You are on page 1of 3

10 remdios surpreendentes que voc j tem em casa! 1.

. Tablete anticido Voc usa para: combater a azia O anticido efervescente, com bicarbonato de sdio, ajuda a neutralizar o cido que causa os dolorosos sintomas da azia. Pode servir para: Aliviar picadas de insetos "A frmula de alguns anticidos, como o Alka-Seltzer, contm aspirina, um anestsico que pode ajudar a aliviar a picada de insetos e a coceira causada que elas causam", explica o Dr. Howard Sobel, dermatologista e cirurgio no Beth Israel Medical Center, em Nova York. Ele recomenda fazer uma pasta usando um tablete anticido amassado, uma pitada de aveia (que tambm ajuda a acalmar a pele irritada), e gua. Aplique na pele e os resultados sero imediatos. Essa frmula caseira possui um bnus que outros produtos no possuem. "A loo de calamina contm xido de zinco, que pode ressacar a pele," explica o Dr. Sobel. "O tablete efervescente de anticido oferece um alvio mais rpido contra a dor e a coceira sem os efeitos colaterais desidratantes". 2. Enxaguante bucal Voc usa para: Refrescar o hlito "Ambos os tipos de enxaguante bucal com e sem lcool tm propriedades antimicrbicas que reduzem o nmero de bactrias na boca", explica Edgard El Chaar, professor de periodontia e cirurgio de implantes na Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York. Pode servir para: Prevenir p-de-atleta Se voc passou a usar enxaguante bucal sem lcool, no jogue fora o frasco antigo: Use a verso com lcool para manter os ps e unhas sempre limpos. Para prevenir p-de-atleta, umedea uma bola de algodo com o lquido e passe na planta do p e entre os dedos aps cada banho. Segundo o Dr. Sobel, o alto teor de lcool do enxaguante tradicional ajuda a combater infeces por fungos. 3. Bicarbonato de sdio Voc usa para: clarear os dentes Muitos dentistas recomendam o bicarbonato de sdio para remover manchas superficiais do esmalte dos dentes, fazendo-os parecerem mais brancos. Ele tambm evita o mau hlito e remove a placa acumulada na regio entre os dentes e a gengiva. Pode servir para: acalmar a pele irritada O uso tpico do bicarbonato de sdio alivia queimaduras de sol e minimiza a coceira e desconforto causado por uma variedade de condies de pele (incluindo eczema, brotoeja, e urticria). "O bicarbonato de sdio um composto alcalino suave, que ajuda a neutralizar o equilbrio do pH da sua pele", diz A Dra. Linda K. Franks, professora de dermatologia assistente na Universidade de Nova York. "Esse efeito calmante ajuda a controlar a inflamao que ocorre na superfcie da pele, diminuindo o inchao". Para obter alvio imediato, despeje uma xcara de bicarbonato de sdio em uma banheira cheia de gua e misture at que ele se dissolva completamente, depois fique imerso na gua por 30 minutos. 4. Spray nasal Voc usa para: Diminuir a congesto Os descongestionantes fazem os vasos sanguneos e as membranas mucosas inchadas diminurem de tamanho, fazendo com que voc respire melhor.

Pode servir para: estancar sangramentos nasais A maioria dos sangramentos no nariz pode ser parada simplesmente pressionando o nariz durante 10 a 20 minutos, mas se o seu persistir, um spray descongestionante pode fazer o servio. Segundo a farmacista Amy Sutton Peak, diretor de Servios de Informaes de Medicamentos na Universidade Butler em Indianpolis, EUA, aproximadamente 2/3 das pessoas que vo para o pronto-socorro devido a um sangramento persistente so tratados de forma bem-sucedida com oximetazolina, o descongestionante encontrando nos sprays nasais mais comuns no mercado. 5. Hamamlia Voc usa para: tratar a acne Esse extrato vegetal ajuda a tratar a acne porque seca o excesso de leo na pele. Alguns tipos podem conter lcool, que ainda ajuda a matar as bactrias que causam infeco e promovem as espinhas. Pode servir para: diminuir as hemorroidas "A hamamlia um adstringente natural," diz o Dr. Sobel. "Ela contrai a pele e os vasos sanguneos de volta para o tamanho normal. Por isso, ela o princpio ativo em muitos lenos e outros produtos para hemorroidas vendidos em farmcias. Sozinho, o extrato de hamamlia pode acabar ressecando demais certos tecidos mais delicados, portanto aplique tambm um creme de vaselina ou outro unguento para umidificar a rea". 6. Aloe vera Voc usa para: aliviar queimaduras O uso tpico do gel de aloe vera pode acelerar o processo de cicatrizao de queimaduras de primeiro e de segundo grau. Pode servir para: eliminar aftas "A aloe vera contm vitaminas e aminocidos que ajudam a reparar tecidos danificados", explica Irwin Smigel, presidente da Associao Americana de Esttica Dental. "Diversos compostos encontrados na aloe vera trabalham em conjunto para diminui ou prevenir a inflamao e controlar a dor". Uma pesquisa revelou que pessoas que sofriam de aftas que aplicaram o gel de aloe vera se curaram 50% mais rpido do que aquelas que no o aplicaram. 7. leo de melaleuca Voc usa para: tratar infeces de pele O leo de melaleuca, muito conhecido por suas propriedades antibacterianas e antifngicas, geralmente utilizado superficialmente para tratar a acne e p-de-atleta. Pode servir para: eliminar a caspa Segundo um estudo do Journal of the American Academy of Dermatology, pessoas que usaram xampu com 5% de leo de melaleuca tiveram uma reduo de 41% na caspa, alm de uma melhora significativa na coceira e oleosidade do couro cabeludo. "Voc pode misturar uma pequena quantidade de leo de melaleuca no seu prprio xampu para obter um efeito similar", diz o Dr. Sobel. "Use bem pouco, no mais do que duas ou trs colheres de ch por frasco, para prevenir o ressecamento do couro cabeludo". 8. Iogurte

Voc usa para: promover a sade digestiva As bactrias probiticas do iogurte ajudam a promover uma digesto mais saudvel e manter a regularidade do intestino. Pode servir para: evitar problemas na gengiva De acordo com cientistas da Universidade de Kyushu, no Japo, adultos que consumiram 55g de iogurte por dia tiveram uma reduo significativa nos sintomas de doenas periodontais em comparao queles que no incluram esse alimento em suas dietas. Isso se deve ao fato de que o cido ltico presente no iogurte ajuda a proteger a gengiva contra as bactrias que causam essa condio crnica 9. Azeite de oliva extra-virgem Voc usa para: diminuir o teor de colesterol Usar azeite extra-virgem no lugar da manteiga mantm seu colesterol (e barriguinha) sob controle. Pode servir para: melhorar a viso Estudos comprovam que os cidos graxos mega 3 no azeite de oliva ajudam a prevenir a degenerao macular (perda de viso no centro do campo visual) ligada ao envelhecimento. As pessoas que consumiram mais azeite (pelo menos 100 ml, ou quase 7 colheres de sopa, por semana) demonstraram menos chances de desenvolverem o problema do que as que consumiram menos de 1ml por semana, segundo pesquisadores da Universidade de Melbourne, Austrlia. 10. Chocolate amargo Voc usa para: manter a sade do corao Alguns pedacinhos por semana reduzem o risco de doena cardiovascular (e satisfazem aquele desejo louco por um doce). Pode servir para: proteger a pele do sol O chocolate amargo pode ajudar a proteger a pele contra os efeitos prejudiciais da radiao ultravioleta, conforme um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology. Pesquisadores dizem que verses minimamente processadas do chocolate amargo so ricas em flavonoides, antioxidantes que podem evitar rugas e reduzem o risco de cncer de pele causado pela exposio luz solar.

You might also like