You are on page 1of 4

Introduo Quando colocamos no espao uma distribuio de cargas, originamos nesse espao uma propriedade chamada campo eltrico,

de maneira que se uma carga for colocada neste campo eltrico, ficar sujeita ao de uma fora eltrica. . O campo eltrico, em um ponto do espao, definido como a fora por unidade de carga positiva naquele ponto: E=F/Q, indicando que o vetor campo eltrico tangente s linhas de fora, tendo o mesmo sentido das mesmas. Em um campo eltrico, uma superfcie selecionada de tal forma que todos os pontos sobre ela tenham o mesmo potencial, conhecida como uma superfcie equipotencial. O trabalho realizado para deslocar uma carga de prova sobre uma superfcie equipotencial nulo, sendo assim o vetor campo eltrico, em cada ponto de uma superfcie equipotencial, perpendicular ela. Com isto as equipotenciais so sempre perpendiculares s linhas de fora. Direo de um Campo Eltrico A direo de um campo para qualquer ponto definida como a direo da fora sobre uma carga positiva colocada naquele ponto. A orientao do campo eltrico numa regio pode ser representada graficamente por linhas de fora. Uma linha de fora de um campo eltrico uma linha traada de tal modo que a tangente a ela em qualquer ponto indique a direo do campo eltrico naquele ponto.

Objetivos Verificar experimentalmente as superfcies equipotenciais atravs de simulao eletrosttica em laboratrio. Materiais Fonte de corrente continua Cuba com gua Terminais metlicos eretos Multmetro (voltmetro)

Desenvolvimento Utilizando os materiais anteriormente citados, foi montado o sistema, conectando uma carga positiva e uma carga negativa. O campo eltrico esperado para o sistema montado, ou seja, a atrao das cargas sendo o campo eltrico saindo da carga positiva em direo a carga negativa. Foi ajustada uma tenso de 20V para o sistema, e com o auxilio do voltmetro foi medida a diferena de potencial entre dois pontos distintos. Concluso

Uma superfcie escolhida de modo a que todos os pontos tenham o mesmo potencial chamada superfcie equipotencial. Uma linha de tal superfcie conhecida como linha equipotencial. Superfcies equipotenciais so sempre perpendiculares s linhas de fora. Com efeito, o trabalho da fora eletrosttica definido como o produto escalar da fora pelo deslocamento. Logo, o deslocamento de uma carga teste numa superfcie equipotencial no envolve trabalho, uma vez que a fora e, portanto, o campo eltrico so sempre perpendiculares s equipotenciais. Houve medidas em que os dois pontos possuam o mesmo potencial eltrico, isso ocorreu visto que os pontos estavam situados numa mesma linha equipotencial.

Sistema similar ao usado em laboratrio

Referncias Tipler, P. (2009). Fsica para cientstas e engenheiros. LTC. Fundamentos de Fsica, v. 3, Halliday e Resnick; Fsica, v. 3, Paul Tipler.

You might also like