You are on page 1of 13

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3a REGIO

Janeiro/2014

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio - rea Judiciria Oficial de Justia Avaliador Federal


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 02, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 50 questes, numeradas de 1 a 50.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Estudo de Caso

- contm as propostas e o espao para o rascunho dos Estudos de Caso. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Estudo de Caso e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas com caneta esferogrfica de material transparente, de tinta preta ou azul. No ser permitido o uso de
lpis, lapiseira, marca-texto ou borracha durante a realizao das provas.

- Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Em hiptese alguma o rascunho da Prova de Estudo de Caso ser corrigido. - Voc dever transcrever a Prova de Estudo de Caso, a tinta, no caderno apropriado. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas, e fazer a Prova de Estudo de Caso (rascunho e transcrio) no caderno correspondente. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala e devolva todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 8, considere o texto abaixo. (A) a abertura dos portos americanos a fugitivos cubanos e a produo de charutos estabelecida em solo americano. o apoio dos Estados Unidos aos revolucionrios e a proclamao da independncia cubana por Cspedes. as medidas de restrio ao comrcio adotadas pelo governo espanhol e a tomada do poder por um lder revolucionrio. a imigrao de cubanos para os Estados Unidos procura de trabalho e o amplo apoio dado pelo pas aos revolucionrios. a transformao da pequena vila de Key West em uma importante comunidade produtora de charutos e a abertura dos portos americanos a fugitivos cubanos. 2. H relao de causa e consequncia, respectivamente, entre

A guerra dos dez anos comeou quando um fazendeiro cubano, Carlos Manuel de Cspedes, e duzentos homens mal armados tomaram a cidade de Santiago e proclamaram a independncia do pas em relao metrpole espanhola. Mas a Espanha reagiu. Quatro anos depois, Cspedes foi deposto por um tribunal cubano e, em maro de 1874, foi capturado e fuzilado por soldados espanhis. Entrementes, ansioso por derrubar medidas espanholas de restrio ao comrcio, o governo americano apoiara abertamente os revolucionrios e Nova York, Nova Orleans e Key West tinham aberto seus portos a milhares de cubanos em fuga. Em poucos anos Key West transformou-se de uma pequena vila de pescadores numa importante comunidade produtora de charutos. Despontava a nova capital mundial do Havana. Os trabalhadores que imigraram para os Estados Unidos levaram com eles a instituio do lector. Uma ilustrao da revista Practical Magazine mostra um desses leitores sentado de pernas cruzadas, culos e chapu de abas largas, um livro nas mos, enquanto uma fileira de trabalhadores enrolam charutos com o que parece ser uma ateno enlevada. O material dessas leituras em voz alta, decidido de antemo pelos operrios (que pagavam o lector do prprio salrio), ia de histrias e tratados polticos a romances e colees de poesia. Tinham seus prediletos: O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, por exemplo, tornou-se uma escolha to popular que um grupo de trabalhadores escreveu ao autor pouco antes da morte dele, em 1870, pedindo-lhe que cedesse o nome de seu heri para um charuto; Dumas consentiu. Segundo Mrio Sanchez, um pintor de Key West, as leituras decorriam em silncio concentrado e no eram permitidos comentrios ou questes antes do final da sesso.
(Adaptado de: MANGUEL, Alberto. Uma histria da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. So Paulo, Cia das Letras, 1996, p. 134-136)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

Depreende-se do texto que (A) a atividade de ler em voz alta, conduzida pelo lector, permitia que os operrios produzissem mais, pois trabalhavam com maior concentrao. o hbito de ler em voz alta, levado originalmente de Cuba para os Estados Unidos, relaciona-se ao valor atribudo leitura, que determinado culturalmente. os operrios cubanos homenagearam Alexandre Dumas ao atriburem a um charuto o nome de um dos personagens do escritor. ao contratar um leitor, os operrios cubanos podiam superar, em parte, a condio de analfabetismo a que estavam submetidos. os charuteiros cubanos, organizados coletivamente, compartilhavam a ideia de que a fruio de um texto deveria ser comunitria, no individual.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

1.

Afirma-se corretamente: (A) No 4 pargrafo, o autor emite um juzo de valor a respeito do hbito levado pelos trabalhadores cubanos aos Estados Unidos. O texto se inicia com a apresentao do contexto histrico que culminou na implantao de um costume levado pelos cubanos para fbricas de charuto americanas. O texto se desenvolve a partir de reminiscncias do prprio autor a respeito de uma situao vivenciada por ele em determinado contexto histrico. No primeiro pargrafo, o autor introduz o assunto principal sobre o qual ir tratar no texto, qual seja, a imigrao de operrios cubanos para os Estados Unidos. O interesse da imprensa americana, estabelecido no o 3 pargrafo, foi determinante para a disseminao, no pas, de costumes introduzidos por operrios cubanos em Key West.
o

4.

Sem que se faa nenhuma outra alterao na frase, mantm-se o sentido original do texto e a correo gramatical ao se substituir (A) enlevada por espontnea, no segmento com o que o parece ser uma ateno enlevada. (3 pargrafo) quando por medida que, no segmento A guerra dos dez anos comeou quando um fazendeiro cubao no ... (1 pargrafo) de antemo por com antecedncia, no segmento o decidido de antemo pelos operrios. (4 pargrafo) Tinham por Os leitores possuam, no segmento Tio nham seus prediletos. (4 pargrafo) ansioso por vultoso, no segmento ansioso por derrubar medidas espanholas de restrio ao comro cio. (2 pargrafo)
TRF3R-Conhecimentos Gerais1

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


5. Sem prejuzo para o sentido original e a correo gramatical, (A) uma vrgula pode ser inserida imediatamente aps revolucionrios, no segmento... o governo americano apoiara abertamente os revolucionrios e Nova York, Nova Orleans e Key West tinham aberto seus o portos a milhares de cubanos em fuga. (2 pargrafo) o segmento ... que imigraram para os Estados Unio dos... (3 pargrafo) pode ser isolado por vrgulas. uma vrgula pode ser inserida imediatamente aps leituras, no segmento o material dessas leituras em voz alta, decidido..., contanto que se suprima a o vrgula colocada imediatamente aps alta (4 pargrafo). a vrgula colocada imediatamente aps os parnteses que isolam o segmento ... que pagavam o o lector do prprio salrio (4 pargrafo), pode ser suprimida. a vrgula colocada imediatamente aps Cspedes, no segmento ... Carlos Manuel de Cspedes, e duo zentos homens mal armados... (1 pargrafo) pode ser suprimida.
o

8.

Quatro anos depois, Cspedes foi deposto por um tribunal cubano e, em maro de 1874, foi capturado e fuzilado por o soldados espanhis. (1 pargrafo) Uma redao alternativa para a frase acima, em que se mantm a correo, a lgica e, em linhas gerais, o sentido original, est em: (A) Em maro de 1874, aps ter percorrido um perodo de quatro anos, um tribunal cubano depusera Cspedes, quando soldados espanhis o capturou e fuzilou. Aps um perodo de quatro anos, um tribunal cubano deps Cspedes, e, em maro de 1874, soldados espanhis capturaram-no e fuzilaram-no. Depois de transcorridos um perodo de quatro anos, Cspedes foi deposto pelo tribunal cubano, o qual, em maro de 1874, foi capturado e fuzilado pelos soldados espanhis. Em maro de 1874, quatro anos depois de ter sido deposto por um tribunal cubano, Cspedes foi capturado por soldados espanhis, que lhe fuzilaram. Transcorridos quatro anos, um tribunal cubano depe Cspedes, posto que, em maro de 1874, soldados espanhis lhe capturam e fuzilam. Para responder s questes de nmeros 9 e 10, considere o trecho abaixo.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D) (D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

_________________________________________________________

6.

Tinham seus prediletos ... (4 pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) (B) (C) Dumas consentiu. ... levaram com eles a instituio do lector. ... enquanto uma fileira de trabalhadores enrolam charutos... Despontava a nova capital mundial do Havana. ... que cedesse o nome de seu heri...

Reunir-se para ouvir algum ler tornou-se uma prtica necessria e comum no mundo laico da Idade Mdia. At a inveno da imprensa, a alfabetizao era rara e os livros, propriedade dos ricos, privilgio de um pequeno punhado de leitores. Embora alguns desses senhores afortunados ocasionalmente emprestassem seus livros, eles o faziam para um nmero limitado de pessoas da prpria classe ou famlia.
(Adaptado de: MANGUEL, Alberto, op.cit.)

9.

Mantm-se a correo e as relaes de sentido estabeleo cidas no texto, substituindo-se Embora (2 pargrafo) por (A) (B) (C) (D) (E) Contudo. Desde que. Porquanto. Uma vez que. Conquanto.

(D) (E) 7.

__________________________________________________________________________________________________________________

Afirma-se corretamente: (A) Em pedindo-lhe que cedesse o nome de seu heri... o (4 pargrafo), o elemento destacado um pronome. O elemento destacado no segmento ... uma escolha o to popular que um grupo de trabalhadores... (4 pargrafo) NO um pronome. Em que pagavam o lector do prprio salrio... o (4 pargrafo), o elemento destacado substitui leituras. Em com o que parece ser uma ateno enlevada o (3 pargrafo), o elemento destacado refere-se a charutos. Em Os trabalhadores que imigraram para os Estados o Unidos... (3 pargrafo), o elemento destacado NO um pronome.

10.

Atente para o que se afirma abaixo.

I.

(B)

No segmento ... a alfabetizao era rara e os livros, propriedade dos ricos..., a vrgula colocada imediatamente aps livros foi empregada para indicar a supresso de um verbo. ato de ouvir algum ler tenha se tornado uma prtica necessria e comum no mundo laico da Idade Mdia.

II. No texto, no se explicitam as razes pelas quais o

(C)

III. No segmento ... eles o faziam para um nmero limitado de pessoas..., o elemento sublinhado refere-se a emprestavam livros. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

II e III. II. I e II. I e III. III.


3

TRF3R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 11 a 13, considere o texto abaixo. 11. No texto, o autor (A) Foi por me sentir genuinamente desidentificado com qualquer espcie de regionalismo que escrevi coisas como: "No sou brasileiro, no sou estrangeiro / No sou de nenhum lugar, sou de lugar nenhum"/ "Riquezas so diferenas". Ao mesmo tempo, creio s terem sido possveis tais formulaes pessoais pelo fato de eu haver nascido e vivido em So Paulo. Por essa ser uma cidade que permite, ou mesmo propicia, esse desapego para com razes geogrficas, raciais, culturais. Por eu ver So Paulo como um gigante liquidificador onde as informaes diversas se misturam, gerando novas interpretaes, excees. Por sua multiplicidade de referncias tnicas, lingusticas, culturais, religiosas, arquitetnicas, culinrias... So Paulo no tem smbolos que dem conta de sua diversidade. Nada aqui tpico daqui. No temos um corcovado, uma arara, um carto postal. So Paulo so muitas cidades em uma. Sempre me pareceram sem sentido as guerras, os fundamentalismos, a intolerncia ante a diversidade. Assim, fui me sentindo cada vez mais um cidado do planeta. Acabei atribuindo parte desse sentimento formao miscigenada do Brasil. Acontece que a miscigenao brasileira parece ter se multiplicado em So Paulo, num ambiente urbano que foi crescendo para todos os lados, sem limites. At a instabilidade climtica daqui parece haver contribudo para essa formao aberta ao acaso, imprevisibilidade das misturas. Ao mesmo tempo, temos preservados inmeros nomes indgenas designando lugares, como Ibirapuera, Anhangaba, Butant etc. Primitivismo em contexto cosmopolita, como soube vislumbrar Oswald de Andrade. No toa que partiram daqui vrias manifestaes culturais. So Paulo fragmentria, com sua paisagem recortada entre praas e prdios; com o rudo dos carros entrando pelas janelas dos apartamentos como se fosse o rudo longnquo do mar; com seus crepsculos intensificados pela poluio; seus problemas de trnsito, misria e violncia convivendo com suas mltiplas ofertas de lazer e cultura; com seu crescimento indiscriminado, sem nenhum planejamento urbano; com suas belas alamedas arborizadas e avenidas de feiura infinita.
(Adaptado de: ANTUNES, Arnaldo. Alma paulista. Disponvel em http://www.arnaldoantunes.com.br).

descreve So Paulo como uma cidade marcada por contrastes de diversas ordens. assinala a relevncia da anlise de Oswald de Andrade a respeito do provincianismo da antiga So Paulo. critica o fato de nomes indgenas, ininteligveis, designarem, ainda hoje, lugares comuns da cidade de So Paulo. sugere que o trnsito, com seus rudos longnquos, o principal problema da cidade de So Paulo. utiliza-se da ironia ao elogiar a instabilidade climtica e a paisagem recortada da cidade de So Paulo.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

12.

O autor (A) ope a oferta de atividades de lazer disponveis em So Paulo ao seu desapego pessoal por razes geogrficas, raciais e culturais. atribui a tolerncia miscigenao brasileira diversidade que se exprime com grande fora em So Paulo. encontra razes plausveis para a violncia da cidade de So Paulo e o crescimento sem limites de sua rea urbana. considera a falta de planejamento urbano da cidade de So Paulo a causa da feiura infinita de suas avenidas. estabelece uma associao entre a diversidade tpica de So Paulo e a falta de um smbolo que sirva de carto postal para a cidade.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

13.

O verbo flexionado no plural que tambm estaria corretamente flexionado no singular, sem que nenhuma outra alterao fosse feita, encontra-se em: (A) (B) (C) (D) (E) No toa que partiram daqui vrias manifestaes culturais... Sempre me pareceram sem sentido as guerras... So Paulo so muitas cidades em uma. So Paulo no tem smbolos que dem conta de... ... onde as informaes diversas se misturam...

_________________________________________________________

14.

As regras de concordncia esto plenamente respeitadas em: (A) O crescimento indiscriminado que se observa na cidade de So Paulo fazem com que alguns de seus bairros sejam modificados em poucos anos. Devem-se s mltiplas ofertas de lazer e cultura a atrao que So Paulo exerce sobre alguns turistas. Apesar de a cidade de So Paulo exibir belas alamedas arborizadas, deveriam haver mais reas verdes na cidade. O rudo dos carros, que entram pelas janelas dos apartamentos, perturbam boa parte dos paulistanos. Na maioria dos bairros de So Paulo, encontram-se referncias culinrias provenientes de diversas partes do planeta.
TRF3R-Conhecimentos Gerais1

(B) (C)

(D) (E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


18. Raciocnio Lgico-Matemtico 15. O nmero de ordens judiciais decretadas pelo rgo 1, h quatro anos, era igual ao nmero de ordens judiciais decretadas pelo rgo 2, hoje. Daquela poca para a atual, o nmero de ordens judiciais decretadas pelo rgo 1 no mudou, mas o nmero de ordens judiciais decretadas pelo rgo 2 cresceu 20%. Sabendo que os rgos 1 e 2 somam, hoje, 6 000 ordens judiciais, ento h quatro anos o nmero de ordens judiciais decretadas pelo rgo 2 era igual a (A) (B) (C) (D) (E) 16. 2 400. 2 600. 2 500. 2 900. 2 800. Uma empresa possui 31 funcionrios. No dia da segurana do trabalho os funcionrios presentes na empresa foram submetidos a um teste sobre preveno de acidentes. A prova consistia em uma questo terica (T), uma questo prtica (P) e uma questo relacionada a procedimentos de evacuao do prdio (E). Cada questo da prova valia 1 ponto, todos os funcionrios presentes fizeram a prova e nenhum tirou nota zero. Sobre os funcionrios que fizeram a prova sabe-se ainda que: apenas 1 acertou somente (E); nenhum acertou apenas (T) e (E), nem apenas (T) e (P); 11 acertaram (P) e (E); apenas 7 acertaram somente (P); apenas 1 dos 31 funcionrios da empresa faltou no dia da prova. De acordo com os dados, o nmero de funcionrios que tirou nota mxima na prova foi (A) (B) (C) (D) (E) (A) (B) (C) (D) (E) 17. 14 horas e 20 minutos. 21 horas e 20 minutos. 18 horas e 40 minutos. 14 horas e 40 minutos. 16 horas e 20 minutos. 19. 5. 2. 3. 6. 4.

_________________________________________________________

Um tanque com 5 000 litros de capacidade estava repleto de gua quando, s 00:00 hora de um certo dia, a gua comeou a escapar por um furo vazo constante. 01:00 hora desse mesmo dia, o tanque estava com 4 985 litros de gua, e a vazo de escape da gua permaneceu constante at o tanque se esvaziar totalmente, dias depois. O primeiro instante em que o tanque se esvaziou totalmente ocorreu em um certo dia s

_________________________________________________________

lvaro, Benedito, Clber e outros dois amigos participam de uma corrida. Se apenas os cinco participaram dessa corrida, o nmero de possibilidades diferentes de maneira que lvaro chegue antes que Benedito e este, por sua vez, chegue antes de Clber igual a (A) (B) (C) (D) (E) 20. 24. 18. 22. 26.

_________________________________________________________

Um funcionrio tem que executar 500 tarefas do tipo A, 150 do tipo B e 300 do tipo C no prazo de alguns dias, sendo necessrio finalizar as tarefas dos tipos A, B, e C simultaneamente ao final do ltimo dia. De acordo com as instrues que recebeu, ele tem que realizar, por dia, sempre o mesmo nmero de tarefas A, o mesmo nmero de tarefas B e o mesmo nmero de tarefas C, sendo que a soma diria da quantidade de tarefas A, B e C realizadas seja a maior possvel. Em tais condies, esse funcionrio ter que realizar um total de tarefas dirias igual a (A) (B) (C) (D) (E) 10. 21. 15. 19. 25.

_________________________________________________________

20.

Diante, apenas, das premissas Existem juzes, Todos os juzes fizeram Direito e Alguns economistas so juzes, correto afirmar que (A) (B) todos aqueles que fizeram Direito so juzes. todos aqueles que no so economistas tambm no so juzes. ao menos um economista fez Direito. ser juiz condio para ser economista. alguns economistas que fizeram Direito no so juzes. 5

(C) (D) (E)

TRF3R-Conhecimentos Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Civil 21. Considere: 24. (A) Direito Processual Civil O agravo de instrumento no pode ser convertido em agravo retido pelo relator, ainda que entenda que a deciso no suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao. pode ser interposto no prazo de dez dias, contados da publicao da deciso impugnada, e independe de preparo. um recurso exclusivo da parte autora, para submeter superior instncia o reexame de decises interlocutrias. contra deciso interlocutria proferida em audincia deve ser interposto no prazo de cinco dias. no comporta recurso adesivo, mesmo que tenha sido interposto no prazo para a resposta do agravado.

I. A prescrio entre cnjuges, aps o casamento, na


constncia da sociedade conjugal.

II. Ao de evico pendente. III. Ato judicial que constitua em mora o devedor. IV. Ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe
reconhecimento do direito pelo devedor. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, considera-se hiptese de interrupo da prescrio o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 22.

(B)

(C)

(D) (E)

I e IV. I e II. I, II e III. II, III e IV. III e IV.

_________________________________________________________

25.

defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio quando for (A) (B) amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes. parte, parente, consanguneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau. herdeiro presuntivo de qualquer das partes. interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. herdeiro donatrio ou empregador de qualquer das partes.

_________________________________________________________

Marcia celebrar contrato de compra e venda de imvel com Isaas possuindo a intenso de estipular clusula especial de retrovenda. No tocante retrovenda, Mrcia (A) (B) (C) ter que respeitar o prazo decadencial mximo de dois anos previsto no Cdigo Civil brasileiro. ter que respeitar o prazo prescricional mximo de doze meses previsto no Cdigo Civil brasileiro. poder estipular qualquer prazo uma vez que o Cdigo Civil brasileiro no limita o tempo para o exerccio da retomada do imvel. ter que respeitar o prazo decadencial mximo de trs anos previsto no Cdigo Civil brasileiro. poder estipular prazo no superior a cinco anos, sendo que este prazo, em casos excepcionais, poder ser aumentado conjuntamente pelas partes.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

26.

No que concerne execuo por quantia certa contra devedor solvente, (A) so, absolutamente, impenhorveis os livros, as mquinas, as ferramentas, os utenslios, os instrumentos ou outros bens mveis necessrios ou teis ao exerccio de qualquer profisso. podem ser penhorados, falta de outros bens, os frutos e rendimentos dos bens inalienveis destinados satisfao de prestao alimentcia. o executado pode remir a execuo, pagando ou consignando a importncia atualizada da dvida, mais juros, custas e honorrios advocatcios, at trinta dias aps a adjudicao ou alienao dos bens penhorados. a impenhorabilidade oponvel cobrana do crdito concedido para a aquisio do prprio bem. a impenhorabilidade no alcana quantias depositadas em caderneta de poupana, qualquer que seja o valor.

(D) (E)

(B)

_________________________________________________________

(C)

23.

No tocante ao depsito, considere as seguintes assertivas:

I.

O depsito necessrio no se presume gratuito. (D) (E) trio que no o restituir quando exigido ser compelido a faz-lo mediante priso no excedente a dois anos.

II. Seja o depsito voluntrio ou necessrio, o deposi-

III. No depsito voluntrio, em regra, a restituio da


coisa deve dar-se no lugar em que tiver de ser guardada. As despesas de restituio correm por conta do depositante.

_________________________________________________________

27.

Nos Juizados Especiais Cveis, de acordo com a Lei o n 9.099/95, (A) a ao no poder ser proposta no foro do domiclio do autor nas aes para reparao de dano de qualquer natureza. a prova oral ser reduzida a escrito, quando houver requerimento nesse sentido de qualquer das partes. o juiz no poder realizar inspees em pessoas ou coisas. no se admitir sentena condenatria por quantia ilquida, ainda que genrico o pedido. o valor da causa deve corresponder pretenso econmica no momento da execuo da sentena.
TRF3R-An.Jud.-Of.Just. Aval.Federal-02

IV.

No depsito voluntrio, o depositante obrigado a pagar ao depositrio as despesas feitas com a coisa, e os prejuzos que do depsito provierem.

De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, est coreto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 6

(B) (C) (D) (E)

III e IV. I, II e III. II e IV. I. I, III e IV.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


28. Marcus, domiciliado em Cuiab, mas proprietrio de empresa com sede em So Paulo e filial em Salvador, pretende ajuizar ao fundada em direito pessoal contra trs devedores solidrios, residentes, respectivamente, em So Paulo, Curitiba e Salvador. A ao (A) (B) (C) (D) (E) poder ser proposta em So Paulo, Curitiba ou Salvador, a critrio do autor. somente poder ser proposta em So Paulo. somente poder ser proposta em Salvador. somente poder ser proposta em Curitiba. poder ser proposta no domiclio do autor. Direito Penal 29. Segundo a jurisprudncia dominante no mbito do Tribunal Regional Federal da 3 Regio, bem como do Superior Tribunal de Justia, alis em sintonia com segmento importante da doutrina brasileira mais contempornea, no crime de falso testemunho ou falsa percia, (A) (B) (C) (D) (E) 30. possvel participao e autoria mediata. possvel participao, mas no autoria mediata. no possvel participao, mas sim autoria mediata. impossvel participao ou autoria mediata. possvel autoria indireta, mas no autoria mediata. (C) (B) 33. Considere persecuo penal baseada na priso em flagrante dos acusados em situao de participao em narcotraficncia transnacional, obstada pela Polcia Federal, que os encontrou tendo em depsito 46.700 gramas de cocana graas informao oriunda de notcia annima. Neste caso, segundo entendimento jurisprudencial consolidado, (A) nulo o processo ab initio, ante a vedao constitucional do anonimato. a notcia annima sobre eventual prtica criminosa , por si, idnea para instaurao de inqurito policial. a notcia annima sobre eventual prtica criminosa presta-se a embasar procedimentos investigatrios preliminares que corroborem as informaes da fonte annima, os quais tornam legtima a persecuo criminal. a autoridade policial no pode tomar qualquer providncia investigatria a partir da notcia annima. a persecuo criminal s poderia ser iniciada se a denncia annima estivesse corroborada por interceptao telefnica autorizada judicialmente.

_________________________________________________________

(D) (E)

_________________________________________________________

34.

_________________________________________________________

A defesa de Alyson pretende alegar que o recurso de apelao interposto pelo Representante do Ministrio Pblico intempestivo. O termo inicial de contagem do prazo recursal para o Ministrio Pblico se d (A) (B) (C) (D) (E) da intimao operada no rgo de imprensa oficial. a partir da entrega dos autos em setor administrativo do Ministrio Pblico. do momento em que o Representante do Ministrio Pblico ape seu ciente nos autos. do termo de vista. do termo de vista ou da intimao operada no rgo de imprensa oficial, contando-se o termo inicial a partir da data da segunda intimao.

Para incluir-se no mbito de proteo normativa do artigo 347 do Cdigo Penal, a inovao da coisa na pendncia de processo notadamente precisa ser (A) (B) (C) (D) (E) cnica e/ou ardilosa. importante e/ou significativa. voluntria e/ou consciente. oculta e/ou sub-reptcia. irreversvel e/ou irreparvel.

_________________________________________________________

31.

NO causa extintiva da punibilidade: (A) (B) (C) (D) (E) prescrio, aps o lanamento do tributo. morte do agente, aps definitiva a condenao. retratao do querelado, na calnia contra os mortos. perempo, na ao penal privada subsidiria da pblica. perdo judicial, na apropriao indbita previdenciria. Direito Processual Penal

_________________________________________________________

35.

Andr, juiz da Justia do Trabalho, devidamente representado, ajuizou ao penal de iniciativa privada, mediante queixa-crime, contra Bruno, seu vizinho de condomnio, pela prtica dos crimes de injria e difamao de que teria sido vtima durante assembleia condominial ocorrida no edifcio em que residem, no ltimo dia 02 de novembro. Em relao a este fato, (A) a competncia para processar e julgar este fato da Justia Federal, porquanto a vtima seja funcionrio pblico federal. a legitimidade para propositura da ao exclusiva do Ministrio Pblico, mediante representao da vtima. a legitimidade para propositura da ao penal concorrente entre Ministrio Pblico, mediante representao, e vtima. trata-se de hiptese de foro por prerrogativa de funo, em razo de a vtima ser juiz da Justia do Trabalho. o caso deve ser processado mediante propositura de queixa na Justia estadual, perante juiz de primeiro grau. 7

_________________________________________________________

32.

Aristides foi denunciado pela prtica do delito de apropriao indbita previdenciria. Procurado para ser citado em sua residncia, no foi localizado. Aristides foi ento citado por edital. No respondeu citao, nem constituiu advogado. Diante disso, o juiz dever (A) (B) (C) (D) (E) determinar a suspenso do processo e do curso prescricional. determinar to somente a suspenso do processo. determinar a suspenso do processo e, por isso, decretar a priso preventiva de Aristides. nomear defensor dativo para apresentao de resposta. determinar a citao de Aristides com hora certa.

(B)

(C)

(D)

(E)

TRF3R-An.Jud.-Of.Just. Aval.Federal-02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


36. Ante o pedido de arquivamento de inqurito policial formulado tempestivamente pelo Procurador da Repblica, Pauo lo, vtima do delito previsto no artigo 171, 3 , do Cdigo Penal, ingressa com queixa subsidiria, a qual dever ser (A) (B) (C) (D) (E) rejeitada. processada, dando-se oportunidade de o Ministrio Pblico adit-la. processada como ao penal de iniciativa privada. rejeitada e o magistrado deve aplicar a regra do artigo 28 do Cdigo de Processo Penal. processada e o Ministrio Pblico deve reassumi-la como ao penal de iniciativa pblica. Direito Administrativo 37. Uma concessionria que explora rodovia estadual, no decorrer da execuo das obras de duplicao de determinado trecho, no executou adequadamente as contenes das encostas. Durante uma tempestade ocorrida alguns dias aps o incio das obras, houve deslizamento de grande quantidade de terra de uma encosta, possibilitando a ocorrncia de acidentes entre os veculos que trafegavam pelo local no momento. Diante dessa narrativa e levando em conta o disposto na Constituio Federal, (A) est-se diante de fora maior, excludente de responsabilidade, tanto para a concessionria de servio pblico, quanto para os motoristas envolvidos nos acidentes. a concessionria estadual responde, objetivamente, pelos danos causados, comprovado o nexo de causalidade com o ato dos representantes daquela empresa, que no executaram adequadamente as obras necessrias para evitar o incorrido. a concessionria estadual responde, civilmente, pelos acidentes ocorridos, desde que reste demonstrada a culpa de, pelo menos, um de seus funcionrios que atuavam nas obras de duplicao. o Estado responde, objetivamente, pelos danos causados, na qualidade de titular do servio que era prestado pela concessionria, esta que no pode ser responsabilizada diretamente, apenas pela via regressiva. o Estado responde, objetivamente, pelos danos causados pela tempestade, tendo em vista que o poder pblico responde, direta e integralmente, pelos atos de suas concessionrias de servio pblico, inclusive em razo da ocorrncia de fora-maior. (E) (C) 39. A Administrao pblica tentou adquirir um terreno para edificao de casas populares, terreno esse que pertence a um particular e est livre e desocupado de pessoas e coisas. O particular no concordou com o valor oferecido pela Administrao pblica, que apurou o justo preo por meio de duas avaliaes administrativas realizadas por empresas idneas. Com a recusa do particular, a Administrao pblica (A) dever declarar de utilidade pblica e desapropriar o imvel, tendo em vista que o particular no possua justa fundamentao para a recusa. poder declarar de utilidade pblica a rea, promovendo a desapropriao administrativamente, via mais clere que a judicial. poder declarar de interesse social o imvel, ajuizando a competente ao de desapropriao para aquisio originria da rea, oferecendo em juzo o valor que apurou a ttulo de justa indenizao. dever desistir da compra e da desapropriao pretendidas, providenciando uma terceira avaliao para instruir eventual ao judicial de aquisio compulsria, tendo em vista que os demais trabalhos tcnicos j haviam cumprido seus efeitos. dever desapropriar o imvel administrativamente, editando decreto de declarao de interesse social sobre o imvel, dotado do atributo da autoexecutoriedade. Direito Constitucional 40. atividade judicial de evitar a anulao da lei em razo de normas dbias nela contidas, desde que, naturalmente, haja a possibilidade de compatibiliz-las com a Constituio Federal, d-se o nome de (A) (B) (C) (D) (E) interpretao autntica da Constituio. controle concentrado de constitucionalidade. interpretao conforme a Constituio. interpretao analgica da Constituio. integrao constitucional por via de controle difuso e interpretao literal.

_________________________________________________________

(B)

(D)

(B)

_________________________________________________________

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

38.

O agente competente de um rgo pblico emitiu determinada licena requerida por um particular. Posteriormente, no mesmo exerccio, em regular correio na repartio, identificou-se que o agente no observou que no foi preenchido um dos requisitos legais para aquela emisso. Em razo disso, a autoridade competente, sem prejuzo de outras possibilidades aqui no cotejadas, (A) poder revogar a licena concedida, instaurando processo administrativo com observncia da ampla defesa e do contraditrio. no poder anular a licena emitida, em razo do direito adquirido do particular beneficiado com o ato. no poder anular a licena emitida, tendo em vista que se trata de ato administrativo cujos efeitos j foram exauridos, no havendo motivao para a reviso do mesmo. dever anular a licena emitida, diante da ilegalidade verificada, garantindo, para tanto, a observncia, em regular processo administrativo, do contraditrio e da ampla defesa. dever ajuizar medida judicial cautelar para suspender a licena concedida e pleitear a anulao posterior em ao judicial autnoma.

_________________________________________________________

41.

Sobre o alistamento eleitoral e o direito do voto, a Constituio Federal estabelece que (A) a facultatividade aplica-se apenas aos analfabetos, aos maiores de 70 anos e aos maiores de 16 e menores de 18 anos. a facultatividade aplica-se somente aos analfabetos. o voto no sistema eleitoral brasileiro obrigatrio a todos. o alistamento eleitoral no sistema brasileiro obrigatrio a todos. o alistamento obrigatrio, mas o voto facultativo aos estrangeiros residentes no Brasil.
TRF3R-An.Jud.-Of.Just. Aval.Federal-02

(B) (C)

(B) (C)

(D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


42. Lei que institusse tributo interestadual incidente sobre passagem area, ferroviria ou rodoviria de transporte de passageiro seria (A) constitucional, mas no poderia ser cobrada no mesmo exerccio financeiro em que tenha sido publicada a lei que instituiu o tributo. constitucional, mas no poderia atingir as passagens emitidas anteriormente ao fato gerador. inconstitucional, pois vedado estabelecer limitaes ao trfego de pessoas por meio de tributos interestaduais. inconstitucional, pois j existem pedgios e taxas de embarque em aeroportos. inconstitucional, por violar o princpio da capacidade contributiva. Direito Previdencirio 43. Considere as seguintes hipteses: (E) composto por 18 membros e respectivos suplentes, cujos nomes so indicados ao rgo da Administrao Pblica Federal responsvel pela coordenao da Poltica Nacional de Assistncia Social.
o

45.

De acordo com a Lei n 8.742/93, o Conselho Nacional de Assistncia Social CNAS (A) no possui competncia para normatizar as aes e regular a prestao de servios de natureza pblica e privada no campo da assistncia social. presidido por um de seus integrantes, eleito dentre seus membros, para mandato de 2 anos, permitida uma nica reconduo por igual perodo. contar com duas Secretarias Executivas e uma Secretaria Administrativa, a qual ter sua estrutura disciplinada em ato do Poder Executivo. no possui competncia para aprovar a Poltica Nacional de Assistncia Social.

(B) (C)

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

(D)

I. Penso por morte requerida no vigsimo dia aps o


bito.

_________________________________________________________

II. Penso por morte requerida no trigsimo quinto dia


aps o bito.

46.

De acordo com a Lei n 8.213/91, em regra, a concesso do benefcio do auxlio-doena (A) (B) no possui perodo de carncia pr-estabelecido. est sujeita a carncia de doze contribuies mensais. est sujeita a carncia de seis contribuies mensais. est sujeita a carncia de quinze contribuies mensais. s estar sujeita ao perodo de carncia se a concesso inicial for de, no mnimo, trinta dias. Direito Tributrio

III. Penso por morte requerida no dcimo quinto dia


do bito.

IV. Penso por morte requerida aps sessenta dias do


bito. De acordo com a Lei n 8.213/91, a penso por morte ser devida a partir da data do requerimento APENAS nas hipteses (A) (B) (C) (D) (E) 44.
o

(C)

I, II e IV. II e III. I. II e IV. I e III.


(E) (D)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Matias militar da Unio e sua mulher, Catarina, militar do Estado de So Paulo. Nestes casos, em regra, de o acordo com a Lei n 8.212/91, (A) apenas Matias excludo do Regime Geral de Previdncia Social consubstanciado na referida lei, independentemente do amparo por regime prprio de previdncia social. Matias e Catarina so, obrigatoriamente, excludos do Regime Geral de Previdncia Social consubstanciado na referida lei. apenas Catarina excluda do Regime Geral de Previdncia Social consubstanciado na referida lei, independentemente do amparo por regime prprio de previdncia social. Matias e Catarina so excludos do Regime Geral de Previdncia Social consubstanciado na referida lei, desde que amparados por regime prprio de previdncia social. Matias e Catarina so segurados obrigatrios do Regime Geral de Previdncia Social consubstanciado na referida lei.

47.

Sobre a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, (A) (B) a obteno possvel somente judicialmente. em havendo suspenso, do crdito tributrio, cabe ao contribuinte a obteno de certido positiva com efeitos de certido negativa. no impede a propositura de execuo fiscal por parte do Fisco, tendo em vista que a mesma no suspende prazo decadencial. tambm ficam suspensas as obrigaes acessrias decorrentes do mesmo tributo, cuja obrigao principal est suspensa. a oposio de embargos Execuo Fiscal causa de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio expressamente prevista na Lei de Execuo Fiscal. 9

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TRF3R-An.Jud.-Of.Just. Aval.Federal-02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


48. Sobre o crdito tributrio, correto afirmar que (A) (B) (C) no pode ser objeto de lanamento enquanto estiver suspensa sua exigibilidade. exigvel judicialmente a partir do momento em que o contribuinte notificado validamente do lanamento efetuado. pressupe inscrio em dvida ativa para se tornar exigvel por Execuo Fiscal, salvo se for concedido parcelamento do dbito. as causas de suspenso da exigibilidade no impedem o lanamento tributrio, nem a inscrio em dvida ativa e a execuo fiscal, mas impedem a arrematao ou adjudicao para satisfao do dbito. tem as causas de suspenso da exigibilidade eficazes somente antes do lanamento, pois aps sua realizao no mais possvel impedir que o Fisco cobre o crdito a que tem direito.

(D)

(E)

49.

A converso do depsito em renda, (A) pressupe que exista arrematao de bem penhorado ou depsito como meio de garantir a execuo fiscal e propor embargos execuo fiscal. procedimento administrativo de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio em sede de recurso administrativo. no impede a discusso do crdito tributrio em sede de mandado de segurana quando determinado por meio de penhora on line. autoriza a emisso de certido positiva com efeitos negativos enquanto no houver pagamento. procedimento para extino do crdito tributrio que foi precedido de depsito do montante integral como medida de suspenso da exigibilidade do crdito tributrio.

(B) (C)

(D) (E)

50.

Sobre repartio de receitas tributrias, analise os itens a seguir:

I. Os Estados repartem com os Municpios o produto de sua arrecadao com o ICMS. II. A Unio reparte o produto de sua arrecadao com Imposto sobre a Renda Pessoa Fsica incidente na fonte com os
Estados e Municpios.

III. Os Municpios repartem o produto de sua arrecadao com Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza com os
Estados.

IV. O ente federado que institui emprstimo compulsrio tem que repartir 25% do produto da arrecdao com os demais
entes, em partes iguais.

V. A Unio reparte com os Estados e Distrito Federal o produto de sua arrecadao com imposto residual.
Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 10

I e V. II e IV. III e V. I, II e IV. III, IV e V.


TRF3R-An.Jud.-Of.Just. Aval.Federal-02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


ESTUDO DE CASO Instrues Gerais:
Conforme Edital publicado, Captulo VIII, item 7, ser atribuda nota ZERO Prova de Estudo de Caso que, no Caderno de Respostas Definitivo: a) for assinada fora do local apropriado; b) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificao do candidato; c) for escrita lpis, em parte ou em sua totalidade; d) estiver em branco; e) apresentar letra ilegvel e/ou incompreensvel. A Prova de Estudo de Caso ter carter eliminatrio e classificatrio. Cada uma das questes ser avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que tiver obtido, no conjunto das duas questes, mdia igual ou superior a 60 (sessenta). Devero ser rigorosamente observados os limites de linhas do Caderno de Respostas Definitivo. Em hiptese alguma ser considerada pela Banca Examinadora a redao escrita neste rascunho. Redija seu texto final no Caderno de Respostas Definitivo do Estudo de Caso.

QUESTO 1 Em cumprimento de um mandado expedido pelo juiz competente da Justia Federal, de So Paulo, em execuo fiscal federal baseada em certido de dvida ativa, decorrente do no pagamento do imposto de renda por pessoa fsica, proposta em 23 de abril de 2013, o oficial de justia compareceu ao domiclio do executado e no o encontrou, tendo certificado que a pessoa que ali se encontrava e que o atendeu informou que o executado, em agosto de 2013, mudou-se para o Estado do Rio Grande do Sul. Analise o caso exposto, respondendo, fundamentadamente: a. em que consiste a citao e qual a sua finalidade e importncia no processo. b. se a certido do oficial de justia est correta para a situao de fato com a qual se deparou. c. se a competncia para processar e julgar a execuo fiscal se desloca para a Vara competente do Estado do Rio Grande do Sul. d. como se proceder citao do executado.

TRF3R-An.Jud.-Of.Just. Aval.Federal-02

11

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001

QUESTO 1

12

TRF3R-An.Jud.-Of.Just. Aval.Federal-02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 02, Tipo 001


QUESTO 2 No cumprimento de um mandado judicial, em diligncia externa, o oficial de justia gravemente aviltado por particular tecnicamente primrio, estando aquele no exerccio de suas funes. Fundamentadamente, esclarea se, em relao ao particular: a. b. c. Cabe priso em flagrante? Quais as providncias que devero ser adotadas pela Autoridade Policial? Cabe, em tese, priso preventiva se j tiver sofrido condenao criminal recorrvel? Por qu? Sob quais pressupostos e forma pode ser algemado?

TRF3R-An.Jud.-Of.Just. Aval.Federal-02

13

www.pciconcursos.com.br

You might also like