Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Legislação De Direito Condominial De Edilícios
Legislação De Direito Condominial De Edilícios
Legislação De Direito Condominial De Edilícios
Ebook30 pages21 minutes

Legislação De Direito Condominial De Edilícios

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Com o livro Legislação de Direito Condominial de Edilícios: Perguntas e Respostas, desvende a legislação de direito condominial de edifícios e obtenha respostas claras e objetivas. Ideal para estudantes e juristas que trabalham com direito de condomínio. Adquira o livro agora e aprimore seus conhecimentos no campo do direito de condomínio.
LanguagePortuguês
Release dateApr 12, 2024
Legislação De Direito Condominial De Edilícios

Related to Legislação De Direito Condominial De Edilícios

Related ebooks

Law For You

View More

Related articles

Reviews for Legislação De Direito Condominial De Edilícios

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Legislação De Direito Condominial De Edilícios - Lorena Ferreira De Araújo

    PARTE I – CONDOMÍNIO EDILÍCIO

    Quais as partes que formam um condomínio edilício?

    Art. 1.331, CC. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.  § 1º As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, sujeitam-se a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários, exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio. (Redação dada pela Lei nº 12.607, de 2012) § 2º O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos. [...]§ 4º Nenhuma unidade imobiliária pode ser privada do acesso ao logradouro público. § 5º O terraço de cobertura é parte comum, salvo disposição contrária da escritura de constituição do condomínio.

    Art. 1º, da Lei nº 4.591/1964. As edificações ou conjuntos de edificações, de um ou mais pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, destinadas a fins residenciais ou não-residenciais, poderão ser alienados, no todo ou em parte, objetivamente considerados, e constituirá, cada unidade, propriedade autônoma sujeita às limitações desta Lei. § 1º Cada unidade será assinalada por designação especial, numérica ou alfabética, para efeitos de identificação e discriminação. § 2º A cada unidade caberá, como parte inseparável, uma fração ideal do terreno e coisas comuns, expressa sob forma decimal ou ordinária.

    Art. 3º, da Lei nº 4.591/1964. O terreno em que se levantam

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1