You are on page 1of 15

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
DIREITO CONSTITUCIONAL

1. Constituio. Conceito. Classificao. Aplicabilidade e Interpretao das Normas Constitucionais.


GESTOR FAZENDRIO / GEFAZ / MG / 2005 14- Assinale a opo correta. a) O agente poltico do Estado no pode invocar o direito privacidade, enquanto estiver no exerccio do cargo. b) A garantia do sigilo bancrio somente pode ser quebrada por deciso fundamentada de membro do Judicirio ou de membro do Ministrio Pblico. c) irrelevante, para o exerccio da liberdade de reunio em local aberto ao pblico, que os participantes do evento estejam armados, desde que a reunio esteja autorizada pela autoridade policial competente. d) A Constituio proclama a liberdade de expresso, assegurando o direito ao anonimato e o sigilo de fonte. e) A Constituio em vigor expressamente admite a possibilidade de leis retroativas no ordenamento brasileiro. GABARITO: E AUDITOR FISCAL DO TESOURO ESTADUAL / RN / 2004 / 2005

22- Sobre teoria geral da Constituio e princpio hierrquico das normas, marque a nica opo correta. a) O mtodo de interpretao constitucional, denominado hermenutico-concretizador, pressupe a prcompreenso do contedo da norma a concretizar e a compreenso do problema concreto a resolver. b) A constituio em sentido poltico pode ser entendida como a fundamentao lgico-poltica de validade das normas constitucionais positivas. c) O poder constituinte derivado pode modificar as normas relativas ao processo legislativo das emendas constitucionais, uma vez que essa matria no se inclui entre as clusulas ptreas estabelecidas pela Constituio Federal de 1988. d) Uma norma constitucional de eficcia limitada possui eficcia plena aps a sua promulgao, porm essa eficcia poder ser restringida por uma lei, conforme expressamente previsto no texto da norma. e) Em razo da estrutura federativa do Estado brasileiro, as normas federais so hierarquicamente superiores s normas estaduais, porque as Constituies estaduais esto limitadas pelas regras e princpios constantes na Constituio Federal.
GABARITO: A

2. Poder Constituinte. Conceito, Finalidade, Titularidade e Espcies. Reforma da Constituio. Clusulas Ptreas.
TCNICO / TRANSPORTE / MPU / 2004.2

44- Assinale a opo correta. a) Nenhuma lei penal pode ter efeito retroativo. b) Uma lei em matria administrativa, que favorea os servidores pblicos e que no fere direito adquirido, ato jurdico perfeito ou a coisa julgada, pode retroagir. c) A lei no pode instituir como pena criminal a perda de bens. d) Somente mediante lei se pode excluir uma violao a direito individual da apreciao do Judicirio. e) O nico caso em que se admite a priso civil por dvida entre ns o do inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia.
GABARITO: B ANEEL /ESPECIALISTA EM REGULAO d / 2005
12- Suponha que uma associao legalmente constituda, reunindo torcedores de futebol de um certo time, se desvirtue e passe a patrocinar e a estimular atos de violncia em estdios. Nessas circunstncias, assinale a opo correta. a) A polcia tem legitimidade para dissolver compulsoriamente a atividade, independentemente de ordem judicial, embora o ato possa ser discutido, posteriormente, quanto ao seu mrito, em juzo.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
b) A associao somente pode ser compulsoriamente dissolvida por deciso judicial transitada em julgado. c) O Ministrio da Justia pode expedir ato de dissoluo compulsria da associao, desde que garantido o direito de defesa dos seus integrantes. d) O Ministrio Pblico pode expedir determinao de suspenso das atividades da associao, embora no possa, ele prprio, determinar a sua extino. e) Se a associao legalmente constituda, no h como ser compulsoriamente suspensa nem dissolvida, mas os Seus membros podem ser responsabilizados pelos excessos que praticarem.

GABARITO: B

3. Supremacia da Constituio. Controle de Constitucionalidade. Sistemas de Controle de Constitucionalidade. Ao Direta de Inconstitucionalidade. Ao Declaratria de Constitucionalidade. Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental.
PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL / 2004
87- a) A lei que houver sido editada antes de 1988, no objeto passvel de controle abstrato no mbito do Supremo Tribunal Federal. b) Se a lei, objeto de ao direta de inconstitucionalidade, for revogada depois de proposta a demanda, mas antes do julgamento, o mrito da ao dever ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal, se comprovado que a lei interferiu em situaes jurdicas concretas durante a sua vigncia. c) O Governador ou a Assemblia Legislativa do Estado em que se produziu uma lei, cuja compatibilidade com a Constituio Federal objeto de decises judiciais conflitantes, pode propor ao declaratria de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. d) obrigatria a oitiva do Advogado-Geral da Unio em todos os processos de controle abstrato de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. e) Nenhum rgo do Executivo Federal pode dar aplicao a uma lei declarada inconstitucional, pelo Supremo Tribunal Federal, em ao direta de inconstitucionalidade.

GABARITO: E
90- a) Uma lei desarrazoada pode ser, por isso, declarada inconstitucional. b) Somente agentes pblicos investidos em cargos pblicos podem responder a mandado de segurana, na qualidade de autoridade coatora. c) O Pacto de San Jos, tratado que entrou em vigor no Brasil depois do advento da Constituio de 1988, revogou o dispositivo constitucional que admitia a priso civil do depositrio infiel. d) Somente cabe a ao popular quando comprovado de plano o grave prejuzo financeiro acarretado ao errio pela conduta do administrador-ru. e) O patrimnio dos indivduos est garantido contra o confisco, no se admitindo a perda de bens como sano criminal.

GABARITO: A

93- Assinale a opo errada. a) possvel que, em ao direta de inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal declare a inconstitucionalidade de uma norma sem que o dispositivo da lei seja excludo do ordenamento jurdico. b) O juzo de improcedncia do mrito de ao declaratria de constitucionalidade equivale declarao de inconstitucionalidade com efeito vinculante e eficcia contra todos. c) Dada a natureza declaratria da deciso de inconstitucionalidade de lei na ao direta de inconstitucionalidade, no se admite hiptese em que os efeitos dessa nulidade somente se produzam a partir do julgamento do Supremo Tribunal Federal. d) Se um juiz de primeira instncia julgar uma ao ordinria, dando como inconstitucional uma lei que o Supremo Tribunal Federal julgou constitucional em ao declaratria de constitucionalidade, a parte prejudicada no precisa recorrer segunda instncia para reverter a deciso, podendo se insurgir contra a mesma diretamente no Supremo Tribunal Federal, desde que a deciso do juiz no tenha transitado em julgado. e) A deciso de invalidade de uma lei, proferida em ao direta de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, no impede que o Congresso Nacional edite outra lei idntica, mesmo depois do trnsito em julgado da deciso da Suprema Corte.

GABARITO: C

95- Assinale qual dos instrumentos abaixo no pode ser meio de controle de constitucionalidade em abstrato no Supremo Tribunal Federal: a) Recurso extraordinrio b) Ao declaratria de constitucionalidade c) Argio de descumprimento de preceito fundamental

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
d) Ao rescisria e) Ao direta de inconstitucionalidade proposta por Confederao Sindical

GABARITO: D

96- a) Declarada inconstitucional norma constante de regimento interno do Superior Tribunal de Justia, pelo Supremo Tribunal Federal, em ao direta de inconstitucionalidade, os efeitos dessa deciso se estendem a normas idnticas de regimentos internos de Tribunais Regionais Federais, mesmo que estas no sejam objeto especfico de ao direta de inconstitucionalidade. b) A argio de descumprimento de preceito fundamental somente pode ser empregada para questionar atos federais ou estaduais, sendo imprpria para questionar atos municipais. c) A argio de descumprimento de preceito fundamental somente pode ser ajuizada na hiptese em que, contra o ato lesivo, no caiba mandado de segurana, dada a natureza subsidiria da ao. d) Todo indivduo que tenha um direito previsto em preceito fundamental da Constituio violado por ato de poder pblico, tem legitimidade para propor a argio de descumprimento de preceito fundamental perante o Supremo Tribunal Federal, que ser admitida se a Corte entender relevante a discusso para a ordem jurdica em geral. e) Somente pode ser objeto de ao declaratria de constitucionalidade lei ou ato normativo federal ou estadual, jamais ato normativo municipal.

GABARITO: A
97- a) Governador de Estado no pode ajuizar ao direta de inconstitucionalidade contra ato normativo federal. b) Em matria tributria de interesse nacional, o Procurador-Geral da Fazenda Nacional tem legitimidade para propor argio de descumprimento de preceito fundamental, perante o Supremo Tribunal Federal. c) A suspenso liminar da eficcia de lei ou de ato normativo, em ao direta de inconstitucionalidade, pelo Supremo Tribunal Federal, acarreta a suspenso dos julgamentos que envolvam a aplicao da disposio que teve sua vigncia suspensa. d) Norma de lei oramentria que destina verba para Certa finalidade concreta, em desacordo com preceitos constitucionais, pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. e) Nenhuma associao de classe que tenha entre os seus membros outras associaes possui legitimidade para propor ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.

GABARITO: C

AUDITOR FISCAL RECEITA ESTADUAL / MG / 2005 11- Sobre o controle de constitucionalidade no Brasil, correto afirmar: a) Somente o Supremo Tribunal Federal pode exercer o controle abstrato da legitimidade de leis em face da Constituio Federal. b) Os Tribunais de Justia podem declarar, incidentalmente, a inconstitucionalidade de leis em face da Constituio do Estado, mas no em face da Constituio Federal. c) Um juiz estadual, confrontado com uma questo de inconstitucionalidade de lei estadual, deve suspender o processo e submeter a questo ao Plenrio ou ao rgo especial do Tribunal de Justia a que se vincula. d) Somente juzes federais tm autorizao constitucional para declarar, incidentalmente, a Inconstitucionalidade de leis federais. e) O Congresso Nacional est expressamente autorizado pela Constituio a declarar a inconstitucionalidade de leis que ele prprio editou. GABARITO: A AUDITOR FISCAL DO TESOURO ESTADUAL / RN / 2004 / 2005

23- Sobre controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos, no direito brasileiro, julgue os itens a seguir e assinale a opo correta. a) O controle concentrado pelo Supremo Tribunal da constitucionalidade de leis federais foi introduzido no ordenamento jurdico brasileiro, em sede de direito constitucional, a partir da Constituio Federal de 1988. b) A medida cautelar, em sede de ao direta de inconstitucionalidade, tem eficcia erga omnes e, regra geral, ser concedida com efeito ex tunc. c) Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, em sede de ao direta de Inconstitucionalidade, poder o Supremo Tribunal Federal, por maioria qualificada de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou fixar data para que a declarao tenha eficcia. d) A deciso que julga procedente ou improcedente a ao direta de inconstitucionalidade irrecorrvel, no cabendo contra ela nenhum recurso ou mesmo a propositura de ao rescisria. e) Por ser uma ao objetiva, a declarao de constitucionalidade, em sede de ao declaratria de constitucionalidade, tem eficcia contra todos e efeito vinculante em relao aos Poderes Legislativo e Judicirio e Administrao Pblica federal, estadual e municipal.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
GABARITO: C Assistente de Chancelaria / MRE / 2004

11- Quando se realiza o controle de constitucionalidade de atos normativos por um nico tribunal, independentemente da existncia de um caso concreto a ser julgado, diz-se que esse controle a) apenas concentrado. b) apenas abstrato. c) concentrado e abstrato. d) difuso e incidental. e) apenas incidental.
GABARITO: B

12- No pode propor ao direta de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal a) o advogado-geral da Unio. b) o presidente da Repblica. c) a Mesa da Cmara dos Deputados. d) o partido poltico com representao no Congresso Nacional. e) o governador do Distrito Federal.
GABARITO: D

13- Assinale a opo correta. a) No Brasil, somente o Supremo Tribunal Federal pode declarar a inconstitucionalidade de lei federal. b) O presidente da Repblica pode, por meio de decreto, conceder aumento de vencimentos aos servidores do Poder Executivo. c) Somente por iniciativa do presidente da Repblica a Constituio pode ser emendada nos dispositivos em que cuida de direitos e deveres de servidores pblicos. d) Nenhuma norma da Constituio, mesmo que no seja materialmente constitucional, pode ser alterada por maioria simples ou mesmo absoluta. e) Acha-se revogado, no mais podendo ser invocado em juzo, o princpio da irredutibilidade de vencimentos dos servidores pblicos.
GABARITO: A

4. Princpios Fundamentais da Constituio Brasileira. Princpios aplicveis s relaes internacionais.


TCNICO / ADMINISTRATIVO / MPU / 2004.2 58- No que diz respeito aos princpios fundamentais, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) Os valores sociais do trabalho e do livre capital so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. b) O Estado brasileiro adota, como um dos seus fundamentos, a soberania popular, a qual pode ser exercida de forma indireta ou direta, nos termos definidos na Constituio Federal de 1988. c) A garantia do pluralismo poltico um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. d) A reduo das desigualdades regionais um dos princpios que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) A Constituio Federal de 1988 traz a determinao de que o Brasil dever buscar a integrao econmica na Amrica do Sul por meio da formao de um mercado comum de naes sulamericanas. GABARITO: B TCNICO / TRANSPORTE / MPU / 2004.2

41- No constitui fundamento da Repblica Federativa do Brasil: a) a soberania. b) a cidadania. c) a instaurao pacfica do socialismo.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) o pluralismo poltico.
GABARITO: C

42- No se inclui entre os princpios que regem o Brasil nas suas relaes internacionais: a) autodeterminao dos povos. b) no-interveno. c) cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. d) repdio ao terrorismo e ao racismo. e) repdio ao asilo poltico.
GABARITO: E

5. Organizao dos Poderes do Estado. Conceito de Poder: Separao, Independncia e Harmonia.


TCNICO / ADMINISTRATIVO / MPU / 2004.2 62- Acerca do Poder Executivo, marque a nica opo correta. a) Celebrar tratados, convenes e atos internacionais e conceder indulto e comutar penas so atribuies indelegveis do presidente da Repblica. b) O presidente da Repblica ficar suspenso de suas funes se, no caso de acusao de prtica de infraes penais comuns, for admitida a acusao, pela Cmara dos Deputados, por quorum qualificado. c) O presidente da Repblica, na vigncia do seu mandato, no pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exerccio de suas funes. d) Os seis cidados brasileiros natos que integram o Conselho da Repblica so eleitos para um mandato de trs anos, vedada a reconduo. e) So membros natos do Conselho de Defesa Nacional os lderes da maioria e da minoria, no Senado Federal e na Cmara dos Deputados. GABARITO: C 63- Pertinente ao Poder Judicirio, marque a nica opo correta. a) A inamovibilidade, como garantia do juiz, no admite excees. b) A declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo somente se dar pelo voto da maioria dos membros dos Tribunais. c) O presidente do Tribunal, que por ato omissivo retardar a liquidao regular de precatrio, incorrer em crime de responsabilidade. d) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente os mandados de segurana contra ato de ministro de Estado. e) competncia dos Tribunais Regionais Federais processar e julgar originariamente a disputa sobre direitos indgenas. GABARITO: C TCNICO / TRANSPORTE / MPU / 2004.2

48- Assinale a opo correta. a) Por meio de emenda Constituio, qualquer norma da Constituio pode ser revogada. b) O Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios organizado e mantido pelo Distrito Federal. c) A Constituio no admite a hiptese de interveno federal no Distrito Federal. d) Tanto a Unio como os Estados-membros e o Distrito Federal tm competncia para legislar sobre assuntos de Direito Penal. e) Cabe Unio organizar e manter o Poder Judicirio no Distrito Federal.
GABARITO: E

50- Assinale a opo em que no consta hiptese de competncia originria do Supremo Tribunal Federal, fixada expressamente na Constituio de 1988. a) Julgamento de mandado de segurana contra ato do Presidente da Repblica. b) Julgamento de habeas data contra ato do Presidente da Repblica. c) Julgamento de ao popular em que o Presidente da Repblica figura como ru. d) Julgamento de habeas corpus contra ato do Presidente da Repblica. e) Julgamento do Presidente da Repblica por crimes comuns.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
GABARITO: C TCNICO ADMINISTRATIVO / ANEEL / 2004
Nas questes 24 e 25, assinale a opo correta. 24- a) Somente brasileiros podem ocupar cargos pblicos da Administrao Pblica direta. b) A Constituio probe o direito de greve dos servidores pblicos civis e militares. c) A responsabilidade civil objetiva somente se aplica a atos praticados por agentes pblicos, jamais a atos praticados por agente de pessoa jurdica de direito privado. d) inconstitucional a lei que estabelea que todos os aumentos recebidos por membros de certa carreira do Executivo sero automaticamente estendidos a integrantes de outra carreira do mesmo Poder. e) A lei pode transformar qualquer cargo pblico de provimento efetivo em cargo em comisso, sempre que a realizao de concurso pblico seja onerosa e demorada.

GABARITO: D
25- a) Pelos discursos que profere no Plenrio da Cmara dos Deputados, em assuntos relacionados com a competncia do Legislativo, o deputado no pode ser punido criminalmente, mesmo que o discurso agrida a imagem de outro deputado. b) O nmero de representantes por Estado no Senado Federal estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao de cada unidade da Federao. c) A elaborao do Regimento Interno da Cmara dos Deputados e do Senado Federal depende da sano do presidente da Repblica para entrar em vigor. d) Somente o Poder Judicirio tem competncia constitucional para julgar autoridades da Repblica por crimes de responsabilidade. e) A Constituio probe expressamente que as Comisses Parlamentares de Inqurito exeram os poderes de investigao prprios das autoridades judiciais.

GABARITO: A

PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL / 2004


86- a) A adoo do princpio constitucional da soluo pacfica de conflitos no constitui obstculo incontornvel a que o Brasil recorra s armas para a defesa dos seus interesses no cenrio internacional. b) Sempre que o interesse pblico entra em linha de coliso com um interesse individual, aquele deve prevalecer. c) Chamam-se princpios constitucionais sensveis aqueles que no podem ser objeto de abolio por meio de emenda Constituio. d) No conflito entre princpios constitucionais, os que se referem a direitos fundamentais devem sempre prevalecer sobre os demais. e) Quando dois princpios constitucionais colidem, um deles invariavelmente exclui o outro como invlido.

GABARITO: A

92- a) Quanto s competncias legislativas concorrentes da Unio e dos Estados-membros, a lei federal sempre prepondera sobre a estadual. b) correto afirmar que o legislador federal efetua um bloqueio de competncias do Estado-membro, quando legisla em matria de competncia legislativa concorrente. c) Os Estados-membros so livres para suplementar a legislao federal editada no exerccio da competncia exclusiva da Unio. d) Os Estados-membros e, nunca a Unio, dispem de competncias legislativas residuais. e) Os Estados-membros, por meio de leis complementares estaduais, podem dispor sobre questes especficas de matrias da competncia privativa da Unio, independentemente de autorizao federal para tanto.

GABARITO: B
98- a) A converso em lei de medida provisria torna insuscetvel de discusso qualquer eventual Inconstitucionalidade formal de que a medida provisria pudesse padecer. b) Uma medida provisria pode ter vigncia superior a 120 dias, sem que o Presidente da Repblica a reedite. c) A medida provisria no instrumento apto para dispor sobre matria de direito penal, exceto quando favorece o indviduo contra a ao persecutria penal do Estado. d) Consideram-se sem eficcia todas as medidas provisrias editadas antes do advento da Emenda Constitucional no 32/2001 (que conferiu novo regime a esse instrumento normativo), que no foram reeditadas pelo Presidente da Repblica depois da Emenda e no foram convertidas em lei pelo Congresso Nacional no prazo constitucional. e) A Emenda Constitucional n o 32/2001 probe o uso de medida provisria para criar ou majorar imposto, tornando superada a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal que o admitia.

GABARITO: B

AUDITOR FISCAL RECEITA ESTADUAL / MG / 2005 15- Assinale a opo correta.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
a) Cabe ao Estado-membro criar Distritos no mbito dos Municpios. b) O Municpio pode, como decorrncia do seu poder de auto-organizao, criar um tribunal de contas municipal para efetuar o controle externo do Poder Executivo municipal. c) Os Municpios hoje existentes na Federao brasileira que deixarem de cumprir ordem judicial emanada de tribunal federal no esto sujeitos a interveno federal. d) A autonomia dos Municpios na Constituio em vigor incompatvel com toda e qualquer interveno estadual no mbito municipal. e) Os servidores pblicos estaduais, ao contrrio do que ocorre com os servidores pblicos federais, no gozam da garantia da irredutibilidade de vencimentos. GABARITO: C AUDITOR FISCAL DO TESOURO ESTADUAL / RN / 2004 / 2005

21- Sobre Poderes do Estado e respectivas funes, formas de Estado e formas e sistemas de governo, marque a nica opo correta. a) A adoo do princpio de separao de poderes, inspirado nas lies de Montesquieu e materializado na atribuio das diferentes funes do poder estatal a rgos diferentes, afastou a concepo clssica de que a unidade seria uma das caractersticas fundamentais do poder poltico. b) O Estado unitrio distingue-se do Estado federal em razo da inexistncia de repartio regional de poderes autnomos, o que no impede a existncia, no Estado unitrio, de uma descentralizao administrativa do tipo autrquico. c) Em um Estado federal temos sempre presente uma entidade denominada Unio, que possui personalidade jurdica de direito pblico internacional, cabendo a ela a representao do Estado federal no plano internacional. d) O presidencialismo a forma de governo que tem por caracterstica reunir, em uma nica autoridade, o Presidente da Repblica, a Chefia do Estado e a Chefia do Governo. e) Sistema de governo pode ser definido como a maneira pela qual se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados.
GABARITO: B

24- Sobre os princpios fundamentais e a organizao dos Poderes na Constituio Brasileira, julgue os itens a seguir e assinale a opo correta. a) A fixao dos subsdios dos Ministros de Estado feita por meio de lei, cuja iniciativa privativa do presidente da Repblica, em razo do princpio de separao dos poderes. b) A medida provisria que implique majorao de impostos s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se for convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada, no se aplicando essa regra, ao imposto de renda. c) Caso sejam declarados vagos os cargos de presidente e vice-presidente da Repblica, durante o penltimo ano dos seus mandatos, sero realizadas, antecipadamente, as eleies que ocorreriam no ltimo ano do mandato, cabendo aos eleitos completar o perodo de mandato de seus antecessores. d) A competncia para julgar ao proposta por empresa pblica federal contra massa falida de empresa privada ser da justia federal, desde que essa ao no pleiteie a falncia ou a quebra da empresa privada, nas hipteses reguladas em lei especfica. e) A legitimidade ativa do Ministrio Pblico para a propositura de ao civil pblica com vistas proteo do meio ambiente, impede, por expressa determinao constitucional, a legitimao de terceiros para a propositura dessa ao.
GABARITO: D

25- Sobre a organizao do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir e assinale a opo correta. a) As terras devolutas localizadas no territrio brasileiro, so, por fora de disposio constitucional, bens da Unio. b) Nos termos da Constituio Federal, a fixao dos subsdios dos vereadores depender, tosomente, do nmero de habitantes do municpio e do valor do subsdio do Deputado Estadual. c) A diviso dos Territrios em municpios depende de lei e poder ser feita, apenas, nos Territrios cuja populao seja superior ao limite mnimo estabelecido no texto constitucional. d) A interveno da Unio em um Estado, em razo de impedimento do livre exerccio do Poder Judicirio estadual, depende de solicitao, ao presidente da Repblica, do Poder Judicirio impedido, feita pelo presidente do Tribunal. e) A administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, na forma da lei, dentro das suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
GABARITO: E Assistente de Chancelaria / MRE / 2004

14- Indique qual dos atos abaixo encontra-se no mesmo patamar hierrquico das medidas provisrias editadas pelo presidente da Repblica. a) portaria ministerial b) decreto presidencial c) lei ordinria d) resoluo do Banco Central e) proposta de emenda Constituio apresentada pelo presidente da Repblica
GABARITO: B

19- No que se refere a medidas provisrias, correto afirmar que a) nenhum governador de Estado pode editlas. b) no podem ser editadas para diminuir ou aumentar penas previstas no Cdigo Penal. c) no podem ser editadas para tratar de assunto de direito civil. d) no podem ter o seu pressuposto da urgncia apreciado pelo Supremo Tribunal Federal. e) no podem ter vigncia superior a 30 dias.
GABARITO: E

20- Sobre o Ministrio Pblico, marque a opo correta. a) Por fora do princpio da separao de poderes, um membro do Ministrio Pblico Federal no pode investigar atos praticados pela direo do Ministrio das Relaes Exteriores. b) O Ministrio Pblico o titular da ao penal pblica; somente em casos de crimes de menor expresso que a ao penal pblica pode ser proposta por autoridade policial. c) O procurador-geral da Repblica subordinado hierarquicamente ao ministro da Justia. d) Qualquer membro do Ministrio Pblico deve suspender investigao que esteja em curso, se receber ordem do presidente da Repblica nesse sentido. e) O Ministrio Pblico legitimado para defender em juzo direitos e interesses de populaes indgenas no Brasil.
GABARITO: E

6. Direitos e Garantias Fundamentais: Direitos e Deveres Individuais, Coletivos, Sociais, Polticos e Nacionalidade. Tutela Constitucional das Liberdades: Mandado de Segurana, Hbeas Corpus, Habeas Data, Ao Popular, Mandado de Injuno e Direito de Petio. Ao Civil Pblica.
TCNICO / ADMINISTRATIVO / MPU / 2004.2 59- Referente a direitos e garantias fundamentais, marque a nica opo correta. a) Por fora de disposio constitucional, a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por Interesse social, dar-se- sempre mediante justa e prvia indenizao em dinheiro. b) A organizao sindical, para impetrar mandado de segurana coletivo, dever estar legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, devendo a matria do mandado de segurana ter pertinncia temtica com os interesses de seus associados. c) A extradio, na forma da lei, do brasileiro naturalizado, em razo de prtica de crime comum antes da sua naturalizao, implica, por fora de disposio constitucional, a perda da nacionalidade brasileira. d) Os conferentes de carga e descarga, em atuao nas reas de porto organizado, embora no tenham vnculo empregatcio com os tomadores de servio, possuem os mesmos direitos do trabalhador com vnculo empregatcio. e) Os indivduos nascidos no Brasil, filhos de pais estrangeiros, sero brasileiros natos, desde que fixem residncia no Brasil e optem, a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. GABARITO: D TCNICO / TRANSPORTE / MPU / 2004.2

43- Assinale a opo correta. a) Estrangeiros no Brasil, que aqui no residam, no so titulares de direitos fundamentais.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
b) constitucionalmente vedada toda a distino por lei entre homens e mulheres. c) O anonimato no empecilho ao exerccio da liberdade de manifestao. d) Pessoas jurdicas tambm podem ser titulares de direitos fundamentais. e) Somente se pode exercer um trabalho ou profisso depois de a atividade ser regulada por lei especfica.
GABARITO: D

45- Suponha que se saiba que Tcio esteja fabricando em sua casa substncia entorpecente proibida. A conduta constitui crime. Nessas circunstncias, assinale a opo correta. a) A polcia pode ingressar na casa de Tcio, mesmo sem o seu consentimento, independentemente de autorizao de quem quer que seja, a qualquer hora do dia ou da noite. b) A polcia pode ingressar na casa de Tcio, mesmo sem o seu consentimento, independentemente de autorizao de quem quer que seja, desde que durante o dia. c) A polcia pode ingressar na casa de Tcio, mesmo sem o seu consentimento, desde que autorizada a tanto pela Justia, a qualquer hora do dia ou da noite. d) A polcia pode ingressar na casa de Tcio, mesmo sem o seu consentimento, desde que autorizada a tanto pela Justia, mas apenas durante o dia. e) A polcia pode ingressar na casa de Tcio, mesmo sem o seu consentimento, desde que a requerimento de membro do Ministrio Pblico, que dever estar presente ao ato.
GABARITO: A

46- Suponha que uma associao regularmente criada, reunindo torcedores de certo time de futebol, esteja estimulando violncia e a prtica de atos reprovveis em estdios onde o time disputa partidas. Nessas circunstncias, assinale a opo correta. a) Membro do Ministrio Pblico pode expedir ordem suspendendo as atividades da associao. b) Autoridade policial pode determinar a suspenso das atividades da associao. c) Autoridade judiciria pode dissolver a associao, por deciso que dever ser cumprida, antes mesmo de transitar em julgado. d) Somente por deciso judicial podem-se suspender as atividades da associao. e) Em nenhum caso as atividades de uma associao podem ser suspensas, embora seja cabvel a dissoluo da mesma, por sentena judicial transitada em julgado.
GABARITO: D

49- O mandado de segurana contra ato do Procurador-Geral da Repblica julgado pelo: a) Supremo Tribunal Federal. b) Superior Tribunal de Justia. c) Tribunal Regional Federal com jurisdio no Distrito Federal. d) Juiz Federal de primeira instncia. e) Conselho Superior do Ministrio Pblico Federal.
GABARITO: A TCNICO ADMINISTRATIVO / ANEEL / 2004
21- a) A Constituio enumera exaustivamente os direitos e garantias dos indivduos, sendo inconstitucional o tratado que institua outros, no previstos pelo constituinte. b) A Constituio em vigor admite que um brasileiro disponha de dupla nacionalidade. c) O estrangeiro naturalizado brasileiro pode exercer todos os direitos previstos constitucionalmente para os brasileiros natos. d) A liberdade de manifestao de pensamento pode ser exercida de modo annimo, se assim o preferir o indivduo. e) Pela ofensa sua honra, a vtima pode receber indenizao por dano moral, mas no por danos materiais.

GABARITO: B

22- a) A ordem constitucional probe toda priso civil. b) Todo brasileiro parte legtima para propor ao popular. c) O princpio da irredutibilidade do salrio no impede que, em acordo coletivo, o valor da remunerao do empregado sofra decrscimo. d) A categoria dos trabalhadores domsticos no faz jus a receber salrio-mnimo. e) Somente em casos de guerra declarada pelo Congresso Nacional a Constituio admite a tortura, como meio de obteno de informaes relevantes.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
GABARITO: C GESTOR FAZENDRIO / GEFAZ / MG / 2005 13- A Constituio veda expressamente certas penas. Assinale a opo que no contm penalidade proibida constitucionalmente entre ns. a) Pena de perda de bens. b) Pena cruel. c) Pena de trabalhos forados. d) Pena de carter perptuo. e) Pena de morte, em tempos de paz. GABARITO: A 15- Assinale a opo correta. a) Como regra geral, os direitos fundamentais somente podem ser invocados em juzo depois de minudenciados pelo legislador ordinrio. b) Nenhuma norma da Lei Maior em vigor que dispe sobre direito fundamental pode ser objeto de emenda Constituio. c) Os direitos fundamentais so garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas. Os demais estrangeiros no podem invocar direitos fundamentais no Brasil. d) No mbito dos direitos polticos, o analfabeto pode votar, mas no pode ser eleito para nenhum cargo eletivo. e) Pode-se afirmar que, no direito brasileiro, o direito vida e incolumidade fsica so direitos absolutos, no sentido de que nenhum outro previsto na Constituio pode sobre eles prevalecer, nem mesmo em um caso concreto isolado. GABARITO: D PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL / 2004
88- a) No cabvel o mandado de segurana contra ato disciplinar. b) O conceito de casa, na garantia constitucional dainviolabilidade de domiclio, abrange tambm o compartimento privado onde algum exerce profisso ou atividade. c) Somente quando munida de autorizao judicial pode uma autoridade pblica ingressar durante o dia ou durante a noite no domiclio de terceiro. d) A garantia da liberdade de manifestao de pensamento traz nsita em si mesma a possibilidade do anonimato. e) A ofensa imagem de um indivduo pode gerar pretenso de indenizao por danos materiais, no, porm, de indenizao por danos meramente morais.

GABARITO: B
89- a) O mandado de segurana impetrado contra ato do Superior Tribunal de Justia deve ser impetrado originariamente no Supremo Tribunal Federal. b) Somente questes de direito no controvertidas podem ensejar a impetrao de mandado de segurana. c) Concedido o mandado de segurana na primeira instncia, a ordem deve ser invariavelmente obedecida pela autoridade coatora, mesmo que a liminar, com o mesmo objeto, anteriormente deferida no mesmo processo, tenha sido suspensa pelo Supremo Tribunal Federal. d) A entidade de classe tem legitimao para o mandado de segurana, ainda quando a pretenso veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria. e) A entidade de classe precisa da autorizao expressa dos associados para impetrar mandado de segurana coletivo em favor dos associados.

GABARITO: D
99- a) O mandado de segurana no pode ser impetrado para atacar deciso tomada em juzo criminal. b) Pacificou-se o entendimento de que o mandado de segurana coletivo tanto se presta proteo de direitos subjetivos como de outros interesses dos beneficiados pela impetrao. c) O mandado de segurana contra ato do Procurador- Geral da Fazenda Nacional deve ser impetrado perante a Justia Federal de primeira instncia. d) Se, no curso do mandado de segurana, no mais fisicamente realizvel a prestao pretendida pela ao, e se o juiz entende que houve ofensa ao direito do impetrante, deve a sentena condenar a impetrada em perdas e danos. e) Nos termos da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, no cabe a desistncia do mandado de segurana, depois de proferida a sentena de mrito.

GABARITO: C

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
AUDITOR FISCAL RECEITA ESTADUAL / MG / 2005 13- Assinale a opo correta. a) A Constituio enumera, de forma taxativa, no seu Ttulo sobre Direitos e Garantias Fundamentais, os direitos individuais reconhecidos como fundamentais pela nossa ordem jurdica. b) As garantias constitucionais do direito adquirido e do ato jurdico perfeito no constituem clusulas ptreas. c) Os direitos individuais fundamentais, por serem considerados clusulas ptreas, somente podem ser abolidos ou modificados por meio de emenda Constituio. d) O mandado de segurana, o habeas corpus e o mandado de injuno so instrumentos processuais que compem o grupo das garantias constitucionais. e) O princpio da separao dos poderes impede que o juiz invoque o princpio da proporcionalidade como fundamento para a declarao de inconstitucionalidade de uma lei. GABARITO: D ANEEL /ESPECIALISTA EM REGULAO d / 2005
11- Assinale a opo correta. a) No conflito entre um direito fundamental individual e um interesse pblico protegido constitucionalmente, este deve sempre preponderar. b) Os direitos individuais, no Brasil, somente podem ser invocados em juzo, depois de serem disciplinados pelo legislador infraconstitucional. c) No h direito coletivo auto-aplicvel. d) A garantia do direito adquirido no mais considerada entre ns um direito fundamental, podendo, por isso, ser superada por meio de emenda Constituio. e) Em tempos de paz, absoluta a incompatibilidade com a Constituio em vigor da instituio da pena de morte, mesmo que para crimes graves.

GABARITO: E
13- Assinale a opo correta. a) A defesa da intimidade ou o interesse social podem fazer com que a lei restrinja a publicidade dos atos processuais. b) Inclui-se entre as atribuies da autoridade administrativa civil determinar a deteno de servidor pblico, que lhe seja subordinado, depois de apurada falta especialmente grave por ele cometida. c) Em caso de relevante interesse pblico, a Constituio expressamente permite que se prenda suspeito de prtica de crime, sem a imediata comunicao do fato sua famlia ou pessoa por ele indicada. d) A garantia constitucional da ampla defesa e do contraditrio se aplica ao processo judicial, mas no ao administrativo. e) Ningum se pode recusar a responder a perguntas que lhe forem feitas por autoridade policial ou judicial.

GABARITO: A

14- O abuso de poder de autoridade, que, embora sem restringir a liberdade de locomoo, afeta o direito de vrias pessoas de desempenhar uma profisso legtima pode ser atacado por meio de a) habeas corpus. b) mandado de injuno. c) mandado de segurana coletivo, impetrado por familiares das vtimas. d) mandado de segurana individual. e) habeas data.

GABARITO: D
15- Assinale a opo correta. a) A propriedade considerada um direito fundamental absoluto pela Constituio de 1988. b) Por fora da soberania dos veredictos do tribunal do jri, no se admite nenhum recurso das decises ali tomadas. c) Se uma pessoa condenada pena de recluso pela prtica de fato que, poca, era considerado crime e, mais tarde, durante o cumprimento da pena, uma nova lei deixa de considerar o mesmo fato como penalmente punvel, dever ser imediatamente solta. d) A lei que define uma conduta como crime pode ser usada para punir algum que tenha praticado o fato antes do advento da mesma lei, dependendo da gravidade do acontecimento. e) Diante da proibio geral do confisco, a lei no pode instituir a perda de bens como pena por crime cometido.

GABARITO: C Assistente de Chancelaria / MRE / 2004

15- Sobre os direitos fundamentais, correto dizer

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
a) somente os brasileiros e os estrangeiros residentes no Brasil so reconhecidos como titulares de direitos fundamentais entre ns. b) pessoas jurdicas podem ser titulares de direitos fundamentais. c) menores de 18 anos no podem ser titulares de direitos fundamentais. d) servidores pblicos no podem alegar direitos fundamentais contra a Administrao para a qual prestam servio. e) somente por emenda Constituio podem ser abolidos direitos e garantias individuais previstos na Carta da Repblica.
GABARITO: C

17- Assinale a opo correta. a) Em face do princpio da legalidade, uma resoluo ou um decreto legislativo provenientes de Casas do Congresso Nacional no podem criar direitos nem obrigaes. b) O indivduo ofendido na sua honra por meio de rgo da imprensa, mas que tenha obtido o direito de resposta, no far jus indenizao por danos morais. c) O ministro da Justia pode, para a preveno ou represso de crimes contra a segurana nacional, autorizar a escuta telefnica de pessoa comprovadamente envolvida na subverso da ordem Constitucional. d) O jornalista pode invocar a garantia do sigilo de fonte mesmo em processos judiciais, cveis ou criminais. e) A Constituio no admite que o Poder Pblico invoque imperativo de segurana da sociedade para se recusar a prestar informaes do interesse particular do indivduo que as requer.
GABARITO: D

18- Acerca de responsabilidade civil do Estado, marque a opo correta. a) O Estado no responde civilmente pelos danos causados por seus servidores, a no ser quando demonstrada a culpa desses no evento danoso. b) O Estado no pode cobrar do seu servidor a indenizao que pagou a particular, a ttulo de responsabilidade civil, mesmo que prove a culpa do servidor no evento. c) Segundo as regras da responsabilidade civil do Estado entre ns, mesmo que o particular tambm seja culpado pelo dano causado, o Estado sempre responder inteiramente pelo prejuzo suportado pelo cidado. d) Em se tratando de atividade lcita do Estado, levada a cabo de acordo com o direito, eventuais danos sofridos por particulares no sero ressarcidos a ttulo de responsabilidade civil do Estado. e) O Estado tambm responsvel civilmente por omisso de seus agentes, que cause dano a Particulares.
GABARITO: B

7. Da Ordem Econmica e Financeira: Princpios Gerais da Atividade Econmica. Sistema Financeiro Nacional.
PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL / 2004
100- a) Como regra geral, os impostos podem ser cobrados no mesmo exerccio financeiro em que institudos, desde que decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu. b) vedado Unio conceder incentivos fiscais que no sejam idnticos em todo o territrio nacional. c) O princpio da legalidade no tolera que imposto algum seja aumentado seno por ato normativo com fora de lei. d) A Constituio, hoje, embora em norma programtica, probe taxas de juros reais acima de 12% ao ano. e) A concesso de anistia relativamente a imposto federal depende necessariamente de lei especfica federal.

GABARITO: E AUDITOR FISCAL RECEITA ESTADUAL / MG / 2005 14- Sobre a competncia para legislar sobre Direito Tributrio, assinale a opo correta. a) Somente a Unio pode legislar a respeito. b) O Estado pode legislar a respeito, mas estar sujeito s regras gerais que a Unio expedir sobre a matria em lei federal. c) Nessa matria, o Estado goza de competncia legislativa exclusiva.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
d) Tanto o Estado como a Unio podem legislar livremente a respeito, mas, em caso de conflito entre as disposies normativas, prevalecer invariavelmente a legislao federal. e) A competncia para legislar, no caso, concorrente, sendo que somente a Unio pode legislar sobre normas gerais, estando vedada a legislao suplementar por parte do Estado. GABARITO: B

8. Da Ordem Social. Seguridade Social: Conceito, Objetivos e Financiamento. Sade, Previdncia Social e Assistncia Social.

9. Administrao Pblica: Princpios Constitucionais.


TCNICO / ADMINISTRATIVO / MPU / 2004.2 60- No que se refere a disposies gerais relativas administrao pblica, marque a nica opo correta. a) As administraes tributrias da Unio e dos Municpios atuaro de forma integrada, o que inclui o compartilhamento de informaes fiscais, na forma que for definida em lei ou convnio. b) A possibilidade de ampliao, por meio de contrato entre os administradores e o poder pblico, da autonomia gerencial do rgo, prevista no texto constitucional, no se aplica aos rgos integrantes da administrao direta. c) O somatrio das remuneraes dos ocupantes de cargos, constitucionalmente acumulveis, da administrao direta, excetuados os valores correspondentes s vantagens pessoais, no poder exceder o subsdio mensal, em espcie, dos ministros do Supremo Tribunal Federal. d) O tempo de afastamento do servidor pblico para o exerccio de mandato eletivo ser contado como tempo de servio para todos os efeitos legais, exceto para a sua promoo. e) As funes de confiana destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento, sendo exercidas por servidores ocupantes de cargo efetivo ou de cargo em comisso. GABARITO: A TCNICO / TRANSPORTE / MPU / 2004.2

47- Suponha que, em situao de urgncia, para isolar pessoas portadoras de grave doena altamente contagiosa, autoridade administrativa tenha ocupado, por dois meses, um prdio particular que h anos achava-se fechado e sem uso. Nessas circunstncias, assinale a opo correta. a) O poder pblico dever pagar quantia mensal ao proprietrio, pelo perodo que perdurou o uso do prdio, guisa de aluguel. b) O poder pblico no precisar pagar indenizao alguma ao proprietrio do prdio, a no ser que, do uso, tenha decorrido dano para o particular. c) Pelo uso do bem, o proprietrio do prdio far jus a indenizao, cujo quantitativo dever ser apurado em juzo, se as partes no chegarem a acordo. d) O poder pblico dever indenizar o proprietrio do prdio, devendo-se entender que houve, a, caso de desapropriao. e) Dado a finalidade social que deve nortear o uso da propriedade, a ocupao do prdio vazio no dever ensejar espcie alguma de indenizao.
GABARITO: B TCNICO ADMINISTRATIVO / ANEEL / 2004
23- Assinale a opo para a qual no conste conseqncia expressamente prevista pelo constituinte para atos de improbidade administrativa. a) Eventual ao penal contra o mprobo. b) Suspenso dos direitos polticos do mprobo. c) Perda da funo pblica do mprobo. d) Ressarcimento ao errio. e) Confisco dos bens do mprobo.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
GABARITO: E

PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL / 2004


94- Assinale a opo correta. a) inconstitucional a cobrana de contribuio previdenciria de servidores pblicos j aposentados na data da criao da contribuio. b) O tempo de contribuio estadual ou municipal no pode ser contado para efeito de aposentadoria em cargo pblico federal. c) Nos termos da Constituio em vigor, ningum pode perceber mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia pblica. d) Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia pblica, quando aposentados por invalidez permanente, qualquer que seja a causa desta, recebem proventos proporcionais ao tempo de contribuio. e) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao, aplica-se o regime geral de previdncia social.

GABARITO: E AUDITOR FISCAL RECEITA ESTADUAL / MG / 2005 12- Assinale a opo que no est de acordo com a Constituio. a) Nenhum servidor pblico pode acumular cargo pblico federal com outro estadual. b) A greve direito previsto constitucionalmente para os servidores pblicos. c) Tanto as aes de ressarcimento por danos causados ao errio como as de punio por ilcitos administrativos cometidos por servidores pblicos que causem dano ao errio so imprescritveis. d) Os vencimentos dos cargos em comisso no mbito estadual podem ser fixados por decreto do Executivo. e) Cargos pblicos, em certas circunstncias, podem ser ocupados por estrangeiros. GABARITO: E ANEEL /ESPECIALISTA EM REGULAO d / 2005
19- De acordo com expressa previso, contida na Lei n 8.112/90, os prazos de prescrio, previstos na lei penal, aplicam-se s infraes disciplinares, capituladas tambm como crime, desde que sejam inferiores a cinco anos. a) Est correta essa assertiva. b) Est incorreta a assertiva, porque s se aplica o prazo da lei penal, desde que essa seja superior a cinco anos. c) Est incorreta a assertiva, porque se aplica o prazo da lei penal, sem a ressalva de ser ele inferior a cinco anos. d) Est incorreta a assertiva, porque no se aplicam os prazos da lei penal, por serem independentes as instncias. e) Est incorreta a assertiva, porque, sendo a prescrio de ordem pblica, aplica-se a que primeiro ocorrer.

GABARITO: C

10. DIVERSOS.
TCNICO / ADMINISTRATIVO / MPU / 2004.2

ADMINISTRAO E SERVIDORES
61- Sobre a administrao pblica e os servidores pblicos civis, marque a nica opo correta. a) Na fixao dos padres de vencimento dos cargos componentes de cada carreira da administrao, sero considerados, entre outros aspectos, os requisitos para a investidura e as peculiaridades do cargo, sendo vedada a distino em razo da natureza do cargo, em face do princpio da isonomia que rege a administrao Pblica. b) O professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio poder se aposentar voluntariamente aos cinqenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se homem, e cinqenta anos de idade e vinte e cinco de contribuio, se mulher. c) Se a Unio instituir regime de previdncia complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, ela poder fixar, para todos os servidores em atividade, como valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelo regime de previdncia do servidor pblico, o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social. d) Extinto o cargo ocupado por servidor estvel, ele ficar em disponibilidade, com remunerao integral, at seu adequado aproveitamento em outro cargo.

OBCURSOS

PODIVM

WWW.CURSOPARACONCURSOS.COM.BR
e) Se um servidor titular de cargo efetivo da Unio for aposentado por invalidez permanente, seus proventos sero proporcionais ao tempo de contribuio, exceto, apenas, nas hipteses em que a invalidez decorrer de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei. GABARITO: E

You might also like