You are on page 1of 3

Questo 1

TEMA CENTRAL: Epilepsia A epilepsia consiste em um grupo de sndromes caracterizadas por convulses recorrentes. As mensagens originrias do corpo so transportadas pelos neurnios do crebro por meio de descargas de energia eletroqumica que deslizam ao longo deles. Esses impulsos ocorrem em surtos sempre que uma clula nervosa precisa realizar uma tarefa. Por vezes, essas clulas ou grupos de clulas continuam a se despolarizar depois do trmino de uma tarefa. Durante o perodo de descargas indesejadas, as regies do corpo controladas pela clulas desnorteadas s podem funcionar de maneira errtica. A resultante disfuno varia desde branda at incapacitante e, com freqncia, provoca inconscincia. (Greenberg, 2001; Hickey, 2003). 1 QUESTO: Descreva como so geradas as descargas de ener gia eletroqumicas comentadas no texto. 2 QUESTO:A epilepsia apresenta vrias manifestaes clnicas dependendo da localizao dos neurnios que realizam a descarga. Como os neurnios esto dispostos no nosso organismo? (No Sistema Nervoso Central e Perifrico) 3 QUESTO: As convulses generalizadas podem levar rigidez intensa de todo corpo seguido por relaxamento e contrao alterados do msculo. As contraes simultneas do diafragma e dos msculos torcicos podem produzir um caracterstico choro epilptico. Explique o processo de contrao da Musculatura Estriada Esqueltica. 4 QUESTO: Uma pessoa com paralisia muscular, que consiste na perda do movimento possivelmente devido leso nervosa, pode ser capaz de condicionar os msculos. Qual o nome dado a associao da terminao nervosa com a musculatura? Explique seu funcionamento. 5 QUESTO: Os tecidos musculares so diferenciados por suas caractersticas morfo funcionais. Descreva-os e d exemplos de localizao. Descreva a unidade morfofuncional da musculatura estriada esqueltica.

1-Qualquer perturbao de ordem fsica (variaes de presso, eletricidade ou temperatura) ou qumica (recepo de neurotransmissores) sobre a membrana plasmtica na regio dos dendritos desencadeia a abertura de canais seletivos para a livre difuso de Na+, cuja sbita entrada promove uma inverso na polaridade da membrana que, ento, fica externamente negativa e internamente positiva. Tal estado, conhecido como potencial de ao, pode ser expresso como uma DDP de +35mV. Sendo observado primeiramente nos dendritos, o potencia l de ao se desloca destes at as terminaes do axnio que, ao receberem -no, liberam os neurotransmissores. Estes, recebidos pelos dendritos do neurnio seguinte, fazem no repetir o processo. Aps a passagem do potencial de ao por uma regio da membra na, os grandes canais para a difuso de Na+ voltam a se fechar e abrem -se canais seletivos para a livre difuso do K+, cuja sbita sada inicia o restabelecimento do potencial de repouso que, imediatamente depois, novamente estabilizado pelo transporte ativo de Na+ e K+. Conclui -se que o potencial de ao se deslocando ao longo da membrana plasmtica do neurnio equivale ao que chamamos vulgarmente de impulso nervoso. 2-Os corpos celulares dos neurnios so geralmente encontrados em reas restritas do sistema nervoso, que formam o Sistema Nervoso Central (SNC), ou nos gnglios nervosos, localizados prximo da coluna vertebral. Do sistema nervoso central partem os prolongamentos dos neurnios, formando feixes chamados nervos, que constituem o Sistema Nervoso Perifrico (SNP). 3-O impulso nervoso atinge a membrana do boto sinptico, causando uma alterao no potencial de membrana. Esta alterao aumenta a permeabilidade do clcio permitindo a entrada deste on, resultando em um aumento da concentrao deste no interior do boto sinptico. Com dos neurotransmissores com os receptores ocorre a difuso dos neurotransmissores na fenda sinptica at os receptores da membrana do msculo. A ligao do neurotransmissor com o receptor promove alteraes na membrana do elemento pssinptico (abertura de canais inicos), que modificam o seu potencial de membrana, causando uma despolarizao e logo em seguida u ma repolarizao. Estas variaes rpidas do potencial de membrana so os potenciais de ao, atravs dos quais, os sinais neurais so transmitidos. O potencial de ao atinge os tbulos T (estrutura que contm alta concentrao de ons clcio), e a partir destes se propaga por toda a fibra muscular. Quando o on clcio se liga troponina C, ocorre uma alterao conformacional da tropomiosina, descobrindo os locais ativos da actina, permitindo assim, que ocorra a contrao. Ocorre a liberao de energia, e com a ligao entre as cabeas de miosina e os pontos ativos da actina ocorre a contrao

muscularm. 4-Juno Neuromuscular ou placa Motora.ando o impulso nervoso alcana a juno Potencial de ao na terminao pr -sinaptica do axonio motor Aumento da permeabilidade ao clcio e influxo de clcio para a terminao axnica liberao de acetilcolina para a fenda por meio de vesculas sinpticas. Ocorre difuso da acetilcolina at a membrana ps juncional e sua combinao com receptores especficos. Aumento da permeabilidade da membrana ps juncional ao sdio. Ocorre despolarizao de reas da membrana muscular adjacente placa motora e gerao do potencial de ao plicado anteriormente. 5-a)-Tecido muscular estriado cardaco: apresenta fibroclulas bastante compridas. Entretanto, elas so mono ou binucleadas, com ncleos localizados mais para o centro da clula. Tambm possuem discos intercalares, que so linhas de juno entre uma clula e outra, que aparecem mais coradas que as estrias tranversais. No tecido cardaco, tm bastante importncia as fibras de Purkinje, clulas respnsveis pela distribuio do impulso eltrico que gera a contrao muscular s as diversas fibroclulas cardacas. Tecido muscular liso: suas clulas mononucleadas, alongadas, de extr emidades afiladas. O citoplasma apresenta miofibrilas ,dispostas longitudinalmente, formadas por protenas contrteis. o tecido que forma as paredes de vrios rgos, com intestino, vasos sangneos, bexiga. Tecido muscular estriado esqueletico: possuem celular alongadas cilindricas e multinucleadas, apresentam estrias transverssais,miofibrilas no citoplasma. Geralmente, esto cercadas de tecido conjuntivo, que une as fibras umas s outras e transmitem a fora produzida pelos msculos aos ossos, ligamento s e outros rgos executores de movimento. 5-b)Fibras cilndricas, com centenas de ncleos perifricos, organizam os msculos esquelticos, que so assim denominados por se acharem ligados ao esqueleto atravs dos tendes. A contrao desse tipo de tecido rpida e voluntria, como acontece com o bceps e o trceps, msculos do brao.

You might also like