You are on page 1of 8

Acio e Dilma se esquivam do programa espacial | Mensageiro Sideral ...

1 de 8

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/aecio-e-dilm...

PUBLICIDADE

Perfil

Mensageiro Sideral

Salvador Nogueira jornalista de


cincia e autor de oito livros

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

Acio e Dilma se esquivam do


programa espacial
05:55

Assine nosso feed (RSS)


@grupofolha.com.br
Facebook

buscar

POR SALVADOR NOGUEIRA


14/10/14

PERFIL COMPLETO

Recomendar

578

Tweetar

30

O programa espacial brasileiro custa Unio cerca de R$ 450 milhes todos


os anos, com poucos resultados palpveis ao longo da ltima dcada, apesar
de sua importncia estratgica para o pas. E ainda assim os candidatos
Presidncia da Repblica, Dilma Rousseff e Acio Neves, no se sentem
motivados a apresentar ao eleitor suas propostas para o futuro do Brasil no
espao.

De que Feito o
Universo?
De: R$ 49,90

Por: R$ 43,90
VEJA MAIS OFERTAS

blogs da folha

Vai ter programa espacial brasileiro depois de 2014? Que programa? No sabemos.

O Mensageiro Sideral entrou em contato na semana passada com os


comits de campanha das duas candidaturas, na esperana de estimular um
debate mais informado e programtico para o segundo turno em assuntos de
cincia, tecnologia e inovao. Infelizmente, ambos os candidatos optaram
por uma sada evasiva.
Foram enviadas aos dois comits no ltimo dia 7, exatamente uma semana
atrs, quatro perguntas, trs ligadas ao futuro do programa espacial e uma
sobre investimentos na astronomia brasileira. Nenhum bicho de sete cabeas
para equipes que aspiram comandar o pas nos prximos quatro anos. As
perguntas eram:
1- O programa espacial brasileiro se encontra bastante moroso no segmento
de veculos lanadores desde o acidente com o VLS-1, em 2003. Caso seja
eleita(o), quais so suas ambies para esse setor?
2- Os investimentos no programa espacial tm aumentado de forma
significativa na ltima dcada, mas no se traduzem em grandes avanos
palpveis. O que est dificultando os progressos?
3- Qual sero as prioridades do Brasil em seu programa espacial para os
prximos quatro anos, caso seja eleita(o)?

Abecedrio
Assim Como Voc
Blog da Seleo
Blog do Morris
Blogay
Brasil
Brasil Con
Cacilda
Darwin e Deus
Digo Sim
Dinheiro Pblico & Cia
Entretempos
Frederico Vasconcelos
From Brazil
#hashtag
Incio Araujo
Leandro Colon
Marcelo Coelho
Marcelo Katsuki
Maria Ins Dolci
Maternar
Maurcio Tuffani
Mensageiro Sideral
Mundialssimo
Mural
Nina Horta
Novo em Folha
O Mundo uma Bola
Olmpicos
Orientalssimo
Outro Canal
Painel
Painel FC
Para Entender Direito
Pea nica
Pole Position
Religiosamente
Rodolfo Lucena
Senhores Passageiros
Seres Urbanos
Silvio Cioffi
Sylvia Colombo
Tec

PUBLICIDADE

O Fim do Brasil
Autor denuncia erros
na poltica
econmica e acusa
governo de censura
De R$ 30,00

Por R$ 25,90
Comprar

PUBLICIDADE

14/10/2014 20:43

Acio e Dilma se esquivam do programa espacial | Mensageiro Sideral ...

2 de 8

4- Em 2010, o MCTI assinou um acordo com o ESO para a entrada do Brasil


na renomada organizao europeia de astronomia. Desde ento, o texto
tramita no Congresso, sem ser concludo. Sua aprovao ter prioridade caso
seja eleita(o)?
O comit de Acio Neves foi mais rpido e acusou no mesmo dia o
recebimento da mensagem. O de Dilma Rousseff s confirmou a chegada da
mensagem trs dias depois, aps nova inquirio. Ambos foram informados
do prazo at segunda-feira (13) para se manifestar a respeito e, de incio, os
dois lados se mostraram receptivos. Estamos apurando as informaes e te
retornamos, respondeu o comit de Dilma. Estamos com a sua demanda,
disse o comit de Acio. Por um momento, achei que teramos subsdios para
uma boa discusso.
As iluses comearam a se desfazer j na sexta-feira, dia 10. Recebi a
seguinte comunicao do PSDB: No momento, no temos como responder
as suas perguntas. Envio abaixo o nosso posicionamento do nosso programa
de governo. O programa de governo do candidato Presidncia pela
Coligao Muda Brasil, Acio Neves, prev que o setor aeroespacial ser
priorizado, depois de ter sido sucateado pelo governo do PT. Os pilares desse
fortalecimento passam pela inovao tecnolgica conjugada e pela
transferncia efetiva de tecnologia.
Vamos combinar que no h muito o que discutir desse pequeno pargrafo.
Nenhuma informao que nos permita, dali a quatro anos, cobrar um futuro
governante por resultados. Excesso de veneno, ausncia de propostas.
Quanto ao comit do PT, findo o prazo estabelecido, nem voltou a se
comunicar para dar alguma satisfao da ausncia de resposta s perguntas.
A falta de posicionamento substancial dos dois candidatos me fez por um
momento at mesmo cogitar no publicar nada a respeito. Mas optei por
faz-lo, nem que seja para constranger Dilma Rousseff e Acio Neves. fato
que a cada nova eleio a democracia brasileira se aprofunda e demonstra
sinais de renovada maturidade. Ainda assim, uma olhada no
encaminhamento da campanha eleitoral mostra que os candidatos hesitam
em estabelecer um debate de alto nvel, com ideias e propostas concretas.
Talvez por medo de se comprometer, mais provavelmente com medo de
proferir noes impopulares e perder votos. Mais vale um ataque pessoal,
um slogan, uma musiquinha, um trabalho de marketing bem azeitado, do
que um conjunto de metas que poder ser avaliado objetivamente quatro
anos mais tarde.
Essa apatia em especial dramtica quando falamos do programa espacial
brasileiro, que patina h dcadas, consome volume considervel de recursos
(embora aqum do que deveria) e sem o qual impossvel construirmos
nossa soberania.
O Mensageiro Sideral ainda espera que o tema possa ser debatido
durante algum dos debates televisivos entre os candidatos, ou que ao menos
Dilma Rousseff e Acio Neves se disponham a informar aos eleitores por
meio de seus amplos canais de comunicao suas posies sobre o tema. o
mnimo que se pode esperar. Porque o Brasil, este sim, no pode mais
esperar.

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/aecio-e-dilm...

Teoria de Tudo
Thas Nicoleti
Veg
X de Sexo

categorias
Astrobiologia
Astrofsica
Astronutica
Astronomia
Cassini
China
Cincia planetria
Cometa Ison
Cosmologia
Efemrides
Estao Espacial Internacional
Estados Unidos
Estelar
Evoluo
Exoplanetas
Extragalctica
Fsica
Galctica
Gemini
Geologia
Histria
Hubble
ndia
Japo
Jpiter
Kepler
Lua
Marte
Netuno
Paleobiologia
Perseidas
Pluto
Poltica cientfica
Robtica
Rosetta
Saturno
SETI
Sol
Spitzer
Supernovas
Terra
Urano
Vnus
Voyager

Compare preos:
OK

Fogo

Encontre o perfeito para voc, a partir de


R$ 619,00

Notebook

Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

Celulares | Tnis | Mais...

DODGE

LTIMAS DE MENSAGEIRO SIDERAL


Potncia e desempenho. Isso
Dodge!

Citron

Um cometa a caminho de Marte

Citron C4 Lounge com Taxa


Zero

tOLOS.

Resort Bethaville

Natal/Reveillon da Alegria em
at 4x

Viva em frias todos os dias

Cmera Digital

VEJA OS POSTS ANTERIORES

47 comentrios feitos no blog


Cristian rodrigues comentou em 14/10/14 at 8:11 pm

Sem Juros, no perca a


chance.

A distncia das Pliades

Netbooks

Facebook

Chevrolet

Causa da morte: asfixia marciana

As religies e os extraterrestres

Comentrios

O mais belo resort das


montanhas! Aproveite!

Acio e Dilma se esquivam do programa


espacial

Hotel Fazenda Greto

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Vale Suio

A partir de 12X R$ 63.


Confira!

A Ilha do
Conhecimento

Gps

Sony a partir de 10X R$


31,90.

Home Theater

De: R$ 52,00

Por: R$ 42,90
Comprar

A partir de apenas R$ 169.


Aproveite!

A partir de R$ 169 em at
12x

Luiz comentou em 14/10/14 at 7:58 pm


CMA Series 4

Fizeram muito bem em no responder! Pois no tem que gastar um NICO centavo nesses programas
espaciais! Seno seremos uma aberrao como a ndia, que envia sondas Marte e ainda um pas
miservel. A URSS levou o primeiro homem ao espao, tinha um monte de cientistas espaciais mas no
sabia produzir geladeiras e, por causa disso, caiu de podre! Tem que ter PRIORIDADE! Temos coisa
muito mais importante a resolver aqui no Brasil.

Gravidade (DVD)
Por: R$ 39,90
Comprar
O melhor sistema para
investir na Bolsa!

Salvador Nogueira comentou em 14/10/14 at 8:11 pm


Luiz, se esse o caso, deveriam ter respondido que vo encerrar o programa espacial e
interromper o investimento atual, de R$ 450 milhes anuais. No responder no se opor ao
programa; se omitir.

Projeto Cincia - Os
Segredos do Universo
Por: R$ 41,00
Comprar

14/10/2014 20:43

Acio e Dilma se esquivam do programa espacial | Mensageiro Sideral ...

3 de 8

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/aecio-e-dilm...

IGOR comentou em 14/10/14 at 7:54 pm


Num pas que no tem SADE, SEGURANA E EDUCAO, pensar em programa espacial???,
oras bolas, vo catar coquinhos na praia, o primeiro programa que tem de ser reativado o
nuclear, usinas de fora para que no falte energia, o segundo programa a ser estudado o da
gua, vai faltar gua no planeta com certeza nossos rios esto secando, o Brasil no pode ficar
pensando em espacial se no consegue resolver nem seus problemas terrestres.

Doctor Who - 1
Temporada (DVD)
Por: R$ 99,90
Comprar

Salvador Nogueira comentou em 14/10/14 at 8:12 pm


Voc jura que acha que d pra fazer bom manejo dos recursos hdricos sem imagens de satlite?

Do Outro Lado: A
Histria do
Sobrenatural e do
Espiritismo
De: R$ 31,90

Por: R$ 26,90
Comprar
aurio campos comentou em 14/10/14 at 7:35 pm
Assunto de tecnologia muito, para mentes to mesquinhas, mentes que esto a nvel de bolsa famlia,
mensalo, poltica suja, poltica socialista comunista bolivariana, corrupo da Petrobras, e
assemelhados. Se a pergunta fosse a respeito de qual metranca a ser escolhida pra derrubar um
governo, a resposta seria inabalvel.

Lucas Silva comentou em 14/10/14 at 8:14 pm


At nisso o Acio mais preparado e competente, pelo menos tem plano de governo, agora a
Sra. Vermelha quer um cheque em branco !

Paulo Schaefer comentou em 14/10/14 at 7:06 pm


Salvador,
As respostas (e ausncia delas) so bem compatveis com a apatia de nosso programa. Diria at que
voc os pegou de surpresa pois eles e seus comits sequer chegaram a pensar no assunto antes. D
para ter uma ideia de como vai andar nosso programa espacial nos prximos anos. Infelizmente.

aamparo comentou em 14/10/14 at 6:59 pm


- ok, mas antes no da pra priorizar a educao; segurana; saude s isso pelo menos??

Fernando Turatti comentou em 14/10/14 at 7:20 pm


Voc sabe que explorao espacial significa tecnologia de ponta que por sua vez significa
educao e trabalhos de ponta n?

Alvaro comentou em 14/10/14 at 6:58 pm


Estudo para passar em Engenharia Aeroespacial (ITA) por satisfao pessoal aliada necessidade de
crescimento do Brasil nessa rea.
Infelizmente vejo que meu futuro est cada vez mais distante daqui, uma vez que faltam investimentos e
falta priorizao na rea.
Apesar de Acio Neves ser meu candidato nessas eleies, fico muitssimo decepcionado com a postura
do seu comit, no entanto, espero conseguir enviar uma pergunta diretamente a ele e cobr-lo
futuramente caso seja eleito.

joo h nogueira comentou em 14/10/14 at 6:51 pm


Eles no tem programa local quem dir espacial.

Antonio comentou em 14/10/14 at 7:44 pm


A melhor resposta, de dar nsia de vmito o programa de governo destes dois, e como ambos
no me representam o jeito vai ser votar no meu amigo ZERO novamente, sem culpa de
conscincia.

Mario Venditi comentou em 14/10/14 at 6:50 pm


Infelizmente, para se eleger, TODOS os candidatos tem que prometer mundos e fundos em termos de
assistencialismo (mesmo que no queiram, assim que se elege no Brasil). Como abordar nossas
investidas espaciais diante de tantos gastos gigantescos com bolsas e programas sociais? A cincia, a
pesquisa, as univeridades. tudo fica no meia boca. Nossos melhores crebros no encontram fundos
para isto. Ou seja, nosso programa espacial foi para o espao.

Octavio comentou em 14/10/14 at 6:46 pm


Esperar ? Srio mesmo que vocs propem que esperar a soluo ? Este assunto to importante
que melhor adotar a postura de no ofender vossa ignorncia. S um exemplo, para ilustrar de quais
formas programas espaciais podem ajudar o povo do futebol carnaval e bolsa pobreza. Eu moro em
apartamento, meu ap tem trs janelas por onde entra a luminosidade vinda da nossa inequvoca e
suprema estrela. Logo que me mudei para c, comecei a cultivar algumas hortalias e plantas frutferas
para complementar minha alimentao e tambm por hobby. Mas infelizmente a plantinhas no se
desenvolveram. Faltou luz para o crescimento delas. Eu teria que ficar transportando meus alfaces,

14/10/2014 20:43

Acio e Dilma se esquivam do programa espacial | Mensageiro Sideral ...

4 de 8

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/aecio-e-dilm...

moranguinhos, tomates, pimentes, coentro, pimentas e tudo que eu queira plantar de um lado para o
outro para receberem luz e crescer. Isso totalmente impossvel pois trabalho fora. Resolvi procurar
alguma opo para poder continuar o cultivo. Encontrei o mtodo de cultivo sob luz artificial por meio de
LED. Comprei as lampadas especiais da china, estudei em sites americanos e comecei o cultivo meio
descrente do sucesso, onde ja se viu alguma coisa viver sem solabsurdo ! Mas qual no foi minha
surpresaas plantas germinaram, cresceram e produziram muito bem, inclusive em perodos de entresafra. Sem agrotxicos, sem pragas e com um custo eltrico baixissimo. Alis minha conta de consumo
de eletricidade at caiu, pois sabendo que haveria um aumento do consumo me concientizei de que em
contra partida, teria de economizar em outros aspectos. Foram trs medidas para evitar o desperdcio:
Forno de microondas s ligo na rede eltrica quando vou usar, aps carregar o celular tirar o carregador
da tomada e s ligar as caixinhas de som do computador quando for ouvir algo. Pronto, mesmo com os
leds ligados por 18 horas diariamente, minha conta caiu. Mas voltando a questo astrnomica, resolvi
me aprofundar na cincia por trs dos leds para plantas e descobri que foi um invento da NASA. Eles
buscavam uma alternativa para poder cultivar alimentos no espao, em naves ou estaes espaciais. E
atravs de leds vermelhos e azuis conseguiram que as plantas produzissem. Este s um exemplo, os
desafios que se impe quanto pensamos na conquista do espao so de tamanha magnitude, que ao
superar estes desafios, criamos condies para que a vida na Terra seja facilitada em muitos aspectos
com o conhecimento adquirido. Hoje muito produtores agrcolas se utilizam deste mtodo descoberto
pela Nasa para produzir alimentos e gerar riquezas. As pessoas precisam mudar de atitude, para poder
transformar o mundo num lugar melhor..enquanto imperar essa falsa idia de que cincia pode esperar
ns vamos continuar gastando bilhoes dando o peixe para os necessitados ao invs de ensina-los a
pescar.

antonio comentou em 14/10/14 at 6:42 pm


Sr. Salvador Nogueira, embora tenha curso superior acredito que nas atuais conjecturas do cenrio
brasileiro o Sr. vai me desculpar,mas eu acredito que os R$400,500 milhes de oramento ao programa
espacial no vai sofrer muitas mudanas e sinceramente tanto Dilma quanto Acio so demagogos eles
vo politicar pros pobres voc acha que eles vo falar em campanha que vo diminuir o oramento do
Bolsa famlia,Minha casa minha vida,transposio do so francisco pra investir no programa espacial,
embora existe formas de se arrumar o dinheiro como taxar grandes riquezas,reduzir os gastos do
congresso e por a vai.

Paulo Schaefer comentou em 14/10/14 at 7:12 pm


Meu amigo,
Analisa as cifras antes de emitir uma opinio sobre o assunto. O valor hoje irrisrio frente a
outros programas governamentais. O que se gasta com pesquisa espacial hoje troco. Bastaria
colocar foco no assunto e discutir seriamente como pretendem incentivar o programa espacial e
j seria uma boa resposta. Diria que a cifra investida a menos das questes agora. O que se
percebe que este assunto sequer faz parte dos assuntos relevantes do governo.

Radoico comentou em 14/10/14 at 6:36 pm


Por mais genrica que seja a resposta, o comit de Acio se compromete a investir na rea, enquanto o
comit petista no est nem a.
Isso j d uma ideia de como Dilma governa esse pas. Com certeza, com Acio teremos um Ministro da
Cincia e Tecnologia mais disposto a trabalhar pela rea, enquanto que com Dilma, ser mais um
Ministrio voltado para o nada.

Micky Oliver - MG comentou em 14/10/14 at 6:26 pm


O prximo VLS tupiniquim (se que um dia sair) bem que poderia ser bem grande pra poder mandar
toda essa quadrilha do PT e seus sanguessugas pro espao, afinal, exatamente isso que o PT fez
conosco, literalmente!

Eu de guarda comentou em 14/10/14 at 6:56 pm


Figurativamente. No vi ningum alm do Marcos Pontes ir ao espao. E ele s um, logo
ningum nos mandou literalmente pro espao, como voc afirma.

ROSALVO comentou em 14/10/14 at 7:05 pm


FHC SUCATEOU TUDO INCLUSIVE A DEFESA E P ESPACIAL COMO FOI DITO OS
INVESTIMENTOS AUMENTARAM MUITO NA LTIMA DCADA. NESTE SETOR
ESTRATGICO QUEM TEM TEC NO PASSA TEM QUE SER FEITO EM CASA.

Eu comentou em 14/10/14 at 4:11 pm


OFF (pero no mucho):

http://www.tecmundo.com.br/governo/64313-agencia-espacialbrasileira-quer-estimular-jovens-conhecerem-projetos.htm

Alessandro-Palmeirense comentou em 14/10/14 at 3:50 pm


Prioridade, prioridade Tudo eles falam que prioridade. Ser que sabem o significado da palavra?
Mas no existe posicionamento claro de nenhum candidato em nenhum assunto. Principalmente em
assuntos polmicos. Veja no debate de hoje: Provavelmente no teremos nenhuma posio sobre
nenhum tema, apenas ataques e esquiva. Nenhum dos dois ter meu voto, embora fique a torcida para
que o atual governo perca. uma questo de respeito: Se eu estou conversando uma coisa com algum
e fao uma pergunta clara, e a pessoa comea a falar de outro assunto com o claro intuito de mudar de
assunto, eu sinto que a pessoa est me chamando de idiota. Como votar nesses dois que chamaram a
populao o tempo todo de idiota?
Mas quer sua resposta, Salvador? Eu dou: O nome do ministro atual Clelio Campolina Diniz, correto?
Segundo o Reuters, ele possui ligaes com o maior partido de assalto, que dizer, de suporte ao
governo. Segundo o UOL, Embora no tenha filiao partidria, Diniz mantm boas relaes com

14/10/2014 20:43

Acio e Dilma se esquivam do programa espacial | Mensageiro Sideral ...

5 de 8

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/aecio-e-dilm...

expoentes do partido, como Sandra Starling, Patrus Ananias e o prprio pr-candidato ao governo
estadual Fernando Pimentel, ex-ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior.
Ele no foi escolhido por sua competncia. E mudando o governo, o sucessor tambm no ser.
Simples assim. E eu votarei em qualquer um dos dois que demonstrar algum respeito pela populao e
inteligncia alheia e responder duas perguntas que eles fugiram no primeiro turno, do apresentador
Global e da candidata Gacha que perguntou no debate:
-Presidente, porque a militncia do seu partido idolatra um poltico condenado e preso por corrupo,
como nenhum outro partido j fez?
-Candidato, independente da pergunta ter vindo de uma candidata de um partido que brao da
oposio, no ir responder do aeroporto prximo s fazendas de sua famlia?

Sotero Bahia comentou em 14/10/14 at 6:46 pm


Alessandro-Palmeirense, ser que eu entendi bem???? Primeiro voc diz: Nenhum dos dois
ter meu voto, embora fique a torcida para que o atual governo perca. Mais adiante, seu texto
informa: eu votarei em qualquer um dos dois que demonstrar algum respeito pela populao e
inteligncia alheia e responder duas perguntas que eles fugiram no primeiro turno, do
apresentador Global e da candidata Gacha que perguntou no debate Afinal de contas, voc
vai votar ou no em algum??????????? Chamo a sua ateno apenas para o seguinte: nessa
altura do campeonato (digo, da campanha eleitoral), ficar em cima do muro significa, na prtica,
votar em quem estiver na frente. Ento, mesmo que voc ou qualquer outro eleitor, decida anular
o voto ou votar em branco, na verdade estar votando em qualquer um dos dois. Ento, apenas
a ttulo de colaborao, sugiro que voc vote no MENOS PIOR dos dois, at porque,
QUALQUER UM DELES governar, de fato e de direito, o pas em que voc vive pelos prximos
quatro anos. Reflita a esse respeito!!!!!!!

AWanderley comentou em 14/10/14 at 7:05 pm


No ganho para defender ningum mas a questo do aeroporto me parece mais que explicada,
tanto que os processos foram arquivados por chegarem concluso que as terras foram
desapropriadas de acordo com a lei e, se a obra foi executada, porque foi aprovada pela
assembleia legislativa de MG. Quanto s prioridades me parece fundamental que a economia
retome um rumo de crescimento, estvel e duradouro, isto o PSDB mostrou com o plano Real e
que o PT ps a perder com demagogia, irresponsabilidade e desonestidade.

Jose comentou em 14/10/14 at 1:20 pm


E no poderia ser de outra maneira. No desmerecendo o Programa Espacial Brasileiro e os
profissionais que fazem parte dele, mas muita pretenso achar que um tema como esse merea mais
ateno do que os clssicos problemas que o nosso pas tem para resolver: moradia para milhes de
pessoas, saneamento bsico, analfabetismo, corrupo, criminalidade, sade pblica, reforma poltica,
reforma tributria,
Para piorar, a mquina petista de destruio aparelhou as instituies pblicas e consolidou a
mediocridade nas Instituies de Ensino Superior, transformando-as em sindicatos do partido. A maioria
est permanentemente em greve. Ser necessria uma refundao do Brasil aps as eleies. Se
sobrar tempo ou dinheiro, poderemos voltar a falar sobre o assunto

Salvador Nogueira comentou em 14/10/14 at 1:22 pm


Jos, voc no est entendendo. J se gasta meio bilho de reais por ano com este tema. Os
candidatos TERIAM de se posicionar. Nem que seja para defender a sua ideia: acabar com o
programa e reaplicar em outras coisas.

CL3B3R comentou em 14/10/14 at 2:43 pm


Eu concordo com o Jos. Outros temas tem mais impacto imediato e, portanto, ocupam
mais os debates (na verdade nem existe debate algum). Mas por outro lado, se j existe
um gasto deste tamanho, o mnimo que poderamos esperar que pelo menos o atual
governo tivesse algo a dizer, afinal eles tem assinado o cheque.
Gostaria ento, Salvador, que voc, pacientemente, escrevesse propostas claras e de
mnimo consenso para que sejam espalhadas nas redes sociais. Isso produziria, no
mnimo, o registro de diversas ideias oriundas do debate entre os que acompanham e
do importncia ao tema Cincias e Tecnologia. Afinal, Astronomia muito mais do que
mandar foguete ao espao.
Uma coisa que me ocorre o seguinte: j que a grana aqum do necessrio, o
programa deveria ser extremamente organizado e com metas de curto prazo claras e
obrigatrias. Caso contrrio vamos patinar por mais uma dcada.

Jose comentou em 14/10/14 at 1:53 pm


Prezado Salvador, grato pela ateno. Mas observe que a sua pergunta j possui uma resposta
parcial contida no Programa de Governo do candidato Acio Neves que est disponvel online.
Vou reproduzir aqui um trecho muito pertinente:
Pouca pesquisa, porm, se faz direcionada para o desenvolvimento industrial, da agropecuria
e do setor de servios. Em patentes, a participao do Brasil continua muito reduzida, sem
prioridades. Reforar a mola do desenvolvimento significa elevar a capacidade de inovao
tecnolgica do pas. Ademais, o ensino da tecnologia deve estar associado resoluo de
problemas sociais e a uma atitude empreendedora.
No programa ainda existem uma srie de diretrizes bsicas, muito gerais, que se aplicariam a
qualquer campo da Cincia. Sendo assim, acredito que o Programa Espacial Brasileiro vai
mesmo ter que esperar. A ausncia de um posicionamento especfico parece corroborar esse
ponto de vista. Naturalmente, no posso falar em nome do candidato e muito menos saber se ele
vai ser o prximo Presidente (embora eu tora para que isso ocorra).
Um abrao!

14/10/2014 20:43

Acio e Dilma se esquivam do programa espacial | Mensageiro Sideral ...

6 de 8

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/aecio-e-dilm...

Salvador Nogueira comentou em 14/10/14 at 2:38 pm


Jose, isso muito vago. O prximo presidente ter de empossar um
Ministro de CTI e um presidente da AEB. Tem que ter mais ideias que
isso.

Gabriel Mendona comentou em 14/10/14 at 2:39 pm


No questo de querer que merea mais ateno, uma questo de se aplicar com
qualidade as verbas destinadas ao programa espacial de nossa nao, as quais j existem!
E outra, o ramo da cincia um ramo importante como todos os outros, ou voc pensa que para
que um medico hoje tenha equipamentos de tecnologia de ponta, computadores em escolas,
internet facilitando tudo a sua volta, elas simplesmente caram do cu? No meu caro houve
cientista e boa parte deles relacionados a programas espaciais que criaram ferramentas e
mecanismos que posteriormente foram utilizados em tantos outros ramos.
Os candidatos devem sim se manifestar sobre o tema, abraos!

Francisco Nobre comentou em 14/10/14 at 4:33 pm


Parcialmente plagiando outro comentarista desta matria, Acio deveria inaugurar uma nova
base de lanamentos no aeroporto pblico construdo na fazenda de seu tio. Com certeza teria
muito mais utilidade para o Brasil. Apesar da propalada erudio de FHC e outras
personalidades tucanas, durante os oito anos de governo FHC no houve a construo de
nenhuma nova universidade ou escola tcnica federal. Procuremos saber quantas foram
inauguradas no ps-FHC! E procuremos tambm saber qual foi a participao da Cincia e
Tecnologia no gasto pblico do governo federal em ambos os perodos (FHC e ps-FHC) e em
quanto se elevou a publicao de artigos cientficos brasileiros. Acho que muito tucano ir se
surpreender, como se surpreendem sempre que param de falar palavres e confrontam os
nmeros (sem nenhuma iluso de que estamos sequer prximos do ideal).

AWanderley comentou em 14/10/14 at 7:13 pm


Amigo, quando FHC, alis, Itamar, receberam o governo o Brasil vivia uma crise absurda
de credibilidade e de crdito. Um elefante branco insustentvel, vindo de planos
mirabolantes que afugentaram investimentos. Com o plano Real o pais passou a ter
crdito e credibilidade atraindo investimentos. compara os PIBs, arrecadao, divida
pblica e investimentos do inicio do governo Itamar/FHC, Lula e Dilma. A presidenta
fala no aumento do PIB de U$ 500 bi para 2,3 tri mas esqueceu de citar em quanto
aumentou a arrecadao, a divida pblica e os investimentos, portanto, s comparar a
situao da sade, educao, segurana, etc. para ver que tudo que o PT fez foi
institucionalizar o enriquecimento dos cumpanhero, a irresponsabilidade e a compra d
votos para permanecer no poder indefinidamente.

Lcifer comentou em 14/10/14 at 12:49 pm


Salvador, temos que acabar com o voto obrigatrio. Quando eles tenham que convencer de fato os
eleitores apresentando propostas reais (para serem posteriormente cobrados por elas), quero ver deixar
sem resposta uma solicitao como a sua.
Enquanto o voto no for um direito pleno (algum sabe me ilustrar quanto a algum outro direito que seja
ao mesmo tempo uma obrigao?) continuaremos possibilitando que as coisas da poltica se vendam
ao grande pblico como um programa de auditrio onde o Tiririca (por exemplo) seja a estrela,
continuaro existam os currais eleitorais e o povo que usufrui das bolsas do governo continuar a ser
mantido como um necessitado, pois isso gera a dependencia que os polticos necessitam.

Acaba com tudo!! comentou em 14/10/14 at 12:42 pm


Melhor esquecer essa iluso de grandeza e acabar de vez com esses projetos. Deixa isso pra pases
srios aqui tudo sempre foi e sempre ser feito nas coxas os pouquissimos que se interessam por
cincias de ponta devem saber que o caminho para seu desenvolvimento passa pelo aeroporto de
Cumbica v morar onde vocs sero valorizados!

Carlos Patricio Silva comentou em 14/10/14 at 12:06 pm


Salvador,
Esperar que um candidato a governante brasileiro se posicione em relao a temas que no tenha
cunho populesco, como o mote da campanha publicitria que anda fazendo muito sucesso:
INOCENTE! SABE NADA!

Cleston Teixeira comentou em 14/10/14 at 11:44 am


Oportuna sua atitude Salvador. A resposta era mesmo esperada, mas algum tem que perguntar. J que
o pessoal que trabalha da rea tem seus medos, sobra pra quem porta voz. Se nem a educao em
astronomia tem espao nas escolas, e os planetrios seguem fechados em So Paulo e sucateando por
a, difcil esperar movimentos mais consistentes. Parabns mais uma vez.

Amaury Pontieri comentou em 14/10/14 at 11:43 am


Enquanto isso, outro membro dos BRICS coloca um satlite na rbita marciana com sucesso e gastando
menos que a NASA. J estamos comendo poeira, no caso, csmica

14/10/2014 20:43

Acio e Dilma se esquivam do programa espacial | Mensageiro Sideral ...

7 de 8

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/aecio-e-dilm...

Leandro Magalhes comentou em 14/10/14 at 11:15 am


Essa a realidade do Brasil na rea, infelizmente: http://imgur.com/C8WDymY

Carlos Henrique Consoni comentou em 14/10/14 at 11:07 am


Lamentvel o posicionamento dos candidatos. At parece que vai ser realidade o que
comentei em um dos outros post aqui: vamos acabar viajando ao espao de elevador
espacial antes que o VLS-n (ensima verso!) fique pronto. O domnio de fabricao e lanamento de
satlites crucial, pois a maneira mais barata (benefcio/custo) e eficaz de monitorar os
desmatamentos, o controle da expanso humana na Amaznia e a vigilncia no mar, controle das
plantaes, alm de contribuir para a previso meteorolgica (dependemos dos GOES, principalmente,
que so americanos), etc. Talvez pelo fato de os dois candidatos serem do tipo populista, ou ignoram
pois a maioria julga o programa espacial um desperdcio ou no querem ter a imagem ligada a um
programa sofisticado. Lamentvel, e ainda vemos nossos melhores cientistas e engenheiros irem para
outros pases, e colaboram eficientemente. E a quantia investida anualmente, 400 milhes, bastante
significativa. Ou encerra o programa de vez, arcando com as consequncias, ou coloca um diretor
responsvel, de preferncia formado pelo ITA (um militar da Aeronutica). Ou vamos assistir ao
programa Mars One chupando os dedos

Tiago Gimenes comentou em 14/10/14 at 10:44 am


realmente uma pena, temos potencial para ser uma potncia importante no setor espacial, vamos
torcer e lutar para que os investimento aumentem gradativamente.
O futuro da humanidade est no espao.

Luiz Anelli comentou em 14/10/14 at 9:31 am


Uma pena que os setores de cincia, tecnologia e inovao sejam relegados a segundo plano no Brasil,
provavelmente herana dos descobridores que inovaram l e exploraram aqui.
Seremos para sempre escravos do hemisfrio norte?
Talvez essas questes devessem ser enviadas EMBRAPII para esclarecimentos sobre os rumos do
pas.
(http://embrapii.org.br/)

Flavio BR comentou em 14/10/14 at 9:19 am


No caso da Dilma a resposta podia ser ser aquela famigerada marchinha de carnaval: Brasil vai lanar
foguete, Cuba tambm vai lanar, lana Cuba lana, quero ver Cuba lanar! E o Acio certamente far
o centro de lanamento to de foguetes na fazenda do tio!

Luiz Anelli comentou em 14/10/14 at 9:34 am


Na pior das hipteses, Cuba lana foguete melhor que o Cabo Canaveral

Tetsuo Shimura comentou em 14/10/14 at 8:32 am


Bom dia Salvador!
Entendo que governar um pas passa por criar programas que atendam a setores diversos. Creio ser
desnecessrio falar, mas faa uma pesquisa perguntando aos jovens se preferem ir ao show do idoso
Paul McCartney ou para o planetrio. No! No precisa responder e tampouco pesquisar. Sabedores
dos nimos populares, aos governantes valem gastar 30 ou mais bilhes de reais em estdios de futebol
e j devem estar em andamento o processo de torrefao de outros bilhes de reais na brincadeira dos
Jogos Olmpicos, porque so fceis de fotografar e os custos movimentam bilhes de reais que so de
interesse das empreiteiras que mancomunadas com o governo lesam aos contribuintes (vide Petrobrs,
empresa X e outras tantas que sequer foram noticiados pelas mdias).
Seu interesse em formular as perguntas aos candidatos admirvel, mas c entre ns, voc j sabia
das respostas, ou seja, nada, nada e nada. Eu me daria por satisfeito se os governantes dessem
prioridade nacional educao em altos nveis desde o maternal at o final do ensino mdio e que tal
projeto fosse cumprido risca pelos prximos 30 anos; com um ensino timo creio que 95% dos nossos
problemas se resolveriam por consequncia, mas qual poltico estaria preparado para iludir, comprar e
corromper eleitores letrados, da a infeliz declarao de FHC.
No atual estgio da economia brasileira acho que o retorno da industrializao nacional mais prioritrio
que o espao, at porque no temos indstrias que possam produzir partes e peas (vide o caso da
EOI) e jamais produziremos partes mecnicas com precises que so necessrias porque no temos
capital humano; alguns diro que a Embraer seria um bom exemplo e eu responderia que com direitos a
importar 110% de tudo que necessrio, qualquer um monta qualquer avio.
Para no estender muito, acho que os ltimos governos deitaram e rolaram com a economia de fartura
de recursos at 2008 achando que vender commodities e importar produtos acabados deixaria o povo
feliz; hoje a China no precisa de tantos insumos e se ampliaram os pases fornecedores e, como
usurios de cheques especiais, o Brasil est numa situao difcil onde necessrio vender o almoo
para comprar o jantar. Neste cenrio, o espao est para o Brasil, como milhes que compraram
imveis, veculos calculando apenas a primeira prestao do eterno carn e j sonham com BMW, Audi
ou mesmo uma Ferrari.
Porque o Brasil, este sim, no pode mais esperar. Pode sim! Desde que era criana l pelos anos
1950/60 eu ouvia dizer que o Brasil seria o pas do futuro. S nunca disseram quando seria o futuro.
Ento, que cada um providencie seu bero esplendido e tenha pacincia oriental.

14/10/2014 20:43

Acio e Dilma se esquivam do programa espacial | Mensageiro Sideral ...

8 de 8

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/14/aecio-e-dilm...

Tiago Jos Galvo Moreira comentou em 14/10/14 at 12:38 pm


Concordo com o Tetsuo.
No estgio atual, acho que o governo tem que priorizar retomar a economia e impulsionar nossa
indstria de transformao e de tecnologia. Se ainda moralizar os gastos pblicos e investir em
educao, melhor ainda.
O espao pode esperar um pouco mais. No adianta darmos um passo maior que nossas
pernas, infelizmente.

Paulo Schaefer comentou em 14/10/14 at 7:23 pm


Tetsuo,
Eu acho que as respostas e no respostas colhidas pelo Salvador so surpreendentemente
precisas. Se recebesse respostas muito positivas eu te diria que seria apenas demagogia
eleitoral. Infelizmente esta apatia tambm reflete fielmente como cincias e tecnologia se
posicionam no imaginrio nacional. O povo brasileiro, em sua maioria, no percebe a importncia
da pesquisa espacial. Se voc perguntar nas ruas o que o VLS, uma imensa maioria no ter
nem ideia de que se trata. Para estes pesquisa espacial apenas fico cientfica. Ento um
assunto que no d voto. E o PT em questo nem tem grande interesse em voltar ao assunto em
funo do acidente ocorrido.
Pesquisa espacial no Brasil s ser relevante quando o povo perceber sua importncia.

Deixe um Comentrio
O seu endereo de email no ser publicado Campos obrigatrios so marcados *

Nome

Email

Site

Comentrio

ACESSO O APLICATIVO PARA TABLETS E SMARTPHONES


Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo desta pgina em qualquer meio de comunicao,
eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).

14/10/2014 20:43

You might also like