You are on page 1of 2

Empuxo e Peso Aparente

Alana Dalcin, Daniela Wanderley, Eliane Souza, Marcilio Victor, Marleide Meurer, Tatiane, Vivianne Marques. Colegiado do 3 perodo de Engenharia de Produo Faculdade Arnaldo Horcio Ferreira e-mail: engenharia.deproducao@hotmail.com
Resumo: O experimento visa explicar como a fora de empuxo aplicada sobre os corpos e em lquidos de densidades diferentes. O empuxo, fora contrria fora peso, aplicada de baixo para cima, como se fosse uma fora de sustentao do corpo, fazendo com que ele fique aparentemente mais leve. Utilizando os lquidos gua e lcool para anlise dessa fora sobre mbolos. Palavras-chave: empuxo, fora, gua, lcool. .

Introduo
Segundo PONZONI, [s.d] no sculo III a.C., o filsofo Arquimedes durante o banho fez uma grande descoberta: Que se mergulhssemos um corpo dentro de qualquer lquido ele se tornaria mais leve, isso acontece devido ao lquido exercer sobre o corpo uma fora dirigida para cima que tende a impedir que o corpo afunde. Essa fora existe ao tentar mergulhar na gua um pedao de madeira ou at mesmo que uma pedra parea mais leve quando imersa na gua ou em outro lquido qualquer. Essa fora foi chamada de empuxo. A partir de tal descoberta Arquimedes encontrou uma maneira de calcular o empuxo que atua em corpos mergulhados em lquidos. Suas concluses foram expressas por meio de um princpio, cujo enunciado : Todo corpo mergulhado em um lquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do lquido deslocado pelo corpo. O valor do empuxo que atua em um corpo mergulhado em um lquido igual ao peso do lquido deslocado pelo corpo. Isso ocorre porque as foras de presso que ele exerce sobre o corpo apresentam maiores valores em maior profundidade gerando uma diferena de presso entre a parte inferior e superior do corpo.. 01 copo com gancho e ala; 01 embolo de nylon com gancho; 01 fixador plstico com haste para pendurar mola; gua; lcool.

Procedimento Experimental
Para realizar o experimento, o equipamento deve ser montado como mostra a Imagem 01. Colocar o dinammetro no trip com o auxilio do fixador, e em seguida calibr-lo, para que no haja grande margem de erro nos clculos. Pendurar o copo com gancho, na ponta do dinammetro e colocar o embolo de nylon, aps isso, verificar o valor indicado no aparelho. Em seguida preencher o Becker de 250ml com gua at a marca de 200ml. O posicionar embaixo do mbolo de nylon e ajustar at que ele fique submerso no lquido, porm sem que ele toque no fundo do Becker. Analisar o valor indicado no dinammetro. Aps esse processo trocar o lquido (gua) por lcool, e seguir os mesmos procedimentos realizados anteriormente, anotar os resultados e analis-lo

Objetivo
Este relatrio tem por objetivo a anlise do empuxo de um corpo e seu peso aparente em diferentes lquidos e densidades, usando como recurso o dinammetro.

Materiais Utilizados
01 Trip tipo estrela 01 Becker de 250ml; 01 haste; 01 dinammetro de 1N e preciso 0,01N;

Imagem 01: Equipamento montado.

Referncias Resultados e Discusso


A partir do experimento, foram obtidos os seguintes resultados: Lquido Peso real do embolo (P) 0,84N Peso real do embolo (P) 0,84N Peso aparente (Pa) 0,4N Peso aparente (Pa) 0,46N Empuxo (P-Pa) 0,44N Empuxo (P-Pa) 0,38N ARAUJO,Arione Assis. FORA DE EMPUXO. Itacoatiara, 2010. Fsica Experimental II, Instituto de Cincias Exatas e Tecnologia. Disponivel em < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABbHYAE /empuxo>. Acessado 07mar. 2014. Empuxo. Disponivel em <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/E staticaeHidrostatica/empuxo.php>. Acessado 07mar. 2014. PONZONI.R.,Aula 04-03: Empuxo e Princpio de Arquimedes,s.d.Disponivel em <http://pessoal.utfpr.edu.br/raquelarocha/arquivos/t exto%20empuxo%20e%20principio%20de%20arqu imedes.pdf>. Acessado 05 mar.2014. PRINCPIO DE ARQUIMEDES DENSIDADE DE LQUIDOS E SLIDOS. Disponivel em < http://www.fisica.ufmg.br/~fund/apostila/exp7 arquimedes1.pdf>. Acessado 07mar. 2014.

gua Lquido

lcool

Com base nos valores obtidos, verifica-se que a fora peso do mbolo diminuiu ao ser mergulhado na gua e no lcool, variando de 0,84N a 0,4N para a gua, e 0,84N a 0,46N para o lcool. Este fenmeno ocorre devido fora de empuxo, que possui sentido contrrio ao peso do cilindro, ou seja, a fora resultante exercida pelo fluido sobre um corpo, por isso, causa o efeito de leveza do objeto. O empuxo tambm pode ocorrer devido a presso que tende a aumentar a proporo da profundidade, se a presso na parte inferior e superior fossem iguais, a presso seria nula, e logo no haveria empuxo sobre o corpo. Ao comparar os resultados encontrados da gua e do lcool provou-se que este primeiro apresenta maior empuxo do que o ultimo. Isso ocorre, pois o empuxo depende da natureza do lquido, ou seja, a gua formada por ligaes de pontes de hidrognio, a ligao molecular mais forte existente, dificultando o deslocamento das partculas, exercendo uma maior presso sobre o corpo em relao ao lcool.

Concluso
Percebeu-se que existe uma diferencia entre a fora peso, de um corpo em ar livre e mergulhado em um liquido, este fenmeno ocorre porque existe uma fora oposta a fora peso, chamada de empuxo. A fora peso marcada pelo dinammetro diminuiu ao colocarmos o embolo no liquido, pois o empuxo, como na literatura, uma fora vertical de sentido para cima, atuou sobre o corpo em sentido contrario a fora peso, gerando assim uma fora resultante menor (peso menor), chamado de peso aparente. Ouve uma diferencia na fora de empuxo entre o lcool e a gua, isso porque o empuxo depende da natureza do lquido, a gua apresenta maior empuxo que o lcool, pois o empuxo igual ao peso do lquido deslocado pela parte do corpo que foi submerso.

You might also like