You are on page 1of 20

De: 11:08 Assunto:

Matos MIXANDO

Rebouas UMA

<flaygneryahoo.com.br> BATERIA

Gravei uma bateria toda separada em oito canais, ou seja, cada pea da bateria num canal. Percebi, como j era esperado, que o microfone de um tom, por exemplo, acaba captando bem no fundo, as demais partes da bateria e o mesmo para cada microfone utilizado. A pergunta :

Pegando como base o mesmo TOM que falei logo acima, apenas em alguns momentos da msica o baterista toca no tom, nos demais instantes o microfone que estava nele acabou captando um pouco das demais peas, eu deveria fazer uma "limpeza" na faixa em questo a fim de que fique apenas soando quando o tom foi tocado?? Se sim, gostaria de saber se o mesmo vale para uma pea mais constante como o bumbo e a caixa que a todo instante so tocados, mas que assim como as demais peas menos usadas tambm captou a ambincia dessas.

De: Assunto: Oi,

Edu MIXANDO

Silva UMA BATERIA

No faa isso. A bateria no simplesmente um monte de tambores, mas um instrumento composto de vrias peas. Esse vazamento faz parte de sua sonoridade. Se voc "limar" essa caractarstica, a bateria perde sua identidade e se transforma em algo seco e sem vida. Deixe abraos, Edu que "vaze", e faa disso um elemento a mais no som que voc procura.

Silva

Nova srie de mensagens

De: 18/10/02 Assunto: Ola

Cristiano [Audio

Cordeiro sex List] amigos,

<cristianocordeirobryahoo.com.br> 00:36 Gravao Bateria

Relendo a FAQ recentemente observei numa das muitas mensagens sobre equalizao de bateria o Edu dizendo para gravar o som "limpo" ou seja, em EQ nem efeitos, compressor etc... 1Devo gravar tudo "flat" ?

2- Existe alguma possibilidade de ouvir o som processado (eq, reverb, compres., etc.) antes da gravao (No pro tools eu sei que tem como, mas no Cakewal ou Sonar?) 3 - Como tenho apenas 4 canais de gravao (2 SB Live), como devo gravar a bateria?? Bumbo, Caixa e misturar o restante em L e R ?

Cristiano - Curitiba

De: sex

"rafafreddy" 03:49

<rafafreddyyahoo.com>

Bem, se voc no tiver um equalizador muito bom, melhor voc gravar flat. Acredito que esteja usando uma mesa, como a mackie ou a behringher, e neste caso a melhor coisa a fazer utilizar os inserts para ligar na placa de som. Para ouvir o som com os processadores plug-ins do computador em tempo real, s usando uma placa profissional de baixa latencia de preferncia com drivers ASIO. Para isso seria melhor utilizar o CUBASE ou o LOGIC AUDIO. Com drivers mme ou wdm (cakewalk), talvez voc possa chegar a uma baixa latencia tambm, se voc tiver um computador bastante rpido, mas lembre-se, queanto mais plug-ins, mais buffer necessrio, e consequentemente maior latencia. Na minha opinio, at 12 milisegundos aceitvel, mas acima disso pode atrapalhar o msico. Sobre a microfonao, o ideal seria utilizar um na caixa (dinamico), um no bumbo (dinamico) e dois over-all, pegando de cima os pratos e os tambores (condensador)... Boa sorte...

De: sex

Cristiano

Cordeiro 15:40

<cristianocordeirobryahoo.com.br>

Rafael, desculpa a minha ignorancia mas voc me disse para ligar os inserts da mesa (tenho uma tascam 688 com 10 xlr c/ insert) nas entradas da placa? Mas da eu teria apenas 4 canais para mandar ok? E pelo insert o som sai sem eq e eff?

Eu tenho geralmente 8 canais p/ bateria e preciso mandar para o PC em 4 (por isso eu mando bumbo, caixa, e o resto divido em L e R) Para isso, eu tiro as saidas do Group out (1/2 e 3/4) e mando para as placas SB 1 e 2 (line in L e R). Cristiano - Curitiba

De: sb

Edu

Silva 14:15

<bahi0387terra.com.br>

Oi Rafael, Cristiano e lista


rafafreddy escreveu:

Bem, se voc no tiver um equalizador muito bom, melhor voc gravar flat.

Quando trabalhamos com tracks isolados, sempre devemos gravar flat, a equalizao deve ser feita depois. Se gravarmos o sinal j equalizado (ou com efeitos), torna-se bem mais dificil voltar atrs, se no gostarmos do resultado.
Citao:

Sobre a microfonao, o ideal seria utilizar um na caixa (dinamico), um no bumbo (dinamico) e dois overall, pegando de cima os pratos e os tambores (condensador)...

Pode microfonar da maneira mais comum (um mic por pea), desde que use a mesa para uma pre-mixagem (reduo de canais). Os mics dos tons, surdo, over e hat vo cada um num canal da mesa, e endereados s saidas L e R (use os faders e pan, normalmente). Infelizmente, aqui precisamos equalizar antes, na mesa mesmo, pois os canais j

entraro misturados no HD, no sendo possivel equalizar separadamente pelo soft. O mesmo vale para os efeitos. O bumbo e caixa, por serem mais importantes, tero seus canais individuais, sem equalizar. Use as saidas insert para mandar aos canais 1 e 2 da placa. L e R da mesa vo nos 3 e 4.
Cristiano Cordeiro escreveu:

... voce me disse para ligar os inserts da mesa (tenho uma tascam 688 com 10 xlr c/ insert) nas entradas da placa?

Isso

foi

discutido

aqui

antes,

est

em...

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=122 No seu caso, voce deve usar os inserts apenas nos canais do bumbo e caixa, que devem ser gravados sem eq nem efeitos. Fazendo assim, sua mesa funcionara como um rack de prs.
Citao:

Eu tenho geralmente 8 canais p/ bateria e preciso mandar para o PC em 4 (por isso eu mando bumbo, caixa, e o resto divido em L e R) Para isso, eu tiro as saidas do Group out (1/2 e 3/4) e mando para as placas SB 1 e 2 (line in L e R).

Pode ser, mas se voce usar os inserts para bumbo e caixa, ter melhor qualidade, pois o sinal passar por uma menor quantidade de circuitos (dentro da mesa) at chegar na placa. Quanto mais curto for o percurso do sinal, melhor menos ruido e distoro. Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: 20/02/2001 Assunto:

"jcc" [Audio List] 00:11 Reverb

<jcclol.com.br> na Bateria

Gostaria que algum me desse algumas dicas quanto a colocao de reverb na bateria. Sei que no existe nenhum padro, mas eu gostaria de saber se por exemplo, o reverb do bumbo vai em L+R ou no centro. E como so colocados reverb nos tons, na caixa, etc... Tem algum site (em portugus) que d algumas dicas?

De: 21/02/2001 20:55


jcc escreveu:

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

... Sei que no existe nenhum padro, mas eu gostaria de saber se por exemplo, o reverb do bumbo vai em L+R ou no centro.

Nao use reverb no bumbo. Vai "embolar" tudo, e voce nunca vai conseguir uma mixagem satisfatoria.
Citao:

... E como so colocados reverb nos tons, na caixa, etc...

Em

PA

ou

gravacao?

Voce

nao

disse,

mas

eu

vou

entender

que

estamos

falando

de

gravacao.

Primeiro, devemos procurar um reverb com as caracteristicas desejadas para o instrumento e genero musical em que estamos trabalhando. Rock pesado e' um coisa, uma balada romantica e' outra. Nos processadores de efeitos ja' existem diversos presets (efeitos prontos) para cada instrumento. Por exemplo, "snare plate" e' um tipo de reverb encontrado na maioria dos processadores (claro que cada aparelho soa diferente do outro, de acordo com sua qualidade). Foi criado para se usar na caixa. De todas as pecas da bateria, e' ela que mais se beneficia de uma boa escolha do efeito aplicado. Para dosar a quantidade, ouca a gravacao de bateria completa, sem nenhum efeito ainda. Va' aumentando aos poucos a intensidade do reverb na caixa ate' notar sua presenca (ou seja, que o efeito apareceu). Passe a experimentar outros presets diferentes e anote aqueles que melhor se casam com o som original da caixa e o genero musical. Agora, levante o nivel dos demais canais (os outros instrumentos e vozes) ate' seu nivel normal, mas ainda sem reverb neles. Voce vai notar que o efeito da caixa quase sumiu (se nao, e' porque tinha demais, cuidado). Aumente aos poucos o nivel do reverb na caixa ate' notar novamente sua presenca. Agora, va' passando aqueles presets anteriormente escolhidos, um a um, ate' encontrar o ideal (dentro do possivel). A medida que voce for pondo reverb nas outras pecas da bateria, outros instrumentos e vozes, vai notar que sera' necessario reduzir um pouco o efeito da caixa, ou ate' mesmo escolher outro preset. Para os tons, o procedimento e' o mesmo, mas o preset podera' ser outro, caso voce tenha mais de um processador. Consulte o manual. A intensidade deles devera' ser ligeiramente menor que na caixa, salvo para efeitos especiais. Para os mics overall, normalmente nao uso reverb, aproveito a acustica da sala. Ou, a depender do genero musical (jazz, ou MPB suave, digamos), uso apenas neles, e talvez, um pouquinho mais na caixa. No bumbo, por favor, nada. E claro, em qualquer caso, o reverb sera' sempre enderecado a ambos canais, em estereo, para um efeito mais natural. Um truque interessante para o reverb na caixa, e' dosar seu decay (tempo de decaimento, ou seja, quanto tempo ele permanece ate' desaparecer) de acordo com o ritmo da musica. Procure trabalhar a programacao (nem todos os aparelhos permitem isso) de modo a fazer com que o decay dure ate' a primeira batida do bumbo depois do toque na caixa. Experimente. Mexa com a programacao, nao fique parado nos presets. Essas sao apenas sugestoes, que venho usando com sucesso a um bom tempo, mas aos poucos, voce ira' encontrando seus proprios metodos. Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: 02/11/01 Assunto:

"MN [Audio

Virtual" 18:30 List]

<mnvirtualyahoo.com.br> Compressores

tenho em compressor/gate alesis e gostaria saber se e melhor usa-lo como limitador de saida nos masters ou individualmente no bumbo/voz principal ou bumbo/caixa? voces podem me indicar configuraoes para ambos os casos?

De: 14:59

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

Alencar, Como seu Alesis (embora no seja grande coisa) tem diversos recursos alm de limiter, eu preferiria usa-lo para trabalhar instrumentos individualmente (no insert de seus respectivos canais). Primeiro desabilite o link (a chave que fica no meio do painel) para que ambas as sees possam trabalhar independentes uma da outra. Quanto aos ajustes, isso ir exigir muita experincia e "ouvido". Para comear, sugiro que use a funo automtica (chave "Peak/RMS" em RMS), com isso no precisar se preocupar (por enquanto) com os ajustes de tempo (ataque e release). A chave "Soft/Hard Knee" deve estar em "Hard" para bumbo, caixa e demais instrumentos de percusso (em PA). Outros ajustes importantes so os de Ratio e Threshold. Sugiro que estude os textos na biblioteca do site,sobre compresso e compressores. Para bumbo e caixa, voc precisa de taxas (ratio) mais altas, comece em 4:1 e avalie o resultado (assumindo que voce trabalha com msica popular em geral). Ajuste o limiar (htreshold) para que o indicador (leds vermelhos) se acendam at a metade da escala, aproximadamente (cerca de 6 dB de atenuao). Esse compressor no d bons resultados com atenuaes maiores. Quanto ao gate, use apenas no bumbo, com tempo de decay curto (ajuste o threshold de aordo com a "vontade" do musico. Na caixa no recomendo, pois a depender do estilo (dinmica) do baterista, o gate pode cortar certas passagens mais suaves. Para a voz sugiro algo melhor, como um dBX, mesmo da linha econmica. Enquanto no compra um, pode usar o Alesis, em RMS, "Soft Knee", com ratio entre 2:1 a 4:1 a depender do estilo musical e "estado de esprito" do cantor. No passe de 6dB na reduo de ganho. Note que estou assumindo que voce trabalha com PA e msica popular. So apenas sugestes bsicas, sua experincia lhe dir como ajustar melhor seu aparelho - por exemplo, j usei com sucesso taxas ainda mais altas (limitao, na verdade) em bumbo com timos resultados, desde que o conjunto microfone/compressor/mesa estejam em harmonia (e as caixas possam reproduzir o resultado, e a acustica do ambiente no atrapalhe). Para quem trabalha com grandes sistemas, onde existe maior headroom, mais tempo para ajuste do sistema, msicos mais experientes, melhores equipamentos e condies de trabalho, os procedimentos seriam outros (h que trabalhe com quase nenhuma compresso, imitao, muito menos gate). Mas como a maioria dos membros da lista ainda consegue colocar todo o seu equipamento numa Kombi, por a que devemos basear nossas orientaes. Abraos, Edu

Silva

Nova srie de mensagens

De: 15/05/03 Assunto: Ol!

"Thiago" [Audio List]

<thiagohehotmail.com> 11:04 Gravao de

Bateria

Eu li na FAQ que a bateria deve ser gravada "limpa", sem qualquer efeito. A pergunta: Esse "limpa" se refere tambm a equalizao? Isto , a bateria tem q ser gravada totalmente flat?

De: 15/05/03 Ol

<audiowizardsbrturbo.com> 11:37 Thiago,

S tentando ajudar... sim, limpa quer dizer sem nenhum processamento, se puder evitar de usar a equalizao da mesa melhor ainda. Para isso voce deve posicionar o microfone tentando equalizar (achar a posio ideal do mic) aproveitando o efeito proximidade e a presena de pico do microfone. Se voce conseguir tirar um som satisfatrio na tomada sem processamento, ver que muito mais fcil na mixagem, timbrar! Rmoli

De: 15/05/03

"Victor

Hugo

(YAHOO)" 16:54

<vh5150bryahoo.com.br>

Eu, que no entendo tanto assim de gravao, j notei que quando gravo flat consigo mexer depois e equalizar como imaginava. J se eu gravar equalizado e depois no gostar, muitas vezes no tem como mudar muito sem que algumas frequencias fiquem prejudicadas, e c entre ns, as frequencias que precisamos so sempre aquelas que esto em falta...

Nova srie de mensagens

De: 31/03/03 Assunto:

Augusto [Audio

Pedrone seg List]

<augustopedroneyahoo.com.br> 12:14 Gravao de Bateria

Gravei a bateria de minha banda com 2 mics em par espaado e um no bumbo. Substitu o bumbo por um MIDI e o par espaado captou muito bem todos as outras peas, com excesso dos pratos (ataque e conduo). O problema que o som dos pratos ficou alto e "longo" demais. Acho que devia ter "amortecido" os pratos antes da gravao, com fita crepe. E alm disso nossos pratos no so to bons, e tm um som meio "mdio-agudo"... Enquanto o baterista fica na caixa e contratempo, t uma maravilha... Mas quando ele bate no prato de ataque... AI !!! Sei que no existe soluo, mas algum teria alguma dica para amenizar esse problema ? Alguma equalizao, compresso ou plug-in ? Augusto Pedrone.

De: seg

Edu

Silva 23:10

<bahi0387terra.com.br>

Se os pratos no so bons e a bateria no foi bem captada, s conheo um efeito que resolve (agora tambem em plug-in): o famoso "Regravizer"!! Ou seja: chame o batera de volta, rearranje os microfones e grave tudo de novo de preferncia com outros pratos... Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: Assunto:

FlordeLothus [Audio

List]

<flordelothuspop.com.br> Cimbal

Estou no sufoco com a batera!!!! Como posso fazer para que o cimbal soe como soa nas gravaes normais (muito agudo)? Pus 7.2k 10k 15k as demais um equalizer de 20 = = = frequencias deixei bandas nele com a 0,9 9,3 20,00 em 0db. seguinte configurao:

O som ficou razoavel, mas ser que vai ter o mesmo resultado em aparelhagens maiores? Ou estou cometendo uma gafe sonora? Usei um microfone s pro dito cujo porm algumas peas vazaram nele.

De: seg 18:08

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

FlordeLothus escreveu:

Como posso fazer para que o cimbal soe como soa nas gravaes normais (muito agudo)?

Antes de mais nada, preciso que os pratos sejam bons. O som desejado j deve estar l, voce apenas ir captar. Se forem ruins, jamais extrair um bom timbre deles, no importa o equipamento utilizado. No adianta. Ah, e lembre de limpar de vez em quando, com palha de ao e um WD40 ou semelhante (mas de leve, no v lixar). Faz diferena...
Citao:

Pus um equalizer de 20 bandas nele

No use equalizador para instrumentos ou microfones individuais. Para isso existem os eq's nos canais da mesa. O insert apenas para efeitos.
Citao:

estou cometendo uma gafe sonora?

No

assim

que

se

equaliza

instrumento.

Para

hi-hat

(cimbal),

vo

aqui

uns

toques:

Existem tres componentes basicos no som do cimbal (e pratos em geral): uma ressonncia que lhe d um som de sino entre 500Hz e 1kHz; o ruido da baqueta em torno de 5kHz; e o verdadeiro agudo entre 7 e 10 ou 12kHz. Acima disso, apenas "ar" em gravaes, no em PA. Um exemplo de equalizao:

LPF 200...300Hz cortar (shelf) para eliminar ruido de fundo -3 a 6dB 400Hz menos ambiencia, mais clareza (Q=0.7 a 1) +3dB 7...10k mais brilho, dureza (Q=1.4) +3dB 500Hz acentua o som de sino (Q=1) Voce precisa de um microfone especfico para a pea. Um tipo de condensador ou eletreto de boa qualidade. Um mic comum, dinmico, por melhor que seja no lhe dar verdadeiros agudos. Forar na equalizao aqui s trar chiados, no se pode criar agudos onde eles no existem. Voce s ir conseguir "chhh, chhh, chhh..." em vez de "tsss, tsss, tsss...".
Citao:

Usei um microfone s pro dito cujo porm algumas peas vazaram nele.

Procure posicionar o mic de forma a no apontar para a caixa ou outras peas da bateria. Acione o low cut no canal da mesa e corte os graves no eq do canal, isso essencial. abraos, Edu Silva

De: dom 19:16


Citao:

paramaterialdafdl

<bandafdlieg.com.br>

Antes de mais nada, preciso que os pratos sejam bons.

Paiste, no a srie top de linha, acho que a 800!!


Citao:

Voce precisa de um microfone especfico para o instrumento. Um tipo de condensador ou eletreto de boa qualidade.

No caso de verba curta posso simular um desse no Antares Mic Modeler? Se puder qual o modelo indicado? Uso o Sm58 no cimbal e as vezes um TSI .

De: 17:52

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

paramaterialdafdl escreveu:

posso simular um desse no Antares Mic Modeler?

No adianta. O modeler no pode criar agudos onde eles no existem.


Citao:

Se puder qual o modelo indicado?

Use um mic de condensador ou eletreto, que tem bons agudos. Em seu caso, qualquer um barato lhe servir, e os mics-padro so os Shure SM81 e AKG C1000 (mas no gosto de nehum dos dois...). Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: Assunto:

[Audio

"Geovane" List]

Duvida

<geobateraig.com.br> sobre

Equalizacao

Tenho aprendido muito com est lista, e gostaria de dicas de equalizao de bateria, de cada pea quantos db's deve subir quantos deve descer...

De: dom Oi,

Edu

Silva 18:59 Geovane

<bahi0387terra.com.br>

No assim to fcil, depende muito da bateria (e do dono), dos microfones, etc. Releia minhas mensagens sobre o assunto veiculadas nos ultimos dias, onde deixo isso bem claro. Voce precisa de um bom instrumento, um bom baterista, um bom microfone corretamente posicionado e um ambiente com boa acustica, seno, nada feito. Satisfeitas essas condies, existem sim, certas faixas de frequncia em cada pea, que "pedem" para serem trabalhadas. Veja por exemplo, algumas dicas para o bumbo: +3dB em 70...90Hz -6dB em 300...400Hz (Q=1.4) Mais corpo, peso (ou, se sua mesa no permitir, shelving de +4 ou 5dB entre 70 e 100Hz) (Q=1.4) Reduz som de "caixa de papelao"

+4db em 2/3K ou 4/5kHz (Q=1.4 a 2.8) Mais ataque (batida da maceta) +3dB em 12 ou mais kHz (shelving) As frequencias no so Harmnicos artificiais criados pelo mic e/ou pr exatas, varie entre os dois extremos.

Entenda o seguinte: no precisa fazer tal e qual est ai, so sugestes para experimentar quando voce nota que algo parece estar "faltando" ou "sobrando" no bumbo. Isso, admitindo que seu sistema (PA ou estudio) tem resposta equilibrada e a microfonao est correta. Um exemplo de ajuste que costumo usar: procuro um reforo entre 60 e 100Hz (para o "peso"), e atenur em algum ponto entre 200Hz e 500Hz (ou at 2kHz a depender da musica e do mic), para no conflitar com outros instrumentos. Se quiser que o bumbo "aparea" mais, reforo em 4k e entre 10 e 12k - mais click sem aquele som "anos 80"... Note que, ao contrrio do que muita gente pensa, no adianta elevar os graves mais baixos (primeira oitava, entre 20 e 40Hz) aqui, uma vez que o impacto do instrumento est numa faixa mais elevada, em torno dos 80Hz. Trabalhem bem essa regio e tero a recompensa. Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: seg

"Geovane" 16:21

<geobateraig.com.br>

Assunto:

[Audio

List]

Duvida

de

equalizacao

dos

toms

Oi Edu valeu pela dica de bumbo ficou legal o som, agora eu queria de saber sobre os toms, esses dias me trouxeram uma musica para mixar no estdio aconteceu que eles gravaram com uma bateria pearl com as peles muito usada ai briguei para tirar o som e no conseguir tirar o som que eu queria por que tambm toco batera os tom at que deu para enganar mas os surdo meu amigo no deu no ai queria saber umas dicas de equalizao de toms quem entende do assunto possa me ajudar a resolver desde j agradeo.

De: ter

"Luiz

Henrique

de

Faria 00:50

Moreira"

<lhfmhotmail.com>

Oi, Geovane nos tons e surdo tente atenuar freqncias por volta de 300Hz (regio de mdio grave que faz os tons ressonarem bastante). Dependendo do estilo reforce um pouco com um filtro shelving por volta de 8Khz para dar um brilho e melhorar o attack da pea. Se de todo o som estiver um pouco "lata" tente atenuar por volta de 2Khz. Obs: procure usar uma largura de banda (bandWidth) por volta de 2 oitavas que soa mais musical. Espero que estas dicas lhe ajudem.

De: ter

Celio

Barros 01:22

<zanonbarsanet.com.br>

em casos de batera com peles soando mal (conheci isso de perto a ponto de amigos meus dizerem que eu nao sabia gravar batera...), e' fundamental, voce perceber ate' que ponto a pele esta' velha, ate' que ponto a batera esta' desafinada e, ate' que ponto o baterista sabe tirar um som redondo da batera, fazendo-a soar de forma equilibrada e presente. listando: 1- se as peles forem apenas velhas, acho que voc vai perder muito do sustain dos tambores. imagino que um bom compressor junto a uma pesquisa com medios pode ajudar bem. 2- se a batera estiver muito desafinada, os tambores vao ressoar inumeras frquencias que acabam por embolar o som, quando nao o cancelam, dificultando muito qualquer esforco pra deixar o som limpo e nitido. nesses casos (o que ocorreu comigo no som daqule batera que gravou aqui) e' mais dificil. o que da' pra fazer e' deixar aquele som feio bem na frente, mas o som vai continuar feio, porque ja' estava assim quando foi gravado. 3- se for a sonoridade do baterista, voc vai perceber que o ataque nas peles e' muito forte mas o som nao "sai", parece amarrado. nesses casos, uso L1. as vezes temos que exagerar no treshold (-10bB ou mais) sem medo. Infelizmente, essas sao medidas incomodas de se tomar pois estamos remediando um problema que muitas vezes poderia ser evitado com um pouco de atencao e dialogo tanto do baterista quanto do tecnico. Enfim, essas coisas acontecem... celio - SP

De: ter

Edu

Silva

01:32

<bahi0387terra.com.br>

Sem boas peles, e corretamente afinadas, no h santo que d jeito! Ponha a culpa no baterista, voc no pode fazer milagre... Veja aqui algumas dicas de equalizao de toms e surdo (bem afinados, com peles boas e mic OK). Servem para PA e

mixagem de trilhas em estudio. Surdo +3 / 80 ...160Hz corpo (Q=1 a 1.4) -6 / 300...400Hz reduz "som de caixa de papelao" (Q=1.4) -4 / 1,5k +4 / 4...5k +4 / 7k Toms +3 / 120...200Hz corpo (Q=1 a 1.4) +3 / 200...300Hz corpo (Q=1 a 1.4) -6 / 400...500Hz reduz "som de caixa de papelao" (Q=1.4) -4 / 1,5k +4 / 4...5k +4 / 7k Edu reduz "som de barril" (Q=1.4) ataque, presena (Q=1.4 a 2.8) som metlico (Q=1.4 a 2.8) Silva reduz "som de barril" (Q=1.4) ataque, presena (Q=1.4 a 2.8) som metlico (Q=1.4 a 2.8)

Nova srie de mensagens

De: ter Assunto:

Dinho [Audio List] Equalizao para

Braga caixa da bateria...

Estou tentando gravar uma batera acstica em meu home-studio e procurei algumas dicas de equalizao no faq e no encontrei.

De: ter

Edu

Silva

22:12

<bahi0387terra.com.br>

Antes de mais nada, sigas as sugestes dadas anteriormente sobre microfonao e afinao das peas da bateria. http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=226 http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=211 Se Efeitos Grave "limpo", isto , sem nenhuma equalizao nem efeitos. isso no for feito da forma correta, nada mais adianta.

Na mixagem, experimente comprimir o microfone superior com ataque longo e release bem curto. Isso dar um som "gande" caixa (se essa a inteno). Um delay no tempo da musica (ou em subdivises) casa bem com alguns generos musicais (reagae, etc).

Um efeito bastante interessante (em pop/rock) pode ser conseguido misturando o som original da caixa com uma sampleada. preciso que se tenha um mdulo de bateria / percusso com entradas de trigger. J demos algumas dicas sobre isso, e est tudo na FAQ (tpico "trigger para bateria"). Enderee cada caixa a um track e mixe os dois ate encontrar o som que deseja. Use EQ e efeitos diferentes em cada. Quanto ao reverb, depende muito do tipo de musica. Por exemplo, um gate reverb, para um som tipo "anos 80". Os processadores de efeitos j vem com alguns presets dedicados caixa, verifique no manual e faa experincias. Pode usar truques diferentes em cada microfone. Por exemlo, gate no efeito para o mic superior e reverb mais longo no inferior (esteira). Equalizao Exemplos de ajustes: LPF 80...100Hz cortar para + clareza (shelf) +2 / 200...300Hz mais corpo em caixas "finas" (Q=1 a 1.4) +3 / 1...3k +4 / 5...7k Para Algumas o mic mais presena (Q=1.4 a 2.8) mais ataque (estalo) da esteira, pode cortar dicas: de medio-grave para baixo.

Em rock pesado, boa parte do som da caixa fica entre 120 e 400Hz, faixa que deve ser bem explorada. Para um som de "caixa de papelo" (as vezes desejado), trabalhe entre 800 e 1200 Hz. Para abafar, eq pode no resolver - use um abafador, que pode ser uma fita adesiva grossa presa pele, ou um anel cortado de uma pele velha, posto sobre a nova. A "presena" da caixa se localiza entre 1 e 3k ou 2 e 4 kHz, a depender do dimetro e profundidade. Acentue em reagae. A regio do "estalo", o som da bagueta na pele, mais pronunciado entre 4 e 8kHz (depende da bagueta e da "mo" do msico). Enfatize aqui, para um som mais "fino". Se usar vassouras ou varetas (tipo "broom"), mais comuns em musica leve, tenha cuidado para no reforar demais os agudos. Ao abrir os outros microfones, voce ir notar que o som da caixa vai mudar, pois captado por todos. Faa agora um ajuste fino e oua o conjunto. Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: "Wagner 04/04/03 Assunto: Ol Pintou

T. [Audio

Pitocco List] amigos

UPdate

Systems" 02:02 Usar Gate da

<wagnerupdatesystems.com.br> ou lista. no?

uma

dvida

do

"caamba"

no

estdio.

Gravamos a bateria com um set de 7 microfones (set padro). At a tudo bem, s que no d para evitar os "vazamentos", tipo: mic. da caixa capta chimbal - mic. do ton-ton capta os pratos - etc. Como o cliente queria um som "plastificado" dos tambores, resolvi usar na mixagem o plugins FXCompressor/Gate do Sonar XL 2.0 na regulagem para Gate, para poder trabalhar apenas na equalizao dos tambores, "plastificando-os". Legal, a regulagem tipo Gate cortou o chimbal na trilha da caixa. Mas a notei um problema.

Quando o som da caixa era liberado pelo Gate, vinha junto com ele o bendito chimbal, tipo "Tichiauuup", dando uma acentuao rtmica inexistente na msica. Isto eu no consegui tirar com nenhuma regulagem. No mximo, o som da caixa sumia junto com o do chimbal. Minha pergunta, aos amigos que utilizam um Gate na captao do udio no estdio :

Essa entrada de outros instrumentos (tipo chimbal) no sinal de um determinado instrumento, no meu caso a "caixa", acontece quando se usa um Gate (no rack) durante a captao do udio? Ou a gente consegue regular para que apenas os picos da caixa apaream? A pergunta relevante porque, se este problema for solucionado utilizando um Gate no rack durante a captao do udio, ns teremos que comprar um. Desde j, agradeo a colaborao dos amigos.

Abraos, Wagner - wtpsound

De: 04/04/03 Bem. na

"castor"

<castor_transauol.com.br> 19:00 singela opinio, no vale a pena

minha

Fale para o baterista tocar o chimbau mais fraco, ou grave a caixa de playback. Se voce quizer usar gate, use somente na mandada de efeitos, para poder serparar o efeito da caixa do efeito dos tons. abraos castortransasom.com.br

De: "Wagner 05/04/03 Ol

T.

Pitocco Castor

UPdate

Systems" 03:21 e

<wagnerupdatesystems.com.br> lista,

Desde j, agradeo sua ajuda Castor.


Castor escreveu:

no vale a pena. fale para o baterista tocar o chimbau mais fraco, ou grave a caixa de playback.

Grande Castor, os msicos para quem gravamos demos, so em sua maioria (80%) msicos sem experincia de palco ou de estdio (todos novos). Pudera eu falar pro cara deixar a mo do chimbal mais leve. Mas, voc poderia me explicar melhor essa tcnica de "caixa de playback"? O que quer dizer com isso?

Citao:

se voce quizer usar gate, use somente na mandada de efeitos, para poder serparar o efeito da caixa do efeito dos tons.

Boiei amigo. Poderia me dar mais detalhes sobre a "mandada de efeitos"? Poderia detalhar melhor? Apenas como informao tcnica, ns gravamos cada instrumento da bateria em uma trilha separada, e os efeitos so aplicados da mesma forma, isto , o efeito da caixa no pega a trilha do ton. Pelo que entendi, voc me deu uma informao para ser aplicada em uma trilha que tenha a caixa e os tons juntos, estou certo ou no? Resumindo, entendo que na sua opnio, os vazamentos acontecem quando o pulso do instrumento em evidncia liberado. Correto? Ento, ser perda de tempo utilizar um Gate no rack do estdio, certo? Obrigado Abraos, Wagner - wtpsound pela ajuda.

De: 05/04/03

"castor"

<castor_transauol.com.br> 19:43

Isso mesmo, na minha opinio voce deve usar o gate na gravao do instrumento para colocar efeitos somente na caixa.

De: 06/04/03

"Toninho

Mesquita"

<tmaudiotoninhomesquita.com.br> 09:20

O Elcio, do Gravodisc tira "O SOM" da batera do Albino sem nenhum insert... gate nem no mais ousado dos sonhos... Pelo que pude perceber a mgica acontece na equalizao... ele torna os vazamentos algo que fica inserido no contexto do som do instrumento, fazendo o tal vazamento, devidamente minimizado tornar-se elegante e parte da sonoridade da batera... Na minha opinio essas coisas devem ser assim mesmo, eu aprendi a conviver e minimizar os vazamentos atravs da equalizao... aprendi a gostar do vazamento! Outro dia peguei um trabalho antigo que havia gravado numa TD-8 Roland e achei estranhos aqueles Track's consolidados, bem timbrados, mas porm sem nenhum tipo de vazamento... coisa mais sem graa... Toninho Mesquita

De: "Wagner 07/04/03 Ol

T.

Pitocco

UPdate

Systems" 23:37 e

<wagnerupdatesystems.com.br>

Toninho

lista.

Concordo com voc, gosto tambm dos vazamentos. Eles do uma certa ambincia na bateria, principalmente quando achamos o prato no canal do ton-ton, o chimbal no canal da caixa, etc. Os agudos da "prataria" ficam mais sutis e fceis de timbrar na mixagem.

At

tudo

bem

com

os

vazamentos.

O meu problema que quando o cliente pediu a "plastificao" dos tambores, a equalizao que utilizei, acentuou muito os vazamentos, principalmente a "prataria". Usando um envelope de volume eu zerei os vazamentos durante o "silncio" do instrumento, mas quando os tambores eram acionados, acontecia uma acentuao rtmica na msica que distorcia suas caracteristicas. Tudo isto porque tive que deixar acentuado as freqncias entre 1Khz a 4Khz. Esta equalizao, deixou os vazamentos de pratos com um timbre ruim. Quando eu falei "plastificao" dos tambores, eu quis dizer, deix-los com um som metlico o mximo possvel. Foi ento que eu pensei no Gate para tentar sanar o problema de vazamento dos pratos nos canais dos tambores. Resumindo, Mas estou tentando sou a acertar favor o timbre dos o melhor possvel sem o plugins como do voc. Gate.

ainda

vazamentos,

assim

Abraos, Wagner - wtpsound

De: 08/04/03

"Toninho

Mesquita"

<tmaudiotoninhomesquita.com.br> 10:16

Esse seu cliente doido !! Se eu estivesse na sua pele eu usava era um Drumagog, Sound Replacer e ainda pedia pro cara escolher o timbre...eu ia era re-samplear o que foi gravado pr chegar no tal som "plastificado"....quando o som no chega, quando o vazamento incomoda s usar as poderosas ferramentas de edio que os Soft's modernos nos do... Abrao, Toninho Mesquita

De: 08/04/03 11:48

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

Wagner T. Pitocco escreveu: Castor escreveu:

fale para o baterista tocar o chimbau mais fraco, ou grave a caixa de playback.

Mas, voc poderia me explicar melhor essa tcnica de "caixa de playback"? O que quer dizer com isso?

Creio que ele quis dizer para gravar novamente a caixa, apenas (enquanto o batera ouve o playback nos fones, toca a caixa).
Wagner T. Pitocco escreveu: Castor escreveu:

se voce quizer usar gate, use somente na mandada de efeitos, para poder serparar o efeito da caixa do efeito dos tons.

Boiei amigo. Poderia me dar mais detalhes sobre a "mandada de efeitos"? Poderia detalhar melhor?

Ele sugeriu usar o gate na saida do efeito, mas comandado pela caixa. Explicando melhor: [CAIXA] -------o------------------------------> [caixa "seca"] | | o---> [REVERB] ---> [GATE] ----> [reverb "gateado"] | ^ | | +---------------------+ Assim, o reverb na caixa s age sobre o som dela, sem ser incomodado pelos instrumentos vizinhos. A idia mais frequente em PA, mas tambem pode ser usada no estudio. Grave cada sinal (caixa e reverb) num track separado, e trabalhe bastante o decay do gate, para no cortar o reverb antes da hora. No bom usar o gate chaveando o mic da caixa, pois se voce ajustar o threshold alto demais voce perde as passagens mais fracas, e se ajustar mais baixo, ele ser disparado indevidamente por outros instrumentos. Gate s bom mesmo no bumbo (de vez em quando), para um som mais "seco", se for essa a meta.
Wagner T. Pitocco escreveu:

O meu problema que quando o cliente pediu a "plastificao" dos tambores, a equalizao que utilizei, acentuou muito os vazamentos, principalmente a "prataria". Quando eu falei "plastificao" dos tambores, eu quis dizer, deix-los com um som metlico o mximo possvel.

Bom,

mas

certo

seria

que

prpria

bateria

tivesse

esse

som

"plastificado".

Cuidado pra no entrar na conversa dos clientes, a maioria no sabe bem o que quer nem o que pode ser feito num estudio. Eles acham que se pode fazer qualquer coisa apenas "mexendo nos botes", e quando voce no consegue, l vem logo aquela ladainha: "ah, mas fulano do estudio XYZ tem um computador que faz e acontece, eu ouvi um CD que ele gravou ficou bem como eu quero, etc etc...". Voce pode tentar substituir algumas peas por samples, usando o Drumagog.

http://www.google.com/search?rls=pt-br&q=dr...tf-8&oe=utf-8 Se o som dos samples no agradar... grave de novo. Vai ter de usar outra bateria (ou pelo menos outros toms, com outas peles), que tenha um timbre que seu cliente goste. Edu Silva

De: "Wagner 09/04/03 Ol

T.

Pitocco

UPdate

Systems" 00:40 e

<wagnerupdatesystems.com.br>

Edu

Lista.

Seguindo seu esquema e, para ver se no perco a ltima gravao, pensei em tentar "remendar" da seguinte maneira no Sonar XL 2.0: Vou usar como exemplo a Caixa. Trilha Trilha AUX 1 MASTER Edu, 02 = sinal original da caixa = fonte do sinal 02 com AUX 1 habilitado (setado para envio do c/esta sequncia de plugins: REVERB >> GATE = fonte do Reverb 1 = Trilha 02 + AUX 1 = Resultado poderia me dizer se o meu esquema teria um resultado perto original sinal). gateado. final do seu?

voc

Abraos, Wagner - wtpsound

De: 09/04/03

Edu

Silva 11:19

<bahi0387terra.com.br>

O exemplo que dei foi para ilustrar o comentrio do Castor, no sei se teria alguma utilidade em seu caso, mas nada lhe impede de tentar. Agora, se eu fosse voce, usaria o "Regravator". No falha nunca! abraos, Edu

Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: Ol

Felipe Tue, 7 Oct Gravao

Muraro 2003 de do

<murarostudioyahoo.com.br> 22:28:50 -0300 baterias audio...

(ART)

amigos

Acabo de comprar uma digi 001 e tenho uma acstica legal, uma boa bateria e microfones razoveis, tenho conseguido um timbre excelente de batera e com a digi estou gravando ela toda separada. Porm as peas da bateria contaminam os outros microfones, principalmemente a caixa, que fica bem alta em todos os outros mics, principalmente os mais prximos a ela. Se deixo o mic em volume baixo, ele capta demais as outras peas, porm, se elevo o volume, para que a pea que esta sendo microfonada fique mais alta que as outras nesse canal, o canal clipa... Ser que por estar usando alguns mics simples (leson SM58) esteja tendo esse problema, ser um mic mais apropriado p/ batera me daria uma resposta maior do som prximo e menos da ambincia? Gostaria de saber como os amigos tratam esse problema, se existe algum tipo de "filtro" a ser usado na mixagem para limpar as pistas, ou isso feito mo canal por canal. J tentei utilizar noise gates mas no deu certo. Abraos Felipe a todos

De: Data: Oi Felipe


Citao:

Edu 7 Oct

Silva 2003

... as peas da bateria contaminam os outros microfones, principalmemente a caixa, que fica bem alta em todos os outros mics, principalmente os mais prximos a ela.

Vazamentos so inevitveis, mas no so prejudiciais. Lembre que fazem parte do som da bateria: no adianta procurar elimin-los ao mximo, se depois sero reunidos novamente na mixagem...

Citao:

se elevo o volume, para que a pea que esta sendo microfonada fique mais alta que as outras nesse canal, o canal clipa...

O canal da mesa sensvel demais, e/ou os microfones muito "quentes" (nivel de saida alto). Uma soluo meio esquisita mas que funciona em alguns casos seria ligar o mic na entrada de linha (line) da mesa. A resposta muda, mas como seus microfones no so dos melhores, isso pode at ser desejvel. Experimente. Outra soluo seria incluir um atenuador (PAD) entre o mic e mesa, reduzindo o nivel do sinal.Um bem simples e eficaz: solde um resistor de 33 ou 47 ohms (filme, 5%) entre os pinos 2 e 3 do conector do cabo de microfone, de preferncia no macho (que conecta na mesa). No precisa desfazer nenhuma ligao, mantenha tudo como est, apenas inclua o resistor dentro do conector macho. Veja o desenho:

Estou supondo que voc j reduziu ao mnimo o controle de ganho no canal...


Citao:

Ser que por estar usando alguns mics simples (leson SM58) esteja tendo esse problema, ser um mic mais apropriado p/ batera me daria uma resposta maior do som prximo e menos da ambincia?

Bons microfones certamente lhe daro melhores resultados em suas gravaes. No espere grande coisa com esses.
Citao:

... como os amigos tratam esse problema, se existe algum tipo de "filtro" a ser usado na mixagem para limpar as pistas, ou isso feito mo canal por canal.

No preciso, como j dissemos. Deixe os vazamentos em paz, eles lhe daro a ambincia necessria para que voc tenha uma bateria "real" em suas gravaes. Apenas no caso de sua sala ter pssima acstica, voce deve evitar captar ambincia a sala precisa ser tratada adequadamente. abraos, Edu

Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: Como

Qui

Balthazar 07 ambincia a ambincia

Dez na da bateria

Zenker 06 bateria em

10:51

controlar

cada

pea?

Estou querendo mais pra fins de efeitos. J vi o Enrico de Paoli fazendo isso, ele usava o side chain do gate insertado no canal de ambincia, assim toda vez que o batera tocava a caixa, o gate abria o canal da ambincia, sendo assim a ambincia da sala acabava sendo o efeito da caixa. Sei que incomum fazer isso, mas sinceramente gostaria de saber faze-lo, dentro do software que uso tem um gate da kjaerus que possui side chain, s que eu ainda no acertei configurar pra obter esse resultado. Sei que pra captar batera a sala deve ser grande (se quizer captar ambincia) mas essa minha sala apesar de no ser grande j possui essa reverberao que falei, ser que vai ficar legal? Assim como ela est, ela possui uma reverberao muito bonita. Abraos Balthazar Zenker

De: Data:

Qui

Edu 07

Dez

Silva 06

12:59

No difcil de ser feito. Basta extrair o sinal da caixa por um auxiliar no canal da mesa, enviar entrada side chain do gate, e na entrada de udio deste, vai o tal mic de ambincia. Assim:

O "microfone distante" capta o som da sala e ser comandado pelo som do mic principal (o da caixa). Quando - e apenas quando - o batera toca na caixa, a reverberao natural da sala liberada pelo gate. possvel usar essa tcnica para outras finalidades. Por exemplo, para dar uma sonoridade meio "eletrnica" ao bumbo, ligando na entrada do gate, um gerador senoidal sintonizado em uns 50/60Hz ou ruido filtrado (LPF). O tempo de release deve ser ajustado para o melhor efeito. O gate controlado pelo mic do bumbo. J discutimos o uso do gate e seu controle atravs do side chain antes, na antiga lista e mesmo aqui. D uma

estudada Edu Silva

nos

seus

parmetros

acabar

"inventando"

novos

truques

como

esse.

You might also like