You are on page 1of 6

Rodrigo Renn Administrao Geral e Pblica

Comentrio da Prova de ATA Administrao Pblica

X (ESAF MF ATA 2014) Nos termos da Lei n. 8.443/92, as contas sero julgadas irregulares nas seguintes hipteses, exceto: a) Omisso no dever de prestar contas. b) Quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que no resulte dano ao Errio. c) Prtica de ato de gesto ilegal, ilegtimo ou antieconmico. d) Desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores pblicos. e) Dano ao Errio decorrente de ato de gesto ilegtimo.

A questo cobrou o entendimento do artigo n 16 da lei 8443/92: Art. 16. As contas sero julgadas: I - regulares, quando expressarem, de forma clara e objetiva, a exatido dos demonstrativos contbeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gesto do responsvel; II - regulares com ressalva, quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que no resulte dano ao Errio; III - irregulares, quando comprovada qualquer das seguintes ocorrncias: a) omisso no dever de prestar contas; b) prtica de ato de gesto ilegal, ilegtimo, antieconmico, ou infrao norma legal ou regulamentar de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional ou patrimonial; c) dano ao Errio decorrente de ato de gesto ilegtimo ao antieconmico; 1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

d) desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores pblicos. Desta forma, as contas que apresentem erros apenas formais devem ser julgadas como regulares com ressalva. O gabarito da banca foi mesmo a letra B e no vejo recurso possvel nesta questo.

X (ESAF MF ATA 2014) A dominao burocrtica proposta por Weber estabeleceu os seguintes atributos da organizao racional-legal, exceto: a) A concentrao do trabalho. b) A hierarquia. c) A existncia de regras gerais de funcionamento. d) A separao entre propriedade pessoal e organizacional. e) A seleo de pessoal com base em qualificao tcnica.

A banca considerou a letra A como o gabarito. Realmente, a concentrao do trabalho no um dos atributos da organizao burocrtica, racional-legal. Apesar disso, muitos alunos me enviaram um questionamento se essa concentrao no trabalho seria o mesmo que a concentrao dos meios administrativos ou concentrao da Administrao. Sendo isto verdade, a questo teria de ser anulada. Weber, em seu livro O que a Burocracia, descreve este conceito assim1: A estrutura burocrtica implica a concentrao dos recursos materiais de administrao em mos do chefe. Esta concentrao produz-se, por exemplo, de modo conhecido e tpico, no desenvolvimento das grandes empresas capitalistas, as quais adquirem as suas caractersticas essenciais nesse processo. Nas organizaes pblicas ocorre um processo anlogo. O exrcito com conduo burocrtica dos faras, e exercido na ltima fase da Repblica romana e durante o Principado, e, principalmente, o exrcito do Estado militar moderno, distinguem-se pelo fato de que

Fonte: burocracia/livro_burocracia_diagramacao_final.pdf/view

http://www.cfa.org.br/servicos/publicacoes/o-que-e-a-

2 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

seu equipamento e sua proviso provm dos depsitos do chefe guerreiro. Como podem ver, o que Weber menciona com este conceito a concentrao na empresa, na organizao, dos meios administrativos (os recursos) que so utilizados no processo produtivo. Isto no o mesmo que uma concentrao do trabalho, ou seja, concentrao das atividades em um local ou em um grupo de pessoas. Desse modo, no creio que esta questo seja revertida pela banca.

X (ESAF MF ATA 2014) Leia atentamente o texto a seguir, trecho extrado de um conto de autoria de Lima Barreto, publicado no incio do sculo XX. Tendo-o em mente, analise as afirmativas subsequentes, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opo que contenha a sequncia correta. O HOMEM QUE SABIA JAVANS O marido de Dona Maria da Glria (assim se chamava a filha do baro), era desembargador, homem relacionado e poderoso; mas no se pejava em mostrar diante de todo o mundo a sua admirao pelo meu javans. Por outro lado, o baro estava contentssimo. Ao fim de dois meses, desistira da aprendizagem e pedira-me que lhe traduzisse, um dia sim outro no, um trecho do livro encantado. Bastava entend-lo, disse-me ele; nada se opunha que outrem o traduzisse e ele ouvisse. Assim evitava a fadiga do estudo e cumpria o encargo. Sabes bem que at hoje nada sei de javans, mas compus umas histrias bem tolas e impingi-as ao velhote como sendo do crnicon. Como ele ouvia aquelas bobagens!... Ficava exttico, como se estivesse a ouvir palavras de um anjo. E eu crescia a seus olhos! Fez-me morar em sua casa, enchia-me de presentes, aumentava-me o ordenado. Passava, enfim, uma vida regalada. Contribuiu muito para isso o fato de vir ele a receber uma herana de um seu parente esquecido que vivia em Portugal. O bom velho atribuiu a coisa ao meu javans; e eu estive quase a cr-lo tambm. Fui perdendo os remorsos; mas, em todo o caso, sempre tive medo de que me aparecesse pela frente algum que soubesse o tal patu malaio. E esse meu temor foi grande, quando o doce baro me mandou com uma carta ao Visconde de Caruru, para que me fizesse entrar na diplomacia. Fiz-lhe todas as objees: a minha fealdade, a falta de elegncia, o meu aspecto tagalo. "Qual! retrucava ele. V, menino; voc sabe javans! "Fui. Mandou-me o visconde para a Secretaria dos Estrangeiros com diversas recomendaes. Foi um sucesso. O diretor chamou os chefes de seo: "Vejam s, um homem que sabe javans que portento!" 3 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

Os chefes da seo levaram-me aos oficiais e amanuenses e houve um destes que me olhou mais com dio do que com inveja ou admirao. E todos diziam: "Ento sabe javans? difcil? No h quem o saiba aqui!" O tal amanuense, que me olhou com dio, acudiu ento: " verdade, mas eu sei canaque. O senhor sabe?" Disse-lhe que no e fui presena do ministro. A alta autoridade levantou-se, ps as mos s cadeiras, consertou o pince-nez no nariz e perguntou: " Ento, sabe javans?" Respondi-lhe que sim; e, sua pergunta onde o tinha aprendido, contei-lhe a histria do tal pai javans. "Bem, disse-me o ministro o senhor no deve ir para a diplomacia; o seu fsico no se presta... O bom seria um consulado na sia ou Oceania. Por ora, no h vaga, mas vou fazer uma reforma e o senhor entrar. De hoje em diante, porm, fica adido ao meu ministrio e quero que, para o ano, parta para Ble, onde vai representar o Brasil no congresso de Lingstica. Estude, leia o Hove-Iacque, o Max Mller, e outros!" Imagina tu que eu at a nada sabia de javans, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sbios. ( ) Os dois ltimos pargrafos estampam o funcionamento da Administrao Pblica durante a primeira Repblica. ( ) A carta mencionada no texto a demonstrao de fora do apadrinhador, que, com sua influncia, mobiliza os rgos estatais a seu favor. ( ) Sob certo aspecto, a meritocracia est presente no conto estudado, assim como estava na primeira Repblica, pois o professor de javans somente alcanou o posto estatal por fora dos conhecimentos da lngua estrangeira que todos achavam que ele possua. a) V, F, V b) F, F, F c) V, V, F d) F, V, V e) V, V, V

Nesta questo a ESAF tentou cansar mentalmente os candidatos! Apesar de um texto muito longo no seu enunciado, a questo no muito complexa.

4 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

O caso em questo apresenta mesmo um cenrio associado com o modelo patrimonialista que foi predominante no sculo XIX no Brasil. Somente com o governo de Getlio Vargas esse panorama comeou a mudar. Esse modelo patrimonialista no valorizava a meritocracia. Desta forma, a terceira afirmativa est mesmo errada. O personagem no sabia javans, no tinha mrito. No existiu nenhum processo meritocrtico que medisse os reais conhecimentos dos candidatos. Ele foi promovido pelos seus contatos, seus relacionamentos. Dessa forma, no vejo recurso para esta questo. O gabarito da banca a letra C.

X (ESAF MF ATA 2014) Segundo o Manual de Orientao para Arranjo Institucional de rgos e Entidades do Poder Executivo Federal, haver, na estrutura bsica de cada Ministrio, o Gabinete do Ministro e a Consultoria Jurdica, exceto no Ministrio da Fazenda. A respeito do tema, assinale a opo correta. a) As atividades do Ministrio da Fazenda podem prescindir de uma consultoria jurdica. b) A assessoria jurdica do Ministrio da Fazenda prestada pela Consultoria Jurdica da Advocacia-Geral da Unio. c) Cada Secretaria integrante do Ministrio da Fazenda possui a sua assessoria jurdica prpria. d) No Ministrio da Fazenda, as funes de consultoria jurdica devem ser exercidas pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. e) A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional rgo de direo superior, subordinado tcnica e juridicamente ao Ministro de Estado da Fazenda.

Questo bem decoreba da banca, que cobrou a literalidade do Manual. No vejo recurso possvel nesta questo. O gabarito a letra D.

X (ESAF MF ATA 2014) Assinale a opo incorreta em relao s regras sobre a contagem de prazos no processo administrativo federal. a) Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento.

5 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b) Caso o vencimento venha a cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal, considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte. c) Os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo. d) Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se, no ms do vencimento, no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms. e) Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais se suspendem.

Outra questo copiada do texto legal. De acordo com o artigo n 67 da lei 9784, Art. 67. Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem. Desta forma, no vejo recurso possvel nesta questo e o gabarito mesmo a letra E.

Por hoje s pessoal! Estarei disponvel nos e-mails abaixo para qualquer dvida. Bons estudos e sucesso! Rodrigo Renn rodrigorenno@euvoupassar.com.br rodrigorenno@estrategiaconcursos.com.br http://www.facebook.com/rodrigorenno99 http://twitter.com/rrenno99

6 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like