You are on page 1of 17

Sumrio

Sumrio Introduo Potncia eltrica em CC. TRABALHO ELTRICO EFEITO CALORFICO EFEITO LUMINOSO EFEITO MECNICO POTNCIA ELTRICA Determinao da potncia e um consumidor em CC. Potncia nominal LIMITE DE DISSIPAO DE POTNCIA Apndice QUESTIONRIO BIBLIOGRAFIA 3 5 6 6 7 7 8 8 11 15 16 18 18 18

Espao SENAI

Misso do Sistema SENAI Contribuir para o fortalecimento da indstria e o desenvolvimento pleno e sustentvel do Pas, promovendo a educao para o trabalho e a cidadania, a assistncia tcnica e tecnolgica, a produo e disseminao de informao e a adequao, gerao e difuso de tecnologia.

Integrao Fortalecer o trabalho em equipe essencial para a consecuo dos objetivos e satisfao dos clientes externos e internos.

Srie de Eletrnica

SENAI

Srie de Eletrnica

Introduo
Existem conceitos da fsica que esto presentes no nosso dia a dia e aos quais nos referimos, mesmo sem que tenhamos um conhecimento mais profundo. Assim acontece, por exemplo, quando procuramos um aparelho de som e optamos por um de maior potncia ou ao escolher uma lmpada optamos por uma de menor potncia para gastar menos energia. O conceito de potncia est ligado ao nosso dia a dia idia de fora, produo de som, calor, luz e at mesmo ao consumo de energia. Para sua melhor compreenso do conceito de potncia a partir da energia eltrica, e sua aplicao na vida prtica, foi elaborado este fascculo, que tratar de potncia eltrica em corente contnua, visando capacit-lo a determinar a potncia dissipada por uma carga ligada a uma fonte de energia eltrica. Estudando este fascculo com ateno, o leitor estar caminhando para uma utilizao mais consciente deste conceito.

Para ter sucesso no desenvolvimento do contedo e atividades deste fascculo, o leitor j dever ter conhecimentos relativos a:
Resistores. Lei de Ohm.

Potncia Eltrica em CC

Potncia eltrica em CC.


A passagem da corrente eltrica atravs de uma carga instalada em um circuito eltrico produz efeitos tais como calor, luz e movimento. A Fig.1 mostra alguns exemplos.

Fig.1 Exemplos de alguns efeitos produzidos pela corrente eltrica. O calor, a luz e o movimento produzido pelo consumidor a partir da energia eltrica denominado de trabalho. A capacidade de cada consumidor de produzir trabalho em um determinado tempo a partir da energia eltrica denominada potncia eltrica. O conhecimento da potncia eltrica de cada componente em um circuito muito importante para que se possa dimension-lo corretamente.

TRABALHO ELTRICO

Srie de Eletrnica

Os circuitos eltricos so montados com o objetivo de realizar um aproveitamento da energia eltrica. Entre os efeitos que se pode obter a partir da energia eltrica, citam-se:

EFEITO CALORFICO
Nos foges eltricos, chuveiros e aquecedores a energia eltrica convertida em calor. A Fig.2 mostra como exemplo o aquecedor.

Fig.2 Aquecedor eltrico.

EFEITO LUMINOSO
Nas lmpadas, como a da Fig.3, a energia eltrica convertida em luz (e tambm uma parcela em calor).

Potncia Eltrica em CC

Fig.3 Lmpada eltrica.

EFEITO MECNICO
Os motores convertem energia eltrica em fora motriz (movimento). A Fig.4 mostra um exemplo da converso de energia eltrica em energia mecnica.

Fig.4 Motor eltrico. Este trabalho de transformao da energia eltrica em outra forma de energia realizado pelo consumidor ou carga. Ao transformar a energia eltrica em outra forma de energia, o consumidor realiza um trabalho eltrico.

POTNCIA ELTRICA
Analisando um tipo de carga em particular, como por exemplo, a lmpada, verificar-se que nem todas produzem a mesma quantidade de luz. Existem lmpadas que produzem grandes quantidades de luz e outras que produzem pequenas quantidades. Da mesma forma, existem aquecedores capazes de ferver um litro dgua em 10 minutos e outros que podem faz-lo em 5 minutos. Tanto um aquecedor como o outro realizam o mesmo trabalho eltrico: aquecer um litro dgua at a temperatura de 100C. Entretanto, um deles mais rpido, realizando o trabalho em menor tempo. A partir desta afirmao, conclui-se que os dois aquecedores no so iguais.

Srie de Eletrnica

Existe uma grandeza eltrica atravs da qual se relaciona o trabalho eltrico realizado e o tempo necessrio para sua realizao. Esta grandeza denominada de potncia eltrica.

Potncia eltrica a capacidade de realizar trabalho na unidade de tempo a partir da energia eltrica.
A partir disso, pode-se afirmar : Lmpadas que produzem quantidades diferentes de luz so de potncias diferentes. Aquecedores que levam tempos diferentes para ferver uma mesma quantidade de gua so de potncias diferentes. O mesmo acontece em relao a outros tipos de consumidores, tais como motores, aquecedores etc. Existem motores de grande potncia (como os dos elevadores) e de pequena potncia (como os dos gravadores de fita cassete). A potncia eltrica uma grandeza e como tal pode ser medida. A unidade de medida da potncia eltrica o watt, representada pelo smbolo W.

A unidade de medida de potncia eltrica o watt.


Esta unidade definida da seguinte forma: 1W o trabalho realizado em um segundo por um consumidor alimentado por uma tenso de 1V pelo qual circula uma corrente de 1A. A unidade de medida da potncia eltrica watt tem mltiplos e submltiplos. A Tabela 1 apresenta os mltiplos e submltiplos usuais do watt. Tabela 1 Mltiplos e submltiplos do watt. Denominao Mltiplos Quilowatt Unidade Watt Miliwatt Smbolo KW W mW Valor em relao ao watt 103 W ou 1.000 W 1W 10-3 W ou 0,001 W 9

Potncia Eltrica em CC

Submltiplos Microwatt

10-6 W ou 0,000001 W

Para a converso de valores, usa-se o mesmo sistema de outras unidades.

Quilowatt KW

Watt W

Miliwatt mW

Microwatt W

Posio da vrgula
Apresenta-se a seguir alguns exemplos de converso: 1) 1,3W o mesmo que 1300mW. 2) 640mW o mesmo que 0,64W. 3) 0,007W o mesmo que 7mW. 4) 350W o mesmo que 0,35kW 5) 2,1kW o mesmo que 2100W.

6) 12mW o mesmo que 12000

W.

10

Srie de Eletrnica

Determinao da potncia e um consumidor em CC.


A potncia eltrica de um consumidor, representada pela letra P, depende da tenso aplicada e da corrente que circula nos seus terminais. Matematicamente, a potncia de um consumidor dada por: P=V I (1)

onde V a tenso entre os terminais do consumidor e I a corrente circulante no mesmo. Exemplo 1: Uma lmpada de lanterna de 6V solicita uma corrente de 0,5A das pilhas. Qual a potncia da lmpada? Dados : V = 6V Soluo : P=V I P = 6 0,5 = 3W I = 0,5V

11

Potncia Eltrica em CC

De forma semelhante Lei de Ohm, a equao da potncia pode ser colocada em tringulo, como mostrado na Fig.5.

P V x

Fig.5 Tringulo para clculo da potncia Assim, obtm-se facilmente as equaes de corrente para o clculo de qualquer das trs grandezas da equao: P=V I
I = P V

Clculo da potncia quando se dispe da tenso e da corrente.

Clculo da corrente quando se dispe da potncia e da tenso. Clculo da tenso quando se dispe da potncia e da corrente.

V =

P I

As equaes devem ser usadas com os valores nas unidades padro de medidas (V, A, W).
Em muitas ocasies, faz-se necessrio calcular a potncia de um componente e no se dispe da tenso ou da corrente. No dispondo da tenso (V), no possvel calcular a potncia pela Eq.(1)

12

Srie de Eletrnica

Essa dificuldade pode ser solucionada com o auxlio da Lei de Ohm da seguinte forma : 1. Coloca-se lado a lado os dois tringulos, como mostrado na Fig.6

V R x I

P V x I

Fig.6 Tringulo da Lei de Ohm e da potncia. 2. Atravs dos dados fornecidos pelo problema (I e R) e da Lei de Ohm, obtm-se a tenso aplicada ao consumidor: V=R I (2)

Substituindo o valor de V da Eq.(2) (Lei de Ohm) na Eq.(1) (equao da potncia), tm-se: P = V I P = ( R I ) I =RI 2 (3)

Esta equao pode ser usada para determinar a potncia de um componente e conhecida como equao da potncia por efeito Joule. O mesmo tipo de deduo pode ser realizado para obter-se uma equao que permita determinar a potncia a partir da tenso e resistncia. pela Lei de Ohm :
I = V R

Substituindo o valor de I da Eq.(2) (Lei de Ohm) na Eq.(1) (equao da potncia), tm-se: P=V I P=V
V R

V2 R

As equaes para determinao da potncia podem ser colocadas nos tringulos para facilitar as sua utilizaes, como ilustrado na Fig.7. 13

Potncia Eltrica em CC

P V x I I
2

P x R

V P x

Fig.7 Tringulos para o clculo da potncia A seguir esto apresentados alguns exemplos que ilustram a utilidade das equaes para a determinao da potncia. Exemplo 2: Um aquecedor eltrico tem uma resistncia se 8 e solicita uma corrente de 10A. Qual a sua potncia? Dados : Soluo :
P = R I 2 = 8 10 2 = 800W

I =10 A

R=8

Exemplo 3: Um isqueiro de um automvel funciona com 12Vcc fornecidos pela bateria. Sabendo-se que a resistncia do isqueiro de 3 , calcular a potncia dissipada. Dados : Soluo :
P= V 2 12 2 = 3 R

V =12 Vcc

R=3

= 48W

14

Srie de Eletrnica

Potncia nominal
Alguns aparelhos eltricos, tais como chuveiros, lmpadas e motores apresentam uma caracterstica particular: so aparelhos que tm uma tenso estabelecida para o funcionamento. Assim, existem chuveiros para 110V ou 22V, lmpadas para 6V, 12V, 110V, 220V e outras tenses e os motores so encontrados para tenses tais como 110V, 220V, 380V e outras. Esta tenso para a qual estes consumidores so fabricados chamada de tenso nominal de funcionamento. Os consumidores que apresentam estas caractersticas devem sempre ser ligados na tenso correta (nominal), que normalmente est especificada no seu corpo, como ilustrado na Fig.8 Fig.8 Indicao de tenso de funcionamento Quando estes aparelhos so ligados corretamente, a quantidade de calor, luz ou movimento produzida exatamente aquela para a qual foram projetados. Por exemplo, uma lmpada de 110V e 60W ligada corretamente, produz 60W entre luz e calor. Diz-se, neste caso, que a lmpada esta dissipando sua potncia nominal. Portanto, potncia nominal a potncia para qual um consumidor foi projetado. Uma lmpada, um aquecedor ou um motor trabalhando dissipando a potncia nominal, esto na sua condio ideal de funcionamento.

15

Potncia Eltrica em CC

LIMITE DE DISSIPAO DE POTNCIA


Existe um grande nmero de componentes eletrnicos que se caracterizam por no ter uma tenso nominal de funcionamento especificada. Estes componentes podem funcionar com os mais diversos valores de tenso. Os resistores so um exemplo tpico deste tipo de componentes. No trazem nenhuma referncia quanto a tenso nominal de funcionamento. Entretanto, todo o resistor que ligado a uma fonte geradora dissipa uma potncia que pode ser calculada. Tomando-se como exemplo o circuito apresentado na Fig.9.
+

V I

00

Fig.9 Potncia dissipada em um resistor A potncia dissipada : P = V I = 10V 0,1A P = 1W Como o resistor no produz luz ou movimento, esta potncia dissipada em forma de calor, o que constatado pelo aquecimento do componente.

Os resistores dissipam potncia eltrica em forma de calor.


necessrio garantir que a quantidade de calor produzida pelo resistor no seja demasiada, provocando um aquecimento to grande que possa destru-lo.

16

Srie de Eletrnica

Dessa forma, conclui-se que se a dissipao de potncia for limitada, a produo de calor tambm ser. Por essa razo, os resistores tm uma caracterstica denominada de limite de dissipao que estabelece um valor mximo de potncia que o resistor pode dissipar sem sofrer danos.

O limite de dissipao de um resistor a potncia mxima que ele pode dissipar sem sofrer danos.
Os resistores so fabricados em diversos valores de limite de dissipao. Entre os valores mais comuns de limites de dissipao, encontram-se: 1/8W ou 0,125W, 1/4W ou 0,25W, 1/2W ou 0,5W, 1W, 2W, 5W, 10W e outros. Deve-se sempre ter em mente que estes valores representam o limite mximo de dissipao. Por medida de segurana preservao do componente, deve-se manter a potncia dissipada no componente abaixo de 50% do valor limite. Isto deve permitir que o componente trabalhe morno. Se for necessrio que o componente trabalhe frio, usa-se no mximo 30% da potncia nominal. Por exemplo, para um resistor de 470 /1W, tem-se que este resistor trabalha no limite de dissipao quente se ele estiver dissipando 1W, trabalha morno se estiver dissipando 0,5W e trabalha frio se estiver dissipando at 0,3W. Os resistores para diferentes limites de dissipao tm tamanhos diferentes, como pode ser visto na Fig.10.

4 7

1 0 W

4 7

Fig.10 Resistores de diferentes limites de dissipao. Sempre que for necessrio solicitar ou comprar um resistor, necessrio fornecer a sua especificao completa (por exemplo, resistor de 820 , com 10% de tolerncia e 1/2W de potncia).

17

Potncia Eltrica em CC

Apndice
QUESTIONRIO
1. Como se define potncia eltrica e qual a sua unidade de medida. 2. Quais as equaes bsicas para o clculo da potncia eltrica ? 3. O que se entende por limite de dissipao mnima de um resistor ?

BIBLIOGRAFIA
SENAI/Departamento Nacional. Potncia em C.C. Rio de Janeiro, Diviso de Ensino e Treinamento, 1980, 79p (Mdulo Instrucional: Eletricidade Eletrotcnica, 7). VAN VALKENBURG, NOOGER & NEVILLE. Eletricidade Bsica. 15.a ed. So Paulo, Freitas Bastos, 1970, vol.2.

18

You might also like