You are on page 1of 10

Biota Neotrop., vol. 10, no.

Impactos potenciais das alteraes do Cdigo Florestal nos recursos hdricos


Jos Galizia Tundisi1,2 & Takako Matsumura Tundisi1
1

Instituto Internacional de Ecologia, Rua Bento Carlos, n. 750, CEP 13560-660, So Carlos, SP, Brasil 2 Autor para correspondncia: Jos Galizia Tundisi, e-mail: jgt.iie@iie.com.br

TUNDISI, J.G. & TUNDISI, T.M. Potencial impacts of changes in the Forest Law in relation to water resources. Biota Neotrop. 10(4): http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/en/abstract?article+bn01110042010. Abstract: Mosaics of vegetation, riparian forests, and wetlands have an important quantitative and qualitative role on the hydrological cycle. Riparian forests protect the water quality of rivers, lakes and reservoirs. Wetlands control floods, sedimentation and regulate the water quality by enhancing processes such as denitrification, phosphorus and heavy metal retention. Both ecosystems of transition are fundamental. The removal of wetlands and forests (riparian and mosaics of vegetation) affects environmental services of these ecosystems, causing loss of economic assets of the capital natural and accelerating degradation of rivers, lakes, reservoirs and the watersheds. Protection of these ecosystems of transition is thus fundamental for the development of agriculture. The loss of services affects society, human health, increasing costs of recovery and deteriorating human-ecological relationships. Keywords: watersheds, riparian forests, wetlands, hydrological cycle, biogeochemical cycles, water quality, water quantity. TUNDISI, J.G. & TUNDISI, T.M. Impactos potenciais das alteraes do Cdigo Florestal nos recursos hdricos. Biota Neotrop. 10(4): http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010. Resumo: Florestas riprias, mosaicos de vegetao e reas alagadas tm papel fundamental na proteo dos recursos hdricos mantendo a qualidade da gua em excelentes condies para abastecimento e recarregado aquferos repondo, portanto, volumes substanciais de guas para o componente subterrneo. A remoo de florestas riprias e reas alagadas tm um efeito extremamente negativo degradando a qualidade das guas superficiais e subterrneas, acelerando a sedimentao de lagoas, represas e rios, e diminuindo o estoque de gua nas nascentes e aquferos. Todos os servios ambientais dos ecossistemas aquticos ficam comprometidos com o desmatamento e remoo de reas naturalmente alagadas, portanto a preservao destas reas essencial para regular tanto o ciclo hidrolgicos como os ciclos biogeoqumicos. A remoo destas reas torna insustentvel a agricultura em curto prazo. Palavras-chave: bacias hidrogrficas, florestas riprias, reas alagadas, ciclo hidrolgico, biogeoqumica da gua, qualidade da gua, quantidade da gua.

http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010

http://www.biotaneotropica.org.br

68 Tundisi, J.G. & Tundisi, T.M.

Biota Neotrop., vol. 10, no. 4

Introduo
1. A vegetao e o ciclo hidrolgico
O ciclo hidrolgico depende fundamentalmente da reciclagem da gua atravs da evaporao dos oceanos, da precipitao,da infiltrao da gua nos aquferos e das reservas de gua nos sistemas continentais (lagos, rios, represas e reas alagadas). A evapotranspirao da vegetao outro componente fundamental do ciclo hidrolgico, pois repe para a atmosfera gua sob forma gasosa que o resultado do papel ativo da vegetao no ciclo. Likens (1992) que determinou por muitos anos o papel da vegetao em uma reserva ecolgica (Hubbard Brook, Estados Unidos) quantificou em 38% do total da precipitao a quantidade de vapor de gua evapotranspirado pela vegetao. As relaes da presena da vegetao no fluxo dos rios tambm foram quantificadas nestes estudos (Likens et al. 1990a) e ficou demonstrado que o volume de gua dos rios mantm-se aproximadamente constante durante o ciclo estacional devido ao fator regulador da vegetao na quantidade de gua escoada. Mas, alm disto, h outras evidncias que demonstram que a vegetao tem um papel relevante na qualidade da gua dos rios, represas e lagos. Estudos de Matheus & Tundisi (1988) demonstraram que na bacia hidrogrfica dos Rios Itaqueri e Lobo na regio central do Estado de So Paulo a qualidade da gua est diretamente relacionada com a presena da vegetao ripria e sua densidade ao longo do rio. Em regies onde h uma floresta ripria bem conservada a condutividade eltrica que um fator fundamental na medida da qualidade da gua, muito baixa (< 20 S.cm-1). Em regies com ausncia de floresta ripria esta condutividade muito mais elevada (> 100 S.cm-1) o que evidencia aumento da composio inica de gua, resultado da drenagem superficial. Outras informaes importantes decorrentes dos estudos em Hubbard Brook que quando a floresta perturbada e ocorre desmatamento os ciclos de fsforo e nitrognio apresentam alteraes significantes com aumento da concentrao nos rios como resultados da perda superficial no solo (Likens et al. 1970). Em outras regies este efeito tambm foi demonstrado (Vitousek et al. 1979). Portanto, existe evidncia cientfica relevante e de diferentes regies temperadas e tropicais sobre o efeito de vegetao na regulao do ciclo hidrobiolgico, tanto do ponto de vista de qualidade como de quantidade de gua (Tundisi & Matsumura Tundisi 2008).

ecossistemas aquticos e portanto, preservao do volume de gua; no suprimento de matria orgnica para a fauna iictica e manuteno dos estoques e diversidade dessa fauna; e na diversidade da fauna terrestre e refgio para esta fauna, alm de zona de reproduo, Likens, Borman (1974); Borman, Likens (1979); Mitsch, Jorgensen (1989); Tundisi & Matsumura-Tundisi (2008).

3. Os servios ambientais dos ecossistemas aquticos


Rios, lagos, represas artificiais tem um conjunto de servios ambientais de altssimo valor econmico e social. De acordo com Costanza et al. (1997) e MEA (2003) define-se servios ambientais como aqueles de importncia para o bem estar humano, com a capacidade para regular fluxos, produzir alimentos, suprir gua, manter a biodiversidade, controlar doenas e proporcionar valores estticos, culturais e espirituais. A valorao destes servios e sua diversidade e complexidade um processo em andamento, tanto do ponto de vista cientfico como do ponto de vista de economia. O valor dos servios ambientais deve se contrapor ao valor dos investimentos econmicos e da economia tradicional, representado por fluxos da capital, investimentos em infra-estrutura, preos de mercado, e valores comerciais (Maxwell & Constanza 1989). Estes servios esto diretamente relacionados com o papel fsico, qumico e biolgico, no conjunto de complexos fatores que regulam o funcionamento dos ecossistemas e tem um papel relevante na integrao ecolgica-econmica e repostas perturbao. A valorao econmica dos servios ambientais , portanto, uma etapa fundamental na quantificao dos principais processos que regulam e controlam o funcionamento dos ecossistemas e de relevncia na bem estar humano.

Resultados e Discusso
1. Os impactos do desmatamento
As florestas riprias e os mosaicos de vegetao nas bacias hidrogrficas so um dos componentes fundamentais dos ciclos hidrogeoqumicos e do ciclo hidrolgico. A remoo destas florestas tem impactos considerveis na qualidade da gua e nos servios ambientais dos ecossistemas aquticos (Tucci & Mendes 2006).

2. As florestas riprias e sua importncia econmica e ecolgica


As florestas riprias so um componente fundamental dos ecossistemas de rios, represas e lagos. Elas fazem parte do conjunto de estruturas e processos que so apresentados na Figura 1. Nesta figura a componente floresta ripria parte das caractersticas terrestres e tambm consequncia dos usos da vegetao pelas atividades humanas. O ciclo da gua, a composio qumica da gua de drenagem, o transporte de matria orgnica para os rios, lagos represas, e a intensidade do escoamento superficial e da descarga dos aquferos dependem diretamente das condies, da vegetao ripria, sua preservao e suas diversidade e densidade. A Figura 2 mostra as principais caractersticas e processos relacionados com a floresta ripria. Sua importncia ecolgica e hidrolgica bem caracterizada pelos estudos j realizados e sintetizados por Rodrigues & Leito Filho (2001). De particular interesse neste trabalho o suporte geolgico das floretas riprias e na dinmica dos processos hidrogeomorfolgicos (AbSaber 2001). Mas todo o conjunto de processos ecolgicos sustentado pelas florestas riprias tm componentes econmicos fundamentais: na renovao da qualidade da gua; no controle e recarga dos aquferos e na gua reposta por evapotranspirao; no controle de sedimentao dos
http://www.biotaneotropica.org.br

1.1. Impactos na qualidade da gua


A qualidade da gua alterada substancialmente pela remoo da vegetao, especialmente a vegetao ripria. Em um estudo realizado em 10 microbacias hidrogrficas do Estado de So Paulo (<50 km2) (Secretaria de Meio Ambiente/Banco Mundial/IIEGA, 2010) determinou-se a qualidade da gua em reas protegidas pela vegetao e em reas desmatadas com o uso intensivo do solo. Figura 3 apresenta os dados obtidos em uma rea de nascente para uma srie de variveis de qualidade da gua. Muito baixa condutividade eltrica (12 S.cm1), turbidez (11.8 NTU) amnio (NH4 +), fsforo e nitrognio total foram determinados, mostrando o papel importante quantitativo da vegetao de funcionar como filtro e sistema regulador (Likens 1992). A Figura 4 mostra os resultados determinados no mesmo rio (Ribeiro do Lobo) em rea desmatada e com o uso intenso do solo. Fica evidente o grande aumento na condutividade eltrica da gua, turbidez, amnio, fsforo e nitrognio total como resultado de remoo da vegetao e degradao da bacia hidrogrfica. A deteriorao da bacia hidrogrfica e a remoo da vegetao modificaram substancialmente a qualidade da gua no rio com vrias consequncias no abastecimento pblico e perda de servios. Isto pode ser observado no grfico do espectro de absoro de gua filtrada em Millipore 0.45 n.
http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010

Biota Neotrop., vol. 10, no. 4 Impactos das alteraes do Codigo Florestal nos recursos hdricos

69

Figura 1. Interaes entre componentes das Bacias Hidrogrficas e suas consequncias na qualidade da gua. Modificado de: Sorano et al. (2009). Figure 1. Watershed components interactions and its consequences to water quality. Modified from: Sorano et al. (2009).

1.2. Impactos nos servios dos ecossistemas aquticos


Os servios ambientais dos sistemas aquticos ficam comprometidos com a remoo da vegetao e o uso intensivo das bacias hidrogrficas. O comprometimento atinge todos os principais servios ambientais: a deteriorao da qualidade da gua aumenta substancialmente os custos do tratamento para abastecimento pblico. reas protegidas com mananciais de boa qualidade necessitam de pouco investimento em tratamento. Os custos deste tratamento podem chegar, no mximo, a R$ 2,00 ou R$ 3,00 por 1.000 m3 de gua tratada (adio de cloro e flor). Quando ocorre o desmatamento e aumenta a degradao dos mananciais este custo do tratamento pode chegar a R$ 250,00 ou R$ 300,00 por 1.000 m3. Isto decorre em funo de necessidade do uso de floculantes, coagulantes e desinfetantes que devem ser adicionados para tornar a gua potvel. Alm da deteriorao dos servios de abastecimento de gua, h perda de servios de recreao, turismo, pesca, com aumento da toxicidade e eutrofizao. Estas duas consequncias, aumento da toxicidade e do
http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010

potencial de eutrofizao tm como resultado a perda da qualidade de gua dos rios, lagos e represas e comprometimento dos servios ambientais dos ecossistemas aquticos (Figura 5).

2. As reas alagadas e sua importncia como sistemas reguladores e de controle


As reas alagadas (Pntanos, reas rasas inundadas com vegetao herbcea, fixa ou flutuante) cujo temo genrico em ingls wetlandsengloba um conjunto grande de ecossistemas de transio em reas continentais e costeiras, tem um papel fundamental na regulao de enchentes, nos ciclos biogeoqumicos e na conservao da biodiversidade (Patten et al. 1992a, b). Os servios ambientais das reas alagadas so diversificados: Dissipao de foras erosivas. Funo ecolgica so sistemas de transio entre ecossistemas terrestres e aquticos. Controle de enchentes.
http://www.biotaneotropica.org.br

70 Tundisi, J.G. & Tundisi, T.M.

Biota Neotrop., vol. 10, no. 4

Figura 2. Principais processos dependentes das florestas riparias. Fontes: modificado de Likens (1992); e Paula Lima & Zakia (2001). Figure 2. Main processes that depend upon riparian vegetation. Source: modified from Likens (1992); and Paula Lima & Zakia (2001).

Figura 3. Composio qumica da gua em rio de nascente protegida, Ribeiro do Lobo. A tabela apresenta dados da qualidade da gua. O grfico direita apresenta o espectro de absoro da gua filtrada com matria orgnica dissolvida representada nos picos de 669 e 761 nm. Figure 3. Chemical composition of the water of a river that has its spring protected by native vegetation, Ribeiro do Lobo. The table presents data on water quality. The chart at right shows the absorption spectrum of the filtered water with dissolved organic matter represented in the peak of 669 and 761 nm.
http://www.biotaneotropica.org.br http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010

Biota Neotrop., vol. 10, no. 4 Impactos das alteraes do Codigo Florestal nos recursos hdricos

71

Figura 4. Composio qumica da gua em rio impactado pela remoo da vegetao. A Tabela apresenta dados da qualidade da gua. O grfico direita apresenta o espectro de absoro da gua filtrada com matria orgnica dissolvida representada no pico de 760 nm. Figure 4. Chemical composition of the water of a river impacted by the removal of native vegetation. The table presents data on water quality. The chart at right shows the absorption spectrum of the filtered water with dissolved organic matter represented in the peak of 669 and 761 nm.

Figura 5. Comprometimento dos servios ambientais devido ao desmatamento. Reduo das florestas riparias e da cobertura vegetal. Figure 5. Damage to environmental services due to deforestation. Reduction of riparian forests and vegetation cover.
http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010

Controle da qualidade das guas. Conservao e proteo da biodiversidade da fauna aqutica e da fauna de transio entre sistemas terrestres e aquticos. So reas geralmente mais produtivas que ecossistemas terrestres e aquticos, devido acelerao dos ciclos. Proteo e conservao de espcies nativas, da vida selvagem e manuteno dos ciclos biogeoqumicos. Promoo de valores culturais estticos e paisagsticos. Oportunidades culturais e de recreao. reas alagadas so fundamentais na recarga dos aquferos. (Mitsch & Jorgensen 2004, Mitsch & Gosselink 2007, IIEGA et al. 2009). Um componente dos servios ambientais das reas alagadas a regulao dos ciclos biogeoqumicos representada na Figura 6 e que qualifica estes ecossistemas de transio a uma utilizao cada vez maior para melhorar a qualidade da gua, removendo fsforo, nitrognio e metais pesados, de esgotos domsticos, efluentes agrcolas e industriais.
http://www.biotaneotropica.org.br

72 Tundisi, J.G. & Tundisi, T.M.

Biota Neotrop., vol. 10, no. 4

reas alagadas artificiais tm sido construdas em grande escala em pases europeus e nos Estados Unidos para controlar a qualidade da gua, barateando custos do tratamento convencional de guas residenciais de esgotos domsticos e industriais. Tambm a proteo de reas alagadas para regulao de fluxos de nutrientes, enchentes e de proteo biodiversidade nas bacias hidrogrficas tem se intensificado. Em reas urbanas a proteo de reas alagadas tem auxiliado na conteno de enchentes, na regulao dos ciclos biogeoqumicos e na recuperao de pequenos rios urbanos, estimulando a biodiversidade aqutica, a reduo de eutrofizao e da contaminao por metais pesados (Zalewski 2001, UNESCO, UNEP 2004).

Costanza et al. (1997) estimaram o valor total dos servios ambientais das reas alagadas em US$ 4.000 (quatro mil dlares americanos) /hectare/ano. A Figura 7 mostra uma rea alagada tpica na regio de So Carlos, onde ocorreram as nascentes de um dos rios que abastecem o municpio de So Carlos. A manuteno da excelente qualidade da gua nesta regio de cabeceiras deve-se a presena destas reas alagadas com predominncia de Typha dominguasis (taboa). A Figura 8 mostra rea alagada montante de represa da UHE Carlos Botelho (Lobo/Broa). Esta rea alagada fundamental para manter a qualidade da gua na represa, caracterizada por baixa condutividade e baixa concentrao de matria orgnica, durante 40 anos. Esta represa utilizada para recreao, turismo e pesca esportiva e a manuteno da qualidade da gua por 40 anos , em grande parte, devido presena desta rea alagada nas cabeceiras. A Figura 9 mostra a rea alagada do Parelheiros na Regio metropolitana de So Paulo. Esta rea alagada tem o ciclo utilizado para a remoo de P e N da gua de transposio da Represa Billings para a Represa Guarapiranga (4 m3/s).

Figura 6. Componentes do balano de nutrientes de uma rea alagada incluindo influxos, perdas e ciclo intrasistmico. Fonte: modificado de Mitsch & Gosselink (2007). Figure 6. Components of the nutrient balance of a wetland including inflows, losses and intrasystem cycle. Source: modified from Mitsch & Gosselink (2007). Figura 8. rea alagada montante da Represa da UHE Carlos Botelho (Lobo/Broa). Figure 8. Flooded aea upstream of the dam UHE Carlos Botelho (Lobo/Broa).

Figura 7. rea alagada na regio de So Carlos (Ribeiro do Feijo Lat. 22 11 29.10 S / Long. 47 54 16.00 O). Figure 7. Flooded rea in the region of So Carlos (Ribeiro do Feijo Lat. 22 11 29.10 S / Long. 47 54 16.00 W).
http://www.biotaneotropica.org.br

Figura 9. O uso de reas alagadas na Regio Metropolitana de So Paulo (como exemplo, foto da rea alagada do Parelheiros/RMSP), pode resolver inmeros problemas de gesto de bacias hidrogrficas em regies urbanas. Figure 9. The use of flooded area in the Metropolitan Region of So Paulo (as an example, photos of the flooded area of Parelheiros / MASP) may solve numerous problems of watershed management in urban areas
http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010

Biota Neotrop., vol. 10, no. 4 Impactos das alteraes do Codigo Florestal nos recursos hdricos

73

3. Remoo das reas alagadas e seu impacto na quantidade e qualidade da gua


A remoo das reas alagadas para desenvolver atividades agrcolas, ou construo de infra-estrutura tem um elevado custo do ponto de vista ecolgico, econmico e social. Como h uma ampla gama de servios ambientais proporcionados pelas reas alagadas, a remoo destes ecotones compromete os seguintes processos: A Recarga dos aquferos fica comprometida; Perde-se biodiversidade de plantas e animais; A qualidade da gua que sofre grandes alteraes aps renar d uma rea alagada (reduo na concentrao de fsforo por absoro nas razes e nos biofilmes de microorganismos desnitrificao devido a reduo de nitratos e nitritos a xido nitroso e nitrognio gasoso, reduo na concentrao de metais pesados) (Abe et al. 2006); Aumentam as foras erosivas e o transporte de sedimentos comprometendo rios, lagos e represas; e Aumenta a mortalidade de peixes devido descarga de material em suspenso em grandes quantidades interferindo no ciclo do oxignio e reduzindo a conservao de oxignio dissolvido na gua.

Portanto, se houver algum fator positivo na drenagem e apropriao de reas alagadas para aumentar a produo agrcola, no h dvida que os efeitos negativos de remoo destas reas alagadas so muito mais acentuados, pois atingem vrios servios ambientais simultaneamente; de especial importncia quantitativa e qualitativa a perda da capacidade tampo destes ecossistemas de transio e seu papel regulador e controlador do ciclo hidrolgico e dos ciclos biogeoqumicos. (Patten et al. 1992a, b, Mitsch & Jorgensen 2004, Straskraba & Tundisi 2008).

3.1. Os custos econmicos do desmatamento e da remoo das reas alagadas


O desmatamento e a remoo das reas alagadas causam perdas econmicas relevantes quantificadas pelo valor dos servios ambientais proporcionados pelas florestas riprias e mosaicos de vegetao e nas reas alagadas. O conjunto de servios ambientais destes ecossistemas pode ser avaliado pelos benefcios relativos aos valores de conservao, valores sociais relacionados com os usos atuais e potenciais (por exemplo, a relevncia destes servios para a sade humana); valores de consumo relacionados com os usos diretos do capital natural; fixao de carbono e, portanto, capacidade de retirar gases de efeito estufa para a atmosfera; conservao da biodiversidade

Figura 10. Modelo integrado de gesto de uma bacia hidrogrfica com utilizao de tcnicas de ecohidrologia, controle hidrolgico e aumento de sedimentao em regies selecionadas. Quanto maior o nmero de ciclos, maior o retardamento biogeoqumico e maior a capacidade de biofiltrao e controle. Modificado de Zalewski (2000). Figure 10. Integrated model management model of a river basin using techniques of ecohydrology, hydrological control and increased sedimentation in selected regions. The greater the number of cycles, the greater the biogeochemical delay and greater the capacity of biofiltration and control. Modified from Zalewski (2000).
http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010 http://www.biotaneotropica.org.br

74 Tundisi, J.G. & Tundisi, T.M.

Biota Neotrop., vol. 10, no. 4

e capacidade de manter o processo evolutivo nos ecossistemas riprios e reas alagadas (valores de existncia e capacidade de duplicao e reproduo do material gentico). De importncia mais imediata a capacidade de manter o ciclo hidrolgico, a qualidade da gua e repor por evapotranspirao a quantidade de gua para a atmosfera e promover a recarga dos aquferos. A Figura 9 sintetiza funes da vegetao ripria e sua interferncia nos ciclos hidrolgico e biogeoqumico. Outra perda econmica muito significativa e imediata o aumento no custo de tratamento de gua dos mananciais que pode chegar a 20 ou 30 vezes mais por metro cbico, dependendo da degradao dos mananciais e seu estado (Tundisi & Matsumura Tundisi 2010, no prelo).

Referncias Bibliograficas
ABSABER A.N. 2001. O suporte geo-ecolgico das florestas beiradeiras (ciliares). In Matas ciliares (R.R. Rodrigues & H. F. Leito Filho). Conservao e recuperao. Edusp; FAPESP, p.15-25. ABE, D. S., MATSUMURA-TUNDISI, T., ROCHA, O. & TUNDISI, J.G. 2003. Denitrification and bacterial community structure in the cascade of six reservoirs on a tropical River in Brazil. Hydrobiologia, Baarn, Holanda, v.504. BORMANN, F.H. & LIkENS, G. E. 1979. Pattern and process in a forested ecosystem. Springer, New York, 253p. COSTANZA, R., dARGE, R., GROOT, R., FARBERk, S., GRASSO, M., HANNON, B., LIMBURG, k., NAEEM, S., ONEIL, R.V., PARUELO, J., RASkIN, R.G., SUTTONkk, P.& van den BEL, M. 1997. The value of the worlds ecosystem services and natural capital. Nature 387:253-260. INSTITUTO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA E GERENCIAMENTO AMBIENTAL IIEGA, SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE SVMA & PREFEITURA MUNICIPAL DE SO PAULO PMSP. 2009. Manual de Gerenciamento de bacias hidrogrficas. 134p. LIkENS, G. E. 1992. The ecosystem approach: its use and abuse. Excellence in Ecology. Ecology Institute, Oldendorf/Luhe, Germany, v.3, 167p. LINkENS, G.E., BORMAN, F.H., JOHNSON, N.M, FISHER, D.W., PIERCE, R.S. 1970. Effects of Forest cut and herbicide treatment on nutrient budgets in the Hubbard-Brook watershed ecosystems. Ecol. Manogr. v. 40, n. 1. pp. 23-77. LIkENS, G.E. & BORMANN, F.H. 1974. Linkages between terrestrial and aquatic ecosystems. BioScience. v. 24, n. 8, pp. 447-56. LIkENS, G.E., HEDIN, L.O., BUTLER, T.J. 1990a. Some long term precipitation chemistry patterns of the Hubbard Brook Experimental Forest: extremes and averages. Verh. Internat. Verein. Limol. v. 24, n. 1. pp. 128-135. MASWELL, J. & CONSTANZA, R. 1989. An ecological, economics for ecological engineering. In Ecological Engineering (W. Mitsch & S.E. Jorgensen, eds.), p. 57-77. MATHEUS, C.E. & TUNDISI, J.G. 1988. Estudo fsico qumico e ecolgico dos rios da bacia hidrogrfica do Ribeiro e represa do Lobo. In Limnologia e Ecologia de Represas. (J.G. Tundisi, ed.). ACIESP; FAPESP; CNPq; UNEP; UNCRD, v.1, tomo 1, p.419-472. Srie Monografias em Limnologia. MILLENIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT MEA.. 2003. Ecosystems and human well bieng: a framework for assessment. Island Press, 245p. MITSCH W. & JORGENSEN, S.E. (eds.). 1989. Ecological Egineering. John Wiley & Sons, 472p. MITSCH, W.J. & JORGENSEN, S.E. 2004. Ecological Engineering, and Ecosystem Restoration. John Wiely & Sons, Hoboken, NY. MITSCH, W.J. & GROSSELINk, J.G. 2007. Wetlands. John Wiley & Sons, 582p. PATTEN, B.C., JORGENSEN, S.E., DUMONT, H., GOPAL, B., kVET, J., SUIREZHEV, Y., kORYACOV, P., LFLER, H. & TUNDISI, J.G. (eds.). 1992a. Wetlands and shallow continental water bodies. National and human relationships. SPB Academic Publishing, The Hague, Netherlands, v.1, 759p. PATTEN, B.C., JORGENSEN, S.E., DUMONT, H., GOPAL, B., kVET, J., SVIREZHEV, Y., kORYAVOV, P., LFLER, H. & TUNDISI, J.G. (eds.). 1992b. Wetlands and shallow continental water bodies. Case studies. SPB Academic Publishing, The Hague, Netherlands, v.2, 731p. PAULA LIMA W. & ZAkIA, M.J.B. 2001. Hidrobiologia de matas ciliares. In Matas ciliares conservao e recuperao (R.R. Rodrigues & H. F. Leito Filho, eds.). Edusp; FAPESP, So Paulo, p33-44. RODRIGUES, R.R. & LEITO FILHO, H.F. (eds). 2001 Matas ciliares: conservao e recuperao. 2 ed. EDUSP; FAPESP, So Paulo, 320p.
http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010

Concluses
A vegetao tem um papel crucial na regulao dos ciclos biolgicos e biogeoqumicos nas bacias hidrogrficas. O fluxo de gua e nutrientes nas interfaces vegetao/solo/ gua superficial/gua subterrnea vital para a manuteno sustentvel dos ecossistemas naturais. A estrutura de vegetao altera a energia potencial, reduz a eroso e altera a qumica da gua de superfcie e a qumica da gua subterrnea. A remoo da vegetao aumenta o transporte de slidos em suspenso, aumenta a condutividade e degrada mananciais, aumentando os custos do tratamento da gua para abastecimento. reas alagadas so fundamentais como sistema tampo para controle de enchentes, reduo de fsforo e nitrognio, reduo de metais pesados e toxinas de cionobactrias. reas alagadas e florestas riprias tem capacidade tampo reduzindo a poluio do ar, do solo e da gua, proporcionando servios ambientais de alto valor ecolgico, econmico e social no controle dos processos naturais e funcionamento dos ecossistemas. A valorao econmica destes servios fundamenta importncia para a implantao de projetos de economias verdes dando nfase conservao e superao destas estruturas de vegetao e reas alagadas. A preservao de florestas riprias, mosaicos de vegetao e de reas alagadas de fundamental importncia na gesto de bacias hidrogrficas, contribuindo para a estabilidade dos ciclos hidrolgicos e biogeoqumicos e dando condies de sustentabilidade agricultura. Remoo de vegetao e reas alagadas para aumento de rea agrcola comprometer no futuro a reposio de gua nos aquferos, a qualidade de gua superficial e subterrnea com custos econmicos, perda de solo, ameaas sade humana e degradao dos mananciais exigindo sistemas de tratamento mais sofisticados e de custo mais elevado em contraposio ao papel regulador dos ciclos naturais realizado pelas florestas e reas alagadas. Sua remoo a curto prazo causar danos irreversveis quantidade e qualidade da gua nas bacias hidrogrficas e comprometer a sade humana e a produo de alimentos (Likens 1992). A Figura 10, apresenta um modelo integrado de gesto de bacias hidrogrficas utilizando-se tcnicas de controle e os sistemas reguladores naturais possibilitando a regulao de fluxos e produo sustentvel de biomassa sem remoo de estruturas e interferncia excessiva nos processos.

Agradecimentos
Ao Programa Biota FAPESP pelo apoio. Contribuio do INCT (Instituto Acqua), INST, Nacional de Biodiversidade, Recursos Hdricos e Minerao.
http://www.biotaneotropica.org.br

Biota Neotrop., vol. 10, no. 4 Impactos das alteraes do Codigo Florestal nos recursos hdricos

75

STRASkRABA, M. & TUNDISI, J.G. 2008. Diretrizes para o gerenciamento de lagos. Gerenciamento da qualidade da gua de represas. 2 ed. ILEC/ IIE, v.9, 300p. SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE (Estado de So Paulo) & Banco Mundial. 2010. Estudos comparados em dez microbacias do Estado de So Paulo com a finalidade de implementar metodologias de conservao. IIEGA, 150p. 1 relatrio. SORANO, P.A., WEBSTER, k.E., CHERUVELIL, k.S. & BREMIGAN, M.T. 2009. The lake landscape context framework: linking aquatic connections, terrestrial features and human effects at multiple spatial scale. Verh. Internat. Verein. Limnol., v.30, part 5, p. 695-700. TUCCI C. & MENDES, A.C. 2006. Avaliao ambiental integrada de bacia hidrogrfica. MMA; PNUD, 311p. TUNDISI, J.G. & MATSUMURA-TUNDISI, T. 2008. Limnologia. Oficina de Textos, 632p. TUNDISI, J.G. & MATSUMURA-TUNDISI, T. 2010. Recursos hdricos no sculo 21. Oficina de Textos, (no prelo).

UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME UNEP & UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION UNESCO. 2004. Integrated watershed Management. Ecohydrology & Phytotechnology Manual. CHS, ICE, Poland. 246p. VITOUSEk, P.M., GOSZ, J.R., GRIES, C.C., MELILLO, J.M., RANERS, W.A., TODD, R.L. 1979. Nitrate loss from disturbed ecosystems. Sience v. 204, pp. 469-474. ZALEWSkI, M. 2007. Ecohydrology in the face of the Anthropocene. v.7, n.2, p.99-100. ZALEWSkI, M. 2000. Ecohydrology-the scientific background to use ecosystem properties as management tools toward sustainability of water resources. Guest Editorial, Ecological Engineering 16:1-8. ZALEWSkI, M., BIS, B., FRANkIEWICZ, P., LAPINSkIA, M., PULCHALSkI, W. 2001. Riparian ecotone as a key factor for stream restoration. Ecohydrology & Hidrobiology 1(1-2) pp. 245-251. Recebido em 28/10/2010 Verso reformulada recebida em 03/10/2010 Publicado em 05/11/2010

http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/abstract?article+bn01110042010

http://www.biotaneotropica.org.br

You might also like