You are on page 1of 22

1

Em Sua Presena
Koinonia Devoo na Vida pela Graa Texto: 1 Corntios 15.8-10
... e, afinal, depois de todos, foi visto tambm por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apstolos, que mesmo no sou digno de ser chamado apstolo, pois persegui a igreja de Deus. 10Mas, pela graa de Deus, sou o que sou; e a sua graa, que me foi concedida, no se tornou v; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, no eu, mas a graa de Deus comigo.
8 9

Introduzindo 1. Leia o texto base em pelo menos trs verses. 2. Acerca de quem este texto est falando? 3. Quantas vezes aparece a palavra graa neste versculo? 4. Quais so alguns usos da palavra graa? O que expressam? (Sugesto para o facilitador: veja anexo 1 sobre usos do termo) Seguem alguns exemplos abaixo: Ela uma graa de pessoa. Qual a sua graa? (qual o seu nome? ainda usado em alguns lugares) Qual a graa desta situao? O celular sai de graa? Pela graa sois salvos. Desenvolvendo 5. Leia os textos e veja com que significados esta palavra foi usada na Bblia: (Sugesto para o facilitador: para este momento, voc j pode levar os textos escritos em papeis recortados, distribuir assim que chegar e depois pedir que as pessoas leiam a referncia que receberam) Gnesis 29.15 Esdras 9.8 Salmos 63.3 Provrbios 3.4 Provrbios 31.30 Atos 6.8 Efsios 2.8

2 6. Olhando para este texto de Corntios, para os versculos anteriores, bem como para a histria da vida de Paulo, podemos perceber que o foco principal a graa de Deus. Como responderamos s perguntas: a. Quem Paulo afirma ser pela graa? (...pela graa de Deus, sou o que sou...) b. O que lhe foi concedido pela graa? (...e a sua graa, que me foi concedida,...) c. Como podemos perceber a graa de Deus no ministrio de Paulo? (...trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, no eu, mas a graa de Deus comigo.) Aplicando 7. De que maneira(s) podemos ver a graa de Deus manifesta em nossas vidas? 8. De que maneira(s) voc pode ver a graa de Deus manifesta em sua vida em particular? 9. Que aplicaes podemos tirar para nossas vidas no que diz respeito GRAA de Deus? a. Considerando nossos relacionamentos uns com os outros. b. Considerando nosso relacionamento com a igreja, corpo de Cristo. c. Considerando nosso relacionamento pessoal com Deus. Concluindo Tomando as palavras de Philip Yancey, em seu livro Maravilhosa Graa: ...prefiro transmitir graa em vez de explic-la; poderamos tambm acrescentar que melhor desfrutar da graa proveniente de Deus, que viver tentando explic-la. (Sugesto para o facilitador: para encerrar, gaste um tempo em orao com o grupo. Caso voc tenha a msica Tu Graa em MP3 ou CD, Msica dos Vencedores por Cristo, poderia ser colocada para o grupo ouvir antes de orarem segue a letra no anexo 2.)

Este material foi elaborado por Fbio Grigrio. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email fgrigorio@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

Em Sua Presena
Koinonia Piedade em Famlia Texto: Salmo 46
Deus o nosso refgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulaes. 2Portanto, no temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3ainda que as guas tumultuem e espumejem e na sua fria os montes se estremeam. 4H um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santurio das moradas do Altssimo. 5Deus est no meio dela; jamais ser abalada; Deus a ajudar desde antemanh. 6Bramam naes, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. 7O SENHOR dos Exrcitos est conosco; o Deus de Jac o nosso refgio. 8Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolaes efetuou na terra. 9 Ele pe termo guerra at aos confins do mundo, quebra o arco e despedaa a lana; queima os carros no fogo. 10Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as naes, sou exaltado na terra. 11O SENHOR dos Exrcitos est conosco; o Deus de Jac o nosso refgio.
1

Introduo Vivemos dias corridos e tensos. Muitas famlias vivem sob presso intensa por conta de agendas lotadas, dedicao exagerada e doentia ao trabalho, ritmo de vida acelerado de uma sociedade extremamente consumista, etc. No de admirar que tantas famlias sofram com isso. Afinal, algo est fora de lugar ou h falta de algo que possa mudar e por em ordem esse estilo de vida, que reflete uma preocupao centrada nos interesses do homem e no na glria de Deus. Compartilhe com o grupo: 1. Como esse ritmo acelerado da vida afeta a famlia hoje?

2. J fez alguma modificao em sua agenda para priorizar a sua famlia?

Leia o Salmo 46 e reflita com o grupo


1. Como este salmo retrata a vida?

4 2. Segundo o salmo, podemos encontrar paz e tranqilidade em meio tormenta? Como?

3. O salmo fala de perturbaes, tumulto entre as naes e outros sinais de distrbio e tenses. Que coisas em sua vida e agenda de compromissos causam tenso e dificuldades em sua famlia?

4. Quais so algumas conseqncias de se manter nessa onda da vida ou de ser levado por ela? a. No aspecto espiritual: b. No relacionamento com o cnjuge e filhos: c. No campo da sade fsica e emocional: 5. O esgotamento emocional ou o estresse provocado por uma vida com ritmo de crise ou levada pela crise pode produzir um corao frio, sem vigor e tmido em relao vontade de Deus. De que modo voc percebeu seu corao esfriar ou endurecer durante perodos em que viveu desesperadamente por muito tempo?
Ateno! Voc poder fazer mudanas bem prticas para que tenha uma vida equilibrada, apesar da crise. Por exemplo, tentar diminuir seu ritmo frentico de vida para dedicar mais tempo a sua famlia, reduzir compromissos, saber dizer no ao urgente para no sacrificar o que prioritrio. Entretanto, se voc negligencia investir tempo de qualidade no seu relacionamento com Deus, nenhuma mudana, por mais necessria e importante que seja, poder lhe trazer o que Deus deseja dar voc e sua famlia. Lembre-se: Deus o nosso refgio e fortaleza.... Portanto, considere com zelo, estes passos a seguir:
6. Diminua seu ritmo para ORAR e ore tambm em famlia. Veja estes exemplos: Lc 6.12 e 1

Pe 2.2; 4.7. Deseja compartilhar algum pedido de orao agora?

7. Alimente sua f diariamente da Palavra e inspire sua famlia a fazer o mesmo! Sem uma

dieta permanente, a f se torna cada vez mais fraca e a crise aumenta. Leia o salmo 1. Que tal compartilhar com o grupo suas experincias nessa rea?

Este material foi elaborado por Oswaldo Carreiro. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email oswaldo@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

Em Sua Presena
Koinonia No Ameis o Mundo Texto: Romanos 12.1-2
Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. 2E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus.
1

1. Ler o texto de Rm 12.1-2 silenciosamente trs vezes.

2. O texto comea com Pois.... O que isto significa? Que relao isto estabelece com que o

que foi dito antes? Sobre o que se falou antes para fazer esta considerao? Relembre as bnos concedidas nos captulos anteriores.

3. Por que Paulo roga, ao invs de ordenar?

4. Quantas e quais orientaes/ordens so dadas neste texto?

5. O que um sacrifcio, e como poderia pedir um sacrifcio vivo? a. Vivo b. Santo c. Agradvel

6. Que relao h entre o sacrifcio e culto? Por que culto racional?

7. A segunda orientao, No se amoldem, refere-se ao mundo. O que este mundo? Que

formas o mundo apresenta com a pretenso de moldar?

8. Por que o mundo pretende moldar o filho de Deus, e por que no devemos nos deixar moldar?

9. Descreva quais so as formas que o mundo comunica o seu ideal de estilo de vida.

10. O que o mundo preconiza como ideal em seu estilo de vida?

11. A terceira orientao de ser transformado. Como se d esta transformao?

12. Como se renova a mente?

13. Qual a relao de causa e efeito entre essa trplice orientao e a possibilidade de experimentar da vontade de Deus?

14. A que vontade ele se refere e quais so suas qualidades?

15. Quando um cristo no percebe a vida que leva como boa, perfeita e agradvel, o que isto

diz acerca de si mesmo?

16. Que implicaes esse aprendizado deve ter sua vida?

17. Pelo que devemos orar neste encontro?

Este material foi elaborado por Fernando Leite. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email fleite@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

Em Sua Presena
Koinonia Orgulho e Piedade

O que mais dificulta andar constantemente em Sua Presena o nosso prprio orgulho, que insiste em subir ao trono que no lhe pertence. Imponncia, altivez, presuno e rebeldia so termos diferentes na lngua hebraica que expressam o orgulho. Uma vida piedosa requer que diagnostiquemos nosso corao luz da Palavra para que o orgulho seja combatido e somente o Senhor Jesus seja exaltado. O nosso corao enganoso e precisamos vigiar incansavelmente em nossa luta contra o orgulho. Considere o que Deus pensa sobre o orgulho, sua natureza, bem como o seu remdio. Reflita sobre estas verdades bblicas:
1. Parte do orgulho consiste em tomarmos para ns a glria ou o mrito por aquilo que Deus

faz. Que palavras, em Isaas 10.12-15, descrevem essa atitude orgulhosa e pecaminosa do corao humano?

2. O que diz Isaas 2.12-17 acerca da atitude de Deus para com o orgulho?

3. Qual o resultado do pecado do orgulho em Provrbios 16.18?

4. Perceba nos textos a seguir algumas manifestaes do orgulho: Gn 3.12-13: Pv 13.1: Rm 9.20: 1 Co 4.7: Gl 1.10:

5. Reflita, agora, nas palavras de Paulo em Filipenses 2.1-4. Qual a exortao?

Qual deve ser a nossa atitude para com nossos irmos? Qual foi o exemplo de Cristo nos versos seguintes (6-8)? O orgulho o oposto da humildade e sem humildade no poderemos nos aproximar de Deus. Reflita sobre estes textos e reconhea os passos para vencer o orgulho: 6. Admitir em meu corao que tudo o que tenho dom da graa de Deus 1 Co 4.7

7. Reconhecer o carter de Deus e confiar nEle Sl 119.66

8. Confiar em Deus e ser exaltado por Ele no devido tempo 1 Pe 5.6

9.

Ver a si mesmo como algum que no tem o direito de questionar Deus Rm 9.19-23

10. Experimentar a presena de Deus, conservando um corao humilde Tg 4.7-10

Aplicao: - H algo que preciso mudar em minha vida? O que devo fazer? - Pelo que devemos orar neste momento?

10

Este material foi elaborado por Oswaldo Carreiro. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email oswaldo@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

11

Em Sua Presena
Koinonia Devoo na Oferta Texto: 2 Corntios 8.1-5
Tambm, irmos, vos fazemos conhecer a graa de Deus concedida s igrejas da Macednia; 2 porque, no meio de muita prova de tribulao, manifestaram abundncia de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. 3Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntrios, 4pedindo-nos, com muitos rogos, a graa de participarem da assistncia aos santos. 5E no somente fizeram como ns espervamos, mas tambm deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a ns, pela vontade de Deus;
1

Introduo I. II. III. IV. O que voc entende por contribuio no contexto da igreja? Qual sua viso sobre o que se diz fora da igreja sobre contribuio na igreja? Que tipo de imagem se projeta para a Igreja quando se fala em contribuio? Quanto essa imagem afeta sua prtica? Falando sobre contribuio, Charles Spurgeon disse: O dar o verdadeiro ter. Essa perspectiva sobre a contribuio no se parece com o que se ouve nos nossos dias. Verdadeiramente, a contribuio um privilgio para os cristos, entretanto, nem sempre entendida assim, mesmo por aqueles que no parecem influenciados pela mdia. Por isso, em nosso estudo de hoje, vamos observar quatro princpios sobre contribuio vinda de cristos que estavam inseridos em um momento de crise e pobreza. Espero que esses princpios possam o auxiliar a compreender sua responsabilidade. I. Sua contribuio no depende de sua condio financeira (v.1-2) a. De quem Paulo fala nesses versos? b. A que Paulo refere-se ao dizer queremos que vocs tomem conhecimento da graa

de Deus?
c. Qual era a situao das pessoas que Paulo apresenta nesses versos? (cf. 2 Co 7.5) d. Dois contrastes so apresentados por Paulo nesse texto. Quais so e quais suas implicaes? e. O que voc pode aprender com o exemplo desses irmos do passado?

12 II. Sua contribuio deve ser generosa (v.3) a. O que significa eles deram o que podiam? b. Como Ex 35.5 pode nos ajudar a entender o conceito de contribuio? c. O que significa at alm do que podiam? d. Por que Paulo no censurou a liberalidade dos Macednios? (At 20.35) e. O que voc pode aprender com o exemplo desses irmos do passado? III. Sua contribuio deve ser voluntria (v.4) a. O que o fim do verso 3 e incio do verso 4 fala sobre a postura desses irmos? b. Como eles entendiam a contribuio? i. Graa (xapis): ________Privilgio___________________________ ii. Participao (koinonia): _____Associao_____________________ iii. Assistncia (diakonia): ____Ministrio________________________ c. O que voc pode aprender com o exemplo desses irmos do passado? IV. Sua contribuio reflexo da sua devoo (v.5) a. O que Paulo quis dizer com e no somente fizeram o que espervamos? Ser que a contribuio generosa dos macednios era apenas o se esperava deles? b. O que voc entende por entregaram-se primeiramente ao Senhor? Quais as implicaes disso? c. Como MT 6.33 pode nos ajudar a entender esse conceito? d. O que voc entende por depois a ns? Quais as implicaes disso? e. O que voc pode aprender com o exemplo desses irmos do passado? Concluso I. II. III. Diante desse texto, como est sua contribuio? Voc tem demonstrado sua devoo com Deus na sua contribuio com seus irmos? Como voc pretende melhorar a forma como voc lida com seu dinheiro?

Este material foi elaborado por Marcelo Berti. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email marceloberti@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

13

Em Sua Presena
Koinonia Devoo na Adorao Texto: Salmo 96.1-9
Cantai ao SENHOR um cntico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras . 2Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvao, dia aps dia. 3Anunciai entre as naes a sua glria, entre todos os povos, as suas maravilhas. 4Porque grande o SENHOR e mui digno de ser louvado, temvel mais que todos os deuses. 5Porque todos os deuses dos povos no passam de dolos; o SENHOR, porm, fez os cus. 6Glria e majestade esto diante dele, fora e formosura, no seu santurio. 7Tributai ao SENHOR, famlias dos povos, tributai ao SENHOR glria e fora. 8Tributai ao SENHOR a glria devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus trios. 9Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras.
1

Quando paramos para refletir sobre Adorao, no podemos deixar de estudar alguns textos da Palavra de Deus. o caso do Salmo 96. Neste estudo, vamos perceber algumas prticas sobre adorao que devem ser realidade em nossas vidas.

1. Leia o texto e anote todas as expresses que indiquem algo que devemos fazer.

2. O que voc entende por cntico novo?

3. Estes cnticos dever ter uma mensagem? Qual seria?

4. Qual a relao entre os cnticos e evangelizao?

5. Que palavras descrevem caractersticas pessoais de Deus?

14 6. Nos versculos 7 e 8, encontramos a expresso dem (NVI), tambm traduzida como tributai (RA). Como voc interpreta o peso destas palavras?

7. Por que a santidade do Senhor deve ser o referencial para a adorao?

8. Leia novamente o texto. A adorao est restrita s a expresses musicais ou h outras prticas ensinadas aqui?

9. Tenha um tempo de orao, pedindo que o SENHOR possa ser adorado na sua vida atravs das prticas que este Salmo ensina.

Sugesto: Termine a reunio cantando a msica referente a este Salmo.

Este material foi elaborado por Heber Diniz. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email hdiniz@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

15

Em Sua Presena
Koinonia Devoo na Obra do Senhor Texto: 1 Corntios 15.58
Portanto, meus amados irmos, sede firmes, inabalveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho no vo.

1- Lendo este versculo, quais os convites que voc v? (Pergunte ao grupo). Resp. - Sede firmes (firmes, imveis, constante, inabalvel). - Sede Inabalveis (inamovvel, estvel, metaforicamente persistente) - Sede Abundantes (exceder, usado de uma flor florescendo at abrir por completo) 2- Onde devemos aplicar este convite? (Pergunte ao grupo) Resp. - Na obra (negcio, servio, aquilo com que algum est ocupado) - Do Senhor no em qualquer servio, mas sim na obra do Senhor. Como fcil aplicamos em outros servios em detrimento da obra do Senhor! 3- Promova entre o grupo a definio do que a Obra do Senhor? 4- Pergunte ao grupo quem tem se envolvido na obra do Senhor? Onde tem se envolvido? 5- Se a resposta for negativa. Pergunte se os participantes sabem como se envolver, se conhecem os dons espirituais, se conhecem os ministrios da Igreja?

1 Corntios 16.14: Todos os vossos atos sejam feitos com amor.


6- Voc serve ao Senhor por amor ou por obrigao? 7- Voc serve ao Senhor ou ao Lder/ Pastor?

16
1 Corntios 3.10-15: 10Segundo a graa de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porm cada um veja como edifica. 11Porque ningum pode lanar outro fundamento, alm do que foi posto, o qual Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que algum edifica sobre o fundamento ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13manifesta se tornar a obra de cada um; pois o Dia a demonstrar, porque est sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o prprio fogo o provar. 14 Se permanecer a obra de algum que sobre o fundamento edificou, esse receber galardo; 15 se a obra de algum se queimar, sofrer ele dano; mas esse mesmo ser salvo, todavia, como que atravs do fogo.

8- Por este texto, podemos ver que cada um ir edificar? O qu? 9- O que voc espera receber do Senhor? 10- Segundo Mateus 25.22-23, voc que ser chamado como? Ore em grupo: - Pelo Senhor da Obra; - Pelos que servem na IBCU- para serem firmes, inabalveis e abundantes. - Pelos que iro servir na obra do Senhor; - Coloque os seu pedidos diante do grupo e seus receios de servir na obra do Senhor.

Este material foi elaborado por Wagner Fonseca. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email wfonseca@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

17

Em Sua Presena
Koinonia Devoo com a Palavra Texto: Efsios 4.17-24
Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que no mais andeis como tambm andam os gentios, na vaidade dos seus prprios pensamentos,18obscurecidos de entendimento, alheios vida de Deus por causa da ignorncia em que vivem, pela dureza do seu corao, 19os quais, tendo-se tornado insensveis, se entregaram dissoluo para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. 20Mas no foi assim que aprendestes a Cristo, 21se que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instrudos, segundo a verdade em Jesus, 22no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscncias do engano, 23 e vos renoveis no esprito do vosso entendimento, 24e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justia e retido procedentes da verdade.
17

1 - Ler o texto silenciosamente e depois todos juntos em voz alta. 2 - Deus ordena que no andemos como os gentios. Quem so os gentios? 3 - Que caractersticas voc descobre nos versos 17 e 18 que o Senhor abomina? 4 - O que significa cada uma delas? 5 - O que elas tm em comum? 6 - Que relao h entre essas caractersticas e o conhecimento prtico das Escrituras? 7 - Que estilo de vida uma mente corrompida produz, conforme o verso 19? 8 - Que riscos um filho de Deus est correndo ao negligenciar o conhecimento das Escrituras? Os versos 20 e 21 apresentam um contraste em relao postura dos gentios, que deve ser verdade para os cristos: Qual ele? 9 - Qual a importncia de se conhecer as Escrituras para praticar o que o verso 22 ensina? (De onde vem o padro que evidencia aquilo de que devemos nos despojar?)

18 10 - Como possvel desfrutar do que o verso 23 ensina? Leia Romanos 12.1-2 e discuta que relao h entre essa passagem e o verso 23. 11 - Qual a importncia de se conhecer as Escrituras para praticar o que o verso 24 ensina? (De onde vem o padro daquilo de que devemos nos revestir?) 12- Leia Joo 14.21. Como podemos expressar nosso amor a Deus? 13 - Que implicaes prticas essas reflexes devem ter em sua vida? 14 - Pelo que devemos orar neste encontro?

Este material foi elaborado por Vlademir Hernandes. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email vlademir@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

19

Em Sua Presena
Koinonia Hbitos Texto: Salmo 15
1

Quem, SENHOR, habitar no teu tabernculo? Quem h de morar no teu santo monte? 2O que vive com integridade, e pratica a justia, e, de corao, fala a verdade; 3 o que no difama com sua lngua, no faz mal ao prximo, nem lana injria contra o seu vizinho; 4 o que, a seus olhos, tem por desprezvel ao rprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano prprio e no se retrata; 5 o que no empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede no ser jamais abalado.

1. O Salmo 15 comea com duas perguntas. Quem as faz, e a quem as faz?

2. Numa primeira leitura, pode parecer que o que ele quer saber quem pode ir para o cu e no ser condenado ao inferno, mas como se trata de algum que j pertence ao povo de Deus, e assim tem seu destino eterno definido, o que ele poderia desejar saber?

3. Se a pergunta tratasse de salvao da condenao do pecado, como se poderia conciliar

com o Sl 130?

4. Se o pecado inerente ao homem, o que o faz depender de uma ao perdoadora de

Deus, e se o perdo obra da graa de Deus, por que o enfoque no que o homem deve fazer para morar e habitar onde Deus tem seu templo?

5. Morar e habitar no falam de destino eterno, mas de vida na presena de Deus hoje, enquanto nesta vida. Como nossas aes podem viabilizar ou inviabilizar morar e habitar na presena de Deus? Sl 66.18

20 6. Qual a possibilidade de nos mantermos no pecado e estarmos em comunho com Deus? 1Jo 1.6-7

7. Qual a lista de pecados apresentada pelo salmista que inviabilizam estar em comunho com Deus? 8. Divida os pecados entre... a. O que eu sou: b. O que falo de outros: c. O que fao a outros: d. O que fao com ou por dinheiro: e. Como honro ou desprezo outros:

9. Defina e d exemplos do que cada um destes pecados.

10. Que promessas existem para aqueles que vivem conforme a instruo deste salmo? 1 e 5.

Este material foi elaborado por Fernando Leite. Em caso de dvida, entre em contato com o autor pelo email fleite@ibcu.org.br ou pelo fone 3289-4501.

21 Anexo 1 Texto extrado do livro Maravilhosa Graa, de Philip Yancey pp. 10-11

Muitas pessoas "do graas" antes das refeies, reconhecendo diariamente o po como um presente de Deus. Somos gratos pela bondade de algum, sentimo-nos gratificados com boas notcias, congratulados quando temos sucesso, graciosos hospedando amigos. Quando uma pessoa nos serve bem, deixamos uma gratificao. Em cada um desses usos ouo a exclamao infantil de prazer dos que no merecem. Um compositor acrescenta appogiaturas s notas reais. Embora no sejam essenciais melodia so gratuitas elas acrescentam floreios cuja ausncia seria sentida. Quando tento pela primeira vez tocar uma sonata de Beethoven ou Schubert no piano, toco-a toda, algumas vezes, sem as appogiaturas. A sonata flui, mas que diferena faz quando sou capaz de acrescentar as notas graciosas que temperam a partitura como gostosas especiarias! Na Inglaterra, alguns usos do uma evidncia explcita da fonte teolgica da palavra. Os sditos britnicos dirigem-se realeza utilizando a expresso "Sua Graa". Os estudantes de Oxford e de Cambridge podem "receber uma graa" que os isenta de certas exigncias acadmicas. O Parlamento declara um "ato de graa" para perdoar um criminoso. Os editores de Nova York tambm sugerem um significado teolgico com a sua poltica de agraciar. Se eu assino doze exemplares de uma revista, posso receber alguns exemplares extras mesmo depois que minha assinatura expirar. So "exemplares de graa", enviados para me incentivar a renovar a assinatura. Os cartes de crdito, as agncias de aluguel de carros e as imobilirias igualmente estendem aos clientes um "perodo de graa" no merecido. Eu tambm aprendo a respeito de uma palavra com o seu antnimo. Os jornais dizem que o comunismo "caiu em desgraa", uma frase igualmente aplicada a Jimmy Swaggart, Richard Nixon e O. J. Simpson. Insultamos uma pessoa apontando a carncia da graa: "Seu ingrato". Ou, pior ainda, dizemos: "Voc uma desgraa!". Uma pessoa realmente desprezvel no tem "graa salvadora". Meu uso predileto da raiz graa aparece na melflua expresso persona non grata: uma pessoa que ofende o governo com algum ato de traio proclamada uma "pessoa sem graa".

22 Anexo 2 Msica - Tua graa Vencedores por Cristo Tua graa que liberta, Tua graa que me cura, Tua graa que sustenta minha vida. Por Teu sangue tenho acesso A Tua graa preciosa Te louvo, Te amo Jesus Tua graa melhor que a vida Tua graa o que me basta Favor imerecido Do cu, do cu pra mim. Tua Tua Tua Tua Tua graa graa graa graa graa que que que que que liberta liberta liberta, me cura, sustenta minha vida.

Por Teu sangue tenho acesso A Tua graa preciosa Te louvo, Te amo Jesus Final Te louvo, Te amo Jesus (2x)

You might also like