Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Sobre as Teorias de Chomsky: Um Brevíssimo Comentário
Sobre as Teorias de Chomsky: Um Brevíssimo Comentário
Sobre as Teorias de Chomsky: Um Brevíssimo Comentário
Ebook186 pages2 hours

Sobre as Teorias de Chomsky: Um Brevíssimo Comentário

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

O livro Sobre as Teorias de Chomsky: um brevíssimo comentário trata de questões indispensáveis para se compreender melhor a linguagem humana, tais como: leitura, escrita, tipos de gramática, acentuação gráfica, ensino e aprendizagem de línguas.
LanguagePortuguês
Release dateOct 14, 2020
ISBN9786555232899
Sobre as Teorias de Chomsky: Um Brevíssimo Comentário

Related to Sobre as Teorias de Chomsky

Related ebooks

Teaching Methods & Materials For You

View More

Related articles

Reviews for Sobre as Teorias de Chomsky

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Sobre as Teorias de Chomsky - Marinho Celestino de Souza Filho

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO LINGUAGEM E LITERATURA

    Dedico esta obra em primeiro lugar a Deus, criador de tudo e de todos.

    À minha mãe e ao meu pai, Celina Moreira de Souza (in memoriam) e Marinho Celestino de Souza (in memoriam), pois foi por meio deles que minha história começou.

    À minha irmã, Maria das Graças de Souza, que sempre me incentivou a estudar e financiou parte dos meus estudos.

    À minha esposa, Izabel Vieira dos Santos, e à minha filha, Letícia Isabela Vieira de Souza, sem as quais eu não teria mais vida, tampouco teria graça a minha existência.

    Ao professor, filósofo, PhD Avram Noam Chomsky, pelo tratamento gentil e cortês a mim dispensado quando lhe enviei um e-mail solicitando uma autorização para publicar este livro, pois um dos textos que se tornou o título desta obra, Sobre as Teorias de Chomsky: um brevíssimo comentário, é embasado em sua teoria, que procura descrever com bastante acuidade a linguagem humana, e Chomsky tão solícito autorizou a publicação.

    Ao professor doutor Clarides Henrich de Barba, que, além de meu amigo, e quase irmão, com quem aprendi tudo sobre Metodologia Científica e ainda ser mais humano.

    Ao professor doutor Robson Fonseca Simões, por ter aceitado prontamente prefaciar o meu livro, demonstrando-me que a amizade vale mais do que qualquer tipo de bem material e que dura infinitamente.

    Ao professor pós-doutor Celso Ferrarezi Júnior, que ministrou aulas para mim na pós-graduação e no mestrado publicou um artigo comigo, ensinou-me que os caminhos da Ciência são tortuosos, rigorosos, mas que vale a pena (per) segui-los. Ensinando-me ainda a escrever, cuja atividade aprendo até hoje.

    À professora doutora Maria Iara Teles, que foi minha professora na pós-graduação e no mestrado, revelando-me os verdadeiros mistérios da Fonética e da Fonologia e ainda publicando junto comigo um artigo em que desvendamos grande parte desses mistérios.

    Ao professor doutor Uberlando Tiburtino Leite, reitor do IFRO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, que além da consideração por mim, sempre me incentivou a escrever.

    E, finalmente, à Appris Editora, pelo gentil convite para a publicação desta obra.

    AGRADECIMENTOS

    Primeiro, a Deus, ser superior, criador de todo o Universo e todas as criaturas, sem Ele nada na vida faria sentido.

    Segundo, aos meus pais, Marinho Celestino de Souza (in memoriam) e Celina Moreira de Souza (in memoriam).

    A todos os meus irmãos, especialmente, à Maria das Graças de Souza, que nunca poupou esforços para realizar o meu sonho: estudar e completar os meus estudos, ajudando-me não só financeiramente, mas com todo tipo de apoio.

    E ainda um agradecimento especial ao meu irmão Orlando Celestino de Souza, que se mudou de Belo Horizonte para Rondônia na década de 1970, convidando-me para morar nesse estado em 1992, onde resido até hoje.

    À minha esposa, Izabel Vieira dos Santos, e à minha filha, Letícia Isabella Vieira de Souza, pela cumplicidade, pelo incentivo e apoio nos momentos mais difíceis de minha vida, especialmente quando fiquei internado e quase não sobrevivi.

    Ao professor doutor Uberlando Tiburtino Leite, reitor do IFRO, demonstrando na prática que podemos e, devemos acreditar que no mundo ainda existem pessoas humanas de fato e, sempre me tratou com carinho, urbanidade, além disso, demonstrou ser amigo de verdade, ajudando-me, principalmente, nos momentos mais difíceis de minha vida.

    Aos colegas do Magistério, em Santa Luzia do Oeste (RO), onde iniciei o magistério em 1992, em especial com quem aprendi na lida, na prática diária muito o ofício de professor: Antônio João da Penha (Totoi), Arimatéia, Zulmira, Margarete e Filomena.

    Ao amigo e colega de trabalho: Paulo Antônio Neves de Miranda, também o conheci em Santa Luzia do Oeste, onde tornou-se amigo e irmão de jornada, aventuras desventuras e, até hoje, continua sendo.

    Aos Colegas da Escola E.E.F e M. Marechal Rondon em Vilhena (RO), pelo incentivo e apoio, principalmente: Fátima, Lílian e Valter.

    Aos Colegas da E.E.F e M, Antigo Júlio Guerra e Urupá, ambas localizadas em Ji-Paraná (RO).

    Aos alunos e Comunidade de Nova Conquista – Vilhena (RO), por terem me acolhido carinhosamente e, sempre com sorrisos nos lábios, com destaque todo especial ao morador Vando e ao discente e amigo Ricardo dos Santos Moura.

    Aos Colegas da Universidade Federal de Rondônia (Unir) – campus Vilhena, exclusivamente: José Carlos Cintra, Osvaldo Copertino Duarte, Osvaldo Gomes de Oliveira, Araci, Cacilda, Maria do Socorro G. T. Joca, Maria do Socorro Pessoa, Josias Kippert, Gilda Marchetto e Agripino José Freire da Fonseca.

    Aos colegas do Ifro – campus Ariquemes, Renivaldo, Cláudio, Osvino Schmidt, Sílvio (in memoriam), especialmente ao amigo, professor e reitor Uberlando Tiburtino Leite, Heleno, Nicaulis Conserva, Raica, Gisele Renata, Edielson, Bruno, Kézia, Izaqueu, Gutemberg, de forma também especial: Anicete, Luciano, Claudinei, Marco Vinicius, Márcia (Língua Inglesa), Maycon (Biblioteca), Maycon (técnico em Agropecuária), Bruno, Varlei, Wanisley Gomes Queiroga, Carlos, Ênio, Silvana, Marli, Andressa, Míriam, Márcia (Biologia), Harrison, Marcos Faino, Anthoniony, Gabriel, Leônidas, Lucas, dentre outros.

    Aos colegas do Ifro – campus Jaru, Osvaldo, Érica, Carla, Renato, Wesley, Andréia, Márcia e, de forma muito especial à colega Josiane, por ter demonstrado muita ética, coerência, humanidade e profissionalismo ao lidar com o ser humano.

    Aos novos colegas do Ifro – campus Ji-Paraná, Paulo, Reginaldo, Leonardo, Windson, Fernando, Cláudia, Gilmar, Cléber, Gleison, Andréia, Geórgia, Luciana, Geovânia, dentre outros.

    A todos os meus professores de pós-graduação e mestrado: Unir – campus Ji-Paraná e campus Guajará-Mirim.

    A todos os colegas da pós-graduação e do mestrado.

    A todos os meus alunos do Ifro – campus Ariquemes, Jaru e, atualmente, Ji-Paraná, Unir – campus de Vilhena, Prohacap – Programa de Habilitação e Capacitação de Professores realizado pela Unir, Rede Estadual e Rede Municipal de Ensino de Rondônia, aos alunos das antigas Faculdade Pan-Americana de Ji-Paraná (Unijipa) e Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro).

    Finalmente, a todos os meus leitores de Rondônia e do Brasil.

    Recebam os meus mais sinceros agradecimentos,

    Marinho Celestino de Souza Filho

    Rondônia, Ji-Paraná, setembro de 2019

    PREFÁCIO

    Conheci o Marinho Celestino de Souza Filho, num momento muito especial, junto à Universidade Federal de Rondônia: o meu retorno às minhas atividades docentes no segundo semestre deste ano. O convite oferecido para que eu pudesse assinar o Prefácio da sua obra, remeteu-me à experiência de pesquisa científica vivida por mim para além dos territórios brasileiros, instigando-me a escrever este prólogo para um professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Ariquemes, estado de Rondônia, com uma possível tinta do diálogo, cuja rubrica situa-se entre a sensibilidade e o científico, a emoção e o rigor linguístico, acreditando que falar com emoção não significa desvalorizar a razão, mas entender que se trata apenas de uma condição e possibilidade da linguagem.

    O livro, como num brado de boas-vindas numa viagem épica, procura convidar o interlocutor a embarcar rumo aos estudos de Noam Chomsky, linguista, filósofo, sociólogo norte-americano, num dialogismo com um conjunto de leituras de diferentes tradições disciplinares: Lógica, Matemática, Filosofia, Biologia, Psicologia e Educação.

    O seu debate se debruça nas especificidades da língua materna, fazendo-nos ver com outros olhos as discussões sobre as Dicotomias Chomskyanas, a Gramática Gerativa, a Sintagmática, a Gerativa Transformacional, tornando a sua jornada linguística num mosaico de saberes, aprendizados, cultura, curiosidades, revelando, na sua escrita, um protagonismo de um educador e pesquisador no campo da linguagem dos sujeitos.

    A sua travessia procura também adentrar na discussão sobre a Fonética, a Fonologia e suas contribuições para o aprendizado da Língua Portuguesa. Marinho tem clareza de que trazer à tona essas questões pode significar ampliar as possibilidades de aprendizados da língua na educação básica, na qual a sua experiência de educador se faz presente.

    Os seus artigos anunciam que o professor de Língua Portuguesa daquela instituição federal de ensino, mais especificamente, junto à área de códigos e linguagens, procura tirar da sombra ações educativas que levem em conta as culturas dos sujeitos, suas representações de mundo, seus diálogos com a vida, permitindo-nos também aproximar-nos, desse modo, às reflexões Bakhtinianas.

    Num exercício de tirar o fôlego, na medida em que seguem as suas reflexões sobre a língua viva, observa-se o seu empenho em poder também utilizar a poesia dialogando com as questões linguísticas: escrever é desvendar N-Equações, fazendo andar o carrossel da sensibilidade linguística, no esforço em procurar apresentar um estudo no qual a língua inglesa dialoga com a Língua Portuguesa, num mosaico de representações e sentidos.

    Pelas páginas do livro, o (a) leitor (a) também poderá encontrar as experiências de Marinho na Educação; a recuperação, os Conselhos de Classe, as reuniões dos professores nas instituições, constituem territórios

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1