You are on page 1of 4

Fichamento: BOXER, Charles.

O ouro da Guin e Preste Joo (1415-99) Expanso portuguesa comeou em 1419 com a conquista de Ceuta - e teve seu fim em 1499 com a volta de Vasco da Gama a Lisboa. Dom Henrique foi o idealizador das expedies. Antes dos portugueses outros aventureiros se esforaram pela conquista dos Oceanos atlnticos, mas no alteraram o curso da histria, ou seja, o isolamento da Amrica: *sculo IV a.C foram encontradas nos Aores moedas cartaginesas; * moedas romanas na Venezuela *vikings viajaram da Groelndia e da Islndia para a Amrica do Norte, na Baixa Idade Mdia, mas sucumbiram aos rigores do clima e aos ataques dos esquims. *irmos Vivaldi Marco Polo e outros viajantes percorreram a sia, mas seus relatos no so considerados verdadeiros por seus compatriotas, ou fabulosos, ou ainda, fragmentados ao ponto de no darem clara noo do lugar narrado. A fabulosa carta de Preste Joo e as viagens fantsticas de Mandeville alcanaram mais popularidade entre os leitores dos que as narrativas concretas de Marco Polo e do frei Odorico de Pordenome embora estas tivessem muitos erros. *mercadores judeus tambm viajavam com relativa liberdade por terras mulumanas na frica (Sudo, por exemplo)

Pq os ibrico? No h acordos Mistura de fatores religiosos, econmicos, estratgicos e polticos, no necessariamente dosados na mesma proporo. Em ordem cronolgica: 1) O fervor empenhado na cruzada contra os mulumanos; 2) O desejo de se apoderar do ouro da Guin; 3) A procura de Preste Joo; 4) A busca de especiarias orientais. Fator +: Portugal ter sido um reino unido durante o sculo XV, praticamente livre de guerras, com exceo de 1449.

1415 Tomada de Ceuta: Possibilitou aos portugueses a obteno de algumas informaes sobre as terras dos negros do alto Nger e do rio Senegal, de onde vinha o ouro. Perceberam que poderiam estabelecer contato com essas terras pelo mar e, assim, desviar o comrcio do ouro das caravanas de camelos do Sudo ocidental e dos intermedirios mulumanos da Barberia (regies norteafricanas). *ouro muito usado na cunhagem das moedas

Busca do ouro da guin reforado pela procura do Preste Joo *a noo de ndias era bastante elstico, englobando a Etipia e a frica Oriental, bem como a sia, muitas vezes aplicado regies desconhecidas e misteriosas ao leste e ao sul do Mar Mediterrneo.

As bulas papais deram monoplio as descobertas portuguesas e incentivou que se continuasse a busca. As bulas, estabeleceram as diretrizes, dirigiu e organizou o trabalho de investigao, conquista e explorao. Motivos religiosos motivaram as expedies.

Motivos econmicos foram importantes, mas no nas etapas inicias. 1442; Ouro em p obtido com os nativos, no se sabe a quantidade enviada a Portugal. Depois de 1442, o comrcio de escravos passou a financiar os custos das viagens portuguesas ao longo da costa africana. *escravos originrios de ataques aos acampamentos tuaregues do litoral saariano, depois viram que era possvel obter escravos de forma pacfica: por meio de trocas com os chefes locais. Primeiro, os acordos eram feitos em barcos, depois passaram a ser feitos em feitorias ou postos comerciais (1445).

Dom Henrique no apenas ultrapassou as fronteiras geogrficas do cabo, mas as barreiras psicolgicas, graas sua pacincia e disposio em gastar enormes quantias na empreitada.

Uma vez dobrado o temido cabo, o progresso do empreendimento foi relativamente rpido, portugueses tinham a seu favor: Experiencia nutica: conheciam o sistema de eventos do Atlntico norte, e no devido tempo, os do atlntico sul. Desevolveram as caravelas de velas latinas, que navegam contra o vento. Lanaram as bases da cincia moderna Utilizaram a bussolo (de origem chinesa) e o astrolabo. Tinham bons guias prticos

A busca por ouro, depois de 1442, passou a ser uma motivao essencial. Ouro carregado por carregadores do Mali e de gana at Tombuctu. Os portugueses nunca conseguiram estabelecer uma feitoria no interior dependendo da boa f dos intermedirios.

1460 - Dom Henrique morre A Coroa no monopolizou as viagens, particulares podiam a fazer, desde que, pagassem um quinto dos lucros, ou outra porcentagem combinada, durante o reinado de Dom Henrique. Em 1481, Dom Joo, herdeiro do trono de Afonso V rei de Portugal de 1460 a 1481 -, estabeleceu o monoplio, administrando diretamente os negcios ultramarinos.

Dom Joo II foi um imperialista entusiasmado e de vistas largas, que nutria verdadeira paixo pela frica. Posteriormente, a coroa concedeu a alguns indivduos o direito de importar escravos e marfim.

You might also like