You are on page 1of 9

O que Governana de TI e para que existe ?

Posted on July 26, 2010 by Emerson Dorow


Ol Caros leitores!
Em nosso primeiro post(de verdade) no GovernanadeTI.com, vamos tentar destrinchar o que Governanar a TI
e porque isto necessrio.
Governana de TI um brao da Governana Corporativa, e para entender o que Governana de TI vamos
primeiro entender o que Governana Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governana
Corporativa):
o sistema pelo qual as sociedades(empresas) so dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos
entre acionistas/cotistas, conselho e administrao, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas
prticas de governana corporativa tm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao
capital e contribuir para a sua perenidade.
A necessidade de se ter uma poltica de Governana se deu, pois ao longo do tempo a complexidade das
organizaes, concorrncia e partes interessadas, os famosos stakeholders aumentaram muito. A abertura de
capital, ou seja, o fato das empresas negociarem suas aes na bolsa contribuiu muito para a necessidade de uma
maior transparncia, para que os atuais acionistas saibam como vai seu investimento e para que novos acionistas
sejam atrados(samos de um contexto onde a empresa era administrada pelos scios para um cenrio onde os
acionistas nunca colocaram o p dentro da empresa). Isto justifica a definio do IBGC As boas prticas de
governana corporativa tm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e
contribuir para a sua perenidade.
Em 2001 houve um fato que acelerou a adoo de prticas de Governana Corporativa no mundo, que foram os
escndalos financeiros de grandes empresas americanas como a Enron, que fraudava suas demonstraes
financeiras para encobrir os prejuzos que ela vinha tendo, fazendo com que quando descoberto as fraudes, muitos
acionistas perdessem o investimento de uma vida inteira. A Governana baseada nos princpios da
transparncia, independncia e prestao de contas (accountability) como meio para atrair investimentos para a
organizao.
E qual o papel da TI nessa Governana?
Pelo fato das informaes financeiras das empresas estarem salvos em sistemas de informao, os gestores de
negcio precisam ter garantias que as informaes nestes sistemas so confiveis. Para se ter uma idia, aps os
escndalos de 2001, o congresso americano aprovou uma lei chamado Sarbanes-Oxley, mais conhecida como
SOX, onde os executivos de empresas com aes na bolsa de Nova York so responsabilizados criminalmente por
desvios nas demonstraes financeiras, podendo alm de levar multa ser preso tambm. Mesmo que os executivos
no tenham participao em fraudes das demonstraes financeiras, caso for detectado alguma fraude, eles so
penalizados.
E como garantir que os dados nos sistemas so fidedignos (corretos)?
About IT Governance
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/
A Governana de TI tem o papel de criar estes controles de forma que a TI trabalhe de uma maneira o mais
transparente possvel perante os stakeholders (executivos, conselho de administrao, acionistas). O framework,
ou guia de melhores prticas mais utilizado no mundo em se falando de Governana de TI o COBIT, mantido
pela ISACA, que est na sua verso 4.1. O COBIT sugere uma srie de processos a serem seguidos, chamados de
objetivos de controle como: gerenciamento de incidentes, problemas, segurana da informao, indicadores,
auditoria externa entre outros objetivos para que se possa garantir o controle das informaes que se encontram
em sistemas de informao.
Bom pessoal, espero t-los ajudado a compreender o que a Governana de TI e para que serve.
O que achou do post? Gostou? No? Entendeu? Concordou? Discordou? Deixe seu comentrio para discutirmos
mais a respeito.
Caso tenha gostado, voc pode ver outros posts meus em http://www.profissionaisti.com.br/author/emerson-
dorow/.
Um grande abrao a todos e at a prxima!
This entry was posted in Governana. Bookmark the permalink.
45 Responses to O que Governana de TI e para que existe ?
Andr Richartz says:
July 29, 2010 at 12:35 pm
Ol Emerson, parabens pelo site e pelo post, gostaria de lanar uma pergunta: Em empresas de grande porte mais comum
termos uma governana de TI um pouco mais elaborada, porm ainda h muita reprovao de alguns Diretores de empresas
menores quanto aos gastos que um departamento de TI bem elaborado pode gerar; Como voc acha que esse assunto vai ser
visto daqui h algum tempo? Conseguiremos ns, profissionais de TI, atuar de forma mais abrangente nesses ambientes e
por em prtica o que conhecemos atravs do ITIL e COBIT?
Reply
Emerson Dorow says:
July 29, 2010 at 10:58 pm
Ol Andr!
Adotar polticas de governana exigem um certo investimento. Eu vejo as empresas adotando polticas de governana porque
so obrigadas no cenrio atual, no porque querem ser mais transparentes ou algo do tipo. Certas prticas do ITIL/Cobit vem
se tornando padro, e consequentemente todos vo adotando as prticas. Temos que lembrar que TI geralmente atividade
meio, portanto o investimento s ser feito nestes controles se o ROI for justificado ou leis/regulamentos obrigarem.
Um abrao.
Reply
Moacir Cordeiro says:
December 29, 2010 at 6:29 pm
Acredito que ns, gestores de TI, temos que mudar essa abordagem de objetivos de TI e objetivos de negcio.
A TI tem que ser valorada pelo que ela representa para o negcio, pelo que ela pode agregar de valor e, para isto, o
gestor de TI tem que estar na mesa de decises da corporao e no como um anotador de pedidos. Pois, se ele assim
se comportar, a TI estar sempre correndo atrs e sendo vista como rea que cria dificuldade e muito cara!
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/
Pingback: O que Governana de TI e para que existe ? | Profissionais TI - Pra quem respira informao
Pingback: O que Governana de TI e para que existe? Danielison Willian
Reply
Emerson Dorow says:
January 3, 2011 at 9:07 pm
Ol Moacir, fao das suas as minhas palavras. O valor da TI para a organizao igual ao diferencial que a TI
pode gerar para o negcio, seja para aumentar o lucro, diminuir custos, segurana, otimizao entre outras
vantagens.
Seja sempre bem-vindo e um grande abrao!
Emerson Dorow
Reply
Leandro Jonas says:
November 7, 2012 at 3:07 pm
sim a melhor forma valorizando , creio que quem faz uso do Framework CobiT Tem a certeza do
quanto somos importantes para o Negcio da Empresa , Somos pea chave no fluxo de informaes !
Reply
Fabio Costa says:
January 12, 2013 at 10:12 pm
Concordo plenamente contigo Moacir. O setor de tecnologia sempre visto como um departamento que
escuta pelos corredores o que a gesto administrativa deseja realizar e corre para tentar atender a contento as
necessidades da empresa ou corporao mas no participa diretamente das decises corporativas. No est
junto aos gestores quando da tomada de deciso e estes tambm esquecem de incluir a TI como estratgia de
negcios. Quando isto mudar quem sabe sejamos mais valorizados. Afinal, na era da informatizao e da
velocidade nos negcios, quem no tiver capacidade de gerar informaes e resultados mais rpido, no
suportar o mercado concorrente e neste quesito, a TI e fundamental neste processo. Ser que os gestores
enchergam isto ?
Reply
click to download full movies says:
October 9, 2010 at 6:30 am
Can I just say what a relief to discover someone who truly knows what theyre talking about over a internet. You truly know
how to bring an dilemma to light and make it important. Much more persons have to read this and understand this side of
the story. I cant feel youre not far more popular mainly because you actually have the gift.
Reply
california car insurance says:
November 22, 2010 at 10:12 pm
Hey, I read a lot of blogs on a daily basis and for the most part, people lack substance but, I just wanted to make a quick
comment to say GREAT blog!..Ill be checking in on a regularly now.Keep up the good work! Mike , california auto
insurance
Reply
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/
Pingback: Os 5 focos da Governana de TI Segundo o COBIT 4.1 |
Emerson Dorow says:
November 23, 2010 at 12:08 pm
Thanks Mike!
Reply
Trista Rehn says:
December 20, 2010 at 9:37 pm
post. online to tell you besides
Reply
Roosevelt says:
February 11, 2011 at 10:27 pm
imp
Reply
paketresor says:
March 3, 2011 at 1:32 pm
really like what you wrote actually. it really is not that easy to find even remotely good stuff toactually read (you know.. READ
and not just browsing through it like a zombie before going to yet another post to just ignore), so cheers man for not wasting
my time!
Reply
Renato says:
September 20, 2011 at 10:52 am
Emerson, parabns muito legal o seu post, mas me diga uma coisa, atualmente o que se v que apenas empresas de grande
porte e de alguns seguimentos especficos utilizam governana em ti, so empresas principalmente do ramo financeiro, vc
sabe me dizer se est sendo utilizado em empresas por exemplo do ramo da educacao? universidades, escolas, etc, pois afinal,
so empresas tambm, abs
Reply
Emerson Dorow says:
September 23, 2011 at 8:56 pm
Ol Renato.
O conceito de governana de TI est ainda mais restrito nas empresas de maior porte, principalmente em funo de
exigncias e leis como a SOX, Basilia entre outras. Empresas que tem aes no novo mercado da Bovespa.
Tambm devido o alto investimento necessrio dependendo do grau de maturidade que se quer chegar.
Percebo um movimento (devido a presso do mercado) das empresas de pequeno e mdio porte em iniciar a utilizar
prticas como o PMBOK e ITIL, que por onde as empresas geralmente comeam a criar uma cultura de governana
de TI.
Abs,
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/
Emerson Dorow
Reply
Ana Paula says:
October 27, 2011 at 8:26 pm
Trabalho FACULDADE
Reply
Best IT Certification says:
January 4, 2012 at 12:26 pm
That is really fascinating, Youre an excessively skilled blogger. Ive joined your feed and sit up for searching for more of your
magnificent post. Additionally, Ive shared your web site in my social networks
Reply
Eduardo says:
September 19, 2012 at 5:03 pm
tima explicao, tirou todas as minhas duvidas relacionadas a Governana de TI.
At hoje nunca tinha ouvido falar dos objetivos de controle, propostos pelo cobit.
Andei fazendo algumas pesquisas e encontrei uma matria bacana, ela fala sobre os indicadores de gesto para a governana
de TI.
Vou compartilhar o artigo com vocs!
http://www.cnasi.com.br/indicadores-de-gestao-para-governanca-de-ti/
Abraos a todos!
Reply
juliana neris says:
October 17, 2012 at 3:00 pm
adoreiiii a explicao, faz semanas que pesquiso o assunto e nao achava nada to objetivo.
Reply
Julia Cristina says:
November 4, 2012 at 12:04 am
Gostei muito ja tinha lido muito sobre oque era mais nenhum dos artigos ou livros que li tinho essa clareza essa
simplicidade que vc descreveu muito obrigada vou citar suas palavras no Trabalho des Gesto da Faculdade, Pois gostei
muito da simplicidade que vc usou.
Valeu esclareceu bem as coisas para mim.
Reply
Julia Cristina says:
November 4, 2012 at 12:05 am
Gostei muito ja tinha lido muito sobre oque era mais nenhum dos artigos ou livros que li tinho essa clareza essa
simplicidade que vc descreveu muito obrigada vou citar suas palavras no Trabalho de Gesto da Faculdade, Pois gostei muito
da simplicidade que vc usou.
Valeu esclareceu bem as coisas para mim.
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/
Pingback: Tutoriais Web 3.0 O que Governana de TI e para que existe ?
Pingback: Fechando 2012 com Bom Humor!!! Sistemas de Informao Um Dirio de Bordo
Reply
Gabriela Vieira says:
November 9, 2012 at 4:55 pm
Excelente texto! Muito claro e bem redigido. Parabns!
Reply
Antonio says:
December 5, 2012 at 10:01 am
Ol.
Parabns pelo site.
Estarei concluindo minha faculdade de Processos Gerenciais na metade de 2013.
Estou pensando em fazer uma ps em Governana de TI.
O que acham?
Reply
Celia says:
January 28, 2013 at 11:30 pm
Gostei muito da explicao.
Pode me dizer as relao mais profunda entre a governana e a gerencia de projetos?
A governana pode acontecer sem a gerencia de projetos?
Reply
Aurlio Vieira says:
March 1, 2013 at 5:39 pm
A Gerencia de Projetos parte da governana. Porm, como poderiamos governar um ambiente projetizado (como
deveria ser a TI) se no gerenciarmos os projetos??
ITIL, por exemplo, nos mostra em Catlogo de Projetos que mesmo em Servios temos projetos. posso estar errado,
e sei que, como Framework, no se implementa toda ITIL, mas faz algum sentido o que eu expus aqui?
Aguardo FeedBack para discutirmos esses temas excitantes!
Aurlio Vieira
Reply
Aurlio Vieira says:
March 1, 2013 at 5:45 pm
Errata, o correto seria CATALOGO DE SERVIOS, mesmo assim, fazendo parte de um projeto.
Reply
Aurlio Vieira says:
March 1, 2013 at 5:34 pm
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/
Bem, desta forma a Governana Corporativa (GC) utiliza-se de Transparencia/Independncia/Accontability (TIA) para
atingir seu objetivo que obter Capital/Investimento(CI). Desta forma, utiliza da Governana de TI (GTI) como meio para
atingir os mesmo objetivo atavs das mesmas ferramentas (TIA) utilizando-se dos seus controles.
Interessante! Corrijam-se caso eu esteja errado, por favor.
GC>>TIA>>CI
ou
GC>>GTI>>TIA>>CI
Obrigado.
Reply
Leandro Israel says:
March 29, 2013 at 12:21 pm
Muito bom mesmo! Leitura rpida de um texto eficaz!
Sou concluinte do curso de sistemas de informao, estou fazendo o TCC sobre o Balanced Scorecard, e este texto me ajudou
a compreender e ter ideias para o desenvolvimento.
Vou recomendar aos meus colegas de faculdade!
Deus o abenoe!
Reply
Emerson Dorow says:
March 31, 2013 at 7:28 pm
Obrigado Leandro!!
Reply
Patricia says:
June 8, 2013 at 11:51 am
Obrigada. Estava buscando explicaes sobre o assunto e realmente voce aborda o tema com uma clareza legal, nos
apresentando a origem do processo, onde tudo comeou, at o desfecho, da real importncia da TI na administrao
organizacional de uma empresa.
Reply
admin says:
June 10, 2013 at 12:29 pm
Ol Patrcia,
Muito obrigada pela audincia. Confira tambm os posts mais novos sobre base de conhecimento e gerenciamento de
mudana.
Att,
Emerson.
Reply
Hikari says:
July 11, 2013 at 8:41 pm
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/
Muito bom o texto pra quem t procurando informaes iniciais sobre o tema, d uma viso bem clara da importncia da IT
Gov ernance. Naum a toa q t no topo da busca no Google.
Reply
Emerson Dorow says:
August 1, 2013 at 1:21 pm
Ol Hikari,
Muito obrigado pelo seu comentrio. A idia do GTI levar aos leitores informao de fcil compreenso e que
consigam fazer um paralelo com a vivncia do dia-a-dia.
Continue nos prestigiando!
Abs,
Emerson.
GTI
Reply
Ruan Carlos says:
August 9, 2013 at 2:38 pm
Ol !Gostaria de uma avaliao que envolvesse a Logistica com o TI!Quero ter um conhecimento maior nessa rea!
Reply
Edgar Muniz Berlinck says:
September 23, 2013 at 7:49 pm
Finalmente algum conseguiu escrever um texto simples e objetivo! Parabns!
Reply
Erika Borges says:
September 24, 2013 at 3:48 pm
Emerson,
Parabns pela clareza e simplicidade do texto que proporciona o entendimento para pessoas de diferentes nveis de
conhecimento sobre o assunto.
Eu por exemplo, sou estudante da rea de tecnologia e estou tomando conhecimento sobre o assunto agora. Tinha a idia
principal sobre governana de TI pela convivncia com a rea em empresas que eu trabalhei mas no tenho domnio ainda,
por isso estou em busca de matrias como a sua.
Fiquei com uma dvida e no sei se voc pode me esclarecer, na matria voc cita o IBGC como rgo brasileiro que
regulamenta a governana corportativa e a lei americana Sarbanes Oxley. Minha pergunta : No Brasil temos algum instituto
ou rgo que regulamenta ou apia a Governana de TI? Existe alguma legislao a respeito?
Reply
Vanessa Alves says:
September 29, 2013 at 1:37 am
Ol!
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/
Pingback: O que governana de TI?
Parabns pelo Artigo, realmente discusses de maneira clara e que nos abre um leque para complementar os conhecimentos
so muito importantes para o desenvolvimento dos profissionais potenciais e atuantes desta rea que desponta em nosso
cenrio de negcios.
Sou estudante de administrao porm trabalho na governana de IT em uma empresa de grande porte, e com essas
informaes consegui visualizar de maneira sistmica como a questo operacional e financeira andam juntas, sendo
necessria uma gesto detalhada e conjunta a essas ambas vertentes.
Obrigada pelas dicas!
Compartilho tambm este link, em que oferece um curso online gratuito em governana de IT como aqui tratado.
http://www.youtube.com/watch?v=cMDnbFBb2DI
Best Regards!
Reply
Emerson Dorow says:
September 30, 2013 at 1:24 pm
Vanessa,
Obrigado pelo feedback e por compartilhar o link?
Abs,
Emerson.
Reply
jonatha says:
October 7, 2013 at 9:46 pm
Po muito top essa explicao d mais.
Reply
Qunia says:
May 26, 2014 at 10:46 pm
Muito bem explicado, didtico e objetivo.
Reply
Proudly powered by WordPress.
O que Governana de TI e para que existe ? |
http://www.governancadeti.com/2010/07/o-que-e-governanca-de-ti-e-para-que-existe/

You might also like