You are on page 1of 3

O Prmio Nobel de fsica de 2006 foi concedido a uma dupla de pesquisadores americanos, John Mather e George Smoot, por

sua contribuio em comprovar a teoria do Big Bang sobre a formao do Universo.

Para conhecer a teoria do Big Bang, devem-se conhecer previamente alguns conceitos.

Efeito Doppler Em 1842, Christian Doppler descobriu que, quando um corpo luminoso (ou sonoro) se aproxima de um observador, o comprimento de onda da luz emitida por ele diminui e, inversamente, aumenta, quando ele estiver se afastando.

Esse efeito ficou conhecido como efeito Doppler.

No nosso cotidiano, podemos observ-lo. Quando um carro se aproxima de ns, buzinando, percebemos o som mais agudo (maior freqncia). Quando ele se afasta, o som se torna mais grave.

No caso dos corpos estelares, esta mudana de freqncia se d na luz emitida pelos corpos se afastando, que tende para o vermelho.

Velocidade das galxias Em 1929, o astrnomo Edwin Powell Hubble - trabalhando no telescpio Hale do Palomar Observatory (que, durante muitos anos, foi o maior do mundo) descobriu que as chamadas nebulosas nada mais eram que galxias distantes. Mais tarde, usando o efeito Doppler, provou-se que, alm de estarem fora da nossa galxia (a Via Lctea) estavam se afastando a velocidades muito grandes.

Teoria do Big Bang

Uma das teorias cientficas mais aceita para explicar a origem do universo a teoria do Big-Bang ou da Grande Exploso. Em 1916 Albert Einstein publicou a teoria da relatividade, onde dizia que o universo estaria se expandindo ou ento se contraindo, contrariando a idia de que o universo seria esttico ou inerte, aceito at ento. A partir da, diversas pesquisas foram feitas com a ajuda de telescpios, e os cientistas puderam deduzir que o universo realmente se expandia, porm de modo ordeiro. Para entendermos a idia do Big-Bang devemos fazer o caminho contrrio. Ou seja, se ao invs de o universo se expandir a todo momento, ele fosse contrado. Todo o universo convergiria, at voltarmos a um nico ponto de origem, o ponto inicial de matria. H uns 15 a 20 bilhes de anos atrs o universo no existia, nem o espao vazio, nem mesmo o tempo. Tudo o que havia era uma esfera extremamente pequena, do tamanho da ponta de uma agulha. E esse pontinho h cerca de 18 bilhes de anos teria se explodido formando o universo atual. Essa exploso aconteceu numa frao de segundos, inflando o universo numa velocidade muito superior da luz. Essa exploso causou a expanso do universo, a qual observada at os dias atuais, o que traz grandes reforos a teoria do Big-Bang. Aps o Big-Bang e a partir da matria proveniente dele, foram se formando as constelaes. Os planetas teriam se formado a partir de restos de nuvem csmica que surgiram aps a grande exploso. Mas, apesar de ser uma tendncia investir na teoria do Big-Bang, temos de considerar que o argumento que o endossa possa ser um fenmeno regional. Ou seja, essa expanso esteja acontecendo apenas nos limites observveis do universo, at o alcance do mais potente telescpio, o Hubble. Diante disso existe a possibilidade desse fenmeno no atender todo o universo. Nesse caso, o que at hoje foi observado seria somente um processo de dilatao regional de causa ainda desconhecida.

Ora, se as galxias esto se afastando, isso poderia significar que elas estavam mais prximas em tempos remotos. E se elas estivessem to perto que se concentrassem em um nico ponto no incio dos tempos?

Nasceu assim a teoria do Big Bang: ponto inicial foi uma exploso, a uma temperatura altssima. O Universo comeou a se expandir e a esfriar. Na verdade, essa idia comeou a ser discutida a partir da interveno do padre e cosmlogo belga Georges Lamatre, para quem o Universo teria tido um incio repentino.

A dilatao do Universo foi colocada em uma progresso aritmtica por Edwin Powell Hubble, que descobriu a razo de seu crescimento, chamada de

constante de Hubble. Com o conhecimento da lei de crescimento e sua razo, conseguiu-se estimar a idade do universo (provavelmente entre 8 e 12 bilhes de anos).

Microondas espaciais Atribui-se a Arno Penzias e Robert Wilson, dos Laboratrios Bell, em New Jersey, EUA, a deteco, por acidente, da radiao csmica de fundo, em 1964. Estudando interferncias em comunicaes, eles descobriram uma interferncia que eram microondas vindas do espao. Esta descoberta reforou a teoria do Big Bang, pois, a propagao desse chamado rudo de fundo se dava em todas as direes e obedecia a constante de Hubble.

Outras descobertas comearam a ser feitas, reforando cada vez mais a teoria. A medida de elementos qumicos leves (hidrognio e hlio) tambm mostra as transformaes csmicas.

Deve-se, porm, lembrar que o Big Bang ainda uma teoria, ou seja, no foi provada, mas cada vez mais indcios a reforam, como o caso dos apresentados prmios Nobel de 2006. Novas consideraes do cientista russo George Gamov sobre o instante zero propem que naquele momento a matria comeou a predominar em relao antimatria.

Mais contribuies devero surgir num futuro prximo e acabar provando ou refutando essa teoria. assim que a cincia se faz.

You might also like