You are on page 1of 19

PLANEJAMENTO ESTRATGICO DA AGNCIA DE COMUNICAO

Profa. Dra. Angela A. L. Biudes Gatarossa

PLANEJAMENTO ESTRATGICO
O planejamento estratgico permite antecipar o futuro, propondo estratgias que permitam minimizar os problemas e maximizar as oportunidades.
O Planejamento estratgico envolve a realizao de vrias etapas: Definio do negcio Definio da viso Definio dos princpios Definio da misso Anlise do ambiente Definio dos objetivos Definio de estratgias e planos tticos Controle

DEFINIO O NEGCIO
Definir o Negcio explicitar o mbito de atuao da empresa.

DEFINIO O NEGCIO
Evoluo do negcio IBM Incio da dcada de 50: Computadores Fim da dcada de 50: Processamento de dados Incio da dcada de 60: Manipulao de Informaes Fim da dcada de 60: Soluo de problemas Incio da dcada de 70: Minimizao de riscos Fim da dcada de 70: Desenvolvimento de Alternativas Incio da dcada de 80: Telemtica Fim da dcada de 80: Informao

VISO
Quem queremos ser e aonde queremos chegar nossa viso ou fim desejado. A viso deve ser relativamente atemporal. Talvez sejam necessrias alteraes caso ocorram grandes mudanas no ambiente, mas a viso deve ser estabelecida como se nunca fosse mudar.

PRINCPIOS
Princpios so balizamentos para o processo decisrio e para o comportamento da empresa no cumprimento de sua Misso. Apesar de ser esse o termo mais utilizado, algumas empresas usam outros ttulos tais como: Valores, Poltica, Filosofia etc. Esto ligados cultura organizacional e, conseqentemente, aos administradores da empresa. Os Princpios atuam como referncias para a atuao dos funcionrios no dia-a-dia da empresa.

TEMAS PARA PRINCPIOS


tica Qualidade Parceria Transparncia Imagem Participao Comunitria Tecnologia Sigilo

PRINCPIOS DO MCDONALD'S u Qualidade u Servio u Limpeza Valor u

MISSO
"Uma empresa no se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua misso. Somente uma definio clara da misso razo de existir da organizao e torna possveis, claros e realistas os objetivos da empresa. Peter Drucker

MISSO
Perguntas facilitadoras que orientam na identificao da Misso: O que a empresa deve fazer? Para quem deve fazer? Como deve fazer? Onde deve fazer? Qual responsabilidade social deve ter?

MISSO ALGUNS EXEMPLOS


CITIBANK "Oferecer qualquer servio financeiro em qualquer pas, onde for possvel faz-lo de forma legal e rentvel. REDE GLOBO DE TELEVISO "Contribuir para o progresso cultural, poltico, econmico e social do povo brasileiro, atravs da educao, da informao e do entretenimento."

ANLISE DO AMBIENTE
Anlise do Ambiente o processo de identificao de Oportunidades, Ameaas, Foras e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Misso (ANLISE SWOT)

INFLUNCIAS DO MICROAMBIENTE

INFLUNCIAS DO MACROAMBIENTE
Poltico-legal Econmica Scio-cultural Tecnolgica Ecolgica (natural) Demogrfica

OBJETIVOS
Definio do quanto atingir e em quanto tempo para que a viso seja alcanada. Devem ser: coerentes; viveis, porm desafiantes; aprazados; mensurveis (quantitativamente e qualitativamente); claros, explcitos e concisos.

TEMAS PARA OS OBJETIVOS


Crescimento Rentabilidade Participao de Mercado Produtividade Qualidade

OBJETIVOS
Objetivo de Crescimento: "Aumentar o faturamento em X % at _________" Objetivo de Rentabilidade "Atingir a rentabilidade de Y % at __________" Objetivo de Participao de Mercado "Ter Z % do mercado at ___________" Objetivo de Produtividade "Aumentar a produtividade em K % at ________" Objetivo de Qualidade "Atingir o nvel Q de qualidade at __________"

ESTRATGIAS
Estratgia o que a empresa decide fazer, considerando o ambiente, para atingir os Objetivos, respeitando os Princpios, visando cumprir a Misso no Negcio. Devem estar claras para todos os nveis da empresa, buscando o compromisso comum nos planos tticos.

CONTROLE
O conjunto dos planos de ao vo resultar planejamento estratgico da empresa, que ainda deve conter: Oramento Aprovao Divulgao (viso, misso, princpios, objetivos, estratgias) Obteno de compromisso Acompanhamento Avaliao dos resultados Ajustes

FORMULRIO DE PLANO DE AO
Plano de Ao Data da Elaborao: Coordenador: Participantes: Exerccio:

Objetivo:

Estratgias: 1. 2. 3.

Aes:

Resultados Esperados:

Responsvel:

Prazo: Incio Trmino

Recursos Necessrios (humanos, materiais e financeiros)

You might also like