You are on page 1of 20

3

Servo da embreagem Indicador de desgaste do disco de embreagem Manuteno peridica do sistema de embreagem

Manual de Reparo de

Sistemas de Embreagem
Caminhes e nibus
Sachs Aftermarket Center
1.
Colecione os fascculos:

2. 4. 5. 6.

Designao para plats e discos Remoo e instalao do conjunto de embreagem Diagnsticos de avarias Importncia e influncia dos sistemas de acionamento Regulagem dos pedais e sistemas de acionamento Usinagem do volante do motor Dimenses para controle dos volantes Desmontagem e montagem de embreagens Substituio dos mancais de embreagem Produtos recomendados para o sistema de embreagem Sangria dos sistemas hidrulicos Classe de resistncia e torque de parafusos

APROVADAS EM TODAS AS PISTAS NAS MAIS EXTREMAS SITUAES

As embreagens SACHS so utilizadas nas mais diversas categorias do automobilismo esportivo: das categorias turismo at a elite do esporte motor: a Frmula 1. Sem mencionar a participao na categoria mais pesada do automobilismo, a Frmula Truck. Para a SACHS as pistas de competio servem como extenso do seu laboratrio de desenvolvimento e pesquisa, j que ali as embreagens so submetidas foras extremas.

O resultado da participao - e vitrias da SACHS em todas as pistas do automobilismo esportivo, inclusive na Frmula 1, onde a fornecedora oficial da Escuderia Ferrari, garante a voc a mais alta e apurada tecnologia em embreagens e amortecedores. Quando for troc-los, troque-os por SACHS.

Esta marca prova o que promete. Em qualquer pista!

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

1. Apresentao

Este manual aborda detalhes relativos aos reparos das embreagens dos veculos comerciais. Assim, procuramos compilar todos os dados, especificaes, etc, abrangendo, inclusive, o diagnstico de falhas, passando pelos sistemas de acionamento e suas regulagens, at chegar ao conjunto da embreagem propriamente dito. Por outro lado, em nenhum momento tivemos a pretenso de ensinar qualquer mecnico a trocar embreagens, mas apenas auxili-lo relembrando alguns pontos e munici-lo com informaes teis ao seu trabalho. Todos os dados aqui expostos foram extrados de materiais elaborados e publicados pelas montadoras e fabricantes de peas originais, complementados com a experincia dos profissionais da SACHS, que fornece a maioria das embreagens s montadoras brasileiras.
ZF do Brasil Ltda. - Diviso ZF SACHS.

Publicao de propriedade da ZF do Brasil Ltda. - Diviso ZF SACHS. Proibida a reproduo total ou parcial sem prvia autorizao por escrito da proprietria. As descries e dados contidos na presente publicao esto sujeitos a alterao sem prvio aviso. Mecnicos inexperientes, sem treinamento ou no familiarizados com os procedimentos de reparao no devem executar os servios descritos neste manual. A ZF do Brasil Ltda. - Diviso ZF SACHS. no se responsabiliza por danos materiais ou pessoais causados por: a) inobservncia das normas de segurana e das instrues descritas neste manual; b) no utilizao, quando for o caso, das ferramentas especiais e equipamentos apropriados. Edio n 01 Janeiro/2005 1

CAMINHES E NIBUS

2. ndice

Fascculo 1

Captulo 1. Apresentao 2. ndice 3. Designao para plats e discos 4. Remoo e instalao do conjunto de embreagem 5. Diagnsticos de avarias

Fascculo 2 6. Importncia e influncia dos sistemas de acionamento 7. Regulagem dos pedais 8. Regulagem dos sistemas de acionamento

Fascculo 3 9. Servo de embreagem 10. Indicador de desgaste do disco de embreagem 11. Manuteno peridica do sistema de embreagem

Fascculo 4 12. Usinagem do volante do motor 13. Dimenses para controle dos volantes

Fascculo 5 14. Desmontagem e montagem de embreagens 15. Substituio dos mancais de embreagem

Fascculo 6 16. Produtos recomendados para o sistema de embreagem 17. Sangria dos sistemas hidrulicos 18. Classe de resistncia e torque de parafusos

O Manual de Reparo de Sistemas de Embreagem para Caminhes e nibus uma publicao da ZF do Brasil Ltda. - Diviso ZF SACHS. So seis fascculos, publicados em seqncia, formando um conjunto nico depois de completo. Em cada fascculo um ou mais assuntos so abordados de forma direta, clara e ilustrada. importante ressaltar que, devido ao constante desenvolvimento e lanamento de novas tecnologias relacionadas ao tema, nem todos os assuntos puderam ser abordados em detalhes. A tnica dos seis fascculos reunidos fornecer, de maneira resumida, as principais e mais importantes informaes sobre os sistemas de embreagens em caminhes e nibus. No caso de haver a necessidade de conhecer um dos temas abordados nos fascculos com maior profundidade, acione o Call Center SACHS pelo 0800 19 44 77. A ligao gratuita e tcnicos preparados estaro aguardando sua ligao para auxili-lo.

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

9. Servo de embreagem

Introduo
Este mdulo trata do sistema de acionamento hidropneumtico. O sistema em pauta constituido por um servo mecanismo de atuao hidrulica e pneumtica, destinado a diminuir o esforo do condutor para acionar o pedal da embreagem. Alm disso, possibilita uma operao suave e precisa do sistema de embreagem. Geralmente aplicada em veculos cujas embreagens exigem uma fora de debreagem bastante elevada.

Funcionamento do servo

1. Corpo hidrulico 2. mbolo hidrulico 3. Retentor do mbolo pneumtico 4. Coifa 5. Haste de articulao 6. Vlvula de descarga pneumtica 7. Corpo da vlvula pneumtica

8. Vlvula pneumtica 9. mbolo de comando hidrulico 10. Diafragma 11. Corpo intermedirio 12. Cmara hidrulica 13. Mola de pr-carga 14. Corpo pneumtico
3

CAMINHES E NIBUS

9. Servo de embreagem (cont.)

Debreagem
Ao se aplicar o pedal da embreagem, este aciona o cilindro mestre, gerando uma presso hidrulica que atua diretamente atrs do mbolo hidrulico, que por sua vez comunica-se com a cmara hidrulica. Esta presso atua sobre o diafragma que empurra o mbolo de comando contra a vlvula pneumtica e esta, ao ser deslocada, permite a entrada do ar comprimido, ligado atravs da conexo para dentro do corpo pneumtico, auxiliando o acionamento da embreagem e produzindo a debreagem. Obviamente, para que no haja vazamento, na regio frontal da vlvula pneumtica h uma vedao que impede a descarga e/ou vazamento do ar.

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

9. Servo de embreagem (cont.)

Posio de presso constante


Quando se aplica parcialmente o pedal ou se pretende um acoplamento parcial da embreagem, h um momento em que as presses hidrulica e pneumtica so igualadas e a vlvula de pneumtica faz seu retentor tocar em sua sede, vedando a entrada do ar e ao mesmo tempo, forada pela presso hidrulica, a vlvula de comando hidrulico mantm vedada a descarga do ar o sistema entra em equilbrio. Este fenmeno o que permite aplicao e/ou desaplicao parcial da embreagem, bem como possibilita ao condutor do veculo regular o acoplamento da embreagem segundo sua vontade.

CAMINHES E NIBUS

9. Servo de embreagem (cont.)

Desaplicao do pedal
Quando o pedal da embreagem desaplicado h um alvio da presso hidrulica e a mola do mbolo de comando hidrulico o empurra para traz, contra o diafragma, abrindo a passagem de ar entre este e a vlvula pneumtica, permitindo que o ar escape para a atmosfera atravs da vlvula de descarga. Neste caso a embreagem passa a ficar completamente acoplada.

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

9. Servo de embreagem (cont.)

Ajuste do servo
Este servo no requer qualquer regulagem a no ser que seja do tipo que possua o dispositivo indicador de desgaste do disco da embreagem. A regulagem feita somente no prprio indicador de desgaste conforme instruo abaixo e com o sistema montado no veculo.

Nota: A construo da pedaleira dos veculos que possuem sistema de acionamento com servo hidropneumtico difere dos que dispe de sistema hidrulico puro no que tange a ngulos, regulagem das molas de dupla ao e necessitam de molas de retorno do pedal.

Indicador de desgaste
1. Cilindro hidroservopneumtico 2. Porca de trava 3. Haste indicadora de desgaste 4. Tampa de proteo 5. Indicador 6. Anel de vedao da tampa 7. Parafuso oco de regulagem

A = Posio da haste indicando disco novo B = Posio da haste indicando o desgaste do disco

CAMINHES E NIBUS

9. Servo de embreagem (cont.)

Ajuste do indicador de desgaste


Certifique-se de que o sistema esteja corretamente sangrado, que o conjunto pedal da embreagem corretamente regulado ver Regulagem dos pedais e que o disco de embreagem seja novo. Acione a embreagem pelo menos 3 vezes para acomodar o sistema. Remova a capa protetora (4) com cuidado para no quebrar o corpo plstico do indicador (5). Solte a porca (2) e ajuste o parafuso oco (7) de modo que o topo da haste (3) faceie/tangencie o topo do parafuso oco (7), conforme indicado na figura Posio disco novo. Durante o ajuste, o pedal da embreagem deve estar em repouso. Aperte a porca (2) e reinstale a capa protetora (4).

Nota: Caso o servo em uso tenha que ser substitudo, sem que o disco seja trocado, a profundidade da haste dever ser medida e o indicador do novo servo, regulado com a mesma medida do que foi substitudo.

Intercambialidade
O cilindro hidropneumtico com indicador de desgaste pode substituir o anterior, porm o contrrio no recomendvel.

Nota 1: Como para o ajuste do indicador de desgaste do disco de embreagem o parmetro a condio de disco de embreagem novo, recomendamos que a instalao deste novo cilindro do servo seja feita quando da substituio do disco da embreagem.

Nota 2: No momento da reparao do servo, possvel modificar o servo sem indicador de desgaste e instalar o indicador, sendo necessrio, para tanto, que se utilize vrias peas do novo modelo.

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

9. Servo de embreagem (cont.)


Veculos Scania e Volvo

Princpio de funcionamento
Ao acionar o pedal da embreagem a presso hidrulica aumenta movimentando com isso o mbolo de reao (3) na direo da seta. Com este movimento fechado primeiramente a sede superior da vlvula de controle (4a) e em seguida o orifcio de descarga de ar (6).

Aumentando o deslocamento do mbolo de reao, a vlvula de controle afasta-se de sua sede inferior (4b) permitindo a entrada de ar comprimido para a cmara pneumtica (5). O mbolo (7) desloca-se na direo da seta branca. medida que a haste do mbolo (2) se desloca, o fludo hidrulico ocupa o espao extra (10) e a presso hidrulica reduzida progressivamente at corresponder posio em que se encontra o pedal da embreagem.

CAMINHES E NIBUS

9. Servo de embreagem (cont.)


Veculos Mercedes Benz

A reduo da presso hidrulica permite que a presso de ar retorne a vlvula de controle sua sede fechando a entrada de ar. As presses esto agora estabilizadas e o mbolo do cilindro e o mbolo de reao permanecero nestas posies at haver alterao na presso hidrulica.

Ao reduzir-se a presso hidrulica, a mola de presso (11) retorna o mbolo de reao abrindo a sede superior da vlvula de controle (4a), bem como o orifcio de descarga (6).

Assim, o ar pode sair de cmara pneumtica

10

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

9. Servo de embreagem (cont.)


Veculos Scania e Volvo

Vlvula indicadora
medida que o(s) disco(s) de frico se desgasta(m), a alavanca do garfo da embreagem gradualmente posiciona-se mais para trs levando consigo o mbolo (7) mais para o fundo do cilindro (1). Eventualmente, o mbolo recua o bastante para acionar o mbolo da vlvula indicadora (8). A arruela de lato (9) ento forada contra seu batente, entortando-se e travando a vlvula na posio aberta. Assim sendo, o ar da cmara pneumtica (5) pode sair para atmosfera no havendo ento mais a ao do servo.

Nota: No disponvel para os veculos Scania A haste do mbolo (2) e a cmara hidrulica (10) funcionam ento como um cilindro hidrulico comum para movimentar a alavanca do garfo da embreagem. Sem a ao servo exigido muito mais esforo para acionar o pedal, indicando assim ao motorista, que necessrio substituir o(s) disco(s) de frico.

11

CAMINHES E NIBUS

10. Indicador de desgaste do disco de embreagem

(Chassi e nibus)

Veculos Mercedes Benz

O indicador de desgaste (1) um dispositivo que deve ser verificado peridicamente e mostra o nvel de desgaste do disco sem que seja necessrio desmontar o conjunto para verificar.

Quando na posio de repouso, o dente (b) estiver alinhado com a face (2) da haste do cilindro hidrulico ou com a ranhura (2) da alavanca de acionamento do garfo da embreagem, significa que o disco da embreagem atingiu o limite mximo de desgaste devendo, portanto ser substitudo. Aps a instalao do disco novo, ajustar o indicador de desgaste de forma que o dente (a) fique coincidindo com o ponto (2) da haste do servo ou cilindro receptor. Nota: Modelos mais modernos saem de fbrica com o indicador de desgaste instalado diretamente no servo da embreagem.

12

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

11. Manuteno peridica do sistema de embreagem


Veculos Todos

Conforme recomendao da Mercedes-Benz, segundo os diversos planos de manuteno sugerimos executar peridicamente os seguintes servios:

Lubrificao do mancal
Graxas Recomendadas: UNIMOLY GLP2 ou MOLIKOTE LONGTERM 2 Nota: Nos veculos mais novos, so utilizados rolamentos que dispensam o uso de graxa ver substituio dos rolamentos de embreagem.

Verificao do desgaste do disco


Nota: Verificar detalhes em Regulagens dos Sistemas de Acionamento

Nvel de fludo
Verificar o nvel de fludo. Caso o fludo esteja abaixo da marca Min., verificar a estanqueidade do sistema antes de completar o nvel. Usar somente fludos recomendados.

Nota: Ver fludos recomendados no captulo de Produtos Recomendados para o Sistema de Embreagem.

13

CAMINHES E NIBUS

11. Manuteno peridica do sistema de embreagem (cont.)


Veculos Todos

Drenar o sistema pneumtico


Deslocar lateralmente ou comprimir a haste da vlvula de drenagem de cada um dos reservatrios de ar, at que saia por completo toda a gua condensada.

Nota1: Nos veculos equipados com vlvula de drenagem automtica ou com secador, no tem porque haver gua condensada nos depsitos, mas admissvel que aparea um pouco de umidade ao abrir a vlvula de drenagem.

Nota 2: A presena de leo indica problemas com o compressor e a gua em excesso indica problemas na vlvula de drenagem automtica ou no secador.

14

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

11. Manuteno peridica do sistema de embreagem (cont.)


Veculos Todos

Substituio do fludo (a cada ano)


A substituio peridica necessria porque o fludo de freio uma substncia orgnica que se altera com o tempo, pelo efeito de temperatura e tambm porque higroscpico, ou seja, absorve umidade do ar. Tais fatores levam degenerao do mesmo.

1) Conectar a tampa do dispositivo de sangria; 2) Regular a presso de servio do aparelho de sangria para 1 bar; 3) Retirar o guarda-p do parafuso de sangria e conectar uma mangueira transparente para coletar o fludo. 4) Soltar o parafuso de sangria e manter aberto at que o novo fludo de freio comece a sair, sem borbulhas de ar. 5) Fechar o parafuso de sangria, retirar a mangueira e colocar o guarda-p. 6) Acionar o sistema vrias vezes para se certificar de que no h mais ar no sistema.

Nota: Antes dos procedimentos acima, desconectar a tubulao de fludo do servo ou do cilindro secundrio e passar ar no sistema afim de eliminar todo o fludo velho e impurezas do sistema.

15

CAMINHES E NIBUS

Faa aqui suas anotaes

16

M A N U A L D E R E PA R O D E C A T L O G O 2 0 0 1

BM RB ER A EE NM S SISTEMAS E DM E E EG AG

Faa aqui suas anotaes

17

ZF do Brasil Ltda. - Diviso ZF SACHS.


Av. Piraporinha, 1000 09891.901 Jordanpolis So Bernardo do Campo SP DDG: 0800 19.4477 Tel.: +55 (11) 4341.2100 Fax: +55 (011) 4341.2187 www.zfsachs.com.br

You might also like