You are on page 1of 20

QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? 10 ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS

HTTP://WWW.LEARNCAFE.COM/CONTENT/INDEX/ID/1413310

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO1.1: Ao Estudante

Saudações caro estudante! Tenho a honra em disponibilizar para você um conteúdo criado com muito carinho e preocupação em divulgar o conhecimento, pois para que valeria o conhecido se ele fosse guardado?

Neste curso você aprenderá bastante sobre como funciona o processo de aprendizagem, verá algumas opiniões de autores respeitados quanto aos mecanismos cognitivos que sustentam a experimentação do processo de aquisição de novos conhecimentos.

O conteúdo está dividido em 10 "formas de aprender", você, certamente, se identificará com algumas destas, aprenderá novas técnicas de estudo e verá os melhores métodos de estudar diferentes disciplinas de acordo com suas preferências, bem como, as principais vantagens destas 10 "formas de aprender".

Vamos lá! Sinta-se à vontade, mergulhe no mundo do saber, construa seu próprio conhecimento, veja técnicas que irão te auxiliar nesta atividade. Busque o saber, ele é verdadeira porta para a razão.

Bons estudos, desfrutem do conhecimento.

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO1.2: Introdução - Qual a Melhor Forma de Aprender?

Estudamos na escola, no colégio, diversos cursos, faculdade, é fato que buscamos aprender sempre, pois precisamos disto, mas, você já parou para se perguntar: o que aprender? O que é a aprendizagem?

É realmente uma pergunta inquietante, não é mesmo?! Façamos o seguinte:

deixe a sua resposta no nosso fórum. Para isto, vá à coluna ao lado, selecione a opção "Fórum", lá você encontrará a pergunta novamente, pense

profundamente e responda, depois veja a opinião de outros estudantes e expanda seus conceitos a respeito do "aprender" e da aprendizagem.

Introdução

Aprendizagem trata-se de um processo pelo qual as estruturas mentais de um indivíduo interagem com o ambiente e com a sociedade, e em função de sua genética e, por conseguinte supera as necessidades cognitivas a partir de novas estruturas formadas. Assim o indivíduo que passa por um processo de aprendizagem passa a dotar-se de novas capacidades.

Aprendizagem: Mudança adaptativa do comportamento.

Henri Piéron – Psicólogo.

De acordo com Piaget, o conhecimento se desenvolve a partir da relação entre homem e mundo.

profundamente e responda, depois veja a opinião de outros estudantes e expanda seus conceitos a respeito

Porém não há uma forma específica, concreta ou absoluta que promova uma aprendizagem, ou seja, não há uma maneira perfeita para de se buscar a aprendizagem que traga uma certeza de que o conhecimento será formado, pois cada indivíduo aprende segundo as suas características, preferências e qualidades individuais.

Assim cada pessoa tem sua maneira preferida de estudar, isto é uma forma preferida para desenvolver sua aprendizagem.

“A partir das diferenças, igualdades e deficiências orgânicas e

psicológicas é que se definirão as diferentes formas de aprender”.

Maria Lucia Lemme Weiss – Psicopedagoga.

Alguns

“passos”

importantes

e

decisivos

daaprendizagem são: querer aprender, saber

no

desenvolvimento

para

que aprender e aprender a aprender. Estes serão exponencialmente mais

eficazes se associados ao prazer em aprender.

MÓDULO 2: "PASSOS" PARA O APRENDER2.1: Três Passos para o Aprender

Tudo o que fazemos deve ter um propósito, a nossa vida deve ter um propósito, os nossos atos devem ter um propósito. Quando fazemos algo porque queremos, precisamos e sabemos o motivo estarmos fazendo, qual objetivo que nos conduz a fazê-lo, conseguimos fazer este "algo" com segurança, firmeza, certeza e passamos ter conquistas maiores em relação às coisas que buscamos.

O ato de aprender não é diferente, quando se queres aprender, de fato, sabes para que estais a estudar, aprenderás a aprender e terás muito sucesso nos estudos e em sua vida, pois sabes o que queres.

Querer Aprender

“A partir das diferenças, igualdades e deficiências orgânicas e psicológicas é que se definirão as diferentes

Quando se faz qualquer ato que não se quer se fazer, tem-se um resultado impreciso, deficiente e até falho, com a aprendizagem é igual. Se não tens a vontade de aprender, não terás a aprendizagem significativa.

Saber para que aprender

Quando se faz qualquer ato que não se quer se fazer, tem-se um resultado impreciso, deficiente

Objetivos são os princípios que regem as nossas atividades e atos. Se sabes para que servirá oconhecimento que buscas, sabes da importância de adquirilo, consequentemente, terás interessem deaprender.

Aprender a aprender

Por não haver uma forma certa ou errada, melhor ou pior, mais rápida ou mais lenta para se aprender, uma vez que cada pessoa tem suas preferências e características únicas para o desenvolvimento de suas estruturas cognitivas, cada pessoa deve ser capaz de formular e desenvolver meios para a formação de sua aprendizagem, isto é, “aprender aaprender”, atentando para suas características e preferências individuais.

Esses meios são estratégias, metodologias, ou simplesmente formas de se estudar os conteúdos, visando à aprendizagem.

Quando se faz qualquer ato que não se quer se fazer, tem-se um resultado impreciso, deficiente

Quando se é capaz de saber como se aprender com mais facilidade, ou qual a melhor forma pela qual se desenvolve sua aprendizagem, aprende-se a aprender.

Então cada pessoa tem sua forma preferida para estudar, logo cada pessoa tem a sua “melhor forma” de aprender.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.1: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? 10 ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS.

Qual a melhor forma de aprender?

Cada pessoa tem uma comida preferida, uma bebida predileta, um estilo de roupa que mais agrada, uma personalidade característica, a aquisição do conhecimento não indiferente a isso. Cada pessoa tem sua forma predileta de estudar, uma maneira que lhe agrada mais e que facilita a absorção de informações para que se construa sua aprendizagem. Não há uma forma perfeita para estudar, mas sim, uma, ou mais, forma(s) ideal(is) para cada um aprender.

Se não existe forma perfeita para se aprender de modo que esta seja comum a todos, mas sim uma melhor forma de aprender para cada pessoa, pode-se listá- las.

A seguir,

em

cada

aula, uma

forma de

características, desfrutem.

se

estudar e suas respectivas

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.2: 1. Estudar em grupo

É comum ver-se amigos se ajudando. Estudos em grupo são a prova de que isso é verdade. Em um grupo de estudos, onde quase sempre todos são

amigos, há uma troca de conhecimentos e informações que facilita a absorção do conteúdo implicando em uma maior facilidade para o desenvolvimento da aprendizagem, uma vez que há vários indivíduos com diferentes habilidades e características pensando juntos, na busca por soluções para problemas, maneiras para se entender assuntos, formar opiniões e sanar dúvidas.

amigos, há uma troca de conhecimentos e informações que facilita a absorção do conteúdo implicando em

Características do Estudo em Grupo:

Compartilhamento de conhecimentos e informações;

Respeito à opinião do outro;

Várias maneiras de ver o mundo;

Fortalecimento de valores éticos e morais: amizade, educação, respeito, sensibilidade, companheirismo, solidariedade, gentileza, afeto e etc.;

Melhor desempenho em trabalhos de equipe.

amigos, há uma troca de conhecimentos e informações que facilita a absorção do conteúdo implicando em

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.3: 2. Estudar sozinho

Muitas pessoas preferem estudar sozinhas e no silêncio, buscando assim, calma e concentração. Sem interrupções ou barulhos podem associar as novas informações dos conteúdos estudados com outrosconhecimentos já existentes em seu cérebro.

Essa forma de estudar deixa a mente aguçada, e, quando associada com muito treino e exercícios torna-se bem eficaz no estudo de disciplinas que exigem bastante criatividade, observações, deduções e explicações, além de boa memória.

É comum que nessa forma de aprender os estudantes montem estratégias de associações entre conteúdos buscando formar um sistema de informações que o ajudaram a desenvolver uma aprendizagem mais completa.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.3: 2.

“Gosto de estudar sozinho e sem barulho porque me concentro melhor, fico focado e tranqüilo, assim aprendo melhor.”

Júnior Fernandes – Estudante.

Características de estudar sozinho:

Maneira pessoal de se compreender os assuntos por completo;

Desenvolvimento da criatividade;

Crescimento pessoal e autonomia;

Responsabilidade e independência.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.4: 3. Estudar Ouvindo Música

Alguns estudos mostram que a música aguça a capacidade de raciocínio, principalmente música clássica. Músicas calmas ajudam a relaxar e a se concentrar no momento do estudo, músicas mais dançantes e aceleradas servem como estimulantes, além disso, a letra pode influenciar na vontade de aprender e no desenvolvimento cerebral quando este organiza suas estruturas cognitivas, formando assim, novas aprendizagens.

 Desenvolvimento da criatividade;  Crescimento pessoal e autonomia;  Responsabilidade e independência. MÓDULO 3: QUAL

A música pode trazer prazer e diversão ao ato estudar, e servir como estimulante de raciocínio.

Ao se ouvir uma música é comum lembrar-se de uma pessoa, um lugar, um momento, um assunto, um sentimento, e até de um conteúdo.

Quando se estuda ouvindo música o cérebro pratica uma habilidade interessante – “Dualidade”. Na verdade o cérebro faz vários cálculos complexos e atividades orgânicas sem que, ao menos, seja perceptível. Mas a “Dualidade” diz respeito a atividades feitas pelo cérebro e que nós podemos perceber e controlar.

Quando se estuda ouvindo música o cérebro pratica uma habilidade interessante – “Dualidade”. Na verdade o

Quando se estuda ouvindo música o cérebro pratica uma habilidade interessante – “Dualidade”. Na verdade o cérebro faz vários cálculos complexos e atividades orgânicas sem que, ao menos, seja perceptível. Mas a “Dualidade” diz respeito a atividades feitas pelo cérebro e que nós podemos perceber e controlar.

Essa “dualidade” abrange a atenção aos estudos e a atenção na música. Quando se estuda harmonicamente com música, sem que as atenções referentes ao estudo e à música não confundam e não se atrapalhem, o cérebro consegue fazer perfeitamente duas atividades voluntárias ao mesmo tempo.

Isso

quer

dizer que

ao

se estudar com

música, além manter calma e

tranquilidade, adquirir estímulos para estudar, associar

a

música

com

conteúdos por meio da memória, esta maneira de estudar também atua como

exercício cerebral.

Características do Estudo com Música

Calma e estímulo para os estudos;

Associação de conteúdos com a música por meio da memória;

Prazer em estudar;

Estímulo de raciocínio;

Exercício cerebral.

 Exercício cerebral. MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.5: 4. Revisão de Conteúdo

A revisão se dá por meio de leituras e resumos dos conteúdos.

É uma ótima forma de para se fixar o conteúdo, tirar dúvidas, fazer novas observações sobre assuntos que passaram despercebidos. Também é uma boa maneira para se associar o conteúdo estudado com outros já existentes, deixando assim a aprendizagem mais completa.

Pode ser adicionado ao resumo algumas observações, comentários, dicas, desenhos e conclusões para facilitar a compreensão e estimular o raciocínio.

Essa forma de se estudar é bem eficaz, mas, cabe a cada um saber como

utilizá-la, pois ela muito

utilizada em estudos para avaliações escritas, e

infelizmente, a maioria das pessoas a utilizam somente em vésperas

de

provas. Essa

atitude

pode

levar a uma aprendizagem equivocada ou

incompleta.

Estude! Não decore, aprenda!

 Exercício cerebral. MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO

Características da revisão de conteúdo:

Fixação do conteúdo;

Novas idéias e visões dos conteúdos;

Modelos pessoais para associar temas;

Conclusões pessoais;

Familiarização com o conteúdo.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.6: 5. Exercitar os conteúdos

Essa forma de estudar é ideal para quem quer compreender os conteúdos de forma concreta. Com os exercícios o estudante poderá planejar diferentes estratégias de resolução. Feito isso ele torna-se capaz de entender o conteúdo de diferentes formas.

Geralmente, as questões a se resolver são em sua maioria bem distintas, o requer diferentes interpretações sobre um mesmo conteúdo, isso deixa a aprendizagem mais completa, pois assim o estudante está exercitando sua mente para entender processos, fórmulas, conceitos, relações de diferentes modos, tendo assim uma melhor chance de interpretar problemas e gerar soluções.

 Fixação do conteúdo;  Novas idéias e visões dos conteúdos;  Modelos pessoais para associar

Características de estudar exercitando os conteúdos:

Revisão do conteúdo;

Fixação do conteúdo;

Diferentes interpretações de um problema;

Planejamento de soluções para problemas;

Observação de competências e habilidades pessoais;

Estímulos para resolver problemas.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.7: 6. Estudar em um Momento Reservado

Reservar um tempo para estudar e manter uma rotina de estudos diários são importantes para que o educando se acostume e goste de estudar.

Ao se reservar certo tempo para se dedicar aos estudos todos os dias os conteúdos não irão se acumular. Pois ao seguir essa rotina os estudos serão gradativos e constantes, não causando cansaço, alterações no sono, preocupação ou falta de tempo para pôr estudos em dia.

A própria rotina de estudos promove um costume de aprender todos os dias, isso torna o aluno mais familiarizado com o aprender, então ele terá mais facilidade na compreensão de conteúdos, será mais íntimo de exercícios tornando-se mais acostumado em propor soluções para problemas e formular técnicas para relacionar temas, fórmulas, conceitos e etc.

 Planejamento de soluções para problemas;  Observação de competências e habilidades pessoais;  Estímulos para

Características de estudar em um momento reservado:

Costume de estudar;

Dedicação exclusiva ao estudo;

Intimidade com o estudo;

Exercício da capacidade de aprender;

Organização entre tempo e quantidade de conteúdo.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.8: 7. Utilizar Recursos de Multimídia

A internet é uma ferramenta muito inovadora e necessária para os estudos, está repleta dos mais diversos tipos de conteúdo e é um verdadeiro acervo de conhecimento.

Em redes sociais, como o Facebook, é possível encontrar páginas sobre conteúdos de várias áreas do conhecimento. Em sites de hospedagem e servidores de arquivos como 4shared, Ebah, Slidshared dentre outros é possível encontrar slides, livros e artigos que podem ser utilizados como complemento aos estudos ou fonte pesquisa. Muitos assuntos da área das ciências exatas são de difícil interpretação, isso pode amenizado utilizando vídeos, ou softwares para promover uma visualização precisa.

 Exercício da capacidade de aprender;  Organização entre tempo e quantidade de conteúdo. MÓDULO 3:

Alguns jogos, simulações, sites com hiperlink e fóruns também são ferramentas interessantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

 Exercício da capacidade de aprender;  Organização entre tempo e quantidade de conteúdo. MÓDULO 3:

A televisão também pode ajudar no processo de aprendizagem, nela pode se encontrar documentários, vídeo-aulas, informações jornalísticas e curiosidades.

Mas, vale ressaltar que a Internet e a televisão alienam e podem prejudicar bastante os estudos, uma vez que essas ferramentas também estão disponíveis materiais e conteúdos que podem não ser legítimos, então cabe a

você

pesquisar e estudar com cuidado e sempre

verificar as fontes das

informações.

Características de estudar utilizando recursos de multimídia:

Contato com um acervo de conhecimento;

Várias ferramentas para melhor compreensão;

Acesso a diversas obras literárias;

Rapidez e acessibilidade a diferentes ferramentas de estudo.

você pesquisar e estudar com cuidado e sempre verificar as fontes das informações. Características de estudar

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.9: 8. Relação com o Cotidiano

Perceber a importância do que se aprende e onde o conteúdo se aplica no seu dia a dia, além dar sentido ao estudo, torna-o mais prazeroso.

“Eu explico como é um buraco negro usando analogias, metáforas do dia a dia, histórias de que as pessoas possam fazer parte.”

Marcelo Gleiser – Físico e astrônomo.

Quando se entende a relação do estudo da sala de aula com a vida pessoal, a aprendizagem nasce como uma realidade natural, pois facilita compreensão por meio de relações entre conteúdo e ações e fenômenos que ocorrem diariamente na vida do estudante. Desse modo a aprendizagem torna-se algo totalmente natural.

Quando o ensino é voltado para o cotidiano, a aprendizagem torna-se mais rápida, pois já temos estruturas formadas a respeito de vários conhecimentos ligados ao conteúdo e as nossas experiências de vida.

Características do Estudo com Relação ao Cotidiano

Identificação com os conteúdos;

Conhecimentos prévios oriundos do dia a dia;

Facilidade para entender o motivo pelo qual se estuda.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.10: 9. Fazer analogias

Alguns conteúdos apresentam difícil compreensão, visualização ou interpretação. Essa forma de estudar serve bastante para esse tipo conteúdo.

Fazer analogias significa: Fazer uma relação de semelhanças entre duas coisas diferentes.

Então essa maneira de estudar promove uma facilidade para se entender assuntos mais complexos de uma maneira mais simples, podendo se utilizar o cotidiano para tornar a compreensão ainda mais significativa.

Características do Estudo com Analogias Compreensão de sistemas complexos de forma mais simplificada; Abordagem do cotidiano;

Características do Estudo com Analogias

Compreensão de sistemas complexos de forma mais simplificada;

Abordagem do cotidiano;

Desenvolvimento da criatividade.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.11: Aliando Teoria à Prática

Muitas vezes os assuntos tornam-se monótonos, chatos ou de difícil compreensão se apenas for exposta a sua teoria.

Quando se adquire conhecimentos teóricos de um determinado conteúdo e em sequencia utiliza-os para desenvolver atividades práticas sobre o mesmo assunto, tem-se uma aprendizagem privilegiada, onde o estudante pode verificar a legitimidade dos estudos teóricos e observar como fenômenos, fatos e leis realmente ocorrem.

Esta forma de aprender é muito necessária na área das ciências naturais e na pedagogia.

Além de uma aprendizagem privilegiada, essa forma de estudar aumenta o interesse pelos estudos, pois os alunos podem sair da mesmice da sala de aula

e participar de práticas em laboratórios, outras escolas, ambientes ao ar livre e etc.

e participar de práticas em laboratórios, outras escolas, ambientes ao ar livre e etc. Características do

Características do Estudo Aliando-se Teoria à Prática:

Aprendizagem mais significativa;

Interesse e vontade de estudar;

Novas metodologias.

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.12: Reflexão

Só quando todas as pessoas entenderem a importância do conhecimento é que o mundo poderá pensar em abolir o sofrimento.

Existem várias formas de aprender, nenhuma delas é a melhor ou a pior, cada pessoa tem

Existem várias formas de aprender, nenhuma delas é a melhor ou a pior, cada pessoa tem a sua forma preferida de acordo com suas características. Com as pessoas essa teoria também é válida. Existem vários tipos de pessoas:

homens, mulheres, negros, brancos, ricos, pobres, cegos, magros, gordos, mudos, surdos, belos, feios, de várias idades e lugares, de diversas culturas e religiões, com crenças e opiniões distintas, enfermos e sãos. Nenhum desses tipos é melhor ou pior. Cada pessoa tem seu valor, sua característica e papel na sociedade, na verdade todos diferentes juntos forma uma totalidade igual. Mas para viver em um mundo onde as pessoas sejam conscientes disto é necessário que a educação, de fato, ocorra mundo a fora, que não se fale só da boca pra fora, e que o deve ser feito seja feito, não de jeito, mas do jeito certo.

Estude, aprenda, lute, busque, inove e conquiste, o mundo é belo, cabe a cada um enxergar a sua beleza.

Dhion Fernandes, 2013

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.13: Agradecimentos

Agradeço aos estudantes, peças fundamentais para o crescimento da

humanidade, por me darem a honra de lhes ajudar na aquisição de vosso conhecimento, é um prazer difundir informações de modo que estas

possam ser utilizadas para engrandecer não

o

ego,

não

o orgulho, mas

o

cérebro, a mente, a alma, e o espírito de seres humanos que buscam o bem

pelo saber.

Obrigado, busquem o conhecimento, ele o fará cada vez mais um ser consciente da sua própria realidade.

Este curso é uma adaptação do trabalho "Qual a Melhor Forma deAprender?" desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado I, na turma 2011.1 do Curso de Licenciatura em Química, IFCE quixadá, ministrada pela célebre Professora Dra. Ana Angélica Mathias Macêdo, a quem devo muito tanto em aspectos educacionais quanto pessoais. Obrigado Ana!!!

MÓDULO 3: QUAL A MELHOR FORMA DE APRENDER? - 10 FORMAS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO3.14: Referências

Referências Bibliográficas

GLADIS, Maia. Piaget e Vigotsky. Jul. 2003. Disponível em:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4kMAG/piaget-vigotsky#. Acesso em 4

fev.2013;

Fontes das imagens

GOOGLE,

Imagens.

Fotos

e

imagens

da

Internet.

Disponível

6 fev. 2013.

MÓDULO 4: EXERCITANDO!!!4.1: Exercícios de fixação

1. Múltipla escolha

De acordo com o pensamente de Piaget, a aprendizagem ocorre pela relação entre duas "entidades", qual das alternativas a seguir, mostra esta relação?

  • 1. Livros e homem;

  • 2. Homem e mundo;

GOOGLE, Imagens. Fotos e imagens da Internet. Disponível em: <a href=< http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi > . Acesso em: 1, 3, 4, 5 e 6 fev. 2013. MÓDULO 4: EXERCITANDO!!!4.1: Exercícios de fixação 1. Múltipla escolha De acordo com o pensamente de Piaget, a aprendizagem ocorre pela relação entre duas "entidades", qual das alternativas a seguir, mostra esta relação? 1. Livros e homem; 2. Homem e mundo; Resposta correta 3. Ciência e tecnologia; 4. Intelecto e mente; 5. saber e conhecimento. 2. Múltipla escolha Quais os três passos que podem tornar o aprender de aquisição mais fácil e concreta? 1. Querer aprender, saber para que aprender e “aprender a aprender”. Resposta correta 2. Estudar para aprender, decorar para aprender e saber aprender. 3. Querer aprender, estudar para aprender e ensinar a aprender. 3. Múltipla escolha Qual a melhor forma de aprender? 1. Fazer resumos, pois fixa bastante as informações; 2. Estudar com música, pois acelera o pensamento; 3. Decorar os textos; 4. Revisar várias vezes os conteúdos; 5. Cada pessoa tem a sua maneira preferida para estudar e aprender. Resposta correta " id="pdf-obj-19-46" src="pdf-obj-19-46.jpg">

Resposta correta

  • 3. Ciência e tecnologia;

  • 4. Intelecto e mente;

  • 5. saber e conhecimento.

    • 2. Múltipla escolha

Quais os três passos que podem tornar o aprender de aquisição mais fácil e concreta?

  • 1. Querer aprender, saber para que aprender e “aprender a aprender”.

1. Querer aprender, saber para que aprender e “aprender a aprender”.

Resposta correta

  • 2. Estudar para aprender, decorar para aprender e saber aprender.

  • 3. Querer aprender, estudar para aprender e ensinar a aprender.

  • 3. Múltipla escolha

Qual a melhor forma de aprender?

  • 1. Fazer resumos, pois fixa bastante as informações;

  • 2. Estudar com música, pois acelera o pensamento;

  • 3. Decorar os textos;

  • 4. Revisar várias vezes os conteúdos;

  • 5. Cada pessoa tem a sua maneira preferida para estudar e aprender.

5. Cada pessoa tem a sua maneira preferida para estudar e aprender.

Resposta correta