You are on page 1of 54

ESTUDO PROSPE CT AR

RELATRIO DE MATERIAIS

Instituto Nacional de Tecnologia - INT Centro de Tecnologia Mineral - CETEM Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE MINISTRIO DA CINCIA E TECNOLOGIA - MCT

Dezembro de 2002

Panorama do Tema: Materiais


Nesta dcada a rea de Materiais dever passar por profundas transformaes em funo dos desenvolvimentos relacionados Nanotecnologia. Nos diversos programas e estudos realizados em nvel mundial aponta-se que a Nanotecnologia no apenas dever revolucionar as relaes de produo e negcios, como aproximar mais ainda os campos ditos bsicos e aplicados nas mais diversas reas do conhecimento. A nfase no carter interdisciplinar de equipes e projetos de PD&I dever se potencializar. Materiais Inteligentes e Tecnologias de Processamento so, em termos mundiais, campos por meio dos quais a rea de Materiais se organiza e que canalizam esforos de PD&I. Outra tendncia observada a identificao de nichos de Materiais em outros reas, assim se definem estudos e programas para, por exemplo, Materiais para Defesa, para Energia ou para Sade e Qualidade de Vida. No Brasil a diversidade de estgios de desenvolvimento do parque produtivo demanda tanto tecnologias mais avanadas como Supercomputao para Modelagem, ou Processamento ou Ensaios No Destrutivos, quanto aquelas tecnologias dominadas e disseminadas nos pases desenvolvidos e que no Brasil demandam ainda esforos para o seu desenvolvimento, como por exemplo, Controle da Qualidade, rotas de processamento de baixo custo para materiais tradicionais, enfim tecnologias necessrias para os segmentos menos modernizados da produo nacional. O tema Materiais foi concebido no mbito do Programa ProspeCTar com o intuito de expressar e mapear esta caracterstica da rea de Materiais: o seu papel fornecedor de tecnologias e insumos necessrios ao desenvolvimento das mais diversas cadeias produtivas. Assim, os resultados apresentados so compatveis tanto com o grau de desenvolvimento dos diversos setores industriais brasileiros, tais como, Siderurgia e Metalurgia, Petroqumica, Cermica Vermelha, Qumica, quanto com o grau de amadurecimento das relaes de rede estabelecidas entre os diversos segmentos diretamente afetados.

Anlise de Resultados
As listagens submetidas ao longo das trs etapas do Estudo Prospe CTar foram elaboradas a partir de estudos: Sustainable development and the advanced materials; the brazilian case CETEM/ INT; PADCT- III / Materiais; e da listagem de tpicos do 6th. Survey / 1996 do Japo. Uma listagem preliminar foi formatada e discutida com o apoio de especialistas reunidos aps o CBECIMAT em dezembro de 2000. Esta listagem, utilizada na primeira etapa do Prospe CTar, recebeu sugestes e alteraes e foi submetida a um Comit de Triagem em julho de 2001, conformando a lista de subtemas e tpicos finais utilizada na segunda e terceira etapas do ProspeCTar. Equipes de pesquisadores do INT Instituto Nacional de Tecnologia; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE e do Centro de Tecnologia Mineral Cetem participaram de todas as etapas do estudo.

Em termos do nmero de respondentes o tema obteve participao expressiva, em torno de 14,4% do total (foi a quarta participao, a maior foi do tema Agropecuria com 21,7%). Tal desempenho pode ser atribudo, entre outros aspectos, organizao da comunidade cientfica em Materiais, uma vez que o segmento acadmico corresponde a 51,4% de respondentes em um universo 440. O desempenho acima da mdia que Materiais obteve no Programa Prospe CTar, em relao a algumas das variveis pesquisadas nos tpicos, significa que, na avaliao dos respondentes, os tpicos tecnolgicos em Materiais, em mdia, tero alta ou muito alta Relevncia para a qualidade de vida da populao, para o aumento da competitividade da economia e para o desenvolvimento do Pas. Da mesma forma a leitura dos tpicos relativos ao ndice de Disponibilidade indica a avaliao acerca da disponibilidade de recursos Humanos qualificados, de Infra-estrutura de Pesquisa e de Capacitao Tecnolgica no Setor Produtivo. As anlises que sero apresentadas a seguir comportam as seguintes vertentes: listagens dos doze tpicos que apresentaram as maiores pontuaes nas principais variveis consultadas: Relevncia, Disponibilidade, Necessidade de Cooperao Internacional e Horizonte de Realizao; anlise de Cluster, restrita ao ponto de vista estatstico matemtico; anlise por mdias, de todos os tpicos em materiais, agrupadas pelos subtemas; e anlise dos tpicos distribudos pelos subtemas em Materiais. Assim, estudos e exerccios detalhados, privilegiando alguns indicadores, por meio de concesso de pesos diferenciados, devero ser efetuados posteriormente, a fim de obter uma imagem de cada subtema, ou mesmo para delimitar segmento econmico ou cadeias produtivas, com maior fidelidade e aderncia realidade. Da mesma forma, a comparao, entre os resultados da Segunda e Terceira consultas, deve ser efetuada.

Principais Tpicos segundo Variveis Ordenadas


A seguir, so apresentadas as listagens das quatro principais variveis consultadas nos questionrios do ProspeCTar, contendo os tpicos de Materiais ordenados, segundo valores decrescentes. Esta apresentao permite visualizar cada varivel isoladamente e sua contribuio para a estruturao do tema Materiais, no conjunto do Estudo ProspeCTar.

ndice de Relevncia
Dentre os doze tpicos apontados com os maiores valores para o ndice de Relevncia, destacam-se cinco em Polmeros; os demais subtemas contriburam com um tpico cada. A mdia para esta varivel no tema Materiais foi de 0,27. Os subtemas de Metais, Materiais Naturais e Outros Materiais no apresentam tpicos nesta listagem. A tabela 1, a seguir, apresenta os doze tpicos e seus valores.

Tabela 1: Tpicos com os maiores ndices de Relevncia Tpico Estudo da qumica e efeitos da aplicao dos metalocenos e outros compostos iniciadores. Desenvolver materiais para clula combustvel com fins automotivos. Apoio em nanotecnologia de semicondutores para produo de dispositivos eletrnicos e optoeletrnicos mais eficientes. Consolidao e/ou expanso do sistema nacional de supercomputaco (SINAPAD) visando prover recursos avanados de modelagem de materiais. Desenvolvimento de novos reatores para reaes de polimerizao. Desenvolver pesquisa bsica e aplicada e disseminar o uso de cermicas para fins eletro eletrnicos, ticos e magnticos. Desenvolver polmeros e compostos biodegradveis a partir de produtos naturais. Desenvolver polmeros intrinsecamente condutores eltricos para aplicaes tecnolgicas. Desenvolver/Substituir peas/partes por materiais polimricos alternativos. Gerar conhecimento no campo dos materiais para liberao controlada de medicamentos " drug release control". Desenvolver a catlise assimtrica atravs da utilizao de mtodos experimentais e de mtodos tericos (ex.: produo de frmacos, alimentos, produtos agrcolas, etc.). Prospeco e extrao mineral de matrias -primas para indstria metalrgica. ndice de Relevncia 0,52 0,5 0,48 0,47 0,46 0,45 0,45 0,44 0,43 0,42 0,42 0,42

ndice de Disponibilidade

A listagem com os doze maiores valores para este ndice, constante da tabela 2, apresenta a seguinte distribuio: seis tpicos em Metais, 3 em Materiais Cermicos, 1 de Polmeros, 1 Meio-Ambiente e 1 de Catalisadores. A mdia para o ndice de Disponibilidade no tema Materiais foi de 0,025.
Tabela 2: Tpicos com os maiores ndices de Disponibilidade Tpico Desenvolver mtodos de proteo contra a corroso de produtos siderrgicos. Desenvolver materiais metlicos para aplicao na indstria automobilstica, visando a reduo de peso, de custo e aumento da durabilidade. Ampliar a infra-estrutura de pesquisa, desenvovimento tecnolgico e certificao voltada indstria de cermica vermelha para uso em construo civil. Atingir o 1o lugar no ranking dos pases exportadores de revestimentos cermicos, com a consolidao da infra-estrutura de pesquisa e desenvolvimento e adoo de aes em design e normatizao. Aperfeioar o processamento termomecnico de materiais metlicos (laminao, forjamento, extruso e outros). Desenvolver novas rotas de baixo custo para a sntese de polmeros "commodities". ndice de Disponibilidade 0,25 0,21 0,2 0,2 0,2 0,19

Estudo do comportamento mecnico de ligas de alumnio e outros metais leves para a indstria aeronutica. Consolidar a infra-estrutura tecnolgica e desenvolver aes voltadas para a explorao racional e melhoria da qualidade da matria prima da indstria de cermica tradicional (estrutural, revestimento, sanitrios e refratrios). Desenvolver processos para reciclagem de papel, plstico, vidro, metal e borracha. Desenvolver materiais de alta resistncia e alta tenacidade para tubulaes e vasos de presso. Desenvolver tcnicas de baixo custo para controle de qualidade de produtos metlicos aplicados ao processo produtivo. Desenvolver a catlise assimtrica por meio da utilizao de mtodos experimentais e de mtodos tericos (ex.: produo de frmacos, alimentos, produtos agrcolas, etc.).

0,17 0,16

0,16 0,15 0,15 0,14

Indicador de Necessidade de Cooperao Internacional


A listagem de tpicos para o indicador de Necessidade de Cooperao Internacional, constante da tabela 3, apresenta a seguinte distribuio: 5 tpicos de Metais, 3 de Materiais para Energia, 1 de Cermicas, 1 de Biomateriais. A mdia deste Indicador em Materiais foi de 0,203.
Tabela 3: Tpicos com maiores ndices de Necessidade de Cooperao Internacional Necessidade Tpico de Cooperao Internacional Desenvolver um supercondutor orgnico com temperatura de transio 0,74 superior a 77oK. Desenvolver materiais supercondutores com temperatura de transio 0,62 em torno da temperatura ambiente. Desenvolver ligas e processos de fabricao de metais e ligas nano0,62 estruturados. Desenvolver tecnologia para refino e produo de titnio compatvel 0,58 com o custo do alumnio. Desenvolver materiais inteligentes para uso na informtica e 0,57 microcomponentes. Desenvolver processos de purificao de metais at "grau eletrnico" 0,56 (99,9999% de pureza). Desenvolver tecnologia de preparao de alcxidos e tiolatos 0,55 heterometlicos, precursores de materiais cermicos e vidros com alto grau de pureza e homogeneidade. Desenvolver tcnicas de caracterizao dos catalisadores "in situ" e de 0,53 modelagem molecular com o objetivo de aumentar o conhecimento dos catalisadores a nvel atmico (permitiria o projeto de novos catalisadores, mais eficientes). Gerar conhecimento e desenvolver materiais para substituio de 0,5 tecidos e rgos humanos (engenharia de tecidos). Desenvolver materiais para o armazenamento de hidrognio. 0,5 Desenvolver uso prtico para nanocompsitos orgnicos e inorgnicos. 0,48 Desenvolver ligas metlicas (ou compsitos) resistentes ao desgaste 0,47 (Investigao Tribolgica dos sistemas atuantes).

Indicador de Horizonte de Realizao


A listagem de tpicos para o Indicador de Horizonte de Realizao compreende: 4 tpicos de Biomateriais, 3 de Semicondutores, 3 de Materiais para Energia, 1 de Materiais Naturais e 1 de Materiais Cermicos. A mdia deste Indicador em Materiais foi 2008,3.
Tabela 4: Tpicos com os maiores Horizontes de Realizao Tpico Desenvolver materiais supercondutores com temperatura de transio em torno da temperatura ambiente. Desenvolver uso de clulas solares Multi-layer com eficincia de converso superior a 50%. Estudos em substratos e materiais para empacotamento dedicado. Processamento seco de componentes de potncia (IGBT, smart power). Gerar conhecimento no campo dos nanomateriais magnticos para o diagnstico de cncer. Gerar conhecimento e desenvolver materiais para substituio de tecidos e rgos humanos (engenharia de tecidos). Desenvolver materiais cermicos supercondutores com alta densidade de corrente e temperatura de transio prxima temperatura ambiente. Desenvolver um supercondutor orgnico com temperatura de transio superior a 77oK. Otimizar a qualidade da borracha natural brasileira por meio de tcnicas genticas com a "Hevea brasiliensis" e de tcnicas de processamento visando o aumento de produtividade e competitividade. Desenvolver a fabricao de displays para pequenas sries e prottipos. Gerar conhecimento no campo dos materiais para liberao controlada de medicamentos " drug release control". Gerar conhecimento no campo dos materiais utilizados como sensores biolgicos Utilizar novos catalisadores mais seletivos ou processos catalticos mais eficientes (reatores com membranas, desidrogenao oxidativa de alcanos) para desenvolver rotas alternativas para obteno de petroqumicos bsicos (eteno, propeno, buteno). Horizonte de Realizao 2012 2012 2012 2012 2011 2011 2011 2011 2011 2011 2010 2010 2010

Anlise de Cluster1
A Anlise de Cluster foi efetuada no escopo do Estudo Prospe CTar por ser um procedimento que no exige a assuno de premissas sobre a natureza das medidas e que, portanto, no traz para o plano da anlise dos dados, juzos que devero ser formados em outras instncias e instrudos por valores e
Este trabalho de autoria de Jlio C.R.Pereira e sua equipe do LEE/USP Laboratrio de Epidemiologia e Estatstica/Universidade de So Paulo. O texto abaixo foi extrado de Notas Metodolgicas elaborado em 03 de outubro de 2002, para o Programa Prospe CTar.
1

informaes de outra natureza. Este mtodo examina a relao de proximidade geomtrica entre objetos num espao multidimensional, definido por suas medidas, gerando uma informao descritiva sobre uma taxonomia no imediatamente aparente nas medidas originais. No estudo efetuado para a rea de Materiais, na terceira rodada do Estudo Prospe CTar, foram identificados trs Clusters, que sero descritos a seguir. Deve ser ressaltado, com relao Anlise de Cluster apresentada, que ela funciona como uma interface entre a Base de Dados do questionrio Prospe CTar, que envolve um grande volume de informao, e os mais variados estudos, desde os mais simples como anlise por mdia - e os mais complexos, como Anlise Multicritrio.

Cluster 1
Cluster composto por 21 tpicos que apresentam o Horizonte de Realizao mais prximo, os maiores indicadores de Relevncia e de Disponibilidade. Apresenta a menor Necessidade de Cooperao Internacional e um maior contedo de tpicos de Uso e Aplicao. Os tpicos deste Cluster destacam-se como os mais promissores. A nfase deste Cluster foi nos tpicos dos subtemas de Biomateriais, Polmeros e Meio Ambiente e a sua distribuio foi a seguinte: seis tpicos de biomateriais 10 tpicos relativos a questes ambientais (6 de meio-ambiente e 4 de polmeros reciclagem); cinco tpicos relacionados a: energia, simulao, fibras ticas e polmeros piezeltricos e ensaios no destrutivos. A seguir apresentamos a listagem do Cluster 1.
Tabela 4: Cluster 1 de Materiais Gerar conhecimento no campo dos materiais para liberao controlada de medicamentos "drug release control"; Gerar conhecimento no campo dos materiais utilizados como sensores biolgicos. Desenvolver tecnologia para a produo de ps ultra-finos, bem como de seu processamento, que levem reduo de 50% na temperatura de sinterizao de cermicas de alta densidade. Obter o domnio completo do ciclo de produo de fibras ticas no pas para uso em telecomunicaes e diagnsticos (sensores e cirurgias). Desenvolver aplicaes para materiais polimricos reciclados. Desenvolver polmeros ambientalmente corretos. Desenvolver polmeros e compostos biodegradveis a partir de produtos naturais. Desenvolver polmeros piezeltricos a serem utilizados como sensores. Desenvolver biomateriais polimricos de elevada resistncia ao desgaste para uso na confeco de superfcies articulares em juntas artificiais. Desenvolver ligas metlicas (ligas base de titnio, aos especiais e ligas com memria de forma) para implantes em geral com desempenho e custos competitivos. Desenvolver materiais para confeco de pele artificial e enxertos sseos. Desenvolver tcnicas de modificao de superfcies de materiais metlicos, polimricos e cermicos, com o objetivo de se obter novas superfcies com caractersticas

biocompatveis com o meio fisiolgico humano. Desenvolver materiais para isolao trmica e acstica de baixo custo. Desenvolver processos para descarte de resduos txicos e para reciclagem de metais txicos ou caros: prata, mercrio, cobre cdmio, nquel e outros. Desenvolver processos para reciclagem de papel, plstico, vidro, metal e borracha. Desenvolver tecnologia para a reciclagem de resduos gerados na construo civil. Desenvolver tecnologias para a incorporao de resduos na indstria de construo civil. Desenvolver tecnologia de simulao computacional para estudo das estruturas dos materiais por meio do desenvolvimento de softwares e de aplicativos. Desenvolver mtodos no destrutivos e instrumentao para caracterizao de materiais. Ampliar a substituio de materiais txicos com risco sade humana e/ou de difcil degradao e alto impacto ambiental. Utilizar processos catalticos para controle da poluio em indstrias qumicas e petroqumicas (VOCS).

Cluster 2
Este Cluster apresentou 79 tpicos com Horizonte de Realizao intermedirio e ndices de, Relevncia e de Disponibilidades intermedirios. Quanto ao tipo de tpico, este Cluster se destaca por apresentar a maior participao dos tpicos de desenvolvimento. Apresenta tambm maior Necessidade de Cooperao Internacional. A nfase deste Cluster recai nos seguintes subtemas: Metais Polmeros, Catalisadores, Materiais Naturais e Materiais Cermicos.

Cluster 3
Este Cluster apresentou 82 tpicos, com o Horizonte de Realizao mais distante, e menores ndices de Relevncia e de Disponibilidades. Quanto ao tipo de tpico, se destaca por apresentar a maior participao dos tpicos de Elucidao e menor dos tpicos de Usos. Este Cluster apresenta Necessidade de Cooperao Internacional intermediria. A nfase dos subtemas deste cluster recai sobre Semicondutores, Materiais para Energia, Simulao e Modelagem, Outros Materiais e Cermicos. Os Cluster 2 e 3 apresentaram uma formao mais heterognea e demandam uma anlise mais detalhada. Estudos com outras metodologias, como a Analise Multicritrio, esto em elaborao. As listagens dos tpicos distribudos pelos clusters 2 e 3 encontram-se no anexo 1.

Oportunidades e Desafios
Os grficos apresentados a seguir contm os resultados agregados pelos subtemas que compuseram Materiais. Esta primeira viso geral interessante para aquilatar o peso relativo de cada subtema. Em seguida, ser efetuada uma apresentao de grficos, com os resultados detalhados por subtema, onde a participao de cada tpico tecnolgico poder ser melhor avaliada.

O Grfico 1 a seguir, contrape os ndices de Relevncia e de Disponibilidade e fornece, a princpio, uma indicao semelhante a uma matriz de oportunidades, onde altos ndices em ambas variveis podem significar oportunidades imediatas e as combinaes destes ndices podem expressar desafios a serem encaminhados pelos diversos segmentos envolvidos. Neste grfico, o taanhodas bolhas diretamente proporcional ao nmero de respondentes que atendeu ao

0,125 0,1
Meio - Ambiente Mat. Naturais Mat. Energia Metais Polmeros Cermicos Simulao e Modelagem

ndice de Disponibilidade

0,075 0,05

0,025 0 0 0,05

-0,025 -0,05

0,1

0,15

0,2

0,25

0,3

0,35

0,4

0,45

Catalisadores

Biomateriais Outros

-0,075 -0,1
Semicondutores

-0,125

ndice de Relevncia
subtema.

Grfico 1: Materiais - Relevncia e Disponibilidade por Respondentes

Meio Ambiente, Polmeros, Biomateriais e Simulao e Modelagem destacam-se como aqueles que apresentam os mais elevados ndices e nmero de respondentes acima da mdia de Materiais. Os demais subtemas apresentam comportamento compatvel com uma anlise mais detalhada a ser efetuada adiante.

Horizonte de Realizao e Cooperao Internacional


Dois conjuntos destacam-se no Horizonte de Realizao. O primeiro conjunto em torno do ano 2008 compreende, por ordem crescente de Necessidade de Cooperao Internacional, Meio Ambiente, Polmeros, Outros, Cermicos, Metais e Simulao e Modelagem. O segundo conjunto, em torno de 2009,

compreende, Materiais para Energia, Biomateriais e Catalisadores (tambm em ordem crescente de Necessidade de Cooperao), sendo que todos apresentam tambm os ndices mais elevados de Necessidade Cooperao Internacional. Uma relao evidente, entre as variveis estudadas neste grfico, aponta que ocorrem Necessidades de Cooperao Internacional acima da mdia e Disponibilidade de recursos abaixo da mdia em um Horizonte de Realizao mais afastado.

0,15 0,1 0,05 0 2007 -0,05 -0,1 -0,15 Outros Meio Ambiente Simulao e Modelagem Polmeros Mat. Energia Cermicos Metais 2007,5 2008 2008,5 2009 2009,5 Biomateriais 2010 Mat. Naturais

ndice de Disponibilidade

Catalisadore Semicondutores

Anos

Grfico 2: Materiais - Disponibilidade por Necessidade de Cooperao Internacional

Entre os subtemas de Materiais, discrepam desta correlao, Semicondutores e Materiais Naturais. Semicondutores apresentam o mais extenso Horizonte de Realizao conjugado a valores baixos de Necessidade de Cooperao Internacional e de Disponibilidade. Materiais Naturais o segundo colocado em extenso do Horizonte de Realizao, abaixo apenas de Semicondutores, e apresenta o mais baixo ndice de Necessidade de Cooperao Internacional e um elevado ndice de Disponibilidade. A seguir encontra-se a tabela 5 com os valores mdios das principais variveis estudadas.
Tabela 5: Principais variveis Mdias por subtemas
MATERIAIS Mdia dos Sub Temas Horizonte ndice de ndice de Necessidade N de de Realizao Relevncia Disponibilida de Cooperao Respondente de s Internacional

Biomateriais Catalisadores Cermicos

2009 2008,833 2008,136

0,328 0,253 0,309

0,003 0,015 0,055

0,277 0,278 0,178

23,060 15,330 20,318

10

Mat. Energia Mat. Meio - Ambiente Mat. Naturais Metais Polmeros Semicondutores Simulao e Modelagem Outros Mdia Geral de Materiais

2009,133 2007,778 2009,333 2008,024 2007,941 2009,5 2007,857 2008,167 2008,379

0,265 0,311 0,280 0,276 0,348 0,267 0,331 0,260 0,299

0,039 0,078 0,051 0,030 0,060 -0,075 0,023 -0,019 0,025

0,269 0,083 -0,066 0,257 0,168 0,128 0,277 0,177 0,203

13,200 40,555 16,667 13,171 14,765 8,278 17,429 12,750 16,286

11

Subtema Biomateriais

Marize Varella de Oliveira Jos Brandt INT/MCT

Os resultados apresentados no subtema Biomateriais mostram o avano em P&D cermicos e polmeros, em consonncia com o que vem ocorrendo no pas e no mundo. Contudo, esse avano no necessariamente acompanhado pela Disponibilidade do setor produtivo, embora a Disponibilidade de Recursos Humanos seja significativa. Indicam tambm que os Biomateriais metlicos, embora tenham sido os mais estudados at o momento apresentam altos ndices de Relevncia e Disponibilidade, sugerindo que o aprimoramento e a otimizao de processos de fabricao e o desenvolvimento de novas ligas metlicas continuam sendo uma forte demanda do setor produtivo. Uma observao relevante nesse sentido o fato dos materiais metlicos serem ainda insubstituveis no caso de prteses e implantes cirrgicos que so submetidos a altas solicitaes mecnicas, como no caso dos implantes ortopdicos e dentrios. Outro fator importante a combinao da alta Relevncia com baixa Disponibilidade dos tpicos que dependem em maior grau da interao da rea de engenharia de materiais com a rea mdica.

Biomateriais - Relevncia por Disponibilidade


0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,3 -0,2 -0,1 0 0,1 0,2 0,3

ndice de Disponibilidade Materiais Biomateriais

Comparando os quatro tpicos que apresentaram maiores valores para o ndice de Relevncia (liberao controlada de medicamentos, substituio de

12

tecidos e rgos humanos, ligas metlicas para implantes e sensores biolgicos) observa-se que, com exceo do desenvolvimento de ligas metlicas, os outros trs esto fortemente relacionados com a rea mdica. Estes desenvolvimentos vm sendo realizados em outros pases por equipes interdisciplinares, com profissionais da rea mdica (mdicos, dentistas, bilogos) em conjunto com a rea de cincias dos materiais (engenheiros, fsicos, qumicos). No Brasil essa interao ainda incipiente. Outro fato a ser destacado que, provavelmente, o fato desses trs tpicos apresentarem baixa disponibilidade, reflete a dificuldade de integrao entre as reas citadas, o que reduz a disponibilidade de recursos humanos na pesquisa e no setor produtivo. O mesmo tipo de correlao, ao ser feito para o tpico ligas metlicas para implantes, que apresenta ao mesmo tempo alta relevncia e disponibilidade, reflete basicamente o trabalho em equipes da rea de engenharia metalrgica e das industrias, fabricantes desses componentes, que so do setor metal-mecnico. Os tpicos que apresentaram menor Relevncia (componentes para implantes ortopdicos cermicos/polmeros/compsitos, prteses cardiolgicas, membranas polimricas para hemodilise e polmeros para cateteres) constituem produtos consolidados comercialmente. interessante observar que os materiais que constituem esses produtos so os que sofreram desenvolvimento mais significativo na rea de cincia de materiais nas ltimas dcadas, o que condiz com a mdia ou alta disponibilidade conferida a estes tpicos.

Biomateriais - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Disponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Biomateriais

13

Comparando-se os tpicos que apresentaram maiores ndices de Disponibilidade (polmeros bio-reabsorvveis, polmeros de alta resistncia ao desgaste, pele e enxertos sseos, ligas metlicas para implantes, membranas polimricas para hemodilise) com os que apresentaram menores ndices (liberao controlada de medicamentos, nanomateriais magnticos e sensores biolgicos), observa-se que estes ltimos so relativos a setores cuja pesquisa pode ser considerada incipiente no pas. No caso dos nanomateriais magnticos a tendncia que essa rea cresa devido ao alto investimento de recursos do governo e ao avano das pesquisas em materiais nanoestruturados no Brasil e no mundo.
Tpicos em Biomateriais
N do Tpico Tpico Horizonte ndice de ndice de Necessidade N de de Realizao Relevncia Disponibilidade de Respondentes Cooperao Internacional

1 Desenvolver biomateriais polimricos de elevada resistncia ao desgaste para uso na confeco de superfcies articulares em juntas artificiais. 2 Desenvolver ligas metlicas (ligas a base de titnio, aos especiais e ligas com memria de forma) para implantes em geral com desempenho e custos competitivos. 3 Desenvolver materiais para confeco de pele artificial e enxertos sseos. 4 Desenvolver tcnicas de modificao de superfcies de materiais metlicos, polimricos e cermicos, com o objetivos de se obter novas superfcies com caractersticas biocompatveis com o meio fisiolgico humano. 5 Gerar conhecimento no campo dos nanomateriais magnticos para o diagnstico de cncer. 6 Gerar conhecimento e desenvolver materiais para substituio de tecidos e rgos humanos (engenharia de tecidos). 7 Desenvolver materiais na rea de cardiologia (p. ex. prteses valvares). 8 Desenvolver membranas polimricas para hemodilise com alto desempenho a fim de reduzir o tempo de tratamento por sesso em cada paciente. 9 Desenvolver polmeros bioreabsorvveis que apresentem desempenho biomecnico adequado para a confeco de dispositivos de osteossntese. 10 Desenvolver tecnologia de

2008

0,34

0,05

0,3

28

2007

0,39

0,04

0,11

35

2008 2009

0,32 0,33

0,05 0

0,26 0,37

28 31

2011 2011

0,33 0,41

-0,07 -0,03

0,29 0,5

13 20

2008 2009

0,27 0,25

0 0,04

0,27 0,21

24 18

2009

0,31

0,06

0,35

17

2009

0,29

0,03

0,24

22

14

11

12

13

14

15

fabricao (Conformao e Usinagem) de componentes para implantes ortopdicos em cermica, polmero e compsitos. Desenvolver tecnologia para a produo no pas de componentes polimricos para cateteres com qualidade e custos competitivos. Disseminar a utilizao e desenvolver tecnologia para a produo no pas de componentes cermicos para implantes ortopdicos (acetbulos etc) com qualidade e custos competitivos. Disseminar a utilizao e desenvolver tecnologia para a produo no pas de materiais cermicos para recomposio facial (hidroxi-apatita e similares) e para implantes dentrios com qualidade e custos competitivos. Gerar conhecimento no campo dos materiais para liberao controlada de medicamentos " drug release control". Gerar conhecimento no campo dos materiais utilizados como sensores biolgicos

2009

0,19

-0,01

0,25

13

2009

0,3

-0,03

0,25

16

2008

0,38

0,01

0,22

26

2010

0,42

-0,06

0,29

28

2010

0,39

-0,04

0,24

27

15

Subtema Catalisadores Lucia Gorenstin Appel Marco Andr Fraga Lacat/ INT/MCT
A catlise assimtrica (Tpico 1) pode ser desenvolvida via catalisadores homogneos e heterogneos. O ndice de Relevncia obtido um retrato fiel da importncia desses materiais. Tendo em vista a alta complexidade desse assunto pode-se considerar de certo modo baixo o ndice relativo de Necessidade de Cooperao Internacional. O grande entrave a pouca expresso da indstria de qumica fina no Brasil que resulta nos baixos investimentos em pesquisa na rea. Considerando que os tpicos 1 e 4 (novos catalisadores para qumica fina) podem ser analisados conjuntamente, por tratarem ambos de produtos da indstria de qumica fina, no est coerente o fato do tpico 4 receber um ndice de Disponibilidade to inferior ao do tpico 1. Os resultados referentes substituio de processos heterogneos (tpico 2) esto bastante coerentes; este um assunto fortemente dependente de legislao e fiscalizao. O desenvolvimento de tcnicas de caracterizao in situ e de modelagem molecular (tpico 3) um tpico de expressivo cunho cientfico. Os ndices esto coerentes. Esse tipo de tpico deveria estar associado a outro, com apelo estratgico, como o caso da Nanotecnologia. A utilizao de catalisadores mais seletivos e/ou processos mais eficientes (tpico 6) um tema muito relevante, tendo em vista a necessidade de modernizao dos plos petroqumicos instalados no Brasil. Sem dvida, esse tpico muito dependente dos investimentos que esse setor possa a vir a realizar em pesquisa, bem como das polticas pblicas de incentivo rea. O ndice de Disponibilidade de fato baixo, configurando um retrato do atual nvel de investimento em pesquisa em petroqumica. No entanto, muitos laboratrios de P&D em catlise poderiam facilmente reorientar os seus trabalhos mediante polticas de incentivo adequadas. O desenvolvimento de catalisadores para obteno de produtos oxigenados a partir de propano um tpico que deve ser analisado junto com o tpico 6; seu prprio ndice de Relevncia um indicador disso.

16

Catalisadores - Relevncia por Disponibilidade


0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

-0,25

-0,2

-0,15

-0,1

0 ndice de -0,05 0 Disponibilidade 0,05 0,1

0,15

0,2

0,25

0,3

Materiais

Catalisadores

Catalisadores - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Disponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos
Materiais Catalisadores

17

Tpicos em Catalisadores
N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Disponibilidade Necessidade de Cooperao Internacional N de Respondentes

1 Desenvolver a catlise assimtrica atravs da utilizao de mtodos experimentais e de mtodos tericos (ex.: produo de frmacos, alimentos, produtos agrcolas, etc.). 2 Desenvolver processos catalticos heterogneos em substituio a processos homogneos visando reduo / eliminao de rejeitos txicos ao meio ambiente. 3 Desenvolver tcnicas de caracterizao dos catalisadores "in situ" e de modelagem molecular com o objetivo de aumentar o conhecimento dos catalisadores a nvel atmico (permitiria o projeto de novos catalisadores mais eficientes). 4 Pesquisas para desenvolvimento de novos catalisadores para qumica fina aplicveis a uma larga faixa de produtos. 5 Desenvolver catalisadores para a obteno de produtos oxigenados a partir do propano. 6 Utilizar novos catalisadores mais seletivos ou processos catalticos mais eficientes (reatores com membranas, desidrogenao oxidativa de alcanos) para desenvolver rotas alternativas para obteno de petroqumicos bsicos (eteno, propeno, buteno).

2008

0,42

0,14

0,29

14

2009

0,29

0,04

0,17

18

2008

0,29

-0,08

0,53

18

2009

0,34

0,05

0,25

17

2009 2010

0,02 0,16

-0,04 -0,02

0,14 0,29

11 14

18

Subtema Cermicos
Jamil Duailibi Filho INT/MCT Os tpicos do Sub-Tema Cermicos apresentaram ndice de Relevncia mdio praticamente idntico media de todos os tpicos do Tema Materiais, diferenciando-se significativamente da mdia para o ndice de disponibilidade (significativamente maior) e para a Necessidade de Cooperao Internacional (menor).
Horizonte ndice de ndice de Cooperao N de de Realizao Relevncia Disponibilida Internacional Respondentes de

Mdia Cermicos Mdia Geral Materiais

2008,136 2008,379

0,309 0,299

0,055 0,025

0,178 0,203

20,318 16,286

O alto ndice de Relevncia pode ser atribudo importncia que os materiais cermicos assumiram nas ltimas trs dcadas, mais especificamente a partir do movimento denominado febre cermica, desencadeado em nvel mundial em 1985, quando surgem projees de crescimentos espetaculares para as ento chamadas cermicas avanadas. O relativamente alto ndice de Disponibilidade e a relativamente baixa Necessidade de Cooperao Internacional uma conseqncia direta da mobilizao da comunidade tcnicocientfica de ento envolvida com os materiais cermicos, inicialmente no mbito da Associao Brasileira de Cermica ABC que, direta e indiretamente, levou o Governo a fazer investimentos expressivos, resultando na modernizao de diversos laboratrios e na formao de pessoal especializado em materiais cermicos, que at ento estava restrita a poucas instituies. A criao do SubPrograma de Novos Materiais SNM do PABDCT II, contribuiu decisivamente para a formao e consolidao de vrios grupos de pesquisa. At meados da dcada de 90, tais grupos se dedicaram quase que exclusivamente s pesquisas no campo dos materiais cermicos denominados de avanados. Devido s mudanas no cenrio econmico mundial e do Pas no incio da dcada de 90, as expectativas de crescimento do mercado nacional das cermicas avanadas no se concretizaram. Soma-se a isto, alguns grupos de pesquisa passam a perceber a importncia das chamadas cermicas tradicionais para a economia do Pas como um todo, como a Indstria de Refratrios, e os Segmentos de Revestimento Cermico e Cermica Vermelha que exercem enorme influncia na cadeia produtiva do Macro-complexo da Construo Civil. Alm de serem segmentos chaves para setores importantes da economia nacional (refratrios Siderurgia), so responsveis pela gerao de centenas de milhares de empregos diretos (Revestimentos e Cermica Vermelha). Demandam, ainda, forte interao com a rea de pesquisa face as suas necessidades de desenvolvimento tecnolgico. Uma anlise expedita dos tpicos do Sub-Tema Cermicos, apresentados abaixo, mostra claramente esta mudana de percepo de boa parte da comunidade

19

acadmica, onde se enquadram a maioria dos respondentes. Do total de 22 tpicos, 5 se relacionam diretamente com a indstria de cermica tradicional (tpicos 3, 4, 11, 12 e 22) e 4 apresentam uma relao quase que direta (tpicos 9, 10, 20 e 21). A grande maioria dos demais tpicos tambm reflete a percepo de necessidades de importantes segmentos da indstria nacional, como o metal-mecnico e componentes de mquinas (tpicos 1, 6, 13, 14, 17 e 19), o de materiais eletro-eletrnicos, ticos e magnticos ( tpicos 1, 2, 5, 6, 7, 15 e 18) e de importantes nichos de mercado, como o tpico 8. O grfico ndice de Relevncia Vs.ndice de Disponibilidade, mostrado abaixo, corrobora com nossa anlise quanto percepo dos respondentes sobre as necessidades de desenvolvimento e disponibilidade de recursos humanos e materiais, onde os tpicos do Sub-tema Cermicos se concentram no quadrante superior direito.

0,6

0,5

0,4

ndice de Relevncia

0,3

0,2

0,1

0 -0,25 -0,2 -0,15 -0,1 -0,05 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3

ndice de Disponibilidade

Materiais

Cermicos

exceo do tpico 11 (referente aos materiais supercondutores), Todos os tpicos apresentam um horizonte de realizao igual ou inferior a 7 anos a partir de 2002, estando concentrados no quadrante superior esquerdo, o que tambm aponta para a percepo de atender s necessidades de desenvolvimento tecnolgico do Pas.

20

Cermicos - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Disponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos

Materiais

Cermicos

Tpicos em Materiais Cermicos


N do Tpico Tpico Horizonte ndice de ndice de Necessidade N de de Realizao Relevncia Disponibilidade de Respondentes Cooperao Internacional

1 Desenvolver tecnologia para a produo de ps ultra-finos, bem como de seu processamento, que levem reduo de 50% na temperatura de sinterizao de cermicas de alta densidade. 2 Obter o domnio completo do ciclo de produo de fibras ticano pas para uso em Telecomunicaes e diagnsticos ( sensores e cirurgias). 3 Ampliar a infra-estrutura de pesquisa, desenvovimento tecnolgico e certificao voltadsa indstria de cermica vermelha para uso em construo civil. 4 Consolidar a infra-estrutura tecnolgica e desenvolver aes voltadas para a explorao racional e melhoria da qualidade

2008

0,31

0,01

0,26

41

2008

0,38

0,03

0,34

31

2006

0,32

0,2

-0,29

26

2008

0,31

0,16

21

21

da matria primas da indstria de cermica tradicional (estrutural, revestimento, sanitrios e refratrios). 5 Desenvolver materiais cermicos supercondutores com alta densidade de corrente e temperatura de transio prxima temperatura ambiente. 6 Desenvolver novos processos de sntese de ps e precursores para fabricao de materiais cermicos para viabilizar novos produtos e/ou aplicaes com custos competitivos. 7 Desenvolver pesquisa bsica e aplicada e disseminar o uso de cermicas para fins eletro eletrnicos, ticos e magnticos. 8 Desenvolver tecnologia em membranas e cermicas porosas para aplicaes em processos de catlise, filtrao e separao. 9 Desenvolver vidrados vitrocermicos (VC) e VC monolticos de alto apelo esttico e alta resistncia ao desgaste para uso em construo civil. 10 Desenvolver vidros e vitrocermicos a partir de resduos industriais. 11 Atingir o 1o lugar no ranking dos pases exportadores de revestimentos cermicos, com a consolidao da infra-estrutura de pesquisa e desenvolvimento e adoo de aes em design e normatizao. 12 Incorporar rejeitos industriais em produtos cermicos tradicionais, cimentos e argamassas. 13 Desenvolver materiais e recobrimentos cermicos de alta resistncia mecnica e /ou desgaste com custos competitivos e qualidade. 14 Desenvolver pesquisa aplicada no campo da juno cermicacermica e metal-cermica. 15 Desenvolver tecnologia de preparao de alcxidos e tiolatos heterometlicos, precursores de materiais cermicos e vidros com alto grau de pureza e homogeneidade. 16 Desenvolver tecnologia para

2011

0,34

0,03

0,46

25

2007

0,34

0,08

0,17

23

2009

0,45

0,09

0,3

25

2008

0,33

0,08

0,3

15

2009

0,34

0,01

0,13

12

2008 2008

0,35 0,33

0,04 0,2

0,03 -0,12

17 21

2007 2008

0,36 0,34

0,08 0,06

0 0,15

22 23

2008 2009

0,23 0,16

-0,01 0,04

0,35 0,55

20 11

2008

0,13

-0,05

0,22

22

secagem e sinterizao de materiais cermicos (e metlicos) utilizando microondas. 17 Desenvolver tecnologias de processamento via conformao plstica de cermicas para fins estruturais (p.ex., cermicas de alumina, zircnia, compsitos cermicos, carbeto e nitreto de silcio). 18 Dominar a tecnologia de fabricao de sensores e atuadores cermicos nanoestruturados com melhor desempenho para automao industrial, controle ambiental e controle de processos. 19 Gerar conhecimento, desenvolver tecnologia e disseminar o uso de compsitos cermicos-cermicos e cermicos-metlicos. 20 Implantar tcnicas de controle ambiental em, pelo menos, 50% das indstrias cermicas do pas. 21 Implantar tcnicas que levem ao uso eficiente da energia (p.ex. cogerao) em, pelo menos, 50% das indstrias cermicas do pas. 22 Reduzir em, pelo menos, 10% o consumo de refratrios por tonelada de ao produzida no pas pela otimizao e desenvolvimento de materiais refratrios.

2008

0,29

-0,03

0,06

17

2009

0,3

-0,03

0,37

19

2009

0,31

0,18

19

2008 2007

0,28 0,28

0,0488 0,04

0,16 0,07

19 15

2008

0,32

0,14

0,22

16

23

Subtema Materiais para Energia Marcelo Rosseau Valena Scwob INT/MCT


O elenco de Tpicos avaliados no subtema Energia evidencia um certo desbalanceamento quanto s reas contempladas, estando muito calcado na questo eltrica, pouco na rea de petrleo e gs e ausente nas proposies para a bioenergia. Com relao aos tpicos, apresentados, as clulas de combustveis para fins automotivos (tpico 1) formam parte de um universo mais amplo, que envolve uma questo mais premente e estratgica, que a da gerao estacionria. Vale dizer, que no universo automotivo h pouca perspectiva de aplicao dessa tecnologia em curto ou mdio prazo, no que tange aos veculos leves, considerando a crescente concorrncia de solues mais simples e de menor custo, ainda que menos eficientes, que vem sendo contempladas por empresas e instituies ligadas a esta rea, como a dos veculos hdridos e a dos motores com baixas perdas mecnicas. As pesquisas de clulas combustveis para uso automotivo tem envolvido custos to proibitivos, que grandes corporaes envolvidas internacionalmente nesta questo, como Ford, Daimler e Ballard, se uniram para a diviso de custos e a concentrao de esforos. Assim, parecem mais realistas os empenhos em desenvolver clulas combustveis para veculos de transporte de massa, onde as questes de peso e volume transportado no so to relevantes, permitindo reduzir investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnolgico e produo, facilitando a incorporao dos custos no produto final, que nesse caso leva a um desenvolvimento tecnolgico mais assemelhado ao das clulas combustveis estacionrias. Por fim, com relao ao horizonte de realizao (2009), parecem haver possibilidades plausveis de primeiras realizaes. O tpico 2 supercondutores com temperatura de transio em torno da temperatura ambiente - muito relevante, mais que o anterior, por sua amplitude de aplicao e perspectivas de elevao de patamares de eficincia energtica, todavia seu horizonte de realizao (2012) parece ser bem mais distante, considerando as perspectivas manifestadas por entidades internacionais ligadas ao assunto, que mencionam prazos de 2016 a 2020. Vale dizer ainda que este est e dever demandar ainda mais esforo de cooperao internacional. Da mesma maneira, o tpico 3 supercondutor orgnico com temperatura de transio superior a 77K - com o mesmo apelo estratgico, dever demandar recursos financeiros elevados, prazo de realizao ainda mais dilatados e recursos humanos que no Brasil ainda demandam formao. O tpico 5 catalisadores para a procuo de hidrocarbonetos lquidos a partir do metano - alm de importante e estratgico para a diversificao da matriz energtica nacional, j vem sendo desenvolvido em algumas instituies de pesquisa no Brasil, permitindo admitir o cumprimento do horizonte de realizao (2009), no necessitando de fato, como mencionado na consulta, maiores esforos de cooperao internacional.

24

O tpico 6 materiais metlicos amorfos para ncleos de transformadores apresenta pouco destaque, considerando que os transformadores so mquinas eltricas estticas de alto rendimento e que os ganhos possveis no prometem, em mdio prazo, viabilizar as provveis elevaes de custo de pesquisa, desenvolvimento e produo. Os tpicos 6, 8 materiais para contatos eltricos de baixa e alta densidades - e 11 aos para motores eltricos - esto a princpio, englobados no tpico 9 materiais para melhorar o rendimento de geradores, linhas de transmisso, transformadores e motores eltricos - de caractersticas genricas e pouco especificadas. Mesmo assim, vale destacar a necessidade e a importncia de desenvolver sistemas de transmisso com menores perdas, considerando sua perspectiva de plena, expanso e de interligao das sub-redes do sistema eltrico nacional nas prximas dcadas. O tpico 10 materiais para o armazenamento de hidrognio - estratgico, mas de perspectiva de aplicao em longo prazo, exigindo vultosos investimentos e iniciativas de cooperao internacional em diversas linhas de pesquisa de materiais para os meios porosos de armazenamento e outras solues. Assim, o horizonte de realizao parece ser bem mais distante que 2007. J o tpico 12 novos catalisadores para a indstria de refino do petrleo- extremamente relevante estando entre as prioridades de investimento da Petrobrs para os prximos sete anos, diante da necessidade de atender o mercado de transporte com leo diesel de baixo teor de enxfre, o que ser fundamental para a operao adequada dos motores diesel a partir de 2009, diante da necessidade de atender fase V do Proconve, que para ser atendida pelos motores diesel (a partir de 01.01.2009) ir impor o emprego de catalisadores na operao de motores diesel. Assim, os mesmos iro exigir combustveis com baixo teor de enxfre, sob pena de saturarem precocemente. O prazo mencionado (2010) dever na prtica ser reduzido para 2008/2009, o que possvel.

25

Materiais para Energia - Relevncia por Disponibilidade

0,6

0,5 ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,25 -0,2 -0,15 -0,1 -0,05 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3 ndice de Disponibilidade

Materiais

Mat. Energia

Materiais para Energia - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Disponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Mat.Energia

26

Tpicos de Materiais para Energia


N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Disponibilidade Necessidade de Cooperao Internacional N de Respondentes

Desenvolver materiais para clula 1 combustvel com fins automotivos. Desenvolver materiais supercondutores com temperatura de transio em torno da temperatura 2 ambiente. Desenvolver um supercondutor orgnico com temperatura de transio 3 superior a 77oK. Estudo de comportamento de materiais 4 sob radiao. Desenvolver catalisadores para a produo de hidrocarbonetos lquidos a 5 partir do metano. Desenvolver materiais metlicos amorfos para ncleos de 6 transformadores. Desenvolver materiais para baterias de 7 ons ltio. Desenvolver materiais para contatos 8 eltricos de baixa e alta densidades. Desenvolver materiais para melhorar o rendimento de geradores, linhas de transmisso, transformadores e 9 motores eltricos. Desenvolver materiais para o 10 armazenamento de hidrognio. Desenvolver novos aos para motores 11 eltricos. Desenvolver novos catalisadores para a indstria de refino do petrleo visando atender as futuras especificaes da gasolina e do diesel 12 devido a legislaes mais severas. Desenvolver novos materiais para construo e revestimento de rotores 13 de turbinas hidrulicas. Desenvolver novos materiais termoeltricos para aplicaes em 14 gerao de energia e refrigerao. Desenvolver uso de clulas solares Multi-layer com eficincia de 15 converso superior a 50%.

2009

0,5

-0,01

0,31

16

2012 2011 2008 2009 2009 2009 2007

0,39 0,34 0,22 0,16 0,16 0,33 0,18

-0,05 -0,03 0,04 0,02 0,09 0,07 0,1

0,62 0,74 0,36 0,08 0,08 0,3 -0,06

25 19 8 13 14 10 9

2008 2010 2007

0,29 0,35 0,14

0,01 -0,01 0,11

0,1 0,5 0,05

11 13 11

2010 2007 2009 2012

0,26 0,22 0,25 0,19

0,12 0,08 0,1 -0,06

0,14 0,29 0,25 0,28

22 8 9 10

27

Subtema Materiais e Meio - Ambiente


O subtema Materiais e Meio Ambiente foi composto por 9 tpicos, que obtiveram os mais elevados valores para o ndice de Relevncia. Igualmente este subtema destacou-se pelo elevado nmero de respondentes aos tpicos, bem acima da mdia em Materiais, o que pode ser um indicador do destaque da questo ambiental no cenrio nacional. O desenvolvimento de processos para reciclagem de papel, plstico, vidro e borrachas obteve os mais altos ndices de Relevncia e de Disponibilidade no subtema Materiais e Meio Ambiente . Em seguida um subconjunto com 3 tpicos relacionados Resduos Txicos obteve um alto ndice de Relevncia e ndice de Disponibilidade mais baixo, porm ainda representativo, pois acima da mdia em Materiais.

Materiais e Meio - Ambiente Relevncia por Disponibilidade

0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 -0,3 -0,2 -0,1 0 0,1 0,2 0,3

ndice de Relevncia

ndice de Disponibilidade Materiais Mat. Meio - Ambiente

Os altos ndices de Disponibilidade alcanados pelos tpicos de Materiais e MeioAmbiente pode ser em funo de que em geral esto mais relacionados a difuso e ampliao do uso do que propriamente ao desenvolvimento de novas tecnologias.

28

Materiais e Meio - Ambiente Relevncia por Disponibilidade


0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,25 -0,2 -0,15 -0,1 -0,05 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3

ndice de Disponibilidade Materiais Mat. Meio - Ambiente

Materiais e Meio - Ambiente - Disponibilidade por Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Disponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Materiais e Meio Ambiente

29

Tpicos em Meio- Ambiente


N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Necessidade N de Respondentes Disponibilidade de Cooperao Internacional

1 Desenvolver materiais para isolao trmica e acstica de baixo custo. 2 Desenvolver processos para descarte de resduos txicos e para reciclagem de metais txicos ou caros: prata, mercrio, cobre cdmio, nquel e outros. 3 Desenvolver processos para reciclagem de papel, plstico, vidro, metal e borracha. 4 Desenvolver tecnologia para a reciclagem de resduos gerados na construo civil. 5 Desenvolver tecnologias para a incorporao de resduos na indstria de construo civil. 6 Ampliar a substituio de materiais txicos com risco sade humana e/ou de difcil degradao e alto impacto ambiental. 7 Utilizar processos catalticos para controle da poluio em indstrias qumicas e petroqumicas (VOCS). 8 Desenvolver catalisadores para remoo de NOx em atmosfera oxidante e para reduo de NOx visando eliminao da fuligem em motores diesel. 9 Desenvolver materiais de ao bactericida (como o dixido de titnio estimulado por ultravioleta) em ambientes diversos.

2007 2008

0,26 0,39

0,1 0,07

-0,06 0,06

32 45

2007 2007 2007 2008

0,36 0,28 0,28 0,39

0,16 0,08 0,08 0,06

-0,02 -0,13 -0,17 0,24

58 49 45 68

2010 2008

0,35 0,25

0,066 0,04

0,33 0,3

33 20

2008

0,24

0,05

0,2

15

30

Subtema Materiais Naturais


Este subtema foi composto com trs tpicos, cujos resultados apresentam uma discordncia fundamental em relao aos demais tpicos do tema Materiais: valores elevados para o Horizonte de Realizao, acima de 2008, conjugados a baixos valores para a Necessidade de Cooperao Internacional, o que pode ser um indicador da capacitao nacional para o desenvolvimento desses tpicos: estudo das propriedades dos cristais brasileiros, caracterizao das madeiras brasileiras e melhorias genticas na "Hevea brasiliensis. Este subtema foi includo em Materiais aps os resultados da primeira etapa do estudo ProspecTar, em funo das demandas e sugestes dos respondentes e da avaliao pelo Comit de Triagem.

Materiais Naturais Relevncia por Disponibilidade


0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,25 -0,2 -0,15 -0,1 -0,05 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3

ndice de Disponibilidade Materiais Mat. Naturais

31

Materiais Naturais - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Disponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Materiais Naturais

Tpicos em Materiais Naturais


N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Disponibilidade Necessidade N de de Respondentes Cooperao Internacional

1 Investigar e estabelecer as propriedades/comportamentos eletropticos dos cristais naturais encontrados no Brasil visando sua aplicao como sensores, condutores, eletrlitos slidos e similares. 2 Otimizar a qualidade da borracha natural brasileira atravs de tcnicas genticas com a "Hevea brasiliensis" e de tcnicas de processamento visando o aumento de produtividade e competitividade. 3 Caracterizar espcies de madeira da floresta tropical brasileira.

2008

0,35

14

2011

0,2

0,06

20

2009

0,29

0,093

-0,2

16

32

Subtema Metais

Ida Maria Viera Caminha Ibrahim de Cerqueira Abud Cssio Barbosa INT/MCT

Os tpicos do subtema Metais apresentaram ndice de Relevncia mdio de 0,276, ligeiramente inferior mdia de todos os tpicos do Tema Materiais (0,299), e ndice de Disponibilidade ligeiramente superior mdia de Materiais (0,030 contra 0,025). No que se refere a Necessidade de Cooperao Internacional (0,257), diferenciou-se significativamente da mdia do Tema Materiais (0,203). Analisando os 41 tpicos do subtema Metais, observa-se que 35 deles esto concentrados entre os ndices de relevncia 0,2 e 0,4, o que traduz o investimento em P&D bastante equilibrado na ltima dcada, tanto em nvel de linhas de pesquisa quanto de infraestrutura. A grande maioria se insere no rea de Processamento de Materiais Metlicos, mais especificamente no Desenvolvimento de Novas Tecnologias, seguidos de Siderurgia e Minerao, tendo sido observados ainda trs tpicos que abordam disseminao de tecnologias j desenvolvidas no pas. A anlise dos oito tpicos que apresentaram maior ndice de Relevncia (0,35 a 0,39) indica uma concentrao no setor mnero-siderrgico e correlatos o que aponta para o estgio atual das empresas brasileiras deste setor no cenrio mundial. A maioria dos tpicos (25) apresentaram ndice de Relevncia prximo mdia do tema Materiais (0,22 a 0,33) o que reflete as necessidades de importantes segmentos da indstria nacional como o metal-mecnico, eletroeletrnico, tico, magntico, nuclear, petrleo e gs, biomateriais, entre outros. A anlise dos tpicos que apresentaram menor ndice de Relevncia (0,1 a 0,17) sugere que no existem tecnologias disponveis no pas e/ou os grupos de pesquisa nestes tpicos so ainda incipientes. Entretanto, estes materiais j foram desenvolvidos em nvel mundial na ltima dcada. De um modo geral, os resultados apresentados no subtema Metais refletem os investimentos dos ltimos dez anos na siderurgia e na minerao no Brasil, que resultaram em avanos tecnolgicos importantes que permitiram s companhias brasileiras se ajustarem s exigncias do mercado internacional e figurar entre as principais exportadoras de ao e minrios do mundo. Como conseqncia da qualidade dos materiais fabricados no Brasil, principalmente o ao, as montadoras puderam desenvolver solues avanadas, buscando potencializar as propriedades mecnicas e tornando o carro mais leve, aumentando a competitividade da indstria automobilstica nacional. Entretanto, apesar do Brasil situar-se entre os oito primeiros produtores de ao no ranking mundial, a necessidade de desenvolver materiais de alta resistncia e alta tenacidade para tubulaes e vasos de presso vem ao encontro da demanda da indstria de petrleo e gs do pas, para que a mesma possa continuar competitiva e mantendo-se entre as dez maiores empresas do setor no cenrio mundial. O Brasil possui grandes reservas minerais, no entanto a exportao de minrios possui baixo valor agregado. Sendo assim, necessrio um esforo no sentido de exportar bens com maior valor agregado, como produtos metlicos acabados e semi-acabados. Na ltima dcada houve muitos investimentos em P&D com o objetivo de desenvolver materiais no metlicos, como cermicos, polmeros e compsitos

33

para substituir os metais em diversas aplicaes. Constatou-se, contudo, que esses novos materiais apresentavam limitaes, principalmente quanto resistncia mecnica e tenacidade, para diversas aplicaes para as quais foram inicialmente desenvolvidos. Deste modo, as ligas metlicas mantiveram-se como materiais preferidos para diversas aplicaes e continuam a ser desenvolvidas. Isso pode ser constatado pelo grande nmero de tpicos na rea de processamento de materiais metlicos (25 em 41). O desenvolvimento da indstria aeronutica no Brasil tornou necessrio o desenvolvimento de novas ligas que proporcionem reduo do peso dos componentes e melhor desempenho das aeronaves, e, com o aumento da produo de petrleo e gs, surgiu a necessidade de desenvolvimento de novos materiais metlicos submetidos a condies de utilizao em altas temperaturas (refino) e altas presses (guas profundas). Sendo assim, para o Brasil se manter competitivo, ou seja, para continuar comercializando seus produtos no mercado internacional globalizado, necessrio se manter na fronteira do conhecimento tecnolgico, e, para isso, precisa de parceria e cooperao tecnolgica com pases mais desenvolvidos. E, pelos diversos motivos apresentados, essa cooperao particularmente importante no campo do desenvolvimento de materiais metlicos.

Metais - Relevncia por Disponibilidade


0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,25 -0,2 -0,15 -0,1 -0,05 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3

ndice de Disponibilidade Materiais Metais

34

Metais - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Disponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Metais

Tpicos em Metais
N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Necessidade Internacional N de Respondentes Disponibilidade de Cooperao

1 Desenvolver ms com "produto energtico" acima de 70 MGOe (o mximo terico dos superms de Fe-Nd-B de 64). 2 Estudo da modificao de propriedades fsicas de materiais atravs de implantao inica. 3 Alterao de processamento visando maior reciclabilidade de produtos metlicas. 4 Desenvolver aos com limpeza controlada (incluses e residuais). 5 Desenvolver Ligas com Memria de Forma (SMA - 'shape memory alloys'). 6 Desenvolver ligas e processos de fabricao de metais e ligas

2009

0,22

-0,19

0,38

2007

0,17

-0,08

0,38

2007

0,29

0,08

0,25

18

2007

0,23

0,05

0,18

19

2010

0,22

-0,08

0,3

20

2009

0,31

0,62

21

35

nano-estruturados. 7 Desenvolver ligas metlicas (ou compsitos) resistentes ao desgaste (Investigao Tribologica dos sistemas atuantes). 8 Desenvolver materiais com alta capacidade para amortecimento/absoro de vibrao/rudo. 9 Desenvolver materiais de alta resistncia e alta tenacidade para tubulaes e vasos de presso. 10 Desenvolver materiais inteligentes para uso na informtica e microcomponentes. 11 Desenvolver materiais intermetlicos para fins estruturais. 12 Desenvolver materiais magnticos compsitos e suas aplicaes. 13 Desenvolver novas aplicaes metalrgicas para o nibio e tntalo. 14 Desenvolver novas ligas metlicas de alta usinabilidade. 15 Desenvolver novos processos de metalurgia extrativa de ferrosos e no ferrosos. 16 Desenvolver o uso prtico da tecnologia de separao de istopos por laser para enriquecimento de urnio. 17 Desenvolver processamento de materiais por micro usinagem. 18 Desenvolver processo de produo de Ferro de alta Pureza at produo em escala industrial. 2009 0,1 -0,03 0,11 9 2008 0,36 -0,19 0,17 9 2010 0,14 -0,1 0,44 9 2009 0,36 0,09 0,14 14 2007 0,27 0,1 0 20 2008 0,29 0,03 0,32 11 2010 0,27 0,07 0,38 8 2009 0,25 -0,1 0,33 9 2008 0,37 -0,09 0,57 7 2007 0,28 0,15 0,17 23 2008 0,3 -0,11 0,41 11 2007 0,31 0,03 0,47 15

36

19 Desenvolver processos de purificao de metais at "grau eletrnico" (99,9999% de pureza). 20 Desenvolver sistemas protetores contra corroso e desgaste mecnico do tipo filme fino para a aplicao na indstria metal-mecnica. 21 Desenvolver tcnicas avanadas de usinagem dos Materiais. 22 Desenvolver tcnicas de baixo custo para controle de qualidade de produtos metlicos aplicados ao processo produtivo. 23 Desenvolver tcnicas de medidas e de previso de tenses residuais em materiais metlicos. 24 Desenvolver tcnicas espectroscpicas (incluindo luz sncrotron) para caracterizao de metais e superfcies. 25 Desenvolver tecnologia para refino e produo de titnio compatvel com o custo do alumnio. 26 Desenvolver tecnologias de diagnstico de vida residual de estruturas e de componentes, sujeitos fadiga, ao desgaste, a corroso e a degradao. 27 Desenvolver tecnologias de juno de novos materiais. 28 Desenvolver tecnologias para a otimizao da deteco de impurezas residuais em materiais metlicos visando a melhoria de processos. 29 Disseminar a utilizao de processos "near net shape".

2010

0,33

-0,04

0,56

2008

0,39

0,09

0,23

14

2006 2006

0,3 0,25

0,04 0,15

0,05 -0,23

10 15

2008

0,17

0,1

0,25

12

2008

0,25

-0,04

0,43

2010

0,31

-0,02

0,58

12

2007

0,3

-0,01

0,15

13

2008 2008

0,38 0,17

0,09 0,05

0,32 0,13

12 16

2010

0,24

-0,12

0,41

11

37

30 Estudo do comportamento mecnico de ligas de alumnio e outros metais leves para a indstria aeronutica. 31 Disseminar a ampla utilizao de tecnologia de plasma em processos metalrgicos. 32 Disseminar a tecnologia de reciclagem de materiais metlicos e resduos da indstria metalrgica. 33 Estudo da modificao de Superfcies Metlicas para Otimizao de Desempenho. 34 Aperfeioar o processamento termomecnico de materiais metlicos (laminao, forjamento, extruso e outros). 35 Desenvolver aos com alta conformabilidade. 36 Desenvolver aos para motores eltricos com perdas histerticas 30% abaixo das prticas comerciais de 2001. 37 Desenvolver compsitos do tipo metal-matriz metlica e cermica-matriz metlica. 38 Desenvolver materiais metlicos para aplicao na indstria automobilstica, visando a reduo de peso, de custo e aumento da durabilidade. 39 Desenvolver mtodos de proteo contra a corroso de produtos siderrgicos. 40 Desenvolver super ligas de ao inoxidvel com alta resistncia tenso e temperatura para uso prolongado (+ de 1000 horas). 41 Prospeco e extrao mineral de matrias -primas para

2007

0,16

0,17

0,07

2008

0,26

-0,05

0,23

13

2006

0,35

0,11

0,04

14

2008

0,29

0,07

0,31

2007

0,29

0,2

0,17

24

2007 2008

0,23 0,24

0,12 0,08

0,18 0,08

22 13

2009

0,3

-0,03

0,43

14

2007

0,3

0,21

0,2

20

2007

0,37

0,25

0,04

14

2009

0,3

0,08

0,21

14

2008

0,42

0,11

0,09

11

38

indstria metalrgica.

39

Subtema Polmeros

Antnio Souto INT/MCT

Os resultados apresentados no sub-tema Polmeros mostram um avano em P&D de materiais polmericos, notadamente em temas envolvendo questes ligadas ao meio ambiente, em consonncia com o que vem ocorrendo nos demais pases no mundo. Contudo, esse avano no vem sendo acompanhado pelas micro, pequenas e mdias empresas, responsveis por grande parte do setor produtivo nacional, ainda que a disponibilidade de tecnologias, equipamentos e recursos humanos seja significativa. Os tpicos abordando polmeros ligados a questes ambientais j vinham sendo estudados ao longo dos anos. Mais recentemente entretanto, as recentes regulamentaes de legislaes governamentais, como as resolues do CONAMA, vm sendo responsveis pelos altos ndices de relevncia e disponibilidade, sugerindo que o reaproveitamento e desenvolvimento de novas aplicaes de polmeros reciclados contribuam significativamente para a proteo do meio ambiente, alm de permitir o desenvolvimento de matrias primas

Polmeros - Relevncia por Disponibilidade

0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,3 -0,2 -0,1 0 0,1 0,2 0,3

ndice de Disponibilidade
Materiais Polmeros

alternativas, contribuindo com as necessidades do setor produtivo. Analisando os sete tpicos que apresentaram maior relevncia (polmeros reciclados, polmeros alternativos, polmeros naturais, polmeros ambientalmente corretos, nanopolmeros, novos reatores para reaes de polimerizao e estudo de metalocenos) observa-se que, com exceo do desenvolvimento de novos

40

reatores para reaes de polimerizao e o estudo de metalocenos, de interesse direto das indstrias de commodities, os demais esto fortemente relacionados com questes ambientais. Estes desenvolvimentos vem sendo realizados em outros pases por equipes interdisciplinares, com profissionais da rea de meio ambiente (bilogos, sanitaristas, microbiologistas) em conjunto com a rea de polmeros(qumicos, engenheiros). No Brasil, essa interao ainda incipiente. Outro fato a ser destacado nesta anlise, que os tpicos envolvendo polmeros/meio ambiente, apresentam baixa disponibilidade, refletindo a dificuldade de integrao entre as diversas reas do conhecimento, o que reduz a disponibilidade de recursos humanos e pesquisa, envolvendo inclusive o setor produtivo. A anlise dos tpicos que apresentaram menor relevncia (polmeros fotosensveis, polmeros piezoeltricos ) sugerem que estes materiais ou sejam de interesse de grandes empresas eletrnicas, que j estejam envolvidas com o tema, ou resultem da falta de tecnologia e de profissionais qualificados para desenvolvimento desses polmeros. interessante observar que o desenvolvimento desses materiais sofreu desenvolvimento significativo, a nvel mundial, nas ltimas dcadas.

Polmeros - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Disponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Polmeros

Comparando-se os tpicos que apresentaram maiores ndices de disponibilidade (novas rotas para sntese de polmeros commodities, sntese e obteno de monmeros dentro dos setores de petroqumica, alcoolqumica e gs natural,

41

desenvolvimento de tintas contendo componentes no agressivos ao meio ambiente) com os que apresentaram menores ndices (polmeros para eletrnica e fotnica, estudo da qumica de polmeros furfurlicos, polmeros piezoeltricos para sensores); observa-se que estes ltimos so relativos a setores cuja pesquisa pode ser considerada incipiente no pas. No caso dos polmeros commodities e da obteno de monmeros derivados da indstria petroqumica, alcoolqumica e gs natural, a tendncia que essa rea cresa, devido ao alto investimento das empresas privadas e de recursos do governo e ao avano das pesquisas desses materiais no Brasil e no mundo. O interesse por polmeros commodities decorrente da substituio de materiais convencionais, principalmente no setor de embalagens e na fabricao de peas tcnicas (por exemplo, no setor automotivo). A grande concorrncia entre as empresas deste setor gera a necessidade de reduo de custos, impulsionando a busca por processos produtivos mais econmicos e limpos e por materiais primas de fontes renovveis.

Tpicos em Polmeros
N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Necessidade Internacional N de Disponibilidade de Cooperao Respondentes

1 Desenvolver aplicaes para materiais polimricos reciclados. 2 Desenvolver polmeros ambientalmente corretos. 3 Desenvolver polmeros e compostos biodegradveis a partir de produtos naturais. 4 Desenvolver polmeros piezoeltricos a serem utilizados como sensores. 5 Estudo da qumica, propriedades e usos de polmeros furfurlicos. 6 Estudo de polmeros capazes de formar nanoparticulas (micelas, agregados,etc). 7 Anlise do ciclo de vida til de produtos polimricos. 8 Desenvolver aplicaes de polmeros na construo civil. 9 Desenvolver compostos e compsitos polimricos e de tcnicas de compostagem para diferentes aplicaes. 10 Desenvolver materiais Polimricos para Eletrnica e Fotnica. 11 Desenvolver membranas polimricas e processos de separao (dilise, ultrafiltrao, osmose inversa, dessalinizao, outros). 12 Desenvolver novas rotas de baixo custo para a sntese de polmeros "commodities". 13 Desenvolver novas rotas para a

2008 2008 2008 2008 2007 2009 2008 2008 2007

0,42 0,39 0,45 0,26 0,3 0,42 0,38 0,35 0,36

0,05 0,07 0,04 -0,04 -0,04 0,07 0,08 0,05 0,05

0,12 0,3 0,33 0,31 0 0,23 0,06 0,14 0,24

30 33 35 30 3 13 18 18 19

2008 2009

0,35 0,36

0 0,04

0,35 0,36

23 14

2009 2009

0,27 0,32

0,19 0,14

0,15 0,11

22 9

42

14

15 16

17 18

19 20 21

22

23

24 25 26 27 28

29

sntese e obteno de monmeros dentro dos setores de petroqumica, de alcoolqumica e de gs natural. Desenvolver novas tcnicas de obteno e modificao de polmeros a partir de produtos naturais originrios de fonte biomssica (borracha natural, fibras polimricas naturais, leos vegetais, polmeros lignocelulsicos). Desenvolver polmeros fotosensveis. Desenvolver polmeros intrinsecamente condutores eltricos para aplicaes tecnolgicas. Desenvolver polmeros prcermicos para sntese de materiais cermicos. Desenvolver processos de preparao e caracterizao de propriedades de blendas polimricas. Desenvolver sistemas de barreiras polimricos para embalagens. Desenvolver sistemas de pintura para ambientes agressivos. Desenvolver Tcnicas de Monitoramento/Anlise emlinha de Reaes de Polimerizao. Desenvolver tcnicas de Simulao/Modelagem de ferramentas para conformao de polmeros. Desenvolver tcnicas para coleta/separao/ processamento/descarte durante a reciclagem/recuperao de materiais polimricos. Desenvolver/Substituir peas/partes por materiais polimricos alternativos. Desenvolvimento de novos reatores para reaes de polimerizao. Estudar sistemas autoordenados. Estudo da qumica e efeitos da aplicao dos metalocenos e outros compostos iniciadores. Desenvolver processos de obteno de polmeros para aplicaes que exijam elevado desempenho termo-mecnico. Desenvolver sntese de polmeros com alto teor de carbono aps pirlise para

2008

0,38

0,11

0,1

21

2008 2008

0,28 0,44

0,09 0,13

0,28 0,32

16 22

2008 2007

0,23 0,38

0,01 0,12

0,21 0,19

7 13

2007 2007 2008

0,3 0,24 0,29

0,06 0,06 0,05

0,11 0,14 0,18

20 7 11

2008

0,32

0,1

0,29

2007

0,28

0,1

0,04

14

2008 2008 2009 2006 2008

0,43 0,46 0,38 0,52 0,32

0,04 0,14 0,1 0,07 0,08

0,14 0,25 0,1 0,25 0,18

7 8 5 7 18

2007

0,18

0,05

0,08

43

30 31

32

33

34

utilizao como matriz precursora de fibras e/ou compsitos reforado com fibras de carbono. Desenvolver tintas contendo componentes no agressivos ao meio ambiente. Estudo de materiais lignocelulsicos para uso combinado com outros polmeros e obteno de caractersticas superabsorventes. Modificao das caractersticas superficiais de polmeros por processos assistidos a plasmas frios. Modificao de polmeros naturais abundantes no Brasil para obteno de novos materiais funcionais. Simulao/Modelagem de reatores e unidades auxiliares de polimerizao.

2008 2008

0,31 0,34

0,12 -0,01

-0,25 0,17

6 3

2010

0,38

-0,14

0,17

2009

0,4

-0,04

0,16

16

2007

0,33

0,1

-0,09

18

44

Subtema Semicondutores
O subtema Semicondutores, composto por 18 tpicos, apresentou o maior nmero de tpicos com ndice de Disponibilidade negativa, ou seja, baixas ou muito baixas Disponibilidades de Capacitao Tecnolgica do setor Produtivo, de Recursos Humanos e de Infra-estrutura de pesquisa. Tambm apresentou o maior nmeros de tpicos com Horizonte de Realizao acima da mdia de Materiais, sendo 8 tpicos para alm de 2010, conforme pode ser observado nos grficos abaixo. Os tpicos de Semicondutores apresentaram baixos valores para o indicador de Necessidade de Cooperao Internacional. Tais constataes configuram uma certa contradio com a relao imediata observada para todos os outro subtemas de Materiais, onde baixos ndices de Disponibilidade e Horizontes de Realizao distantes se correlacionam com elevados valores para o Indicador de Cooperao Internacional.

Semicondutores - Relevncia por Disponibilidade

0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,3 -0,2 -0,1 0 0,1 0,2 0,3

ndice de Disponibilidade Materiais Semicondutores

45

Semicondutores - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2

ndice de Dsiponibilidade

0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Semicondutores

Tpicos em Semicondutores
N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Disponibilidade Necessidade de Cooperao Internacional N de Respondentes

1 Apoio em nanotecnologia de semicondutores para produo de dispositivos eletrnicos e optoeletrnicos mais eficientes. 2 Desenvolver dispositivos de radiao infravermelha para controle de poluentes, sensoriamento remoto e diagnsticos mdicos. 3 Desenvolver pesquisa bsica em nanoestruturas de dispositivos eletrnicos e optoeletrnicos. 4 Estudos de potenciais atmicos para a investigao de propriedades fsicas de semicondutores e metais. 5 Estudos em semicondutores compostos: epitaxia seletiva, baixa dimensionalidade. 6 Estudos em substratos e materiais para empacotamento dedicado. 7 Apoiar o desenvolvimento de projetos e fabricao de lasers semicondutores visando viabilizar as suas aplicaes na indstria e na pesquisa. 8 Desenvolver a fabricao de displays para pequenas sries e

2008

0,48

0,07

0,41

17

2008

0,4

0,03

-0,13

2009 2009

0,37 0,25

0 0,03

0,3 0,25

15 10

2009 2012 2008

0,27 0,11 0,4

-0,17 -0,19 0,01

0,4 -0,17 0,25

10 4 10

2011

0,26

-0,11

0,33

46

prottipos. 9 Desenvolver catalisadores para produo de nanotubos, visando a obteno de tubos e cabos de grande resistncia ou fibras ticas. 10 Desenvolver materiais e processos de microfabricao para obteno de componentes micro-eletro-mecnicos e microeletro-pticos. 11 Desenvolver micro-sensores integrados. 12 Desenvolver pesquisa em silcio poroso para aplicaes como emissor de luz em circuitos integrados, detetores de radiao e sensores qumicos. 13 Desenvolver pesquisa visando o controle da estrutura e das propriedades das interfaces slidas em nvel atmico. 14 Desenvolver processos de fabricao de dispositivos termoeltricos semicondutores para operar em ambientes hostis e de difcil acesso. 15 Desenvolver processos de obteno de lminas de materiais semicondutores mono e policristainos para aplicao em dispositivos eletrnicos e optoeletrnicos. 16 Desenvolver processos para passivao de junes semicondutoras. 17 Pesquisa em materiais para comutao ptica. 18 Processamento seco de componentes de potncia (IGBT, smart power).

2010

0,37

-0,07

0,17

2009

0,19

-0,18

0,19

2010 2009

0,29 0,15

-0,12 -0,07

0,13 -0,19

8 8

2010

0,24

-0,13

0,23

11

2010

0,27

-0,17

0,2

2009

0,26

-0,07

0,11

2008 2010 2012

0,18 0,22 0,1

0,03 -0,15 -0,09

0 0,07 -0,25

6 8 3

47

Subtema Simulao e Modelagem


O subtema Simulao e Modelagem foi composto por 7 tpicos. Neste subtema o ndice de Disponibilidade foi abaixo da mdia de Materiais. e o Horizonte de Realizao o segundo mais prximo, em torno de 2007; tendo-lhe sido conferido valores elevados para Necessidade de Cooperao Internacional. Estes dados so compatveis com a rpida obsolescncia e o dinamismo dessas tecnologias, aliceradas primordialmente nos avanos da informtica(hardware e software).

Simulao e Modelagem - Relevncia por Disponibilidade

0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,25 -0,2 -0,15 -0,1 -0,05 0 0,05 0,1 0,15 0,2 0,25 0,3

ndice de Disponibilidade Materiais Simulao e Modelagem

48

Simulao e Modelagem - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25 0,2 ndice de Disponibilidade 0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Simulao e Modelagem

Tpicos em Simulao e Modelagem


N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Disponibilidade Necessidade de Cooperao Internacional N de Respondentes

1 Desenvolver tecnologia de simulao computacional para estudo das estruturas dos materiais atravs do desenvolvimento de softwares e de aplicativos. 2 Consolidao e/ou expanso do sistema nacional de supercomputaco (SINAPAD) visando prover recursos avanados de modelagem de materiais. 3 Desenvolver tecnologia de prototipagem rpida. 4 Desenvolver tecnologia de simulao computacional atomstica para o estudo da estrutura e dinmica de discordncias em materiais. 5 Desenvolver tecnologia de simulao computacional atomstica para o estudo de contornos de gro e difuso em materiais. 6 Desenvolver tecnologias de simulaes computacionais

2007

0,36

0,13

0,2

38

2007

0,47

0,35

17

2007 2008

0,3 0,38

0,02 0,03

0,11 0,45

16 10

2009

0,16

-0,07

0,31

2009

0,26

-0,01

0,31

13

49

interativas para integrao de parmetros dinmicos no estudo de propagao de fraturas e de dinmica de discordncias em materiais slidos e lquidos. 7 Disseminar e desenvolver a utilizao da tecnologia de modelamento e simulao matemtica para processamento e avaliao de desempenho de produtos metlicos.

2008

0,39

0,06

0,21

20

50

Subtema Outros Materiais


Este subtema de Materiais foi composto por 12 tpicos e caracteriza-se por abordar questes mais genricas, como ensaios no destrutivos ou tecnologias de amplo uso, de colagem, de adeso, e de revestimentos, que perpassam mais de um dos subtemas de Materiais. Adicionalmente foram includos alguns tpicos de compsitos de carbono e nanocompsitos. O subtema sobressa por contar com seis tpicos (50%deles) com valores negativos para o ndice de Disponibilidade e baixos valores para a Necessidade de Cooperao Internacional.
Outros Materiais - Relevncia por Disponibilidade
0,6

0,5

ndice de Relevncia

0,4

0,3

0,2

0,1

0 -0,3 -0,2 -0,1 0 0,1 0,2 0,3

ndice de Disponibilidade Materiais Outros Materiais

51

Outros Materiais - Disponibilidade no Tempo


0,3 0,25

ndice de Disponibilidade

0,2 0,15 0,1 0,05 0 2005 -0,05 -0,1 -0,15 -0,2 -0,25

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

Anos Materiais Outros

Tpicos em Outros Materiais


N do Tpico Tpico Horizonte de Realizao ndice de Relevncia ndice de Disponibilidade Necessidade de Cooperao Internacional N de Respondentes

1 Desenvolver mtodos no destrutivos e instrumentao para caracterizao de materiais. 2 Estudar tcnicas de fabricao de estruturas do tipo gradiente com funcionalidade atravs de tcnicas de recobrimento ou tecnologia do p. 3 Pesquisa e desenvolvimento em aderncia de filmes em superfcies de materiais. 4 Desenvolver compsito orgnico hbrido com estrutura controlada no nvel monomolecular. 5 Desenvolver lubrificantes

2008

0,31

0,16

26

2007

0,2

0,03

2009 2008

0,35 0,35

0,03 -0,07

0,15 0,46

17 14

2008

0,18

-0,12

0,13

52

8 9 10

11

12

slidos para aplicaes espaciais e industriais. Desenvolver materiais que imitem a estrutura de materiais naturais (materiais biomimticos). Desenvolver materiais quimicamente ligados (pegaqumica) de baixo custo para construo civil e para outras aplicaes industriais. Desenvolver novas tecnologias de adeso. Desenvolver selante de vasos de presso. Desenvolver tecnologia para crescimento de filmes de Diamante CVD e DLC para aplicaes espaciais e industriais. Desenvolver uso prtico para compsitos de carbono reforados com fibra de carbono resistentes a oxidao. Desenvolver uso prtico para nanocompsitos orgnicos e inorgnicos.

2010

0,37

-0,16

0,33

2007

0,26

-0,03

20

2008 2007 2008

0,27 0,03 0,27

-0,01 0,1 0,02

0,2 -0,25 0,13

10 2 8

2009

0,31

-0,04

0,36

14

2009

0,34

-0,01

0,48

24

53

Equipe de Trabalho Instituto Nacional de Tecnologia - INT


Adelia Kampela Attilio Travalloni Caetano Moraes coordenao geral Dayse Lima Fbio Bellot Heitor Luz Neto Jos Carlos da Rocha Regina Cid Especialistas autores das anlises dos subtemas nomeados no corpo do trabalho

Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE


Maria do Carmo Nono - coordenao

Centro de Tecnologia Mineral CETEM


Carlos Cesar Peiter coordenao Helosa Medina

Comit de Triagem
Antonio Fereira da Silva Attilio Travalloni Carlos Cesar Peiter Fernando Galembeck Fernando Landgraf Jamil Duailibi Filho Jose Carlos Bressiani M Tereza G Duarte M. Carmo Nono Regina Cid

Maria Tereza Garcia Duarte INT/MCT

Secretaria - Executiva

54

You might also like