You are on page 1of 35

AMARGO REGRESSO Esta histria contada como verdica.

. Fala de um jovem soldado que finalmente estava voltando para casa, depois de ter lutado numa guerra muito sangrenta. Ele ligou para seus pais e disse-lhes: - Me, Pai, eu estou voltando para casa, mas, quero lhes pedir um favor. Eu tenho um amigo que eu gostaria de trazer comigo. - Claro, filho, nos adoraramos conhec-lo! - Mas, h algo que vocs precisam saber, ele foi terrivelmente ferido na guerra; pisou em uma mina e perdeu um brao e uma per na. Ele no tem nenhum lugar para ir e, por isso, eu quero que ele venha morar conosco. - Puxa, filho, no facil cuidar de uma pessoa com tantas dificuldades assim... mas, traga-o com voc, ns vamos ajud-lo a encontrar um lugar para ele. - No, mame e papai, eu quero que ele venha morar conosco. - Filho, ns no podemos assumir um compromisso to grande assim. Ele no seria feliz morando aqui conosco. E ns perderamos um pouco da nossa liberdade. Vamos achar um lugar em que cuidem bem dele. - Est certo, papai, o senhor tem razo! Alguns dias depois, no entanto, eles receberam um outro telefonema, da polcia. O filho deles havia cometido suicdio, num hotelzinho de beira de estrada numa cidade vizinha, bem perto deles. Quando ele foram fazer o reconhecimento do corpo descobriram que o "amigo" do qual o rapaz falara era ele mesmo, que havia sido gravemente ferido na guerra e escondera o fato de seus pais, com medo de no ser aceito por eles.

VASOS QUEBRADOS Era uma vez um depsito de vasos quebrados. Ningum se importava com eles. Eles mesmos no se importavam por estar quebrados, ao contrrio, quanto mais quebrados ficavam, mais

eram respeitados pelos outros. Um dia, por engano, um vaso inteiro foi parar no meio dos vasos quebrados, mas, por ser diferente dos demais, de imediato ele foi rejeitado e hostilizado. Justo ele, que tinha uma necessidade miservel de ser aceito. Tentou se aproximar dos vasos menos danificados, aqueles que tinham apenas a boca rachada, mas, no deu certo. Depois, procurou se aproximar dos vasos que tinham apenas um pequeno furo na barriga, mas, tambm foi repelido. Tentou uma terceira vez, com os vasos que estavam trincados na base, mas, no adiantou. Resolveu, ento, arranjar umas brigas, esperando conseguir um ferimento, um risco, uma trinca ou, quem sabe, com um pouco de sorte, at um quebrado bacana, mas, naquele lugar, ningum tinha fora bastante para quebrar os outros. Se algum vaso quisesse se quebrar, tinha que fazer isso sozinho. E foi isso mesmo que ele fez. E conseguiu o que queria, ser aceito no clube dos vasos quebrados. Ficou feliz, realizado, mas, no por muito tempo, pois, logo comeou a se incomodar com uma outra necessidade, a de ser respeitado pelos demais vasos quebrados. Para isso, teve que ir-se quebrando. E se quebrou em tantos pedaos que voltou ao p. E deixou de ser vaso! ABA, PAI! Debbie Moon, professora do primeiro ano, estava com seus alunos vendo a fotografia de uma famlia. Na foto, um menininho tinha o cabelo de cor diferente da dos outros. Uma das crianas, Jocelyn, achou que ele era diferente porque devia ter sido adotado, e disse: "Eu sei tudo sobre adoo porque eu sou adotada." "O que quer dizer ser adotado?", perguntou uma outra criana. "Significa," disse Jocelyn, "que voc cresceu no corao de sua me em vez de crescer na barriga dela."

A CAMISA DA ALEGRIA Era uma vez um rei que, apesar de ser muito rico, era triste, pois no conseguia aumentar o seu tesouro. Ele estava sempre de mal humor e isto causava enormes problemas a todos, pois seus decretos, rudes e injustos, massacravam o povo com exigncias descabidas. Por fim, o rei acabou entrando em depresso. Seus mdicos lhe disseram que a nica cura para a sua doena era a alegria. O monarca, ento, ofereceu um excelen te prmio a quem pudesse lhe trazer a alegria de volta. Muitos tentaram, mas ningum conseguiu arrancar um s sorriso da cara do rei. Nada conseguia alegr-lo. Nem os msicos, nem o bobo da corte, nem as danarinas, nem os lanadores de enigmas, nem os mmicos, nem os encantadores. Os amigos do rei resolveram consultar um grande sbio que vivia ali. Ele lhes disse que se o rei vestisse a camisa do homem mais feliz daquele reino, a alegria voltaria ao seu corao. Iniciou-se, ento, uma intensa investigao, para se descobrir quem era o homem mais feliz de todos. Para surpresa dos investigadores, o homem mais feliz daquele reino morava longe do luxuoso palcio do rei, num casebre muito simples. Ele, sua mulher e seus filhos trabalhavam de sol a sol no cabo da enxada para conseguir se manter, mas, sempre unidos, passavam o dia rindo e cantando. Os investigadores contaram-lhe o problema que os havia trazido ali e pediram-lhe que ele lhes desse uma de suas camisas, para que a alegria pudesse voltar ao corao do rei. S ento compreenderam porque aquele homem trabalhava na lavoura de peito n, ele no tinha nenhuma camisa. Um dos investigadores, espantado, perguntou -lhes como conseguiam ser to felizes tendo to pouco, ao contrrio do rei, que tinha tanto, mas e ra infeliz: - Somos felizes porque o reino de Deus est em nossos coraes, respondeu-lhe o homem.

AS DUAS CAIXAS Deus deu-me duas caixas e disse: - Coloque todas as suas tristezas na caixa cinza e todas as suas alegrias na caixa azul. Tempos depois eu percebi que a caixa azul estava muito mais pesada que a caixa cinza e fiquei um pouco confuso, pois, se tive muitas alegrias na vida, tambm no me faltaram tristezas. Como, ento, a caixa de alegrias podia pesar to mais que a caixa de tristezas? Curioso, abri a caixa cinza e ela estava vazia, pois tinha um buraco no fundo. Ento, eu perguntei: - Senhor, deste-me uma caixa furada e minhas tristezas desapareceram. Onde elas foram parar? - Elas vieram se apresentar diante do meu altar e as devolvi para voc. - Para mim? Mas elas no esto comigo. - que eu as devolvi transformadas. - Transformadas? Como assim, meu Senhor? - Transformadas em alegria. Olhe a sua caixa azul e voc vai entender. Abri a caixa azul e l estavam todas as minhas alegrias (como foi bom cont-las todas de uma vez). Mas, l estavam tambm as minhas tristezas, com uma carinha diferente, transformadas em alegrias.

UMA NOTA DE ALEGRIA Certa vez perguntaram ao compositor alemo Franz Joseph Haydn qual a razo de suas composies sacras serem to alegres. Ele respondeu: - No posso faz-las de outro modo. Quando penso em Deus e em Sua graa manifestada em Jesus Cristo, meu corao fica to cheio de alegria

que as notas parecem saltar e danar da pena com que escrevo. J que Deus me tem dado um corao alegre, deve ser-me permitido servi-lo com alegria.

DOAO DE SANGUE Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionrios foi atingido por um bombardeio. Vrias crianas tiveram morte instantnea. As demais ficaram muito feridas, entre elas, uma menina de oito anos, em estado grave. Ela precisava de sangue, urgentemente. Com um teste rpido descobriram seu tipo sangneo, mas, infelizmente, ningum na equipe mdica era compatvel. Chamaram os moradores da aldeia e, com a ajuda de uma intrprete, lhes explicaram o que estava acontecendo. A maioria no podia doar sangue, devido ao seu estado de sade. Aps testar o tipo sangneo dos poucos candidatos que restaram, constataram que somente um menino estava em condies de socorr-la. Deitaram-no numa cama ao lado da menina e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar fixo no teto, enquanto seu sangue era coletado. Passado alguns momentos, ele deixou escapar um soluo e tapou o rosto com a mo que estava livre. O mdico pediu para a intrprete perguntou a ele se estava doendo. Ele disse que no. Mas no demorou muito, soluou de novo e lgrimas correram por seu rostinho. O mdico ficou preocupado e pediu para a intrprete lhe perguntar o que estava acontecendo. A enfermeira conversou suavemente com ele e explicou para o mdico porque ele estava chorando: - Ele pensou que ia morrer. No tinha entendido direito o que voc disse e estava achando que ia ter que doar todo o seu sangue para a menina no morrer. O mdico se aproximou dele e com a ajuda da intrprete perguntou: - Mas se era assim, porque ento voc se ofereceu para doar seu sangue?

- Porque ela minha amiga.

EU SABIA! Na guerra... - Meu amigo ainda no regressou do campo d e batalha, senhor. Solicito permisso para ir busc-lo, pediu um soldado ao seu superior.

- Permisso negada, soldado, respondeu o oficial , no quero que voc arrisque a sua vida por um homem que provavelmente j est morto.
O soldado, desconsiderando a proibio, saiu e, uma hora mais tarde, voltou transportando o cadver de seu amigo. O oficial ficou furioso: - Eu te disse que ele j estava morto! Agora, por causa da sua indisciplina, eu perdi dois homens, pois voc ficar preso e enfrentar a corte marcial. Valeu a pena, soldado, s pra resgatar um cadver? E o soldado respondeu: - Senhor, quando encontrei o meu amigo ele ainda estava vivo e pode me dizer: "Eu sabia que voc viria!"

MEU MELHOR AMIGO DEU-ME UM SOCO Conta uma lenda rabe que dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, comearam a discutir tanto que um acabou dando um soco no rosto do outro. O que foi agredido, sem nada dizer, escreveu na areia: HOJE, MEU MELHOR AMIGO DEU-ME UM SOCO NO ROSTO. Mesmo ressentidos, seguiram viagem juntos e chegaram a um osis. Enquanto se banhava num dos poos, o que havia levado o soco comeou a se afogar, mas, foi salvo pelo amigo. Ao se recuperar pegou um estilete e escreveu numa pedra: HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA!

Quando um amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdo se encarregam de apagar; porm quando nos faz algo grandioso, deveremos gravar na pedra da memria do corao, onde vento nenhum do mundo poder ap agar.

O MELHOR AMIGO DO MENINO Ao ver os filhotinhos na vitrine, um menino que ia passando ficou quase louco para comprar um cachorrinho. Ele no tinha muita noo do valor do dinheiro, por isso achou que as poucas moedas que tinha no bolso seriam suficientes. No eram, mas, ele entrou na loja assim mesmo. O dono o atendeu com cortezia, porm, sabia que no teria condies de atender ao desejo do garoto. Nisso, uma cadela veio dos fundos da loja, seguida de cinco bolinhas de plo, um mais lindo que o outro, com exceo do ltimo, que era mais lerdo que os demais.

- O que h com ele? Parece estar mancando, perguntou o menino. - Ele nasceu com um problema na junta do quadril. - esse que eu quero! - O veterinrio disse que esse cachorrinho vai andar mancando assim para sempre. Sempre andar mais devagar que os outros. Tem certeza de que quer um bichinho assim? - Sim, eu tenho certeza. - Ento, disse o homem, eu vou d-lo para voc, pois ele no tem valor comercial. - Mas, para mim, tem muito valor. Ser meu melhor amigo. - E no te incomoda ele ser manco?
O garoto, ento, levanta a perna da cala e mostra os aparelhos que usa para andar: - Eu tambm manco! D uma piscadinha para o homem e conclui: - Acho que ns vamos nos dar muito bem. QUEM COCHICHA O RABO ESPICHA Dois amigos encontraram um urso na estrada. O primeiro subiu numa rvore e se escondeu.

O outro usava muleta e, no podendo fugir, resolveu se jogar no cho e se fingir de morto. O animal chegou perto, cheirou as orelhas dele e foi embora (dizem que urso no mexe com quem est morto). O que estava na rvore desceu e perguntou ao companheiro o que o urso tinha cochichado em seu ouvindo: - Ele me disse para no viajar mais com quem abandona os amigos na hora do perigo.

UM MILAGRE CHAMADO "AMIZADE" Eles se conheceram quase por acaso, voltando da escola. Toinho deixou seus livros carem no cho e Z o ajudou. J que suas casas eram prximas, Z o ajudou a carregar seu material escolar. Passaram aquela tarde juntos, vendo televiso, jogando futebol e outros passatempos de adolescentes. Formaram-se no colegial no ano seguinte. Na noite da formatura, Toinho perguntou a Z:

- Lembra-se de quando nos conhecemos? - Sim, respondeu o amigo, voc parecia um "nerd" com aquele monte de livros. - Sabe porque eu estava carregando todos aqueles livros? - Nem imagino, Toinho. - Eu tinha limpado meu armrio na escola e estava indo para casa tomar um vidro inteiro de um dos calmantes da minha me. Eu queria morrer... mas no queira deixar meu armrio bagunado. - Que loucura, amigo!? Porque isso? - Minha vida estava uma droga!!! Mas, depois passarmos aquele dia juntos, conversando e rindo, eu percebi que se eu tivesse me matado, teria perdido aquele momento e tantos outros que estariam por vir. Quando voc se

abaixou para me ajudar a pegar aqueles livros no cho e se tornou meu melhor amigo, evitou que eu fizesse uma besteira. Obrigado!
A APOSTA DOS SENTIMENTOS RUINS Certa vez, os piores sentimentos que existem apostaram entre si qual deles seria capaz de tomar o lugar da Felicidade que vivia numa casa de famlia. O primeiro sentimento a tentar foi a Solido, porm, em poucos minutos ela saiu de l, muito decepcionada com seu prprio fracasso. Mas, no contou para os outros sentimentos o qu a levou a fracassar. O prximo a tentar foi a Tristeza, mas, antes de bater porta, espiou pela janela e desistiu. Ela tambm no contou nada para os outros. O Desespero, a Ansiedade, o dio e a Culpa tambm fracassaram e, igualmente, nada contaram. Um dia, quando a famlia saiu para passear com a Felicidade, a Curiosidade e o Atrevimento invadiram a casa, para tentar descobrir porqu nenhum sentimento ruim conseguia entrar ou permanecer ali. Eles pensavam que iam poder xeretar vontade, mas levaram um susto muito grande, pois, a casa no estava vazia, o Amor estava l, cuidando de tudo. Os dois sairam correndo e gritando: - o Amor! O Amor vive nesta casa. - Desistam, pois onde mora o Amor a Felicidade mora junto e no sobra lugar para nenhum sentimento ruim A ILHA DOS SENTIMENTOS Era uma vez uma ilha onde moravam os sentimentos. Num dia de muita tempestade a ilha toda foi inundada e cada um procurou salvar-se como pode. O AMOR, no entanto, no se apressou, pois queria ficar um pouco mais com sua ilha to querida. Mas a situao ficou feia e ele comeou a se afogar. Ao ver a RIQUEZA passando em seu luxuoso iate, pediu ajuda: - No posso levar voc, no cabe. Meu barco est cheio de ouro e prata!

Ao ver a VAIDADE passar, tambm pediu ajuda: -No posso, voc est todo sujo e vai sujar meu barquinho! Ao ver a TRISTEZA passar, tambm pediu ajuda: -Ah! AMOR, estou to triste... prefiro ficar sozinha! A INDIFERENA nem sequer respondeu ao seu pedido de socorro. Foi ento que passou um velhinho e a socorreu: -Sobe, AMOR, eu levo voc. O Amor ficou to feliz e aliviado que at se esqueceu de perguntar o nome do seu benfeitor. Chegando ao alto de um morro, onde estavam os sentimentos que se haviam salvado, ele perguntou SABEDORIA: -Quem aquele velhinho que me salvou? Ela respondeu: -O TEMPO. Somente o TEMPO capaz de dar valor a um grande AMOR.

O crculo do amor A histria de Bryan


Ele quase no viu a senhora com o carro parado no acostamento, mas percebeu que ela precisava de ajuda. Assim, parou o seu carro e se aproximou. O carro dela cheirava tinta de to novinho. Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, ela ficou preocupada. Ningum tinha parado para ajudar durante a ltima hora. Ele iria aprontar alguma coisa? Ele no parecia seguro; parecia pobre e faminto. Ele pode ver que ela estava com muito medo e disse: - Eu estou aqui para ajudar madame. Por que no espera no carro onde est quentinho? A propsito, meu nome Bryan". Bem, tudo o que ela tinha era um pneu furado, mas, para uma senhora, era ruim o bastante. Bryan abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo ele j estava trocando o pneu. Mas, ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mos.

Enquanto ele apertava as porcas da roda ela abriu a janela e comeou a conversar com ele. Contou que era de St. Louis e s estava de passagem por ali. Disse que no sabia como agradecer pela preciosa ajuda. Bryan apenas sorriu, enquanto se levantava. Ela perguntou quanto devia (qua lquer quantia teria sido muito pouco para ela). J tinha imaginado todas as terrveis coisas que poderiam ter acontecido se Bryan no tivesse parado. Bryan no pensava em dinheiro. Aquilo no era um trabalho para ele. Gostava de ajudar quando algum tinha necessidade. Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo. Ele respondeu: - Se realmente quiser me reembolsar, da prxima vez que encontrar algum que precise de ajuda, d para aquela pessoa a ajuda de que ela precisa. E acrescentou: ... e pense em mim. Ele esperou at que ela sasse com o carro e tambm se foi. Tinha sido um dia frio e deprimido, mas ele se sentia bem, indo para casa, desaparecendo no crepsculo. Algumas milhas abaixo a senhora encontrou um pequeno restaurante. Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante um tanto sujo. A cena inteira era estranha para ela. A garonete veio at ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso. Um sorriso que, mesmo depois de um dia inteiro de trabalho com os ps doendo, no pode apagar. A senhora notou que a garonete estava com quase oito meses de gravidez, mas ela no deixou a tenso e as dores mudarem sua atitude. A senhora ficou curiosa em saber como algum que tinha to pouco na vida podia tratar to bem a um estranho. Ento se lembrou de Bryan. Depois que terminou a refeio, enquanto a garonete buscava troco para a nota de cem dlares, a senhora se retirou. J tinha partido, quando a garonete voltou. A garonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo, sob o qual tinha mais 4 notas de cem dlares. Havia lgrimas em seus olhos quando leu o que a senhora havia escrito.

Dizia: Algum me ajudou uma vez e da mesma forma eu a estou ajudando. Se voc realmente quiser me reembolsar, no deixe este crculo de amor terminar em voc. Bem. Havia mesas para limpar, aucareiros para encher e pessoas para servir. Aquela noite, quando foi para casa e deitou-se na cama, ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixara escrito. Como pode aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam disto? Com o beb para o prximo ms, como estava difcil. Ela virou -se para o preocupado marido que dormia ao lado, deu -lhe um beijo macio e sussurrou: - Tudo ficar bem, meu amor. Eu te amo Bryan. Pense nisso, e no feche esse crculo de amor.

NISTO CONHECERO QUE SOIS MEUS No corre-corre de um terminal rodovirio algumas pessoas derrubaram um tabuleiro de mas-do-amor, esparramando-as pelo cho. Somente um homem parou para ajudar a pequena vendedora. Ao comear a recolher as frutas, ele percebeu que ela era cega. Gentilmente ajudou-a a levantar o tabuleiro e a ajuntar as mas. Ao ficar verificar que vrias de suas frutas se estragaram na queda, a menina ficou visivelmente apreensiva: - Minha me vai ficar muito triste. - No se preocupe, minha querida, disse-lhe o homem , eu pago as maas que se estragaram. Pagou e despediu-se dela, mas ela o chamou e perguntou: - Moo, voc que Jesus? - No, minha querida, mas sou um dos amigos dele.

ROSA OU PORCO-ESPINHO? Certo homem, que nunca tinha visto uma nica rosa em sua vida, entrou numa floricultura e comprou um lindo arranjo para dar para a sua

esposa, mas, tanto gostou daquelas maravilhosas flores que, posteriormente, comprou umas mudas de roseira e passou a cultiv-las no quintal da sua casa. A princpio, cuidou muito bem delas, porm, antes que um nico boto surgisse em sua plantao, ele ficou abismado com a quantidade de espinhos: - Como pode uma flor to linda vir de uma planta to espinhosa? Entristecido, abandonou o cultivo e deixou que as plantas morressem por falta d'gua.

SALVOS POR UM COPO DE LEITE! Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar seus estudos, estava com muita fome e s lhe restava uma pequena moeda no bolso. Decidiu, ento, que ao invs de tentar vender, iria pedir comida na prxima casa; porm seus nervos o traram quando uma encantadora jovem lhe abriu a porta. Em vez de comida, pediu um copo de gua. A mulher percebeu que ele estava com fome e lhe deu um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois lhe perguntou:

- Quanto lhe devo? - No me deve nada - respondeu ela. E continuou: - Minha me sempre nos ensinou a ajudar as pessoas. - Pois te agradeo todo corao, a voc e sua me.
O rapaz saiu daquela casa no s refeito fisicamente, mas tambm com sua f renovada em Deus e nos homens. Ele j havia resolvido abandonar os estudos devido s dificuldades financeiras que estava passando, mas aquele gesto de bondade o fortaleceu. Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os mdicos locais estavam confusos. Finalmente a enviaram cidade grande, para se tratar. O mdico de planto naquele dia era o Dr. Howard Kelly, um dos maiores especialistas do pas naquela rea. Quando escutou o nom e do povoado de onde ela viera, uma estranha luz encheu seus olhos e de pronto foi ver a paciente.

Reconheceu-a imediatamente e determinou-se a fazer o melhor para salvar sua vida, passando a dedicar-lhe ateno especial. Contudo, nada lhe disse sobre o primeiro encontro que tiveram no passado. Depois de uma terrvel batalha, eles finalmente venceram aquela enfermidade. Ao receber alta, ela teve medo de ver a conta do hospital, porque imaginava que levaria o resto da sua vida para pagar por aquele tratamento to caro e demorado. Quando, finalmente, abriu a fatura, seu corao se encheu de alegria com estas palavras: "Totalmente pago - h muitos anos - com um copo de leite - ass.: Dr.Howard Kelly." S ento ela se lembrou de onde conhecia aquele mdico. "Na vida nada acontece por acaso. O que voc faz hoje, pode fazer a diferena em sua vida amanh."

UM DOMINGO QUASE IGUAL Mame estava muito concentrada fazendo o almoo de Domingo, quando papai convidou-me para ir com ele comprar guaran. Samos com duas sacolas cheias de vasilhames. Eu estava ficando animado, pois estvamos chegando perto do bar. Para minha surpresa, ele passou direto, sem parar, parecendo no ter visto o bar. Ento perguntei: - Pai, voc no vai comprar aqui? E ele respondeu: - Vamos mais adiante. Seguimos mais alguns metros e chegamos perto da padaria, que fica bem em frente a adega. Fiquei intrigado quando tranqilamente ele seguiu em frente como se no tivesse visto nem uma nem outra. Tornei a perguntar: - Pai, ns no vamos pegar os refrigerantes aqui? Pacientemente, respondeu-me: - S mais um pouquinho e ns vamos chegar ao mercado. Confesso que estava ficando chateado e bravo, pois tnhamos passado por trs lugares diferentes que vendiam guaran e o meu pai quis an dar mais s para compr-los ali.

Ao entrarmos no mercadinho, Sr. Silva nos deu um sorriso muito gostoso e espontneo. A primeira coisa que perguntou foi se a mame havia melhorado do resfriado. Prestativamente foi pegando nossas sacolas e colocando nelas os refrigerantes. Meu pai quis saber notcias da mulher dele, dona Maria. Foi informado de que ela estava arrumando a casa e preparando o almoo, pois o domingo era o nico dia da semana em que no trabalhavam o dia todo. Os dois conversaram mais um pou co e ento pude observar a amizade e o carinho que respeitosamente tinham um pelo outro. Ao despedirem-se, Sr. Silva fez um gesto carinhoso na minha cabea, olhou-me com ternura e comentou com meu pai: - Como est bonito este garoto! Voc deve ter muito orgulho dele! Samos do mercadinho e voltamos para casa. No caminho comecei a pensar e responder no lugar do meu pai pergunta que eu mesmo havia lhe feito enquanto amos. O preo daquele refrigerante era mais ou menos igual em qualquer um dos lugares, s que ali, naquele mercadinho, tanto eu quanto meu pai sentimo-nos reconhecidos como seres individuais, pessoas distintas e diferentes do mundo. Naquele domingo aprendi uma lio especial; igual em contedo, em rtulo e em tampinha s mesmo o guaran. Eu sou algum especial, tenho minha individualidade e devo valorizar -me por isso, fazendo a mesma coisa com as outras pessoas. Isto muito legal e faz com que nos sintamos muito bem.

A PRINCESA ESQUECIDA Era uma vez uma princesa muito bela e sensvel, q ue apesar de ter vrios pretendentes, nenhum a pedia em casamento, porque ela tinha um problema: era esquecida. No entanto, no era de tudo que ela se esquecia. Na verdade, ela se esquecia de apenas uma coisa: que havia se apaixonado no dia anterior. Isso obrigava os rapazes a ter que reconquist-la todos os dias. Apesar desta tarefa no ser muito difcil (pois ela se apaixonava com facilidade), eles tinham medo.

Finalmente, apareceu um pretendente muito determinado, e se casou com ela. Quando eles fizeram cinco anos de casamento, o rei fez uma grande festa e, ao ver sua filha feliz e radiante, mais linda do que nunca, perguntou ao rapaz: - Aquele problema da minha filha... bem, vocs esto conseguindo superar? No tem atrapalhado o casamento de vocs?

- No, meu rei, ao contrrio. Ter que reconquist-la todos os dias no um problema, uma beno. a fora do nosso casamento
EU SEI QUEM VOC Todas as manhs um senhor idoso pegava aquele nibus lotado e descia em frente uma clnica. Certo dia, uma moa que sempre o observava, perguntou-lhe: - O senhor trabalha nesta clnica?

- No, respondeu ele, minha esposa est internada a. Ela tem o mal de Alzheimer. - Puxa, lamento muito. E como ela est? - No est muito bem. Est com a memria bastante prejudicada. J nem me reconhece mais. - Mesmo assim o senhor enfrenta este nibus lotado todos os dias, somente para vim visit-la. - Sim! - Mas, se ela j no o reconhece mais, nem se lembra das coisas, porque o senhor vem todos os dias? - Ela j no sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela . Ela no se lembra mais das coisas, mas eu jamais me esquecerei dela.

HISTRIA CABELUDA O. Henry, famoso contista norte-americano, conta-nos uma deliciosa histria de amor conjugal. Um casal muito pobre queria se presentear no Natal, mas nenhum dos dois tinha dinheiro.

Como ela tinha um cabelo maravilhoso, resolveu vend-lo para comprar uma pulseira nova para ele colocar no relgio que havia herdado do pai (uma jia que acompanhava a famlia h trs geraes), e q ue h muito tempo estava com a pulseira quebrada. Quando ele chegou em casa, na noite de Natal, levou um tremendo susto ao v-la de cabelo curto, mas sua surpresa foi ainda maior quando ela lhe deu a pulseira, pois, para poder comprar para ela dois pentes raros, de casco de tartaruga, orlados de pedraria, na cor exata para combinar com seu cabelo, ele havia vendido o relgio.

NO BOM QUE ESTEJA S Uma semana aps a criao da mulher, o homem voltou -se Deus e disselhe: - Senhor, a criatura que fizestes para ser minha companheira transformou a minha vida num tormento. Ela fala sem cessar e insiste em que lhe d ateno o dia inteiro. Chora por qualquer motivo. Fica emburrada com facilidade e quase impossvel fazer com que deixe de ficar emburrada. Vim devolv-la. Por favor, no se ofenda, mas, no posso viver com ela. Uma semana depois: - Senhor, minha vida ficou to vazia desde que eu lhe devolvi a mulher que me deste. Penso nela o tempo todo, em sua alegria, seus olhos, sua voz, seus beijos e abraos. Como dormia em meus braos, como se fosse um anjo. Se for possvel, Senhor, peo que a devolva para mim. Uma semana depois: - Senhor, no sei como lhe explicar, mas nestas ltimas semanas cheguei concluso que ela me causa mais problemas do que alegr ias. Tome-a de volta, por favor! No consigo viver com ela!

- Mas, tambm no pode viver sem ela! - verdade, Senhor, no consigo viver com ela e no consigo viver sem ela. O qu est acontecendo comigo, meu Deus? - Voc acaba de descobrir o AMOR. O nico modo de vocs conseguirem viver juntos com amor.
JESUSCIDNCIA

H uma igreja nos EUA chamada "Almighty God Tabernacle" (Tabernculo do Deus Todo-Poderoso). Num sbado noite o pastor dessa igreja ficou trabalhando at mais tarde e decidiu telefonar para sua esposa, antes de voltar para casa. A esposa no atendeu o telefone, apesar de tocar vrias vezes. O pastor continuou a fazer mais algumas coisas e, mais tarde, tentou de novo e sua esposa atendeu de imediato. Ele perguntou por que ela n o havia atendido antes e ela disse que o telefone sequer havia tocado. Na segunda-feira seguinte, o pastor recebeu um telefonema. Era de um homem e ele queria saber por qu haviam ligado para sua casa no sbado noite. O pastor, ento, entendeu que havia cometido um engano e pediu desculpas ao homem por perturb-lo, explicando que havia tentado falar com sua esposa. O homem disse-lhe: - Tudo bem, no precisa se desculpar, pois, no liguei para reclamar. Liguei para agradecer. Eu estava planejando me suicidar naquele momento. Antes, porm, eu orei dizendo: "Deus, se tu existes e ests me ouvindo e no queres que eu faa isso, d-me um sinal, agora". Naquele momento, o telefone comeou a tocar. Eu olhei para o identificador de chamadas e l estava escrito: "Almyghty God" (Deus Todo-Poderoso). O pastor ficou maravilhado com a coincidncia e perguntou: - E por que voc no atendeu, meu amigo? Ele respondeu: - Eu fiquei com medo.

Jesus e as crianas
Um casal de ateus tinha uma filha a quem jamais havia m dito uma palavra sequer sobre Deus. Uma noite, quando a menina co ntava co m seus 5 anos de idad e, e m meio a uma brig a, o pai a tirou na m e, na f rente da criana, e depo is se matou.

A menina assistiu a tudo. Aps a tragdia, ela foi mandada para um orfanato que era cuidado por uma senhora crist muito devota, que resolveu apresentar Jesus para a menina. Na primeira oportunidade, aquela mulher mostra u ma gravura on de Jesus rep resentado ao lado de cria nas. Ela pergunta : - Algum aqui sabe me dizer quem este ho mem? E, para sua surpresa, aquela menininha que nunca tinha ouvido falar de Jesus, levantou a mozinha e disse: - Eu sei! A mulher, ento, perg unta-lhe: - Vo c o conhece? - Sim, responde a menina, o ho mem que estava me segurando no colo no dia que meus pais morrera m.

" Ento lhe trouxeram algumas crianas para que lhes impusesse as mos, e orasse; mas os discpulos os repreenderam. Jesus, porm, disse: Deixa as crianas e no as impeais de virem a mim" - Mateus 19.13-14.
Histria contada como verdica.

AMOR DE ME! Certa vez perguntaram a uma mulher que tinha tido muitos filhos qual era o seu filho preferido, aquele que ela mais amava.

"Nada mais volvel que um corao de me", respondeu ela, "o filho a quem eu mais amo, a quem eu me dedico de corpo e alma, o meu filho doente at que sare; o que partiu, at que volte; o que est cansado, at que descanse; o que est com fome, at que se alimente; o que est com sede, at que sacie sua sede; o que est estudando, at que aprenda; o que est n, at que se vista; o que no trabalha, at que se empregue; o que namora, at que se de case; o que prometeu, at que cumpra; o que deve, at que pague; o que chora, at que se acalme".
E, j com um olhar distante, completou: "O que me, deixou, at que eu o reencontre". AMOR NA LATINHA
[Um fato real]

Dois irmozinhos maltrapilhos, um de cinco anos e o outro de dez, iam pedindo comida de porta em porta.

Depois de muitas portas na cara, acabaram ganhando uma latinha de leite condensado. Que festa! Ambos se sentaram na calada. O maior fez um furo na latinha, levou-a boca, sorveu s uma gotinha e passou a lata para o menor. - Agora a sua vez. O pequeno chupava o leite condensado com um prazer indescritvel. Para evitar que ele bebesse muito depressa, o maior tomava-lhe a lata e dava entender que ia beber vontade, mas, s molhava os lbios, para deixar mais leite para o caula. - Agora a sua vez. S um pouquinho, he im... Quando o leite acabou, o mais velho comeou a cantar, a sambar e a jogar futebol com a lata vazia. Estava radiante. O estmago vazio, mas o corao cheio de alegria. E recomearam sua caminhada de porta em porta. BICICLETINHA Certa vez fui convidado para falar durante um banquete numa sextafeira noite. Ao chegar em casa, de volta do seminrio onde leciono, entrei com o carro na garagem e luz do farol vi a bicicleta do meu filho Bob. Havia dias que permanecia na garagem com o pneu traseiro completamente vazio. Eu havia prometido consert -lo, mas no encontrava tempo para faz-lo. No dia seguinte, pela manh, eu iria sair em viagem; por isso, ou o consertava agora ou o momento ideal nunca chegaria. Chamei o Bob, pegamos a bicicleta e colocamos u m remendo no pneu rasgado. A seguir, tomei um banho rpido, troquei de camisa e gravata e sa correndo para banquete. Cheguei com apenas vinte minutos de atraso, mas o anfitrio j estava tendo lceras. - Por onde andava? perguntou ansioso. - Perdoe-me o atraso, disse sincero, mas tive que consertar um pneu. - Achei que seu carro era novo! - sim. Era o pneu da bicicleta do meu filho.

Puff! O sujeito perdeu a calma! No poupou palavras. Rasgou o verbo, irado, insinuando que eu estava desperdiando o prec ioso tempo dele e dos convidados por causa de uma bicicletinha. Quando parou para tomar flego, perguntei calmo: - J lhe ocorreu alguma vez, meu amigo, que para mim muito mais importante consertar a bicicleta do meu filho do que participar do seu banquete? No muito tempo depois deste incidente, e u e o Bob jogvamos bola num parque quando lhe perguntei: - Diga-me a verdade, filho, voc me ama? - Te amo demais, pai! respondeu ele. - Fico feliz em ouvi isto. Mas por que voc me ama? - Porque jogamos bola juntos e voc conserta a minha bicicleta. BOLAS DE PLSTICO Estava preocupado com a minha filha. Betsy estava entrando na adolescncia e passava por uma daquelas fases em que qualquer pequeno problema parece uma tragdia. Nos ltimos tempos, andava cabisbaixa porque uma de suas melhores amigas resolvera implicar com suas roupas e debochar de tudo que ela dizia. Queria encontrar uma forma de ensinar a Betsy que a vida cheia de altos e baixos e que precisamos enfrentar as adversidades de cabea erguida, sem deixar que afetem nossa auto-estima. Mas fazer com que ela compreendesse isso no seria uma tarefa fcil. Como a maioria das meninas da sua idade, Betsy achava que os pais viviam em outro mundo e no entendiam seus problemas.

- Minha vida uma droga. Ningum se importa comigo e s vezes penso que ningum ligaria se eu no estivesse mais aqui ela respondeu uma noite, quando tentei conversar com ela sobre a melhor maneira de lidar com as crticas da amiga. - Eu e sua me nos importamos. Voc uma garota fabulosa disse, dando-lhe um beijo de boa-noite.
Antes de dormir, conversei com minha mulher, Nancy, sobre o que podamos fazer para ajudar Betsy. Pensamos numa boa estratgia. No dia seguinte, durante o jantar com Betsy e o caula, Andy, minha mulher comentou acerca de um discurso que o pastor de nossa igreja tinha feito h alguns dias. Ele tinha comparado os problemas com uma bola de plstico, daquelas bem leves que as crianas gostam de jogar na

praia. O pastor pediu que imaginssemos que estvamos no fundo de uma piscina e tentvamos manter a bola entre as pernas, sob a gua. Isso era fcil por algum tempo, mas depois s havia duas possibilidades. Ou voc ficava to cansado que deixava a bola escapar e pipocar na superfcie ou que pior ficava to cansado em tentar mant-la submersa que acabaria se afogando. A mensagem do pastor era clara: no adianta tentar esconder os problemas a qualquer custo. Mesmo usando toda nossa fora e determinao, em algum momento eles viro tona e lutar contra isso pode arruinar nossa vida. Por outro lado, ao observar as mentiras, mgoas, dvidas e medos luz do dia, temos muito mais chances de superar os obstculos e perceber que no eram assim to importantes. Depois que Nancy contou a histria, pude ver que os meninos estavam tentando entender o que aquilo tinha a ver com eles. Expliquei que, s vezes, todos ns temos nossas "bolas de plstico", que tentamos esconder. Pedi que, a partir de ento, sempre que eles tivessem dificuldade em nos contar um problema, deveriam simplesmente dizer: "Tenho uma bola de plstico." Nancy e eu prometemos que a nica coisa que faramos por vinte e quatro horas seria ouvir. Nada de gritos, julgamentos, conselhos: apenas ouvir. Depois de vinte e quatro horas, poderamos tentar lhes ajudar a sair do problema. O fundamental era que soubessem que sempre estaramos por perto e prontos para ouvir, independente da gravidade da situao. Atravs dos anos, eles nos apresentaram muitas "bolas de plstico", normalmente tarde da noite. Algumas eram mais srias que outras. Algumas at engraadas e tentvamos no rir quando nos contavam. Outras jamais chegaram aos nossos ouvidos, mas foram divididas com amigos da famlia. Sempre nos submetemos regra das vinte e quatro horas. Nunca voltamos atrs em nossa promessas, no importando o quanto queramos reagir ao que contavam. Os dois agora so adultos. Tenho certeza de que ainda tm "bolas de plstico" de vez em quando. Todos temos. Mas sabem que estaremos por perto para ouvi-los. Afinal, o que uma bola de plstico? Algo que desaparece quando voc a solta ao vento. Jeff Bohne

COM VOC Certa vez um pai deu um castigo ao filho: - Dormir no sto. L pela meia-noite o pai foi v-lo e o encontrou com os olhos arregalados. - Pai, deixe-me ir dormir na minha cama. - No, meu filho, voc foi rebelde e precisa aprender a arcar com as conseqncias dos seus atos. - Mas, pai, eu tenho medo de ficar aqui sozinho. - Ento, o papai vem dormir com voc. DOCE REGRESSO Um artista muito talentoso estava preocupado, pois ainda no havia pintado a "sua tela", a obra-prima que seria a suma expresso de sua arte. E como seguia por uma estrada a procurar uma grande idia, encontrouse com um velho ministro e perguntou-lhe qual era a coisa mais bela do mundo: - A coisa mais bela do mundo a f. Da pouco, encontrou-se com uma jovem vestida de noiva e fez-lhe a mesma pergunta: - o amor, respondeu ela. Por fim, encontrou um veterano de guerra: - A coisa mais bela do mundo a paz, disse o soldado. Enquanto voltava, ia meditando nestas respostas: "F, amor e paz". Como poderia representar tudo isso num nico quadro? A resposta parecia-lhe demasiada difcil, at que entrou em casa e viu a f no olhar de seus filhos, o amor no sorriso da esposa e a paz ali mesmo, no seu ambiente familiar. Lanou-se de imediato pintura e, quando terminou, chamou a sua obra prima de: "O Lar".

COISA DE PELE! Uma menina estava com medo de dormir sozinha. Sua me lhe trouxe uma boneca, conversou com ela e deu-lhe boa noite, mas no adiantou. Ento, sua me orou com ela e disse-lhe que os anjos iriam ficar no quarto, mas nada disso deu-lhe confiana e ela comeou a chorar: - Fique aqui comigo, mame. Eu no quero a boneca nem os anjos, eu quero algum com pele.

O MILAGRE DA CANO DE UM IRMO Uma histria real! Como qualquer me, quando Karen soube que um beb estava a caminho, fez todo o possvel para ajudar o seu outro filho, Michael, com trs anos de idade, a se preparar para a chegada. Os exames mostraram que era uma menina, e todos os dias Michael cantava perto da barriga de sua me. Ele j amava a sua irmzinha antes mesmo dela nascer. A gravidez se desenvolveu normalmente, entretanto surgiram algumas complicaes no trabalho de parto e a menina foi levada para a UTI neonatal do Hospital Saint Mary. Os dias passavam e a menininha piorava. O mdico disse aos pais que deveriam preparem-se para o pior, pois as chances dela eram muito pequenas. Enquanto isso Michael, todos os dias, pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmzinha. A segunda semana de UTI entrou e esperava-se que o beb no sobrevivesse at o final dela. Michael continuava insistindo com seus pais para conhecer sua irmzinha, mas crianas no eram permitidas naquela UTI. Karen decidiu que levaria Michael ao hospital de qualquer jeito. Ele ainda no tinha visto a irm e, se no fosse hoje, talvez no a visse viva. A enfermeira no permitiu que ele entrasse e exigiu que ela o retirasse dali. Mas Karen insistiu: "Ele no ir embora at que veja a irmzinha!" Finalmente Michael foi levado at a incubadora. Depois de alguns segundos olhando, ele comeou a cantar, com sua voz pequenininha, a mesma cano que

cantava para ela ainda na barriga da me: "- Voc o meu sol, o meu nico sol. Voc me deixa feliz mesmo quando o cu est escuro...". Nesse momento, o beb pareceu reagir. A pulsao comeou a baixar e se estabilizou. Karen encorajou Michael a continuar cantando. Enquanto Michael cantava, a respirao difcil do beb foi se tornando suave. "Continue, querido!", pediu Karen, emocionada. Todos se emocionaram e alguns at choraram. No dia seguinte, a irm de Michael j tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa. O Womans Day Magazine chamou essa histria de "O milagre da cano de um irmo." Karen chamou de "O milagre do amor de Deus". O AMOR INCRIVELMENTE PODEROSO.

"O amor benigno" - I Corntios 13.4.


Fonte: O Womans Day Magazine

O N DE AFETO Em uma reunio de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia -lhes, tambm, que se fizessem presentes o mximo de tempo possvel. Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mes daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianas. Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele no tinha tem po de falar com o filho, nem de v-lo durante a semana, porque, quando ele saa para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo e, quando voltava, j era muito tarde, e o garoto no mais estava acordado. Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da famlia, mas tambm contou que isso o deixava angustiado por no ter tempo para o filho e que tentava se redimir, indo beij-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presena, ele dava um n na ponta do lenol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beij -lo. Quando o filho

acordava e via o n, sabia, atravs dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O n era o meio de comunicao entre eles. A diretora emocionou-se com aquela singela histria e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da sua turma.

PARA MEU NETO Ouvi num domingo, na igreja, a histria de uma famlia de refugiados do Leste europeu, forada a sair de casa por tropas invasoras. Perceberam que a nica chance de escapar dos horrores da guerra era atravessar as montanhas que circundavam a cidade. Tinham certeza de que estariam a salvo num pas vizinho e neutro, caso conseguissem fazer a travessia. mas o av no estava bem e a viagem seria dura. - Me deixem para trs pediu ele - os soldados no vo se importar com um homem velho como eu.

- Vo sim disse o filho para o senhor ser a morte. - No podemos deixar o senhor aqui, papai reforou a filha Se o senhor no for, ento ns tambm no vamos.
O idoso finalmente cedeu e a famlia, composta de umas dez pessoas de diversas idades, inclusive uma netinha de um ano, partiu em direo cadeia de montanhas que se via distancia. Caminharam em silncio, revezando-se para carregar o beb, o que tornou mais difcil a subida do desfiladeiro. Depois de vrias horas, o av se sentou numa rocha e deixou pender a cabea.

- Continuem sozinhos. No vou conseguir disse. - Vai, sim encorajou o filho Tem de conseguir. - No disse o av Me deixem aqui. - Vamos disse o filho Precisamos do senhor, sua vez de carregar o beb.

O homem levantou o rosto e viu as fisionomias cansadas dos demais. Olhou para o beb envolto num cobertor, agora no colo de seu neto de treze anos, um menino magrinho.

- Claro disse o av a minha vez. Vamos passem o beb para mim . Ele se levantou e ajeitou o beb no colo, olhando seu rostinho inocente. De repente, sentiu uma fora renovada e um enorme desejo de ver sua famlia a salvo numa terra em que a guerra seria uma memria distante. - Vamos disse ele, com determinao J estou bem. S precisava descansar um pouco. Vamos andando.
O grupo prosseguiu, com o av carregando o beb. E, naquela n oite, a famlia conseguiu cruzar a fronteira a salvo. Todos os que iniciaram o longo percurso pelas montanhas conseguiram termin -lo, inclusive o av. Floyd Wickman e Terri Sjodin
Histrias para Aquecer o Corao dos Pais Jack Canfield & Mark V. Hansen & Jeff Aubery & Mark & Chrissy Donnelly Editora Sextante

PORTAS ABERTAS Foi em Glasgow, na Esccia, que esta histria se passou. Uma adolescente fugiu de casa para viver "sua" liberdade, mas logo caiu na realidade da vida. Sem dinheiro para se manter e sem coragem de voltar para casa, acabou por entrar no mundo da prostituio. Os anos se passaram, mas, apesar da saudade dos pais, ela nunca mais tentou qualquer contato com eles. Seus pais sempre a procuraram, em vo, porm, desde a morte do seu pai (que ela nem ficou sabendo), sua me intensificou as buscas, deixando um cartaz de "Procura-se" em qualquer lugar onde lhe permitissem. Neste cartaz a me havia colocado sua prpria foto, escrito embaixo: "Eu ainda amo voc. Volte para casa". Os meses se passaram sem qualquer notcia, at que um dia, numa fila de sopa para pessoas carentes, a moa viu a foto da sua me, que apesar de

ter envelhecido bastante, ainda conservava o mesmo olhar que ela guardava em suas lembranas. No pode conter a emoo e, naquele dia mesmo, voltou para casa. Era tarde da noite quando chegou. Tmida, ela se aproximou da porta. Ia bater, mas ela se abriu sozinha. Entrou assustada, apavorada com a idia de que algum ladro tivesse invadido a casa e "sabe l Deus o qu" poderia ter feito. Correu para o quarto e viu sua me dormindo. Acordou-a. Ambas choraram muito. Abraaram-se. Reconciliaram-se. Lembrando-se da porta aberta, a moa disse: - Puxa, me, levei um susto to grande quando cheguei. - Por que, minha filha? - que a porta da frente estava aberta e eu pensei que algum ladro tivesse invadido a casa. Voc precisa tomar mais cuidado, me. No pode mais esquecer a porta aberta. - No meu amor, voc no est entendendo. Eu no esqueci a porta aberta. Desde o dia em que voc foi embora, esta porta nunca mais foi fechada. USE TODA A SUA FORA Um menino tentava em vo levantar uma sacola pesada demais para ele. Seu pai, ali ao seu lado, esticava o brao e abrindo a mo, dizia -lhe: - Use toda a sua fora que voc consegue, meu filho. Ele tentou mais uma ou duas vezes, sem sucesso. E o pai falava as mesmas palavras e repetia o mesmo gesto. - Eu no consigo, pai - desabafou o menino. - Olhe para mim, filho, disse o homem e, mexendo os dedos e olhando para a sua mo, repetiu vagarosamente, use... toda... a... sua... fora! S ento o menino entendeu que o pai estava esticando a mo para pegar numa das alas da sacola. Ele no estava s. Seu pai estava ali ao seu lado para lhe dar uma fora. TIQUETAQUETANDO

Um relgio comeou a calcular o trabalho que teria que fazer no ano seguinte. - Eu tenho que tiquetaquear duas vezes por segundo, isso quer dizer que terei que tiquetaquear 120 vezes a cada minuto. Numa hora, sero 7.2000 vezes; durante o dia, em 24 horas, sero 172.800 vezes. Ora, nu m ano precisarei tiquetaquear 63 milhes de vezes. Meu Deus, isso demais at para um bom relgio como eu! Assim, de cifra em cifra, imaginando o imenso trabalho que teria pela frente, o relgio no resistiu. Teve um colapso e pifou. BARBA DE MOLHO Cansado de ver seus sermes carem no vazio, um pastor resolveu dar uma lio inesquecvel aos seus ouvintes. Num dos cultos semanais mais concorridos, ele subiu ao plpito com seu aparelho de barbear, bacia, gua, espuma, caneca, espelho e toalha. Nem sequer cumprimentou a igreja e, tranqilamente, colocou gua na bacia, testou a temperatura, ajeitou o espelho, pegou uma caneca, fez espuma, passou na cara, e comeou a se barbear. Gastou vrios minutos nisso, que pareceram uma eternidade para os presentes. Ao final, quando todos esperavam que o pastor fosse fazer um desfecho maravilhoso, fosse lhes apontar o "moral da histria", ele simplesmente enxugou o rosto com a toalha, encerrou o culto e despediu o povo de volta para as suas casas. Aquela semana foi atpica. O povo comentou o fato todos os dias, tentado advinhar o significado de tudo aquilo: -Que mensagem ele quer nos passar?, -Qual o simbolismo espiritual da gua, do sabo, do barbear-se? Dias depois, quando ele subiu novamente quele plpit o, a igreja estava cheia. O pastor olhou para a congregao e disse-lhes: - Sei que vocs querem saber o significado do que fiz aqui neste plpito na semana passada. Bem, eu vou lhes dizer: no h significado algum! Nenhum simbolismo. Nenhum desfecho maravilhoso. Nenhuma mensagem. Nenhum "moral da histria". - No entanto, se podemos tirar alguma lio disto tudo, a seguinte: H anos eu venho apresentando para vocs a mensagem bblica, mas no tenho visto nenhuma mudana em suas vidas. Minhas mensagens t m

cado no esquecimento, to logo vocs saem do templo. Eu gostaria que vocs comentassem meus sermes durante a semana, do mesmo modo que se dispuseram a comentar o meu barbear nestes ltimos dias, ou ser que a minha barba mais importante para vocs que a Palavra de Deus? AS DUAS PULGAS Muitas instituies caram e caem na armadilha das mudanas drsticas de coisas que no precisam de alterao, apenas aprimoramento. O que lembra a histria de duas pulgas. Elas estavam conversando e ento uma comentou com a outra:

- Sabe qual o nosso problema? Ns no voamos, s sabemos saltar. Da nossa chance de sobrevivncia, quando somos percebidas pelo cachorro, zero. por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.
E elas contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vo e saram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:

- Quer saber? Voar no o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reao bem menor do que a velocidade da coada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o nctar e levantam vo rapidamente.
E elas contrataram o servio de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a tcnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas no reso lveu. A primeira pulga explicou por qu:

- Nossa bolsa para armazenar sangue pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente at escapa, mas no estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.
E um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdmen. Resolvido, mas por poucos minutos. Como tinham ficado maiores, a aproximao delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi a que encontraram uma saltitante pulguinha:

- U, vocs esto enormes! Fizeram plstica? - No, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do sculo XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.

- E por que que esto com cara de famintas? - Isso temporrio. J estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a tcnica do radar. E voc? - Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Era verdade. A pulguinha estava viosa e bem alimentada. Mas as pulgonas no quiseram dar a pata a torcer:

- Mas voc no est preocupada com o futuro? No pensou em uma reengenharia? - Quem disse que no? Pensei, sim! E fui conversar com a minha av, que tinha a resposta na ponta da lngua. - E o qu ela disse? - No mude nada. Apenas sente no cocuruto do cachorro. o nico lugar que a pata dele no alcana.
MORAL: Voc no precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a GRANDE MUDANA uma simples questo de reposicionamento. ENROLOU-SE SOZINHO Certa vez um pombo resolver se alimentar no lixo e, para sua tristeza, ao ciscar naquele lugar imprprio, uma fita de plstico enrolou -se em uma de suas pernas, e ele no conseguia mais alar vos normais. Ficou isolado no alto de um sobrado, at que se enroscou numa antena de televiso, onde deve ter ficado um bom tempo dependurado, se batendo, sem que algum pudesse socorr-lo. Quando percebemos, ele j estava morto. de maneira semelhante que o inimigo enlaa os nossos ps, se nos ver ciscando no lixo do pecado. Camos em suas armadilhas, vindo at mesmo a perder a vida. AVANAR SEMPRE, EM LINHA RETA

Um viajante caminhava s margens de um grande lago. Ao ver um canoeiro preparando-se para zarpar, puxou conversa com ele e descobriu que seus destinos eram o mesmo: a outra margem do lago.

Pediu uma carona, propondo-se a ser o remador. Entrou na canoa, pegou os remos de madeira e reparou que neles estavam esculpidas duas palavras: ACREDITAR e AGIR. Ele nunca tinha remado antes, e rapidamente descobriu que no to fcil quanto parece. A canoa ficava navegando em crculos, ora para a esquerda, ora para a direita. O dono da canoa, um idoso muito simptico, procurava no ser grosseiro, mas no podia conter o sorriso. Por fim, j cansado, o viajante pede ajuda: - Por favor, senhor, como que eu fao para esta canoa ir s para frente? O canoeiro respondeu: - A resposta est nos remos. O Acreditar e o Agir tm que ser impulsionados ao mesmo tempo e com a mesma fora. CREIO EM TI Conta-se que durante a guerra da independncia norte americana, um rapaz se aproximou do general Jorge Washington e lhe disse: - Meu general, quero que saibas que creio de todo corao em ti e na causa que defendes. Washington agradeceu firmemente aquelas palavras e lhe perguntou: - Em que regimento ests servindo, meu jovem? - Eu no estou no exrcito, senhor, sou um civil. Ao que o general replicou: - Se voc realmente cr em mim, como diz, e tambm na causa que defendo, una-se ao exrcito imediatamente, pegue uma farda e suas armas, e venha para a luta

ENTRE O DIA "D" E O DIA "V" Durante a Segunda Guerra Mundial as Foras Aliadas irromperam nas praias da Normandia, na Frana, no dia 6 de junho de 1944 - hoje conhecido como o Dia D. Essa batalha foi o ponto decisivo que definiu o conflito. Para todos os fins, os Aliados ganharam a Segunda Guerra Mundial nesse dia. Ainda assim, os alemes e os japoneses no assinaram os termos de rendio oficialmente, seno no ano seguinte. O ano decorrido entre o Dia D e a vitria foi o mais sangrento de toda a guerra! Morreu mais gente nesse ano do que em qualquer outro. As foras inimigas sabiam que lhes restava apenas pouco tempo, por isso lutaram poderosa e desesperadamente. A igreja hoje encontra-se entre seu prprio Dia D e a vitria. Satans j foi derrotado quando Jesus foi crucificado. Mas, at que Jesus volte vitorioso para estabelecer oficialmente o seu reino e obrigar Satans a render-lhe toda a autoridade, a igreja est engajada nos ltimos embates da guerra. Estamos, pois, experimentando algumas das mais "horrendas lutas" de todos os tempos.

NO DESISTA NUNCA!
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, dormindo apenas quatro horas por dia. Dorme ali mesmo, entre um pequeno torno e algumas ferramentas espalhadas. Para poder continuar seus negcios, empenha sua casa e as jias da esposa. Quando, finalmente, apresenta o resultado de seu trabalho a uma grande empresa, recebe a resposta que seu produto no atende o padro de qualidade exigido. O homem desiste? No! Volta escola por mais dois anos, sendo vtima da chacota de seus colegas e de alguns professores, que o chamam de "louco". O homem fica ofendido? No! Dois anos depois de haver concludo o curso de Qualidade, a empresa que o recusara finalmente fecha contrato com ele. Seis meses depois, vem a guerra. Sua fbrica bombardeada duas vezes. O homem se desespera e desiste? No! Reconstri sua fbrica, mas um terremoto novamente a arrasa. Voc pensar, claro: bom, agora sim, ele desiste! Mais uma vez, no!

Imediatamente aps a guerra h uma escassez de gasolina em todo o pas e este homem no pode sair de automvel nem para comprar alimentos para sua famlia. Ele entra em pnico e decide no mais continuar seus propsitos? No! Criativo, ele adapta um pequeno motor sua bicicleta e sai s ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem as chamadas "bicicletas motorizadas". A demanda por motores aumenta e logo ele no conseguiria atender todos os pedidos! Decide montar uma fbrica para a novssima inveno. Como no tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo pas. Como a idia parece excelente, consegue ajuda de 3.500 lojas, as quais lhe adiantam uma pequena quantidade de dinheiro... Hoje, a Honda Corporation um dos maiores imprios da indstria automobilstica! Esta conquista foi possvel porque o Sr. Soichiro Honda, o homem de nossa histria, no se deixou abater pelos terrveis obstculos que encontrou pela frente. Em nossas vidas... Quantos de ns, desistimos por muito menos? Quantas vezes o fazemos antes de enfrentar minsculos problemas? Todas as coisas so possveis, quando sustentadas por um sonho e valores consistentes. Tome a deciso de um vencedor... Jamais desista!!!

Vai desistir??? Pense bem!!!! O QUADRO Uma importante galeria de arte abre exposio de um grande pintor. Dentre todos os quadros, o que mais chama a ateno dos convidados uma impressionante figura de Jesus batendo suavemente porta de uma casa. O Cristo parecia vivo. Com o ouvido prximo porta, Ele procura ouvir se l dentro algum lhe responde. Um observador curioso, porm, aponta uma falha no quadro : - Est faltando a fechadura nesta porta, diz ele, em voz alta, na frente de todos. O artista, com muita tranqilidade, lhe responde: - No, meu amigo, no est faltando a fechadura. Esta porta assim mesmo, pois, a porta do corao humano. S pode ser aberta pelo lado de dentro. UMA FLOR HORROROSA

O parque estava quase deserto quando me sentei num banco embaixo dos ramos de um velho carvalho, desiludido da vida, com boas razes para chorar, pois parecia que o mundo estava conspirando contra mim. Eu queria ficar s, mas, um garoto ofegante se chegou, cansado de brincar, parou na minha frente, cabea pendente, e, cheio de orgulho, disse-me: - Veja o que encontrei, e estendeu em minha direo uma flor horrosamente decada, macetada, nas ltimas. Querendo me ver livre do garoto o quanto antes, fingi um plido sorriso e tentei iniciar a leitura de um livro de auto-ajuda, mas, ao invs de ir embora, ele se sentou ao meu lado, levou a flor ao nariz e disse: - O seu cheiro timo. Fique com ela! Ento, estendi minha mo para peg -la e respondi com ironia: - Obrigado, menino, essa flor era tudo o que eu precisava para completar o meu dia. Mas, ao invs de estender o brao, ele manteve a flor no ar, para que eu a pegasse de suas mos. Nessa hora notei, pela primeira vez, que o garoto era cego. - De nada, disse ele sorrindo, feliz por ter feito uma boa ao. Uma ao to boa que me fez ver a mediocridade dos meus pensamentos e das minhas atitudes diante dos reveses da vida.

You might also like