You are on page 1of 4

Higiene bsica em hospitais deveria ser principal estratgia antibactrias

Lavar as mos e usar luva e avental evitariam a maior parte das ocorrncias. Deve ser evitado contato direto por pele com pacientes colonizados. A falta de prticas bsicas de higiene como a lavagem das mos em ambiente hospitalar apontada como a principal causa para a disseminao de bactrias multirresistentes como a Klebsiella pneumoniae, que ganhou as manchetes por causar mortes em Braslia e na Paraba. preciso reforar a diferena entre portar a bactria e desenvolver a doena O contato direto por pele com pacientes colonizados portadores das bactrias capazes de desenvolver a infeco ou que j tenham desenvolvido a infeco o que deve ser evitado. A superbactria resistente a antibiticos por causa de uma enzima conhecida como KPC, podendo ir de pessoa a pessoa por um mecanismo conhecido como contaminao cruzada. "A gente tem que investir nas medidas de preveno, pois h risco de transmisso do paciente positivo para aquele sem KPC", Se o profissional examina algum com a bactria, mas no higieniza as mos, no limpa o instrumental, a possibilidade de transmisso aparece. Soropositivos, pacientes recebendo quimioterapia, transplantados e aqueles hospedados em UTIs so mais suscetveis a contrair a KPC preciso reforar a diferena entre portar a bactria e desenvolver a doena. "A pessoa pode estar colonizada, mas no necessariamente desenvolver a doena", Fatores como

idade, uso de antibiticos e a condio da defesa do corpo da pessoa pesam para a doena se desenvolver ou no. A pessoa mais debilitada que ir sofrer. A maioria de ns pode ser colonizada, mas o paciente com imunidade reduzida mais fraco. Mesmo que o portador no desenvolva o problema, pode pass-lo a outra pessoa. Qualquer pessoa em ambiente hospitalar est sujeita a ter contato com bactrias, porm possvel identificar grupos de risco. "Soropositivos, pacientes recebendo quimioterapia, transplantados e aqueles hospedados em UTIs so mais suscetveis a contrair a KPC"

Preveno x tratamento
A ateno para medidas de barreira para diminuir o contato de pele entre o portador da bactria produtora de KPC e pessoas no colonizadas o principal desafio das equipes hospitalares, pelo menos enquanto a capacidade dos antibiticos atuais no aumentada. Para quem trabalha na rea, fundamental observar as precaues de contato. Lavar as mos antes de entrar em contato com o paciente. No caso da KPC, especificamente, usar luvas e avental de manga longa" A segurana aos pacientes dentro de hospitais uma questo corporativa. "Ao adotar uma poltica de instituio, por exemplo, no sair do ambiente hospitalar com o avental, com o tempo os funcionrios passam a saber que precisam tomar cuidado." "Infeces so quase sempre tratveis, h bom investimento no tratamento de infeces. O problema quanto preveno. Falta focar nas medidas de preveno como no deixar faltar material bsico, higienizao", afirma Luciana. "O perigo est na transmisso de infeco. Ao entrar no ambiente hospitalar, j corro esse risco. Se o profissional que se aproximar tambm no fizer a higienizao das mos, possvel pegar infeco de outro paciente."

Ambiente hospitalar

A presena da Klebsiella pneumoniae com KPC est restrita, por enquanto, ao ambiente hospitalar. "Ao contrrio, por exemplo do H1N1, o risco dessa bactria dentro do hospital. No h registros de casos na comunidade". No meio ambiente, a chance de sobrevivncia da bactria poderia diminuir pela presena de outros organismos, que competem na natureza. O afastamento completo de pacientes colonizados tem como objetivo garantir que a bactria multirresistente no se espalhe. Nas enfermarias, os pacientes com KPC devem ficar sozinhos, completamente isolados. No caso de outros microorganismos, at dava para colocar um do lado do outro.

Garantindo o isolamento
A ateno dos funcionrios de hospital a chave para manter a ameaa longe das ruas. "As medidas de cuidado devem valer para todos os profissionais envolvidos, no s enfermeiras. Todo mundo precisa lavar as mos, limpar os instrumentos, limitar ao mximo as chances de transmisso."

Voc no pode falar para a famlia: no pegue na mo dele. Eles querem o toque, querem pegar na mo, no cabelo. Para isso, ns oferecemos as luvas, o avental. Mas no s dar o material, tem que ensinar a usar, como colocar.
No o caso de se limitar as visitas aos portadores da superbactria. "Antigamente se resolvia esse problema simplesmente impedindo o acesso ao leito. Agora isso no existe, mas no podemos passar para o outro lado, com todo mundo entrando, sem lavar as mos", afirma. Outro problema est na administrao de drogas, principal mecanismo para manuteno da resistncia das bactrias. "Deve ser uma questo entre farmacutico, mdico, nutricionista, enfermeiro. Tudo para minimizar erros de medicao. Fora a parte de suprimentos, preciso conferir o material que se compra, prazo de validade, equipamento."

You might also like