0 3.0 4.0

Tempo (s) 11.0 20.0 29.5 40.5

Velocidade (m/s) 0.09 0.100 0.102 0.099

Resultados e discusso
Aqui so apresentados os dados obtidos (geralmente em tabelas), com suas respectivas imprecises experimentais. Dependendo do que for medido e do que for solicitado pelo roteiro, s vezes os dados so apresentados em tabelas e toma-se o valor mdio da grandeza de interesse; em outros casos a anlise mais complexa e ser necessrio fazer um ou mais grficos para se obter as grandezas desejadas. Novamente, necessrio extrair dos grficos valores atravs de ajustes lineares, exponenciais ou de outro tipo, e cada um dos parmetros do ajuste possui uma incerteza associada devido disperso dos dados. Programas como o Origin j fazem esses ajustes e fornecem os parmetros com suas respectivas incertezas de maneira automtica. Devem ser informados e comparados com o que for apropriado. As legendas das tabelas so sempre colocadas em cima das mesmas, e usaremos neste nosso formato uma diviso livre, um exemplo da qual pode ser visto na tabela I. Porm costume de algumas revistas que as divises sejam somente na horizontal, como pode ser visto na tabela II. A escolha sua. O tamanho de letra das legendas (vale para figuras ou tabelas) deve ser um pouco menor que a letra do texto, para evitar confuso.
Tabela I: exemplo de diviso total, com margeamento horizontal e vertical. Note as incertezas experimentais e a propagao de erro, e o uso do nmero adequado de algarismos significativos.

As legendas das figuras so sempre colocadas abaixo das mesmas, e com tamanho de letra menor (vide o caso das tabelas). Coloque os nomes e unidades corretos para as grandezas de abcissa e de ordenada. Escolha tamanhos de letra que sejam visveis quando a figura for inserida na coluna, e isso vale tambm para os valores das escalas. A numerao das figuras seqencial, como sempre. Uma vez apresentados os dados, vem a parte mais importante do relatrio: o que fazer com eles! Cada experimento pede alguma coisa em particular. s vezes um tratamento estatstico com mdias e desvios-padro, s vezes grficos dos dados

1.0

Posio (m)

0.5

0.0

-0.5

-1.0 0 2 4 6 8 10

Tempo (s)

Figura 1: Posio da massa M atrelada a uma mola em funo do tempo.

Posio (m) 1.0 2.0 3.0 4.0

Tempo (s) 11.0 20.0 29.5 40.5

Velocidade (m/s) 0.09 0.100 0.102 0.099

experimentais com ajustes tericos segundo alguma expresso conhecida (ou mesmo ajustes lineares simples) para extrair alguma grandeza especfica. Geralmente os grficos facilitam ao leitor a visualizao das tendncias das medidas, e porque foi escolhido este ou aquele mtodo de ajuste pode ser ali facilmente justificado. imprescindvel que os resultados obtidos sejam discutidos luz do que era esperado. Se h determinao de alguma constante ou valor bem conhecido na literatura, a comparao deve ser feita. Aqui entra a importncia das incertezas experimentais! Muitas vezes a medida pode apresentar valor mais alto ou mais baixo que o esperado, e a propagao de erros vai dizer se isto est de acordo com as limitaes dos equipamentos ou se h algum outro fator intrnseco que no foi levado em considerao e que poderia justificar a diferena de resultados. Veja que s uma boa descrio do experimento pode ajudar a localizar provveis fontes de erros que poderiam justificar as eventuais diferenas

encontradas aps experimentais! Concluses

anlise

de

incertezas

As concluses devem abordar brevemente o experimento efetuado (no copy and paste da introduo ou parte dela!) e se centrarem nos resultados obtidos, mas de maneira resumida. A que concluses estes resultados levam? Como os resultados se comparam com os modelos tericos existentes e/ou com os valores j conhecidos para as grandezas investigadas? Houve problemas na execuo que poderiam responder por eventuais discrepncias? Alguma sugesto de melhoria?

Referncias
Referncias devem ser listadas por ordem de citao no texto, no formato usual dos artigos cientficos. Abaixo esto exemplos para citaes de livros [1] e de artigos cientficos em revistas especializadas [2]. Note o tamanho de letra semelhante aos das legendas de tabelas e figuras.
[1] H. Moyss Nussenzveig, Curso de Fsica Bsica, vol. 1 Mecnica, 3a ed. (Edgard Blscher, So Paulo, 1996), p. 1. [2] J. Bardeen, L. N. Cooper, and J. R. Schrieffer, Phys. Rev. 106, 162 (1957); id., Phys. Rev. 108, 1175 (1957).

You might also like