You are on page 1of 43

A Evoluo da Educao no Brasil e seu Impacto no Mercado de Trabalho*

Naercio Aquino Menezes-Filho


Departamento de Economia Universidade de So Paulo

Maro de 2001

Artigo Preparado para o Instituto Futuro Brasil

Agradeo a Ana Carolina Giuberti e a Daniel Ribeiro Leichsenring pela excelente assistncia nesta pesquisa.

Sumrio Executivo

O estudo mostra a importncia da educao como mecanismo gerador de desigualdade de renda no Brasil. Descreve a distribuio da educao na populao brasileira e mostra a sua evoluo ao longo do tempo e em comparao de outros pases. 1. Esta desigualdade em grande parte resultado da pssima distribuio educacional existente, tanto em termos pessoais como entre grupos de indivduos com caractersticas similares. H uma grande concentrao de pessoas com pouca qualificao entre os negros ou mulatos, morando em reas no metropolitanas da regio nordeste e trabalhando na agricultura. 2. Houve uma melhora no nvel educacional da populao brasileira nos ltimos 20 anos, mas esta melhora mostrou-se pequena quando comparada com a ocorrida em outros pases, mesmo aqueles em estgio mais atrasado de desenvolvimento econmico que o Brasil. Este atraso na evoluo educacional causada em parte pela diminuio no ritmo de passagem do ensino mdio para o ensino superior nas geraes mais recentes e em parte pela evaso escolar entre os mais pobres, que abandonam o sistema antes de concluir o ensino fundamental. 3. Os retornos econmicos educao em termos salariais no Brasil esto entre os mais elevados do mundo. Porm, estes retornos vm declinando ao longo do tempo, em parte devido ao prprio processo de expanso educacional que, ao aumentar a oferta relativa de pessoas com ensino fundamental e mdio, diminuiu a diferena salarial entre estas pessoas e aquelas com nenhuma ou baixa qualificao. 4. O aumento da oferta das pessoas com mdia qualificao parece ter provocado tambm um aumento da taxa de desemprego e de informalidade entre estas pessoas.

Este processo, juntamente com o aumento nas horas trabalhadas, provocou uma piora em termos de bem-estar deste grupo educacional intermedirio, tanto em relao aos no qualificados, como em relao aqueles com nvel superior. 5. Houve um aumento no ritmo do progresso educacional no Brasil a partir de 1988, principalmente entre os jovens que estudam e trabalham ao mesmo tempo e cujos pais tm pouco escolaridade. Em vista dos resultados acima, faz-se necessrio analisar os impactos que esta acelerao vir a ter no mercado de trabalho brasileiro no futuro prximo.

1 Introduo
O objetivo deste artigo descrever a distribuio da educao na populao brasileira, mostrar sua evoluo ao longo do tempo e contribuir para o entendimento de sua importncia para o desempenho do trabalhador brasileiro no mercado de trabalho brasileiro. A literatura sobre o papel da educao, tanto no Brasil como no resto do mundo, imensa, principalmente no que diz respeito aos efeitos da educao sobre vrios indicadores econmicos, em particular nos rendimentos dos trabalhadores no mercado de trabalho. Atualmente, esta literatura permanece mais ativa do que nunca, em parte devido busca pelos determinantes do forte aumento da desigualdade salarial ocorrida em pases desenvolvidos, principalmente os Estados Unidos e o Reino Unido1. Este artigo busca resenhar alguns estudos desta literatura, aqueles de maior importncia para o momento atual brasileiro, ao mesmo tempo em que gera novas evidncia para esta questo, focalizando aspectos at aqui no abordados pela literatura. Vamos nos ater a um conceito especfico de educao, ou seja, a acumulao de capital humano via escola. A idia discutir em que medida a educao formal contribui para a colocao dos indivduos no mercado de trabalho, para a qualidade do emprego, tanto em termos de salrio como das horas normalmente trabalhadas, posse de carteira de trabalho, etc.. Alm disto, no decorrer do artigo pretendemos discutir como se deu a evoluo educacional do Brasil em comparao com outros pases do mundo, e que setores da sociedade brasileira mais se beneficiaram com esta evoluo. A estrutura do artigo a seguinte. Em primeiro lugar, analisa-se a distribuio dos indivduos com diferentes nveis educacionais no Brasil. A idia descrever a composio educacional da populao brasileira e como esta composio varia entre os homens e as mulheres, os idosos e os jovens, entre as diferentes regies geogrficas, os vrios ramos de atividade, os graus de formalidade e as posies na ocupao. Para isto, utilizaremos como fonte de informao os resultados da Pesquisa Nacional por Amostras Domiciliares (PNAD) conduzida pelo IBGE em 1997.
1

Ver Katz and Autor (1999).

Em seguida, vamos discutir a evoluo do nvel educacional na populao brasileira e compar-la com o ocorrido em outros pases do mundo. A idia verificar se o avano educacional no Brasil foi grande ou pequeno em comparao com os demais pases em desenvolvimento. Alm disto, procuraremos descrever a magnitude dos ganhos salariais mdios associados cada ano completo de estudo no Brasil (retornos econmicos educao), entender sua evoluo nas ltimas dcadas e compar-los com os retornos educao em outros pases do mundo, para colocar a situao brasileira em perspectiva. O passo seguinte entender como a evoluo educacional no Brasil nas ltimas duas dcadas afetou a colocao dos indivduos com diversos nveis de instruo no mercado de trabalho brasileiro. Partimos da constatao de que o grupo de pessoas com nvel educacional mdio teve sua participao na populao brasileira bastante aumentada e verificaremos se isto afetou, atravs do mecanismo de oferta e procura, suas possibilidades de obteno de emprego, assim como a qualidade do emprego alcanado, medida pelo nmero de horas trabalhadas, nvel salarial obtido e obedincia s leis trabalhistas. Finalmente, vamos comparar os cursos supletivos com o processo de educao formal, em termos de desempenho salarial.

2 A Importncia da Educao
A importncia da educao para o bem-estar de uma nao j foi bastante documentada. Muitos estudos consideram que o investimento em capital humano responsvel por grande parte das diferenas de produtividade entre os pases (por exemplo, ver Hall and Jones, 1998 e Mankiw, Romer e Weil, 1992) . No Brasil, como veremos ao longo deste artigo, as diferenas educacionais na populao so grandes assim como os diferenciais salariais associados a estas diferenas educacionais.

A fim de ilustrar a importncia da educao no mercado de trabalho brasileiro, vamos utilizar um conjunto de dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras Domiciliares) conduzida pelo IBGE de 1977 a 1997 2. Nossa amostra constituda pelos indivduos (homens e mulheres) com entre 24 e 55 anos de idade. Esta seleo visa trabalhar com indivduos que j completaram o ciclo escolar (em sua grande maioria) e que ainda no entraram no estgio de aposentadoria, de forma que sua renda depende em grande parte do trabalho. Vamos trabalhar com todos os Estados do Pas, abrangendo tanto as regies metropolitanas, como as urbanas no-metropolitanas e as rurais. Langoni (1973) foi um dos primeiros economistas a ressaltar a importncia da educao como fator explicativo para a desigualdade brasileira. Neste livro, que utilizou tcnicas bastante avanadas para a poca, Langoni mostrou que parte do aumento da desigualdade no Brasil entre 1960 e 1970 ocorreu devido ao aumento na demanda por trabalhadores qualificados associado industrializao. Barros (1997, 2000), dando sequncia ao trabalho de Langoni (1973), enfatizou que um dos principais problemas sociais no Brasil decorrem do baixo nvel e da m distribuio da educao na populao brasileira. A figura 1 mostra que uma pessoa situada no topo da distribuio de renda do trabalho no Brasil em 1977, ou seja, aquela cuja renda do trabalho era maior que a de 90% dos brasileiros, recebia um salrio 14 vezes maior que de uma pessoa na situao oposta, ou seja, aquela que tinha 90% de brasileiros com salrios superiores ao seu. Este nvel de desigualdade existente no Brasil dos maiores do mundo (ver, por exemplo, o Human Development Report publicado pelas Naes Unidas, 2000).

Para mais detalhes a respeito desta pesquisa, consultar o web site do IBGE (www.ibge.gov.br).

Figura 1- Educao e Desigualdade

15 12.5 10 % 7.5 5 2.5 0 1977 Desigualdade 1997 Desig Lquida de Educao


Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Para ilustrarmos a importncia da educao no processo gerador desta desigualdade, a figura 1 mostra que se descontarmos deste diferencial de renda o montante relativo aos diferenciais associados educao, a distncia entre os plos da distribuio em 1977 cai pela metade, ou seja, passa de 14 para 7 vezes3. Isto significa que se eliminssemos todos os diferencias salariais associados aos diferentes nveis educacionais, a desigualdade salarial em 1977 cairia em 50%4. Em 1997, a distncia salarial entre os indivduos no topo e aqueles no vale da distribuio de renda reduziu-se para cerca de 12 vezes, mas a desigualdade descontando-se os efeitos da educao permaneceu constante. Isto sugere que houve uma queda na desigualdade associada educao nestes 20 anos, como ser confirmado mais frente, mas tambm sugere que os demais fatores determinantes do alto nvel de desigualdade existente no Brasil, permaneceram inalterados (ver Ferreira e Barros, 1999 e Fernandes e Menezes-Filho, 2000).5

Para realizarmos este exerccio, fizemos uma regresso linear simples relacionando o logaritmo do salrio aos anos completos de estudo e calculamos a razo entre os salrios do 90 e do 10 percentil utilizando os resduos desta regresso, ao invs dos salrios propriamente ditos. 4 Estamos assumindo implicitamente nesta anlise que os diferenciais salariais associados educao no so causados por outros motivos, tais como posio na ocupao, conexes familiares, riqueza, etc..

3 - Causalidade entre Educao e Renda


Discute-se muito no Brasil a questo da causalidade entre educao e renda. Alguns economistas sugerem que a associao entre estas duas variveis ocorre porque uma alta renda familiar determina um alto nvel educacional e no o contrrio. Em nosso entender, inegvel que os jovens oriundos de famlias mais ricas tendem a ter mais anos de estudo, em todos os pases do mundo, por ter mais condies de arcar com os custos diretos e indiretos da educao. Mas isto no impede que as pessoas mais educadas tenham melhores perspectivas no mercado de trabalho, independentemente de sua renda familiar, devido a sua maior produtividade trazida pela educao. Isto s no seria verdade se o rendimento das pessoas dependesse exclusivamente de sua renda familiar, e no de sua educao ou esforo pessoal, o que uma hiptese difcil de ser aceita. Existem evidncias sobre esta questo tanto para o caso brasileiro como para outros pases. Por exemplo, Lam e Schoeni (1993) utilizam dados brasileiros da PNAD de 1982 e incluem a educao do pai, da me, do sogro e da sogra como determinantes dos rendimentos dos indivduos, alm da educao do prprio indivduo, para tentar capturar a influncia do nepotismo ou de habilidades no observadas6 na relao entre educao e salrios. A incluso de todas estas variveis fez com que os retornos educao no Brasil diminussem de 16% (em mdia) por ano completo de estudo para cerca de 11%, o que leva os autores a conclurem que o vis de background familiar modesto e no necessariamente reflete retornos s conexes familiares. Desta forma, o efeito da educao sobre os salrios dos indivduos cujos pais, mes, sogros e sogras tm o mesmo nvel educacional (e portanto uma renda permanente muito similar) permanece em torno de 11%.

O efeito da educao do indivduo sobre seus rendimentos pode estar capturando tambm o efeito de outras habilidades no observadas, como criatividade e perseverana, que so correlacionadas tanto com educao como com os salrios.

Menezes-Filho et al (2000a) mostram que o efeito da composio educacional provavelmente far com que a desigualdade associada educao se reduza substancialmente a partir de 2005.

Em um artigo famoso nos Estados Unidos, Ashenfelter e Krueger (1994) coletaram dados sobre salrios e educao para 198 gmeos univitelinos7 com diferentes nveis de escolaridade e os resultados indicaram que nem o background familiar nem habilidades no observveis enviesam a estimativa de retornos educao para cima. Isto significa que, mesmo entre os indivduos nascidos na mesma famlia e com caractersticas genticas idnticas, aqueles que estudaram mais recebem um salrio maior e, mais do que isto, a relao entre educao e salrios a mesma que na economia como um todo.

4 O Mapa da Educao no Brasil


Vamos agora mapear a distribuio da educao no Brasil. A figura 2 mostra como a populao brasileira de 24 a 55 anos de idade est distribuda em termos de anos completos de escolaridade. Podemos observar que cerca de 12% da populao brasileiro era composta de analfabetos e que h uma concentrao de pessoas com anos de estudo equivalentes aos finais dos ciclos escolares, ou seja, 4, 8 , 11 e 15 anos (respectivamente: fundamental primeiro ciclo, fundamental segundo ciclo, ensino mdio e ensino superior).
Figura 2 - Composio Educacional -1997
20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0

Percentual da Populao

10 11 12 13 14 15 16 17 18 Anos de Estudo

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD


7

Os dados foram coletados no 16 Festival anual de gmeos idnticos de Twinsburg, Ohio, 1991.

A figura 3 resume a situao do nvel educacional da populao brasileira, dividindo as pessoas em quatro grupos educacionais. Em 1997, cerca de 29% das pessoas era analfabeta ou tinha concludo algum dos trs primeiros anos do ensino fundamental (antigo primrio). Enquanto isto, 32% tinha entre 4 e 7 anos de estudo no ensino fundamental (antigo secundrio) ao passo que 29% tinha concludo o ensino fundamental e obtido, no mximo, o diploma do ensino mdio (antigo 2 grau). Finalmente, somente cerca de 10% das pessoas tinha freqentado o ensino superior. Portanto, fica claro que o pas tem um dficit educacional enorme.
Figura 3 - Composio Educacional Agregada no Brasil- 1997
mais de 11 anos 10% 8 a 11 anos 29%

0 a 3 anos 29%

4 a 7 anos 32%

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Vamos analisar agora a distribuio da educao entre indivduos com diversos atributos pessoais e ocupacionais. A figura 4, por exemplo, mostra a diferena educacional entre pessoas dos dois sexos. No eixo horizontal temos os quatro grupos educacionais descritos na figura anterior. A barra azul indica a porcentagem de homens que se encontra representada em cada grupo educacional, a barra vinho faz o mesmo com as mulheres e a branca mostra a distribuio do total da populao independente do sexo. Por exemplo, se a composio educacional dos homens e das mulheres fosse a mesma, as trs barras dentro de cada um dos nveis educacionais teriam a mesma altura, o que indicaria que a porcentagem

10

de homens e mulheres que fazem parte de cada grupo a mesma que a porcentagem da populao em geral.
Figura 4 - Educao e Sexo
35 30 25 % 20 15 10 5 0 1 Homens 2 Mulheres 3 Total 4 Nveis de Educao

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

A figura 4 indica que esta hiptese no est distante da realidade. As diferenas educacionais existentes entre as pessoas dos dois sexos so pequenas, concentrando-se no primeiro grupo (0 a 3 anos de estudo), que contm 29% das mulheres e 27% dos homens da amostra, e no terceiro grupo (8 a 11) em que a situao exatamente oposta. Isto mostra que na mdia os homens so ligeiramente mais educados que as mulheres no Brasil. A figura 5, por sua vez, mostra claramente as pessoas que esto participando do mercado de trabalho (seja trabalhando ou procurando emprego) esto super representadas entre os mais educados8. Das pessoas que no so economicamente ativas (fora da PEA), 35% fazem parte do grupo com menor nvel educacional, enquanto apenas cerca de 5% est entre os mais educado. Por outro lado, entre os que participam do mercado de trabalho a situao oposta, ou seja, 27% destes est no menor grupo educacional enquanto cerca de 12% tem nvel superior. Isto significa que a participao no mercado de trabalho

Vale lembrar que nossa amostra contm apenas as pessoas com entre 24 a 55 anos de idade, ou seja, exclui a maioria dos aposentados.

11

positivamente relacionada com educao, ou seja, quanto maior o nvel educacional, maior a probabilidade da pessoa estar engajada neste mercado9.
Figura 5 - Educao e Participao
40 35 30 25 % 20 15 10 5 0

2 Fora da PEA

3 Dentro da PEA Total

4 Nveis de Educao

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Quanto distribuio espacial da educao, os padres retratados na figura 6 so os esperados. H uma concentrao muito grande de pessoas com baixo nvel educacional fora das regies metropolitanas 10, onde cerca de 65% das pessoas tm menos que 8 anos de estudo (duas primeiras barras azuis), ou seja, no concluram sequer o ensino fundamental. Nos grandes centros urbanos, este nmero aproxima-se de 47%, enquanto o restante da populao residente nestas reas tem pelo menos o ensino fundamental, e cerca de 15% freqentou um curso do ensino superior. Assim, a maior parcela da populao mais educada est nos grandes centros, tanto devido maior oferta de faculdades e escolas de ensino mdio, quanto s maiores e melhores oportunidades de trabalho.

O fato das barras brancas serem parecidas com as cor de vinho reflete o fato da grande maioria da populao na nossa amostra estar participando do mercado de trabalho. 10 As regies metropolitanas esto localizadas em So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador.

12

Figura 6 - Educao e Regies Metropolitanas


40 35 30 25 % 20 15 10 5 0

3 rea metropolitana Total

4 Nveis de Educao

rea no metropolitana

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Com relao etnia, os resultados apresentados na figura 7 revelam uma disparidade muito grande na composio educacional dos diferentes grupos raciais.
Figura 7 - Educao e Etnia
45 40 35 30 25 % 20 15 10 5 0

1
Branco

2
Negro/mulato

3
Amarelo Total

4 Nveis de Educao

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Enquanto entre os negros ou mulatos a porcentagem de pessoas em cada grupo educacional decresce com a educao, o inverso ocorre entre os amarelos (que representam cerca de 5% do total da nossa amostra). Entre os brancos, em torno de 20% pertence ao primeiro grupo

13

educacional (que compe 28% da amostra), 33% ao segundo grupo, 33% ao terceiro e 14% ao quarto grupo (que, por sua vez, compe 8% da populao). Isto significa que, como era esperado, os brancos e amarelos esto super representados entre os mais educados. Quanto questo regional, a figura 8 mostra que as regies Nordeste, Norte e Centro-Oeste so aquelas com maior concentrao de pessoas com menor nvel educacional. Por exemplo, na regio nordeste, a parcela da populao com menos de 4 anos de estudo chega a 46%, ou seja, quase metade da populao nordestina no tem os conhecimentos bsicos derivados do ensino formal. Por outro lado, cerca de 45% da populao residente nas regies Sul e Sudeste, tem pelo menos o ensino fundamental completo, ou seja mais de 7 anos de estudo (sobre a questo regional, ver Barros e Almeida Reis, 1990 e Savedoff, 1990).
Figura 8 - Educao e Regies do Brasil
50 45 40 35 30 % 25 20 15 10 5 0

1
Norte NE

2
SE Sul

3
CO DF Total

Nveis de Educao
Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

O Distrito Federal, por abrigar a maioria dos servidores pblicos federais, detm um contingente desproporcional de pessoas com nvel superior. Finalmente, a distribuio da populao nortista entre os vrios nveis educacionais acompanha de perto a distribuio da populao como um todo, dada pela ltima coluna dentro de cada grupo educacional. A anlise da estrutura educacional nos diversos ramos de atividade (figura 9) tambm revela resultados interessantes. Por exemplo, cerca de 62% da populao que se dedica agricultura tem menos de 3 anos de estudo. Alm disto, em torno de 80% dos

14

trabalhadores no setor de construo civil e 70% dos empregados no setor de servios no concluram o ensino fundamental (nveis 1 e 2). Na indstria manufatureira, a maioria dos indivduos tem entre 4 e 11 anos de estudo (70%), enquanto no setor comercial a distribuio educacional atinge seu pico na populao com acesso ao ensino mdio, o que parece ser surpreendente. As pessoas que tiveram acesso ao ensino superior esto altamente concentradas no setor de servios pessoais, que engloba os profissionais liberais, a administrao pblica e outros servios.
Figura 9 - Educao e Ramos de Atividade
70 60 50 % 40 30 20 10 0 Agricultura Comrcio Total 1 2 Indstria Servio 3 Construo Servios Pessoais 4 Nveis de Educao

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Figura 10 - Educao e Posio na Ocupao


45 40 35 30 25 % 20 15 10 5 0

1 Empregado

2 Conta prpria

3 Empregador Total

Nveis de Educao

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

15

A figura 10 reporta os resultados da relao entre educao e posio na ocupao, que esto de acordo com o esperado. A distribuio educacional dos empregados muito parecida com a da populao em geral11, enquanto entre os trabalhadores por conta prpria cerca de 60% tem menos de 8 anos de estudo. interessante notar que, apesar dos empregadores estarem sobre representados entre os mais educados (como era de se esperar), cerca de 27% deles no completaram o ensino fundamental (nveis 1 e 2). Um aspecto bastante relevante atualmente no mercado de trabalho brasileiro diz respeito informalidade, pois cerca de 36% dos trabalhadores no Brasil no tem carteira de trabalho assinada e, portanto, no recebem direitos trabalhistas. A figura 11 mostra que estes trabalhadores so predominantemente no qualificados, pois cerca de 72% deles
Figura 11 - Educao e Trabalho formal
45 40 35 30 25 % 20 15 10 5 0

2 Sem carteira

3 Com carteira Total

4 Nveis de Educao

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

no tem o ensino fundamental completo. Com relao aos trabalhadores com situao legalizada, a situao oposta, j que 50% deles j completou esta etapa. interessante ressaltar que cerca de 5% dos trabalhadores empregados sem carteira assinada tm nvel superior, ou pelo menos comearam a cursar uma faculdade (nvel 4).

11

Isto esperado dados que 70% dos trabalhadores em 1997 era empregados, 24% trabalhavam por contaprpria e 5% eram empregadores.

16

5 O Progresso Educacional no Brasil e no Mundo


Nesta seo procuraremos entender como se deu a evoluo do desempenho educacional no Brasil e compar-lo com o que ocorreu em outros pases da Amrica Latina e do mundo. A figura 12 mostra a composio educacional da gerao (coorte) nascida em 1921, ou seja a porcentagem de indivduos desta gerao que concluiu cada ano de estudo formal, e compara-a com a gerao nascida em 1971.
Figura 12 - Evoluo Educational entre Geraes
45 40 35 30 25 % 20 15 10 5 0

8 1922

10 11 12 13 14 15 16 17 18 1971 Anos de Estudo

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Fica claro que houve um importante avano no nvel educacional dos brasileiros, pois na gerao de 1922 a porcentagem de analfabetos era de 44%, caindo para cerca de 8% na coorte de 1971. Houve tambm um leve declnio na porcentagem de indivduos que completaram os quatro primeiros anos de escola, e um aumento na freqncia escolar a partir da. Na gerao de 1971 (que tinha 26 anos em 1997) o pico educacional ocorre no ensino mdio completo, que contm cerca de 19% desta coorte. importante ressaltar que este progresso educacional entre geraes reflete-se muito mais vagarosamente na populao como um todo ao longo do tempo, uma vez que vria geraes convivem simultaneamente num dado momento do tempo. A figura 13 demonstra este fato ao explicitar a evoluo da distribuio educacional no Brasil. Como j

17

vimos na figura 2 acima, o pico da distribuio em 1997 se d aos 4 anos de estudo, mas a porcentagem de indivduos neste estgio educacional permaneceu relativamente constante ao longo do tempo. O que ocorreu no Brasil foi uma diminuio marcante na porcentagem de indivduos com educao menor que 6 anos e um aumento na parcela com 6 ou mais anos de estudo, concentrando-se no ensino mdio completo. Em resumo, a convivncia de pessoas de vrias geraes no mercado de trabalho faz com que avanos educacionais relativamente rpidos entre as coortes se reflitam em avanos mais lentos ao longo do tempo.
Figura 13 - Evoluo Educacional ao Longo do Tempo
30 25 20 % 15 10 5 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 1977 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1997 Anos de Estudo

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Uma questo fundamental para colocarmos o progresso educacional brasileiro em perspectiva compar-lo com o ocorrido em outros pases do mundo. As figuras 14 e 15 fazem isto ao mostrar a evoluo da mdia de anos de estudo ao longo das geraes em alguns pases, lado a lado com o desempenho brasileiro, tendo como base o estudo de Behrman et al (1999)12. Os resultados so decepcionantes. Podemos observar em primeiro lugar que nos Estados Unidos, a mdia de anos de estudo j era de 12 anos na gerao de 1930. No decorrer das coortes esta mdia aumentou de 12 para 14 anos. Pases como a Coria e Taiwan apresentavam uma escolaridade mdia um pouco menor que 6 anos de

18

estudo entre os nascidos em 1930, mas evoluram rapidamente ao longo das coortes (um aumento de mais de 6 anos de estudo em 4 geraes), atingindo um padro prximo ao dos Estados Unidos para a gerao de 1970. Na Amrica Latina, em mdia, o padro foi bem mais lento, com a escolaridade mdia aumentando em torno de 5 anos entre a gerao de 30 e a de 70. O Brasil evoluiu a uma taxa muito similar mdia da Amrica Latina, sendo que o nvel educacional dos brasileiros sempre foi menor que o de seus parceiros regionais.
Figura 14 - Evoluo Educacional entre Pases
14 12 10 8 6 4 2 0 1930 1940 1950 1960 1970

Brasil

M dia da A.L.

Cora

Taiwan

EUA

Ano de Nascim ento

Fonte: Behrman et al (1999)

Na figura 15, o fraco desempenho educacional brasileiro fica mais evidente. A Argentina tinha, j na gerao de 1930, uma mdia prxima a 8 anos de estudo, enquanto no Chile este nmero estava prximo de 5. Entre os nascidos em 1970, a mdia dos dois pases situava-se em torno de 11 anos de estudo, o que os aproximava da Coria e Taiwan. O caso do Mxico tambm interessante, pois houve uma transio educacional bastante rpida, partindo de uma situao prxima da brasileira na coorte de 1930 para uma mdia em torno de 10 anos de estudo em 1970. O desempenho brasileiro aproxima-se ao de pases com notveis problemas polticos e econmicos, como El Salvador e Nicargua. Na

12

Ver tambm Paes de Barros et al (2000) e Lam (1999).

19

gerao de 1970, por exemplo, o Brasil foi ultrapassado por El Salvador em termos de escolaridade.
F ig u ra 1 5 - E v o lu o E d u c a c io n a l n a A m ric a L a tin a e C a rib e
12

10

0 1930 1940 1950 1960 1970

N ic a r g u a

E l S a lv a d o r

B ra s il

M xic o

C h ile

A rg e n tin a

A n o d e N a sc im e n to

Fonte: Behrman et al (1999)

Parece portanto, que o ritmo do progresso educacional no Brasil foi lento em comparao com outros pases do mundo. Na figura 16 podemos observar a evoluo da parcela da populao de cada um dos quatro nveis educacionais descritos anteriormente, (0 a 3 anos de estudo, 4 a 7, 8 a 11 e mais que 11) para tentarmos entender melhor as razes do fraco desempenho brasileiro. A figura mostra que houve um aumento importante no percentual de pessoas com ensino fundamental e/ou ensino mdio ao longo das geraes, principalmente a partir dos nascidos em 1940. Um fato notvel neste grfico que o ritmo deste aumento no foi acompanhado pela parcela da populao com ensino superior. Como esta parcela tem uma influncia grande na mdia de escolaridade do pas, podemos especular que este fato teve um peso importante no baixo ritmo do progresso educacional brasileiro.

20

Figura 16 - Evoluo da Educao por Coorte no Brasil


80 70 60 50 40 30 20 10 0 1922 1924 1926 1928 1930 1932 1934 1936 1938 1940 1942 1944 1946 1948 1950 1952 1954 1956 1958 1960 1962 1964 1966 1968 1970 %

Nvel 1

Nvel 2

Nvel 3

Nvel 4

Ano de Nascimento

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

6 - Educao e Pobreza
Como vimos na seo anterior, parece que um dos principais problemas educacionais no caso brasileiro a baixa porcentagem de indivduos com ensino mdio que progride para o ensino superior. Entretanto, quando analisamos a situao entre os mais pobres, a situao muito diferente.
Figura 17 -Jovens (15/19) Pobres que Concluram o Ensino Fundamental
100 80 60 % 40 20
Rep. Dominicana Zimbabwe Camares Colmbia Tanznia Rwanda Uganda India Turquia

Brasil

21

A figura 17, reproduzida a partir de Filmer e Prichett (1998) descreve a proporo de jovens pobres13 que conseguem terminar o ensino fundamental, desde que tenham completado ao menos a primeira srie, em alguns pases selecionados do mundo. A figura mostra que a situao educacional dos pobres no Brasil a pior entre todos os pases selecionados, inclusive pases africanos com notrios problemas polticos e sociais, como Ruanda, Tanznia, Camares e Uganda. Mas ser que isto ocorre porque os pobres brasileiros nunca freqentam a escola ou porque eles evadem antes de concluir este ciclo?
Figura 18 - Porcentagem de Jovens Pobres que Concluram a 1a Srie
100 90 80 70 60
%

50 40 30 20 10
Rep. Dominicana Colmbia Zimbabwe Camares Tanznia Rwanda Uganda India Turquia Brasil

A figura 18 mostra que o problema a evaso, pois quando olhamos apenas para aqueles que concluem a primeira srie, os brasileiros pobres esto entre os primeiros colocados, juntamente com Zimbabwe, Turquia, Colmbia e Republica Dominicana. Desta forma, o grande problema brasileiro manter aqueles nascidos entre as famlias pobres na escola. Srgio da Costa Ribeiro () num estudo clssico sobre educao no Brasil mostrou que esta evaso reflete na verdade o alto grau de repetncia que tem lugar no sistema educacional brasileiro.
13

a partir destes dados que os responsveis pelas polticas

Segundo os autores, pobres so aqueles cujas famlias esto entre as 40% com menor riqueza no pas, computada utilizando-se o mtodo de componentes principais aplicado sobre vrios indicadores de riqueza aparente.

22

educacionais no Brasil introduziram os ciclos bsicos que eliminam a probabilidade de repetncia nos primeiros anos de estudo, como alis ocorre em vrios pases do mundo, como Inglaterra e Estados Unidos.

7 Os Diferenciais Salariais associados Educao


Antes disto porm, vamos analisar como os diferenciais em termos de anos de estudo se traduzem em diferenciais em termos de remunerao no mercado de trabalho, que, como vimos na figura 1, so em grande parte responsveis pela desigualdade de renda existente no Brasil. A figura 19 mostra o diferencial salarial mdio que cada ano de estudo proporciona no Brasil, com relao um indivduo analfabeto, ou seja, com nenhuma escolaridade formal14. Podemos observar que a relao entre salrios e educao no linear, ou seja, que os ganhos salariais associados a cada ano de estudo no so constantes, pois aqueles anos associados a trminos de ciclos escolares (4,8,11,15/18) apresentam retornos econmicos maiores. Os nmeros indicam que aqueles com ensino fundamental completo ganham em mdia trs vezes mais que os analfabetos. Alm disto, o retorno ao primeiro ano da faculdade (12 anos de estudo) tambm bastante elevado, apresentando um ganho salarial de quase 150% com relao ao formado no ensino mdio, o que significa um rendimento seis vezes maior que o rendimento mdio dos analfabeto. Os indivduos com ensino superior completo (15/16 anos de estudo) apresentam um rendimento salarial mdio quase doze vezes superior ao grupo sem escolaridade e para aqueles com mestrado a diferena 16 vezes. No de se estranhar portanto que a educao seja um dos principais determinantes da desigualdade de renda.

14

Para calcularmos estes diferenciais levamos em conta tambm a idade e o sexo das pessoas.

23

F ig u ra 1 9 - D ife re n c ia is S a la ria is A s s o c ia d o s E d u c a o n o B ra s il: 1997


18 Nmero de Vezes o Salrio dos Analfabetos 16 14 12 10 8 6 4 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 A n o s d e E stu d o

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

A figura 20 indica que os retornos educao declinaram significativamente entre 1977 e 1997, para todos os anos de estudo (ver Ferreira e Barros, 1999 e Fernandes e Menezes-Filho, 2000). Este resultado importante, pois indica que o diferencial em termos
F ig u r a 2 0 - E v o lu o d o s D ife r e n c ia is A s s o c ia d o s E d u c a o
18

Nmero de Vezes o Salrio dos Analfabetos

16 14 12 10 8 6 4 2 0 1 2 3 4 5 6 7
1977

10

11

12

13

14

15

16

17

18

1997

A n o s d e E s tu d o

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

24

salariais entre os mais educados e os menos educados est se reduzindo no Brasil. Pode-se perceber tambm atravs da figura que as maiores redues ocorreram entre aqueles com entre 6 e 11 anos de estudo completo, justamente aqueles cuja parcela na populao brasileira mais aumentou (ver figuras 12 e 13). importante ressaltar que este grupo continua tendo ganhos salariais significativos com relao aos analfabetos e que o aumento na sua proporo trouxe ganhos de produtividade para a economia brasileira. A figura 21 apresenta a evoluo do diferencial salarial mdio associado educao, ou seja, quanto um ano de estudo aumenta o salrio do brasileiro em mdia. Esta medida pode ser vista como um resumo dos ganhos associados educao e o grfico nos mostra que este diferencial declinou de 17% em 1977 para cerca de 14% em 1997. Isto significa uma reduo bastante significativa, que ocorreu principalmente entre 1977 e 1992. Entre 1992 e 1997 os retornos mdios aumentaram novamente, o que pode estar refletindo um aumento na demanda por mo de obra qualificada decorrente da liberalizao comercial que ocorreu no Brasil no incio da dcada de 9015.
F ig u ra 2 1 - E v o lu o d o D ife r e n c ia l S a la r ia l M d io A s s o c ia d o Educao
1 7 ,0 % 1 6 ,5 % 1 6 ,0 % 1 5 ,5 % 1 5 ,0 % 1 4 ,5 % 1 4 ,0 % 1 3 ,5 % 1 3 ,0 % 1 2 ,5 % 1977 1982 1987 1992 1997

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

A tabela 1 tambm mostra a evoluo dos diferenciais associados educao, mas sob outra perspectiva, ou seja, as diferenas salariais (controladas por sexo e idade) entre cada dois grupos educacionais consecutivos (definidos acima). A tabela mostra que os
15

Ver Rodrigues e Menezes-Filho (2000)

25

diferenciais evoluram de forma muito distinta entre si ao longo do tempo. Em 1977 as trs razes estavam bastante prximas entre si, com uma classe educacional ganhando em mdia duas vezes o salrio da classe imediatamente anterior. Entretanto, a partir de 1987 os diferenciais associados ao ensino fundamental incompleto e ao ensino mdio passam a declinar, enquanto o diferencial associado ao ensino superior (relativo ao ensino mdio) eleva-se significativamente. O processo continua entre 1987 e 1997 de forma que em 1997, a razo entre a mdia de rendimentos dos indivduos na faculdade e daqueles com ensino fundamental ou mdio completo ultrapassa a marca de 3 vezes, enquanto as outras duas razes declinaram para algo em torno de 1,5. Tabela 1 Evoluo da Razo entre Rendimentos por Nvel de educao Diferencial (4/7)/(0/3) (8/11)/(4/7) (>=12)/(8/11) 1977 1,99 2,09 2,27 1987 1,75 1,95 2,56 1997 1,48 1,67 3,06

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

A primeira questo que o economista se coloca, tendo em vista esta evoluo dos retornos educao, se este comportamento derivado do aumento da oferta educacional, mostrado nos grficos anteriores (figuras 12 e 13, por exemplo). A tabela 2 mostra que esta explicao parece ser bastante razovel. Nesta tabela, mostramos que a evoluo da parcela relativa da populao brasileira pertencente a cada grupo educacional, ou seja, a oferta relativa de educao, evoluiu de maneira inversa dos diferenciais salariais. Em 1977, o grupo com ensino fundamental incompleto representava, em termos quantitativos, cerca de 50% do grupo menos educado. Esta porcentagem atingiu 82% em 1987 e 109% em 1997. O mesmo acontece com o grupo que concluiu pelo menos o ensino fundamental completo, com relao ao grupo com 4 a 7 anos de estudo, que passou de cerca de 39% em 1977 para 91% em 1997.

26

Tabela 2 Evoluo da Oferta Relativa de Educao Razo (4/7)/(0/3) (8/11)/(4/7) (>=12)/(8/11) 1977 0,57 0,39 0,45 1987 0,82 0,65 0,41 1997 1,09 0,91 0,35

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

O nico grupo cuja parcela relativa diminuiu foi o grupo com ensino superior, com relao ao ensino mdio, que passou de 45% em 1977 para cerca de 35% em 1997. Isto ocorreu porque, apesar dos dois grupos terem sua participao aumentada no perodo de anlise, o grupo com ensino mdio cresceu mais rapidamente, o que significa que, em termos relativos, a parcela da populao com ensino superior declinou. Portanto, as evidncias preliminares apontam para a evoluo da oferta como um dos fatores importantes para explicar a reduo dos diferenciais salariais associados educao no Brasil e, portanto da sua desigualdade de renda (ver figura 1). Em que medida estes retornos econmicos educao so elevados no Brasil? A figura 22 mostra uma comparao destes retornos entre vrios pases da Amrica Latina e do Caribe observados em torno de 1996 e 1997 (ver MenezesFilho et al, 2000) . O resultado mostra que os retorno econmicos mdios educao no Brasil so os mais elevados dentre todos os pases analisados. Alm disto, h uma diferena muito grande entre pases, variando de 8% na Repblica Dominicana a 12% no Chile e 15% no Brasil. Este resultado muito interessante, e analisar seus possveis determinantes parece ser um projeto de pesquisa muito interessante.

27

F ig u ra 2 2 - R e to rn o s E d u c a o n a A m ric a L a tin a
16 14 12 10 8 6 4 2 0

Rep. Dominicana

El Salvador

Venezuela

Colmbia

Argentina

Costa Rica

Nicargua

Honduras

Paraguai

Equador

Panam

Uruguai

Bolvia

Fonte: Elaborao Prpria com Dados do BID

Como primeiro passo neste sentido, pensamos na diferena entre a oferta relativa de educao entre pases. A teoria econmica nos ensina que o preo de um bem, inclusive a educao, resultado da interao entre a demanda e a oferta por este bem. J que muito difcil quantificar a demanda por educao, podemos pelo menos verificar se h uma correlao negativa entre os anos de estudo mdios da populao e os diferenciais salariais associados educao. A figura 23, na qual os pases esto ordenados de acordo com os retornos econmicos educao, mostra que esta associao no to obvia. Pases com histricos educacionais equivalentes podem ter diversos nveis de retorno educao. Por exemplo, dos quatro pases com menor nvel de escolaridade (cerca de 6 anos de estudo), Honduras

Mxico

Brasil

Chile

Peru

28

F ig u r a 2 3
12 Anos de Estudo - nascidos em 1970 10 8 6 4 2 0 Rep.Domin.

- E s c o la r id a d e n a A m r ic a L a tin a

Honduras

Venezuela

Costa Rica

Equador

Nicargua

Argentina

Paraguai

Uruguai

Panam

Peru

El Salvador

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da BID

possui um retorno salarial educao de 8%, El Salvador de 9%, Nicaragua de 10% e o Brasil de 14%. De forma simtrica, os pases com maior nvel educacional mdio, como Argentina, Chile e Per, tm retornos educao de 8,5%, 11,5% e 12,5%, respectivamente. Assim, parece evidente que existem outros fatores, alm da composio educacional, que afetam os diferenciais salariais associados educao.

8 A Educao e a Qualidade do Emprego


Parece claro que a educao est relacionada no s com a remunerao dos indivduos que a possuem, como com as demais condies de trabalho ou da busca por trabalho destas pessoas. Por exemplo, nas figuras 24 e 25 procuramos verificar qual a associao que pode ser encontrada na populao brasileira entre anos completos de estudo e a probabilidade de estar desempregado (para um estudo pioneiro nesta rea, ver Fernandes e Picchetti, 1999). Alm disto, procuramos analisar como se deu a evoluo desta associao ao longo do tempo. A figura 24 mostra a taxa de desemprego entre indivduos com diversos nveis educacionais, em 1977 e 1997. O primeiro aspecto a ser notado o dramtico aumento na

Colmbia

Mxico

Bolvia

Brasil

Chile

29

taxa de desemprego mdia ocorrido no Brasil, que passou de cerca de 2% em 1977 para cerca de 6% em 199716. Fica claro tambm que alguns grupos foram bem mais afetados que outros. Em 1977, a diferena entre a taxa de desemprego dos grupos mais afetados, aqueles com entre 5 e 10 anos de estudo, e os demais indivduos era, em mdia, de 1 ponto percentual. Em 1997, esta diferena aumentou para em torno de 4 pontos percentuais.
F ig u r a 2 4 - E v o lu o d o D e s e m p r e g o
0 ,1 0 ,0 9 0 ,0 8 0 ,0 7 0 ,0 6 0 ,0 5 0 ,0 4 0 ,0 3 0 ,0 2 0 ,0 1 0 0 1 2 3 4 5 6
1977

9
1997

10

11

12

13

14

15

16

17

18

A n o s d e E s tu d o

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

A figura 25 mostra a probabilidade de estar desempregado para as pessoas de cada grupo educacional com relao ao grupo sem escolaridade, aps levarmos em conta a idade e o sexo dos indivduos17. Podemos notar que as diferenas nas taxas de desemprego se alteram um pouco. Entre 1977 e 1997, podemos perceber um aumento de 1 ponto percentual na probabilidade de desemprego relativo (com relao aos analfabetos) daqueles com 5 a 8 anos de estudo e de cerca de 2 pontos daqueles com 9 anos completos (que entraram mas no completaram o ensino mdio). O grupo que completou o ensino mdio (11 anos) teve sua probabilidade de desemprego aumentada, o mesmo ocorrendo com quem est no primeiro ano da faculdade.
16

importante ressaltar que a mudana metodolgica no clculo do desemprego pelo IBGE foi corrigida neste trabalho, de forma que o aumento no desemprego registrado legtimo e decorre de mudanas estruturais na economia brasileira.

30

Um fato marcante o grande declnio na probabilidade relativa de estar desempregado daqueles com nvel superior completo. Isto significa que as pessoas altamente escolarizadas tiveram um ganho de bem-estar, no somente em termos salariais como em termos de colocao no mercado de trabalho, j que os grupo de pessoas que mais cuja parcela mais cresceu (5 a 11 anos de estudo) est enfrentando problemas crescentes nestas duas frentes. Os desafios em termos de polticas econmicas e sociais direcionadas para este grupo se mostram grandes. Estas polticas devem agir no sentido estimular a gerao de empregos associados a este nvel de qualificao e estimular o ingresso de pessoas em cursos de nvel superior.
Figura 25 - Evoluo do Desemprego Relativo aos Analfabetos
4 3 2 1 0 -1 -2 -3 -4 1 2 3 4 5 6 7 8
1977

10
1997

11

12

13

14

15

16

17

18

anos de educao

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Em termos de horas trabalhadas semanalmente, as figuras 26 e 27 tambm contam uma histria interessante. Houve uma reduo na mdia de horas trabalhadas entre 1977 e 1997, concentrada no grupo de pessoas com menor nvel de educao formal. Em 1977, os indivduos com menos de 8 anos de estudo estavam trabalhando em mdia 48 horas por semana, passando para algo em torno de 42 horas em 1997. Houve portanto, uma
17

Estas probabilidades so o resultado da estimao de um modelo Probit tradicional, com uma varivel dummy para cada ano de estudo, numa regresso que inclui ainda sexo, idade e idade ao quadrado.

31

diminuio na diferena entre o tempo de trabalho das pessoas muito qualificadas, com relao s de baixo nvel educacional. Esta reduo parece ter sido causada pela reduo da jornada mxima de trabalho de 48 para 44 horas por semana, introduzida pela constituio de 1988, pois a mudana se deu principalmente entre 1987 e 1992 (ver Gonzaga et al,2000).
F ig u r a 2 6 - E v o lu o d a s H o r a s d e T r a b a lh o
50 48 46 44 42 40 38 36 34 32 30 0 1 2 3 4 5 6 7 8
1977

10

11

12

13

14

15

16

17

18

1997

A n o s d e E s tu d o

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

interessante notar, como mostra a figura 27, que o grupo situado entre 4 e 11 anos de estudo no acompanhou a magnitude da reduo de horas trabalhadas ocorrida no grupo de trabalhadores menos qualificados (0 a 3), de forma que, em 1997, este grupo estava trabalhando em mdia cerca de 3 horas semanais a mais que as pessoas sem educao formal. Este resultado leva em conta as diferenas em termos de sexo e idade dos vrios grupos18. Dado que o diferencial de salrio horrio entre estes dois grupos educacionais tambm se reduziu (ver a figura 20), pode-se concluir que este aumento na dedicao ao trabalho no foi acompanhado de um aumento na remunerao, o que indica uma deteriorao do bem-estar do grupo com ensino fundamental incompleto e ensino mdio com relao aos analfabetos.

32

F ig u r a 2 7 - E v o lu o d a s H o r a s T r a b a lh a d a s R e la tiv a s a o s A n a lfa b e to s
4 3 2 1 0 -1 -2 -3 -4 -5 -6 -7 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

1977

1997

anos de educao

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Um aspecto do mercado de trabalho que vem chamando bastante a ateno dos analistas econmicos a chamada precarizao do trabalho, ou seja, o fato das relaes tradicionais entre empregador e empregado, no mbito das leis trabalhistas, esto dando lugar ao trabalho por conta prpria e no mercado informal. As figuras 28 e 29 tentam analisar esta questo sob a tica da educao. Na figura 28, por exemplo, podemos observar que em 1977 o percentual de trabalhadores independentes declinava linearmente com os anos de estudo at o incio do nvel superior (12 anos), aumentando a partir da, como decorrncia da atividade dos profissionais liberais. J em 1997, a parcela de trabalhadores por conta prpria permanece relativamente estvel (25%) at os 10 anos de estudo, diminuindo somente a partir da.

18

Este o resultado de uma regresso de horas normalmente trabalhadas em sexo, idade, idade ao quadradao e as dummies educacionais.

33

F ig u r a 2 8 - E v o lu o d o P e r c e n tu a l d e T r a b a lh a d o r e s p o r C o n ta P r p r ia
0 ,4 5 0 ,4 0 ,3 5 0 ,3 0 ,2 5 0 ,2 0 ,1 5 0 ,1 0 ,0 5 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8
1977

10
1997

11

12

13

14

15

16

17

18

A n o s d e E s tu d o

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Desta forma, houve uma mudana dramtica na distribuio de indivduos trabalhando por conta prpria entre os nveis educacionais, mesmo aps levarmos em conta o sexo e a idade, como fica claro na figura 29. Em 1997, no existe mais diferena na probabilidade de trabalhar independentemente entre os analfabetos e aqueles com 10 anos de estudo. Alm disto, aqueles com ensino mdio completo (11 anos de estudo) tinham uma probabilidade (controlada) em torno de 25% menor que os analfabetos de trabalharam por conta prpria em 1977, diferena esta que se reduziu para 7% em 1997. necessrio um aprofundamento da pesquisa nesta rea para que possamos entender melhor os fatores que esto por trs deste fenmeno.

34

F ig u ra 2 9
5 0 -5 -1 0 -1 5 -2 0 -2 5 -3 0 1 2

- E v o lu o d a P o rc e n ta g e m p o r C o n ta P r p ria R e la tiv a a o s A n a lfa b e to s

8
1977

10
1997

11

12

13

14

15

16

17

a n o s d e e s c o la rid a d e

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

Com relao aos trabalhadores com carteira assinada, a histria se repete em menor escala, ou seja, houve uma reduo na porcentagem de trabalhadores com a situao regulamentada em todos os nveis educacionais entre 1 e 10 anos completos de estudo, no perodo entre 1977 e 1997, como mostra a figura 30. Quando levamos em conta os demais fatores que podem explicar esta evoluo, tais como sexo e idade (figura 31), a probabilidade de ter carteira assinada tem uma reduo marcante entre as pessoas no ensino fundamental, com relao aos analfabetos.
F ig u r a 3 0 - E v o lu o d a P o r c e n ta g e m d e T r a b a lh a d o r e s c o m C a r te ir a A s s in a d a
0 ,9 0 ,8 0 ,7 0 ,6 0 ,5 0 ,4 0 ,3 0 ,2 0 ,1 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
1977

10
1997

11

12

13

14

15

16

17

18

A n o s d e E s tu d o

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

35

F ig u r a 3 1 - E v o lu o d o P o r c e n tu a l c o m C a r te ir a R e la tiv o a o s A n a lfa b e to s
40 35 30 25 20 15 10 5 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

1977

1997

a n o s d e e s c o la rid a d e

Fonte: Elaborao Prpria com Dados da PNAD

9 A Evoluo Recente da Educao no Brasil


Passemos agora a descrever o que aconteceu no perodo recente em termos da alocao do tempo dos adolescentes no Brasil e no resto da Amrica Latina (ver MenezesFilho et al, 2000b). A figura 32 compara os jovens de 15 a 19 anos observados por volta de 1996 em 17 pases da Amrica Latina e Caribe. Estes jovens nasceram em torno de 1980, o que nos permite atualizar os resultados obtidos nas figuras 12, 14 e 1519. Podemos observar que em termos de frequncia escola o Brasil ocupa a quinta colocao entre estes pases, com cerca de 60% dos jovens nesta faixa etria estudando, ao lado do Per, mas um pouco abaixo de Repblica Dominicana, Chile, Argentina e Bolvia. Nota-se tambm o grande percentual de crianas que trabalham e estudam ao mesmo tempo no Brasil, o maior entre todos os pases da amostra.

19

A amostra de jovens foi dividida em 4 grupos: aqueles que s estudam, estudam e trabalham, s trabalham e no estudam nem trabalham.

36

F ig u ra 3 2 - A lo c a o d o T e m p o (1 5 a 1 9 a n o s ) n a A m ric a L a tin a
100%

80%

60%

40%

20%

0% Rep.Domin. Colmbia El Salvador Venezuela Costa Rica Argentina Paraguai Bolvia Equador Nicargua Panam Mxico Brasil Honduras Uruguai Chile Peru

e stu d a

e stu d a e tra b a lh a

tra b a lh a

tra b a lh a , e stu d a

Fonte: Elaborao Prpria com Dados do BID

Na figura 33 abaixo, descrevemos a evoluo desta alocao do tempo no Brasil entre 1981 e 1997. Podemos perceber claramente que as parcelas de tempo permaneceram praticamente inalteradas entre 1981 e 1987. A partir deste ano comeou uma tendncia de aumento na parcela dos jovens estudantes, primeiramente em conjunto com o trabalho e, a partir de 1995, tambm daqueles que s estudavam. Assim, a parcela de estudantes que era de cerca de 40% durante quase toda a dcada de 80 passou a cerca de 65% em 1997. O timing do aumento na freqncia escola coincidiu com a reforma constitucional que transferiu verbas para os municpios, o indica uma possvel associao entre este dois fatos.

37

F ig u ra 3 3 - A lo c a o d e T e m p o n o B ra s il -1 5 a 1 9 A n o s
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%
1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1992 1993 1995 1996 1997 1998

S o m e n te e s tu d a

T ra b a lh a e e s tu d a

T ra b a lh a

N o tra b a lh a e n e m e s tu d a

Fonte: Leme e Wajnman (2000)

Finalmente, a figura 34 nos mostra que este aumento significativo em termos educacionais se deu quase que exclusivamente entre os filhos de mes pouco escolarizadas, de forma que o percentual de estudantes aumentou de cerca de 35% em 1981 para 55% em 1997 para os jovens cujas mes tinham entre 0 e 3 anos de estudo.
F ig u r a 3 4 - E v o lu o d a F r e q u e n c ia E s c o la p o r E s c o la r id a d e d a M e

1 0 ,9 0 ,8 0 ,7 0 ,6 0 ,5 0 ,4 0 ,3 0 ,2 0 - 3 a n o s 4 - 7 a n o s 8 - 1 1 a n o s 1 1 o u m a is

1 9 8 1

1 9 9 7

A n o s d e

E s tu d o

d a

M e

Fonte: Leme e Wajnman (2000)

38

10 Alternativas para a educao Formal: O Ensino Supletivo


Para finalizar, vamos examinar em que medida a educao formal, ou seja, a evoluo da educao atravs dos anos normais de estudo, o caminho que proporciona a maior recompensa salarial. A figura 35 compara os diferenciais de salrio associados ao primeiro grau completo (atual ensino fundamental completo) com relao a 4 anos de estudo (ver Anuatti e Fernandes, 2000). As barras azuis referem-se ao ensino supletivo, ao passo que as vermelhas referem-se ao ensino regular. Os resultados mostram que o diferencial associado ao ensino supletivo maior que o associado ao ensino regular, para os trs grupos etrios considerados. importante ressaltar que o ensino supletivo duas vezes mais rpido que o ensino regular, o que demonstra que a educao complementar pode ser uma maneira eficiente de suprir o atraso educacional para nveis educacionais mais baixos.

F ig u r a 3 5 - D ife r e n c ia is S a la ria is : S u p le tiv o v e r s u s 1 G r a u R e g u la r

25 retornos educao por ano adicional de estudo

20

15 (%) 10 5 0 20
s u p le tiv o 1 g ra u /4 a n o s e s tu d o

35

50
1 g ra u re g u la r/4 a n o s d e e s tu d o

id a d e

Fonte: Anuatti e Fernandes (2000)

A figura 36, entretanto, mostra que este no o caso para o supletivo de segundo grau, que apresenta um retorno menor que o segundo grau formal para as pessoas mais jovens, apesar de ser ligeiramente maior para as pessoas com 50 anos de idade

39

F ig u r a 3 6 - D ife r e n c ia is S a la r ia is : S u p le tiv o v e r s u s 2 g r a u R e g u la r

25 retornos educao por ano adicional de

20

estudo (%)

15

10

0 20
s u p le tiv o 2 g ra u /1 g r a u re g u la r

35

50
2 g ra u r e g u la r/1 g r a u r e g u la r

id a d e

Fonte: Anuatti e Fernandes (2000)

11 Concluses
Este estudo procurou mostrar a evoluo da educao no Brasil e seus impactos sobre o mercado de trabalho brasileiro. Em primeiro lugar, mostrou-se a importncia da educao como mecanismo gerados de desigualdade de renda, dada a pssima distribuio educacional observada no Brasil, que se reflete tanto em termos regionais, como por etnia, ramo de trabalho e posio na ocupao. Em seguida, procurou-se documentar a evoluo do processo educacional no Brasil e compar-lo com outros pases do mundo. Observou-se uma melhora no nvel educacional da populao brasileira, mas mostrou-se que esta melhora foi pequena, quando comparada com processos semelhantes ocorridos em outros pases, mesmo aqueles em estgio mais atrasado de desenvolvimento econmico que o Brasil. Argumentamos que este atraso na evoluo educacional causada em parte pela diminuio da transio do ensino mdio para o ensino superior nas ltimas dcadas e em parte pela evaso escolar entre os mais pobres, que abandonam o sistema antes de concluir o ensino fundamental.

40

Alm disto, mostrou-se que os retornos econmicos educao no Brasil esto entre os mais elevados do mundo, mas que eles vm declinando ao longo do tempo, em parte devido ao prprio processo de expanso educacional, que aumentou a oferta relativa de pessoas com ensino fundamental e mdio. Entretanto, este aumento da oferta relativa parece ter provocado tambm um grande aumento do desemprego e da informalidade destas pessoas. Este processo, juntamente com o aumento relativo nas horas trabalhadas (causado pela reduo da jornada dos grupos menos educados provocado pela constituio de 1988), provocou uma piora relativa em termos de bem-estar deste grupo educacional intermedirio, tanto em relao aos no qualificados com relao aqueles com nvel superior. As questes que se colocam a partir deste estudo so muitas. Em primeiro lugar, necessrio entender o papel da evoluo da demanda por educao como geradora dos diferenciais salariais e de empregabilidade entre as pessoas com diferentes grupos educacionais. Esta demanda pode estar relacionada com a rpida evoluo tecnolgica recente e/ou com a liberalizao comercial que teve lugar do incio dos anos 90. Em segundo lugar, preciso explicar por que as pessoas que completam o ensino mdio crescentemente param de estudar, ao invs de entrar no ensino superior. Alm disto, necessrio examinar em que medida a acelerao educacional recente se refletir em uma piora ainda maior das condies de trabalho e desemprego das pessoas com um nvel intermedirio de educao, ou se o mercado reagir criando postos de trabalho adequados ano novo mix educacional brasileiro. Finalmente, uma necessidade sempre premente no Brasil pensar em polticas pblicas dirigidas s pessoas com baixo nvel de qualificao, para tir-las das condies de pobreza e readapt-las ao mercado de trabalho.

12 Referncias
Anuatti, F. e Fernandes, R. (2000) Grau de Cobertura e Resultados Econmicos do Ensino Supletivo no Brasil, Revista Brasileira de Economia, vol.53, no.4

41

Ashenfelter e Krueger (1994). Estimates of Economic Return to Schooling from a New Sample of Twins, American Economic Review, vol. 84, no.5. Barros, R.P. e Almeida Reis, J.G.A (1990), Desigualdade Slarial e Distribuio de Educao: A evoluo das Diferenas Regionais no Brasil, Pesquisa e Planejamento Econmico, vol. 20 , no. 3

Barros, R.P. (1997), Os Determinantes da Desigualdade no Brasil, Seminrio 22/97, IPE-USP. Barros, R.P., Henriques, R. e Mendona, R.(2000), Education and Equitable Economic Development, Economia, Vol 1, no.1. Behrman, J, Duryea, S. and Szekely, M. (1999), Schooling Investments and Aggregate Conditions: A household-Survey-Based Approach for Latin America and the Caribbean, Inter-American Development Bank, mimeo.

Fernandes, R. e Menezes-Filho, N. (2000), A Evoluo da Desigualdade no Brasil Metropolitano entre 1983 e 1997, Estudos Econmicos, Vol. 20 , n.4. Fernandes, R. e Picchetti, P. (1999), Uma Anlise da Estrutura do Desemprego e da Inatividade no Brasil Metropolitano, Pesquisa e Planejamento Econmico, vol. 29, n.1 Ferreira, F. e Barros, R.P. (1999). The Slippery Slope: Explaining the Increase in Extreme Poverty in Urban Brazil, 1976-1996, Revista de Econometria, vol. 19, n.2. Gonzaga, G. , Camargo, J. M. e Menezes-Filho, N. (2000), Os Efeitos da Reduo da Jornada de Trabalho em 1988 sobre o Mercado de Trabalho no Brasil, Anais do XXII Encontro Brasileiro de Econometria, Campinas, SP.

Hall, R. and Jones, C (1998) Why Do Some Countries Produce So Mcuh More Output per Worker Than Others, NBER Working Paper 6564. Kats, L. and Autor, D. (1999). Changes in Wage Inequality and Earnings Inequality, in Ashenfelter, O and Card, D. (eds) Handbook of Labor Economics, vol. 3A, Elsevier. Lam, D. e Schoeni (1993). Effects of Family Background on Earnings and Returs to Schooling : Evidence from Brazil, Journal of Political Economy, vol 101 no. 4. Langoni, C. (1973). Distribuio de Renda e Desenvolvimento Econmico. Rio de Janeiro:Expresso e Cultura.

42

Leme, M.C. e Wajnman, S. (2000). A Deciso de Alocao de Tempo dos Adolescentes no Brasil, Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Econometria, Capinas, SP.

Menezes-Filho, N., Fernandes, R. e Picchetti, P. (2000a). `Rising Human Capital but Constant Inequality: The Education Composition Effect in Brazil, mimeo Universidade de So Paulo.

Menezes-Filho, N., Fernandes, R., Pichetti, P e Narita, R. (2000b). The Choice Between School and Work in Brazil, Anais do XXVIII Encontro Nacional de Economia, Capinas, SP.

Mankiw, N. G., Romer, D. and Weil, D. (1992), A Contribution to the Empirics of Economic Growth, Quarterly Journal of Economics, vol. 107, n.2. Rodrigues Jr, M. e Menezes-Filho, N. (2000) Comrcio, Tecnologia e a Demanda por Trabalhadores Qualificados no Brasil, USP mimeo. Savedoff, W.D. (1990). Os Diferenciais Regionais de Salrios no Brasil: Segmentao Versus Dinamismo na Demanda, Pesquisa e Planejamento Econmico, vol.20, n.3. Human Development Report publicado pelas Naes Unidas, 2000.

13 Referncias Adicionais
A bibliografia sobre educao muito grande. Os seguintes websites possuem dados e informaes importantes sobre o assunto:
www.iadb.org/exr/pub/pages/teesociales.asp#educaion www.worldbank.org/data/databytopic/databytopic.html#education www.educationtindex.com www.ipea.gov.br www.undp.org/hdr2000 www.min-edu.pt www.race.nuca.ie.ufrj.br/abet www.mec.gov.br www.ibge.gov.br

43

You might also like