You are on page 1of 9

GRUPO SER EDUCACIONAL Grupo Universitrio Maurcio de Nassau Curso de Bacharelado em Direito ANTE PROJETO DE PESQUISA Turma: 9 NC Aluno:

Karina de Novaes Azevedo Nome do possvel orientador: Aluisio Aldo UM OLHAR SOBRE A PROVA TESTEMUNHAL: VALORAO NO PROCESSO TRABALHISTA

PROBLEMA: Este projeto surgiu da percepo de disparidade de valorao dada prova testemunhal nos processos cvel e trabalhista, tendo em vista, que no Processo Civil existe uma maior valorao da prova documental sobre a testemunhal, enquanto no Processo Trabalhista, a prova que possui maior valor a prova testemunhal.Desta forma, na prtica, v-se que o Processo Civil gira em torno da prova documental, provocando nos Magistrados da rea cvel a atribuio de uma valorao maior acerca dos demais meios de prova. No entanto, apesar de tratarem acerca de Direito Patrimonial, o Processo Trabalhista d uma valorao maior a prova testemunhal sobre a documental do que o Processo Civil, haja vista que neste ramo processual, diferentemente daquele, as partes no esto em um patamar de igualdade, pois h a subordinao do empregado em relao ao empregador. Na qualidade de estudante de direito tal percepo provocou reflexes, como, se a desvalorizao da prova testemunhal no processo cvel se d porque no mbito Cvel a prova testemunhal tem sua aplicabilidade delimitada ou dispensada por outros dispositivos? Ou mesmo, se no Processo Trabalhista, a valorizao da prova testemunhal seria uma forma de caracterizao da total percepo de subordinao extrema em relao ao empregado e empregador, porm, deveria mesmo ela ser de total valorizao, ou ser atrelada a isso um meio de prova documental mesmo que de menor valor? No queremos entrar numa corrente de discusses moralistas ticas, uma vez que temos a convico de se tratar de um tema complexo para um aprendiz da pesquisa se adentrar neste tipo de conhecimento, mas entendemos que se adotarmos um caminho de observao de projetos, que seguem os princpios da valorizao da prova testemunhal em mbitos processuais distintos. A problemtica se volta para a viso de que em qualquer mbito do direito processual, no basta as alegaes das partes para que se obtenha o convencimento do juiz, pois, h a necessidade do mesmo verificar a veracidade dos fatos alegados e isto s ocorrer atravs das provas levadas ao juzo.

JUSTIFICATIVA: Neste trabalho pretende-se compreender como se concerne a participao da figura da testemunha no processo comum e trabalhista,tendo como referncia o papel da testemunha no processo judicirio, tematizando a sua atuao e influncia na formao da convico do julgador e a maneira como se relaciona e confronta com os demais meios de provas previstos em lei. Assim, os objetivos do presente trabalho so: analisar como as testemunhas atuam na formao da convico do julgador; identificar a valorizao que dada ao depoimento das testemunhas no processo judicirio; identificar e caracterizar as especificidades desses depoimentos. Os aportes tericos que permitiram o colquio com as informaes obtidas tiveram como referncias Altavila, Mendona, Teixeira Filho e Theodoro Jnior. O olhar sobre a prova testemunhal tanto no Processo Civil, como no Processo do Trabalho revelaram uma forma diferente de valorao, posto que, no Processo do Trabalho existe uma grande valorao da prova testemunhal face as peculiaridades que giram em torno das relaes entre empregado e empregador, que geram na maioria das vezes situaes de fato.

RFERENCIAL TERICO : 1 Na viso de Altavila, (1967, p. 75)


Simbolicamente, o homem da era pratiarcal prestou depoimento perante o cajado do velho sacerdote que falava em nome de um deus trovejante e implacvel; o egpcio, perante o estilete do escriba sentado, de olhos arregalados, semelhante aquele que est no Museu do Louvre; a testemunha mesopotmia, perante um cilindro burilado de letras cuneiformes; a testemunha hebraica, perante um rolo de pergaminho amarelado e amarfanhado pelo uso; a testemunha hindu, perante a figura monstruosa de Indra; a testemunha de Atenas, perante os ps dos alados do volvel Mercrio; a testemunha romana, perante a austera curul em mrmore do pretor; a testemunha maometana, perante um minarete; e a infeliz testemunha medieval, e remota, perante as barras de ferro de um calabouo.

Na concepo de Theodoro Junior (2005, p.47) :


[] Destina-se a prova a levar o juiz ao conhecimento da verdade dos fatos da causa. Esse conhecimento ele obtm atravs dos meios de prova. Costuma-se, assim, conceituar prova no sentido objetivo, como os meios destinados a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juzo. Mas a prova, no sentido subjetivo, aquela que se forma no esprito do juiz, seu principal destinatrio, quanto verdade desses fatos. A prova, ento, consiste na convico que as provas produzidas no processo geram no esprito do juiz quanto existncia ou inexistncia dos fatos. Esta, a prova no sentido subjetivo, se forma do conhecimento e ponderao das provas no sentido objetivo, que transplantam os fatos para o processo.

Na concepo de Manoel Antnio Teixeira Filho (1986, p.52)


[] Testemunhal, no sentido amplo, a afirmao pessoal oral. No quadro das provas testemunhais, ou orais, se compreendem as produzidas por testemunha, depoimento da parte, confisso, juramento. Documental a afirmao escrita ou gravada: as escrituras pblicas ou particulares, cartas missivas, plantas, projetos, desenhos, fotografias, etc. Diz-se prova material a consistente em qualquer materialidade que sirva de prova do fato probando; a atestao emanada da coisa: o corpo de delito, os exames periciais, os instrumentos do crime, etc.

4 Na concepo de Affonso Jos de Carvalho (1924, p.13/14) :


a prova testemunhal,merece bem que se lhe compare o destino ao de toda a communidade humana. ella effectivamente antiga como o prprio homem, porque seu apparecimento coincidiu com os primeiros surtos para a affirmao do direito individual, e todos os seus passos vieram acompanhando a infancia, a adolescencia, a idade viril de todas as civilisaes do mundo, de modo a reproduzir successivamente a rudeza ingenua, a malicia feroz, a ignorancia, o obscurantismo, a escravido, a independencia, a liberdade, a educao, o civismo, o progresso moral dos povos em cujas terras foi invocada para garantia, acquisio e reivindicao dos direitos violados.

Na concepo de Vincente de Paulo Vincente de Azevedo (1958, p.84)


a verdade a adequao da coisa ao intelecto, inteligncia. Ora, a mentira, ou falsidade, consiste justamente em revelar, em manifestar-se em desacrdo, em desarmonia com a percepo. Se a testemunha for daltnica ver a cr verde onde se encontrar a cr vermelha. O seu depoimento ser verdadeiro, porque haver adequao da coisa ao intelecto, a testemunha v uma cr, onde se encontra outra; mas a sua afirmao no corresponde realidade

Na concepo de Juan Monteiro Aroca (1982, p.304) :


a parte,no escolhe aquela testemunha que, no seu modo de ver, seria a testemunha ideal para depor, por sua desenvoltura, sua vivacidade, sua facilidade de expresso, mas ter que contar com as que, efetivamente, podem esclarecer o juzo sobre fatos relevantes para o deslinde da controvrsia, se assim e se determinada parte, por uma razo qualquer, s puder contar como testemunhas, com pessoas excessivamente tmidas e medrosas, por exemplo, que tm quase invencveis dificuldades de se expressar, essa parte estar irremediavelmente condenada a no ter

xito no processo

METODOLOGIA : Para confeco do trabalho sero observados os seguintes passos: 1. Levantamento bibliogrfico sobre a temtica; 2. Apresentao do caso, via ESTUDO DE CASO, por entendermos que este tipo de estudo, visando observar a valorizao dada tanto pela doutrina como atravs da jurisprudncia nos casos referentes prova testemunhal em disparidade com a prova documental, pretendendo obter o questionamento referente ao porque da diferenciao das provas entre os mbitos civil e trabalhista e a relao de subordinao entre empregado e empregador. 3. Ser realizada uma vasta pesquisa na doutrina e jurisprudncia, bem como de processos em que seja notria a valorizao do caso em tela. 4. Compilao das informaes oriundas das pesquisas. 5. Discusso cientfica comparativa entre Teoria e prtica das citaes doutrinrias em relao jurisprudncia e casos prticos. 6. Concluses sobre o objetivo traado .

REFERNCIAS: ALTAVILA, JAYME de. A testemunha na histria e no direito. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1967 THEODORO JNIOR, H. Curso de direito processual civil: processo de conhecimento volume I. 37. Ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2005 TEIXEIRA FILHO, M. A. A prova no processo do trabalho. 3. Ed. So Paulo: LTr, 1986. CARVALHO SARAIVA, A. J .Inquirio Civel, , Saraiva & C. - Editores,1924, SP, pginas 13/4. VICENTE AZEVEDO, V .P. Curso de Direito Judicirio Penal,2 volume, Edio Saraiva, 1958, pgina 84. MONTEIRO JUAN. A. El Proceso Laboral, volume I, Libreria Bosch, 2 edio, Barcelona, 1982, pgina 304

REFERNCIAS: ALTAVILA, JAYME de. A testemunha na histria e no direito. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1967 THEODORO JNIOR, H. Curso de direito processual civil: processo de conhecimento volume I. 37. Ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2005 TEIXEIRA FILHO, M. A. A prova no processo do trabalho. 3. Ed. So Paulo: LTr, 1986. CARVALHO SARAIVA, A. J .Inquirio Civel, , Saraiva & C. - Editores,1924, SP, pginas 13/4. VICENTE AZEVEDO, V .P. Curso de Direito Judicirio Penal,2 volume, Edio Saraiva, 1958, pgina 84. MONTEIRO JUAN. A. El Proceso Laboral, volume I, Libreria Bosch, 2 edio, Barcelona, 1982, pgina 304

You might also like