You are on page 1of 11

ESPAO JURDICO DESAFIO OAB - FGV DIREITO PROCESSO PENAL

Processo penal OAB/2010.2 1. (FGV Inspetor de polcia/RJ 2008) Assinale a alternativa que indique o crime em que no caber priso temporria. (A) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2) (B) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico) (C) extorso mediante seqestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3) (D) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3) (E) estelionato (art. 171, caput, e seus 1, 2 e 3) As hipteses de priso temporria so taxativas e esto enumeradas no art. 1, III da Lei 7.960/89. Contudo no s o preenchimento dos requisitos do art. 1, III so suficientes para decretao da temporria, mas requer-se a conjugao do inciso III com um dos outros incisos do art. 1, ou seja, com o I ou o II. Confira:
Art. 1 Caber priso temporria: I - quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial; II - quando o indicado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade; III - quando houver fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida na legislao penal, de autoria ou participao do indiciado nos seguintes crimes: a) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2); b) seqestro ou crcere privado (art. 148, caput, e seus 1 e 2); c) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3); d) extorso (art. 158, caput, e seus 1 e 2); e) extorso mediante seqestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3); f) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico); g) atentado violento ao pudor (art. 214, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico); h) rapto violento (art. 219, e sua combinao com o art. 223 caput, e pargrafo nico); i) epidemia com resultado de morte (art. 267, 1); j) envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia ou medicinal qualificado pela morte (art. 270, caput, combinado com art. 285); l) quadrilha ou bando (art. 288), todos do Cdigo Penal;

m) genocdio (arts. 1, 2 e 3 da Lei n 2.889, de 1 de outubro de 1956), em qualquer de sua formas tpicas; n) trfico de drogas (art. 12 da Lei n 6.368, de 21 de outubro de 1976); o) crimes contra o sistema financeiro (Lei n 7.492, de 16 de junho de 1986).

importante saber os crimes que comportam priso temporria e que esta modalidade de priso cautelar no pode ser decretada de ofcio pelo juiz, tem prazo determinado em lei especfica e em leis especiais e s cabvel no curso do inqurito policial. 2. (FGV Inspetor de polcia/RJ 2008) As alternativas a seguir completam corretamente o fragmento a seguir, exceo de uma. Assinale-a. Considera-se em flagrante delito quem... (A) est cometendo a infrao penal. (B) acaba de cometer a infrao penal. (C) perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao. (D) encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao. (E) apontado por qualquer pessoa do povo como autor de crime infamante. A questo explora o art. 302 do CPP, recorrente em provas seletivas. Observe:
Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: I - est cometendo a infrao penal; II - acaba de comet-la; III - perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao.

Alm dessas hipteses legais de flagrante, h tambm o flagrante esperado (ao controlada), previsto em legislao especial. Ressalte-se ainda o teor do art. 303 do CPP:
Art. 303. Nas infraes permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto no cessar a permanncia.

Art. 302, CPP PRPRIO (art. 302, I e II) IMPRPRIO (imperfeito ou quase-flagrante) PRESUMIDO (ficto) DIFERIDO (adiado ou retardado) PREPARADO

ESPCIES DE FLAGRANTE O agente est cometendo ou acaba de cometer a infrao penal. Requisito: proximidade com o fato. LOGO APS, em situao que faa presumir ser autor da infrao Requisito: perseguio contnua e ininterrupta LOGO DEPOIS, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao Lei 9034/95 (organizaes criminosas) e Lei de txicos (lei 11343/06): ao controlada Um agente provocador induz prtica de crime. Smula 145 STF: no h crime quando a preparao torne impossvel sua consumao. ( crime impossvel) A polcia fica na espreita, e autor do crime age por conta prpria Existncia de provas plantadas. proibido.

ESPERADO FORJADO

3. (FGV Inspetor de polcia/RJ 2008) A priso preventiva poder ser decretada: (A) como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (B) nas hipteses e na forma que a lei estabelecer e especificamente nos crimes punidos com pena de deteno quando o autor do crime for identificado e possuir residncia onde possa ser encontrado. (C) quando o agente pratica o crime em situao de legtima defesa. (D) sempre que houver necessidade para investigao, tanto nos crimes dolosos como culposos. (E) nos crimes hediondos, ainda que no estejam presentes os requisitos cautelares. Aqui explorada a literalidade do art. 312 do CPP, a saber:
Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria.

Importante no esquecer que a preventiva no tem prazo, mas deve obedecer a razoabilidade, e que pode ser decretada de ofcio pelo juiz, a requerimento do MP ou por representao da autoridade policial, tanto no curso do inqurito policial quanto da ao penal.

4. (FGV Juiz de direito/MS 2008) Qual dos elementos abaixo no est previsto no art. 312 do Cdigo de Processo Penal como um dos requisitos para a decretao da priso preventiva? (A) Quando necessria para assegurar a aplicao da lei penal. (B) Quando conveniente para a instruo criminal. (C) Quando imprescindvel para apaziguar o clamor pblico. (D) Quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (E) Quando necessria para garantir a ordem econmica. As bancas examinadoras adoram questionar ao candidato se clamor pblico e repercusso social aliceram priso preventiva. Resposta: no. Observe:
HC 95358 / SC - SANTA CATARINA Relator(a): Min. GILMAR MENDES Julgamento: 08/06/2010 rgo Julgador: Segunda Turma Ementa Habeas corpus. 2. Trfico de drogas e associao para o trfico. 3. Priso preventiva. Decreto que, a ttulo de garantir a ordem pblica e a convenincia da instruo criminal e de assegurar a aplicao da lei penal, baseia-se no clamor pblico causado pela gravidade do fato. Inadmissibilidade. 4. A priso preventiva, pela excepcionalidade que a caracteriza, pressupe deciso judicial devidamente fundamentada, amparada em elementos concretos que justifiquem a sua necessidade, no bastando aludir-se a qualquer das hipteses do art. 312 do Cdigo de Processo Penal. 5. Constrangimento ilegal configurado. 6. Ordem concedida para tornar definitiva a liminar.

5. (FGV Juiz de direito/MS 2008) Relativamente ao inqurito policial, correto afirmar que: (A) a autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato, aplicando, porm, em todas as suas manifestaes, os princpios do contraditrio e da ampla defesa. (B) a autoridade policial poder mandar arquivar autos de inqurito por falta de base para a denncia. (C) o inqurito dever terminar no prazo de 30 dias, se o indiciado estiver preso, ou no prazo de 60 dias, quando estiver solto. (D) o inqurito policial no acompanhar a denncia ou queixa quando servir de base a uma ou outra. (E) o indiciado poder requerer autoridade policial a realizao de qualquer diligncia. A questo simples e requer conhecimentos bsicos sobre o inqurito policial. Veja as observaes por alternativa: a) O IP sigiloso e embora haja smula vinculante que autorize acesso da defesa aos autos quando j concludas as diligncias, no compatvel com o exerccio do contraditrio e da ampla defesa. Estes so diferidos para o curso da ao penal, onde ento sero exercidos sob pena de nulidade.

Art. 20, caput. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

b) Autoridade policial no arquiva IP. Quem arquiva IP o juiz a requerimento do MP.


Art. 17. A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito.

c) O prazo para concluso do IP, segundo o CPP, de 10 dias para indiciado preso e 30 dias quando o indiciado estiver solto. Leis especiais podem trazer prazos prprios.
Art. 10, caput. O inqurito dever terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hiptese, a partir do dia em que se executar a ordem de priso, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiana ou sem ela.

d) Por disposio expressa no CPP, quando embasar a denncia, o IP deve acompanh-la.


Art. 12. O inqurito policial acompanhar a denncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra.

e) Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer
diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. Inqurito polical Incio 1. Portaria: de ofcio, requisio juiz/MP/Ministro da Justia, requerimento do ofendido ou de seu representante. 2. Auto de priso em flagrante. Condies de procedibilidade: 1. APPb condicionada: representao. 2. APPriv: requerimento de quem puder intent-la. 1. CPP: a) preso: 10 dias improrrogveis; b) solto: 30 dias, prorrogveis. 2. JF: 15 dias, prorrogveis por mais 15.

Requisitos necessrios Prazo Arquivamento

MP: promove o arquivamento Juiz: arquiva ou aplica o art. 28, CPP. Delegado: nunca arquiva! 1. instrumentos e objetos acompanham IP, que dever acompanhar a denncia ou queixa 2. ofendido e indiciado podem requerer diligncias; realizao fica a juzo da autoridade 3. MP s devolve o IP autoridade se for para novas diligncias indispensveis 4. do despacho que indeferir abertura de IP cabe recurso ao chefe de polcia 5. sigilo, somente se necessrio (Smula vinculante 14) 6. incomunicabilidade: mx de 3 dias (questo da no-recepo pela CF)

Observaes

6. (FGV Inspetor de polcia/RJ 2008) Relativamente ao inqurito policial, assinale a alternativa correta. (A) O inqurito pode ser instaurado pelo inspetor de polcia. (B) Nos crimes de ao penal privada, o inqurito ser instaurado mesmo sem a manifestao expressa de concordncia por parte da vtima ou de quem puder represent-la. (C) Nos crimes de ao penal pblica incondicionada, o inqurito somente ser instaurado se houver manifestao expressa de concordncia por parte da vtima ou de quem puder represent-la. (D) O inqurito pode ser instaurado mediante requisio do Ministrio Pblico. (E) No cabe recurso do despacho que indefere o requerimento de abertura de inqurito. Abordagem da disciplina legal expressa do IP no CPP. A saber: a) Art. 4 A polcia judiciria ser exercida pelas autoridades policiais no territrio de suas
respectivas circunscries e ter por fim a apurao das infraes penais e da sua autoria. Pargrafo nico. A competncia definida neste artigo no excluir a de autoridades administrativas, a quem por lei seja cometida a mesma funo.

b) Art. 5, 5o. Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a
inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la.

c) Art. 5o Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: I - de ofcio; d) Art. 5o. Nos crimes de ao pblica o inqurito policial ser iniciado: II - mediante requisio da
autoridade judiciria ou do Ministrio Pblico, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo.

e) Art. 5o, 2o. Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inqurito caber recurso
para o chefe de Polcia.

7. (FGV Oficial de cartrio/PC-RJ 2009) A requisio do Ministro da Justia, nos crimes de ao pblica em que a lei assim o exige constitui condio: (A) objetiva de punibilidade. (B) subjetiva de punibilidade. (C) de procedibilidade. (D) de legitimidade passiva. (E) de plausibilidade. A ao penal que dependa de requisio do Ministro da Justia s poder ser instaurada aps a pertinente requisio e por isso constitui condio de procedibilidade. Vale lembrar que no cabe retratao da requisio do Ministro da Justia. 6

8. (FGV Delegado de polcia/AP 2010) Aps surpreender Manoel Cunha mantendo relaes sexuais com sua esposa, o deputado federal Paulo Soares persegue Manoel at uma cidade vizinha. Nessa cidade, d trs tiros em Manoel, que vem a falecer em decorrncia das leses provocadas pela ao de Paulo. No curso do inqurito policial instaurado para apurar os fatos, o mandato de Paulo chega ao fim e o mesmo no consegue se reeleger. Considerada tal narrativa, assinale a alternativa que indique quem tem competncia para processar e julgar Paulo por homicdio. (A) o Supremo Tribunal Federal, j que na poca dos fatos o mesmo era deputado federal. (B) o tribunal de jri da comarca em que a vtima faleceu. (C) o tribunal de jri federal com jurisdio na comarca em que a vtima faleceu. (D) o Superior Tribunal de Justia, j que na poca dos fatos o mesmo era deputado federal. (E) o tribunal de jri da comarca em que a vtima residia. A questo trata da regra bsica de competncia: lugar da consumao. o teor do art. 70 do CPP:
Art. 70. A competncia ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo.

Observa-se que no curso do IP o agente perde a condio de deputado e com isso a prerrogativa de foro perante o STF, devendo ser julgado pelo juiz natural de sua condio atual de cidado normal.
Competncia - Arts. 69 a 91, CPP Regra geral Na APPrivada Foro do domiclio do ru Preveno (inobservncia gera nulidade relativa) Natureza da Infrao local da CONSUMAO no caso de tentativa, onde praticado o ltimo ato executrio querelante pode escolher entre DOMICLIO do ru ou LOCAL da consumao quando houver dvida ou se desconhecer o local da consumao *incerteza quanto ao limite territorial entre jurisdies *crimes continuados ou permanentes praticados em vrios locais *quando for caso de competncia do foro do domiclio do ru e este tiver mais de uma residncia ou no tiver residncia certa ou conhecida (critrio subsidirio) a competncia do Jri sempre prevalece, EXCETO quando a prerrogativa de funo foi estabelecida pela prpria Constituio FEDERAL (se for prevista s na constituio estadual, no vai prevalecer) se a desclassificao for feita pelo juiz da pronncia, ele manda pro juiz competente, mas se for feita pelo Tribunal do Jri, seu presidente quem sentenciar

Competncia - Arts. 69 a 91, CPP Conexo Continncia Conflitos de competncia SUBJETIVA (concurso de pessoas) TELEOLGICA (crimes praticados para facilitar ou ocultar outros, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relao a eles) INSTRUMENTAL/PROBATRIA (prova de 1 infrao influi na prova de outra) duas ou mais pessoas acusadas da mesma infrao concurso de crimes

prevalecem: jurisdio especial e maior hierarquia preferncias, em caso de jurisdies de mesma categoria: 1 jri; 2 crime com pena mais grave; 3 maior nmero de infraes 4 preveno Juiz x Juiz (mesma vinculao) = TRF/TJ Juiz x Juiz (vinculados a tribunais diferentes = STJ TRF x TRF ou TJ x TJ ou TRF x TJ = STJ Tribunal Superior envolvido = STF

9. (FGV Juiz de direito/PA 2007) Em tema de prova penal, correto afirmar que: (A) em regra vigora o sistema da ntima convico, pelo qual o juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova, estando dispensado de motiv-la. (B) no sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a confisso poder suprir-lhe a falta. (C) em crime que deixa vestgios, o juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em parte. (D) as provas requeridas pela Defesa devero ser deferidas pelo juiz independentemente da pertinncia que guardem com o objeto do processo. (E) so inadmissveis no processo as provas produzidas por meios ilcitos, salvo quando servirem para esclarecer dvida sobre ponto relevante. Veja as observaes por alternativa: a) A regra o sistema do livre convencimento motivado ou apreciao racional. O julgador livre para avaliar as provas produzidas, mas deve motivar, fundamentar suas decises. A nica exceo no ordenamento brasileiro o juzo feito pelo conselho de sentena nos tribunais do jri, onde ainda vigora a ntima convico (dispensa fundamentao).
Art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas.

b) Art. 158. Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito,
direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado.

Art. 167. No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta.

c) Art. 182. O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em
parte.

d) Toda e qualquer prova a ser produzida deve guardar pertinncia com o fato apurado. e) Art. 157. So inadmissveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilcitas,
assim entendidas as obtidas em violao a normas constitucionais ou legais. 1o So tambm inadmissveis as provas derivadas das ilcitas, salvo quando no evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras.

10. (FGV Inspetor de polcia/RJ 2008) Assinale a alternativa que indique o crime em que no cabvel a interceptao das comunicaes telefnicas regulada pela Lei 9.296/96. (A) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2) (B) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico) (C) extorso mediante seqestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3) (D) ameaa (art. 147) (E) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3) A lei 9.296/96, que disciplina as interceptaes das comunicaes telefnicas, estabelece que s pode haver a interceptao das conversas telefnicas nos casos que investiguem ou instruam crimes punidos abstratamente com pena de recluso e o tipo de ameaa punido com deteno.
Lei 9.296/96, Art. 2. No ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipteses: III - o fato investigado constituir infrao penal punida, no mximo, com pena de deteno. Art. 147, CP. Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Requisitos Constitucionais (Art. 5, XII) Requisitos Legais (Lei 9296/96) sob segredo de justia indcios razoveis de autoria ou participao em infrao penal fato investigado deve constituir infrao punida com recluso prova no puder ser feita por outro modo

ordem judicial fins de investigao criminal ou instruo processual penal

Requisitos Constitucionais (Art. 5, XII) Procedimento Quem pode requerer Quem pode conceder Prazo para deciso Prazo mximo de durao da medida Quem conduz os procedimentos Processamento

Requisitos Legais (Lei 9296/96)

Delegado, MP e juiz de ofcio Juiz competente da ao principal 24 horas 15 dias, renovveis por mais 15, comprovada a indispensabilidade (pela lei!) Autoridade policial, com cincia do MP, que poder acompanhar a realizao Autos apartados, apensados aos do IP ou do processo criminal. As gravaes que no interessarem como prova sero inutilizadas por ordem judicial, na presena do MP. Realizar interceptao de comunicaes telefnicas, de informtica ou telemtica, ou quebrar segredo da justia, sem autorizao judicial ou com objetivos no autorizados em lei: Pena: recluso de 2 a 4 anos, e multa.

CRIME

11. (FGV Delegado de polcia/AP 2010) Com relao ao tema citaes, assinale a afirmativa incorreta. (A) No processo penal o ru que se oculta para no ser citado poder ser citado por hora certa na forma estabelecida no Cdigo de Processo Civil. (B) Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, a citao far-se- por carta ou qualquer meio hbil de comunicao. (C) Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional. (D) O processo seguir sem a presena do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado. (E) Se o ru estiver preso, ser pessoalmente citado. a) Art. 362. Verificando que o ru se oculta para no ser citado, o oficial de justia certificar a
ocorrncia e proceder citao com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil.

b) Art. 369. As citaes que houverem de ser feitas em legaes estrangeiras sero efetuadas
mediante carta rogatria.

c) Art. 366. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro
suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312.

10

d) Art. 367. O processo seguir sem a presena do acusado que, citado ou intimado
pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudana de residncia, no comunicar o novo endereo ao juzo.

e) Art. 360. Se o ru estiver preso, ser pessoalmente citado.


CITAO (completa a formao do processo)

Regra: ru na jurisdio do juiz: citao pessoal por mandado; ru em jurisdio diversa da do juiz: citao por precatria (mandado) Ru que se oculta: citao por hora certa Ru no encontrado: citao por edital Ru no exterior: carta rogatria Art. 366, CPP: Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312.

11

You might also like