You are on page 1of 5

O ciclo da gua A gua no estado lquido ocupa os oceanos, lagos, rios, audes etc.

De modo contnuo e lentamente, temperatura ambiente, como j vimos, acontece a evaporao, isto , a gua passa do estado lquido para o gasoso. Quanto maior for a superfcie de exposio da gua (por exemplo, um oceano ou nas folhas de rvores de uma floresta), maior ser o nvel de evaporao. Quando o vapor de gua entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a gua volta ao estado lquido, isto , gotculas de gua ou at minsculos cristais de gelo se concentram formando nuvens.

O vapor de gua, quando resfriado, pode tambm formar a neblina (nevoeiro), ou seja, aquela nuvem que se forma perto do solo.

Ao se formar nas nuvens um acmulo de gua muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores, e a gua se precipita, isto , comea a chover. Em regies muito frias da atmosfera, a gua passa do estado gasoso para o estado lquido e, rapidamente, para o slido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo). A gua da chuva e da neve derretida se infiltra no solo, formando ou renovando oslenis freticos. As guas subterrneas emergem para a superfcie da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nvel de gua dos lagos, audes, rios etc. mantido. A gua do solo absorvida pelas razes das plantas. Por meio da transpirao, as plantas eliminam gua no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, razes, sementes e folhas, transferem gua para os seus consumidores.

Alm do que ingerido pela alimentao, os animais obtm gua bebendo-a diretamente. Devolvem a gua para o ambiente pela transpirao, pela respirao e pela eliminao de urina e fezes. Essa gua evapora e retorna atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de gua permanente. Ciclo da gua

A gua A gua no planeta Cerca de 71% da superfcie da Terra coberta por gua em estado lquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, est nos oceanos, em estado lquido. A gua dos oceanos salgada: contm muito cloreto de sdio, alm de outros sais minerais. Mas a gua em estado lquido tambm aparece nos rios, nos lagos e nas represas, infiltrada nos espaos do solo e das rochas, nas nuvens e nos seres vivos. Nesses casos ela apresenta uma concentrao de sais geralmente inferior a gua do mar. chamada de gua doce e corresponde a apenas cerca de 2,6% do total de gua do planeta. Cerca de 1,8% da gua doce do planeta encontrado em estado slido, formando grandes massas de gelo nas regies prximas dos plos e no topo de montanhas muito elevadas. As guas subterrneas corresponde 0,96% da gua doce, o restante est disponvel em rios e lagos.

Oceanos e mares 97% Geleiras inacessveis 2% Rios, lagos e fontes subterrneas 1%

A esfera das guas, ou hidrosfera, formada pelos oceanos, mares,rios lagos e geleiras que recobrem parcialmente a crosta terrestre. Dela tambm fazem parte as guas subterrneas.

As guas dos aceanos e mares so salgadas, pois nelas esto dissolvidas elementos como o cloro e o sdio, que se combinam para formar o cloreto de sdio (sal de cozinha). A salinidade do mar resulta do transporte, pelos rios, de substncias existentes nos solos continentais. Os oceanos ocupam mais de sete dcimos da superfcie do planeta. Os trs maiores, definidos pela configurao dos continentes, so o Pacfico, o Atlntico e o ndico. As suas guas esto conectados ao sul, atravs do Oceano Glacial Anttico, e ao norte, atravs do Oceano Glacial rtico. A maior parte da superfcie do rtico permanece sempre congelada. Os mares so divises geogrficas da superfcie dos oceanos. Alguns, como o Mediterrneo, so mares fechados. Outros, como o Mar do Norte, so mares abertos. H ainda os mares interiores, como o Cspio. As guas ocenicas esto em permanente agitao. Os movimentos da Terra no espao, o atrito dos ventos e as diferenas de temperatura e a densidade da prpria gua so responsveis pela movimentao das guas ocenicas, que formam as ondas. Definies: Oceano: Grande massa de gua salgada que banha todos os continentes. Mar: Poro de gua, ou seja, parte do oceano, prxima aos continentes. Com as informaes acima responda:

Explique o processo de formao das nuvens.

A geada cai do cu? Por qu?

De que forma os animais participam do ciclo da gua?

Por que podemos afirmar que a ebulio e a evaporao so tipos de vaporizao?

O ciclo de gua na natureza permite sua presena nos seus diversos estados em toda a biosfera, mas a maior parte da gua na Terra se encontra no estado lquido. Explique por que isso ocorre.

A gua tambm utilizada para gerar energia. Por que as usinas hidreltricas so construidas abaixo do nvel das represas?

Qual a soluo mais adequada para resolver o problema de saneamento bsico da gua utilizada pelas residncias, pelas escolas, pelos hospitais etc. numa cidade

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula


O aluno dever conhecer e refletir sobre a importncia dos oceanos e mares para a vida humana e analisar o intenso processo de degradao que os mesmos vem sofrendo nos ltimos anos.

Durao das atividades


Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno


Planisfrio poltico (diviso geolgica -continentes e oceanos),Teoria da Deriva dos Continentes, Biosfera e Ecossistema, Escala geolgica do Tempo(tabela), hidrosfera, Caractersticas das guas Ocenicas.

Estratgias e recursos da aula


ORIENTAES AO PROFESSOR (A) Professor(a), faa uma introduo ao tema da aula, revendo sobre os Oceanos e Mares. Conceitue-os. As enormes massas de gua salgada que cobrem a maior parte da superfcie do planeta so denominadas Oceanos. Todos eles esto interligados, formando uma nica massa de gua. Localize-os utilizando o mapa Planisfrio Poltico, Geoatlas, Simielli, Maria Elena,Editora tica, So Paulo: 2006, pg. 9. Explique tambm que determinadas pores do oceano que se encontram mais prximas aos continentes, ou mesmo no interior deles so chamados Mares.Em geral, os mares no possuem grandes profundidade e recebem forte influncia das terras emersas. Esta aula dever seguir 3 momentos subseqentes. Atividade 1 : Destacando a importncia dos Oceanos e Mares Professor(a), divida seus alunos em grupo e em seguida pea-os que respondam as seguintes questes: 1-Vocs consideram importantes os Oceanos e mares para nosso planeta? Justifique sua resposta 2-Quais as importncias dos Oceanos e Mares especialmente para os seres humanos? 3-Por que as reas litorneas so preferidas pela maioria dos turistas? 4-Como eles se relacionam neste meio com a natureza? Professor(a), solicite aos grupos que apresentem suas respostas turma socializando o conhecimento.Registre as respostas no quadro-negro. Em seguida , explique aos alunos as importncias no consideradas, liste-as no quadro-negro.: - Habitat de fauna e flora abundantes (plntons);

- Grande fonte de recursos aos seres humanos: sal utilizado na alimentao e na fabricao de vrios produtos qumicos, a pesca martima (importante atividade econmica); -via de comunicao e transporte; -Atividades tursticas. Atividade 2 : Leitura de texto Professor(a), apresente a seus alunos o texto abaixo .Leia a parte introdutria, e em seguida divida a turma em 5 grupos onde cada um deles, ficar responsvel pela leitura e explicao a turma de 1 situao-limite mostrada no texto (5 situaes apresentadas), que revela o nvel alarmante de deteriorao dos mares causada pela ao humana. http://img134.imageshack.us/img134/4598/img1ii.jpg http://img215.imageshack.us/img215/6082/img2lc.jpg http://img215.imageshack.us/img215/2315/img3lw.jpg http://img513.imageshack.us/img513/96/img4n.jpg

Recursos Complementares
Levon, Boligian...[et.al.],AGeografia Espao e Vivncia, 5srie, 6 ano- So Paulo: Atual,2005,pgs.103 e 107 Geoatlas, Simielli, Maria Elena,Editora tica, So Paulo: 2006, pg. 9. Revista Veja, 27 de setembro de 2006. www.editorasaraiva.com.br

Avaliao
Os alunos devero ser avaliados a todo momento em suas respostas na atividade 1, interesse e participao na leitura do texto, participao na discusso e na confeco de trabalhos finais, demonstrando a construo de novos conhecimentos , viso crtica e colaborativa a nosso planet

You might also like