You are on page 1of 4

5s e 5r

Senso de Utilizao. Tambm conhecido como arrumao ou descarte, este senso ensina a separar o que utilizamos o que no necessitamos e no usamos. Manter somente os materiais e ferramentas essenciais para o trabalho que est sendo realizado, descartando o intil. Vale a pena ressaltar que descartar no necessariamente significa jogar fora, e sim que no tem utilidade para aquele local no momento. Benefcios: Descarte dos materiais desnecessrios; Localizao rpida de objetos; Local de trabalho mais agradvel visualmente.

Senso de Ordenao. Cada material tem seu lugar. Refere-se disposio de materiais ou pesquisa de layout, objetos e ferramentas devem ficar em uma ordem que permita manter o fluxo de trabalho. O processo deve ser feito para evitar movimentos desnecessrios. No Brasil tambm conhecido por sistematizao ou arrumao e o que mais causa impacto no gerenciamento visual. Benefcios: Facilidade para encontrar objetos; Ganho de tempo e produtividade; Controle do uso de materiais; Estmulo criatividade; Fluncia na comunicao; Reduo dos riscos de acidentes; Senso de Limpeza. Tambm chamado de senso de inspeo, zelo e respeito. Prega que a melhor forma de limpar no sujar. A limpeza nas empresas japonesas uma atividade diria, ao fim do dia de trabalho tudo limpo e guardado em seus devidos lugares. Tambm diz respeito ao estado fsico dos materiais, por exemplo, uma sala com sof rasgado ou uma parede mal pintada no considerado limpo. Benefcios: Higiene no local de trabalho; Eliminao do desperdcio; Satisfao de quem executa; Maior qualidade de vida;

Senso de Sade. Senso para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nele so praticados todos os sensos anteriores, na vida pessoal e no ambiente. Pode ser encontrado no Brasil com nomes como: padronizao, higiene, asseio ou aperfeioamento. Benefcios: Melhoria do ambiente de trabalho; Melhoria das reas comuns (sanitrios refeitrios); Condies de trabalho favorveis sade. Senso de Autodisciplina. Uma vez que os sensos foram implantados transformam-se numa nova maneira de trabalhar, no permitindo o regresso. Refere-se manuteno e reviso dos padres para reter as novas habilidades de fazer as coisas certas usufruindo os benefcios obtidos. Incorpora as atividades do 5s rotina diria das pessoas na empresa por meio da padronizao. Benefcios: Cumprimento natural dos procedimentos; Disciplina moral e tica; Cultivo de bons hbitos; Efetivao da administrao participativa; Garantia da qualidade de vida.

5S: Tudo tem seu lugar, organizado e demarcado.

5S: Quadro de gesto preenchido a mo com adesivos coloridos. Os adesivos so teis para manter a padronizao do preenchimento.

Os 5Rs
Competio numa Economia Global
Como que uma empresa que j tem uma cultura de melhoria contnua pode gerenciar com maior eficcia os desafios conhecidos e desconhecidos de uma economia global on-demand (por encomenda)? Considere os seguintes elementos para o sucesso: os 5Rs.

1. Responsiveness (reatividade)
O ponto de partida: estar alerta a todas as necessidades de seus clientes, e no somente quando voc tem o tempo e o pessoal para fazer isso, mas sempre. Considere seu cliente como primeiro e principal e trate cada um de seus clientes como se seu negcio dependesse exclusivamente deles; porque de fato depende.

2. Rhythm (ritmo)
Casar sua taxa de produo com a demanda real dos clientes no to fcil como voc poderia pensar. Demanda real no o mesmo que capacidade de produo. estar fornecendo exatamente o que seus clientes desejam, quando o desejam nada mais, nada menos. Produza em excesso e ter estoque em excesso. Produza de menos e ter clientes insatisfeitos.

3. Reliability (confiabilidade)
Isto abrange mais do que seus produtos. Se os clientes sabem que podem contar com voc para satisfazer suas necessidades com pontualidade e com produtos de qualidade, eles permanecero fieis e devido ao impacto enorme do boca-a-boca, talvez mandem mais negcios.

4. Responsibility (responsabilidade)
Sua responsabilidade em relao a todos seus interessados (stakeholders) fazer mais com menos e alavancar seus recursos de modo eficiente. Os clientes tambm so interessados, e seus interesses devem estar embutidos por todo seu empreendimento.

5. Relevancy (relevncia)
Talvez a mais importante: desejar e ser capaz de adaptar-se s necessidades declaradas e articuladas dos clientes, atravs da inovao do valor. Se voc no puder ou no se adaptar s necessidades dos clientes, ento, em breve, voc se tornar irrelevante para eles. Se voc ouvir seus clientes e aprender deles a criar produtos, servios e solues que sejam relevantes para suas necessidades mutveis, voc garantir um relacionamento contnuo e de longo prazo.

You might also like