You are on page 1of 14

Descritivo JEDI

Verso 1.01

J.E.D.I.

1. Objetivos
Iniciado pela Universidade das Filipinas, nasce atravs do Java Research & Development Center, a iniciativa JEDI (Java Education and Development Initiative), em Fevereiro de 2005. A partir desta data, o JEDI vem sendo desenvolvido como um projeto colaborativo, que conta com o apoio da comunidade Java em todo o mundo. Tem como principais objetivos o de melhorar a experincia do ensino e da aprendizagem; Aumentar a qualidade dos graduados em Cincia da Computao e Tecnologia da Informao (disponibilizando os materiais de seus cursos gratuitamente para quem se interessar); Aumentar o banco de especialistas em Java e, Fornecer servios e produtos a altura das necessidades do mercado mundial.

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

J.E.D.I.

2. Tecnologia Java
A tecnologia Java est presente, hoje, em 2 bilhes de dispositivos tecnolgicos em todo o planeta - e tambm fora dele, j que podemos localizar dispositivos Java rodando at em Marte. Existem hoje, no mundo, cerca de 579 milhes de celulares com Java, 93 operadoras de telefonia mvel, 750 milhes de cartes SmartCard (do tipo JavaCard) distribudos, 650 milhes de computadores pessoais e com 2 milhes de cpias da plataforma empresarial J2EE. Por isto, 68% das novas aplicaes, hoje, so desenvolvidas em Java, que substituiu o C++ como a competncia mais procurada pelos profissionais. executado em mltiplas plataformas e em uma ampla gama de dispositivos, indo de um pequeno chip em SmartCards aos servidores dos Grandes Data Centers.

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

J.E.D.I.

3. Demanda por Profissionais


Existe hoje, uma demanda por 2 milhes de novos profissionais de TI a cada ano. Desenvolvedores Java, devem prover solues nas mais diversas reas de tecnologia. Torna-se crescente a necessidade, por exemplo, do desenvolvimento de solues para aparelhos celulares que demandam uma integrao com sistemas legados, de maneira a fornecer solues corporativas. A partir disto, o conhecimento de Java e de sistemas abertos, so imprescindveis para profissionais de TI. Alm da demanda, a tendncia um outro fator motivador para este mercado. No Brasil, esta aponta para direo de trabalhos realizados para clientes de fora do pas - o outsourcing. crescente a procura por parte das organizaes, o desenvolvimento de projetos baseados em tecnologia Java, distribuindo-se as aplicaes desenvolvidas aqui pela Internet. Todavia, a busca do mercado por esse perfil de profissional vai de encontro com a capacidade de fornecimento do conhecimento Java. O fato que, o mercado tem dificuldade em encontrar desenvolvedores com competncia nos fundamentos de Tecnologia da Informao, orientao a objetos, conhecimento e experincia em Java avanado, competncia em comunicao e nas relaes interpessoais. A industria de software supre o despreparo dos profissionais formados pelo mercado, com a necessidade de re-treinamento interno dos novos contratados, muitos graduados sem conhecimento em TI. A grande maioria no tem uma certificao, que tem um valor adicional no mercado, especialmente para trabalhos executados fora do pais. Outro fator que colabora para o despreparo do profissional fato do treinamento oficial Java da Sun ser relativamente caro e os programas de treinamento interno das empresas atuais serem pouco abrangentes. Disso resulta uma contratao de apenas 5% dos currculos recebidos nas empresas. Academicamente o treinamento , muitas vezes gratuito e de boa qualidade, acessvel. Contrastando, os professores no possuem experincia prtica das demandas da indstria e no h, por parte de centros acadmicos, a compreenso com respeito s preocupaes da industria de software, que no conseguem cobrir as necessidades que o mercado exige. Aliado a isso, est a dificuldade de alterar os currculos acadmicos.

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

J.E.D.I.

4. E o JEDI?
O JEDI, entra neste contexto de forma totalmente gratuita para a comunidade e disponibiliza todo o acesso aos cursos e materiais. O aluno ter ao seu dispor manuais, slides de apresentao das aulas, provas, exerccios e material de referncia e vdeo-aulas. Contando ainda com os softwares, o treinamento de instrutores, o acesso a suporte e a lista de discusso da comunidade.

Na Filipinas j existe uma estrutura acadmica dividida em fases. Na primeira fase foram disponibilizados os cursos: Fase I Introduo a programao I (verso 1.3) Introduo a Programao II (verso 1.1) Estruturas de Dados (verso 1.1)

Fase II Engenharia de software (verso 1.0) Desenvolvimento de aplicaes mveis (verso 1.0) Programao Web (verso 1.0)

Fase III Web Services Segurana em Java e Programao Modelagem e anlise orientada objetos

Fase IV Sistemas operacionais Gerenciamento de projetos orientados objetos

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

J.E.D.I. Inteligncia artificial

A comunidade JEDI tem contribudo bastante para o sucesso desta iniciativa, em todo o mundo existem mais de 80 pessoas contribuindo ativamente. Os treinamentos so realizados pelos membros do JEDI que conduzem os testes e recebem cada vez mais pessoas como voluntrias. O JEDI possui, atualmente, parcerias globais nas Filipinas atravs de John Paul (Java champion), no Brasil atravs de Daniel deOliveira (Java champion), na Frana atravs de Vicent Brabant (Java champion) e de coordenaes na Malsia, Tailndia, Singapura, Japo e Vietnam. Hoje o JEDI concentra o maior nmero de membros nas Filipinas. Desde fevereiro de 2005 at abril de 2006 so 110 escolas - 10% de todas as universidades e faculdades das Filipinas aderentes ao programa; Foram realizados 13 treinamentos e formados 207 instrutores multiplicadores, que formaram 1.318 instrutores que atendem a 48.205 estudantes.

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

J.E.D.I.

5. Pases de Lngua Portuguesa


O Braslia Java Users Group - DFJUG responsvel pela coordenao do JEDI em pases de lngua portuguesa: Angola Cabo Verde Guin-Bissau Brasil Moambique Portugal So Tom e Prncipe Timor Leste

Estes sero pases que podero fazer o treinamento em lngua nativa, com todos os recursos que a iniciativa prov. O DFJUG possui mais de 9.900 membros e totalmente baseado em trabalho voluntrio, sem personalidade jurdica e patrocinado pelo Instituto CTS, OSCIP, voltada para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de software, que fornece ao grupo apoio logstico, administrativo e jurdico.

Atualmente, o Brasil conta, segundo a SUN Microsystems, com 70 mil desenvolvedores Java e 43 grupos de usurios Java, com mais de 25 mil membros participantes. atravs do apoio destes grupos distribudos em todos os estados da nao que esta iniciativa espera se consolidar, para elevar o nvel de aprendizado Java, provendo melhores profissionais para atender as exigncias do mercado mundial.

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

J.E.D.I.

6. Moodle
O JEDI em lngua portuguesa utilizar o Moodle, um software para a criao de cursos em stios WEB baseados na Internet. um projeto desenvolvido para dar suporte a Educao Social Construtivista. Moodle gratuito, distribudo como Software livre (sobre a licena pblica GNU). Basicamente isto significa que o Moodle tem preservado os direitos sobre o autor (copyright), entretanto existem algumas liberdades. Pode-se copiar, utilizar e modificar o Moodle proporcionando o cdigo fonte a outros, no possvel modificar ou eliminar a licena original e os direitos do autor, e deve-se aplicar esta mesma licena a qualquer trabalho derivado deste. Moodle pode funcionar em qualquer computador que rode PHP, e suporta vrios tipos de bancos de dados (em especial MySQL). A palavra Moodle um acrnimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Dinmica Orientado a Objetos e Modular), isto resulta em um recurso fundamentalmente til para os programadores e tericos de educao. Tambm um verbo que descreve o processo de perambular preguiosamente atravs de algo, e fazer coisas quando voc quiser faz-las, um prazeroso processo que te leva a viso e a criatividade. O Moodle pode ser encontrado e baixado no stio: http://moodle.org.

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

J.E.D.I.

7. Incio dos trabalhos


No Sbado, 21 de Outubro de 2006, durante o XI Encontro de Tecnologia da Politec - em horrio nobre, o DFJUG apresentou para os 1.500 desenvolvedores e autoridades presentes no Centro de Convenes Ulysses Guimares, a Iniciativa JEDI - Java Educational & Development Iniciative, programa de ensino gratuito de Java, coordenado pelo nosso grupo, nos oito paises de lngua portuguesa. O DFJUG lanou a iniciativa junto com outras instituies parceiras, e assinaram o protocolo inicial, durante o encontro, as seguintes pessoas / instituies: Helio de Oliveira - presidente da Politec David Intersimone (DavidI) - Vice-Presidente da Borland Thiago Rodrigues - Secretrio de Tecnologia da CNBB / Instituto Gaudium Fernando Roriz - Sub-Secretrio de Cincia e Tecnologia do Governo do Distrito Federal Daniel deOliveira - JUG Leader DFJUG David Intersimone, Vice-Presidente da Borland, resumiu este ato em seu blog do seguinte modo: "Assinamos o documento no sentido de ajudar e trazer o treinamento e a programao Java para as comunidades menos favorecidas do Brasil. Este esforo ir aumentar o nmero de programadores no Brasil e colaborar com as prprias comunidades".

Envolvimento dos Parceiros

Sun Microsystems Suporte e apoio financeiro a criao do JEDI em verso inglesa. Universidade das Filipinas Criador da Iniciativa JEDI. Politec Suporte e apoio financeiro e logstico a todo o processo. DFJUG Detentor dos direitos do JEDI nos pases de lngua portuguesa. Borland Apoio internacional para que possamos alcanar os outros pases de lngua portuguesa. CNBB/Instituto Gaudium Fornecimento da sua infra-estrutura de hardware de seus servidores para que os milhares de alunos possam acessar o material do curso simultaneamente.

Coordenadores do DFJUG

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

J.E.D.I. O DFJUG abraou esta causa com o envolvimento de todos os seus coordenadores, so eles: Daniel deOliveira JUGLeader responsvel pelos acordos de parcerias Luci Campos Idealizadora e responsvel por apoio social Fernando Anselmo Coordenador responsvel pelo processo de traduo e disponibilizao dos materiais e insero de novos mdulos. Regina Mariani Coordenadora responsvel pela parte legal do processo Rodrigo Nunes Coordenador responsvel pela parte multimdia Srgio Gomes Veloso Coordenador responsvel pelo ambiente JEDI (Moodle)

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

10

J.E.D.I.

8. Processo de Traduo e Reviso


Realizado atravs de solicitao de colaborao no Boletim do DFJUG, tivemos a participao das seguintes pessoas, relacionadas abaixo, que se ofereceram para participar do processo de traduo e reviso de todo o material. Sem este auxlio levaramos com este processo um enorme tempo.

Colaboradores que auxiliaram no processo de traduo e reviso


Alexandre Mori Alexis da Rocha Silva Aline Sabbatini da Silva Alves Allan Wojcik da Silva Anderson Moreira Paiva Andr Luiz Moreira Andro Mrcio Correa Louredo Antoniele de Assis Lima Antonio Jose R. Alves Ramos Aurlio Soares Neto Brbara Anglica de J. Barbosa Bruno da Silva Bonfim Bruno dos Santos Miranda Bruno Ferreira Rodrigues Carlos Alberto Vitorino de Almeida Carlos Alexandre de Sene Carlos Andr Noronha de Sousa Carlos Eduardo Veras Neves Carlos Hilner Ferreira Costa Claudio Silva da Costa Cleber Ferreira de Sousa Cleyton Artur Soares Urani Cristiano Borges Ferreira Cristiano de Siqueira Pires Derlon Vandri Aliendres Everaldo de Souza Santos Fbio Bombonato Fbio Netto Pinheiro Grande Fernando Antonio Mota Trinta Flvio Alves Gomes Francisco das Chagas Gilson Moreno Costa Givailson de Souza Neves Gustavo Henrique Castellano Hebert Julio Gonalves de Paula Heraldo Conceio Domingues Hugo Leonardo Malheiros Ferreira Ivan Nascimento Fonseca Jacqueline Susann Barbosa Jader de Carvalho Belarmino Joo Aurlio Telles da Rocha Joo Paulo Cirino Silva de Novais Joo Paulo Limberger Joo Vianney Barrozo Costa Jos Augusto Martins Nieviadonski Jos Leonardo Borges de Melo Kleberth Bezerra G. dos Santos Lafaiete de S Guimares Leandro Silva de Morais Leonardo Leopoldo do Nascimento Leonardo Pereira dos Santos Leonardo Rangel de Melo Filardi Lucas Mauricio Castro e Martins Luciana Rocha de Oliveira Lus Carlos Andr Lus Octvio Jorge V. Lima Luiz Fernandes de Oliveira Junior Luiz Victor de Andrade Lima Manoel Cotts de Queiroz Marcello Sandi Pinheiro Marcelo Ortolan Pazzetto Marco Aurlio Martins Bessa Marcos Vinicius de Toledo Maria Carolina Ferreira da Silva Massimiliano Giroldi Mauricio Azevedo Gamarra Mauricio da Silva Marinho Mauro Cardoso Mortoni Mauro Regis de Sousa Lima Namor de S e Silva Nres Chaves Rebouas Nolyanne Peixoto Brasil Vieira Paulo Afonso Corra Paulo Jos Lemos Costa Paulo Oliveira Sampaio Reis Pedro Henrique P. de Andrade Pedro Antonio Pereira Miranda Rafael Duarte Coelho dos Santos Renato Alves Flix Renato Barbosa da Silva Reyderson Magela dos Reis Ricardo Ferreira Rodrigues Ricardo Ulrich Bomfim Rodrigo Fernandes Suguiura Rodrigo Pereira Machado Rodrigo Rosa Miranda Corra Rodrigo Vaez Rosely Moreira de Jesus Seire Pareja Srgio Alvarenga Aliceral Sergio Pomerancblum Silvio Sznifer Suzana da Costa Oliveira Thiago Magela Rodrigues Dias Tiago Flach Tiago Gimenez Ribeiro Vanderlei Carvalho R. Pinto Vanessa dos Santos Almeida Vast Mendes da Silva Rocha Wagner Eliezer Roncoletta Wilton Ribeiro Monteiro Segundo

O DFJUG e a comunidade que se beneficiar do material JEDI, em lngua portuguesa, tem uma dvida de gratido com estes colegas que sacrificaram seu tempo livre, noites, feriados, folgas e fins de semana, em prol de todos.

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

11

J.E.D.I.

9. Quem pode participar?


Qualquer pessoa que possua um computador com acesso a Internet poder fazer gratuitamente os cursos disponveis no JEDI. O tempo de execuo das lies ser definido pelo prprio aluno que conter: Apostila da lio Slides da lio Vdeo-aula Exerccios que daro acesso a prxima lio

Alm disto, poder contar com a lista de discusso do DFJUG, que contm, aproximadamente, mais de 200 profissionais para tirar suas dvidas e fruns disponibilizados no prprio stio que hospedar o JEDI. Ao trmino dos mdulos o aluno procurar uma Unidade Certificadora do seu estado, que contar com o apoio dos 43 JUGs existentes, para realizar o exame e obter o certificado de concluso de cada mdulo.

Certificaes Oficiais Sun para Plataforma Java


O maior interesse de um profissional Java obter a certificao e nas palavras do criador do JEDI, John Paul Petines, JEDI existe para habilitar o aluno a realizar as provas oficiais da linguagem que so divididas no seguinte contexto:

Sun Certified Associate Associado Certificado Sun Prov uma entrada ideal em um ambiente de desenvolvimento ou uma carreira de

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

12

J.E.D.I. administrao de projeto de software que usa tecnologias de Java. Valida conhecimento bsico de conceitos de Orientao Objetos, linguagem de programao Java e conhecimentos gerais da plataformas e suas tecnologias. Sun Certified Programmer Programador Certificado Sun Direcionada para programadores experintes que utilizam a linguagem de programao Java. Providencia uma clara evidncia que o programador entende da sintaxe bsica e estruturas da linguagem, sendo capaz de criar aplicaes para rodar em Servidores ou sistemas desktop. Sun Certified Developer Desenvolvedor Certificado Sun Contm uma descrio e extenso de um problema que exigir do desenvolvedor a resoluo de uma tarefa proposta. Um desenvolvedor (diferente de um programador) um profissional que a partir de um problema consegue capturar a especificao e modelar um sistema de computador em determinada linguagem. Sun Certified Web Component Developer Desenvolvedor de Componentes Web Certificado Sun Destinada para Programadores Certificados Sun (qualquer edio) que esto usando tecnologia Servlet e JavaServer Pages (JSP) como interface de aplicao de programas (APIs) para desenvolver aplicaes de Web. Sun Certified Business Component Developer Desenvolvedor de Componentes de Negcio Certificado Sun Destinada para Programadores Certificados Sun (qualquer edio) que so responsveis para projetar, no que abrange as atividades de desenvolver, testar, analisar, e integrar aplicaes Enterprise JavaBeans (EJB). Voltada para especialistas na plataforma Java Enterprise Edition (JEE) com tecnologias que desenvolvam componentes do lado do servidor que incorporam a lgica de nogcio coorporativa de uma aplicao. Sun Certified Developer for Java Web Services Desenvolvedor para Java Web Services Certificado Sun Destinada para Programadores Certificados Sun (qualquer edio) que criam aplicaes com Web Services que utilizam tecnologia Java de componentes com suporte para Java Web Services Developer Pack e a plataforma Java Enterprise Edition (JEE). Este exame certifica que o candidato alcanou um nvel padro de proficincia com Web Services, como tambm com as tecnologias de Java que suportam estes servios. Sun Certified Mobile Application Developer Desenvolvedor para Aplicaes Mveis Certificado Sun Destinada para Programadores Certificados Sun (qualquer edio) que esto utilizando a Plataforma Java Micro Edition (JME), para desenvolver aplicaes mveis para celulares ou qualquer outro dispositivo habilitado nesta plataforma. Este exame certifica que o candidato alcanou um nvel padro de proficincia com tecnologias mveis de Java, como tambm com a Tecnologia de Java para Indstria Wireless (especificao JTWI), com aplicaes de Wireless Messaging Application Programming Interface (API) e Mdia Mveis APIs. Sun Certified Enterprise Architect Arquiteto Coorporativo Certificado Sun

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

13

J.E.D.I.

Destinada para os arquitetos coorporativos que so responsveis pela criao de aplicaes escalveis, flexveis e altamente seguras contemplando a plataforma Java Enterprise Edition (J2EE).

Objetivo maior
O JEDI conta com cursos que sero ministrados em mdulos abertos para qualquer pessoa que quiser aprender uma nova profisso com especializao em linguagem Java, uma das mais utilizadas atualmente no desenvolvimento de novas aplicaes. Os alunos vo cursar as aulas distncia e faro provas presenciais. Filipe Rizzo Oliveira, membro do conselho da Politec, acredita ser possvel formar 40 mil profissionais em um ano como aconteceu nas Filipinas: "O JEDI tem um impacto social, pois vai colocar muitos jovens no mercado de trabalho e gerar renda. A iniciativa vai alavancar a capacitao tcnica no Pas e colocar novos profissionais a disposio da indstria", afirma. A iniciativa JEDI tem como maior objetivo de prover de bons profissionais este crescente mercado Java. Nas palavras de Hlio Santos de Oliveira, presidente da Politec, "O JEDI vem ajudar o Brasil a resolver o dficit profissional de TI e tornar o Pas mais competitivo nas operaes de offshore".

Descritivo JEDI

Data 09/11/06

14

You might also like