You are on page 1of 2

O pagode um gnero musical brasileiro originado na Cidade de Salvador, a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais, muito

o comuns no subrbio da cidade. Esta a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.[1] Na verdade, o pagode no exatamente um gnero musical. Pagode era o nome dado s festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinnimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome em nada tem a ver com o ritmo, a msica Pagode de Braslia gravada por Tio Carreiro em 1959, cuja roupagem em nada lembra nenhuma das variaes do samba.[2] O termo pagode, comeou a ser usado como sinnimo de samba por causa de sambistas que se valiam deste nome pra suas festas, mas nunca o citaram como estilo musical.

Gnero
O pagode designa festas, reunies para se compartilhar amizades, msica, comida e bebida. Surge como celebrao do samba em meados do sculo XIX e se consolida no sculo XX no Brasil. Mesmo antes j eram celebradas estas festas em senzalas de escravos negros e quilombos. Com a abolio da escravatura e fixao dos negros libertos no Brasil e que tm uma relao intrnseca com o sincretismo de religies de origem africana, como o candombl, a umbanda - o pagode se consolida com a necessidade de compartilhar e construir identidade de um povo recm liberto, e que precisa dar outra funo ao corpo que at ento somente instrumento de trabalho. Por isso a relao estreita entre msica e dana na cultura de origem africana, alm do fato de ter a sncopa como principal caracterstica da construo tcnica-musical, derivada da percusso marcadora do ritmo brasileiro. Antigamente, o pagode era considerado como festa de escravos na senzalas. No final da dcada de 1970, em So Paulo o termo passou a ser associado a festas em casas e quadras dos subrbios paulistas, periferia paulistanas, regadas a bebida e com muito samba e com muito suingue. A palavra pagode no sentido corrente surgiu de festas em favelas e nos fundos de quintais paulistas que falavam sobre sentimentos (alegrias e tristezas) das pessoas que l moravam. O pagode se popularizou mais no Rio de Janeiro. O samba adquiriu diferentes formatos ao longo de vrias dcadas, entre os quais, "samba de breque", "samba-cano", "samba-enredo", "samba de partido-alto", "samba-puladinho", "samba sincopado", samba de gafieira, "samba de rancho", sambalano, samba-rock, "samba de roda" e Samba-Reggae". E aps a dcada de 70, comearam a associar o nome pagode aos sambas feitos por grupos musicais, normalmente em msicas com temticas romnticas ou com versos de improviso. Porm o nome que melhor se aplicaria a estes seria o samba dolente e o partido alto.[1] Nessa poca foram introduzidos novos instrumentos principalmente pelo grupo Fundo de Quintal ao cenrio do samba como: o repique de mo criado pelo msico Ubirany, o tant (criado pelo msico e compositor Sereno) e o banjo com brao de cavaquinho (criado por Almir Guineto). Essa nova roupagem ajudou a firmar a idia de que um novo ritmo surgia.[1] Com o passar do tempo, o gnero passou a incorporar, s vezes, instrumentos como o teclado (como em "Parabns Pra Voc", do Fundo de Quintal) e na dcada de 1990, o pagode ganhou uma roupagem mais comercial, influenciado por outros gneros como R&B e Soul[3], Samba-Rock[4], Funk carioca e Ax music[5] com grandes ndices de vendagem.

a influncia da msica estrangeira estava presente no apenas na sonoridade mas tambm nas escolha das roupas e utilizao de coreografias (presente em grupos americanos como The Temptations e The Stylistics)[6] Grupos no s baianos, mas tambm paulistanos e cariocas tiveram um xito, notadamente por tocarem um estilo mais romntico. Hoje, este pagode comercial convive com o de raiz, e ambos tm sucesso comercial no Brasil.

You might also like