You are on page 1of 5

METRALHADORA TAURUS-FAMAE CALIBRE .40 MODELO MT 40: vivel seu uso para a defesa do Polcia Militar do Maranho?

AUGUSTO Jlio Fonseca Filho

RESUMO: Este artigo tem por finalidade explanar sobre um tipo de armamento usado pela Polcia Militar do Estado do Maranho por seus agentes na manuteno da ordem pblica nos termos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, informando suas caractersticas, funcionamento, mecanismo e sua compatibilidade pelos Policiais Militares.

PALAVRAS-CHAVE: Armamento. Polcia Militar. Constituio.

1 - INTRODUO:

Com a aquisio de trinta unidades da metralhadora Taurus-Famae .40 pela Polcia Militar do Maranho no ano de 2001, criou-se uma nova filosofia buscando o aprimoramento e eficcia na manuteno da ordem pblica pelos policiais militares do Maranho.

Na prtica, isso significou um treinamento do efetivo para conhecer e aprender a manusear o armamento em discusso, embora tenha houvesse resistncia de alguns policiais comumente conhecido como mais antigos. Superado esse momento, tornou-se cultural na PMMA o emprego desse armamento.

Bacharelando em Segurana Pblica Universidade Estadual do Maranho Email: gutolee_@hotmail.com

2 DESENVOLVIMENTO:

A Metralhadora MT 40 uma arma projetada pela indstria chilena FAMAE, em 1996, que passou a ser produzida no Brasil atravs de uma parceria entre a Taurus e aquela empresa. A novidade que a Taurus implementou por aqui foi a utilizao do calibre .40, mais adequado atividade policial que o original, tambm produzido no Brasil, o 9mm.

A MT 40 possui trs modos de operao: semi-automtico, intermitente e automtico, sendo este ltimo pouco utilizado principalmente por causa da alta cadncia de tiro (1200 por minuto), inviabilizando a estabilidade do armamento.

Fonte: Google imagens

Bacharelando em Segurana Pblica Universidade Estadual do Maranho Email: gutolee_@hotmail.com

Abaixo, segue-se suas caractersticas:

Calibre Peso Comprimento do cano Comprimento total Sistema de operao Velocidade na boca do cano Cadncia de tiro Capacidade Coronha

.40 S&W 2.995kg sem carregador; 3.705 com carregador 200mm Coronha estendida: 677mm; Coronha dobrada: 421mm Blowback 300 m/s (.40)

1200 tiros por minuto 30 tiros Dobrvel para o lado direito ou fixa

Para desmont-la, deve-se seguir os seguintes passos, respectivamente: Desarticular a coronha (rebata), retire o carregador, execute dois golpes de segurana, baixe o retm do ferrolho e puxe a alavanca de manejo retaguarda, com a janela de ejeo aberta faa a inspeo ttil/visual, feche a janela de ejeo, retire os pinos de unio (aperte e puxe), separe a caixa do mecanismo e continue com a caixa da culatra, puxe o guarda mo inferior para trs e para baixo, retire o guarda mo superior, pressione para baixo a alavanca de manejo do retm do ferrolho e retire-a, pressione o guia da mola recuperadora e seu guia, separe-os, incline a caixa da culatra para que o ferrolho saia. Para a montagem, deve-se seguir o mesmo processo, porm, de forma inversa.

Bacharelando em Segurana Pblica Universidade Estadual do Maranho Email: gutolee_@hotmail.com

Fonte: Google imagens

Devido possibilidade de que seu tamanho seja aumentado ou reduzido pelo uso retrtil da coronha, este armamento pode ser usado de diversas formas. Com a coronha estendida, esta pode ser usada para alvos de longa distncia, j com a coronha rebatida, pode ser usada para atingir alvos de curta distncia.

Seu uso vivel desde que os policiais tenham treinamentos peridicos sobre o armamento. O policial militar deve saber o momento, as circunstncias e o emprego do disparo deste equipamento. Pode ser usada em um assalto a banco, por exemplo, desde que no haja refns e que seu portador tenha total controle de sua arma.

Bacharelando em Segurana Pblica Universidade Estadual do Maranho Email: gutolee_@hotmail.com

3 CONCLUSO:

Com o observado, pode-se afirmar que o equipamento exposto tem viabilidade e qualidades suficientes para ser usado pela Polcia Militar do Maranho, tendo em vista a variabilidade de situaes para seu emprego e funcionalidade tendo em vista a segurana da sociedade de modo geral e do prprio policial militar.

4 REFERNCIAS:

ABORDAGEM POLICIAL. Disponvel em: abordagempolicial.com/2010/05/especialarmas-de-fogo-%E2%80%93-metralhadora-mt-40-taurus/#.U111A_ldWAV

MATBEL, ARMAS E SEGURANA. Disponvel em: matbel.webnode.pt/products/armasde-fogo-metralhadora-mt-40-taurus/

TAURUS ARMAS. Disponvel em: taurusarmas.com.br 5 ABSTRACT

This article aims to explain about a type of weaponry used by the Military Police of the State of Maranho by their agents in the maintenance of public order under the Constitution of the Federative Republic of Brazil in 1988, stating its characteristics, operation mechanism and its compatibility by Military policemen.

KEYWORDS: Armament. Military Police. Constitution.

Bacharelando em Segurana Pblica Universidade Estadual do Maranho Email: gutolee_@hotmail.com

You might also like