You are on page 1of 6

Segurana em laboratrio qumicos e noes de primeiros socorros

Um laboratrio de qumica pode ser uma das reas de trabalho mais perigosas, especialmente quando o laboratrio no tratado com respeito. Neste texto discutiremos os procedimentos de segurana que devem ser usados quando o tempo insuficiente para buscar auxilio fora do laboratrio. importante saber a localizao das pessoas e equipamentos necessrios quando um acidente de laboratrio exigir assistncia especializada. Os seguintes nmeros de telefone devem ser acessveis ao responsvel pelo laboratrio, de modo que possa ser acionado com rapidez, o auxilio preciso: Ambulncia: _______________ Bombeiros: ________________ Posto mdico mais prximo: _____________ Hospital mais prximo: _____________ Mdico mais prximo: _________________ A maioria dos seguintes equipamentos deve ser facilmente acessvel no laboratrio de qumica. possvel haver variaes da lista em vista de regulamentos locais de segurana: Cobertor antifogo Extintor de incndio Lava-olhos Chuveiro Caixa de primeiros socorros Lavatrio para queimaduras de cidos ou de lcals. obrigatrio que todos os acidentes de laboratrio sejam comunicados direo, quer tenham recebido tratamento especializado, quer no. Tambm importante que a pessoa acidentada e remetida a tratamento especializado tenha um acompanhamento; no caso de a pessoa acidentada ter um desmaio o acidente pode ficar, com facilidade, muito mais grave.

Alguns venenos usuais e os sintomas que induzem cidos e lcals: Queimam e corroem os tecidos com que entram em contato e, em casos extremos, podem fazer um orifcio na parede estomacal. Alcool: Atua como enrgico depressor do sistema nervoso central. Cianeto: A no ser em doses muito pequenas, provoca o colapso da vtima. A morte rpida em consequncia da paralisia respiratria. Pode ser ingerido ou absorvido por um ferimento ou atravs da pele. usado em certos formicidas. Cianeto e monxido de carbono: Provoca a morte por asfixia em virtude de combinao com o sistema carreador do oxignio no sangue, o que impede a transferncia do oxignio para partes vitais do organismo humano. Sulfeto de hidrognio: Gs inflamvel e venenoso, com cheiro de ovos podres; perceptvel na diluio de 0,002 mg/l de ar. Muito perigoso. Pode provocar o colapso, o coma e a morte em alguns segundos depois de apenas uma ou duas inspiraes. insidioso, pois o olfato fica insensvel ao seu cheiro depois de exposio prolongada. As concentraes mais baixas provocam irritao das mucosas, dor de cabea, enjoo e fadiga. Chumbo: O envenenamento agudo pelo chumbo pode provocar anorexia, vmitos, mal-estar, convulses e injria permanente no crebro. Os casos crnicos evidenciam-se pela perda de peso, fraqueza e anemia. Mercrio: Perigoso por ser razoavelmente voltil (presso de vapor de 0,002 mmHg a 25C) e facilmente assimilveis pelas vias respiratrias, pela pele e pelo tubo digestivo. O envenenamento agudo pelo metal, ou seus sais, provoca ferimentos na pele e nas mucosas, nusea aguda, vmitos, dores abdominais, diarreia sanguinolenta, leses nos rins e morte num lapso de dez dias. O envenenamento crnico provoca inflamao da mucosa bucal e das gengivas, salivao abundante, queda dos dentes, leses nos rins tremores musculares, espasmos, depresso e brutas alteraes de personalidade, irritabilidade e nervosismo. Antdoto: dimercaprol (BAL: Britsh anti-lewisite). lcool metlico: Tem um efeito especifico de degenerao do nervo ptico que pode provocar leso permanente e cegueira, mesmo quando a quantidade assimilada tiver sido pequena. Fenilhidrazina: Provoca a hemlise dos eritrcitos. Piretrina: Encontrado em certos inseticidas. Provoca hiperexcitabilidade, descoordenao e paralisia dos msculos e das aes respiratrias. Nitrato de prata: O contato com a pele ou com as mucosas pode ser custico e irritante. A ingesto pode causar severa gastroenterite e at a morte. Na maioria das Universidades existem postos de atendimento de urgncia, com ambulncia e primeiros socorros.

A maior parte dos reagentes de laboratrio venenosa; importante ter uma certa compreenso sobre os sintomas provocados pelos venenos (lista acima). Quando se pode determinar o tipo de veneno que a pessoa assimilou, pode-se consultar uma listagem para ver se deve ou no ser provocado o vmito. Na lista abaixo esto relacionados venenos para os quais no se deve provocar o vmito. Nestes casos, o vmito faria com que o veneno corrosivo retornasse mais uma vez atravs dos delicados tecidos do aparelho digestivo. Nestas circunstncias devem ser administrados lquidos, para diluir o material venenoso, conforme as instrues da lista abaixo. Na lista seguinte esto os venenos que requerem a induo de ao emtica. Em ambos os casos so apresentadas as providncias a tomar. imprescindvel que um mdico seja procurado com urgncia, em qualquer caso. Venenos cujo tratamento no deve envolver aes emticas NO PROVOQUE VMITO... ...Quando a vitima ingeriu qualquer das substncias listadas abaixo. Administre leite ou gua; 1 a 2 xcaras no caso de crianas de 1 a 5 anos, e at 1 litro para maiores de 5 anos. cidos fortes Fluidos de lavagem a seco Amnia Gasolina Benzeno Hipoclorito de sdio (gua sanitria) Cal (xido de clcio) Nafta (ter de petrleo) Carbonato de Sdio leo de pinho Creosoto (creolina, fenis) Querosene Desinfetantes fenlicos Soda (hidrxido de sdio) Detergentes Soda para lavagem (barrilha) Estriquinina Thiner e removedores de tintas

Venenos cujo tratamento envolve ao emtica. Provocar o vmito excitando o fundo da garganta. PROVOQUE VMITO... lcool (etlico, isoproplico, desnaturado, metlico) Brax Cnfora Formaldedo Repelente de insetos. PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS DE PRIMEIROS SOCORROS:

Ferimentos
Objetivo: Proteger o ferimento de infec5es e controlar as hemorragias. Primeiros socorros: Usar pensos esterilizados e pressionar o ferimento at o trmino da hemorragia.

Estado de choque
Objetivo: Manter o paciente deitado e em posio confortvel. Sintomas: Pele hmida e plida, respirao pouca profunda, olhos sem brilho, pulso fraco. Primeiros socorros: 1. Manter o paciente deitado com os ps elevados quando no houver leses na cabea ou no trax. 2. Cobrir o paciente com cobertores (no provocar transpirao) 3. Administrar gua para mitigar a sede.

Respirao artificial
Objetivo: Desobstruir e manter livres as vias respiratrias, provocar o aumento e a diminuio alternados do volume torcico. Sintomas: Ausncia de respirao em virtude de choque eltrico, ou de afogamento ou de envenenamento provocado por gases. Primeiros socorros: Empurrar o maxilar inferior para frente e inclinar a cabea do paciente para trs. Fechar as narinas da vitima. Soprar ar para o interior dos pulmes pela boca da vtima. Afastar a boca e deixar a vtima expirar o ar. Repetir a operao de 15 a 20 vezes por minuto.

Venenos
Objetivo: Diluir o veneno e induzir o vmito, exceto quando isto for desaconselhvel. Sintomas: Queimaduras em torno da boca, frasco esvaziado. Primeiros socorros: Diluir com gua ou leite, induzir o vmito com soluo concentrada de bicarbonato de sdio ou com dedo na garganta da vtima. Antdoto universal: 1 parte de ch forte, 1 parte de leite de magnsia, 2 partes de po carbonizado (ou carvo ativo) . No provoque o vmito se a vitima engoliu um cido forte, ou querosene ou estriquinina. Verifique em todos os rtulos dos frascos o antdoto recomendado.

Fraturas
Objetivo: Manter imvel os ossos fraturados e as juntas adjacentes. Sintomas: Dor, inchao ,deformao. Primeiros socorros: Use um material rgido, uma almofada ou um cobertor, e entale como estiver. Transporte da vitima: :Se for necessrio deslocar a vtima, no curve, nem dobre, nem sacuda o paciente. Arraste a vtima sobre um cobertor, ou um casaco ou um tapete; use uma cadeira, uma maca ou vrias pessoas para transport-la e no provocar outras leses.

Queimaduras:
Objetivo: Mitigar a dor e impedir infeco. Sintomas: Do 1 grau - vermelhido; do 2 grau - bolhas; do 3 grau - leso profunda do tecido. Primeiros socorros: Cobrir a vtima com uma camada espessa de penso seco e estril. Queimaduras qumicas: lavar com gua.

Desmaio
Faa a pessoa deitar supina (de peito para cima) ou ento com a cabea entre os joelhos e respirar profundamente. Use, se for acessvel, suavemente, um frasco de amnia como inalador.

Ataque cardaco
No caso de a pessoa ter medicao prpria, administre-a; mantenha a pessoa deitada, respirando com facilidade. Chame o mdico.

PROCEDIMENTOS DE SEGURANA:

1. Trabalhar com ateno. 2. Conservar a ordem e limpeza de laboratrio. 3. Fazer o relatrio de cada aula prtica. 4. No utilizar o laboratrio na ausncia do professor. 5. No aquecer solventes inflamveis com chama ou prximo de uma. No caso de refluxo ou destilao usar disco ou manta eltrica. 6. Ao acender o bico de Bunsen, conserv-lo a uma distncia conveniente. Nunca deixlo aceso se no estiver sendo usado. 7. No aquecer um sistema fechado. 8. Ao submeter um lquido a ebulio durante um certo perodo de tempo, em recipiente aberto, utilizar sempre pedras de ebulio, o que evitar derramamento do lquido e possveis queimaduras. 9. Ao misturar ou aquecer substancias, conservar o rosto o mais distante possvel das mesmas. Se a operao for feita em tubo de ensaio, no dirigir a abertura do mesmo para outras pessoas presentes no laboratrio. 10. Na armao de uma aparelhagem use sempre suportes, garras, aros, trips e blocos de madeira. Evite arrumaes instveis. 11. Nunca aspirar nem provar substncias desconhecidas. Tambm no mistur-las sem ordem do professor. 12. Substncias que desprendam vapores irritantes ou venenosos, devem ser manipuladas na capela. BIBLIOGRAFIA: Baptista, Maria Joo. Segurana em laboratrios qumicos. Lisboa, ed. Universidade Nova de Lisboa, 1979.

You might also like