You are on page 1of 20

Florestas

DOCUMENTOS, 37

ISSN 1517-536X

MANEJO FLORESTAL NA AMAZONIA BRASILEIRA (SITUA~AO ATUAL E PERSPECTIVAS)

Carlos Alberto Ferreira lEmbrapa Florestesl

Jose Natalino Macedo Silva (Embrapa Amazonia Of/ental)

.Joao Oleqario Pereira de Carvalho (Embrapa Amazonia Oriental) Alvaro Figueredo dos Santos IEmbrapa Florestas)

Celso Paulo de Azevedo (Embrapa Amazonia Ocidentst) Roberval Monteiro B. de Lima iEmbreoe Amazonia Ocidental) Edinelson Jose Maciel Neves (Embrapa Amazonia Ocutentet Dalton Roberto Schwengber tEmbreoe Raraima)

Henrique Jose Borges de Araujo (Efnbrapa Acre)

Colombo, PR 1999

Exernplares desta pu blicacao podern ser solicitados a:

Embrapa Ftorestes

Estrada da Ri beira, km 111 Caixa Postal 31 9

83411-000 - Colombo, PR, Brasil Fone: (41) 766-131 3

fax, (41) 766-1276

E-111 ail, sac@cnpf.embrapa.br

Tiragern: 300 exemplares

FERREIRA. c.«. SILVA. J.N.M.; CARVALHO, J.O.P. de.; SANTOS, A.F. dos.; AZEVEDO, c.r. de.; LIMA, R.M.B. de.; NEVES, E.J.M.:

SCHWENGBER, D.R.; ARAUJO, H,J.8. de, Manejo florestal na Amazonia brasileira (situacao atual e perspectivas). Colombo: Ernbrapa Florestas, 1999, 20p. (Embrapa Florestas. Documentos, 37),

1. Manejo florestal. 2. Amazonia. I. Titulo. II. Sar ia

COD 634.928 'Embrapa, 1999

APRES ENTAc;AO

Este dacumento toi elabarado par solicitacao da Diretaria da Emb rap a , e tern coma finalidade descrever a patencial da atividade florestal e 0 estaqio atual do. Manelo Florestal na Amaz6nia Brasileira. Cantribufram para a elaboracao deste documento diversas Unidildcs Descentralizadas da Embrepe, que hoje executam pesquisa florestal na Amazonia,

Coma contribuicao adicional. relata de forma sucinta a historico da pesqutsa. seus principais resultados, e ainda apresenta sugest5es para sua ampliacao A adocao de parcerias entre as diversas instituicoes publicae au privados, e que desanvolvern pesquisas tlorestais 11d reqiao, e destacada como uma das principals estrateq ias para a porenciahzacao dos recursos humanos e infra-estrutura existentes.

Carlos Alberto Ferreiru Chefe Geral da Embrapa Ftorestss

-

SUMARIO

RESUMO .

7

1. OS RECURSOS FLORESTAIS .

2. A EXPLORAC;:AO MADEIREIRA .

. 8

9

2.1. Madeira serrada .

.. 12

2.2. Madeira compensada .

. 13

3. A EXPERIENCIA DA INICIATIVA PRIVADA - ESTUDO DE CASOS.

. .... 1 b

3.1. Paragominas .

3.2. Tailandia .

. 15

3.3. Mil Madeireira .

. 16

4. A PESQUISA FLORESTAL NA AMAZONIA .

. ... 1 G

5. SISTEMAS DE PRODUC;:AO PARA A FLORESTA AMAZONICA· Um Sistema

Brasileiro .

....... 17

6. CONSIDERAC;:OES GERAIS SOBRE A PESQUISA FLORESTAl NA AMAZONIA 18

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS .

/0

-----------------------------------

RESUMO

A analise da situacao do manejo florestal na Amazonia brasileira deve basear-se nas secuintes consideracoes:

• localiza-se na Amazonia brasileira, a maior reserva de florestas tropicais do mundo, cuja area aproxima-se dos 285 milh6es de hectares;

• 0 estoque de madeira em pe. desta Iloresta. e da ordem de 45 bilh6es de metros cubicos:

• alern da madeira, a Floresta Arnazonica tem outras riquezas como oleos. re sma s. fibras, frutas e plantas medicinais;

• a exploracao madeireira da Amazonia devera crescer, devido ao decr escirno do estouue de madeira em parses da Asia e em consequencia ao posicionamento geogratico tavor avel da reqiao em relacao aos principals mercados mundiais;

• a madeira, na Amazonia, e abundante e ssta disponfvel a custos baixos: sua extracao e earaeterizada por elevada taxa de desperdfeio e um marrero inadequado;

• milh6es de dolares sao direcionados a pesquisa florestal na Amaz6nia, por aqenci.rs internacionais, governos e instituicoes filantropicas, mas apenas uma pequena tracao esta sendo utilizada para a solucao de problemas do setor florestal (3% dos projetos direcionarnse ao manejo, 1 % a extracao de madeira e nenhum projeto aborda aspectos eeondmieos e de pol ltica florestal);

• com 0 sistema de rnanejo desenvolvido pela Embrapa para a regiao, Ja incluido em leqislac.io especffica, a floresta pode gerar riqueza econ6mica e ainda manter outras impor tantes funcoas:

• 0 diaqnostico realizado pela Embrapa, de projetos de manejo sendo exeeutados na refli,'lO, revela que eles nao estao seguem a leqislacao florestal vigente, nern qerarn impucto SOCliJl positive e que a setor madeireiro esta em crise, com 20% das empresas falidas.

Dessa forma, 0 cenario do manejo florestal, visando rendimento sustantaval na Amazonia, e preocupante. Embora biologicamente viavel, sua adocao requer custos adrciunais elevados e capacidade tecnica para irnplantacao. A maioria das empresas madeireiras nao esta preparada em nenhum destes aspectos. A continuidade da pesquisa e necessaria e deve ser implementada, buscando a otimizacao dos investimentos, riao so pelo aumento do volume explorado e Wli melhor aproveitamento mas, tambern. pela necessidade de agregar maior valor if madeira. A viabilidade econ6mica do manejo tlorestal. visando rendimento sustentavel, deve ser buscada, nao apenas na floresta mas, tarnbern, pelo aprimoramento das tecnicas de melhor aproveitamento da madeira, maior diversificacao e maior grau de industrializacao dos produtos oferecidos.

A utrlizacao de produtos nao madeireiros e a insercao das comunidades no rnanejo da floresta, tambern, devem ser avaliadas. Entretanto, e necessario compatibilizar os recursos hurnanos corn essas necessidades. Os Centros de Pesquisa da Amazonia, na sua grande maioria carecem de melhores equipes para a pesquisa florestal, tanto em nurnero como em formacao.

A oesquisa deve, ainda, avaliar outras alternativas de producso florestal e com para-las ao rnanejo, bern como demonstrar a sustentabilidade ecoloqica, econbmica e social do manejo. A necessidade de grandes areas de tacil acesso, imobilizadas para a producao florestal, par reqeneracao natural. pode constituir-se uma inconveniencia ponderavel, devido as arneacas que hoje pairam sobre areas com essas caracteristicas.

A Embrapa, como rnaior instituicao de pesquisa que atua na regiao, tem papel primordial para 0 alcance desses objetivos. A acao integrada de seus Centros e de outras instituicoas regionais, visando a potencializacao dos recursos humanos e financeiros, deve ser priorizada. A intarac.io

7

corn parceiros adequados, como 0 INPA, SUDAM, Museu Goeldi, CNPq, IBAMA. FCAP, FUNTAC, Universidades e ONGs, bern como a execucao de projetos conjuntos corn a iniciativa privada, sao essenciais para a cornprovacao e difusao dos resultados obtidos.

AIE~rn do valor rnadeireiro, as florestas tern outras riquezas. como, por exemplo, oleos, resinas, fibras, frutas e plantas medicinais. Existe, ainda, uma grande quantidade de especies animais e vegetais nao descritas peia ciencia Mais do que isso, existem os services que a floresta presta para 0 equilibria do clima regional e global, especialmente pela rnanutencao dos ciclos hidrol6gicos e de retencao de carbono. Com urn manejo de recursos bern planejado, a floresta pode gerar riqueza econ6mica, ao mesmo tempo em que realiza suas outras funcoes (Hornrna. 1 989).

Ernbora milhoes de dolares sejam direcionados anualmente para a pesquise florestal na Arnazorua, pOI agencias internacionais de desenvolvimento, governos e tundacoes filantr6picas, sornerrte uma fracao destes investimentos esta produzindo a intormacao necessaria para Que se compreendam as problemas e se encontrern solucoes para 0 setor florestal. Numa revisao dos estudos relacionados com a atividade florestal na Amaz6nia brasileira, verificou-se que. apenas 3% dos trabalhos abordavam temas sabre 0 manejo florestal e somente 1 'Yo examinavam as praticas de extracac, Estudos ec 0 no m i cos e so bre po Ifti c a flo restal era m p rat ica mente in ex i ste ntes (Weaver, 1 991 ).

Os pesquisadores, geralmente, restringem sua atencao aos aspectos tecnicos dos problemas do uso dos recursos naturais. Contudo, problemas ambientais sao complexes e multidisciplinares por natureza. A intormacao tscnica e apenas urna parte da intormacao necessaria para desenvolver e implementar praticas sustantaveis de exoioracao do recurso florestal. Estudos de caso, analisas aconomicas. pesquisas sobre polfticas e sobre formas de implementar a lei, tambern, sao de irnpor tancia fundamental.

1. as RECURSOS FLORESTAIS

A Amazonia Legal abrange uma area de 4,8 milh6es de quil6meuos quadrados e e composta pelos Estados do Acre, Amazonas, Arnapa, Para, Rondonia e Roraima, alern de parte dos Estados do Maranhao, Mato Grosso e Tocantins. Nas ultirnas tres decades. a Amazonia vern sofrendo urn processo acelerado de ocupacao, observando-se uma tendencia de urbanizacao da populacac A populacao atual atinge 17 milhoss de habitantes. com maior concentracao nas capitals dos estados, especialmente nas periferias.

A Amazonia detern uma das maiores reservas de recursos naturais do planeta, representada, especialmente, pela biodiversidade da fauna e da flora, apresentando, como uma das caracterfsticas mais importantes, a heterogeneidade ftonstica. Os Estados do Acre. Amazonas, Amana. Para, Rondonia, Roraima e Tocantins, Que cornpoem a rnaior parte da Amaz6nia Legal, detern, hoje, uma area de florestas remanescentes - ftorestas densas, florestas abertas, e transicao floresta/cerrado, exclufdos outros tipns de cobertura vegetal remanesecente da ordem de 285 milh6es de hectares (Tabela 1). Tanto nas florestas de terra firme quanta nas de varzaa, pode-se encontrar enorme variacao na estrutura e cornposicao flortstica (Oiagn6stico. .. , 1996a). As mais importantes variacoes/ direrencas para a exploracao eo rnanejo florestais incluem as condicoes deciduais, semi-deciduais, os graus de adensamento, a ocorrencia de cipos, 0 alagamemo e a ocorrencia de solos argilosos ou arenosos.

o estoque de madeira em pe, estimado em 45 bilh6es de metros cubicos, e a maior riqueza extranva da Amazonia (Hornma, 1989). Mais da metade da madeira em tara, consumida atuaJmente no Brasil, vem da Amaz6nia e espera-se Que esta demanda cresca ainda mais (Verfssimo et at., 1996). 0 consumo externo de madeira arnazoruca, apesar de ainda pequeno, tarnbern, devera crescer, considerando Que os estoques de madeira em parses da Asia entraram em declfnio. 0 Brasil. Que possui urn terco das florestas tropicais do mundo, encontra-se bem posicionado para dominar 0 cornercio internacronal de madeira tropicai no seculo XXI. No entanto, na Amazonia, assirn como em qualquer outro lugar nos tropicos. a extracao de madeira e feita de maneira descuidada, causando impactos significativos sobre a floresta (Uhl et a/. ,1997).

8

TABELA 1. Area de cobertura florestal natural remanescente na Amazonia, par Estado (19901 91)* .

Estado Area remanescente Iha.I
Acre 12.258.141
Amazonas 128.629.010
Arnapa 11.008.532
Para 95.289.400
Rondonia 17.791.812
Roraima 15.740.841
Tocantins 1.199.788
Total 284.917.524 Funk' Di"t]'1(;sliGU .. 1199h,,)

Refere-:se aperias .a florcs tas de ns as, Ho re s ta s nherlCts e cnnldto flore.-s'd/I_::err~~do, Ou tro s np o s de cob ertu rd Vf;~Wtdj

rernane s G e nte, po rta nto, [lito f 0 ran 1 I nc I uid. J s.

2. A EXPlORA<;:AO MADEIREIRA

o setor madeireiro tern crescido, rapidamente, na Amazonia, por diversas razoes A mais obvia sao as estradas: 0 governo brasileiro abriu 0 acesso a Amazonia nos anos 60 e 70, atraves de grandes programas de colonizacao e de construcao de estradas. As estradas, principalmente Santarem-Cuiaba. Belern-Brasrlia e a Transarnaz6nica, sao areas de concentracao da exoloracao e forarn UIl1 grande subsfdio para a industria madeireira. A segunda r azao foi 0 esgotamento dos estoques de madeira de especies folhosas do sui do Pais e 0 creseimento da eeonomia nacionat, que criaram uma grande demanda por madeira produzida na Amazonia (Verfssimo et al. 1996). A tereeira raaao e que a madeira, na Regiao Arnaznnica. e abundante e disponivel a baixos custos, pais grande parte da exploracao e feita em terras devotutas.

Os fatores que influenciam as acoes da industria madeireira incluem a compcsicao de espeeie;; da floresta local (espeeialmente a presence de esoecies va I iosas), as oococs de tr auspor te (fluvial ou terrestrel, as opcfies de cornercializacao (mercado interno ou external, as srs temas socioeconornicos locais (sistema de aviamento ou economia de mercado moderna) e a disponibilidade de capital. A exploracao extrativa de madeira, na Amazonia, e uma atividade econ6mica relevante, nao so para a regiao como, tarnbarn, para 0 pais. Essa atividade e desenvolvida em toda a Amazonia, com maiores concentracoes nos Estados do Para, Rondonia e Mato Grosso, principalmente, par pequenas e medias empresas, e envolvendo cerca de 25,000 produtores (Serrao, 1 995), Esse tipo de exploracao, na A mazonia, caractsriza-sa por elevados desperd icios em todos as seqmentos: Na derrubada, para eada arvore selecionada para corte, 27 outras com DAP (diarnetro a 1 ,30m de altura) de ate 10 cm sao danificadas. A cobertura de copa e reduzida de 82 % para 45% e, para cada metro cubico de madeira extraida, dois outros sao desperdicados no processo extrativo, desde a derrubada ate as serrarias: Nesse processo, 0 aproveitamento do tronco de uma arvors chega no maximo a 40%, enquanto que, nos paises corn tradicao silvicultural, o aproveitarnentc chega a 80% (Mattar et ai, 1996)

Na Amazonia. se extrai, hoje, cerca de 50% do total da madeira produzida no Brasil e 0 Estado do Para responde por 85% da extracao na regiao (Serrao, 1995), Atual mente, a industria madeireira na Amazonia tem, nas florestas naturals. pratieamente sua unica fonte de madeira, seja pela extracao seletiva de madeira propriamente dita, seja de desmatamentos para outras finalidades, como pecuaria extensive e agricultura migrat6ria. De acordo com Silva & Uhl (1 992), o ssforco para conservar 0 potencial produtivo de madeira das florestas naturais, ou para qer ar estoques objetivando repor a volume extraldo, atraves de plantacnas. esta muito aquem das reais necessidades:

9

Diversas empresas estranqerras de grande porte, que atuam no setor madeu eiro, tern dern onstrado interesse ern estabelecer - se no Bra sil, especialrne nte n a Amazonia. 0 pass ivo arnbiental das empresas procedentes da Malasii'l, da Indonesia e da China e elevado. Hoje, elas controlam 70 'X., do mercado de madeiras tropicais do mundo. Alem disso, 0 Brasil, detentor dd rna ior area continua de florestas tropicais do planeta, pode se torna r Lim dos pri ncipais produtores de madeiras tropicais do rnundo, casu se confirmem as previsoes de esgotarnento das reservas asiaticas no final deste seculo ~ Silva, 1 997)-

Uhl et al. ~ 1997) apresentaram cinco padroes de exploracao florestal madeireira, praticados na Amazonia brasileir a, principalmente no Estado do Para. Oois destes em florestas de varzea e tres em matas de terra firme, discutidos a seguir e resumidos na Tabela 2.

o primeiro padr ao, na varzea, envolve a exploracao da virola I Virola surinemensis (Rol.l WariJ.) e e altamente seletivo, com urn ou dois individuos extraidos par hectare. Os moradores locais derrubarn e cortam as arvores com machado e transportarn as toras, por tlutuacao, para fora da tloresta, durante 0 periodo das cheias. Os impactos ambientais deste rnetodo de extracao SdO pequenos. Os donos das terras ou os aqentes das serrarias tornecem a alirnentacao. suprimentos e dinheiro em troca das teras. Essas rela<;:{)es contratuais sao similares as da cornerciatizacao da oorracha. do final do seculo XIX.

A segunda pratica de explor acao, bastante intensive. tem se tornado comurn nas v arz eas.

Neste modelo, as pessoas do local, normalmente trabalhando em pares ou em grupos de trcs. cortarn as arvores e as levam tlutuando, presas a canoas. ate as pequenas serrarias tarniliare s. Estas sao serrarias rudimentares, que se especializam em cortar toras entre 20 e 45crn de diarnetro e trabalharn com aproximadamente 50 sspecies. Depois de alguns anos de operacao. dezenas de arvores sao rernovidas da mesma pequena area, levanrlo a urn empobrecimento significativo da floresta. Este tipo de extracao. de alto impacto na varzea, tern se tornado importante, devido a uma crescente demanda por madeira dascartaval na construcao civil; a forca de trabalho local e capaz de retirar tor as da floresta, praticamente sern nenhum irwestirnento de capital, a baixo custo, devido a possibilidade de utilizer as motores dos paquenos bareos familiares para acionar as serras.

Embora a exploracao tenha, tradicionalmente, se concentrado na varzea, ultirnarnente, a indusn ia de madeira se expandiu para a terra firme. Neste ambiente, adotam-se tres padr6es de exploracao. corn impactos, respectivamente, baixos, moderados e altos. A forma de exploracao de baixo impacto, mais divulgada, e a do mogno (Swieteniamacrophylla King). No sui do Para, as companhias madeireiras tern aberto estradas que se estendem ate 500km para 0 interior da floresta. Embora rnaquinas pesadas sejam utilizadas na consrrucao dessas estradas e dos ramais de arraste. os danos causados a floresta sao pequenos, devido ao padrao de distribuicao altamente disperse das arvores adultas de mogno. As companhias madeirerras, com capital elevado, podem estender as redes de estradas por centenas de quilornetros dentro da floresta, a procure de madeira de alto valor. Essa infra-estrutura rudimentar de estradas e pontes, construidas por madeireiros, e. muitas vezes, 0 primeiro passo na corwsrsao de florestas em areas agrfcolas e pastagens.

A exploracao de impacto moderado ocorre nas areas de colonizacao oficial, onde a construc.io de estradas, financiada pelo governo, e recente, como ao longo da Rodovia PA 150 {astaltada nos anos 80) e da Iransarnazonica. Nestas areas, as condic6es para 0 crescimento do setor madeireiro estao presentes, mesmo que especies de alto valor, como 0 mogno, estejam ausentes, A madeira esta disponfvel perto das estradas e os colones, assim que chegam e convertem a floresta em areas para aqropecuaria. suprem as serrarias familiares com teras a baixo preco. Em geral, sao os proprios colonos que fazem a extracao e negociam com caminhoneiros para transportar as toras ate as serrarias (Venssimo, 1990). Somente algumas arvores par hectare sao retiradas. Este modele demonstra que, na ausencia de uma especie de alto valor, a exploracao madeireira de terra firrne corneca somente depois que a Governo abre estradas.

10

Finalmente, mesmo Que a industria madeireira de terra firme tenha comecado explorandu somente uma especie (baixo impacto) ou algumas especies (impacto moderado). ista muda a medida que a fronteira se torn a estabelecida e a infra-estrutura e 0 acesso ao mercado melhoram Par exemplo, no antigo centro de sxtracao madeireira de Paragorninas, ao longo da rodovia Belem-Brasflia (construfda nos anos 60)' as companhias madeireiras usam, atualmente, tratores de esteira para extrair toras de mais de 100 especies de arvores (5 a 10 individuas par hectare). Os exploradores de madeira, com ma is suce sso, acumula ram ca pita I, grad ualmente, e fora rn verticalizando suas industrias, iniciando com a participacao nas operacoes de extracao. Com 0 tempo, estas companhias passaram a estabelecer contato com compradores i nternaciona i s e comecararn a exoortar uma parcela da sua producao,

Tabela 2. Caracterlstlcas dos cinco pad roes de exploracao madeireira na amazOnia oriental no inicia da decade de 1990.

Modelo

Sistema socioeccnomico

Seletividade N~ de N~ de
da sspecies individuos
exploracao extrafdas /ha
altarnente 1 " 2. 1 d :2
s ele tiva 1 . v ~ "eil Tr"di ni onal

) _ Vi"lrlflH

co ntomp or an A 0

GO d 1 UU

intensive

:l. Terra Firrne

Fru ntei ra i ncip i en te: cu nstrucao d t3 estr.idas e extrac ao de rnaderta de valor

"It"" "1111 e selativa

ilHlP1()S (l!: 1

-l.Terra Firrne Novil

f ron lei ra: ~ I1f ra-e S trutura m od e sf a

sele tiva

1" :,

') Terra Firme Velha

t ru nteira: born ac us so ., intra- e strutu ra

mtansiva

100,,200

Avi.ununro rnoradCjrH~; I~Jl~;jl~;

ux t rdW n n lddoHl r;~ I n':-i nu djl lHH 1 h~ em ! roc,~ de viveres. Grdndu~;

II H ... h'n"';'1 rI,[j:-;' r alHI n 0 rot.: HS~; dj nen h I. PruLiu to lindl tip" exp"rl,,,,:,j<J,

Pti ~u un d f;' ~;e r r; ... trj i-tS mur dd. J H~~;

i Ul:".i:U:S ex tr dP.fll H P rut:u t~~; dJl ~ 111.j:H.h::iJd do b aixo valo r Hill HfLH'd~i tdtnlihHtfS, t.:ur'l surril L'HC~JI';'H.

P ruLi u tu I i ""I d" b'H XCI qu 'II id;lU e, uti I i idJ U !J ar,[j co n:-.; t ru (.: i~ 0 reu I on dj de U.i:.tlXd rund.:-3 ...

Grilndes nen"eioc; inmhlrl.l~ d'ver~ifieadil~ e bern ""I"!,lli 7<1("1. os, de fora dare Oi ~tOr (JHlS' rr)ern astradas e explorarn madeira principalrnente tn0<in". P""Jul', final tip" exporracao.

Pnq"ena Elnpre~a laI1),I"" Fnmfll:ls rie fnr,J dd reqiil(J .: ( In~ dIULtln;~ experiencra tln "S~tnr

mad ei re i rr t. C r ,10 no s e nv( J Iv id (j S t~, I extraca» e ~ ... s veze s Iran sp or t c (h~ torus. Pruduto final p-rr a (l mercudo dornc stico.

G r.a nd e E rnpre sa F,ml{h ar f ,,,,,,I, d',; OR tora da re}li~io, explur.mdo, transp ortando e pro c e s s ando cru

i no ~"'j st ri a s ve rti c ali lad as ... Prud u rl ~ Ii nal de qu alid ade III od e rad ~ " falta: M ai () r p arto da prod'i c iio des tinada d" mere ado durnes tu: J, Exp () rt "CO e 5 c res c e nte s.

Fnnl~: Uhl ct ill. 113971

11

2.1. Madeira serrada

Cerca de 60,),) da producac de madeira serrada destina·se a industria moveleira e 30"", a construcao civil, De acordo com (Matter et al, 1996), a participacao da madeira e seus subprodutos na pauta de exportacao brasileira 8 signifieativa, oeupando 0 15" lugar entre os produtos exportados. Somando·se 0 valor das exportacoes de papel e celulose, as produtos oriundos da madeira, num contexte mais arnplo, passarn a ocupa r a 4 a posicao (Tabela 3), A exportacao de madeira em teras, das especies de maior valor comercial, como 0 mogno, 0 cedro, a andiroba, a virola, a sucupira, entre outras. foi proibida pelo governo brasileiro em 1969 e, a partir de 1973, a proibicao foi arnpliada para todas as especies.

Estima-se, hoje, que 0 cornercio mundial de madeiras movimente alga ern torno de US $100 bi tnoes (Mattar et ai, 1 996) _ Desse total, apenas 10% sao relativos as esoecies tropical s: os 90'1(, restantes sao provenientes de madeiras de regi6es boreais e temperadas, de paises como Canada, E. U, A., Suecia, Finlandia, ex-Uniao Sovietica. entre outros.

A participacao brasileira representa cerca de 0.4 0;', no mercado global e 4 (Jf;) no mercado de madeira tropical. Os mimeros demonstram que 0 Brasil, apesar de ter a maior exteris.io florestal continua do planeta, apresenta uma particiuacao rnodesta.

No mercado internaeional de madeira tropical, destacam-se a Malasia e a Indonesia, cujas exportacoes. em 1 991, atingiram US $ 3,1 bilh6es e US $ 3,6 bilhoas. respectivamente. O Brasil, no mesrno ano, exportou aproxi madarnentc US $ 2 80 rnilh6es em produtos serrados e ma n ufaturados. Apesar do Brasil oeupar, hoje, uma oosicao relativa mente timida no mercado internacional de madeira, as perspectivas sao promissoras, pois os maiores produtores detern uma area total de florestas inferior a brasileira, alern de ja te-Ias explorado rnuito mais do que 0 Brasil (Tabela 4).

TABELA 3. Pauta de exportacoes brasileira ljan.1a90., 1995), US$ FOB, par ordem de importimcia.

PflJdU\llS

us s 11111 Foil

Prouutos InHilll'Jrgll--;lls

M atcnais de transporte e cornponentcs SUFI

Produtos qunnicos

M<'iqUlIl(:lS, iJP, (0 inst. nwU\fllcOS inerins metaturqrcns

Papel e celulose

Calp.

Cak.ados e [DUro Acucar

Matr:riilis elp.! flr:OS e eletrijrlicos Produtos t exteis

Carnt:

Furno

Madeiras e manufaturas de madeira Suco de iilrilllill cone. e I:UII~WI,Hj(, Darivados de petrrilco

M etais. pudras prer:iosas e iualhoria Produtos ceraruicos

Ferrameutas

Cacau

Total Geral

;~ !)!1!]_ II !, :;,OUU.H4,i L (:il :)_104

'1'18,41;;{

1. Yt10. II]'! 'I_HO!] l,'ll 1.766.705 1 _(i!)4 .c)(i) '1.4 n 3) 1 1.0(dJlCl4

~l71 wn !J!]!J ()!]() Btl I ~)!) I 17(),I):)(;

724.602 h!Ji3B/B 53L,fj1(j JOB_!)UB 17:],7SB 1 j!_)_)~)U

74,)% 3(H') I 1.3 1 ~l

Fo nte: Bal all"" c orner c i ill 11, ilS11 e I ra - Agu~ 10 i 1 :J~!> I BilSd /FCA p, 1 996 i.

12

TABElA 4. Areas total e explorada de florestas produtivas dos principais paises produtores de madeira tropical, ate 1985.

Pais Area total (milh6es Area explorada ('Yo) Rernanescente
de hal (milh6es de hal
Brasil 295,5 13,5 95,4
Malasia 14,4 5,7 60,4
Indonesia 67,5 34,5 48,9
Filipinas 6,3 3,7 41,3
Birmania 21,8 5,5 74,8
Vietna 3,5 2,3 34,3
Tailandia 2,9 2,9 0,0
Laos 2,4 2,4 0,0
india 37,8 3,9 89,2
Sri Lanka 1,0 1,0 0,0
Zaire 79,2 0,4 99,5
Gabao 19,8 9,9 50,0
Congo 13,6 3,4 75,0
Madagascar 6,0 4,6 23,3
Rep. Afr. Central 3,4 0,4 88,2
Costa do Marfim 1,8 1,8 0,0
Nigeria 1,6 1,5 6,3
Camar6es 16,6 10,6 36,1
Peru 42,8 6,4 85,0
Colombia 36,0 0,8 97,8
Venezuela 18,8 1 1,4 39,4
Guiana 13,5 1,4 89,6
Suriname 11,4 0,5 95,6
Equador 9,7 0,1 99,0
Guiana Francesa 7,6 0,.2 97,4
Bohvia 17,0 2,0 88,2
Font«: Basa/FCAP 119961. As exoortacoes de madeira serrada mantiveram-se sem alteracoes no per lodo de 1984 a 1992 e apresentaram aumento nos anos de 1993 e 1994 (Figura 1).

2.2. Madeira compensada

Do compensado produzido, no Brasil, cerca de 60% destina-se a Industria moveleir a, 30% a industria da construcao civil e os 10% restantes as outras atividades.

De cada hectare de floresta na Amazonia, sao removidos de 5 a 10m:< de madeira para a producao de compensado (Mattar et al. 1996). Isto se dsvs ao fato de que, para a producao de compensado utilize-sa um pequeno nurnsro de especiss (entre 8 e 10). Contudo, se um maior nurnero de especies fosse utilizado, 0 volume de madeira extratdo poderia ser eleva do para 20 [)U 30 m3/ha. No entanto, a producao de compensado ainda requer toras de alta qualidade, 0 que nem todas as especies podem fornecer. Haveria necessidade de adaptacao de maquinaria para cada nova sspecie, implicando, consequentemente, em urn Incremento nos custos de producao.

o Brasil responde por 80°/" da producao latino-amerrcana de compensados, 0 que, por sua vez, representa apenas 3% da producao mundial. A Figura 2 ilustra a posicao brasileira quanta a producao e a exportacao de compensados no mercado rnundial.

1400
1.200
1000
..
"0 800
~
"0
:D
I::
~ 600
0
400
200 150000
300 000
250000
200.000
0
150 ODD ~
100_000
50.000 FIGURA 1. Evolucao dos volumes e do valor das exportacoes brasileiras de madeira serrada de 1984 a 1994.

_ Qtde 1nil rrD)

----- Valor (US$ mt FOB)

1 _

J
...- ,.--, <D r- <0 OJ 0 0- N <"") .q-
uo co <Xl <0 <0 '"" cr, '" '" 111 <n
Ol 0> co OJ co 0> rn OJ <J) '" <J)
..... ..-
Ano," Funl": Milll'" d ot . 1 Cl9b

12.000
10,000 C ProdU!;ao(m3)
M 8.000 • Fxportayau(rnJ)
E ------_.
E 6.000
..
E
::I
g 4000
2 000 FIGURA 2. Producao mundial e exportacao dos principais nalses produtores de compensados - 1991.

Fo nte: Matter ct at, 1 99 [).

14

3. A EXPERIENCIA DA INICIATIVA PRIVADA - Estudo de casos.

3.1. Paragominas

o Estado do Para e a principal exportador de produtos serrados e manufaturados de madeira da Amazonia Legal, participando com 80,54 % do volume total. Neste Estado, quanta a qeracao de divisas, a madeira coloca-se em segundo lugar.

Em Paragominas, principal rnicrorreqiao produtora de madeira do Para, estirnase que a atividade madeireira gere duas vezes mais emprego que a oecuaria {Oiaqnostico..., 1 996bl_ ESSil regiao compreende as municipios de Paragominas, Rondon do Para e Dorn E!izeu, Em 1996, urna equipe multidisciplinar composta de representantes de instituicoes de pesquisa, ensino, meio ambiente e desenvolvimento regional, realizou um diaqnostico visando avaliar a qualidade tecnica, econ6mica e social dos projetos de rnanejo florestal estabelecidos na rnicrorreqiao de Paragominas (0 ia gn6stico ... r 1 99 6b). Esse di a g n6stico teve, co mo in strum entos de aval i a cao, a leg isl ac ao floresta I vigente e as recomendacoes da 0 I MT (Orqanizacao I nternacional de Madeiras Irupicais}. As conclusoes mais pertinentes daquele estudo, para este documento, se resumem em:

a) Os projetos avaliados nao estao seguindo a leqislacao florestal vigente, nem as recomendacoes da OIMT;

b) Nao foi constatado nenhum impacto social positive da atividade sobre a reqiao, par nao haver manejo propriamente dito; e

cl Ha uma crise econ6mica no setor, corn cerca de 20% das empresas amostradas falidas {)u em processo de falencia.

3.2. Tailandia

Em 'Iailandia, PA. a exploracao e seletiva. sendo praticada por madeireiros equipados somente com motosserras e caminh6es (Verissimo et al. 1996). A abundancia de madeiras possibilita as serrarias a extracao apenas dos indivfduos de maior diarnetro e de especies de valor comercial imediato. Essa pratica resultou na rernocao de apenas 2 arvores ou , 6 mJ por hectare. Contudo. 0 volume danificado durante a exploracao foi maior do que 0 volume aproveitado: para cada 2 arvores extraidas/ha, outras 58 arvores (dap2:..1 Oem) foram danificadas. Mesrno que isto represente apenas uma reducao de 1 1 % no volume de arvores na area explorada, as danos foram concentrados nas clareiras e zonas de acostamento. que sao as areas mais favoraveis para a crescimento das arvorss. No entanto, a regenerat;:ao e rapida nessas clareiras: 1 5 meses apos a exploracao ter sido conclufda, as clareiras continharn, ern media, 0,2 plaritulas de especies de valor madeireiro por metro quadrado.

Embora os impactos primanos da exploracao seletiva de madeira sejam pequenas, a presence da economia madeireira em regi6es de fronteira contribui para 0 desmatarnento. Sem a sequranca que a atividade madeireira proporciona, provavelmente Tailandia teria fracassado COni a centro de coloruzacao, assim como fracassaram os assentamentos da Transamaz6nica, no inicio da dacada de 70. Entretanto, com a economia madeireira na reqiao, os colonos sao capazes de persistir por urn periodo rnaior, enquanto continuam a cortar novas areas de floresta, para praduzir arroz e mandioca para consumo e venda. Os baixos precos desses produtos. combinadas corn a insustentabilidade da agricultura de corte e queima, determinam aos colonos a necessidade de derrubar a floresta (cerca de 3 ha/ano) para satisfazer suas necessidades basicas, Nesse processo, cerca de 127m" de madeira/ha com potencial para usa cornercial. sao perdidos com a derrubada da floresta

A colonizacao desordenada de Tailandia, localizada na regiao central do Estado do Para, e 0 resultado do desequilfbrio estrutural de outras regi6es do Brasil. Alern disso, a abertura de novas astradas. ou a pavimentacao das ja existentes, continuara estimulando a colonizac.io

1 5

"espontanea" e 0 estabelecimento de novas serrarias. Nesse momenta, as serrarias van atrai r migrantes em busca de trabalho e terras. Por essa razao, a atividade madeireira tem que ser percebida como um fator-chave, pois a rnanutencao das atuais praticas de exploracao indiscriminada pode comprometer seriamente os recursos florestais da Amazonia. Po rtanto, e fundamental que o governo rsconheca a atividade madeireira como 0 principal fator para a rapida expansao da fronteira arnazonica. Da mesma forma, e fundamental que as industrias madeireiras assumarn a responsabilidade de assegurar um crescimento 'responsavel' das regi6es onde utilizam 0 recurso florestal para seus nsqocics. Crescimento 'resporisavel' consists em respeito a terra, 0 que significa desenvolver praticas de exploracao criteriosas, esrrateqias de manejo sustentavel e respeito aos seres humanos, 0 que significa, tarnbern. no pagamento de salaries justos e na garantia de services sociais de educacao e saude,

3.3. Mil Madeireira

o sxtrativisrno madeireiro convencional na Amazonia e caracterizado tanto pela extracao inadequada quanta pelo aproveitamento de poucas especies que sao exploradas comercialmente. Entretanto, parses produtores de florestas tropicais tern demonstrado que e possivel utilizar os recursos madeireiros disponiveis, causando bai xo impacto ao ambiente (Silva, 1 997).

Na Amazonia, a empresa Mil Madeireira Itacoatiara Ltda. em Itacoatiara, AM, esta, ate o momento, entre as poucas a adotar urn sistema de sxtracao madeireira que, embora recente, pode ser considerado como unico exemplo de manejo operacional de floresta tropical em curso na Amazonia brasileira. Ela segue as tecnicas recomendadas pela pesquisa e cumpre a leqislacao florestal vigente (Silva, 1997).0 plano de manejo e baseado no sistema CELOS, com a introduc.io de tecnicas silviculturais desenvolvidas pela Embrapa e pelo institute Nacional de Pesquisa Ui.l Amazonia - INPA. Sua concepcao e baseada no corte seletivo de aproximadamente 35m"/ha rie 59 especies cornerciais. em blocos de extracao anual de 2000 ha. 0 c.clo de corte, inicialmente previsto, e de 25 anos. Essa empresa tarnou-se a primeira da regiao a obter 0 Smart Wood, uma especie de ISO 9000, concedido por orqanizacoes ambientalistas a empresas que extraem madeiras de modo sustentavel.

Como sao poucos os trabalhos sobre manejo para a Amazonia e a maioria doles e executada, principalmente, na porcao oriental da Amazonia, 0 acompanhamento de tais atividades desenvolvidas pelo setor privado perrnitir a inferir sobre as estrategias de manejo empregadas em escala industrial e a sua sustentabilidade.

4. A PESQUISA FLORESTAl NA AMAZONIA

No contexto regional, as pesquisas florestais na AmazOnia remontam ao inlcio dos anos 50, quando 0 governo brasileiro, com a cooperacao da Food and Agriculture Organization of the United Nations - FAO, executou os primeiros irwontarios na regiao. Como resultado desses levantamentos, pesquisas preferenciais foram sugeridas, 0 que, com 0 apoio daquele organismo, estabeleceu as primeiras sxperiencias silviculturais na Amazonia, especialmente na reqiao de Curua-Una (Santarern, PAl e Manaus (Reserve Ducke, Manaus, AMf. A pesquisa florestal na Amazonia, executada atravas de projetos de cooperacso tecnica internacional, principalmente com a FAO, e apresentada com detalhes par Galvao (1991 I.

Na Floresta Nacional do Tapajos, as primairas experiencias silviculturais cornecaram a partir em 1973, no ambito do projeto FAO/BRA-45, executado pelo Projeto de Desenvolvimento e Pesquisa Florestal -PRODEPEF, do extinto IBDF. A Embrapa passou a atuar, ef'etivamente. em pesquisa sobre silviculture e manejo de florestas tropicais. a partir de 1978, atraves do cnnvenio entre essa empresa e 0 IBDF (atual IBAMA), que, devido a extincao do PRODEPEF, transferiu as pesquisas e parte do corpo tecnico a Embrapa.

16

Alem dos trabalhos da Embrapa, outras instituicoes governamentais desenvolvem imponantes pesquisas correlatas, Entre elas astao 0 lnstituto Naeional de Pesquisas da Amaz6nia - I NPA, 0 Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG. a Faeuldade de Ciencias Agrarias do Para - FCAP e a Suuerintendencia do Desenvolvimento da Amaz6nia -SUDAM, em corwenio com a FCAP e 0 Nucleo de Altos Estudos Amaz6nicos- NAEA da Universidade Federal do Para - UFPa. A Fundacao de Tecnologia do Estado do Acre - FU NTAC, em parceria com a Emb rap a , desenvolve atividades pioneiras em manejo florestal de uso multiplo, com 0 envolvimento de comunidades no manejo da floresta. A partir do inicio dos anos 90, orqanizacoes nao-qoverna mentais tern adicionado importantes contribuicoes ao cabedal de conhecimento cientifico sabre a Amaz6nia. Destacandose, entre elas, 0 trabalho do Instituto do Homem e do Meio Ambiente Amaz6nico - IMAZON, a Fundacao Horesta Tropical - FFT, 0 Instituto Socia Ambiental - ISA e a Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazonia - IPAM.

5. SISTEMAS DE PRODUc;AO PARA A FLORESTA AMAZONICA: Urn Sistema Brasileiro

A acessibilidade aos grandes bloeos de floresta de terra firme, na Amazonia, oroporcionada pela abertura das rodovias Bel em-Brasilia. Cuiaba-Santar em e Iransarnazonica, possibrlitou que essas florestas sejam as mais importantes fontes de materia-prima para as centenas de industrias que se instalaram, principalmente, na Amaz6nia oriental. Era, portanto, de extrema irnpor tancia, promover 0 desenvolvimento de sistemas de producao s us tertada de madeiras para esse npo de florestas.

Os sistemas silviculturais desenvolvidos para as florestas tropicais, basicarnente. sao de dois tipos: 0 Sistema Uniforme (Monocfclico), que se baseia nas mudas preexistentes na floresta para compor a pr6xima colheita, ap6s a retirada de toda a madeira comercial em um unica operacao, e 0 Sistema Seletivo (Polictchcol que mantern arvores em estadio avancado de desenvolvimento (reqeneracao avancada] para compor a segunda e demais colheitas. No primeiro caso, as rotacoes sao longas 00 a 1 00 anos}, enquanto que no segundo, elas sao divididas em intervalos menores, ditos ciclos de corte, que variam de 20 a 40 anos.

As pesquisas silviculturais, nos tr6picos, mostrararn que 0 Sistema Unitorrne, desenvolvido originalmente na Europa e adaptado aos tropicos na Malasia (Sistema Uniforme Malaio), nao se adapts as florestas africanas nem as do Novo Mundo, em sua versao denominada Sistema Tropical de Cobertura (Tropical Shelterwood System). Era natural, portanto, que as pesquisas silviculturais brasileiras enfocassem sua atencao ao Si ste ma Se letivo, me nos intensivo e com mai ores possibilidades de sucesso em nossas florestas.

Dois modelos foram, entao, estabelecidos: 0 primeiro, conhecido como "explorar e deixar ", consists em realizar uma extracao planeiada e de impacto reduzido, deixando a floresta regenerar e repor a volume extratdo, sem nenhuma intervancao adicional. Este e 0 modele que mais se aproxima ao praticado na Amazonia, com a diterenca de que, no modele atualmente praticado, a extracao e altamente irnpactante e 0 produtor nao espera 0 tempo necessario para a floresta se regenerar e repor a biomassa extraida, levando, conseqi.ientemente, a sua dspradacao.

o segundo modelo preve, alem de uma extracao de impacto reduzido, a aplicacao de tratarnentos silviculturais, visando estirnular a reqeneracao natural e 0 cresci menta das arvores reservadas as colheitas seguintes, principalmente a segunda. Para esse sistema, foi necessario determinar a intensidade de exploracao que levasse a ciclos de corte mais curtos e que fossem economicamente atrativos. Alern disso, foi importante definir a tratamento silvicultural mais recomendado tecnica e economicamente. Estes tratamentos sao: 0 Desbaste de l.iberacao, Que objet iva liberar de cornpeticao as copas das arvores reservadas a segunda colheita e abrir aspaco para 0 crescimento das arvores remanescentes; e 0 Desbaste Sistematico, que visa aumentar a crescimento da floresta remanescente, pela reducao da densidade da floresta, arraves da elirnrnacao

17

-

de parte da biomassa em pe. diminuindo, com isso, a cornpeticao por luz e nutrientes. Outra estrateqia utilizada na busca do modelo de manejo de florestas de terra firme foi testar os seg u i ntes meios alternativos de recompor a floresta: 1) apenas reoeneracao natural; ou 2) a cornbinacao desta com plantios de enriquecimento. A viabilidade tecnica e econ6mica es ta sendo investiqada.

Os resultados alcancados com este coruunto de pesquisas permitiram estabelecer, pela primaira vez no Brasil, urna sequencia de operacoes de urn sistema silvicultural para 0 rnanejo de tlorestas de terra tirme da Amazon ia ~ Si Iva, 1 989). Em resu rno, este sistema consiste de:

• extrair 40 m3/ha, corn pre-mapaamento das arvores e corte direcionado para minimizar os danos as arvores reservadas para a segunda colheita:

• estirnular 0 crescimento das arvores reservadas, pela liberacao de suas copas da cornpetic.io por luz com arvores nao reservadas, no ana seguime apos a exploracao:

• monitorar 0 crescirnento e a producao, atraves de parcelas permanentes para orientar <-IS acoes do rnanejo;

• aplica r tratamentos silvicu Iturais (basicarnente Ii beracao). a cada 10 anos, para estirnular a rsqeneracao natural e manter urn bom crescimento da floresta.

Aplicando-se esse sistema. pnde-s e esperar urn Incremento diarnetrico madio de 0,7 a 1,0 cm.ano e urna produtividade volurnetrica em torno de 2 nl',iha a110. 0 cicio de corte estimado e de 30 anos

As recornendacoes tecnicas resultantes dessas pesquisas foram incorporadas a laqislacao tlorestal atraves do Decreta nO. 1.282 de 19 de outubro de 1994, que regulamenta as artigos 15, 1 9, 20 e 21 do C6digo Florestal (Lei n". 4.771 de 1 5 de setembro de 1 965) e pela porta ria do I BA MA, de n''. 48/95, de 10 de julho de 1 995, que disciplina a exploracao florestal na Bacia Amaz6nica.

6. CONSIDERACOES GERAIS SOBRE A PESQUISA FLORESTAL NA AMAZONIA

o coruunto de pesquisas Ja instaladas pela Embrapa e por outras instituicoes governamentais e nao governamentais na Amazonia, representa uma base tecruca consideravel. permitindo manejar, com sucesso, as florestas de terra firme da reqiao. A Ernbrapa Amazonia Oriental, em mais de 20 anos de trabalhos com manejo de florestas, chegou ao orototipo de urn sistema de producao sustentada de madeira. Os resultados alcancados com esse sistema sao de carater experimental, o proximo passo sera levar esse prot6tipo a testes em escala operacional, junto a uma empresa parceira. Um proreto ja foi formulado e contara corn a participacao de cientistas do Centro lnternacronal de Pesquisa Florestal CIFOR, na sua exscucao. No momento, a Embrapa Amazorua Oriental esta buscando urn parceiro para introduzir 0 sistema de producao.

o enqaiarnento de outras unidades da Emb rap a , nesse projeto, visando estabelecer areas demon strativa s nos outros Estados que comp6em a Amaz6ni a bras ileira, seria de extrema importancia.

No entanto, para eliminar algumas barreiras a adocao plena do sistema silvicultural pelos produtores. requer-se acao governamental, nos seguintes sentidos:

- promover treinarnento do pessoal tecnico e de apoio com relacao as tecnicas de manejo e de extracao de irnpacto reduzido;

. facilitar a irnportacao de equipamentos e rnaquinas adequadas a colheita e industrializac.io de madeiras;

- criar linhas de crsdito para 0 manejo florestal; e

- criar e disponibilizar florestas publicas para aproveitamento de madeiras pelo setor privado.

18

As repetidas tentativas de introduzir a mogna brasileiro no Anexa II da Convencao Internacional sobre 0 Cornercio de Especiss Ameacadas da Fauna e da Flora CITES, e 0 decretacao da suspensao da exploracao dessa especie e da virola, por dois anos, mostram a irnportancia de intensificar a pesquisa com 0 manejo dessas especies: Com relacao ao mogno. esta em andamento um projeto financiado. em parte pelo governo Britanico, contando com 0 apoio da Associacao das lndustrias Exportadoras de Madeiras do Estado do Para AIMEX. que visa estudar sua ecologia como base para 0 manejo e desenvolver um sistema de producao especifico para essa especie, a qual apresenta peculiaridades quanta a reqeneracao natural. 0 sistema desenvolvido para as florestas de terra-firme nao se aplica as florestas de mogno.

Ouanta a virola. ha necessidade urgente de estabelecer pesquisas visando a seu rnanejo ern tlorestas naturals (varzeas). Nessa pesquisa, deveriam estar envalvidas Unidades da Embrapa.

o potencial pradutivo das florestas da Amazonia, traduzido peln volume ou estoque comercialmente aeessfvel existente nessas matas, se comparado ao volume de madeira hoja efetivamente produzido, sem duvida revela urna quanti dade enorme de madeira disporuvel, que oferece amplo espaco para a expansao da industria rnadeireira na Regiao. 0 potencial de sxpansao depende, praticamente, apenas do esgotamento de recursos afrieanos e asiaticos.

Entretanto, a atividade madeireira geradora de milhares de empregos e de divisas para 0 Pais e. em sua essencia. na Amazonia, uma atividade tipicamente extrativista (Silva. 1997). Ha que se criar uma mentalidade florestal na reoiao.

Como vista, ia existem alguns conhecimentos fl tecnologias para a exploracao maderrcua dd!; florestas naturais. Entretanto. a utitizaceo do manejo sus terrtaval para a exploracao madeireira na reg ia~ ainda nao pode ser eonsiderada como uma realidade (Serrao, 1 995). Nao obstante. a nivel comercial, e nacessario inieiar as praticas de manejo florestal sustentado e de olantacoes de especies nativas. Falta, para tal, decisao governamental objetivando a irnplantacan de uma politica florestal adequada.

A pesquisa florestal ria Amazonia dernonstra. ainda, urna aparente tragilidade. par niio ofereeer respaldo suficiente para um programa de ocupacao sustentada. As pasquisas torarn realizadas. ate aqui, de forma desarticulada, conduzidas isoladamente, cornuammantalizarfas P-Ill cada insrituicao, E preciso viaoiliza-las. agregando as instituicries na execucao de projetos de d imens6es econo micas. em esca la indu strial, buscando-se a apr i rnorarnenta contin u 0 das tecnologias empregadas (Pandolfo. 1995).

A fim de proporeionar suporte para a obtencao de niveis mais altos de sustentabilidade da atividade de exploracao madeireira regional. Serrao (1995) enfatiza que a pesquisa florestal deve concentrar estorcos nas tecnicas de exploracao e manejo de florestas naturais, na idenrificacao e dornesticacao de plantas madeireiras de alto valor econornico atual e potencial, no anriquecimentn de areas exploradas. onde a reqeneracao natural for dernasiadamente pobre ou em florestas secundarias com baixo valor florestal, no reflorestamento de areas alteradas com sistemas florestais e agroflorestais. e no aproveitamento industrial dos produtos madeireiros.

Nesse contexte, a pesquisa florestal integrada e relevante e a Ernbrepe, em associacao com outras instituicoes afins, deve estabelecer esrrateqias visando:

• 0 fortalecimento e a arnpliacao da pesquisa florestal na Amazonia;

• a inteqracao institucional iEmbreoe, CNPq, UNIVERSIDADES. INPA. SUDAM. FCAP, FUNTAC ONGs); e

• a orqanizacao de grupos tecnicos loeais e ao fortalecimento dos grupos de pesquisa emergentes das Unidades Deseentralizadas da Embrapa que atuam na Amazonia.

o redirecionamento. em alguns casas, e 0 redimensionamento das equipes para a execucao da pesquisa florestal e urgente. face a dernanda crescente. Deve-se enfatizar que dS acoes precisam ser abrangentes envolvendo todos os setores que atuam na regiaQ.

19

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

MATTAR, P.N.; SANTANA, A.C. de; COSTA, R.M.Q. da: ALENCAR, M.I.R. de; SOUZA, R.F.; D . A V IDA, J. L. 0 mere ado de madeira no Brasil e no mundo. Belern (Estudos setoriais. 9 I Belem,1996. 55p.

DIAGNOSTICO e avaliacao do setor florestal brasileiro . Regiao Norte. Brasilia: IBAMA / FUNATURA, 1996a. 59p. Sumario Executive. Versao 1, DPFC.

DIAGNOSTICO dos projetos de manejo florestal no Estado do Para .. , fase Paragominas. Embrapa ..' CPATU. 1996b. 99p. Relat6rio.

GA LV A 0, A. P. M. I nternational cooperation on forestry research and development. Brasil, Embrapa· CNPFI Oxford Forestry Institute, 1991. 122p,

HOM MA. A. K. ° . A extracao de recursos naturals renovaveis: 0 caso do extrativismo vegetal na Amazonia. Vicosa: UFV, 1989. 575p.

PANDOLFO, C. A questao florestal na Amazonia Brasileira. In: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DES E NVOLV I MENTO SUSTENT A V EL E SUSTE NTA 81 LI DA DE DE REC U RSO S NATll RA I S, 1995, Belern. UFPA, NUMA.1995. p.l 05-124.

SERRAO, E.A Desenvolvlmento aqr oue cua r 10 e florestal na Amazonia: pro po s ta para (1 d esanvolvi mento sustenta vel co m base no con heci mento ci e ntifico e tecnol6gic o. In:

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DE$ENVOLVIMENTO SLJSTENTAVEL E SUSTENTABILIDADE DE RECURSOS NATURAlS. (Belern. PAl. Belern: UFPA, NUMA,1995. p.57·'04.

SILVA, J. N. M. The behaviour of the tropical rain forest of the Brazilian Amazon after logging.

Oxford: Oxford University Press. 1989. 302p.

SILVA, J. N, M. Manejo de florestas de terra frrme da Amazonia Brasileira. In. CURSO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTAVEL, 1997, Curitiba. Manejo florestal. Embrapa·CPATU. Brasilia. Embrapa-SPI, 1996. 46p.

SILVA, J. N. M; U HL, C. E xploracao madeireira sustentada. In: SEM I NA RI 0 I NTERNAC 10 NAL SOBRE MElD AMBIENTE, POBREZA E DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA, 1992, Belern. Anais. Belern: PRODEPA, 1992. p.157-261.

UHL, c.. BARRETO, P.; VERisSIMO, A; VIDAL, E; AMARAL, P; BARROS A.C.; SOUZA JUNIOR, c.; JOHNS, J.; GERWING, J. Natural resource management in the Brazilian Amazon· An integr ated research approach. BioScience, v.47, n.3, p. 1 0, 1 997.

VERiSSIMO, A.; UHL. c.: MATTOS. M.; BRANDINO, Z.; VIEIRA, I. lmpactos sociais. sconomicos e ecol6gicos da exploracao seletiva de madeiras numa raqiao de fronteira na Amazoni.:

Oriental: a caso de Tailandia. In: BARROS, C.A. VERISSIMO, A. A expansao da atividade madeireira na Amazonia. Belem: IMAZON. 1996. p, 7-44.

WEAVER, P. Tropical forest management· research activities at Curua-Una, Brazil. United Nations Development Programme, 1 991, Technical Report n. BRA /88/006.

20

You might also like