Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Profissão Fisioterapeuta
Profissão Fisioterapeuta
Profissão Fisioterapeuta
Ebook249 pages5 hours

Profissão Fisioterapeuta

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

- Edição Comemorativa de 50 anos de reconhecimento da profissão no Brasil - Epidemias de poliomielite, perfil social da doença, desenvolvimento de técnicas de cura e de reabilitação, filantropia, disputas entre profissões, política, currículo e formação, áreas de atuação profissional do Fisioterapeuta, código de ética... esta é a história contada aqui. O ponto de partida deste livro é a História como ferramenta de análise da construção da identidade social da profissão de Fisioterapeuta. Este livro discute a fisioterapia no mundo, com um olhar especial para o processo de profissionalização da fisioterapia no Brasil. Nesta segunda edição, ampliada e atualizada, o leitor vai encontrar ainda a legislação atual da profissão no Brasil, o novo código de ética e deontologia da fisioterapia e muito mais. Site de apoio ao leitor Este livro possui também um site de apoio ao leitor, onde professores podem baixar slides didáticos para suas aulas, estudantes e profissionais podem realizar exercícios simulados de questões de múltipla escolha, interagir na roda de conversa online, acessar materiais extras de leitura, links para outros textos e contato direto com o autor.
LanguagePortuguês
Release dateJun 7, 2019
Profissão Fisioterapeuta

Related to Profissão Fisioterapeuta

Related ebooks

Social Science For You

View More

Related articles

Reviews for Profissão Fisioterapeuta

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Profissão Fisioterapeuta - Fabio Batalha Monteiro De Barros

    PROFISSÃO FISIOTERAPEUTA

    História social, legislação, problemas e desafios

    Fabio Batalha Monteiro de Barros

    32257.png

    PROFISSÃO FISIOTERAPEUTA

    História social, legislação, problemas e desafios

    Fabio Batalha Monteiro de Barros

    2ª Edição

    Rio de Janeiro 2019

    32261.png

    Todos os direitos reservados à Editora Aprender Livre.

    Emails: contato@aprenderlivre.org e contato@livroecurso.com.br Sites: www.livroecurso.com.br / www.aprenderlivre.org / www.certificaleitura.com.br

    Nenhuma parte da obra pode ser reproduzida, adaptada, multiplicada ou divulgada de nenhuma forma (em particular por meios de reprografia ou processos digitais) sem autorização expressa da editora, e em virtude da legislação em vigor. Esta publicação segue as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008.

    Dados Internacionais de Catalogação na Fonte

    B328p

    Batalha Monteiro de Barros, Fabio

    Profissão fisioterapeuta: história social, legislação, problemas e desafios / Fabio Batalha Monteiro de Barros. – 2019

    260f. : il

    Rio de Janeiro: Editora Aprender Livre, 2019. 260 p. ISBN: 978-65-80655-00-7

    1. Fisioterapia. 2. História. 3. Profissão. 4. Fisioterapeuta. 5. Saúde. I. Título.

    CDD: 610

    CDU: 61

    32298.png

    Dedicatória

    Aos meus filhos Ian, Isis, Estevão e Martin.
    Para Eduarda, minha amada esposa.
    A todas as gerações de terapeutas, artesãos e artistas
    de cura que nos antecederam.

    Agradecimentos

    Gostaria de agradecer aos muitos colegas fisioterapeutas que conheci pessoalmente. Nas salas de aula, nos eventos e locais de trabalho. Pessoas admiráveis, muitos apaixonados pela profissão. Foram muitas conversas, debates, leituras e pesquisas, diferenças, discordâncias e pontos em comum. Grande parte deste livro devo a estes encontros.
    A todos vocês minha gratidão e meu reconhecimento.
    Adriana Almeida, Liu Leal, Adriana Macedo, Laura Oliveira, Adriane Batiston, Levi Santarosa, Alberto Galvão de Moura Filho, Luciana Mamede, Alessandra Mello, Luciana Sogame, Alessandro Luz, Mabel Moreira, Alini Ploszaj, Marcelo Sidney Gonçalves, Allan Ponts, Marcia Mayrinck, Ana Claudia Barbosa, Marcos Freitas, Ana Rosa, Maria Alice Junqueira Caldas, Andre Luis Santos, Marinômio Carneiro (in memoriam), Anke Bergman, Mariza Gusmão, Caio Villalón e Tramont, Mary Lee, Carla Centurião, Mirella Veras, Carlos A.C. Azeredo (in memoriam), Monica Romitelli, Célia Cunha, Nilton Petrone, Clarice Baldoto, Odiléa Alves de Souza, Claudia Guilherme, Paula Chagas, Claudia Oliveira, Rafaela Souza, Denise Ricieri, Raquel Pimentel, Edneia Leme, Regina Figueirôa, Elirez Bezerra da Silva, Renata Contador, Ernani Costa Mendes, Renato Teixeira, Euclides Arreguy, Ricardo Pereira, Eudoberto Figueiredo, Rita Vereza, Fabio Feitosa, Rivaldo Novaes, Fatima Erthal, Rosa Carvalho, Felipe Reis, Ruy Gallart de Menezes (in memoriam), Fernanda Torres, Sandroval Torres, Fernando Guimarães, Simone Jesus, Fernando Prati, Solange Canavarro, George Sabino, Sônia Gusman, Giselle Oliveira, Tatiana Maia Azevedo, Henrique Alves, Valéria Oliveira, Henrique Rossi, Vania Priamo, Jeferson Catunda, Vera Maria da Rocha, José Rubens Rebelatto, Waleska da Silveira, Kleber Orlando Pinto Pereira (in memoriam),Themis Goretti.
    Aos colegas trabalhadores da saúde, docentes e pesquisadores, minha gratidão:
    Alexandre Magno Teixeira de Carvalho, Ana Beatriz de Sá Almeida, Ana Luz Frances, Angela Deise Santos, Elizabeth Benjó, Fernanda Marinho, Gilberto Hochman, Inez Maria da Silva, Janaína Soares, Jane Dutra Sayd, José Flavio Pessoa de Barros (in memoriam), Laurinda Rosa Maciel, Léa Soares, Lizete Ribeiro Vaz, Marcia Costa, Marcos Vinicius Machado de Almeida, Maria Antonia Pedrosa Campos, Marly Silva da Motta, Nilton dos Santos, Pablo Zaffaroni, Renee Lutz-Delaney, Sandra Pacheco e Silvia da Silveira Mello Vargas.

    PrefÁcio

    Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. Paulo Freire
    Primeiramente é um prazer poder apresentar esta produção de um colega fisioterapeuta, professor universitário, mestre em Saúde Coletiva e Doutor em História das Ciências, que em tão pouco tempo conseguiu produzir uma obra importantíssima.
    Embora o prefácio possa ser entendido somente como uma apresentação deste livro, sabemos que a história do autor é também tão importante quanto sua obra. Quem a escreve tem vida, experiência, vivência, que contextualizada, nos justifica o porquê dessas ideias, da condução de suas palavras.
    Formado na primeira turma da UFRJ (primeiro curso público em fisioterapia no Estado do Rio de Janeiro e criado somente em 1993), época em que o Brasil tinha um pouco mais de 50 cursos e que, considerando os números apresentados, tem atualmente 442 cursos, Fabio viu este estrondoso crescimento, não somente de cursos como também de números de profissionais.
    Sua inquietude lhe levou a estudar referenciais teóricos da sociologia das profissões, para buscar o entendimento do que é profissão, como uma determinada profissão alcança sua autonomia, sua valorização profissional, seu ideal de serviço, como se dão as disputas profissionais, o mercado, etc.
    Em sua prática docente pode ter contato com diversas instituições de ensino, alunos, dirigentes, professores, além de participar da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia, bem como da aproximação de um conselho profissional. Isso demonstrou seu grande interesse em participar ativamente da construção da história da fisioterapia no Brasil.
    A preocupação com a saúde e a educação pública também sempre foram, e ainda é, sua veia mestra. Parte do entendimento que todo cidadão deve ter garantido o acesso de qualidade aos bens e serviços de saúde e educação; que nossos governantes, e outros que ocupam cargos de poder, têm o dever de promover melhoria de vida a população.
    Sendo assim, buscou em diversas áreas do saber explicações, definições, conceitos, para ajudarmos a pensar sobre nossa profissão. Esta obra não é somente importantíssima no meio acadêmico da fisioterapia, também passa a ser leitura obrigatória a todos os fisioterapeutas e, ousaria mais, também a outras profissões. O conteúdo acrescenta também reflexões a outras profissões da saúde. Com certeza temos caminhos parecidos com outras profissões e vice-versa.
    Neste contexto, Fabio nos conduz, com sua didática de um bom professor, caminho de reflexão em nossa profissão. Momentos raros de poder refletir sobre nossa verdadeira práxis. De como estamos e o que podemos mudar no nosso futuro. A realidade que nos apresenta não é pessimista, mas recheada de ações que podemos todos, unidos, fazermos para mudar nosso futuro. Sem ação não há futuro promissor. Sem reflexão, não saberemos como agir. O que não podemos é ficar parados, reclamando, deixando que outros poucos façam por nós. Este é o grande convite!
    Maria Alice Junqueira Caldas
    Professora da Faculdade de Fisioterapia da UFJF, mestre em Educação Especial, doutora em Saúde Coletiva e Vice-coordenadora da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – ABENFISIO (gestão 2009/2011)

    Apresentação à 2ª Edição

    Este livro destina-se a todos que queiram refletir e aprofundar questões relacionadas à profissão de fisioterapeuta no Brasil. Profissionais clínicos podem repensar sua prática e empreender novos caminhos, professores e estudantes podem utilizar este livro como guia para diferentes disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, pesquisadores podem encontrar aqui indicações de leitura e pesquisa adicionais.
    Site de apoio ao leitor
    Este livro possui um site de apoio ao leitor, onde professores podem baixar slides didáticos para suas aulas, estudantes e profissionais podem realizar exercícios simulados de questões de múltipla escolha, interagir na roda de conversa online, acessar materiais extras de leitura, links para outros textos e contato direto com o autor, (www.livrofisioterapeuta.com.br).
    O que há de singular neste livro?
    É enorme o desafio de apresentar uma visão geral da profissão de fisioterapeuta, contada a partir da história da profissão. Existem muitos textos e livros que fazem uma abordagem da história da fisioterapia, ou das técnicas da fisioterapia. Neste livro procura-se dar ênfase não à fisioterapia, mas ao Fisioterapeuta como profissional detentor dos conhecimentos do campo científico da fisioterapia, da funcionalidade e da saúde humana. Este enfoque no profissional, no exercício e na história da profissão, é uma escolha deliberada de valorizar o desenvolvimento do Fisioterapeuta em todos os campos possíveis de atuação.
    As fontes históricas e documentos aqui encontrados, muitos inéditos, conferem a este livro um embasamento teórico fruto de anos de pesquisa de mestrado e de doutorado nas áreas de história da fisioterapia e da saúde. A experiência como docente desde o ano 2000 nas disciplinas de História e Fundamentos da Fisioterapia, Ética e Deontologia, e Saúde Pública, além das inúmeras sugestões recebidas após a primeira edição deste livro, nos permitem lançar esta segunda edição atualizada, aprimorada e reformulada.
    Quais as novidades desta edição?
    Desde a primeira edição, em 2011, diversas reformulações e atualizações foram feitas para o lançamento desta segunda edição. Nestes oito anos o número de cursos de graduação em fisioterapia quase duplicou e foram muitas as mudanças em termos de legislação e atuação profissional. Foi finalmente publicado o novo código de ética e deontologia da profissão, novas especialidades foram reconhecidas e novas áreas de atuação foram desenvolvidas. Todas estas novidades estão incluídas nesta segunda edição!
    A própria estrutura do livro foi modificada, retirando-se elementos considerados excessivos do capítulo de introdução anterior e da visão problematizadora da realidade anteriormente apresentada. Procura-se com isso, dar maior fluidez à leitura e permitir a utilização do livro de forma mais ampla, e agora contando com site de apoio aos leitores e professores.
    Estrutura dos capítulos
    O ponto de partida deste livro é a História como ferramenta de análise da construção da identidade social da profissão de fisioterapeuta no Brasil. De onde vem e quem são os fisioterapeutas é entendimento fundamental para compreensão das tendências e superação dos desafios profissionais impostos pela sociedade. A construção da identidade profissional tem relação com o surgimento de doenças, desenvolvimento de técnicas, com disputas entre categorias, com a política, sociedade e diferentes outros setores e interesses.
    O livro está dividido em 3 partes: Da fisioterapia ao fisioterapeuta (Parte 1); Identidade profissional, disputas e regulamentação (Parte 2); Legislação atualizada (Anexos)
    A primeira parte, Da fisioterapia ao fisioterapeuta, contém 9 capítulos ao longo dos quais são discutidas a visão geral da profissão, as especialidades reconhecidas, áreas de atuação e definições (cap. 1), revisão bibliográfica sobre a área da história da fisioterapia (cap. 2), temáticas relacionadas ao nascimento e definições de profissão (cap.3), práticas de cura populares e profissionais relacionadas à fisioterapia (cap.4), formação internacional dos fisioterapeutas (cap.5), fisioterapia e reabilitação no Brasil (cap.6), poliomielite e a história da doença (cap.7), relações da poliomielite com a fisioterapia (cap.8), e características especiais da polio (cap.9).
    Na segunda parte do livro, Identidade profissional, disputas e regulamentação, a ênfase está na criação da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação - ABBR (cap.10), na criação da Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro – ERRJ (cap.11), nas disputas profissionais e de afirmação da identidade do fisioterapeuta (cap.12), sobre o reconhecimento e associação de classe (cap.13), sobre o curso da ERRJ (14), na história em geral de lutas e conquistas da profissão (cap.15), sobre o currículo mínimo e tendências futuras (cap.16).
    Os anexos trazem a legislação atualizada da profissão de fisioterapeuta, incluindo textos legais selecionados em razão de sua importância, tais como o Decreto-lei 938/69, as resoluções do Conselho Federal sobre diagnóstico fisioterapêutico, solicitação de exames complementares, laudos, Classificação Internacional de Funcionalidade e Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos.
    Espera-se com esta obra oferecer informações relevantes sobre a profissão de fisioterapeuta no Brasil, e, também, criar oportunidades de reflexão e ação sobre a realidade profissional.
    Boa leitura!
    Fabio Batalha Monteiro de Barros
    Fisioterapeuta (UFRJ)
    Mestre em Saúde Coletiva (UERJ)
    Doutor em Ciências (FIOCRUZ)
    Pós-doutorado em Educação (Universidade do Minho)
    fabiobmb@gmail.com

    Índice

    PARTE 1

    Introdução 21

    Breve revisão sobre a história da profissão no Brasil 29

    Como nasce uma profissão 37

    A fisioterapia antes do fisioterapeuta 45

    A Formação de fisioterapeutas no cenário internacional 59

    A expansão da fisioterapia e da reabilitação no Brasil 65

    Poliomielite: história da doença 79

    Poliomielite e o desenvolvimento da fisioterapia

    no mundo 85

    Uma doença de natureza especial 95

    PARTE 2

    Filantropia e a fundação da ABBR 103

    A primeira instituição a formar Fisioterapeutas no Brasil 111

    Identidade, formação e disputas profissionais 121

    Reconhecimento da profissão e associações de classe 129

    Reconhecimento do primeiro curso de formação 143

    Uma história de lutas e conquistas 151

    Currículo mínimo e tendências 169

    PARTE 3

    Legislação de referência 177

    Bibliografia e fontes 235

    Parte 1

    Da fisioterapia ao fisioterapeuta

    Capítulo 1

    Introdução

    A profissão de fisioterapeuta foi regulamentada no Brasil por meio do Decreto-Lei 938/69, em 13 de outubro de 1969.

    O fisioterapeuta pode ser definido como um profissional de nível superior da área de saúde, pleno, autônomo que atua isoladamente ou em equipe em todos os níveis de assistência à saúde, incluindo a prevenção, promoção, desenvolvimento, tratamento e recuperação da saúde em indivíduos, grupos de pessoas ou comunidades. É o profissional de saúde que se ocupa do movimento humano em toda sua plenitude, com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções corporais.

    No exercício de sua profissão, o fisioterapeuta poderá atuar em diferentes áreas e segmentos. Na atuação clínica, de tratamento e recuperação em saúde, este profissional pode trabalhar em clínicas privadas, consultórios e hospitais, seja integrando uma equipe com outros fisioterapeutas e/ou outros profissionais de saúde, seja atuando isoladamente.

    Especialidades e áreas de atuação

    Na área clínica o fisioterapeuta utiliza métodos diagnósticos específicos, prescreve e administra tratamento através de diferentes técnicas manuais, biomecânicas, neurofisiológicas utilizando as próprias mãos, induzindo movimentos e posturas terapêuticas, agregando equipamentos eletrônicos tais como gerador de ultrasom, microondas terapêutico, ondas curtas, laser, infravermelho, indutores de correntes galvânicas, farádicas, russa, interferencial, entre outros diversos aparelhos com funções estabelecidas de analgesia, eletroestimulação, cicatrização de tecidos etc.

    Os recursos utilizados pelo fisioterapeuta vão desde a hidroterapia, eletroterapia, até a mecanoterapia, fototerapia, cinesioterapia dentre outros. Os recursos terapêuticos estabelecidos na fisioterapia têm utilidade em diferentes quadros patológicos e disfunções, desdobrando-se em diferentes áreas de atuação profissional, como, apenas exemplificando, a atuação na prevenção e tratamento das disfunções ginecológicas, em alterações cutâneas como úlceras de decúbito e no campo da estética, na saúde da criança, do idoso, nas disfunções dos sistemas neurolocomotor e cardiorrespiratório, nas disfunções têmporo mandibulares, dentre muitas outras.

    Além da fisioterapia clínica, este profissional pode atuar na área da saúde coletiva, como por exemplo, em programas e projetos de saúde pública, nas ações básicas em saúde, na área de vigilância em saúde, vigilância sanitária e no campo de fisioterapia do trabalho, perícia judicial ou saúde do trabalhador.

    Na área de educação e pesquisa sua atuação poderá ser como professor especialmente em universidades lecionando disciplinas básicas nos cursos de graduação da área de saúde e todas as disciplinas e conteúdos básicos e específicos na graduação e pós-graduação, além de coordenar ou dirigir cursos e realizar projetos de pesquisa científica de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Outras possibilidades de atuação encontram-se na área esportiva, no desenvolvimento, tratamento e recuperação do atleta e na prevenção de lesões e na indústria de equipamentos e materiais fisioterapêuticos, nas áreas comerciais, de qualidade entre outras.

    Em função das habilidades e competências adquiridas na graduação e em cursos de pós-graduação, o fisioterapeuta, atualmente, exerce a profissão atuando nos mais diferentes locais, tais como: hospitais (ambulatórios, enfermarias, unidades de tratamento intensivo, serviços especializados), clínicas, consultórios, indústrias, unidades básicas de saúde, creches, escolas, asilos, universidades, centros de pesquisa, clubes, órgãos governamentais, dentre outros.

    No Brasil, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO é a autarquia pública federal, o órgão responsável por normatizar e fiscalizar a atuação de ambas as profissões em território nacional. Dentre diversas outras atribuições, o Sistema COFFITO-CREFITOS define também, em comum acordo com as sociedades científicas da área, as especialidades profissionais do Fisioterapeuta. Até início de 2019 estavam assim definidas:

    Fisioterapia em Acupuntura (Resolução Coffito 219/2000)

    Fisioterapia Cardiovascular (Resolução Coffito 454/2015)

    Fisioterapia DermatoFuncional (Resolução Coffito 362/2009)

    Fisioterapia Esportiva (Resolução Coffito 337/2007)

    Fisioterapia do Trabalho (Resolução Coffito 351/2008)

    Fisioterapia Neurofuncional (Resolução Coffito 226/2001)

    Fisioterapia em Oncologia (Resolução Coffito 390/2011)

    Fisioterapia Respiratória (Resolução Coffito 318/2006)

    Fisioterapia TraumatoOrtopédica (Resolução Coffito 260/2004)

    Fisioterapia em Saúde da Mulher (Resolução Coffito 372/2009)

    Fisioterapia Aquática (Resolução Coffito 443/2014)

    Fisioterapia em Terapia Intensiva (Resolução Coffito 402/2011)

    Fisioterapia em Osteopatia (Resolução Coffito 398/2011)

    Fisioterapia em Quiropraxia (Resolução Coffito 399/2011)

    Fisioterapia em Gerontologia (Resolução Coffito 476/2016)

    O fisioterapeuta é o profissional responsável por todo o processo fisioterapêutico: diagnóstico fisioterapêutico (incluindo avaliação físico-funcional, diagnóstico cinesiológico-funcional e diagnóstico diferencial em fisioterapia) solicitação de exames complementares, prognóstico, prescrição do tratamento, realização do tratamento propriamente dito, reavaliações sucessivas e alta do tratamento.

    Definições oficiais sobre a profissão de fisioterapeuta no Brasil

    A primeira definição é do COFFITO e a segunda do Ministério do Trabalho - Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

    COFFITO:

    Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

    Fisioterapeuta é o Profissional de

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1