You are on page 1of 19

1

Manejo Florestal Sustentvel e Explorao de Impacto Reduzido na Amaznia Brasileira

A Amaznia
A Amaznia possui a maior floresta do mundo, o maior sistema fluvial da Terra e uma estonteante diversidade de fauna: um quarto de todas as espcies do planeta. E mais: 20.000 espcies diferentes de plantas crescem exclusivamente na regio. A floresta ainda contribui com um efeito moderador sobre o clima, alm de ajudar a manter a qualidade das guas e a estabilidade do solo. Explorar as riquezas da floresta, causando o menor dano possvel a todo seu rico ecossistema, o desafio que se impe. A recomendao expressa no relatrio Amaznia sustentvel: limitantes e oportunidades para o desenvolvimento rural, publicado em 2000 pelo Banco Mundial e Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amaznia), de que se adote uma poltica de desenvolvimento para a Amaznia com forte nfase no manejo florestal sustentvel. Esta a melhor opo para o uso do solo em 83% da extenso da Amaznia Legal. No mais de 17% das terras, ao sul da regio, numa zona caracterizada por chuvas moderadas com menos de 1.800 mm por ano (a chamada Amaznia seca), prestam-se, com alguma possibilidade de xito econmico, agropecuria. Entretanto, alerta o relatrio, se no houver controle das foras de mercado, o uso do solo ser baseado na explorao madeireira predatria e na pecuria extensiva. Nesse caso, a economia dos municpios da Amaznia tender a seguir o ciclo de boom-colapso.

A Amaznia Legal brasileira estende-se por uma regio de 5 milhes de km2, mais da metade de todo o territrio nacional. Engloba os estados do Amazonas, Par, Amap, Roraima, Acre, Rondnia e Tocantins, a maior parte do estado do Maranho e o norte de Mato Grosso.

A explorao convencional
Atualmente, a maior parte da explorao madeireira na Amaznia ainda praticada segundo os mtodos convencionais, destrutivos e fundados numa viso imediatista. E, ainda, 80% dos que se dedicam extrao convencional de madeira o fazem ilegalmente, em reas onde a retirada das rvores no foi previamente autorizada pelo rgo governamental responsvel, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis), incluindo-se entre essas reas aquelas de preservao, como terras indgenas, por exemplo. A explorao convencional da floresta danifica profundamente as reas que explora: destri at 2 m3 de madeira para cada m3 aproveitado, reduz em at 60%, ou mais, a cobertura florestal, perturba severamente os solos minerais e danifica ou mata at 40% da biomassa. reas assim exploradas so abandonadas com muitos resduos e essa flora danificada, seca e altamente combustvel, expe a floresta a riscos de incndio. Todas essas perturbaes geram ainda um tremendo impacto econmico: o grande lapso de tempo entre os ciclos de corte - entre 60 anos e, talvez, nunca mais - necessrio regenerao da floresta. O resultado que, com grande freqncia, essas reas so invadidas ilegalmente ou transformadas em pobres pastagens.

A explorao convencional predatria. O primeiro ciclo de corte pode ser o ltimo

O manejo florestal sustentvel


O manejo sustentvel, ou bom manejo, a melhor soluo para a explorao racional de madeira e outras riquezas no-madeireiras da floresta. Urna floresta bem manejada continuar oferecendo essas riquezas para as geraes futuras, pois a madeira e seus outros produtos so recursos renovveis. O decreto de 1994 que regulamentou a explorao das florestas na Amaznia define o manejo sustentvel corno "a administrao da floresta para a obteno de benefcios econmicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentao do ecossistema objeto do manejo". Atualmente, o conceito foi ampliado para manejo florestal de uso mltiplo, passando a incluir "mltiplos produtos e subprodutos no-madeireiros, bem corno a utilizao de outros bens e servios naturais da floresta". O bom manejo implica urna explorao cuidadosa, de impacto ambiental reduzido, a aplicao de tratamentos silviculturais, para potencializar a regenerao da floresta e fazer crescer outra colheita, e o monitoramento, para controlar essa regenerao e ajudar o manejador na tornada de decises tcnicas e comerciais. Em termos ambientais, o bom manejo contribui para que a floresta mantenha sua forma e funo mais prximas de seu estado original. A manuteno da forma se d na medida em que se minimizam os danos floresta e, em conseqncia, s rvores comerciais remanescentes. Mantida a sua forma, a floresta pode continuar a desempenhar suas funes: proteger o solo contra a eroso, preservar a qualidade da gua, abrigar a biodiversidade e outras. Alm disso, a floresta remanescente corre menos riscos de incndios e pode ser enriquecida com os tratamentos silviculturais. O bom manejo economicamente vivel e, a longo prazo, mais barato que a explorao convencional.

Com a explorao de baixo impacto, o ecossistema pouco afetado e a floresta continua a exercer suas funes

A explorao de impacto reduzido


A explorao de impacto reduzido assim chamada por comparao com as exploraes de alto impacto e de baixo impacto. Por alto impacto entende-se a explorao convencional, destrutiva, e por baixo impacto a explorao tradicional, realizada h sculos principalmente pelas populaes ribeirinhas, que retiram baixo volume de madeira e causam poucos danos mata. Apesar de parecer um tapete verde homogneo, a floresta amaznica so vrias florestas: variam muito em topografia, pluviometria, ocorrncia de espcies comerciais, densidade e distribuio da presena humana etc. Por isso, no existe um s mtodo de explorao de impacto reduzido, mas vrios. De maneira geral, entretanto, as prticas sustentveis de explorao madeireira na Amaznia filiam-se ao sistema silvicultural policclico, ou seletivo. Esse sistema leva em conta a baixa incidncia de espcies comerciais (no mais de 80, entre as quais se destacam madeiras como ip, cedro, jatob, sucupira, mogno, tatajuba, maaranduba, feij, piqui e tauari) entre as milhares de espcies arbreas encontradas. uma situao bastante diferente daquela da Malsia, por exemplo, onde ocorre grande densidade de espcies comerciais e onde se pratica, em decorrncia, uma explorao uniforme e com ciclos de corte longos, de at 100 anos. O sistema silvicultural seletivo na regio amaznica opera com ciclos de corte e volumes menores. E essa uma de suas grandes vantagens: explorando a floresta racionalmente e com impacto reduzido, possvel voltar a cortar madeira em 30 anos, contra os 60 anos ou mais da explorao convencional. A explorao de impacto reduzido est fundada em tecnologia adequada, planejamento e treinamento e desenvolvimento de mo-de-obra especializada. Deve-se ressaltar que o investimento realizado na qualidade dos trabalhadores reverte em reduo de custos com madeira desperdiada e com operao de mquinas. Alm disso, essa mo-de-obra treinada trabalha em condies mais seguras, o que reduz acidentes. Vale ainda acrescentar que a fora de trabalho 35% maior empregada na explorao de impacto reduzido no apenas resulta em custos globais inferiores (o bom manejo mais econmico que a extrao predatria) como tambm representa um importante beneficio social. So 35% mais profissionais qualificados fixados na regio que deixam de migrar para as cidades ou para outras regies do Brasil. No que tange ao planejamento, importante destacar que os inventrios realizados durante a fase prexploratria representam uma vantagem para os proprietrios de terras e madeireiros, que podem, com isso, estabelecer contratos futuros baseados na entrega de volumes conhecidos de espcies especificadas.

Danos causados floresta em rea de explorao convencional

Com a explorao de baixo impacto, a estrutura da floresta preservada

As trs fases da explorao de impacto reduzido


A explorao de impacto reduzido tem suas atividades divididas em trs fases distintas para cada ciclo de corte: pr-exploratrias, exploratrias e ps-exploratrias. As atividades e tcnicas descritas a seguir so aquelas aplicadas e ensinadas pela FFT (Fundao Floresta Tropical). Atividades pr-exploratrias (tm seu incio 1 ano antes da explorao) Definio dos talhes (ou UTs - Unidades de Trabalho -, ou ainda UP As - Unidades de Produo Anual), de 100 ha cada. Abertura de trilhas para uso durante o trabalho dos inventaristas. Parcelas permanentes instalao e inventrio contnuo; as parcelas permanentes, de 1 ha, servem para medir continuamente o estado do ecos sistema, o "pulso" da floresta. O primeiro monitoramento ps-exploratrio se d aps I ano e, a seguir, a cada 5 anos at o ciclo seguinte, 30 anos depois. A FFT recomenda que se instale uma parcela permanente de 1 ha para cada talho de 100 ha. o dobro do que o Cdigo Florestal Brasileiro estabelece. Inventrio florestal (100%); em cada talho, todas as espcies comerciais e potencialmente comerciais, com DAP (Dimetro Altura do Peito) igualou superior a 35 cm, so inventariadas e tm sua localizao anotada. Remoo de cips; durante a explorao, os cips podem levar as rvores cortadas a tombarem outras, no selecionadas, causando perdas e danos desnecessrios e aumentando o risco de acidentes. Processamento dos dados coletados. Mapeamento; os mapas so as ferramentas bsicas para todas as atividades. Mquina Caterpillar com legenda; trator de esteiras D6M Planejamento e construo de infra-estrutura; a infra-estrutura permanente composta de ptios, das estradas secundrias que os interligam e das estradas primrias utilizadas para o escoamento das toras at a indstria.

O inventrio pr-exploratrio um elemento-chave na explorao de impacto reduzido

Atividades exploratrias
Seleo e sinalizao das rvores a explorar; somente so derrubadas as rvores sadias, que no apresentem oco e com DAP igualou superior a 45 cm; as rvores com dimetros inferiores so reservadas para o ciclo de corte seguinte, 30 anos depois; so as chamadas rvores remanescentes. Tambm so sinalizadas as rvores porta-sementes; so preservadas e protegidas para garantir a continuidade da espcie. Corte das rvores; a queda da rvore ajustada de maneira a evitar que ela venha a danificar outras e a facilitar seu arraste; este o chamado corte direcional. Planejamento de arraste; estabelecem-se os ramais de arraste para levar as rvores extradas, eventualmente aps um primeiro traamento, at o ptio. Arraste das toras; as rvores so preferivelmente retiradas da floresta com um skidder de rodas por um ramal de arraste secundrio que leva at o ramal de arraste primrio, e deste at o ptio. Entretanto, sempre que essa operao apresente a possibilidade de danos floresta ou mquina, o arraste se faz com a ajuda de um cabo, por distncias de 30 a 60 m. Operaes no ptio; as rvores so traadas de acordo com o transporte a ser usado e com o volume de madeira disponvel e inventariado (romaneio); as toras so empilhadas e transportadas at as serrarias. Atividades ps-exploratrias (tm seu incio 1 ano aps a explorao) Tratamentos silviculturais; consistem em remoo de cips para evitar danos s rvores reservadas para o ciclo seguinte, desbaste de liberao de copas para eliminar rvores nocomerciais que estejam competindo diretamente com as rvores marcadas para o prximo corte, e plantio de enriquecimento com espcies comerciais em clareiras e em reas de cips. Os tratamentos silviculturais podem aumentar significativamente o crescimento e valor das rvores; pesquisas mostram que esse crescimento pode ser duplicado em relao a reas exploradas e no tratadas ou at quadruplicado em relao a uma floresta no explorada. Avaliao de impacto; avaliado o impacto sobre as rvores da floresta remanescente e sobre o solo pelo qual trafegaram mquinas. Avaliao de desperdcio; avaliam-se os desperdcios de madeira na floresta (quando do traamento ou at por conta do abandono de alguma tora na floresta) e no ptio. Novas medies das parcelas permanentes; so realizadas a cada 5 anos para acompanhar a dinmica e o crescimento da floresta. Proteo florestal; a rea sinalizada como de manejo florestal; a partir de ento e por trs dcadas, sero proibidas caa, pesca e qualquer atividade extrativa; outras iniciativas de proteo incluem ainda controle de incndios e de invases. Manuteno de infra-estrutura; a manuteno de ptios, estradas primrias e secundrias, bueiros e pontes implica uma das vantagens da explorao de impacto reduzido, tanto do ponto de vista econmico quanto ambienta!: a perenidade da infra-estrutura construda, que voltar a ser usada para novas atividades de manejo e exploraes futuras.

A alternativa da Mil Madeireira


Com base no sistema CELaS, desenvolvido no Suriname por N. R. de Graaf, da Universidade Agrcola de Wageningen (Holanda), a Mil Madeireira (ver pgina 19) aperfeioou um mtodo de explorao de impacto reduzido que se aproxima bastante daquele preconizado pela FFT. A diferena est na fase exploratria e constitui uma alternativa tcnica vivel. A Mil recorta seus talhes em clulas ainda menores, de 10 ha (250 m x 400 m). Neles, localiza trilhas de arraste distncia de 100 m umas das outras. A Mil discerne duas operaes para o encaminhamento da tora at o ptio: o pr-arraste, entre a rvore na mata e a trilha de arraste, e o arraste, pela trilha at o ptio. A operao de pr-arraste realizada por um skidder de esteiras, equipado com guincho; ele se movimenta sobre a trilha de arraste, beira da mata, e recolhe as rvores cortadas de ambos os lados (at 50 m) por meio de um cabo de ao. Esse pr-arraste da tora se d em "espinha de peixe" (inclinao de cerca de 35 em relao trilha), por at 85 m. Com a ajuda de roldanas instaladas ao p das rvores remanescentes, o operador consegue desviar a tora dos obstculos maiores, afetando apenas arbustos que sequer chegam a ser quebrados. Ento, o arraste at o ptio realizado por um skidder de rodas. A Mil acredita que o pr-arraste reduz o impacto da fase exploratria sobre a floresta e aumenta a produtividade do talho. De fato, seus nmeros so consistentes com aqueles apresentados pela FFT e que, nesta publicao, tomamos por referncia.

Custos e benefcios da explorao de impacto reduzido


O estudo a seguir compara custos e benefcios da Explorao de Impacto Reduzido (EIR) com aqueles da Explorao Convencional (EC), na Amaznia Oriental. As concluses so o resultado de estudo empreendido pela FFT, desde 1996, na Fazenda Cauaxi, de propriedade da Cikel Brasil Verde, no municpio de Paragominas, na Amaznia Oriental. O relatrio contendo todos os resultados do estudo foi originalmente publicado em 8 de julho de 1999. Apesar de essa anlise no abordar diretamente aspectos ecolgicos e biolgicos, foram feitas medidas de parmetros-chave que afetem a produtividade futura da floresta: eles representam benefcios futuros da EIR. Entre 1995 e 1997, a FFT implantou diversos talhes, de 100 ha, na Fazenda Cauaxi, em Paragominas, na Amaznia Oriental. O terreno moderadamente ondulado e o ndice pluviomtrico mdio de 2.200 mm/ano, com poca de estiagem entre junho e novembro. A temperatura mdia de 28C. A floresta mista, com mais de 124 espcies de DAP superior a 10 cm e est classificada como tropical mida. Para efeito desse estudo, a FFT estabeleceu o talho 1 como rea de EC, os talhes 2, 3, 4 e 6 como reas de EIR e o talho 5 como rea de controle no explorada. Parcelas permanentes de 1 ha foram implantadas para cada talho de 100 ha. Os inventrios pr e ps-exploratrios foram feitos a partir dos talhes 1 e 3, alm da rea de controle.

Foram usados os seguintes equipamentos: Pra a construo de estradas e de ptios: Trator de Esteiras D6SR Caterpillar;

10 Para o arraste das toras pelos ramais primrios e secundrios: Skidder de Rodas 518 Caterpillar, equipado com guincho e torre; Para as operaes de ptio (empilhamento das toras e carregamento nos caminhes): Carregadeira de Rodas 950F Caterpillar, equipada com garfo florestal. Caractersticas gerais da explorao de 1996 nos talhes de 100 ha de EC e EIR Impacto Reduzido (EIR)

Caracterstica

Convencional (EC)

rvores selecionadas (pela FFT) e/ou viveis para explorao segundo inventrio (ou seja, rvores conformes com critrios de explorao) rvores rejeitadas durante marcao devido a defeitos (segundo inventrio) rvores marcadas para explorao aps procura de defeitos (segundo inventrio) rvores inventariadas rejeitadas por defeito aps teste com motoserra rvores inventariadas, conformes com critrios de explorao, no cortadas porque no encontradas por motosserrista rvores cortadas (inventariadas e conformes com critrios de explorao) rvores cortadas (no inventariadas, ou seja, no conformes com critrios de explorao) rvores com madeira aproveitvel, tombadas acidentalmente durante a explorao e retiradas (fora do inventrio) Total de arvores cortadas rvores no retiradas porque no encontradas pelas equipes de arraste rvores no arrastadas por falta de madeira aproveitvel 0 217 726* 670

0 15 347

453 126 0

364

327

62

0 426 16 12

4 331 1 2

Total de rvores arrastadas at os ptios 398 328 *Nmero de rvores selecionadas pela FFT no talho 1 (EC) de Cauaxi para efeito deste estudo. Numa operao tpica de EC esse nmero no seria conhecido, por no se realizar inventrio pr-exploratrio.

11

Impacto sobre a floresta remanescente


As estimativas de impacto sobre as rvores remanescentes tornaram por base o inventrio de 100% das rvores comerciais e potencialmente comerciais dos talhes 1 e 3, sadias e com DAP igualou superior a 35 cm. Somente as rvores que responderam a esses critrios foram includas: elas sero exploradas no segundo ciclo de corte (30 anos aps o primeiro ciclo). A EIR rninimizou o nmero de rvores impactadas na floresta remanescente em mais de 50%. Para cada 100 rvores cortadas na EC, 38 remanescentes, comerciais e potencialmente comerciais, sadias e com DAP igualou superior a 35 cm foram fatalmente danificadas; na EIR, 17 foram fatalmente danificadas. Isso equivale a quase 4 rvores remanescentes fatalmente danificadas para cada 1O exploradas, no caso da EC, contra menos de 2, no caso da EIR. Conclui-se que os benefcios econmicos e ecolgicos da floresta remanescente sero sensivelmente superiores no talho EIR. rvores remanescentes potencialmente explorveis (espcies comerciais e potencialmente comerciais; classes de forma 1 e 2), danificadas durante o corte e no curso de outras atividades, na EC e EIR (o nmero total de rvores indicado entre parnteses) Condio da rvore Em recuperao Convencional (EC) Danos no curso Danos durante o de outras corte atividades 0,14 (54) 0,11 (43) 0,05 (21) 0,04 (16) 0,20 (80) Impacto Reduzido (EIR) Danos no curso Danos durante o de outras corte atividades 0,24 (80) 0,17 (57) 0,18 (58) 0,16 (52) 0,58 (190) 0,05 (17) 0,01 (2) 0,23 (76)

Nenhum sinal de 0,16 (63) mudana Com danos fatais Impacto total 0,34 (136) 0,64 (253)

12

Solo da floresta afetado por mquinas


Os sistemas de EIR tambm so estudados para reduzir o impacto da operao das mquinas no solo da floresta. Solo da floresta afetado (m2) por rvore explorada na EC e EIR e total de hectares afetados para todo o talho/100 ha* Atividade Estradas secundrias Ptios Convencional (EC) ha / 100 ha m / rvore explorada (talho) 34 1,35
2

Impacto Reduzido (EIR) m / rvore ha / 100 ha explorada (talho) 20 0,65


2

26

1,05

19

0,63

Ramais de arraste 193 7,66 120 3,90 Impacto total 253 10,06 159 5,18 *Na operao de EC, 397 rvores foram exploradas; 328 rvores foram exploradas na operao de EIR. Todas as reas de EC e de EIR afetadas por estradas, ptios e ramais de arraste foram medidas. Apesar de no se ter medido diretamente a compactao, estimou-se a severidade dos danos, para avaliar se os solos minerais tinham sido expostos e se a manta (camada humfera) ou a vegetao tinham-se mantido. Proporo de rea impactada

13 As perturbaes geradas no solo da floresta pela operao de mquinas no talho EC representaram o dobro daquelas geradas no talho EIR. No total, 10% do solo florestal foi afetado no talho EC contra 5% no talho EIR. A rea de solo afetada por rvore extrada foi 60% maior na EC em relao EIR. Ademais, 100% da manta nos ramais de arraste do talho EC foram retirados, deixando expostos os solos minerais, contra 10% no caso dos ramais de arraste da EIR. Na EIR, as estradas primrias e secundrias e os ptios so permanentes e voltam a ser utilizados na explorao seguinte. Isso no apenas permite ao proprietrio da terra amortizar os investimentos em infra-estrutura ao longo de mais de um ciclo de corte, como tambm reduz os impactos ecolgicos de longo prazo. Como essa infra-estrutura no volta a ser usada na EC, espera-se que os impactos cumulativos desfavorveis, financeiros e ecolgicos sejam maiores.

14

Desperdcio durante a explorao


A madeira desperdiada na EC representou 24,20% do volume total de madeira explorada; no caso da EIR, 7,68%. A EIR resulta claramente em grandes ganhos na eficincia de utilizao da madeira. Madeira comercial desperdiada na floresta e nos ptios nas operaes de EC e EIR Fonte Tocos altos Toras rachadas Desperdcio no traamento Toras perdida Total na floresta Total nos ptios Total Desperdcio na EC (m3 / ha) 0,28 0,87 1,97 0,96 4,08 1,97 6,05 Desperdcio na EIR (m3 / ha) 0,10 0,31 0,85 0,06 1,32 0,60 1,92

Percentua1 de madeira desperdiada comparado a volume total extrado por sistema

15

Custos e benefcios
Os custos com atividades de planejamento e de infra-estrutura na EIR superaram em 2,6 vezes os mesmos custos na EC. Isso poderia gerar a impresso de que a EIR mais cara que a EC. Custos por m3 das atividades de planejamento pr-exploratrio e exploratrio e de intraestrutura. Custo mdio das operaes de EC (US$ / m3) Custo mdios das Operaes de EIR (US$ / m3)

Atividade Planejamento pr-exploratrio Definio dos talhesa Inventriob Remoo de cipsb Processamento de dadosc Mapeamentoc Planejamento exploratrio Procura por rvores** Marcao das rvores Planejamento das estradasa Planejamento dos ptiosa Infra-estrutura Construo das estradasb Construo dos ptiosb

0,26 0,48 0,14 0,10 0,20

0,14

0,13 0,02 0,01

0,28 0,29

0,16 0,16

Marcao dos ramais de arraste 0,27 Total 0,71 1,93 * Os custos de EIR indicados com a, b e c foram computados razo de 27,4% por ano, para refletir o fato de que eles ocorreram antes da explorao. As atividades indicadas com a foram computadas por 8 meses; as indicadas com b foram computadas por 7 meses; e as indicadas com c foram computadas por 3 meses. ** Na EC, a procura por rvores ocorre no momento da explorao. A produtividade das atividades de corte e traamento da EIR foi pouco inferior da EC. Isso se deve, provavelmente, ao tempo adicional gasto com a derrubada direcional. Entretanto, a produtividade do

16 arraste e das operaes no ptio foi cerca de 40% superior no caso da EIR. As razes so a maior eficincia no encontro das rvores cortadas, a orientao tima do trajeto dos skidders e o tempo curto de seu retorno ao ptio. Com isso, o custo total das atividades de corte, traamento, arraste e operaes no ptio da EIR resultou 30% menor que o da EC, o que mais que compensou o incremento nos custos das atividades de planejamento pr-exploratrio e exploratrio e de infra-estrutura. Produtividade e custo das operaes exploratrias Produtividade da EC (m3 / ha) Corte e traamento 20,46 Atividade Arraste Operaes no ptio Total 22,39 22,39 Custo da EC (US$ / m3) 0,49 1,99 2,01 4,49 Produtividade da EIR (m3 / ha) 18,65 31,66 31,66 Custo da EIR (US$ / m3) 0,62 1,24 1,28 3,14

Custos e benefcios da EC versus operaes de EIR Atividade Pr-exploratria Planejamento exploratrio Infra-estrutura Corte e traamento Arraste Operaes no ptio Ajuste de desperdcio Custo com explorao1 Treinamento2 direitos de EC (US$ / m3) 0,00 0,14 0,57 0,49 1,99 2,01 0,40 9,09 EIR (US$ / m3) 1,18 0,16 0,59 0,62 1,24 1,28 0,09 7,61 0,21 Aumento ou (diminuio) EC - EIR 1,18 0,02 0,02 0,13 (0,75) (0,73) (0,31) (1,48) 0,21

Custos gerais/apoio 0,97 0,86 (0,11) Custo total 15,66 13,84 (1,82) Benefcios brutos 25,50 25,50 0,00 Benefcios lquidos 9,84 11,66 1,82 1 Os custos com direitos de explorao so mais elevados nas operaes tpicas de EC, uma vez que mais madeira desperdiada e que esses custos so distribudos por um volume menor de madeira aproveitada. 2 Os custos de treinamento em campo no foram computados nas operaes de EC, nem foram aumentados os custos dos equipamentos por operao inadequada.

17 O custo por m de madeira explorada na EIR mostrou-se 12% inferior ao da madeira explorada na EC. Aplicando-se um preo mdio bruto da madeira de US$ 25,50/m3* no ptio, a margem de benefcio da EIR resultou em 45,7%, contra 38,5% para a EC**.
3

*Esse valor a mdia ponderada de trs categorias de preos: branca (baixo valor): US$ 10,74/m3; vermelha (valor mdio): US$ 21,61/m3; e nobre (alto valor): US$ 58,57/m3. Essa mdia foi obtida levando-se em conta os volumes encontrados nos talhes 1 e 3 da Fazenda Cauaxi para cada uma dessas categorias de preos. **Em outro stio, a Fazenda Sete, tambm no municpio de Paragominas e manejada conforme mtodos de EIR, o estudo de Barreto et al., 1998, reportou uma margem lquida ainda superior: US$ 15,58/m3 (contra US$ 1l,66/m3 em Cauaxi), 35% superior ao ganho obtido com a EC. Em geral, os resultados em Cauaxi, apesar de mais conservadores, so consistentes com aqueles da Fazenda Sete, o que confirma que a EIR pode levar a um lucro superior ao da EC nessa regio da floresta.

18

Concluso
Aparentemente, custos menores e benefcios maiores deveriam levar as madeireiras a adotar a EIR. Essa concluso, entretanto, precisa ser ponderada. Apesar de a margem lquida ser 19% superior no caso da EIR, os 38,5% da EC permanecem impressionantes. A possibilidade de a indstria madeireira obter tais margens de lucro com a EC* pode pesar negativamente na sua disposio de modificar seus mtodos de operao. Pode parecer lgica a preferncia por uma forma de explorao que resulte em lucros o mais imediatos possvel. Boa parte dos benefcios econmicos da EIR deve-se reduo de custos com o desperdcio de madeira. Entretanto, porque os operadores da EC no adotaram um sistema de custo total, custos diretos e indiretos com desperdcio de madeira no costumam ser contabilizados. Enquanto o sistema de custo total no for adotado, um dos maiores benefcios econmicos da EIR continuar desconhecido. (Esses custos foram considerados, alis, no ajuste feito nos custos com direitos de explorao - ver tabela na pagina anterior. Cabe lembrar que nas reas de EC a floresta remanescente tornar-se- cada vez mais pobre no futuro.) A EC pode gerar retorno econmico superior ao da EIR quando as legislaes florestal e do trabalho so violadas. Entretanto, na Amaznia brasileira, a aplicao da regulamentao ambiental e outras tem caminhado a passos largos. Os riscos de multas e outras penalidades tendem a fazer desaparecer as vantagens da explorao ilegal e a motivar as madeireiras a adotar mtodos de EIR. Ainda favoravelmente EIR , nota-se que os pases importadores de madeiras tropicais esto exigindo, cada vez mais, que tanto a matria-prima quanto os produtos acabados tenham sua origem em florestas bem manejadas. Muitos deles esto igualmente pedindo que seus fornecedores sejam certificados. Isso tambm pode contribuir para a difuso do bom manejo. * Segundo Jenkins e Smith, 1999, as madeireiras e serrarias do Par obtiveram margens lquidas de cerca de 33%.

19

A FFT (Fundao Floresta Tropical) uma organizao no-governamental, sem fins lucrativos, sediada em Belm, Par, que associa pesquisadores, madeireiros, proprietrios de terra, indstrias e governo com o fim de promover e disseminar o manejo sustentvel de florestas tropicais, principalmente na Amaznia. ligada TFF (Tropical Forest Foundation), tambm uma organizao no-governamental, do estado de Virginia, nos Estados Unidos. Desde 1995, a FFT implantou modelos em diferentes regies da Amaznia (Cauaxi, PorteI e Floresta Nacional Tapajs, no estado do Par, e Marcelndia e Claudia, no estado de Mato Grosso) para provar a eficincia e viabilidade econmica da explorao de impacto reduzido. As principais atividades da FFT so: treinamento (mais de 1.000 pessoas j foram formadas, entre tomadores de deciso, engenheiros florestais, tcnicos de nvel mdio e operadores especializados), programa de estgios (para formandos ou graduados em cincias florestais), programa de extenso (palestras, seminrios e workshops) e publicao de artigos e livros tcnicos e de pesquisas (prprias e em colaborao com vrios institutos). Desde a fundao da TFF e da FFT, a Caterpillar e a Sotreq participam ativamente da instituio e da implantao do modelo de manejo sustentvel na regio Amaznica, atravs de equipamentos e apoio tcnico-operacionaL

A Cikel Brasil Verde a maior empresa de manejo florestal da Amaznia. E foi a quarta na regio a obter a certificao do Forest Stewardship CounciL Atualmente, administra mais de 480 mil ha, todos no Par. So cerca de 200 mil ha de terras prprias, principalmente nas Fazendas Rio Capim, a oeste, e Cauaxi, ao sul, e cerca de 280 mil ha arrendados. Para suas atividades exploratrias e industriais, a Cikel emprega aproximadamente 1.500 pessoas e 60% da madeira que beneficia exportada.

A Mil Madeireira, do grupo suo Precious Woods, foi a primeira madeireira da Amaznia a receber a certificao do Forest Stewardship Council, em 1997. Desde 1992, vem explorando, na Fazenda Dois Mil, ao longo da estrada Manaus-Itacoatiara, no estado do Amazonas, uma rea de 80 mil ha. At o final de 2002, o grupo pretende chegar a 300 mil ha no Amazonas e 250 mil no Par, sua nova frente, todos prprios. Entre a Mil Madeireira e a Lisboa Madeiras (seu brao no Par), a Precious Woods emprega 750 pessoas para suas atividades de explorao, serraria e beneficiamento. Seu principal mercado o internacional. Consulte tambm o site www.fft.org.br

You might also like