You are on page 1of 3

Jos Carlos Marconato e Sandra Mara M.

Franchetti
Neste trabalho, prope-se uma forma alternativa para o ensino de polmeros, por meio da utilizao das fraldas descartveis, um material constitudo essencialmente de polmeros de origem natural ou sinttica. polmero superabsorvente, ensino alternativo

Recebido em 26/4/01, aceito em 8/4/02

42

materiais superabsorventes so dutica faz que o poliacrilato de sdio emprego atual de polmeros rveis e resistentes ao ataque de microabsorva gua para equilibrar a concenna vida diria cada vez mais organismos, o que tem levado os pestrao de ons sdio dentro e fora do significativo. Polmeros so quisadores a buscar novos materiais polmero (Shakhashiri, 1985). macromolculas de alta massa molar, absorventes que tenham menor durabiConsiderando os diferentes mecaformadas por unidades de molculas lidade ao serem descartados no meio nismos de absoro menores, chamadas ambiente (Yuk et al., 1996 e Martin, dos dois materiais, monmeros. Estes reaO tema polmeros pouco 1996). possvel observar que, gem por adio ou contrabalhado, hoje, nas O tema polmeros pouco trabalhaexperimentalmente, a densao, produzindo escolas brasileiras de do, hoje, nas escolas brasileiras de Enpoliacrilamida muito polmeros com diferenEnsino Mdio, sino Mdio, principalmente pela falta de menos sensvel ao tes propriedades fsicoprincipalmente pela falta textos e experimentos adequados s neefeito das impurezas qumicas e mecnicas. de textos e experimentos cessidades de tais escolas. Para minimizar da gua do que o poliEssas propriedades adequados s a complexidade desse assunto, podem acrilato de sdio, pois variam de acordo com necessidades de tais ser utilizados exemplos relacionados ao essencialmente forma a sua composio, mescolas cotidiano, verificando-se as propriedades pontes de hidrognio todo de preparao e dos materiais polimricos e relacionandocom a gua, facilitanprocessamento tecnodo a absoro e o intumescimento. A as com a sua estrutura molecular. lgico (Mano e Mendes, 1999). poliacrilamida foi testada A versatilidade de uso dos polmecomo componente de ros muito grande, pois atualmente h absorventes e fraldas desuma enorme variedade desses matecartveis, mas foi abanriais, com excelentes propriedades medonada devido ao excescnicas, trmicas, ticas, eltricas, susivo aumento de massa e perabsorventes etc. (Wan et al., 2001; volume dos materiais. O De Paoli, 2001; Faez et al., 2000). poliacrilato de sdio foi Os polmeros superabsorventes introduzido em fraldas desconstituem uma classe de materiais cartveis no incio da dcaque possui grande afinidade pela gua. da de 80, tendo revolucioOs mais utilizados em nosso cotidiano nado esse mercado, pois, (Figura 1) so a poliacrilamida (PA), alm de permitir uma reduque absorve gua por meio da formao na massa mdia das o de pontes de hidrognio; e o poliafraldas em torno de 50%, crilato de sdio (PAS), no qual o aumentou muito sua qualimecanismo de absoro , primariaFigura 1: Estruturas do poliacrilato de sdio e da poliacridade absorvente. Esses lamida. mente, por osmose. A presso osmQUMICA NOVA NA ESCOLA Polmeros superabsorventes N 15, MAIO 2002

Objetivos
Propor uma forma alternativa para o ensino de polmeros (estrutura e propriedades), por meio de um experimento simples, utilizando fraldas descartveis, um material acessvel e facilmente encontrado no mercado.

Materiais
Amostras de gua (torneira, destilada, mineral), solues aquosas de NaCl a 1% e 10%, fraldas descartveis, poliacrilato de sdio (encontrado nas fraldas descartveis, como flocgel, e tambm em floriculturas, como cristal dgua), bqueres de 100 mL, balana, tesoura e uma peneira.

Parte experimental

Anlise de uma fralda descartvel


Uma fralda descartvel deve ser desfeita separando cada uma de suas partes, e identificando-as (Figura 2) de acordo com a composio descrita no rtulo da embalagem. Essa anlise vai permitir ao aluno observar que as fraldas descartveis so constitudas, essencialmente, de polmeros, naturais ou sintticos. As partes identificadas na Figura 2 so: (1) Filme de polietileno: polmero sinttico, hidrofbico, cuja funo ajudar a evitar o vazamento de lquido para fora da fralda. (2) Polpa de celulose: polmero natural, hidroflico. Associado s partculas do polmero superabsorvente, auxilia na reteno da umidade. (3) Poliacrilato de sdio (flocgel): polmero snttico, superabsorvente, utilizado na forma de pequenos cristais. Material com grande capacidade de reteno de gua. (4) No tecido de polipropileno: polmero sinttico de natureza hidrofbica. Aps receber um tratamento com surfactantes, que reduz a tenso superficial do material (tornando-o hidroflico), permite o escoamento do lquido para a camada absorvente. a parte da fralda que tem contato direto com o beb. (5) Elsticos: polmero sinttico, geralmente feito de fios de poliuretanas, borracha ou lycras, so utilizados para melhor ajuste das fraldas ao corpo do beb.
QUMICA NOVA NA ESCOLA

Figura 2: Fralda descartvel, com cada uma de suas partes.

(6) Adesivos termoplsticos: constitudos de polipropileno impregnado com adesivo, so utilizados para o fechamento das fraldas. (7) Faixa de ajuste frontal: constituda de filmes de polipropileno, colada com adesivos sobre a fralda. Sua utilidade permitir abrir e fechar a fralda tantas vezes quantas forem necessrias, sem danific-la.

cesso de gua. Com auxlio de uma balana e de uma folha de papel alumnio, pese-as novamente e calcule o aumento de massa devido absoro de gua.

43

Resultados
Os resultados apresentados na Tabela 1 revelam a capacidade superabsorvente apresentada pelo poliacrilato de sdio, que pode ser ainda maior para tempos de contato maiores. interessante observar que a presena de eletrlitos na gua reduz a capacidade absorvente do poliacrilato de sdio. Isto ocorre porque o mecanismo de absoro d-se por osmose. Esse fenmeno pode ser melhor visualizado utilizando um pouco do gel de PAS (PAS com gua) e adicionando sobre ele cloreto de sdio slido (sal de cozinha). A adio de sal faz que ocorra uma liberao de solvente (gua), quase que instantaneamente, no sentido de que a concentrao de ons sdio seja equilibrada dentro e fora do polmero.

Determinao da capacidade de absoro de gua do poliacrilato de sdio


Pese cinco amostras de 0,25 g de poliacrilato de sdio e coloque-as em diferentes bqueres, numerando-os de 1 a 5 (utilize o poliacrilato de sdio adquirido em floriculturas, mais conhecido como cristal dgua). Acrescente em cada bquer 50 mL das diferentes amostras de gua e solues salinas. Aguarde cerca de 30 min, observando o experimento. Filtre os gis de poliacrilato de sdio (peneira fina), para remover o ex-

Tabela 1: Aumento de massa do poliacrilato de sdio aps contato de 50 minutos com diferentes amostras de gua e solues. Amostra gua destilada gua mineral gua de torneira Soluo (NaCl 1%) Soluo (NaCl 10%) Massa de poliacrilato de sdio / g 0,25 0,25 0,25 0,25 0,25 Massa de poliacrilato de sdio hidratado / g 35,25 29,98 21,51 4,77 3,08 Massa de gua absorvida / g 35,00 29,73 21,26 4,52 2,83

Polmeros superabsorventes

N 15, MAIO 2002

da e bacharel em Qumica pelo Instituto de Qumica da Unesp em Araraquara e doutora em Cincias (rea de Fsico-Qumica) pela Unicamp, docente do DBM/ IBRC-Unesp.

Referncias bibliogrficas
DE PAOLI, M.A. Plsticos inteligentes. In: Cadernos Temticos de Qumica Nova na Escola. DE PAOLI, M.-A. e MALDANER, O.A. (Eds.). n. 2, p. 9-12, 2001. FAEZ, R.; REIS, C.; FREITAS, P KO.S.; SIMA, O K.; RUGGERI, G. e DE PAOLI, M.A. Polmeros condutores. Qumica Nova na Escola, n. 11, p. 13-18, 2000. LANCIA, C.A.; CAETANO, L.C. e ARAGO, J.M. gua mineral no Brasil Retrato histrico da indstria engarrafadora. Associao Brasileira dos Engarrafadores de gua Mineral ABINAM. So Paulo: Editora Arte Cincia, 1994. MANO, E.B. e MENDES, L.C. Introduo a polmeros. So Paulo: Editora Edgard Blcher, 1999. MARTIN, J.E. Environmental impact studies of the disposal of polyacrilate polymers used in consumer products. The Science of the Total Environment, v. 191, p. 225-234, 1996. SHAKHASHIRI, B.Z. Chemical demonstrations: A handbook for teachers of chemistry. Madison: University of Wisconsin Press, 1985. v. 3, p. 368. WAN, E.; GALEMBECK, E. e GALEMBECK, F. Polmeros sintticos. In: Cadernos Temticos de Qumica Nova na Escola. DE PAOLI, M.-A. e MALDANER, O.A. (Eds.). n. 2, p. 5-8, 2001. YUK, S.H.; CHO, S.H.; SHIN, C.B. e LEE, B.H. A novel semi-interpenetrating networks system as an absorbent material. European Polymer Journal, v. 32, n. 1, p. 101-104, 1996.

Figura 3: Amostras de poliacrilato de sdio (cristal dgua) seco e hidratado.

A Figura 3 apresenta aspectos do polmero superabsorvente seco e hidratado aps contato com a gua. A diferena visual e clara, mostrando a funo do polmero na fralda descartvel.

Questes propostas

O que so polmeros?
44 Qual a composio de uma fralda descartvel e qual a funo de cada material? Esses materiais so naturais ou sintticos?

Qual desses materiais tem maior afinidade pela gua? Por que?
Discuta o que mais vivel descartar na natureza: as fraldas de tecido ou as descartveis? (levando em considerao a escassez de recursos hdricos e a utilizao de agrotxicos para o cultivo do algodo). Teste a capacidade de reteno das diferentes marcas de fralda e descobrir qual a melhor e porqu.

Concluses
Essa metodologia foi empregada por professores do Ensino Mdio, participantes do projeto Pr-Cincias Capes-Fapesp (2000), no ensino do tema polmeros, e gerou um maior interesse e ateno por parte dos alunos, assim como discusses pertinentes e enriquecedoras sobre o tema.

teor de sais dissolvidos na gua utilizada. Portanto, possvel que resultados diferentes daqueles apresentados na Tabela 1 sejam obtidos para os diferentes tipos de gua mineral existentes em nosso mercado. O mesmo pode ocorrer com a gua de torneira, que tem a sua composio qumica alterada de uma localidade para outra. No caso da gua mineral, recomenda-se a leitura do rtulo na embalagem, para uma avaliao da composio qumica (teor de sais dissolvidos) e das caractersticas fsicoqumicas, como o pH. guas minerais so aquelas que, devido sua composio qumica ou s caractersticas fsico-qumicas, so consideradas benficas sade. So guas de superfcie que se infiltraram no subsolo e conseguiram atingir profundidades maiores e que, por isto, enriqueceram-se em sais, adquirindo novas caractersticas fsico-qumicas, como o pH mais alcalino (Lancia et al., 1994). Convm ressaltar tambm que toda gua natural, por mais pura que seja, contm um certo teor de sais dissolvidos e diferentes valores de pH. (ii) O poliacrilato de sdio uma substncia no txica, produzido atravs da polimerizao entre o acrilato de sdio e o cido acrilco.
Jos Carlos Marconato (marconat@rc.unesp.br), bacharel em Qumica e doutor em Cincias (Fsico-Qumica) pela Universidade Federal de So Carlos, docente do Departamento de Bioqumica e Microbiologia (DBM) do Instituto de Biocincias de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (IBRC-Unesp). Sandra Mara M. Franchetti (samaram@rc.unesp.br), licencia-

Para saber mais


CANTO, E.L. Plstico: bem suprfluo ou mal necessrio? So Paulo: Editora Moderna, 1998.

Na internet
http://www.abiquim.org.br/plastivida http://www.qumica.matrix.com.br http://www.reciclaveis.com.br http://www.polilix.com.br http://www.brittanica.com (em ingls) http://www.giga.com/~cricher/history. htm (em ingls) http://www.meioambiente.pro.br/ agua/guia/aguamineral.htm http://www.aguamineralbio.hpg.ig. com.br/ciencia_e_educaao/5/index_ int_6.html

Notas
(i) A capacidade absorvente do poliacrilato de sdio dependente do

Abstract: Superabsorbent Polymers and Disposable Diapers: an Alternative Material for the Teaching of Polymers This paper presents an alternative means for the teaching of polymers, through the use of disposable diapers, a material essentially constituted of polymers of natural or synthetic origin. Keywords: superabsorbent polymer, alternative teaching

QUMICA NOVA NA ESCOLA

Polmeros superabsorventes

N 15, MAIO 2002

You might also like