You are on page 1of 4

MARTELOTTA, Mario Eduardo et al ii. Lingustica e linguagem. In: MARTELOTTA, Mario Eduardo (org). Manual de Lingustica. So aulo: !

onte"to, #$%%, &. %'('$.

Resen)a crtica Lingustica

Em Lingustica, &rimeiro ca&tulo do li*ro Manual da Lingustica, Martelotta e"&+e seu &onto de *ista so,re a conce&-o geral da lingustica como ci.ncia. !oloca delimita-+es entre os estudos cient/icos da linguagem. Esta,elece tam,0m alguns contrastes e a/inidades entre a lingustica e outras ci.ncias. O ca&tulo 0 di*idido em 1 &artes. A &rimeira &arte 0 denominada de Linguagem e lngua, na 2ual 0 a&resentada a linguagem como &rocesso de comunica-o3 conceito entre linguagem e lngua3 o o,4eto de estudo dos linguistas ou se4a, o 2ue realmente interessa &ara ele, 2ue so os &rocessos 2ue esto na ,ase da utili5a-o da linguagem como instrumento de comunica-o. O autor limita ainda nessa &rimeira &arte uma *iso geral das escolas te6ricas lingustica mostrando um con4unto de caractersticas 2ue di*idem em: a) 7ma t0cnica articulat6ria com&le"a Martelotta e"&+e uma e"&lica-o so,re a t0cnica articulat6ria e d8 alguns e"em&los so,re a &rodu-o sonoras dos elementos /on0ticos como distin-o entre 9&9 e 9,9 2ue consta 2ue 9&9 0 surdo e 9,9 0 sonoro, e essa di/eren-a le*a : uma mudan-a na signi/ica-o das &ala*ras se /orem trocadas & &or , como no e"em&lo: ,ote e &ote. ,) 7ma ,ase neuro,iol6gica com&osta de centros ner*osos 2ue so utili5ados na comunica-o *er,al ;essa caracterstica, o autor a&onta o tra,al)o de dois estudiosos nesse ramo da linguagem, aul <roca e !arl =ernic>e, 2ue atra*0s de seus estudos &ro*am 2ue les+es ou traumatismo em determinadas &artes do c0re,ro &ro*ocam &ro,lemas da linguagem. Essas doen-as so c)amadas de A/asia de <roca e A/asia de =ernic>. c) 7ma ,ase cogniti*a 2ue rege as rela-+es entre o )omem e o mundo ,iossocial e, conse2uentemente, a sim,oli5a-o ou re&resenta-o do mundo em termos lingusticos ;essa caracterstica 0 mostrada as ideias de Eduard Sa&ir e <en4amim Lee =)or/, 2ue no incio do s0culo ?? a&resenta*am a )i&6tese de 2ue cada lngua segmenta a realidade de

um modo @nico e im&+e essa segmenta-o a todos 2ue a /alam. d) 7ma ,ase sociocultural 2ue atri,ui : linguagem )umana os as&ectos *ari8*eis 2ue ela a&resenta no tem&o e no es&a-o A linguagem *ai se mani/estar no meio social, o autor e"&+e em e"em&los essa in/er.ncia da linguagem: di/eren-as regionais, sociais, etc. O /alante *ai utili5ar a linguagem de acordo com o seu meio, se esti*er no tra,al)o utili5a a maneira mais /ormal e se esti*er em casa *ai utili5ar a maneira mais in/ormal da linguagem. Ainda )8 a inser-o de no*os termos utili5ados na lngua como a linguagem com&utacional. e) 7ma ,ase comunicati*a 2ue /ornece dados 2ue regulam a intera-o entre os /alantes ;esta @ltima caracterstica 0 a&resentada a linguagem so, as&ectos da intera-o entre os indi*duos, ou se4a, a cria-o ou su,stitui-o de no*as /ormas de e"&resso da lngua de*ido ao seu uso constante dessas e"&ress+es. ;o e"em&lo, o autor mostra 2ue a e"&resso Ano 2uero isso noB a &ron@ncia da /orma negati*a 2ue &recede o *er,o torna(se anasalado AnumB 8tono. A lingustica como estudo cient/ico A lingustica, a &artir de seu o,4eto de estudo 2ue 0 a ca&acidade da linguagem, ,usca atra*0s de in*estiga-+es analisar, descre*er e e"aminar a lngua de um modo geral. A lingustica no &ode ter &reconceitos sociais, culturais e nacionalistas acerca do /uncionamento da lngua, em nen)um momento ela de*e aceitar 2ue uma lngua 0 mel)or 2ue a outra, nem 2ue uma regio e"i,e um A/alarB ideal, ela res&eita as *aria-+es lingusticas e recon)ecem sua rela-o com di/erentes regi+es do &as, gru&os sociais, etc. Marcos <agno (%CCC), em seu li*ro Preconceito Lingustico, /ala 2ue a *aria-o lingustica 0 uma 2uesto de necessidade e no de status ou de *aidade.
;o e"iste nen)uma *ariedade nacional, regional ou local 2ue se4a intrinsecamente Amel)orB, Amais &uraB, Amais ,onitaB, Amais corretaB 2ue outra. Toda *ariedade lingustica atende as necessidades da comunidade de seres )umanos 2ue a em&regam. Duando dei"ar de atender, ela ine*ita*elmente so/rera trans/orma-+es &ara se ade2uar :s no*as necessidades.
Preconceito linguistico: o que e, como se faz. &. E1 (Ed. LoFola,%CCC3 em %Ga ed.

Lingustica e suas rela-+es com outras ci.ncias

A &artir do incio do s0culo ??, a lingustica &assou a ser considerada ci.ncia, mas isso no signi/ica 2ue ela este4a isolada de outras ci.ncias e 8reas de &es2uisas, Martelotta mostra 2ue a lingustica est8 relacionada : outras ci.ncias &or2ue ela /a5 &arte de alguns as&ectos do seu o,4eto de estudo, isto 0, )8 uma interse-o entre lingusticas e outras ci.ncias como a /iloso/ia, sociologia, &sicologia entre outras. Lingustica e semiologia ;esta &arte, o autor mostra a distin-o entre a lingustica e a semiologia de/inindo 2ue a semiologia se interessa &elos signos naturais e culturais e no 0 a&enas ligada : linguagem *er,al, a semiologia interessa(se &or todas as /ormas de linguagem en2uanto a lingustica estuda a linguagem *er,al. Lingustica e Hilologia A distin-o entre /ilologia e lingustica segundo Martelotta, 0 2ue a /ilologia estuda a linguagem das ci*ili5a-+es &assadas atra*0s de te"tos, 0 uma ci.ncia ligada : )ist6ria da linguagem. A /ilologia /ornece in/orma-+es necess8rias : )ist6ria como a e*olu-o do latim tanto estrutural 2uanto )ist6rica, este estudo tem sido c)amado de /ilologia romInica. A /ilologia s6 se *olta : an8lise de te"tos escritos, a lingustica &or sua *e5, no descarta a escrita como tam,0m se utili5a da linguagem oral como material de estudo. A lingustica e a gram8tica tradicional ;esta &arte do te"to, o autor mostra a distin-o entre a gram8tica e a lingustica. Ele ressalta a con/uso 2ue as &essoas /a5em em rela-o : lingustica, &ensam elas 2ue a lingustica 0 a *el)a gram8tica ensinada nas escolas, mas )8 uma grande di/eren-a entre gram8tica tradicional e lingustica. A lingustica, &or sua *e5 no dita regras, no est8 interessada em im&or normas, ela est8 interessada no 2ue 0 dito, no como de*eria ser dito. A lingustica analisa a estrutura e o /uncionalismo dos sistemas lingusticos, ,em di/erente da gram8tica 2ue 0 tradicional ela se *olta : lngua, : linguagem /ormal, regrada.

A&lica-+es ;a @ltima &arte do te"to, o autor e"&+e in/orma-+es so,re a lingustica a&licada. Esse ramo da lingustica ,usca con)ecimento em outras ci.ncias sociais como: a antro&ologia, &sicologia, teoria educacional entre outras. A lingustica a&licada 0 *oltada : solu-o de &ro,lemas da linguagem. Muitos dos tra,al)os reali5ados &or ela esto relacionados ao ensino de lnguas estrangeiras. Incluem(se nesses estudos, a al/a,eti5a-o, letramento, testes de materiais, etc. En*ol*em(se nesses estudos, as 8reas como a &oltica e &lane4amento, uso &ro/issional da lngua, com&ortamento lingustico des*iante, ,ilinguismo, multilinguismo e multiculturalismo. A lingustica a&licada tem cola,orado com os &ro/issionais da educa-o orientando(os tanto no 2ue ser8 ensinado e como ser8 ensinado. Esse ramo da lingustica tam,0m atua em outras 8reas como a &sicolingustica e neurolingustica, 2ue au"iliam no tratamento de &aciente com &ro,lemas da /ala ou mal de Al5)eimer. Al0m de tudo isso, a lingustica a&licada tem tido desco,ertas te6ricas em &es2uisas nas 8reas de intelig.ncia arti/icial, tradu-o autom8tica, em desen*ol*imento de so/tJares ligados : linguagem, entre outras. !om uma linguagem sim&les e o,4eti*a, o te"to mostra as contri,ui-+es da lingustica &ara as outras 8reas da ci.ncia, e"&ondo as di/eren-as e o e2uil,rio da lingustica com suas *ertentes e outras ci.ncias. erce,e(se 2ue esse te"to tam,0m cola,ora &ara o estudante de linguagem se a&ro/undar em suas &es2uisas &or mostrar os conceitos ,8sicos da lingustica, suas *ertentes e 8reas a/ins.

Referncias: <AK;O, Marcos. Preconceito Lingstico: o 2ue 0, como se /a5. So. LoFola, %CCC. aulo: edi-+es

You might also like