You are on page 1of 2

PASSOS Passo 1 (Equipe) Elaborar uma tabela com as tcnicas de avaliao de ttulos, aes preferenciais e ao ordinria, aps conceituar

valor. Aes Ordinrias : as aes ordinrias conferem direito de voto a seu titular nas deliberaes das assemblias de acionistas - autoridade mxima da companhia -, alm da participao nos lucros da sociedade [OLIVEIRA1986]. Normalmente, a cada ao corresponde um voto [CASTRO1979]. Conseqentemente, o proprietrio de aes ordinrias tem responsabilidades e obrigaes correspondentes ao montante de aes possudas [OLIVEIRA1986]. Aes Preferenciais : as aes preferenciais normalmente no do direito de voto, caracterstica das aes ordinrias reconhecida pelos diversos sistemas jurdicos [CASTRO1979]. Entretanto, possuem vantagens e preferncias em relao s aes ordinrias, protegendo seus titulares contra decises tomadas nas assemblias de acionistas [S1987]. Essas preferncias consistem em prioridade na distribuio de dividendos, no reembolso de capital no caso de dissoluo da empresa e na acumulao destas vantagens [CASTRO1979] [OLIVEIRA1986] [S1987] [SANVICENTE1988] [RUDGE1993]. Passo 2 (Equipe) Responder questo: Como se pode utilizar o CAPM nos mtodos de avaliao? Os artigos cientficos a seguir, iro auxili-los nessa Etapa. O CAPM, pode ser aplicado a um investimento , para o qual se estabelece um coeficiente bete, e assim torna-se possvel estimar a TMA ( retorno exigido pelo fornecedor) para esse projeto. Exemplo A Embrar tem um projeto de avio de passageiros com B=2,0. Supondo a taxa Selic a 12 % ao ano e o Ibovespa projetado em 20% ao ano, qual o retorno mnimo exiido (TMA) para o projeto? K= Rf+Bx(m-Rf) K=12% + 2,0 (20% - 12%) K=28% ao ano=TMA Assim, para justificar o risco alto risco do projeto (B=2,0, ou eja duas vezes o risco da bolsa de valores), exige-se uma TMA de 28% ao ano.

ETAPA 5 Passo 2 (Equipe) Responder s questes a seguir: a) O que oramento de capital?

O oramento de Capital um conjunto de tcnicas que o administrador financeiro usa para avaliar os projetos que envolvem a aquisio de ativos em longo prazo. O oramento de capital uma abordagem sistemtica para avaliar investimentos em ativos de longo prazo ou de capital. Sua anlise enfoca a possibilidade de os fluxos de caixa crescentes que a empresa espera que o ativo gere justifiquem o investimento nesse ativo de longo prazo b) Quais so os custos iniciais?

c) Como podemos determinar o Fluxo de Caixa Incremental?

d) Explicar: Taxa Mdia de Retorno (TRM), Perodo de Recuperao do Investimento (PAYBACK), Valor Presente Lquido (VPL), ndice de Lucratividade (IL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). PAYBACK = Periodo de PAYBACK o prazo necessrio para que os fluxos da caixa de um investimento igualem seu custo. Regra: Um projeto de investimento deve ser aceito caso seu PAYBACK seja inferior a um prazo limite. TIR = Taxa de desconto que iguala o VPL estimado de um projeto a zero. Regra: um projeto deve ser aceito quando sua TIR for superior ao retorno exigido VPL = a diferena entre o valor de mercado do projeto e seu custo. Um projeto deve ser aceito sempre que o VPL for positivo.

You might also like