You are on page 1of 3

2011 - Planejamento Aula de Informtica

O que focar em cada grupo ? Sistema de recompensas? Reforos positivos? OBJETIVOS G5 - objetivo de fixarem bem a questo de salvar texto, e-mail e anexo. g3 - objetivo de faz-los escreverem no Word. Alguns ainda esto engatinhando no mundo letrado e por isso reforar a escrita. Redaes, ditados, ttulos sugestivos e encaminhamentos dos contedos Que estimulem as crianas pensarem e escreverem sobre seus sentimentos, emoes, relaes familiares, na escola, sobre sua cidadania no cotidiano, etc. -------------------------------------------------------------------------------G4 - EXERCICIO - cada um fique de frente p um amigo e faa uma observao. Como meu colega? O que ele tem de diferente comigo? O que tem igual? Dependendo do tempo d p fazer dinmica do espel ho e depois escreverem as concluses quanto a observao. Contedo: redao QUEM SOU EU? Depois tirar o nome da redao e pedirei p eles lerem e identificarem o amigo que escreveu. Com os grupos 3 e 5 que ficaram praticamente a aula toda em cima da redao, aula livre . Depois fazer a mesma redao, dando as caractersticas de um colega - QUEM ELE? G3 e 5 - aula livre. Com o G3 li cada redao "Quem sou eu?" p turma e pedi para que eles deduzam quem a pessoa. Depois sorteio das folhas para cada um deixar um recado p o colega. semana que vem - G5 ler as redaes, mas em vez de deixar recado para colega fazer redao descrevendo o colega , salvar no word e me enviar por e-mail. Objetivos: G5 - Observar sites mais utilizados pelo grupo G3 - Verificar leitura e lgica G4 - Definir regras de convivncia na sala informatizada Contedo: Trabalhar com a planiha de clculos EXCEL; *Data: Objetivos: G3 Verificar as operaes de adio e subtrao$ G2 Explorar letras do alfabeto e uso correto do mouse G4 Observar sites mais utilizados pelo grupo Reforar as operaes que voce havia me orientado quanto a cada Grupo G3 - Exercitar a leitura e escrita; G4 e G5 - Exercitar alm da leitura e escrita - as operaes bsicas em arquivos - Como nomear um arquivo, como salvar e como recuper-lo, e uso do corretor ortogrfico do processador de textos Word, como recurso para verificarem seus erros no ditado. Contedo: REFLEXO QUANTO AO OUTRO Escrever texto no quadro " Eu e o outro. Viver conviver. se relacionar. Somos seres de relao. Sem o outro no existimos. No h sentido em pensar "eu e o mundo". preciso pensar "eu como um pedao do mundo". ngela Antunes. "

Sortear/definir um aluno para ler o texto lentamente do quadro; Conversar em sala sobre o texto Orientaes na conversa sobre o texto " Eu e o outro" , perguntas? qual o contedo das perguntas? Contedo: TRABALHO COM O POWER POINT - em dupla Abrir o Power Point; Num primeiro slide colocar o ttulo do texto , Eu e o outro, e como subttulo o nome deles; No segundo slide copiar o texto do quadro. Destacar o uso do shift+^p acentuao e as aspas; No terceiro slide o ttulo deveria ser "O que fao para ter uma boa relao com meus colegas?" - Colocar atitudes que fazem para se relacionar bem com os amigos. No quarto slide "O que fao para ter uma boa relao com a natureza?". Responder abaixo. Aps concluir a escrita de cada slide, mudar o design, animao e salvar com nome adequado. O G4 e G5 enviar por e-mail. Na prxima aula - apresentao dos trabalhos. Contedo: Internet, jogos Atividade: G4 Dilogo sobre regras da sala informatizada. Explicitar o porqu que alguns sites so proibidos. G5 Aula livre para uso da internet G3 Entrar no site divertudo (www.divertudo.com.br) e jogar Histria Bagunada, onde cada criana dever colocar em ordem os quadros com parte de uma histria. Em seguida, no mesmo site, jogar Palavras fujonas em que devem incluir as palavras corretas que sumiram do texto. Observaes: Criana que no concluem exerccios por dificuldade na leitura, etc. *Data: Objetivos: G3 Verificar as operaes de adio e subtrao$ G2 Explorar letras do alfabeto e uso correto do mouse G4 Observar sites mais utilizados pelo grupo Contedo: Internet , jogos Atividades: G3 Entrar no site www.jogos360.com.br . E clicar no jogo Brains SPA. Neste jogo cada criana deve colocar no carrinho de compras de supermercado os produtos onde a soma d a quantia exata que cada um possui. Em seguida jogar Math Game cujo objetivo descobrir o resultado da soma e subtrao de um dado problema. G4 Aula livre para uso da internet G2 Entrar no site www.smartkids.com.br e jogar alfabeto em portugus. Neste jogo a criana deve clicar no objeto que se inicia com a letra indicada. * poucas crianas, aula livre!!! Objetivos: G2 Estimular o uso do mouse G3 Explorar jogos G4 pesquisar mais o tema sexualidade Contedo: Internet, jogos Atividade: G2 Entrar no site //sitededicas.uol.com.br e jogar memria, jogo da velha e colorir. G3 No mesmo site acima citado pedir para que joguem Viagem atravs do Conhecimento. Nele as crianas devem responder perguntas de assuntos gerais,( de geografia, matemtica, etc) para que o cachorro consiga se movimentar at a casinha. G4 Entrar no site www.atividadeseducativas.com.br e entrarem no link sexualidade. Cada criana deveria explorar esta pgina, que trs diversas informaes sobre este tema. *Data:

Contedo: - G3/G4/G5 - Objetivos: Verificar a habilidade de pesquisa Contedo: internet. Sites de pesquisa, Corrupo. Atividade: Primeiro em roda questionar o que eles imaginam que seja Corrupo. Anotar algumas respostas num cartaz e depois pedir para que pesquisem nos sites de busca. Ao final comparar respostas. *Data: Objetivos: G2 Mostrar como se liga e desliga o computador corretamente. Estimular o uso do Mouse e das setas. G3 /G4 Explorar tema Corrupo Contedo: Internet Atividade: G2 Entrar no site http://www.solzinho.com.br/jogos e jogar caricaturas, labirinto e lince. G3/G4 Passar filmes curtos . Ao final perguntar o que acharam. *Data: Objetivos: G1 Mostrar como se liga e desliga o computador corretamente. Estimular o uso do Mouse e das setas. G5 Explorar temas de Cidadania Contedo: Internet. Atividade: G1 Entrar no site http://www.solzinho.com.br/jogos e jogar caricaturas, labirinto e lince. G5 Passar filmes curtos . Ao final perguntar o que acharam. . Ao final perguntar o que acharam. Orientao: Juliana Medeiros Profa. Info. da Casa So Jos

You might also like